You are on page 1of 15

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA UEPG SETOR DE CINCIAS AGRRIAS E DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS

GIOVANY BIAVA RA: 081042824

GALVANOPLASTIA E SEU IMPACTO AMBIENTAL

Trabalho apresentado disciplina de Engenharia Ambiental do Curso de Engenharia de Materiais, 4 ano, 1 Semestre.

Prof. Alfredo Zara

PONTA GROSSA 27/06/2011

1. GALVANOPLASTIA

A histria da Galvanoplastia iniciou quando, em escavaes arqueolgicas na Itlia, foram encontrados vasos decorados com lminas de chumbo, estatuetas recobertas por cobre e pontas de lana douradas que evidenciam a utilizao de revestimento por metais d esde 1.000 a.C. O Manual elaborado pelo SESI [2] diz que no Imprio Romano, peas de cobre eram recobertas por ouro e prata fundidos. Isso revela que a galvanoplastia um ramo da indstria que vem sendo usado desde a antiguidade com o objetivo de revestir a superfcie de objetos, conferindo -lhes maior resistncia e beleza, protegendo-os contra a corroso e alterando suas dimenses. uma importante atividade para o desenvolvimento industrial, crescimento econmico e gerao de novos processos. A denominao galvanoplastia est associada ao nome de famlia do anatomista e mdico italiano Luigi Galvani (1737 -1798) que observou a contrao de msculos de rs mortas quando em contato com diferentes metais, sem que houvesse aplicao de corrente eltrica externa , levando-o a concluir que certos tecidos geravam eletricidade por si prprios eletricidade animal, semelhante gerada por mquinas ou raios. O fsico Italiano Alessandro Volta (1745 -1827), ao repetir os experimentos de Galvani em 1799, percebeu que o t ecido muscular da r, umedecido em soluo salina, conduzia uma corrente entre diferentes metais, o que sugeria que a eletricidade observada por Galvani era produzida pelos objetos de metal que prendiam as pernas da r. Ao modificar o experimento o fsico descobriu que a eletricidade resultava da reao qumica entre um fio de cobre e uma barra de ferro em soluo salina no havendo necessidade de um elemento biolgico para o fenmeno. Ele produziu, ento, uma bateria ao empilhar vrios discos de cobre e zinco, separados por disco de papel ou papelo molhados, em gua salgada, prendendo este conjunto com um arame de cobre. Ao fechar o circuito, a eletricidade fluiu atravs da pilha, que passou a ser denominada de pilha galvnica ou voltaica. Mesmo rudimentar, a bateria de Volta possibilitou descobertas importantes no campo eletroqumico, inclusive a eletrodeposio. A tecnologia Galvnica permitiu maior acesso ao brilho e a cor dos metais nobres, como o ouro e outros, possibilitando o atendimento e os anseios de muitos em relao a aparncia dos objetos. Na segunda metade do sculo XIX, com o aumento da atividade industrial surgiram novas aplicaes para o tratamento de superfcies com metais, para efeitos decorativos e visando conferir requisitos de engenhari a, como proteo a corroso e aumento da resistncia. No Brasil o processo galvnico foi iniciado para atender requisitos decorativos de peas para bicicletas, arreios de cavalos, fivelas de cintos, bandejas, bules e ourivesaria. A vinda da indstria autom obilstica favoreceu o desenvolvimento das indstrias galvnicas, incentivando a profissionalizao e

