You are on page 1of 8

PROMOO DA SADE BUCAL EM ESCOLAS

(*)

Paulo Frazo Paulo Capel Narvai (**)

(**)

As razes desta realidade, esto relacionadas, dentre outras causas, formao e capacitao dos recursos humanos que tem sido direcionada mais para as aes de recuperao da sade, situadas no 4 e 5 nvel de preveno (Leavell & Clark, 1965) do que para as aes de promoo da sade bucal (1 e 2 nveis). Nos anos 60, dirigentes de entidades, autoridades de sade e coordenadores de sade bucal preconizavam a instalao de um equipamento odontolgico e a fixao de um cirurgio-dentista em cada escola para prestar assistncia odontolgica. Era o tempo do servio dentrio escolar. Esse tipo de servio, ao reproduzir mecnica e acriticamente o modelo da clnica privada, no conseguiu responder s necessidades epidemiolgicas de sade bucal da populao escolar, pois era/ um modelo de alto custo, com enfoque curativo, de baixa cobertura e portanto, ineficaz do ponto de vista do impacto social. A partir dos anos 80, com a redemocratizao do pas, o aparecimento de novas lideranas e o desenvolvimento cientfico-tecnolgico no campo da cariologia e da epidemiologia, ocorreu importante renovao da teoria e da prtica da odontologia em sade coletiva e comearam a se produzir mudanas em vrias reas, dentre elas, na ateno sade bucal em escolas. O objetivo deste texto apresentar alguns fundamentos tericos que vm orientando as aes de promoo da sade bucal em escolas, no que se refere ao papel da epidemiologia, importncia do planejamento e da avaliao no trabalho em sade, estruturao de um sistema de preveno e educao em sade bucal. (...) 5. A ESTRUTURAO DE UM SISTEMA DE PREVENO At a dcada dos 70, a assim chamada "promoo da sade bucal em escolas" restringia-se s aes com carter de campanha, portanto espordicas e descontnuas, que eram executadas na semana dos bons dentes ou algo parecido. Alm disso, em sistemas de sade melhor estruturados, procurava-se selecionar e adotar um mtodo de preveno, por exemplo: ou a fluoretao das guas de abastecimento pblico ou a realizao de bochechos fluorados semanais. Com o avano da cariologia e da epidemiologia, e sua aplicao em programas de sade coletiva, desenvolveu-se o conceito de associao de mtodos preventivos. Atualmente, em programas bem estruturados, isto , que utilizam tcnicas de planejamento-avaliao permanente, considera-se mais adequado o uso da expresso sistemas de preveno em sade bucal. Sistemas de preveno em sade bucal so processos sociais que combinam diferentes aes programticas peridicas de carter preventivo e educativo a fim de controlar e/ou reduzir o nvel das doenas bucais que afetam uma dada populao ou grupo social especfico. No planejamento do conjunto de

1. INTRODUO A crie dentria um problema de sade pblica que atinge praticamente toda a populao brasileira. Dados publicados (Ministrio da Sade, 1986) indicam que aos 12 anos, mais de 6 dentes, em mdia, esto atingidos pela doena. A Organizao Mundial da Sade considera como "aceitvel" at 3 dentes atacados por crie nesta idade. O aumento dramtico da crie dentria, segundo estudos epidemiolgicos (Moore & Corbett, 1976; Mayhall, 1975), deve-se ao processo de urbanizao e industrializao das sociedades e a conseqente transformao dos modos de vida e trabalho, das prticas alimentares, dentre outros aspectos. No Brasil, a prtica odontolgica predominante ainda concentra a maioria de suas aes no campo da assistncia individual, isto , na oferta de procedimentos cirrgico-restauradores, com base em instrumentos da clnica odontolgica. As poucas aes de promoo da sade bucal so desenvolvidas quase que exclusivamente pelo Poder Pblico. Apesar da comprovada eficcia e do baixo custo dos mtodos preventivos quando desenvolvidos atravs de aes coletivas e programticas, pouca nfase tm sido dada, mesmo pelo Poder Pblico, continuidade e extenso da cobertura dessas aes. Alm disso, poucos programas com a necessria base epidemiolgica vm sendo desenvolvidos.

____________________________ (*) Elaborado em janeiro de 1996 para a disciplina HSP-281/Odontologia Preventiva e Sade Pblica ministrada aos alunos do Curso de Odontologia da Universidade de So Paulo. (**) Professores do Departamento de Prtica de Sade Pblica da Faculdade de Sade Pblica, Universidade de So Paulo. Av. Dr. Arnaldo, 715 - CEP 01246904 - So Paulo, SP. Tel: 011-3066-7782 - Fax: 011-883-3501.

