You are on page 1of 8

Propriedades Fsicas: Ponto de Ebulio

Curso: Qumica Bacharel em Qumica Tecnolgica.

Agosto 2009

1. Introduo
Ocasionalmente, necessria a determinao de substncias com apenas poucos dados oferecidos. Como a caracterizao de alguns compostos lquidos e slidos de baixo P.F., feita pelo seu ponto de ebulio, esta se torna uma propriedade muito til. Ele a temperatura na qual a presso de vapor do lquido se iguala presso atmosfrica. possvel determin-lo, experimentalmente, atravs de uma destilao simples (em quantidade de matria suficiente) ou pelo mtodo de Siwoloboff (Vogel) (com apenas 5 a 10 gotas de lquido). Pelo ltimo processo citado, a determinao feita pela observao do escape vagaroso de bolhas de ar da extremidade de um capilar (previamente fechado em um extremo), at o escape rpido e contnuo de bolhas, que demonstra quando foi alcanado o ponto de ebulio. Observa-se que o ponto de ebulio, assim como o ponto de fuso, um importante ndice que identifica a pureza de substncias. Analisando-se uma faixa de temperatura inicial (To) e temperatura final (Tf) de P.E. que se evidencia esse grau. Certos lquidos orgnicos so higroscpicos e outros se decompem quando aquecidos. Notando-se uma faixa larga no P.E, recomendada a realizao de uma destilao fracionada.

2.

Objetivos

Determinao do ponto de ebulio de substncias conhecidas atravs do mtodo de Siwoloboff. Utilizando o tubo de Thiele com o termmetro calibrado acoplado e um fino tubo de ensaio contendo o lquido com um capilar mergulhada no mesmo.

Tubo de Thiele

3. Experimento 3.1. Material Utilizado:

Capilares, Bico de Bunsen, Tubo de Thiele (preenchido por leo de cozinha), Termmetro, Anel de borracha; Tubos de Ensaio, Bquer; gua; Tela de Amianto; Trip; Prolas (essas podem ser pedaos de porcelana quebrados em pequenas partes). Amostras de substncias lquidas. As amostras utilizadas foram o etanol, a acetona e o heptano.

3.2.

Procedimento Experimental

a) Pelo mtodo do tubo de Thiele ou Mtodo de Siwoloboff (Vogel): Este mtodo deve ser realizado duas vezes. I - Feche uma extremidade do capilar (no bico de Bunsen) II - Preencha o tubo de ensaio com +/- 1cm de substncia e depois adicione o capilar com a extremidade fechada voltada pra cima. III - Amarre o termmetro ao fino tubo de ensaio por meio do anel de borracha. IV - Mergulhe o termmetro mais o tubo de ensaio dentro do tubo de Thiele (j devidamente preenchido pelo leo de cozinha) de modo que o anel de borracha no encoste no leo. V - Aquea rapidamente a mistura e assim que obtiver as primeiras mudanas (bolhas, cor, etc) de estado, anote o valor da temperatura, e anote tambm o valor da temperatura aps o trmino da ebulio. VI - Esfrio o termmetro at atingir uns 10 a 15C menor que a temperatura de ebulio encontrada. Esse resfriamento pode ser feito deixando o termmetro descansar ou umedecendo-o com "papel toalha" e gua, mas tome cuidado e certifique-se de que o termmetro apresenta uma temperatura inferior a 100C. VII - Com o termmetro resfriado, repita os passos de I a IV, agora aquea o termmetro vagarosamente e anote os valores iniciais e finais da temperatura de ebulio. OBS: Se os valores iniciais e finais apresentarem uma variao maior de 0,5C a substncia est impura e se menor a substncia estar pura. b) Mtodo alternativo: I - Preencha um tubo de ensaio com +/- 1cm de amostra, coloque o termmetro dentro do tubo de ensaio (mas o termmetro no deve encostar na amostra), coloque algumas prolas dentro do tubo de ensaio e o tampe de tal maneira que o tubo de ensaio no pegue presso (isto pode ser obtido fazendo pequenos furos na tampa ou colocando-se um capilar com as 2 extremidades abertas nas tampa do tubo de ensaio de tal maneira que a presso do sistema ser liberada pelo capilar). II - Coloque um bquer com gua sobre a tela de amianto de tal maneira que o nvel de gua seja o mesmo nvel de substncia colocada no tubo de ensaio. III - Aquea o sistema e anote os valores de temperatura inicial e final de ebulio. A temperatura inicial pode ser anotada quando as primeiras gotas da amostra se condensarem no bulbo do termmetro.

3.3Resultados Obtidos
Amostra Etanol Acetona (Propanona) Determinao 1 2 1 2 Temperatura inicial To = 76C To = 80C To = 50C To = 70C* Temperatura final T = 82C T = 85C T = 52C T = 70C* Tipo de aquecimento rpido lento rpido lento*

*Obs.: O capilar foi adicionado na temperatura de 70C, demonstrando sua importncia para o sistema. O sistema atingiu a temperatura de 70C, mas a amostra no ebuliu. O aquecimento foi ento desligado e adicionado ao sistema o capilar, e instantaneamente a amostra entrou em ebulio. Mtodo Alternativo: Amostra Heptano Dados reais (1 atm): Etanol: PE = 85C Acetona: PE = 56C Heptano: PE = 98,42 C Determinao 1 Temperatura inicial 60C Temperatura final 80C

3.4Tabela para Comparao


Pontos de ebulio de alguns lquidos: N 1 2 3 4 5 6 7 Substncias Acetona Ciclo - Hexano Acetato de Etila Hexano lcool Isoproplico lcool Etlico lcool n-proplico Pontos de Ebulio (C a 1 atm) 56 81 77 69 83 85 97

4.

Concluso

O mtodo de identificao de substncias pelo seu ponto de ebulio provou-se eficiente, porm deve ser realizado obedecendo risca o tempo necessrio para a sua efetivao. Muitas das substncias ou a utilizao do mtodo alternativo ocupam um intervalo de tempo relativamente grande, e para atingir o objetivo do procedimento corretamente preciso cooperao. Outro fator de extrema importncia a adio do capilar na amostra. Sem ele no existe uma diferena de presso, logo no efetuasse a ebulio e no h a formao das bolhas. Analisando-se os verdadeiros pontos de ebulio das substncias com os obtidos no experimento, observou-se proximidade entre os valores. Quando a determinao foi realizada pelo aquecimento rpido da amostra, notou-se uma variao grande da temperatura real. J, o aquecimento lento apresentou resultados mais exatos, como durante a determinao do ponto de fuso. Alm disso, observou-se que os intervalos entre o incio e o fim da ebulio obtiveram resultados acima do esperado, apontando a existncia de impurezas na amostra. No P.F. isso tambm foi notado. Portanto, para uma determinao eficaz devem-se seguir todos os procedimentos e fazer as anotaes adequadamente. Um ponto de ebulio bem definido, junto com outras propriedades auxiliam na identificao limitada por poucos dados.

You might also like