You are on page 1of 16

guas urbanas

Carlos E. M. TuCCi
Desenvolvimento urbano Estrutura urbana
desenvolvimento

urbano se acelerou na segunda metade do sculo XX com a concentrao da populao em espao reduzido, produzindo grande competio pelos mesmos recursos naturais (solo e gua), destruindo parte da biodiversidade natural. o meio formado pelo ambiente natural e pela populao (socioeconmico urbano) um ser vivo e dinmico que gera um conjunto de efeitos interligados, que sem controle pode levar a cidade ao caos. o desenvolvimento sustentvel urbano tem o objetivo de melhorar a qualidade da vida da populao e a conservao ambiental. tambm essencialmente integrador na medida em que a qualidade de vida somente possvel com um ambiente conservado que atenda s necessidades da populao, garantindo harmonia do homem e da natureza. os principais componentes da estrutura da gesto da cidade envolvem os seguintes elementos: Planejamento e gesto do uso do solo: trata da definio, por meio do Plano diretor urbano, de como a cidade prevista para ser ocupada e suas correes com relao ao cenrio do passado e do presente; infra-estrutura viria, gua, energia, comunicao e transporte: planejamento e gesto desses componentes da infra-estrutura que podem ser de atribuio de implantao pblica ou privada, mas devem estar regulados pelo municpio; Gesto socioambiental: a gesto do meio ambiente urbano realizada por entidades municipais, estaduais ou federais de acordo com a estrutura institucional. a gesto envolve a avaliao e aprovao de projetos, monitoramento, fiscalizao e pesquisa para que o desenvolvimento urbano seja socioambiental sustentvel.

Indicadores
os sistemas urbanos1 so primordialmente reas de consumo e moradia. Possuem diferentes dimenses ou integrao de vrias reas como Regies Metropolitanas. em 1900, 13% da populao mundial eram urbanas, atualmente chegam a 50%, ocupando apenas 2,8% do territrio do globo. a populao urbana no Brasil chega a 83%. em 2010 est previsto que 50,8% da populao urbana do mundo estaro na sia e 13,4%, na amrica Latina e Caribe. o mundo est se tornando cada vez mais urbano em razo do desenvolvimento econmico, gerando presso sobre o ambiente ocupado pela urbanizao.
estudos avanados
22 (63), 2008

97

os principais indicadores do desenvolvimento urbano so os seguintes: Populao: taxa de crescimento, migrao e densificao urbana; econmico: renda, produto bruto e perfil de produo; uso do solo: distribuio por tipo de uso do espao urbano em residencial, comercial e industrial, reas pblicas. a urbanizao aumenta com o crescimento econmico, quando o perfil da renda se altera e o emprego se concentra mais nos servios e na indstria do que na agricultura. Com a urbanizao, a taxa de natalidade tende a diminuir em razo de vrios fatores sociais. o crescimento urbano ocorrido nas ltimas dcadas transformou o Brasil num pas essencialmente urbano (83% de populao urbana). esse processo se deu especialmente nas Regies Metropolitanas (RM) e nas cidades que se transformaram em plos regionais. as RM possuem um ncleo principal com vrias cidades circunvizinhas. a taxa de crescimento do ncleo da RM pequena, enquanto o crescimento da periferia muito alto. as cidades acima de um milho de habitantes crescem a uma taxa mdia de 0,9% anual, enquanto os plos regionais com populao entre cem mil e quinhentos mil (cidades mdias segundo Ipea/IBGe (MMa, 2000)) crescem a uma taxa de 4,8% (IBGe, 1998). todos os processos inadequados de urbanizao e impacto ambiental que se observaram nas RM esto se reproduzindo nas cidades de mdio porte. Cidades com populao acima de cem mil habitantes correspondem a 51% da populao total do pas, distribudos em 212 municpios, enquanto os trinta maiores municpios (acima de quinhentos mil) representam 27% da populao. desde o sculo passado, o desenvolvimento urbano passou a criar padres de concentrao urbana. nas grandes cidades, houve um processo de desconcentrao urbana em direo periferia, deixando o centro das cidades despovoado e degradado. dificuldades de vias de transporte, aumento de trfego, deteriorao do transporte tm levado a mudanas de atitude nesse processo. no Brasil, em algumas cidades, a populao em rea irregular ou informal chega a 50% (MMa, 2000). o crescimento da populao favelada tem sido significativo, e mesmo o seu adensamento preocupante. o crescimento populacional ocorre especialmente na populao de baixa renda, e a populao favelada deve dobrar nos prximos dez anos, chegando a 13,5 milhes de pessoas. Isso reflete o dficit habitacional resultado da situao econmica, j que a participao do estado no aumento da moradia foi da ordem de 27% (MMa, 2000). os principais problemas relacionados com a infra-estrutura e a urbanizao nos pases em desenvolvimento, com destaque para a amrica Latina, so: Grande concentrao populacional em pequena rea, com deficincia no sistema de transporte, falta de abastecimento e saneamento, ar, gua poluda e inundaes. essas condies ambientais inadequadas reduzem condies de sade, qualidade de vida da populao, impactos ambientais, e so as principais limitaes ao seu desenvolvimento.
98