21

atividades coletivas e individuais que integram um sistema de preveno devem ser considerados diferentes aspectos relativos populao-alvo. Entre eles, cabe destacar as caractersticas scio-culturais, os fatores econmicos e os aspectos biolgicos que afetam cada grupo social especfico. Do ponto de vista sociocultural, no se pode desprezar a faixa etria, os costumes e a experincia histrica do grupo social local e de suas lideranas. Neste aspecto, incluem-se desde a utilizao de utenslios e insumos de limpeza, prticas alimentares at conceitos e a linguagem para express-los que conformam o universo simblico da populao-alvo. Concepes relativas causalidade das doenas e ao modo de impedir o aparecimento delas so determinadas pela dinmica sociocultural de cada populao. Ao planejar um sistema de preveno devem ser considerados tambm fatores econmicos como, por exemplo, os recursos financeiros do sistema local de sade, a oferta e disponibilidade de bens e produtos de higiene bucal, a oferta e o consumo de alimentos, o acesso gua tratada e fluoretada, as caractersticas da distribuio de renda, a oferta de empregos e as condies de trabalho as quais podem expor mais ou menos diferentes grupos sociais s doenas bucais. Em relao aos aspectos biolgicos, devem ser considerados os fatores de risco mais sensveis intervenes que os controlem visando proteger a populao exposta, bem como o grau de eficcia dos recursos tecnolgicos existentes para reduzir sua incidncia. Por exemplo, o conhecimento existente hoje permite afirmar que mais fcil controlar a crie dentria com uso de produtos fluorados do que atravs do controle da placa bacteriana; mais fcil controlar a gengivite, o tipo mais comum de doena periodontal, realizando-se o controle da placa atravs de recursos mecnicos de remoo do que atravs de produtos qumicos. Nos ltimos anos, inmeras tecnologias foram criadas e implementadas em diferentes realidades sociais. Do modelo inicial que levava adoo de um nico mtodo para enfrentar o fator de risco mais sensvel (o elo frgil) da rede de causalidade de cada doena, progrediu-se para a associao de mtodos, isto , a combinao racional de diferentes recursos e tecnologias visando ao controle de mais de um fator de risco, e quando possvel, o controle de mais de uma patologia como no caso dos estgios iniciais da crie dentria e da gengivite que ocorrem desde a infncia. Dessas tecnologias, podemos destacar as seguintes aes coletivas: fluoretao das guas de abastecimento pblico, fluoretao de dentifrcios, bochechos fluorados, evidenciao de placa bacteriana seguida de escovao supervisionada, aplicao de gel fluorado com escova ou moldeira, atividades educativas; e as seguintes aes individuais: aplicao de cariostticos, de vernizes fluorados, selantes oclusais etc.

Dependendo de cada realidade, isto , das caractersticas sociais e epidemiolgicas de cada populao-alvo pode-se combinar diferentes aes. Em pesquisas realizadas em So Jos dos Campos, observou-se que a prevalncia da crie dentria nos escolares diminuiu no perodo de 1979 a 1991. Esta diminuio foi atribuda reorientao das aes preventivas em 1985. Esta reorientao consistiu na implementao de um programa preventivo complementar para crianas de alto risco. Para isto, foi adotado um critrio epidemiolgico e em cada escola foram identificadas as crianas cujo CPO-D estava acima da mdia para sua idade. estas crianas, alm do programa preventivo bsico composto de bochechos fluorados semanais, uso de dentifrcio fluorado e atividades de educao em sade bucal realizadas em sala de aula, foram oferecidas tambm aplicao semestral de gel fluorado, aplicao de selantes, limpeza profissional peridica e orientao individual de higiene bucal. Aps seis anos, atravs do uso de tcnicas de planejamentoavaliao com base na epidemiologia pde-se medir o impacto destas modificaes na condio de sade bucal dos escolares. O caso do municpio de So Jos dos Campos um exemplo, dentre outros, onde verificamos a montagem de sistemas de preveno em sade bucal em escolas utilizando racionalmente os recursos existentes visando melhor relao de custo-efetividade e aplicando o princpio da equidade, isto , oferecer mais aes a quem mais necessita delas.

6. A EDUCAO EM SADE BUCAL O termo educar pode ser utilizado em diferentes situaes e com vrios sentidos, dentre os quais: para expressar polidez e conhecimento de costumes ao cumprimentar-se, ao sentar-se mesa, etc; para referir-se ao cultivo de plantas e ao adestramento de animais; para significar erudio em determinado assunto; para expressar o desenvolvimento das capacidades humanas; ou para indicar processos de socializao de conhecimentos e prticas. Nos limites deste texto, quando nos referirmos educao em sade estaremos identificando processos tcnicos informais de troca e socializao de conhecimentos e prticas relativos a um problema de sade pblica. Inclui-se desde capacitaes e treinamentos de curta durao dirigidos diferentes profissionais e trabalhadores at atividades educativas com diferentes pblicos-alvo (gestantes ou hipertensos de uma Unidade Bsica de Sade, crianas de uma escola, pjens de uma creche, trabalhadores de uma empresa etc.). Essas atividades so prticas sociais, e como toda prtica social, variam, evoluem, e dependem do lugar e do tempo. No sculo XIX, as poucas atividades realizadas eram dirigidas s elites, sendo as demais camadas da populao, segregadas e isoladas da sociedade em dispensrios especiais de doenas especficas.