introduzindo, a partir de 1920, novas tecnologias, normas e requisitos de qualidade. Em 1934 foi criado o Sindicato de Galvanoplastia e Niquelao do Estado de So Paulo (Sigesp) que, a partir de 1979, passou a se chamar Sindicato da Indstria de Proteo, Tratamento e Transformao de Superfcies do Estado de So Paulo (Sindisuper) que, entre suas atividades participa de Comisses da Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) e do Conselho de No-ferrosos e Siderurgia (Consider). O Sindisuper estimulou a criao em 1968, da Associao Brasileira de Tecnologia Galvnica (ABTG), hoje Associao Brasileira de Tratamento de Superfcie (ABTS), que promove bianualmente o Encontro Brasileiro de Tratamento de Superfcie (ABTS), bem como cursos e palestras, visando o aprimoramento dos profissionais do ramo. As solicitaes cada vez mais rigorosas dos aspectos de qualidade e de normas tcnicas, do cumprimento da legislao de segurana e sade no trabalho, e das leis ambientais exigem novos investimentos das empresas de galvanoplastia no Brasil para a manuteno da competitividade e o aprimoramento de seus processos em todo o ciclo de fabricao e revenda de seus produtos. Pasqualini [3] descreve a galvanoplastia como um ramo da indstria metal-mecnica, dedicada ao tratamento de superfcies metlicas ou plsticas, com materiais diversos como: cdmio, cobre, nquel, estanho, ouro, prata, cromo e zinco, mediante pro cessos qumicos ou eletrolticos. Segundo Bohrquez [4], a galvanoplastia tem como objetivo:  proteo contra a corroso;  embelezamento;  aumento da durabilidade;  melhoramento de propriedades superficiais tais como: resistncia, espessura, condutividade, lubrificao, capacidade de estampar, etc. Conforme o Manual de Segurana e Sade no Trabalho do SESI [2], a galvanoplastia tem aplicao nos seguintes ramos de atividades: 1. Indstria Automotiva; 2. Indstria de Bijuterias; 3. Construo Civil; 4. Indstria de Utenslios Domsticos; 5. Indstria de Informtica; 6. Indstria de Telefonia; 7. Recuperao de Objetos decorativos. Rojas [5] salienta a extrema importncia que tem o acabamento superficial para a alta tecnologia e as indstrias e stratgicas de eletrnicos, telecomunicaes, computao, j que tem promovido amplamente a produo de componentes lasers, Unidade Central de Processamento (UCP), filmes supercondutores, etc.

Conforme galvanoplastia:

Foldes

[6]

esses

so

os

princpios

que

regem

a) Princpio da Deposio Metlica A deposio metlica a partir de uma soluo aquosa pode ser representada, de modo geral, pela Equao 1: (Equao 1) Os ons metlicos (MZ+), que se encontram na soluo, carregados positivamente com a valncia z, so transformados em tomos metlicos (M), atravs do recebimento de nmero de eltrons correspondentes e, sendo tomos metlicos, sob certas condies, formam uma camada metlica sobre um objeto qualquer. Na qumica uma reao que consome eltrons denominada reduo. Os eltrons necessrios reduo dos ons metlicos podem ser obtidos, contudo, de diferentes maneiras. Esta a caracterstica principal para diferenciar os diversos processos de deposio a partir de solues aquosa s. A deposio metlica pode ocorrer com ou sem fonte de eletricidade externa. b) Princpio da Deposio Metlica com Fonte de Eletricidade Externa A deposio galvnica de metais se baseia em fenmenos eletroqumicos. Durante a eletrlise ocorrem transfo rmaes qumicas nas superfcies limite eletrodo/eletrlito, que consomem (reduo) ou fornecem (oxidao) eltrons. Para que as reaes ocorram sempre no sentido desejado, necessrio que seja aplicada uma corrente contnua. Os fenmenos individuais no ctodo e no nodo bem como no prprio eletrlito ocorrem simultaneamente. A corrente contnua faz com que os eltrons sejam tirados do nodo e dados ao ctodo. A reao que ocorre no nodo faz com que se obtenha metal em soluo (ou ento poder haver outra reao que fornea eltrons). No ctodo, a reao eletroqumica fornece eltrons os quais reagem com ons metlicos contidos no eletrlito, originando tomos metlicos. c) Princpio da Deposio Metlica sem Fonte Eltrica Externa. Na deposio metlica sem fonte eltrica externa, os eltrons necessrios para a reduo de ons metlicos so produzidos diretamente na soluo, atravs de uma reao qumica. Para tanto existem trs diferentes possibilidades:  Deposio por inverso de carga: para que ocorra a deposio por inverso de carga necessrio que o metal que recebe o revestimento seja menos nobre que o metal depositado.  Deposio por contato: a deposio por contato processa -se utilizando-se trs metais, o metal a ser protegido, o metal a ser depositado e um terceiro metal, que preenche a funo do doador de eltrons, entrando na soluo.