estudos avanados

22 (63), 2008

aumento da periferia das cidades de forma descontrolada pela migrao rural em busca de emprego. esses bairros geralmente esto desprovidos de segurana, de infra-estrutura tradicional de gua, esgoto, drenagem, transporte e coleta de resduos slidos, e so dominados por grupos de delinqentes geralmente ligados ao trfico de drogas. a urbanizao espontnea e o planejamento urbano realizado para a cidade ocupada pela populao de renda mdia e alta. Para reas ilegais e pblicas, existe invaso e a ocupao ocorre sobre reas de risco como de inundaes e de escorregamento, com freqentes mortes durante o perodo chuvoso. Parte importante da populao vive em algum tipo de favela. Portanto, existem a cidade formal e a informal. a gesto urbana geralmente atinge somente a primeira.

Impactos sobre guas urbanas o planejamento urbano realizado para a cidade formal, e para a cidade informal so analisadas tendncias dessa ocupao. os principais problemas relacionados com a infra-estrutura de gua no ambiente urbano so: Falta de tratamento de esgoto: grande parte das cidades da regio no possui tratamento de esgoto e lana os efluentes na rede de esgotamento pluvial, que escoa pelos rios urbanos (maioria das cidades brasileiras); outras cidades optaram por implantar as redes de esgotamento sanitrio (muitas vezes sem tratamento), mas no implementam a rede de drenagem urbana, sofrendo freqentes inundaes com o aumento da impermeabilizao; ocupao do leito de inundao ribeirinha, sofrendo freqentes inundaes; Impermeabilizao e canalizao dos rios urbanos com aumento da vazo de cheia (sete vezes) e sua freqncia; aumento da carga de resduos slidos e da qualidade da gua pluvial sobre os rios prximos das reas urbanas; deteriorao da qualidade da gua por falta de tratamento dos efluentes tem criado potenciais riscos ao abastecimento da populao em vrios cenrios, e o mais crtico tem sido a ocupao das reas de contribuio de reservatrios de abastecimento urbano que, eutrofizados, podem produzir riscos sade da populao. existe uma viso limitada do que a gesto integrada do solo urbano e da sua infra-estrutura, e grande parte dos problemas destacados aqui foi gerada por um ou mais dos aspectos destacados a seguir: Falta de conhecimento: da populao e dos profissionais de diferentes reas que no possuem informaes adequadas sobre os problemas e suas causas. as decises resultam em custos altos, e algumas empresas se apiam para aumentar seus lucros; Concepo inadequada dos profissionais de engenharia para o planejamento e controle dos sistemas: uma parcela importante dos engenheiros
estudos avanados
22 (63), 2008