22

No incio desse sculo, as atividades de educao sanitria eram realizadas em centros de sade e durante as campanhas sanitrias. Propagavam contedos de puericultura e caracterizavam-se pela nfase nos aspectos biolgicos e no desenvolvimento da denominada "conscincia sanitria individual". A partir de 1942, com a criao do Servio Especial de Sade Pblica (SESP), novas tcnicas so introduzidas: a educao de grupos, recursos audiovisuais e o desenvolvimento e organizao de comunidades. Mais recentemente, os servios de sade vem solicitando a participao de cirurgies-dentistas na execuo de atividades educativas em sade bucal. Os cirurgies-dentistas, geralmente desenvolvem uma estratgia conhecida por palestra, dirigida a 50 pessoas ou mais, onde durante uma a duas horas, com auxlio de imagens ou no, discorre-se sobre as caractersticas antomo-funcionais da cavidade bucal, sobre a cronologia de erupo dos dentes, sobre a placa bacteriana, o perigo do acar, o uso de produtos de higiene bucal, recomendando-se ao pblico-alvo que visite o dentista regularmente. Na maioria dos casos observamos a reproduo de um curso simplificado de odontologia preventiva, que se assenta sobre pressupostos tradicionais que marcaram a origem das prticas higienistas no comeo do sculo no Brasil. Os problemas de sade so vistos como decorrentes da condio da pessoa de ser carente, pobre e ignorante. So considerados problemas de responsabilidade individual, cabendo aos profissionais de sade o dever de transmitir as informaes necessrias para uma boa sade. Acredita-se que a transmisso de informaes tem elevado potencial para produzir alteraes nas condies de produo das doenas, e portanto preveni-las. De fato, a formao de cirurgies-dentistas oferecida na maioria das faculdades no prev sua capacitao para compreender, em bases cientficas, a variedade de aspectos do comportamento humano e social, e de outro, a natureza e os fatores que influenciam o processo educativo e a mudana de comportamento. Na atualidade, considera-se que a prtica do educador apresenta maior probabilidade de alcanar resultados positivos quando concebe a educao como socializao de conhecimentos e prticas. de Paulo Freire a expresso "educarprevenindo para prevenir-educando", pois para ele, "s aprende verdadeiramente aquele que se apropria do aprendido, transformando-o em apreendido, com o que pode, por isso mesmo, reinvent-lo. Aquele que capaz de aplicar o aprendidoapreendido a situaes concretas". Uma exigncia bsica das atividades de educao em sade bucal a busca permanente da construo de sujeitos entre os participantes. Isto significa admitir os princpios de autonomia-heteronomia que regem a ao entre os sujeitos no cotidiano. Nas sociedades contemporneas, ningum vive e trabalha numa perspectiva de total e irrestrita autonomia, isto , sob normas e regras prprias. Do mesmo modo, no se

pretende que algum viva ou trabalhe submetido a "vontades" de outrem. Significa, tambm, considerar os valores, conhecimentos e universo-simblico de cada grupo social. Esses aspectos variam em funo da insero social e do repertrio de experincias vividas de cada pessoa e de cada grupo conforme os modos de viver, de trabalhar e de relacionar-se com o mundo. o respeito s especificidades de cada setor, de cada sujeito, por vezes a recolocao de papis e funes; compreendendo a educao em sade como exerccio da cidadania e da democracia entre as pessoas, e como o processo cotidiano em que se gera a conscincia da necessidade de tomar para si o processo de organizao da vida individual e coletiva. Neste sentido, preciso considerar que as aes educativas podem ser organizadas em funo de necessidades individuais ou de necessidades coletivas. Podem ser dirigidas pessoas portadoras de alguma doena ou a pessoas sadias com a finalidade de manter a sade. E ainda, podem ser organizadas em diferentes espaos sociais como por exemplo unidades bsicas de sade, hospitais, escolas, creches, empresas, associaes comunitrias, centros de juventude, clubes etc. muito difcil identificar com preciso onde termina a sade e onde comea a doena. Deste modo, conceituamos sade e doena como algo dinmico e contnuo, isto , como um processo. como uma fotografia do sol no horizonte. "No sabemos se est se pondo ou se est nascendo". Na assistncia mdica-odontolgica individual, quando examinamos um indivduo tomamos contato com certas caractersticas biolgicas e sociais referentes aquele momento do indivduo. Aprofundamos nossa entrevista para entender o processo anterior, as circunstncias passadas que provavelmente contriburam para a situao do presente. Deste modo, comeamos a compreender como evoluem as doenas e como podemos preveni-las ou mesmo impedir que ocorram novamente. Em geral, as pessoas s procuram o servio de sade quando sentem algum problema de sade. Deste modo, a maior parte do tempo dos profissionais de sade gasto em procedimentos clnico-cirrgicos que visam a recuperao da sade e que variam segundo as necessidades individuais. Sabemos que estes so necessrios, porm insuficientes para se enfrentar os problemas de sade da populao. As aes educativas, ao contrrio, so aes de promoo da sade que visam dentre outros aspectos a melhoria das condies gerais de vida e trabalho. So aes dirigidas grupos de pessoas e definidas a partir de necessidades coletivas. Cabe ao educador em sade bucal ou equipe, organiz-las junto com a populao de espaos sociais (escolas, creches etc) da rea de abrangncia da unidade de sade ou com grupos de pacientes da prpria unidade. Essas aes podero variar dependendo da experincia coletiva do grupo com o qual se vai interagir. a partir das experincias e valores sentidos no grupo e da identificao dos problemas de sade mais relevantes que o educador em sade bucal poder

