You are on page 1of 9

MINISTRIO DA EDUCAO COLGIO PEDRO II DIREO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO

EXAME DE SELEO E CLASSIFICAO DE CANDIDATOS MATRCULA NA 1 SRIE DO ENSINO MDIO REGULAR DIURNO

PROVA DE MATEMTICA 2011

UNIDADE ESCOLAR _________________

NOME DO(A) CANDIDATO(A): ............................................................................... ...............................................................................................................................

NMERO DA INSCRIO: .......................................................

RIO DE JANEIRO, 24 DE OUTUBRO DE 2010

DADOS A SEREM PREENCHIDOS PELA BANCA EXAMINADORA:

GRAU OBTIDO

RUBRICA DOS EXAMINADORES: ................................................................... .................................................................... ...................................................................

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica

QUESTO 1
Valor da Questo Item a 0,5 Item b 0,5 Item c 1,0 Total 2,0

Voc se orgulha ao resistir a um biscoito doce. Na hora que d vontade de comer uma coisinha, pega logo um daqueles pacotes de biscoitos salgados sequilhos, perfeitos para quem est de dieta. Cuidado: o feitio pode virar contra o feiticeiro. Um biscoito doce sem recheio tem menos calorias e gordura total do que um tradicional cream cracker.
Fonte: Revista Superinteressante - Edio Especial de Junho de 2010 - Adaptado

HORA DO LANCHE TIPO SALGADOS BISCOITO GUA E SAL BISCOITO CREAM CRACKER DOCES BISCOITO DE AVEIA BISCOITO MAISENA BISCOITO WAFER CHOCOLATE BISCOITO RECHEADO DE CHOCOLATE 6 UNIDADES 6 UNIDADES 4 UNIDADES 2 UNIDADES 135 135 142 155 6 UNIDADES 5 UNIDADES 133 160 PORO CALORIAS

a) Justifique a afirmativa do texto: Um biscoito doce sem recheio tem menos calorias e gordura total do que um tradicional cream cracker.

b) Hoje pela manh, Eric consumiu um pacote inteiro de biscoito do tipo wafer de chocolate, que contm 24 unidades. Determine quantas calorias ele adquiriu.

c) Considerando uma dieta diria de 2000 calorias, determine o percentual de calorias que Eric ainda pode adquirir no dia de hoje.

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica

QUESTO 2
Valor da Questo Item a 0,5 Item b 1,0 Total 1,5

A figura abaixo representa o teclado alfanumrico do telefone celular de Mariana:

Cada tecla com os algarismos de 2 at 9 compartilha o espao com as letras do alfabeto, que so utilizadas quando queremos escrever alguma mensagem de texto. Para digitar uma letra, pressiona-se seguidamente a tecla correspondente um nmero de vezes igual ao de sua posio na tecla. Por exemplo, para digitar a letra K, que ocupa a 2 posio no grupo JKL da tecla correspondente, deve-se pressionar duas vezes.

Caso se deseje digitar duas letras seguidas que esto numa mesma tecla, deve-se digitar uma, fazer uma pausa, e, ento, digitar a prxima letra. Observe o quadro com mais exemplos:

Para digitar... A S AMO DADO

Deve-se pressionar...

(fazer uma pausa)

a) Mariana quer escrever seu nome numa mensagem em seu celular. Que sequncia numrica ela dever pressionar para escrever seu nome?

b) Mariana pressionou as seguintes teclas em sequncia, rapidamente:

Que palavra ela escreveu?

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica QUESTO 3
Valor da Questo Item a 0,5 Item b 1,0 Total 1,5

Juliana ir participar de uma corrida de longa distncia. Para se preparar para esta prova, seu treinador fez um planejamento, no qual ela correr 198 km durante 27 dias, obedecendo s condies abaixo:

1 condio

Na 1 semana de treinamento, Juliana dever correr a mesma distncia todos os dias. A cada nova semana, Juliana intensificar seu treinamento, correndo, por dia, 3 km a mais do que correu por dia na semana anterior.

2 condio

a) Representando por x a distncia que dever ser percorrida, por dia, na 1 semana de treino, determine uma equao que descreva o planejamento do treinador para a preparao de Juliana.

b) Resolva a equao acima e calcule quanto Juliana dever correr na 1 semana de treino.