99

que atuam no meio urbano est desatualizada quanto viso ambiental e geralmente busca solues estruturais que alteram o ambiente, com excesso de reas impermeveis e conseqente aumento de temperatura, inundaes, poluio, entre outros; Viso setorizada do planejamento urbano: o planejamento e o desenvolvimento das reas urbanas so realizados sem incorporar aspectos relacionados com os diferentes componentes da infra-estrutura de gua. uma parte importante dos profissionais que atuam nessa rea possui uma viso setorial limitada; Falta de capacidade gerencial: os municpios no possuem estrutura para o planejamento e gerenciamento adequado dos diferentes aspectos da gua no meio urbano.

guas urbanas
as guas urbanas englobam o sistema de abastecimento de gua e esgotos sanitrios, a drenagem urbana e as inundaes ribeirinhas, a gesto dos slidos totais, tendo como metas a sade e conservao ambiental. nesta seo, inicialmente apresentada uma viso histrica do desenvolvimento das guas urbanas.

Fases das guas urbanas a sociedade agrcola era formada de pequenos grupos ou ncleos que convergiram para as cidades atuais. at o sculo XX, o desafio das cidades era evitar a proliferao de doenas, especialmente pelas condies sanitrias dos efluentes da prpria populao que contaminava suas fontes de abastecimento, criando condies ideais de proliferao de doenas infecciosas. o abastecimento de gua de fontes seguras e a coleta de esgoto, com despejo a jusante (sem tratamento) do manancial da cidade, tiveram como finalidade evitar doenas e seus efeitos, mas acabaram transferindo os impactos para jusante. essa fase chamada de higienista. o crescimento urbano no referido sculo se acelerou depois da segunda Guerra Mundial, ocorreu um boom de crescimento populacional, chamado de baby boomer. esse processo foi seguido da urbanizao acelerada, levando uma alta parcela da populao para as cidades nesses pases, resultando novamente em colapso do ambiente urbano em razo dos efluentes sem tratamento e da poluio area. Para controle desse impacto, no incio da dcada de 1970 houve um marco importante com a aprovao do Clean Water act (Lei de gua limpa) nos estados unidos. essa legislao definiu que todos os efluentes deveriam ser tratados com a melhor tecnologia disponvel para recuperao e conservao dos rios. Foram realizados investimentos macios em tratamento de esgoto domstico e industrial, recuperando em parte a qualidade da gua dos sistemas hdricos (rios, lagos, reservatrios e costeiro). Isso permitiu melhorar as condies ambientais, evitar a proliferao de doenas e a deteriorao de fontes de abastecimento. nessa mesma poca, verificou-se que era insustentvel continuar a construo de obras de drenagem que aumentassem o escoamento em razo
100

estudos avanados

22 (63), 2008

da urbanizao, como a canalizao de rios naturais. Procurou-se revisar os procedimentos e utilizar sistemas de amortecimento em detrimento de canalizao. essa tem sido denominada fase corretiva das guas urbanas. apesar dessas aes, verificou-se que persistia uma parte da poluio em razo das inundaes urbanas e rurais, chamadas de poluio de fontes difusas. desde os anos 1990, esses pases tm investido no desenvolvimento de uma poltica de desenvolvimento sustentvel urbano baseado no tratamento das guas pluviais urbanas e rurais, conservao do escoamento pluvial e tratamento dos efluentes em nvel tercirio para retirada de nitrognio e fsforo que eutrofizam os lagos. a base desse desenvolvimento no uso do solo a implementao da urbanizao, preservando os caminhos naturais do escoamento e priorizando a infiltrao. essa fase tem sido denominada desenvolvimento sustentvel (tabela 1).
tabela 1 Fases do desenvolvimento das guas urbanas
Fase
Pr-higienista: at incio do sculo XX

Caractersticas
Esgoto em fossas ou na drenagem, sem coleta ou tratamento e gua da fonte mais prxima, poo ou rio. Transporte de esgoto distante das pessoas e canalizao do escoamento. Tratamento de esgoto domstico e industrial, amortecimento do escoamento. Tratamento tercirio e do escoamento pluvial, novos desenvolvimentos que preservam o sistema natural.