 Deposio por reduo: consiste na reduo de ons metlicos que so produzidos quimicamente atravs de um composto qumico. O metal redutor oxidado e os eltrons libertados servem para reduo de ons metlicos, onde ocorre uma troca de eltrons entre um composto qumico e um metal. 2. PROCESSOS NA GALVANOPLASTIA

Independente da forma de deposio metlica, os processos de Galvanoplastia, de uma forma gera l, seguem o seguinte esquema:

2.1 Pr-Tratamento O pr-tratamento consiste na preparao da superfcie a ser tratada, por meio mecnico e/ou qumico, para que o revestimento tenha uma boa aderncia, uniformidade e aparncia. Para Buzzoni [7], a boa ade rncia do metal depositado por meios galvnicos depende, principalmente, do estado da superfcie a ser trabalhada. Para se obter uma superfcie adequada, deve -se submet-la a um tratamento prvio, o qual constitui um dos trabalhos mais importantes em galva notcnica, requerendo sempre os maiores cuidados. A preparao envolve todas as etapas que antecipam o servio propriamente dito. Para que o material este ja prprio para um revestimento eletroltico, deve estar limpo, isento de graxa, g ordura, de xidos, de restos de tintas e outras impurezas quaisquer, tais como areia, e no dever ter falha (riscos, manchas, zonas requentadas), nem apresentar porosidade e lacunas, sendo estes ltimos os mais perigosos. Nestas lacunas se acumula sujeira de massa da politriz ou de outra espcie qualquer, a qual evitar a deposio da camada de revestimento.
 Pr-tratamento mecnico. O esmerilhamento, tamboreamento, vibrao, escovao, lixamento, polimento e jateamento fazem parte do pr -tratamento mecnico e utilizam escova de ao ou lato, rolos de esmeril ou de lixas, e outros materiais abrasivos, para a remoo de rebarbas, sulcos, irregularidades, camadas de xidos e resduos de tintas e de soldas. A seguir esto explicadas brevemente cada uma destas etapas citadas por Pasqualini [3]. a) Jateamento - o processo que usa areia ou outro abrasivo para retirar das peas, com relativa facilidade, resduos provenientes de tratamentos trmicos, principalmente quando as peas apresentam formato muito irregular ou intrincado.

b) Esmerilhamento - um processo de remoo de rebarbas, atravs do qual alcanada uma remoo contnua de material da superfcie do metal por meio de abrasivos, que so substncias com arestas vivas, mais ou menos duras, as quais removem, em pouco tempo, o material de superfcie metlica e fornecem uma certa rugosidade. c) Polimento - Em oposio ao esmerilhamento, onde as substncias so retiradas da superfcie do metal, deseja -se, com o polimento, aplainar e fechar as superfcies no plainas, sulcos e estrias. d) Processo de Tamboreamento e Vibrao Esses processos so utilizados para peas de pequeno porte, podendo ser tratadas em grande nmero para que se retirem as rebarbas. No caso dos tambores as peas podem ser introduzidas a seco ou com adio de gua e substncias qumicas. Ao ta mbor tambm podem ser adicionadas esferas de ao, pedras de diversas durezas e formatos de acordo com a necessidade. Nos vibradores, o funcionamento consiste num movimento oscilatrio contnuo de cada ponto da pea e do corpo abrasivo, provocado pela falta de freqncia, onde toda a massa est em movimento. e) Preparao manual Algumas peas devem ser tratadas manualmente, pois apresentam ngulos de difcil acesso. Esta limpeza pode ser feita com escovas de ao, limas, raspadores ou brunidores de ao, que tem por objetivo a retirada de cantos vivos e arestas de peas de pequeno tamanho.   Pr-tratamento qumico desengraxe e decapagem. a) Desengraxe, realizado com solventes clorados como tricloroetileno e percloroetileno; b) Desengraxe alcalino feito com carbonato de sdio, hidrxido de sdio, fosfato, silicato, desengraxantes sintticos, cianeto e complexantes tipo EDTA, glutamato e citrato de sdio; c) Desengraxe eletroqumico, no qual a pea polarizada, catodicamente, anodicamente ou alternadamente, num meio alcalino; d) Decapagem, realizada numa soluo cida, geralmente cido sulfrico, clordrico ou fluordrico, para a remoo de camadas de xidos, hidrxidos ou outras impurezas slidas. 2.2. Tratamento A etapa de Tratamento realizada em uma clula eletroltica, onde a pea a ser tratada ligada ao plo negativo de uma fonte de corrente contnua, tornando-se ctodo, no qual ocorre a deposio. O eletrodo ligado ao plo positivo da fonte de corrente ser o nodo. Alm do ctodo e do nodo, necessrio uma soluo contendo os ons metlicos a serem depositados sobre o ctodo. Esta soluo chamada de eletrlito, soluo ou simplesmente banho. De acordo com Burgess [8] e conforme Figura 1, num sistema de eletrodeposio convencional tem-se um eletrlito que consiste de um sal do

