You are on page 1of 11

TBJs Aplicaes

Jos Milton Alves de Souza / Ra Alves Tamarindo Universidade Federal do Vale do So Francisco Campus Juazeiro AV. Antnio Carlos Magalhes, S/N, Country Club 48902-130 Juazeiro/ BA - Brasil.
E-mail: kadu_marcus@hotmail.com,raitamarindo@gmail.com

1. Objetivos Verificar a dinmica de funcionamento dos dispositivos (diodos retificador, Zener e LED, e transistor bipolar de juno) em um sistema de interesse prtico. 2. Introduo terica Ao se realizar estudos com dispositivos no-lineares, como o transistor, apresenta-se a dificuldade de se analisar esse comportamento no-linear do dispositivo, ento se costuma utilizar a tcnica da linearizao por partes que uma aproximao til na analise de tais dispositivos. Essa tcnica consiste na substituio de trechos da curva caracterstica eltrica por segmentos de reta, permitindo que o dispositivo seja substitudo por modelos equivalentes lineares na analise dos circuitos, desde que sua operao seja restrita regio linear. Nas experincias que envolvem diodos, que tambm um dispositivo no linear, se tem que tomar cuidado com a corrente mxima que ir passar por ele, pois assim garante que o diodo esteja polarizado diretamente e que consiga dissipar a mxima potncia sem danificar-lo. Quando se analisa um circuito que se tem um filtro capacitivo de uma fonte cc, analisa-se a forma de onda decorrente dos sucessivos ciclos de recarga e descarga do componente capacitivo na rede RC, chamado de sinal de Ripple.

Ao se trabalhar com o transistor, importante atentar a tenso de limiar (VBEON). Que referida como tenso de joelho, corresponde tenso de polarizao direta da juno baseemissor (JBE) a partir da qual o dispositivo comea a conduzir nveis apreciveis de corrente da base (IB) e de coletor (IC), quando h uma DDP aplicada entre os terminais de coletor e emissor (VCE). Em um circuito com transistor tambm se deve prestar ateno a tenso de saturao que a diferena de potencial entre os terminais de coletor e de emissor a partir da qual ocorre a efetiva polarizao reversa da juno basecoletor (JBC), concomitante polarizao direta da juno baseemissor (JBE), acarretando uma relativa independncia do nvel de corrente de coletor IC para com a independncia de IC com VCE caracteriza a regio ativa de operao do TBJ. Na regio ativa, as caractersticas de sada do TBJ, onde o nvel de corrente de sada Ic independe do nvel da tenso de sada, dependendo apenas do nvel da tenso de entrada VBE. Esta a regio onde o transistor deve operar para promover a estabilidade da corrente CC entregue carga (corrente de coletor, IC) diante das ondulaes do ripple na tenso coletor-emissor (VCE). A regio do triodo, regio das caractersticas de sada do TBJ onde o nvel de corrente de sada (IC) determinado no somente pela tenso de controle na entrada (VBE), mas tambm pela tenso de sada (VCE). Fisicamente, corresponde polarizao do

dispositivo tal que as junes p-n internas (JBE e JBC) no oferecem barreiras efetivas para a injeo dos portadores majoritrios das regies de emissor e de coletor na regio de base, saturando a regio de base de portadores minoritrios e reduzindo significativamente a resistncia medida entre os terminais de sada do TBJ.

Figura 1: Fonte regulada tpica

Posteriormente, o projeto de uma fonte regulada aprimorada, como pode ser visto abaixo: 3. Experimento 3.1. Materiais utilizados Fonte de tenso AC 10Vrms 60Hz; 1 Diodo Retificador 1N4148; 1 Diodo Zener 5v6; 1 Diodo Zener 2v4 2 LEDs; 2 TBJs BC337; 1 Resistor de 1K; 2 Resistores de 100; 1 Resistor de 220; 1 Resistor de 330; 1 Resistor de 600; 2 Resistores de 68; 1 Potencimetro de 1K; 1 Potencimetro de 100; 1 Capacitor de 1F; Osciloscpio; e Multmetro.

Figura 2: Fonte de tenso regulada aprimorada.

E, por fim, o projeto de uma fonte aprimorada com proteo contra curto-circuito, conforme pode ser visto na figura abaixo:

Figura 3: Fonte de tenso regulada aprimorada com proteo contra curto-circuito.