Conseqncias
Doenas e epidemias, grande mortalidade e inundaes. Reduo das doenas, mas rios contaminados, impactos nas fontes de gua e inundaes. Recuperao dos rios, restando poluio difusa, obras hidrulicas e impacto ambiental. Conservao ambiental, reduo das inundaes e melhoria da qualidade de vida.

Higienista: antes de 1970

Corretiva: entre 1970 e 1990

Desenvolvimento sustentvel: depois de 1990

nos pases em desenvolvimento, as cidades variam de estgio. Inicialmente, quando a populao pequena, o abastecimento realizado a partir de poos ou de um corpo dgua prximo, e o esgoto despejado na drenagem (quando existe) ou evolui para poos negros ou fossas spticas. existe o risco de a gua de abastecimento ser contaminada pelo prprio esgoto. esse cenrio dramtico quando o solo tem baixa capacidade de infiltrao, as fossas no funcionam e o esgoto escoa pelas ruas ou por drenagem. esse estgio anterior ao higienismo, o que provoca a proliferao de doenas transmitidas pela gua. nesse estgio prhigienista, doenas como diarria so a principal causa de mortalidade infantil. o Brasil infelizmente est ainda na fase higienista em razo de falta de tratamento de esgoto, transferncia de inundao na drenagem e falta de controle dos resduos slidos.
estudos avanados
22 (63), 2008

101

Moradores da favela Curicica, em Jacarepagu (rJ), jogam esgoto direto no leito do crrego.

gua e esgoto os servios de gua e esgoto no Brasil so resumidos na tabela 2. Pode-se observar que a cobertura de gua alta no Brasil, mas baixa a cobertura de coleta e tratamento de esgoto.
tabela 2 Cobertura de atendimento de gua e esgoto em %
Tipo
Populao (milhes) Abastecimento de gua1 (%) Coleta de esgoto1 (%) Rede (%) Fossas (%) Tratamento de esgoto
2 (%)

Urbano Cobertura
152 (83%) 91,95 77,22 54,27 22,95

Rural D5
% 8,15 22,78

Total D5
% 11,56 81,57

Cobertura
31,6 (17%) 88,443 18,43 4,08 14,35

Cobertura
183,60 91,35 67,10 45,63 21,47 28,24

D5
% 8,65 32,9

81,8

Fonte: adaptada de esbe (2006) e snIs (2004).


1. Proporo obtida segundo os domiclios de levantamento IBGe para 2005; 2. obtido como proporo de entidades amostradas pelo snIs; 3. cobertura de gua + gua de fonte segura; 4. esse porcentual se refere ao total coletado e no ao total de esgoto; 5. dficit de

atendimento.