metal a ser aplicado, dissolvido em gua. Dois eletrodos alimentados por uma fonte de corrente alternada de baixa tenso so imersos no eletrlito. O ctodo a pea de trabalho a ser tratada por eletrod eposio e o nodo , ou um eletrodo inerte ou, na maioria das vezes, uma barra ou uma cesta de esferas do mesmo metal da galvanoplastia para que se mantenha a concentrao de ons metlicos no eletrlito. Se o nodo for um eletrodo inerte, a concentrao de ons metlicos no eletrlito ser mantida pela adio peridica de sais metlicos.

Quando se aplica uma corrente eltrica, os ons metlicos carregados positivamente so depositados no ctodo (pea). A gua dissociada, liberando hidrognio no ctod o e oxignio no nodo. Estes gases so liberados na forma de bolhas na superfcie do lquido. A densidade de corrente, expressa em ampres por decmetro quadrado da superfcie da pea em trabalho, varia de acordo com a operao quanto maior a densidade de corrente, maior a taxa de evoluo do gs. Alm do sal contendo o on metlico, o eletrlito de galvanoplastia pode conter substncias qumicas para o ajuste da condutividade eltrica do eletrlito, aditivos que determinam o tipo de sedimento e um filtro para controle do pH. O tratamento pode se desenvolver numa seqncia de eletrlitos, ou seja, o ctodo (pea) pode receber uma camada metlica preliminar de determinado metal e na seqncia ser conduzido para outro eletrlito, onde ir receber outro depsito de um metal diferente. Por exemplo, para a cromao, a pea inicialmente cobreada e, no final recebe uma camada de cromo. A construo de um tanque de galvanoplastia, mostrado na Figura 2, feito de plstico rgido ou de ao com revestimento de plstico, borracha ou chumbo. Os nodos e ctodos, ficam pendentes e imersos no eletrlito e so

conectados eletricamente fonte de corrente contnua por barras coletoras de cobre.

A Figura 3 apresenta um exemplo de galvanoplastia com cromo. Neste sistema, o eletrlito de galvanoplastia contm um sal de cromo e o nodo quimicamente inerte. Na cromao decorativa a pea revestida rimeiramente com cobre ou nquel, aplicando -se ento uma fina camada de cromo sobre esta base.

2.3. Ps-Tratamento No Ps-tratamento, as peas podem passar pelo processo de lavagem com gua fria ou quente; secagem em centrfuga, estufa ou jatos de ar;

camada de leo para embalagem e proteo e pintura ou envernizamento para encaminhamento para a embalagem, estoque e expedio. As indstrias de galvanoplastia que atendem as indstrias metalrgicas, de construo civil e outras, so instaladas prximas aos plos industriais. Os metais mais usados para o revestimento deste tipo de peas so, cdmio, cobre, nquel, estanho, cromo e zinco. As indstrias de folheados revestem artigos de bijuterias e similares, principalmente com ouro, prata, rdio e paldio. Os trs principais plos esto localizados em Limeira, no Estado de So Paulo, denominada Capital dos Folheados, que produz 60 % das jias e folheados do pas, em Guapor, no Rio Grande do Sul e em Juazeiro do Norte, no Cear.
3. TRATAMENTO DOS RESDUOS DA INDUSTRIA GALVNICA