23

propor aes educativas estabelecendo associaes e nexos com os problemas de sade bucal. O papel do educador em sade bucal ser tanto mais fecundo quanto mais possibilitar o desenvolvimento de informaes e prticas que possam contribuir para uma elevao da conscincia em relao ao prprio corpo, aos determinantes sociais do processo sade-doena, e a organizao de prticas coletivas de sade. As pessoas so convidadas a participar ativamente da produo de sade, superando a postura de consumidores passivos de aes curativas e remdios. 6.1. O processo educativo Toda concepo de educao baseia-se em concepes de homem e de mundo. Estas concepes subsidiam toda prtica pedaggica e no esto dissociadas das condies histricas, polticas e sociais onde a prtica se realiza. Atualmente, a aplicao em escolas bem estruturadas da concepo construtivista de educao vem criando condies para que os alunos desenvolvam e exeram sua cidadania, desde a infncia at a vida adulta, tornando-se um cidado crtico, questionador e capaz de contribuir para a construo de uma sociedade mais justa e democrtica. Jean Piaget, Vigotsky, Walloon, Sigmund Freud, Paulo Freire, Emlia Ferreiro, dentre outros, tem oferecido os fundamentos tericos tanto no sentido da recolocao do papel da escola, quanto sobre as concepes de desenvolvimento infantil at a vida adulta. Nesta concepo, o aluno visto como o sujeito do conhecimento, isto , trabalha-se a partir da prtica e da vivncia dos alunos para se chegar a construo dos conhecimentos tericos desejados. Os objetivos da prtica pedaggica no so vistos como pontos de partida, mas como pontos de mudanas visveis. Neste sentido, devem ser apresentados de forma clara e concreta. Sendo assim, a atividade realizada com cunho educacional deve tomar a realidade e os conhecimentos dos alunos como ponto de partida, ampliando-os e organizando-os atravs de um trabalho significativo, planejado e consistente. Para isso, preciso conhecer as caractersticas cognitivas, afetivas e sociais do aluno ou grupo de alunos com o qual ser realizado o trabalho. Do exposto, resulta que o aluno considerado um ser inteligente, com uma maneira prpria de interpretar o mundo e que, apesar de condies adversas pode se desenvolver e aprender, desde que a escola no lhe crie mais obstculos do que a sua condio de classe j lhe impe, no caso dos alunos das camadas populares.

O aluno no percebido apenas como um sujeito em crescimento que com a ajuda dos outros ir se "tornar algum um dia". Ele deve ser visto como um sujeito social e histrico, que a partir das relaes que estabelece em casa, na escola, com seus amigos etc, consegue experimentar um conhecimento acumulado sobre as coisas do mundo e opinies prprias sobre o que vivencia. a partir deste conhecimento que se inicia a prtica pedaggica. 6.2. A relao de ensino-aprendizagem O ingrediente bsico no processo ensino-aprendizagem a construo do conhecimento. Para que ela ocorra o educador deve compreender que necessrio se aproximar do objeto de estudo visando conhecer alguns de seus aspectos mais relevantes. Alm disso, preciso conhecer, do ponto de vista cognitivo, psicolgico e social, o aluno que vai construir este conhecimento, conforme exposto anteriormente. Para estabelecer uma relao de ensino-aprendizagem, o educador em sade bucal pode organizar determinadas atividades para operar como instrumentos de trabalho em sala de aula. Essas atividades para serem significativas devem: a) partir do conhecimento prvio que o aluno traz a respeito do tema a ser trabalhado, do que gostaria de saber, suas dvidas, curiosidades etc. b) propiciar ao aluno constantes processos de interao entre: aluno-aluno, aluno-adulto, aluno-objeto de conhecimento. a partir desses processos de socializao do saber que ocorrem trocas de conhecimentos entre os indivduos e, no confronto de hipteses diferentes que o conhecimento vai sendo construdo. c) trabalhar com o interesse do aluno. A partir do interesse so desencadeadas aes que levam busca do conhecimento. As atividades que so mais prazerosas e mais ricas so sempre sustentadas por algum tipo de motivao. muito difcil pedir que uma criana se empenhe numa atividade de aprendizagem se ela no v interesse algum na atividade. Ento necessrio pensar no que seja esse interesse. Pode-se admitir pelo menos dois tipos de interesse: o imediato e o diferido. O interesse imediato manifesta-se em atividades realizadas com um fim em si mesmas, como por exemplo, o jogo. J o interesse diferido manifesta-se em atividades onde a criana a realiza com o objetivo de obter algum benefcio futuro, conferindo sentido tarefa cuja funo trabalhar determinados objetos de conhecimento cujos resultados muitas vezes s sero sentidos no futuro, como por exemplo a compreenso de que preciso escovar os dentes para no desenvolver a crie dentria. Enfim, vamos descobrindo que o conhecimento, o ensino e a aprendizagem caminham juntos, porque nunca conhecemos tudo, e ao ensinar vamos percebendo e apreendendo outros aspectos dos objetos de conhecimento.