102

estudos avanados

22 (63), 2008

Foto associated Press/silvia Izquierdo - 21.3.2008

os servios de gua possuem problemas crnicos: preservao dos mananciais urbanos, perda de gua na distribuio e falta de racionalizao de uso da gua em nvel domstico e industrial. o desenvolvimento urbano tem produzido um ciclo de contaminao, gerado pelos efluentes da populao urbana, que so o esgoto domstico/industrial e o esgoto pluvial. esse processo ocorre em razo de: despejo sem tratamento dos esgotos sanitrios nos rios, contaminando este sistema hdrico. o esgoto pluvial transporta grande quantidade de poluio orgnica e de metais que atingem os rios nos perodos chuvosos. Contaminao das guas subterrneas por despejos industriais e domsticos, por meio das fossas spticas, vazamento dos sistemas de esgoto sanitrio e pluvial, entre outros. depsitos de resduos slidos urbanos, que contaminam as guas superficiais e subterrneas, funcionando como fonte permanente de contaminao. ocupao do solo urbano sem controle do seu impacto sobre o sistema hdrico. Com o tempo, locais que possuem abastecimento tendem a reduzir a qualidade da sua gua ou exigir maior tratamento qumico da gua fornecida populao. Portanto, mesmo existindo hoje uma boa cobertura do abastecimento de gua no Brasil, essa pode ficar comprometida se medidas de controle do ciclo de contaminao no ocorrerem. a legislao de proteo de mananciais aprovada na maioria dos estados brasileiros protege a bacia hidrogrfica utilizada para abastecimento das cidades. nessas reas, proibido o uso do solo urbano que possa comprometer a qualidade da gua de abastecimento. Por causa do crescimento das cidades, essas reas foram pressionadas ocupao pelo valor imobilirio da vizinhana e pela falta de interesse do proprietrio em proteger a rea, j que essa perdeu o valor em razo da legislao e ainda necessita pagar impostos que recaem sobre ela. essas reas so invadidas pela populao de baixa renda, e a conseqncia imediata o aumento da poluio. Muitos proprietrios incentivaram a invaso at para poder vender a propriedade para o poder pblico. a principal lio que se pode tirar desse cenrio que, ao se declarar de utilidade pblica a bacia hidrogrfica do manancial, essa deveria ser adquirida pelo poder pblico ou criar valor econmico para propriedade, mediante a gerao de mercado indireto para a rea (mercado de compensao ambiental, solo criado etc.), ou ainda outros benefcios para os proprietrios, para compensar a proibio pelo seu uso e incentiv-lo a preserv-la. Por exemplo, no sul ou sudeste a disponibilidade hdrica mdia de 20 l.s-1.km-2. Considerando 60% desse valor como a vazo regularizada, 1 ha permite abastecer sessenta pessoas ou quinze
estudos avanados
22 (63), 2008

103

famlias. a rea poderia ser alugada por 0,5% do valor da propriedade por ms com o compromisso do proprietrio de preservar a rea em condies naturais. o valor do aluguel representaria um aumento do valor do preo da conta de gua de 5% a 15%. esse aumento seria o preo a ser pago para garantir a qualidade da gua ao longo do tempo. a cobertura de coleta de esgoto de 77% se forem consideradas as fossas (tabela 2), mas a cobertura de tratamento de esgoto baixa, comprometendo a qualidade da gua, j que contamina os mananciais. Considerando o total da demanda da populao de gua, a sua carga resultante tratada antes de despejada nos rios seguramente inferior a 15%.2 Isso resulta em sete a onze mil toneladas3 de dBo despejados por dia nos sistemas hdricos brasileiros. essa poluio provoca doenas de veiculao hdrica e deteriorao do ambiental natural. Cada habitante est recebendo um subsdio ambiental por no pagar pelos seus impactos. no Brasil, as empresas de saneamento nos ltimos anos tm investido em redes de coleta de esgoto e estaes de tratamento, mas a parcela do volume gerado pelas cidades que efetivamente tratado antes de chegar ao rio ainda muito pequena. algumas das questes so as seguintes: Quando as redes de esgoto so implementadas ou projetadas, muitas vezes no foi prevista a ligao da sada das habitaes ou dos condomnios a elas. dessa forma, as redes no coletam o esgoto projetado e as estaes no recebem o esgoto para o qual tm a capacidade. o projeto foi elaborado de forma inadequada ou no foi executado como deveria, pois o esgoto continua escoando pelo pluvial para o sistema fluvial. Como uma parte importante das empresas cobra pelo servio de coleta e tratamento, mesmo sem que o tratamento seja realizado, qual ser o interesse das empresas em completar a cobertura de coleta e tratamento do esgoto? outro cenrio freqente o de aumentar a coleta sem tratamento, agravando o problema medida que concentra a poluio nos rios. do mesmo modo, qual o interesse da empresa na eficincia na reduo das perdas se pode transferir os custos para o preo final? Como a empresa ter interesse em reduzir a demanda por racionalizao, se isso representar menor receita? observa-se a falta de indicadores de eficincia para os servios e de compensaes para essa eficincia medida que a gua racionalizada. Quando for implementado o sistema de cobrana pela poluio, quem ir pagar as penas previstas para a poluio gerada? essas questes geralmente esto relacionadas com a gesto dos servios e o desenvolvimento socioeconmico.