Dessas etapas provm o maior volume de efluentes contendo metais pesados, que deve ser submetido a tratamento prvio ao seu descarte. importante ressaltar que uma prtica industrial baseada nos princpios de reduo de emisses na fonte, reci clagem e reaproveitamento deve sempre orientar as aes de operaes e processos. Diversas tcnicas podem ser utilizadas para retirar metais de solues, tornando os efluentes adequados para o seu lanamento em cursos dgua. Tcnicas tais como precipitao qumica, coagulao-floculao, flotao, troca-inica, adsoro, filtrao por membranas, extrao lquido-lquido esto entre as mais investigadas (Kurniawan, 2006; Wei, 2005; Schugerl et al, 1996; Csicsovszki et al, 2005; Tomaszewska et al, 2001; Jandov et al, 2002, Zhou et al, 1999), sendo que cada uma destas possui vantagens e desvantagens, logo a escolha do processo de tratamento balizada pela sua viabilidade tcnica e econmica. A precipitao qumica indu bitavelmente o mtodo mais utilizado para o tratamento de efluentes da indstria galvnica apontado na literatura (Kurniawan, 2006; Zhou et al, 1999). As principais vantagens da precipitao qumica esto no fato da tecnologia e agentes alcalinizantes estarem disponveis, especialmente a cal, que de custo muito baixo. Alm disso, a operao e manuteno dos equipamentos relativamente simples se o objetivo estritamente tratar o efluente. Esse mtodo convencional de tratamento de efluentes industriais contendo metais em soluo aquosa consiste na elevao do pH do meio at valores acima de 9,0, promovendo condies de baixa solubilidade dos hidrxidos dos metais que se precipitam sob a forma de hidrxidos ou complexos diversos. Devido s condies de elevada supersaturao, os slidos formados so coloidais e requerem eta pas de coagulao/floculao para sua separao da fase lquida residual. Uma quantidade considervel de precipitado (lama) usualmente classificado segundo a norma ABNT-NBR 10.004 como resduo classe I, perigoso e txico, gerado como resduo do processo de tratamento. A disposio final da lama gerada deve ser realizada em aterros industriais controlados ou, quando

possvel, pode ser enviada para co-processamento em fornos de clnquer, o que representa custos significativos d e implantao e manuteno, consistin do, ainda, em um impacto ambiental negativo considervel. As principais desvantagens da precipitao qumica esto relacionadas com a ocorrncia de reaes paralelas em funo da composio qumica do efluente e da necessidade de se estabelecer a dose do agente alcalinizante atravs de testes de jarros. A superdosagem do lcali pode reduzir a eficincia do tratamento devido formao de hidro xocomplexos solveis. Adicionalmente, para uma eficiente etapa de separao slido-lquido, necessria uma etapa subseqente de coagulao -floculao, o que pode elevar os custos do processo como um todo. Nas ltimas dcadas, verificou-se uma tendncia crescente no tratamento dos efluentes, associada recuperao de compostos e /ou metais presentes, na forma de subprodutos de alto va lor agregado com base nos princpios de Produo Mais Limpa (P+L). As tcnicas disponveis para tratar os efluentes conferindo gua condies de reciclagem ao processo, tais processos de troca inica, extrao lquido-lquido, filtrao por membranas (osmose reversa, microfiltrao, ultrafiltrao, nanofiltrao) vm alcanando espao (Kurniawan et al, 2006). Essas tcnicas apresentam custos de investimento mais elevados, alm de uma tecnologia esp ecfica para cada tipo de efluente, o que ainda tem inviabilizado a maioria das aplicaes principalmente em empresas de pequeno e mdio porte, resultando no direcionamento do processo para o estrito tratamento do efluente, sem apli cao integral de conceitos de P+L.
4. RISCOS AMBIENTAIS DA INDSTRIA GALVNICA