24

6.3. Os recursos no processo educativo O recurso mais utilizado no processo ensino-aprendizagem a linguagem oral. Entretanto estudos demonstram que ele pode ser auxiliado por outros recursos que estimulam outros sentidos possibilitando assim maior aprendizagem. o caso da combinao da oral e visual. Conforme FERREIRA & SILVA JR estudantes, de modo geral, retm: 10% do que lem; 20% do que escutam; 30% do que vem; 50% do que vem e escutam; 70% do que dizem e discutem; 90% do que dizem e logo realizam.
7

desses recursos, pois joga papel fundamental o grau de interao e o estabelecimento de vnculos entre os educadores e o pblico-alvo. Quando os recursos so utilizados em situaes de ensino-aprendizagem necessrio ter presente que a educao se insere numa realidade, onde aprender significa tornar o sujeito mais consciente de si e do mundo que o cerca, dando-lhe condio de atuar na e sobre a realidade. Dessa forma devemos evitar que a aplicao de recursos venha a ser um suporte a mais de uma prtica isolada e desvinculada do concreto. Para isso, devemos levar em conta algumas condies bsicas: a) serem acessveis e adequados realidade; b) serem apropriveis pelos sujeitos que os utilizam; c) serem formativos e capazes de estimular a auto-capacitao; d) estimularem os processos grupais; e) serem flexveis e readaptveis s realidades locais; f) permitirem a participao da maioria das pessoas envolvidas;

MTODO

DE

ENSINO

DADOS REPETIDOS DEPOIS 10% 20% 65%

DE

3 DIAS

g) serem avaliveis. Para que a comunicao realmente se efetive e a aprendizagem ocorra necessrio que as relaes que venham a se estabelecer entre o que j conhecido e as novas informaes sejam significativas. No basta, portanto, que o indivduo simplesmente memorize informaes; memorizar informaes no o mesmo que apropriar-se de conhecimentos. Nesse sentido, os recursos podem vir a desempenhar um papel importante, ao propiciar uma identificao, ao nvel afetivo, com personagens e situaes concretas apresentadas. Para isso importante a adequao da mensagem situao real vivida pelos sujeitos. A partir de situaes ou conceitos apresentados com os quais o "espectador" se identifique, pode-se desenvolver novos contedos e informaes. Quando assistimos uma dramatizao, um filme, uma projeo de diapositivos sonorizados ou programas de televiso, estamos como que "sonhando" de olhos abertos. Nesta situao nossa esfera emocional est diretamente envolvida, alcanando, em muitos casos, uma participao fsica nos acontecimentos (riso, lgrimas, desgosto etc). O espectador que "desperta" de um filme tem quase a sensao de ter participado dos acontecimentos.

Somente oral Somente visual Oral e visual simultaneamente

Ao se analisar os recursos de forma isolada, podemos afirmar que a aprendizagem fica mais eficiente na medida em que os recursos so mais concretos. muito mais fcil apropriar-se do raciocnio lgico-matemtico ou da estatstica manipulando objetos, por exemplo cartas de um baralho, do que atravs dos smbolos da linguagem da matemtica. mais fcil compreender o processo de des(re)mineralizao que ocorre na superfcie do esmalte dentrio atravs de imagens microscpicas de corte histolgicos do que atravs da expresso das cadeias de reaes qumicas com smbolos e frmulas complexas. Entretanto, considerando que os recursos se constituem num dos vrios elementos presentes no processo educativo, devemos admitir que eles no tem valor em si. No nosso trabalho junto equipe de sade bucal ou junto populao, a importncia dos recursos se relaciona aos objetivos propostos e ao uso que se faz