Drenagem urbana e inundaes urbanas o escoamento pluvial pode produzir inundaes e impactos nas reas urbanas em razo de dois processos, que ocorrem isoladamente ou combinados:

104

estudos avanados

22 (63), 2008

inundaes de reas ribeirinhas: so inundaes naturais que ocorrem no leito maior dos rios por causa da variabilidade temporal e espacial da precipitao e do escoamento na bacia hidrogrfica; inundaes em razo da urbanizao: so as inundaes que ocorrem na drenagem urbana por causa do efeito da impermeabilizao do solo, canalizao do escoamento ou obstrues ao escoamento. Inundaes de reas ribeirinhas os rios geralmente possuem dois leitos: o leito menor, onde a gua escoa na maior parte do tempo, limitado pelo risco de 1,5 a dois anos. as inundaes ocorrem quando o escoamento atinge nveis superiores ao leito menor, atingindo o leito maior. as cotas do leito maior identificam a magnitude da inundao e seu risco. os impactos pela inundao ocorrem quando essa rea de risco ocupada pela populao (Figura 1). esse tipo de inundao geralmente ocorre em bacias mdias e grandes (> 100 km2).

Figura 1 Caractersticas dos leitos do rio.

essas condies ocorrem em razo das seguintes aes: no Plano diretor de desenvolvimento urbano das cidades, geralmente no existe nenhuma restrio quanto ocupao das reas de risco de inundao, a seqncia de anos sem enchentes razo suficiente para que empresrios desmembrem essas reas para ocupao urbana. Invaso de reas ribeirinhas, que pertencem ao poder pblico, pela populao de baixa renda. ocupao de reas de mdio risco, de freqncia menor, mas quando ocorre inundao sofrem prejuzos significativos. o gerenciamento atual no incentiva a preveno desses problemas, j que, medida que ocorre a inundao, o municpio declara calamidade pblica e recebe recurso a fundo perdido. Para gastar os recursos, no preciso realizar concorrncia pblica. Como a maioria das solues sustentveis passa por medidas no-estruturais, que envolvem restries populao, dificilmente um prefeito buscar esse tipo de soluo, porque geralmente a populao espera por uma obra. ao passo que, para implementar as medidas no-estruturais, ele teria que interferir em interesses de proprietrios de reas de risco, que politicamente complexo em nvel local.

estudos avanados

22 (63), 2008

105

Para buscar modificar esse cenrio, necessrio um programa em nvel estadual ou federal para apoiar tecnicamente as solues dos municpios, e a educao da populao, alm de atuao junto aos bancos que financiam obras em reas de risco.
Inundaes por causa de urbanizao as enchentes aumentam a sua freqncia e magnitude em razo da impermeabilizao do solo e da construo da rede de condutos pluviais. o desenvolvimento urbano pode tambm produzir obstrues ao escoamento, como aterros, pontes, drenagens inadequadas, obstrues ao escoamento junto a condutos e assoreamento. Geralmente essas inundaes so vistas como locais porque envolvem bacias pequenas (< 100 km2, mas freqentemente bacias < 10 km2). medida que a cidade se urbaniza, em geral, ocorrem os seguintes impactos: aumento das vazes mximas (Figura 2) em vrias vezes e da sua freqncia em virtude do aumento da capacidade de escoamento atravs de condutos e canais e impermeabilizao das superfcies. aumento da produo de sedimentos pela falta de proteo das superfcies e pela produo de resduos slidos (lixo). a deteriorao da qualidade da gua superficial e subterrnea, em razo de lavagem das ruas, transporte de material slido e de ligaes clandestinas de esgoto cloacal e pluvial. Por causa da forma desorganizada como a infra-estrutura urbana implantada, tais como: (a) pontes e taludes de estradas que obstruem o escoamento; (b) reduo de seo do escoamento por aterros de pontes e para construes em geral; (c) deposio e obstruo de rios, canais e condutos por lixos e sedimentos; (d) projetos e obras de drenagem inadequadas, com dimetros que diminuem a jusante, drenagem sem esgotamento, entre outros.