De acordo com Bosco et al [9], as matrias -primas empregadas nos processos galvanotcnicos resultam, com poucas excees, em resduos extremamente venenosos. Estes resduos so representados princ ipalmente por metais pesados, que apresentam forte tendncia a bioacumulao, e aos solventes e cidos utilizados nas etapas de desengraxe e decapagem. Alm dos efluentes, tambm deve -se dar uma ateno especial aos eletrlitos galvnicos, pois estes possu em maior concentrao de materiais venenosos que os efluentes da resultantes, e um escoamento descontrolado dos mesmos provoca prejuzos bem maiores do que o escoamento de guas no tratadas. Segundo Santos et al [10], h muito tempo a atividade de galvan oplastia considerada crtica ambientalmente. Dada a utilizao macia de gua e produtos qumicos a imagem do setor no positiva. A atividade de galvanoplastia altamente impactante. Dividindo -se nos trs meios liquido, slido e gases temos um apanhado dos impactos causados ao meio ambiente. Sero apresentados os impactos de praticamente todos os insumos presentes na atividade.

4.1. Consumo de gua e gerao de efluentes. A gua o principal insumo utilizado nas indstrias de galvanoplastia. Com exceo do desengraxe por solventes, todos os outros eletrlitos so solues aquosas. O consumo da gua um fator que preocupa o industririo em dois pontos [10]:  Custo da gua consumida: em vrias regies do pas h escassez do recurso, tendncia que pode se agravar com a super explorao de guas superficiais e subterrneas. Com o tempo pode aumentar o custo deste recurso;  Maior consumo de gua implica em maior quantidade de efluentes, portanto, maiores custos em seu tratamento, maior gerao de lo do no tratamento, etc. Os efluentes gerados no processo galvnico so compostos tanto por gua de desengraxe como por descarte de alguns eletrlitos. Efluentes perigosos exigem tratamento e disposio especiais e incluem:  Eletrlitos gastos ou contaminad os contendo metais;  Solues gastas de limpeza (cido sulfrico, clordrico, cido crmico ou hidrxido de sdio);  Sais e metais pesados em soluo. Estes efluentes necessitam em muitos casos serem tratados em Estaes de Tratamento de Efluentes (ETE), dentro das empresas, aps o qual procede-se ao descarte em redes de gua e esgoto, ou direto em corpos dgua, dependendo do tratamento ou da disponibilidade de rede de esgoto na regio. Acidentes ou a falta de tratamento adequado dos efluentes podem causar: 1. Perda do sistema de tratamento biolgico de esgotos da regio e conseqentes problemas no seu gerenciamento; 2. Danos aos recursos hdricos para abastecimento, por contaminao grave em virtude de cianeto, metais, etc; 3. Destruio de ecossistemas aquticos. 4.2. Emisses Atmosfricas As emisses provenientes da atividade so oriundas do uso de compostos orgnicos volteis (VOC) e de material particulado fino. A presena de particulados pode causar problemas de sade aos moradores prximos da empresa [10]. As emisses de uma galvanoplastia incluem:  Vapores cidos ou com cianetos;  Partculas metlicas ou p do processo;  Nvoas de aerossol.

