You are on page 1of 2

Cursos de Estatstica Aplicada s Cincias

em parceria com o Departamento de Matemtica da UA

Informaes Gerais
O Departamento de Matemtica da Universidade de Aveiro apresenta, pela primeira vez, um conjunto de 3 aces de formao (de curta durao), na rea da Estatstica Aplicada s Cincias, durante os meses de vero: Junho e Julho. Estas aces podem ser frequentadas de uma forma autnoma, pelo que as pessoas interessadas podero inscrever-se em uma ou mais aces, consoante os seus interesses e/ ou necessidades. Com a frequncia de cada aco, obter no final um Certificado de Formao Profissional. Os exerccios propostos nestas aces sero baseados em problemas reais, podendo o formando apresentar e analisar problemas relacionados com o seu trabalho/projecto.

Aco I - Introduo anlise estatstica


. Efectuar anlises estatsticas bsicas, com vista ao reconhecimento e compreenso de factores importantes em diversas reas do conhecimento. . Organizar e analisar vrios tipos de dados, seleccionando alguns mtodos e tcnicas estatsticas adequadas com recurso a software estatstico (p.e. Excel, SPSS). Formadores: Vera Afreixo e Lus Silva do Departamento de Matemtica da Universidade de Aveiro. De 27 de Junho a 02 de Julho 2011, das 16h s 20h, com a durao total de 20 horas.

Junho e Julho de 2011 Unave/ Universidade de Aveiro

Aco II - Mtodos estatsticos para comparao de populaes


. Seleccionar mtodos e tcnicas estatsticas mais adequadas aos objectivos. . Estruturar dos dados em estudo de forma a obter resultados estatsticos com recurso a um software (SPSS). . Interpretar, organizar e apresentar os resultados obtidos. Formador: Pedro S Couto, Departamento de Matemtica da Universidade de Aveiro. De 4 a 8 de Julho de 2011, das 16h s 20h, com a durao total de 20 horas.

Aco III - Anlise estatstica multivariada


Explicar tcnicas de anlise multivariada de dados, nomeadamente, Anlise de Componentes Principais (ACP), Anlise Factorial (AF) e Anlise Classificatria (ou de Clusters, AC), com nfase nos seus conceitos bsicos e condies de aplicao. Extrair potencialidades do programa estatstico SPSS na aplicao daquelas tcnicas, fomentando a anlise crtica, interpretao e escrita dos resultados a partir do estudo de vrios exemplos concretos. Formadores: Adelaide Freitas do Departamento de Matemtica da Universidade de Aveiro e Sara Roque, Mestre em Matemtica e Aplicaes. De 13 a 19 de Julho de 2011, das 16h s 20h, com a durao total de 20 horas.

Pblico alvo
Profissionais, Investigadores ou Estudantes do 1/2/3 ciclo nas reas das Cincias da Sade, Cincias Sociais, Economia e Gesto, Psicologia, Biologia e a todos os que pretendam adquirir competncias em reas da Estatstica Aplicada.

Competncias a adquirir
Todas as aces esto direccionadas para a aquisio das seguintes competncias: . Seleccionar mtodos e tcnicas mais adequadas aos objectivos e estrutura dos dados em estudo, recorrendo a softwares mais generalistas (Excel) ou mais especficos para anlises estatsticas (SPSS ou R); . Interpretar, organizar e apresentar os resultados obtidos; . Delinear o planeamento de futuros estudos especializados nas respectivas reas

Coordenao cientfico- pedaggica


A coordenao cientfico-pedaggica das trs aces de formao da responsabilidade de Andreia Hall, Professora Associada do Departamento de Matemtica da Universidade de Aveiro.

Preo de inscrio
O preo de cada aco de formao de 200. Descontos: Estudantes da Universidade de Aveiro - 30% . Para os restantes, a inscrio em 2 ou mais Cursos 10% no valor total. Os descontos no so acumulveis.

Local de realizao
A realizao da formao ser nas instalaes da Unave/ Universidade de Aveiro.

Inscries e informaes:
Unave - Associao para a Formao Profissional e Investigao da Universidade de Aveiro Campus Universitrio de Santiago Pavilho 1 3810-193 Aveiro www.unave.ua.pt form.interempresas@unave.ua.pt tlf.: 234 370 833

You might also like