3.2. Procedimentos A fim de verificar o funcionamento de dispositivos como diodos retificadores, LED, Zener e TBJs foram propostas montagens de fontes reguladas com TBJs. Primeiramente tem-se o projeto de uma fonte regulada tpica, conforme pode ser visto na figura abaixo:

O voltmetro foi aplicado em cada montagem para monitorar a operao do regulador de tenso zener. No momento da prtica foram sugeridas algumas mudanas para aprimoramento do projeto e melhor visualizao dos dados que seriam obtidos experimentalmente. Em todas as fontes, a fonte de 21,2Vpp foi substituda por uma de 10Vrms (14,14Vpp), no circuito da figura 1 o zener utilizado foi um 5v6 e no

4v7, no circuito da figura 2 os resistores do de divisor de tenso R4 e R5 de valores 20k e 30k foram substitudos por resistores de 220 e 330 respectivamente e foi adicionado um potencimetro de 100 em srie com R5 (330) para um ajuste fino de tenso de sada, j na fonte da figura 3, o resistor de passagem R6 foi trocado por uma resistncia de 10 e para melhor verificar a atuao do bloco de proteo de curto-circuito a carga foi substituda por dois resistores de 68 em paralelo formando uma resistncia de 34. Assim aplicando as modificaes nos circuitos, as montagens executadas no laboratrio esto representadas nas figuras 4, 5 e 6.

Figura 6: Fonte de tenso regulada aprimorada com proteo contra curtocircuito montada em laboratrio.

A resistncia R1 foi calculada para que a corrente no LED no ultrapassasse 20mA, assim considerando que a queda de tenso no LED de 1,87V calcula-se:

Figura 4: Fonte de tenso regulada utilizando configurao tpica montada em laboratrio.

O valor utilizado para R1 foi 600, numa associao de resistores. A capacitncia C1 do filtro de entrada foi dimensionada a fim de se obter uma oscilao de ripple no mximo de 5% da tenso de pico no coletor do transistor Q1. Dada a equao I, para calcular a capacitncia C1 resta apenas calcular a resistncia equivalente Req. [Eq. I]

Figura 5: Fonte de tenso regulada aprimorada montada em laboratrio.

Considerando a carga mxima de 1100 e fazendo uma aproximao exatamente de 5V em cima desta, podemos calcular a corrente drenada nesta situao crtica e fazendo a corrente no emissor aproximadamente igual a no coletor de Q1 utilizando a equao II temos que:

[Eq. II]

O nvel mdio de corrente no diodo retificador foi calculado com base no valor utilizado para a capacitncia C1. Pela equao III obtida no segundo relatrio temos: [Eq. III] No projeto da fonte aprimorada da figura 5 a resistncia R3 foi dimensionada para que o regulador de tenso zener operasse adequadamente. Considerando que a corrente reversa necessria para um diodo zener operar na regio de ruptura seja 1mA, e ainda que VBE se mantm a 0,6V e desconsiderando a corrente na base do TBJ Q2 tem-se que:

E ainda considerando o mximo carregamento do potencimetro R3 e sabendo que a tenso no zener se manter por volta e 5,6V, calculando a diferena de potencial de cima de R2 e R3 temos a corrente nesse ramo:

Assim a corrente drenada por todo o ramo a direita do ramo do LED :

Sabendo o valor de Vp cacula-se a resistncia equivalente Req para o bloco regulador de tenso:

Portanto a resistncia equivalente do circuito :

Porm se verificou que a tenso no diodo zener se mantinha abaixo da tenso de ruptura, considerou-se ento que a corrente necessria para o funcionamento do regulador seria 10mA, assim:

Substituindo na equao I tem-se que:

Nesta montagem foi utilizada uma resistncia de 100 em R3. Esse valor de capacitncia foi influenciado pelas diversas aproximaes aplicadas e, portanto ele carrega um erro considervel, na prtica foi sugerido um valor de capacitncia de 1mF. A terceira fonte montada prope uma soluo para cargas de resistncias muito pequenas, de modo que assim que a tenso no resistor de passagem R6 for superior

ao limiar VBEON do TBJ Q3, ou seja (como R6 = 10 e VBEON = 0,6V), assim que a corrente na carga for superior a 60mA o TBJ Q3 entrar em operao desviando a corrente para o LED indicador de curtocircuito. Essa montagem foi avaliada ainda com uma carga de 34 para visualizar o funcionamento do bloco contra curto-circuito.
Figura 9: Tenso AC no filtro e na sada com a carga mnima de 100 ohm e R3 = 0.

3.3. Resultados e discusses Na implementao da fonte regulada da figura 4 foram obtidos os valores de tenso em nvel CC e amplitude em nvel AC da carga para os valores extremos de carregamento e do potencimetro R3. As figuras 7, 8, 9, 10, 11 e 12 mostram a oscilao de ripple transferidas para a carga para cada situao extrema de R3 e da carga.