4.3. Resduos slidos Os principais resduos slidos gerad os em indstrias galvnicas so [10]: - Lodo de tratamento, que contm sais metlicos precipitados na forma de hidrxidos;  Produtos rejeitados;  P de polimento; Os resduos slidos, notadamente o lodo do tratamento, so um dos problemas que mais afeta a atividade. Atualmente, a alternativa mais us ada a disposio em aterros especiais, com altos custos de disposio. Em funo dos metais presentes no lodo, este resduo classificado como classe I Perigoso, pela ABNT NBR 10004 [11], o que exige esta destinao controlada. 4.4. Energia Alm da gua, o segundo insumo mais utilizado em galvanoplastia a energia eltrica. Ela necessria para as reaes de deposio, operao de eletrlitos, motores e compressores, alm do aquecimento dos eletrlitos e a secagem de peas. Embora no haja legisla o que controle este consumo, a exemplo do que ocorre com a gua deve -se ter o cuidado de reduzir o consumo de eletricidade ao mnimo, de modo a reduzir custos. 4.5. Metais O principal impacto dos metais no ambiente est na forma de sais solveis, que no so destrudos no processo de tratamento, permanecendo no lodo resultante. A sua forma pode mudar ou ser alterada para que no estejam facilmente biodisponveis, mas continuam presentes. Os principais metais esto listados abaixo.  Cobre: O cobre quando liberado no solo se agrega fortemente matria orgnica e minerais. No tem mobilidade, dificilmente chegando s guas subterrneas, mas nas guas superficiais pode viajar a grandes distncias na forma de ons livres, suspensos ou sedimentados;  Nquel: adsorvido pelos sedimentos ou solo ficando imobilizado, sendo que em solos cidos, sua mobilidade permite que atinja as guas subterrneas. Sabe-se que altas concentraes de nquel em solos arenosos prejudicam as plantas, enquanto a presena do metal em guas superficiais pode diminuir as taxas de crescimento de algas;  Ouro: A biodegradao de ouro em ambientes aerbios muito pequena. No h evidncia de que cause problemas ecolgicos, mesmo por que em virtude de seu valor econmico, em geral, procede -se a sua recuperao;  Prata: Em soluo a prata inica extremamente txica fauna e a flora aqutica. A toxicidade do on prata varia drasticamente com a sua disponibilidade, sendo que em sistemas aquticos naturais o on prata rapidamente complexado e adsorvido pelo mater ial dissolvido ou suspenso. A

prata inibe enzimas para o ciclo do fsforo, enxofre e nitrognio de bactrias nitrificantes no solo em concentraes de 540 a 2700 mg Ag/ kg. A acumulao de prata do solo pelas plantas terrestres baixa;  Cromo: O cromo um metal que se apresenta na natureza sempre combinado ao oxignio dando origem aos chamados cromatos, entre outros. O uso mais destacado do cromo puro ocorre nos processos de galvanoplastia ou cromagem de peas de automveis e equipamentos eltricos. A inalao de poeiras, fumaas e nvoas liberadas deste produto, por exemplo, nos trabalhadores de galvanoplastia e revestimento de metais, e o contato com a pele e mucosas, so geralmente responsveis pelo aparecimento de dermatites ulcerosas na pele, perfura o do septo nasal e comprometimento do aparelho respiratrio. A inalao de poeiras ou nvoas contendo cromatos produz tosse, falta de ar, dores de cabea e no peito. A exposio prolongada ao cromo, bicromatos, pode causar cncer no pulmo dos trabalhado res.  Rdio: Os dados que existem referem-se sade ocupacional. Os compostos de rdio devem ser considerados altamente txicos e carcinognicos. Marcam a pele fortemente;  Estanho: O estanho em si tem baixa toxicidade, mas a adquire quando na forma orgnica, se mantendo por longo perodo no ambiente. Conhecidos por serem muito txicos aos fungos, algas e fitoplncton, o tributil estanho e o trifenil estanho so alguns desses compostos. 4.6. cidos e lcalis: De modo geral os cidos e lcalis so bastante usados na galvanoplastia, e sua descarga sem neutralizao prejudica os cursos dgua e redes de esgoto. Vazamentos e derramamentos podem tambm contaminar o solo. Os cidos e lcalis mais comuns em galvanoplastias so:  cido clordrico;  cido sulfrico;  Hidrxido de sdio;  Hidrxido de potssio. 4.7. Outros  Cianetos: Compostos solveis de cianeto tais como o cianeto de hidrognio ou de potssio tm baixa adsoro em solo com alto pH, alto carbonato e baixa argila. No entanto, em pH menores que 9,2 a maior parte do cianeto livre se converte em HCN que altamente voltil e txico. Os cianetos solveis no se bioconcentram;  Surfactantes: so usados em desengraxante s, umectantes, decapantes e abrilhantadores. Alguns surfactantes tem baixa degradabilidade em sistemas aquticos;