Figura 2 Hidrograma de bacia rural e depois de urbanizada.

106

estudos avanados

22 (63), 2008

Os slidos totais os dois tipos principais de slidos so os sedimentos gerados pela eroso do solo, em razo do efeito da precipitao e do sistema de escoamento, e os resduos slidos produzidos pela populao. a soma desses dois componentes chamada de slidos totais. no desenvolvimento urbano, so observados alguns estgios distintos da produo de material slido na drenagem urbana, como seguem: a) estgio de pr-desenvolvimento: a bacia hidrogrfica naturalmente produz uma quantidade de sedimentos transportada pelos rios em razo das funes naturais do ciclo hidrolgico; b) estgio inicial de desenvolvimento urbano: quando ocorre modificao da cobertura da bacia, pela retirada da sua proteo natural, o solo fica desprotegido e a eroso aumenta no perodo chuvoso, aumentando tambm a produo de sedimentos. exemplos dessa situao so: enquanto um loteamento implementado, o solo fica desprotegido; ruas sem pavimento; eroso pelo aumento da velocidade do escoamento a montante por reas urbanizadas; na construo civil por falta de manejo dos canteiros de obras onde ocorre grande movimentao de terra. esse volume transportado pelo escoamento superficial at os rios. nessa fase, existe predominncia dos sedimentos e pequena produo de lixo; c) estgio intermedirio: parte da populao est estabelecida, ainda existe importante movimentao de terra por causa de novas construes. em virtude da populao estabelecida, existe tambm uma parcela de resduos slidos que se soma aos sedimentos; d) estgio de rea desenvolvida: nessa fase praticamente todas as superfcies urbanas esto consolidadas, resultando numa produo residual de sedimentos em razo das reas no-impermeabilizadas, mas a produo de lixo urbano chega ao seu mximo com a densificao urbana. Qualidade da gua do pluvial a quantidade da gua na drenagem pluvial possui uma carga poluente alta por causa das vazes envolvidas. o volume dessas vazes mais significativo no incio das enchentes. os primeiros 25 mm de escoamento superficial geralmente transportam grande parte da carga poluente4 de origem pluvial (schueller, 1987). uma das formas de avaliar a qualidade da gua urbana pelos parmetros que caracterizam a poluio orgnica e a quantidade de metais. schueller (1987) cita que a concentrao mdia dos eventos no se altera em razo do volume do evento, sendo caracterstico de cada rea drenada. a rede de esgoto pode ser combinada (sanitrio e pluvial num mesmo conduto) ou separada (rede pluvial e sanitria separada). a legislao estabelece o sistema separador, mas na prtica isso no ocorre em razo das ligaes clanestudos avanados

22 (63), 2008

107

destinas e da falta de rede de esgoto sanitrio. Por causa da falta de capacidade financeira para implantao da rede de esgoto, algumas prefeituras tm permitido o uso da rede pluvial para transporte do esgoto sanitrio, o que pode ser uma soluo inadequada medida que esse esgoto no tratado. Quando o sistema sanitrio implementado, a grande dificuldade envolve a retirada das ligaes existentes da rede pluvial, o que na prtica resulta em dois sistemas misturados com diferentes nveis de carga. a qualidade da gua da rede pluvial depende de vrios fatores: da limpeza urbana e sua freqncia; da intensidade da precipitao e sua distribuio temporal e espacial; da poca do ano e do tipo de uso da rea urbana.