25

Quando exercemos sobre a linguagem audiovisual uma viso crtica podemos perceber os cdigos, valores e significados da mensagem. Num estudo em que foram analisadas mensagens publicitrias de televiso sobre o tema sade, observou-se que a proposta era transmitir a idia de que o cidado, individualmente, o nico responsvel pela sua sade, e que a sada, isto , o remdio o consumo de medicamentos. "Tomou isso, aconteceu aquilo". Essas mensagens so denominadas propaganda em sade. Ser que to simples assim? Muitas vezes confunde-se comunicao ou educao em sade com propaganda em sade. Quando pretendemos elaborar qualquer tipo de material educativo para crianas temos que ter sempre em mente que o mundo delas mesclado de fantasia e realidade e que elas tambm no esto a salvo das contradies e ambivalncias do cotidiano vivido por todos ns. Incluir a fantasia nas aes educativas atravs de dramatizaes, desenhos, colagens, possibilita que a criana possa se identificar com personagens e situaes, como uma brincadeira. Assim ela ir se descobrindo, desvendando o mundo, criando, interpretando e se apropriando do real. H um grande nmero de recursos que podemos utilizar, dentre os quais destacamos: 6.3.1. DRAMATIZAO: um recurso que parte de uma idia, de uma estria simples, seja um conflito de posies, uma crnica do cotidiano ou o drama de algum ou de um grupo de pessoas com um problema de sade. Esta idia inicial sugere um roteiro com situaes, intercaladas por msicas ou no, a serem representadas por diferentes personagens portadores dos sentimentos e pensamentos mais significativos que permeiam a vida social e que motivam as aes entre os homens. Quando bem montada, pode criar condies para despertar e fluir emoes e associaes com fatos e fenmenos da realidade da vida cotidiana tanto naqueles que assistem quanto naqueles que participam em cena. 6.3.2. CARTAZ: deve ser atraente e fixado em locais que promovam boa visualizao pois o indivduo apressado que no se desloca a fim de v-lo, deve ser atrado por ele. A comunicao deve ser simples, para que seja entendido rapidamente. Quando presente a ilustrao deve ser auto-explicativa com texto reduzido. As cores devem ser vivas e contrastantes. Deve ser usado para a transmisso de mensagens simples e diretas. 6.3.3. FLANELGRAFO: trata-se de uma superfcie rgida, recoberta por flanela ou feltro, onde se colocam peas confeccionadas com material aderente ou tendo na parte posterior l, flanela, feltro ou lixa de madeira colada. Pode ser utilizado para pblicos diversos, acessvel, dispensando aparelhos sofisticados. um recurso dinmico onde os materiais podem ser utilizados em diferentes nveis de

aprendizagem, variando a explicao oral, quantidade de elementos, ritmo de apresentao e profundidade do contedo. 6.3.4. LBUM SERIADO: consiste em uma coleo de folhas organizadas em armao de madeira ou papelo. Pode conter fotografias, grficos, cartazes. Suas dimenses e propores devem ser tomadas de modo que seja visvel a todo pblico assistente. Mantm o interesse pela sucesso e interdependncia das imagens, orientando o rumo das atividades. A expectativa pode proporcionar discusses e coleta de experincias do grupo. As folhas podem ser acondicionadas de forma organizada e se possvel apoiadas em suporte ou trip de madeira. O lbum seriado recortado tem seu assunto guiado ao redor de uma ilustrao bsica. Suponhamos a confeco de um lbum seriado para o estudo do aparelho digestivo: - comeamos pela ltima folha que apresentar todo o aparelho, colorido em cores distintas segundo os rgos constituintes. - a 1 folha poder reproduzir o contorno do aparelho digestivo, sem detalhes. Nas folhas sucessivas, seriam recortados e colados os rgos componentes do aparelho digestivo, de modo que ao virar as folhas, os rgos seriam apresentados em cores distintas, mostrando progressivamente o caminho percorrido pelo bolo alimentar. 6.3.5. RETROPROJEO: o retroprojetor um equipamento bastante utilizado, composto por sistema de iluminao (lmpadas), sistema ptico (lentes) e ventilao (refrigerao do aparelho). Permite que o operador fique de costas para a projeo e voltado para o grupo de espectadores, assim percebendo suas reaes, tornando o trabalho mais dinmico. O expositor deve utilizar a plataforma do retroprojetor e no a tela para suas explicaes ou referncias necessrias. Os desenhos e/ou escritos so registrados nas transparncias feitas com plstico, celofane ou pelculas de acetato especiais para esse fim. Existem vrias formas de se registrar os desenhos e/ou escritos, porm a utilizao de canetas especiais so os mais adequados (canetas hidrogrficas para retroprojeo). A impresso com carbono ou com lpis de sobrancelha ou lpis de cera pode ser removida com flanela ou leno de papel. necessrio considerar, na confeco das transparncias, o tamanho das letras, cores e quantidade de elementos em cada pelcula. As transparncias podem ser sobrepostas para demonstrar explicaes de complexidade crescente ou para criar novas situaes durante a exposio. A vedao com papel opaco permite que os registros das transparncias sejam revelados conforme a necessidade ou momento desejado. O retroprojetor pode ser utilizado ainda para demonstrao de objetos opacos, como por exemplo instrumentos cirrgicos, ou objetos que podem ter sua silhueta estudada na tela. Tambm possvel a visualizao de pelculas radiogrficas.