 Nitrilas: So altamente volteis e biodegradveis quando lanadas em gua, e no se bioconcentram em organismos aquticos. As nitrilas tem o potencial de lixiviar para as guas subterrneas por no serem adsorvidas pelo solo. Elas resistem a hidrlise no solo e na gua. Desta forma, observa-se que um grande nmero de insumos utilizados nos processos de galvanoplastia possuem toxicidade ou peri culosidade se no forem manuseados e/ou tratados adequadamente. Porm, existem meios de prevenir e remediar danos ao meio ambiente e tambm aos trabalhadores envolvidos no processo. 5. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS:

[1] FRANCO, T.; DRUCK, G.. Padres de Industrializao, Riscos e Meio Ambiente. Cincia & Sade Coletiva, 3(2): 61 -72, 1998. [2] SESI - Manual de Segurana e Sade no Trabalho. Gerncia de Segurana e Sade no Trabalho So Paulo, 2007. [3] PASQUALINI, A. Estudo de Caso Aplicado a Galvanoplastia. Dissertao de Mestrado - Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Produo, UFSC. Florianpolis, 2004. [4] BOHRQUEZ, L. A. B. Situacion Ambiental del Setor de Recubrimento de Metales - Galvanoplastia Chile, Colmbia e Equador, 1997. [5] ROJAS, J. R. M. Proposta para Padronizao do Circuito Operatrio de um Sistema de Galvanoplastia. Dissertao de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina. Programa de Ps Graduao. Florianpolis, 1994. [6] FOLDES, P. A. Galvanotcnica. Prtica I e II. So Paulo: Polgono, 1974. [7] BUZZONI, H. A. Galvanoplastia So Paulo: 1982 [8] BURGESS, W. A. Identificao de Possveis Riscos Sade do Trabalhador nos Diversos Processos Industriais. Belo Horizonte: Ergo Editora, 1997. [9] BOSCO, A. A. et. al. Efluentes Derivados dos Processos de Galvanoplastia. Curso de Tecnologia em Saneamento Ambiental. Laboratrio de Pesquisas Ambientais LAPA, Limeira - SP, 2003. [10] SANTOS, M. S.; YAMANAKA, H. T.; PACHECO, C. E. M.. Bijuterias. So Paulo: CETESB, 2005. [11] ABNT Associao Brasileira de Normas Tcnicas, NBR 10.004: Resduos Slidos- Classificao. So Paulo, Brasil, 2004. [12] CIERPISZEWSKI, R. et al. Removal of zinc(II) from spent hydrochloric acid solutions from zinc hot galvanizing plants. Indu strial Engineering Chemistry Research, v. 41, p. 598-603, 2002. [13] CSICSOVSZKI, G., KKESI, T. AND TRK, T.I. Selective recovery of Zn and Fe from spent pickling solutions by the combination of anion exchange and membrane electrowinning techniques. Hyd rometallurgy, n. 77, p. 19-28, 2005.

[14] JANDOV, J., MAIXNER, J., GRYGAR, T. Reprocessing of zinc galvanic waste sludge by selective precipitation. Ceramics Silikty, v. 46, n. 2, p. 5255, 2002. [15] KURNIAWAN, T.A et al. Physico-chemical treatment techniques for wastewater laden with heavy metals. Chemical Engineering Journal, v. 118, p. 83-98, 2006. [16] SCHUGERL, K., BURMASTER, T., GUDORF, M. Selective extractive recovery of metals from heavy-metal-hydroxy sludges of a pickling plant and galvanic processing. In: Shallcross, D., Paimin, R., Prvcic, L. (Eds.), [17] TOMASZEWSKA, M., GRYTA, M., MORAWSKI, A.W. Recovery of hydrochloric acid from metal pickling solutions by membrane distillation.eparation and Purification Technology, n. 22 -23, p. 591-600, 2001. [18] WEI, X., JR., R.C.V. AND BUZBY, K.M. Recovery of iron and aluminum from acid mine drainage by selective precipitation . Environmental Engineering Science, v. 22, n. 6, p. 745 -755, 2005. [19] ZHOU, P. et al. Heavy metal removal from wastewater in fluidized bed reactor. Water Research, v. 33, n. 8, p. 1918 -1924, 1999.

You might also like