Figura 10: Tenso AC no filtro e na sada em circuito aberto e R3 = 1kohm.

Figura 7: Tenso AC no filtro e na sada em circuito aberto e R3 = 0.

Figura 11: Tenso AC no filtro e na sada com carga de 1100ohm e R3 = 1kohm.

Figura 8: Tenso AC no filtro e na sada com a carga mxima de 1100 ohm e R3 = 0.

Figura 12: Tenso AC no filtro e na sada com carga de 100ohm e R3 = 1kohm.

Quando R3 1k e a carga mmina (PL = 100, drenar mais corrente), o zener sai do ponto de operao fazendo com que a base do TBJ Q2 flutue e assim a tenso no regulada na carga. Para solucionar este problema uma opo seria reduzir o R2. Como no foi possvel variar com preciso o nvel CC da fonte ento a regulao de linha no pde ser estimada. Por outro lado a razo de rejeio de ripple facilmente verificada relacionando a amplitude das oscilaes no filtro e na carga.
Tabela 1: Relao entre ripple no filtro e na carga.

Figura 13: Nvel de tenso CC no filtro e na carga em circuito aberto e R3 = 0.

R3 = 0

R3 = 1k

Sem carga 1100 100 Sem carga 1100 100

Ripple filtro (V) 0,824 0,830 1,400 0,412 0,440 -

Ripple carga (mV) 40 35 38 30 20 -

RRR
Figura 14: Nvel de tenso CC no filtro e na carga de 1100ohm e R3 = 0.

48,5 42,5 27,1 72,8 45,4 -

Fazendo a mdia das RRRs temos que: Foram verificados tambm os nveis CC na carga e no filtro em cada situao extrema. As 13, 14, 15, 16 e 17 mostram a tela do osciloscpio para cada situao.

Figura 15: Nvel de tenso CC no filtro e na carga de 100ohm e R3 = 0.

Figura 16: Nvel de tenso CC no filtro e na carga em circuito aberto e R3 = 1kohm.

Sendo que IL estimado a partir de VL e RL. Assim, quando R3 = 0 a regulao de carga:

Figura 17: Nvel de tenso CC no filtro e na carga de 1100ohm e R3 = 1kohm.

Figura 18: Nvel de tenso CC no filtro e na carga de 100ohm e R3 = 1kohm.

E quando R3 = 1k,

A partir das medidas no osciloscpio com acoplamento DC foi possvel especificar os nveis de tenso CC no filtro e na carga.
Tabela 2: Relao entre os nveis CC no filtro e na carga.

Sem carga 1100 100 Sem R3 carga = 1k 1100 100 R3 = 0

Filtro CC (V) 12,5 12,75 11,75 13,15 13,20 -

Carga CC (V) 5,10 5,02 4,81 4,88 4,86 -

Para a carga de 100 no foi possvel estimar a regulao de carga porque o rudo causado pela flutuao da tenso na base do TBJ Q2 comparvel ao prprio nvel CC do sinal. Esse fato denota que esse projeto de fonte regulada por TBJ no suporta cargas iguais ou inferiores a 100. Na implementao da fonte regulada aprimorada da figura 5 foram obtidos os valores de tenso em nvel CC e amplitude em nvel AC da carga para os valores extremos de carregamento. As figuras 19, 20 e 21 mostram a oscilao de ripple transferida da fonte para a carga

Para se calcular a regulao de carga da fonte utiliza-se a equao IV. [Eq. IV]

para o carregamento mximo, mnimo e em circuito aberto.

63,4 Sem carga 42 67,7 1100 0,620 1,440 132 91,7 100 Calculando a mdia das RRRs temse que: Foram verificados tambm os nveis CC na carga e no filtro em cada situao extrema. As 22, 23 e 24 mostram a tela do osciloscpio para cada situao.

(V) 0,536

(mV) 34

Figura 19: Nvel AC dos sinais no filtro capacitivo e na carga em circuito aberto.

Figura 20: Nvel AC dos sinais no filtro capacitivo e na carga de 1100ohm.

Figura 22: Nveis CC da tenso no filtro e na carga em circuito aberto.

Figura 21: Nvel AC dos sinais no filtro capacitivo e na carga de 100ohm.

A relao entre as oscilaes no filtro e na carga foi estimada para essa fonte e representada pelo parmetro da Razo de Rejeio de Ripple.
Tabela 3: Relao entre as oscilaes da entrada e na sada do regulador de tenso.

Figura 23: Nveis CC da tenso no filtro e na carga de 1100ohm.

Ripple filtro

Ripple carga

RRR

osciloscpio em cada situao exprema de carreamento foram registradas nas figuras 25, 26 e 27.