26

6.3.6. DIAPOSITIVOS ("slides"): atraem a ateno, pois o escurecimento da sala elimina uma srie de elementos que poderiam dispersar o interesse. Porm requer equipamento prprio como o projetor, e cuidado no seu manuseio e confeco. A organizao e o planejamento da sequncia de slides fundamental para a aprendizagem. A seleo realizada deve ser numerada na prpria moldura. A projeo pode ser acompanhada ou no de estmulos sonoros, atravs de gravao em fita para toca-fitas, apresentados simultaneamente. Para confeco de slides necessrio ter disposio cmera fotogrfica, filme para slides e conhecimentos bsicos de manuseio de material fotogrfico. 6.3.7. VDEOS: A produo de um vdeo requer equipamentos mais sofisticados e a qualidade final depender dos recursos e conhecimentos das tcnicas de gravao e elaborao final do produto. Nos vdeos e filmes esto combinados a comunicao falada e escrita e a comunicao visual. Alm disso, o movimento de imagens proporciona uma maior proximidade com a realidade. So despertados todos os sentidos de percepo do pblico assistente. Imagens de maior impacto podem aflorar reaes e sentimentos profundos, dinamizando ainda mais as discusses, sensibilizando e favorecendo a assimilao da aprendizagem. 6.3.8. ATIVIDADES DE PAPEL E LPIS: so recursos utilizados em sala de aula para possibilitar que os alunos desenvolvam novos conhecimentos. A seguir so apresentados alguns exemplos de atividades na concepo construtivista: A. O QUE FAZ O DENTISTA? Objetivo: levantar junto aos alunos as informaes que dispem sobre a profisso de dentista. Material: papel sulfite e lpis de cor. Procedimento: a) pedir aos alunos que faam um desenho onde expressem o que elas acham que um dentista faz. b) sentar os alunos em crculo no meio da sala e pedir que cada um fale sobre o que desenhou. c) anotar na lousa o que vai sendo dito, completando e explicando sobre: o que o dentista faz; quais os instrumentos que utiliza; qual a importncia do seu trabalho; o que ele precisa estudar para se tornar dentista etc. B. COMO A NOSSA BOCA? Objetivo: propiciar o conhecimento e o reconhecimento de nossa boca.

Material: papel sulfite, lpis de cor e massa de modelar. Procedimento: a) pedir aos alunos que se sentem no cho, em duplas, um em frente ao outro. O primeiro "examina" a boca do outro, invertendo-se os papis em seguida. Pedir que observem o formato dos dentes, sua cor, se existem cries ou no, a cor da lngua, o tamanho dos dentes etc. Se necessrio explicar como esses aspectos podem ser observados. b) cada aluno dever, aps o "exame" da boca de seu colega, fazer um desenho do que viu. c) em seguida, cada um com o seu desenho, sentando-se mesa, dever reproduzir com a massa de modelar o que desenhou. d) fazer uma "exposio" do que foi construdo com a massa de modelar, colocando os trabalhos no centro da sala para que todos vejam. e) levantar junto aos alunos suas hipteses a respeito de: - qual a funo dos dentes ? - por que eles so diferentes ? - qual a funo da lngua ? - por que temos saliva na boca ? - por que os dentes estragam ? f) a partir do que foi sendo falado, complementar com informaes adicionais as questes discutidas. C. COMO O "BICHO DA CRIE"? Objetivo: trabalhar com os alunos suas hipteses a respeito de como a crie causada. Material: papel sulfite e giz de cera. Procedimento: a) distribuir o papel e o giz para as crianas, fazendo a seguinte proposta: " desenhem como vocs imaginam o bicho da crie ". b) aps o trmino do trabalho, pedir as crianas que falem sobre os seus desenhos tentando fazer com que expressem o porqu imaginaram o bicho dessa forma.