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica

QUESTO 4
Valor da Questo Item a 1,0 Item b 0,5 Total 1,5

Marlia leva seu filho Joel todos os dias para a escola. Ela sai de casa pela rua A e vira direita na rua C, passando pela padaria at chegar escola. Ao deixar Joel, Marlia retorna para casa pela rua B. Observe o desenho do percurso feito por Marlia.

Considere as seguintes informaes: A distncia da casa de Marlia at a padaria, pela rua A, mede 3x quilmetros. A distncia da padaria at a escola, pela rua C, mede (x + 2) quilmetros. A distncia da escola at a casa, pela rua B, mede x. (x + 10) quilmetros.

Comparando essas trs distncias, Marlia percebeu que a distncia percorrida, pela rua B, entre a escola e sua casa igual ao produto das outras duas distncias. a) Represente a situao descrita acima por uma equao e calcule o valor de x.

b) Determine a distancia total, em km, percorrida por Marlia at retornar a sua casa.

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica QUESTO 5
Valor da Questo Item a 1,0 Item b 1,0 2,0 Total

O vidro traseiro de um automvel tem o formato de um trapzio issceles, com algumas de suas dimenses descritas na figura abaixo:

O limpador do vidro traseiro, situado no centro da base deste trapzio, possui 50 cm de comprimento e limpa uma regio em forma de semicrculo. a) Determine a medida da rea da regio que pode ser atingida pelo limpador. (Use = 3 )

b) Qual dever ser a medida da altura do vidro traseiro para que a medida da rea atingida pelo limpador seja metade da medida de sua rea?

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica

QUESTO 6
Valor da Questo Item a 0,5 Item b 1,0 Total 1,5

Segurana na utilizao de escadas


Tome sempre todas as precaues contra quedas quando utilizar uma escada de mo a qualquer altura. Para conseguir a mxima segurana e maior facilidade na subida, as normas de segurana recomendam que os ps da escada devam ficar afastados da parede uma distncia igual a um quarto da altura que a escada alcanar. Seguindo esta norma, em cho firme e plano, a escada deve ficar estvel.
Fonte: http://www.comofazer.org/

a) Uma escada alcana a altura de 1,20 m. Seguindo as normas de segurana recomendadas no texto, qual dever ser, em metros, a distncia (d) dos ps da escada parede?

b) Ao utilizar uma escada na limpeza exterior de janelas de um prdio, seguindo as normas de segurana recomendadas, colocou-se a sua base a 80 cm da parede. Qual era a medida do comprimento (c) dessa escada em metros? (Use 17 = 4,12 )

COLGIO PEDRO II MEC Exame de Seleo e Classificao 1 Srie do Ensino Mdio Regular / Diurno 2011 Prova de Matemtica

MINISTRIO DA EDUCAO COLGIO PEDRO II DIREO-GERAL DIRETORIA DE ENSINO

EXAME DE SELEO E CLASSIFICAO DE CANDIDATOS MATRCULA NA 1a SRIE DO ENSINO MDIO REGULAR/ DIURNO - 2011
INSTRUES PARA A PROVA DE MATEMTICA 1. O tempo total de durao da Prova de 2 (duas) horas. 2. O Caderno da Prova contm um total de 6 (seis) questes. 3. Verifique se o Caderno da Prova apresenta todas as 6 (seis) questes e se existem erros de impresso ou de paginao. Se notar alguma falha, comunique imediatamente ao Fiscal. 4. A Prova dever ser feita, obrigatoriamente, com caneta esferogrfica azul ou preta. proibido o uso de corretores. 5. Responda s questes nos espaos indicados. 6. No sero consideradas as respostas apresentadas em forma de rascunho ou fora dos espaos determinados para isso. 7. No apague seus clculos! 8. No ser permitido o uso de quaisquer instrumentos de consulta ou clculo. 9. No sero prestados esclarecimentos sobre as questes. Compreender os enunciados faz parte da Prova. 10. Ao terminar a Prova, entregue o Caderno ao Fiscal. 11. Os trs ltimos candidatos, ao entregarem o Caderno da Prova, permanecero em sala com o Fiscal, para testemunhar o encerramento dos trabalhos. 12. Aguarde autorizao paro a incio da Prova. 13. A prova s poder ser entregue ao Fiscal 30 (trinta) minutos depois de iniciada.

You might also like