Figura 24: Nveis CC da tenso no filtro e na carga de 100ohm.

Foi possvel tambm coletar dados precisos sobre esses sinais em acoplamento DC.
Tabela 4: Nveis CC na entrada e sada do regulador de tenses.

Figura 25: Nvel AC dos sinais do filtro e da carga em circuito aberto.

Sem carga 1100 100

Filtro (V) 13,30 13,05 13,00

CC Carga CC (V) 6,19 6,18 6,15


Figura 26: Nvel AC dos sinais do filtro e da carga de 1100ohm.

Utilizando a equao IV, a regulao de carga calcula-se por:

Figura 27: Nvel AC dos sinais do filtro e da carga de 100ohm.

Assim, tambm foi possvel relacionar as oscilaes na entrada e sada do regulador de tenses desta montagem. A terceira montagem, a fonte de tenso regulada aprimorada com bloco protetor contra curto-circuito, foi executada e as imagens tela do

Tabela 5: Relao entre o ripple do filtro e o ripple trnasferido para a carga.

Sem carga 1100 100

Ripple filtro (V) 0,601 0,632 1,360

Ripple carga (mV) 28 29 52

RRR

46,6 45,9 38,2


Figura 30: Nvel DC das tenses no filtro e na carga de 100ohm.

E a mdia das razes, portanto: As sadas do osciloscpio em acoplamento DC para as situaes extremas nessa montagem esto ilustradas nas figuras 28, 29 e 30.

A tabela 6 mostra os nveis CC das tenses no filtro e na carga nas situaes extremas de carreamento.
Tabela 6: Nveis CC na entrada e sada do regulador de tenso.

Sem carga 1100 100

Filtro (V) 13,60 13,60 13,00

CC Carga CC (V) 6,07 6,01 5,43

Calculando as regulaes de carga:

Figura 28: Nvel DC das tenses no filtro e na carga em circuito aberto.

Figura 29: Nvel DC das tenses no filtro e na carga de 1100ohm.

Para verificar o funcionamento do bloco protetor contra curtoscircuitos a carga foi trocada por uma resistncia de 34, e como

esperado, o LED de curto-circuito foi acionado sinalizando que o TBJ Q3 estava ativo e assegurando a integridade do canal de sada da fonte. A figura 31 mostra a sada do osciloscpio em acoplamento DC nesse caso extremo.

O experimento mostrou que fontes reguladas utilizando TBJs fornecem uma regulao de carga e uma razo de rejeio de ripple bem melhor do que fontes reguladas apenas por diodos Zener e que a adio de blocos protetores contra curtoscircuitos alm de garantir que o canal de sada da fonte no ir queimar, ainda aumenta a preciso do nvel CC da fonte, uma vez que h uma melhoria considervel da regulao de carga para pequenos valores. Conforme observado durante a prtica, estes dispositivos subsidiam componentes para o projeto de uma fonte CC.

5. Referncias
Figura 31: Tenses na entrada e sada do regulador para o caso de simulao de curtocircuito.

4. Concluses
Percebeu-se que dentre as muitas aplicaes dadas aos dispositivos semicondutores entre eles o Transistor Bipolar de Juno (TBJ), a transformao de uma tenso AC em CC que a mais difundida pode ser realizada em diversos passos at a obteno de um nvel satisfatrio. Sendo o primeiro desses passos, a retificao de meia-onda, na qual o ciclo negativo da entrada no aproveitado, mas a tenso que outrora era senoidal passou a assumir apenas a parte positiva do eixo. Logo a diante, tem-se o retificador de onda completa que passa a aproveitar ciclo negativo que na retificao de meia-onda nula, sendo, esse tipo de retificao, utilizado a derivao central como referncia zero. Em seguida, estimou-se o capacitor a ser colocado em srie com a carga a fim de tornar essa tenso, que j se encontra na parte positiva do eixo, no pulsante, ou seja, o capacitor foi inserido com o propsito de retardar o decaimento da curva. E, portanto, a regulao de tenso utilizando um Zener e TBJs para atender a demanda de corrente solicitada pela carga sem interferir no funcionamento do Zener.

[1] BOYLESTAD, R.L. & NASHELSKY, L. Dispositivos eletrnicos e teoria de circuitos. 8.ed. So Paulo: Prentice Hall, 2004. [2] MARQUES, Angelo E. B. Dispositivos semicondutores: diodos e transistores. Coleo Estude e use. Srie Eletrnica Analgica.10.ed. So Paulo: rica, 2006. [3] SEDRA & SMITH. Microeletrnica. 5.ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

You might also like