27

c) exemplificar apresentando aos alunos a bactria que causa a crie em forma de desenhos ou de diapositivos, ou at mesmo atravs do microscpio. Explicar como ela agride a superfcie dentria e como ela consegue sobreviver na boca. d) concluir a atividade aplicando um evidenciador de placa bacteriana a fim de demonstrar que as bactrias vivem juntas, em "bando", na forma de uma placa ou massa branca aderida superfcie dos dentes. Em seguida, estimular a remoo da placa bacteriana com uso de escova e dentifrcio. 7. CONSIDERAES FINAIS A crie dentria vem tendo sua prevalncia diminuda na maioria dos pases desenvolvidos. Uma viso panormica da sade bucal em diferentes partes do planeta, permite admitir que essa reduo alcanada mais facilmente quando essas sociedades industrializadas conseguem articular e conjugar as principais foras sociais do pas para a implementao de projetos polticos que, no plano mais geral, respondam s exigncias de desenvolvimento econmico, justia social e democracia poltica, e no plano da sade bucal, universalizam medidas coletivas relativas ao uso do flor e incorporam pessoal auxiliar odontolgico nos sistemas de sade para realizar, dentre outras atividades, as de promoo da sade bucal. No Brasil, a prevalncia da crie dentria aos 12 anos de idade, despeito de ainda ser considerada alta, vem diminuindo desde a dcada dos 70. Essa queda no uniforme nem homognea pelo vasto territrio brasileiro. Podemos considerar que varia, dentre outros fatores, segundo as caractersticas da gua de abastecimento de cada regio, dos sistemas locais de sade e das classes sociais e seus diferenciais de consumo. Em regies com gua fluoretada e cujos teores so mantidos adequados h cerca de 10 anos, a reduo pode ser atribuda a essa medida. Em regies onde o mtodo sistmico apresenta dificuldades operacionais, como por exemplo S. Jos dos Campos, a queda pode ser atribuda aos programas de sade bucal coletiva que se fundamentam em mtodos de uso tpico do flor (dentifrcios, solues para bochechos e gis) com participao de pessoal auxiliar odontolgico. Em regies onde nos ltimos 10 anos foram implementados mtodos sistmicos e tpicos, como por exemplo o municpio de Santos, cujo levantamento epidemiolgico realizado em 1995 verificou um ndice CPO-D de 1,7 aos 12 anos de idade, pode-se atribuir essa expressiva reduo s duas medidas de preveno. Assim, independentemente da fora relativa de cada mtodo no interior de um sistema de preveno, o que nos parece importante salientar o lugar de destaque cada vez maior que vem sendo dado s prticas de promoo da sade bucal no processo de transformaes que tem caracterizado a sade bucal da populao brasileira. Tal processo, que j beneficia as classes de maior potencial de consumo, poder alcanar todos os brasileiros, tornando a sade bucal, de fato, um bem pblico. Tal possibilidade depende da dinmica social dos prximos anos, isto ,

da luta da populao por iniciativas de promoo de sade e, tambm, do engajamento e compromisso dos profissionais de sade com a eficcia e eficincia desses projetos. 8. AGRADECIMENTO Os autores agradecem a valiosa colaborao da pedagoga Elisa Maria Grossi Manfredini no contedo do item 6, referente educao em sade bucal.

9. BIBLIOGRAFIA CONSULTADA
CHAVES, M.M. Odontologia social. 3a ed. Rio de Janeiro, Artes Mdicas, 1986. COSTA, N.R. Estado, educao e sade: a higiene da vida cotidiana. Cad. CEDES, 4:5-27, 1984. FARIA, A.R. O desenvolvimento da criana e do adolescente segundo Piaget. So Paulo, tica, 1989. FERREIRA, O.M.C.; SILVA JR, P.D. aprendizagem. So Paulo, EPU, 1986. Os recursos audiovisuais no processo ensino-

FRAZO, P. A participao do pessoal auxiliar odontolgico em dez sistemas locais de sade de cinco municpios do Estado de So Paulo, 1994. [Dissertao de mestrado apresentada Faculdade de Sade Pblica da Universidade de So Paulo, 01/11/1995.] FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1977. GIACOMANTONIO, M. O ensino atravs dos audiovisuais. So Paulo, EDUSP, 1981. L'ABBATE, S.; SMEKE, E.L.M.; OSHIRO, J.H. A educao em sade como um exerccio de cidadania. Rev. Sade em Debate, 37:81-85, 1992. LATAILLE, I. Transmisso e construo do conhecimento. So Paulo, 1990. LEAVELL, H.R.; CLARK, E.G. Preventive medicine for the doctor in his community. New York, McGraw-Hill, 1965. MAYHALL, J. Canadian inuit caries experience, 1969-1973. J. Dent. Res., 54:1245-7, 1975. MELO, J.A.C. Educao sanitria: uma viso crtica. Cad. CEDES, 4:28-43, 1984. MOORE, W.J.; CORBETT, M.E. The distribution of dental caries in ancient British populations IV The 19th century. Caries Res., 10:401-3, 1976. NARVAI, P.C. Diagnstico de sade bucal. So Paulo, mimeo, 1988. NASCIMENTO, E; REZENDE, A. N. Cortez, 1988. Criando histrias aprendendo sade. So Paulo,

SO PAULO, SECRETARIA MUNICIPAL DA SADE. Manual de formao do tcnico em higiene dental. So Paulo, CEFOR-Projeto Larga Escala, 1992. SILVA, J.O. Educao em sade: notas para a discusso de um campo temtico. Rev. Sade em Debate, 42:36-39, 1994.

28

You might also like