Gesto das guas urbanas


a gesto das aes dentro do ambiente urbano pode ser definida de acordo com a relao de dependncia da gua atravs da bacia hidrogrfica ou da jurisdio administrativa do municpio, do estado ou da nao. a tendncia da gesto dos recursos hdricos tem sido realizada atravs da bacia hidrogrfica, no entanto a gesto do uso do solo realizada pelo municpio ou grupo de municpios numa Regio Metropolitana. a gesto pode ser realizada de acordo com a definio do espao geogrfico externo e interno cidade. os planos das bacias hidrogrficas tm sido desenvolvidos para bacias grandes (> 1.000 km2). nesse cenrio, existem vrias cidades que interferem umas nas outras, transferindo impactos. o plano da bacia dificilmente poder envolver todas as medidas em cada cidade, mas deve estabelecer os condicionantes externos s cidades, como a qualidade de seus efluentes, as alteraes de sua quantidade, que visem transferncia de impactos. o mecanismo, j previsto na legislao, para gesto dos impactos da qualidade da gua externa s cidades o enquadramento do rio dentro dos padres do Conama. no entanto, esses padres no estabelecem padres para controle do aumento da vazo por causa da urbanizao. a gesto do ambiente interno da cidade trata de aes dentro do municpio para atender aos condicionantes externos previstos no Plano de Bacia para evitar os impactos. esses condicionantes geralmente buscam minimizar os impactos da quantidade e melhorar a qualidade da gua no conjunto da bacia, alm dos condicionantes internos que tratam de evitar os impactos populao da prpria cidade. Para esses dois espaos existem gestores, os instrumentos utilizados e as metas da gesto, como descrito na tabela 3. a construo global dessa estrutura de gesto esbarra em algumas dificuldades:
Limitada capacidade dos municpios para desenvolverem a gesto, considerando a maioria desses. o sistema de gesto das bacias ainda no uma realidade consolidada na maioria dos pases da amrica do sul. Reduzida capacidade de financiamento das aes pelos municpios e o alto nvel de endividamento.
108

estudos avanados

22 (63), 2008

tabela 3 espao de gesto das guas urbanas


Espao
Bacia hidrogrfica1

Domnio
Estado ou governo federal

Gestores
Comit e agncias

Instrumento
Plano de bacia

Caracterstica
Gesto da quantidade e qualidade da gua nos rios da bacia hidrogrfica, sem transferir impactos. Minimizar os impactos dentro da cidade, nas pequenas bacias urbanas e no transferir para o sistema de rios.

Municpio2

Municpio ou Regio Metropolitana

Municpio

Plano Diretor Urbano e Plano Integrado de Esgotamento, Drenagem Urbana e Resduo Slido

1. Bacias de grande porte (> 1.000 km2); 2. rea de abrangncia do municpio e suas pequenas sub-bacias de macrodrenagem (< 50 km2). os valores de reas so indicativos e podem

se alterar para cidades de grande porte.

no primeiro caso, a soluo passa pelo apoio estadual e federal mediante escritrios tcnicos que apiem as cidades de menor porte no desenvolvimento de suas aes de planejamento e implementao. o segundo depender da transio e evoluo do desenvolvimento da gesto no pas. o terceiro depender fundamentalmente do desenvolvimento de um programa em nvel federal e mesmo estadual, com um fundo de financiamento para viabilizar as aes.

Tendncias
as metas do milnio propostas pelas naes unidas envolvem vrios aspectos nos quais a gesto das guas urbanas faz parte. os principais so: (a) reduo da falta de gua potvel e coleta e tratamento de esgoto em 50% at 2015; (b) reduo da pobreza, em que a vulnerabilidade a eventos naturais e antrpicos tem peso muito grande, j que a vulnerabilidade a secas e inundaes um dos principais fatores de pobreza. Para atingir as Metas do Milnio em 2002 em Johanesburgo foi estabelecido que os pases deveriam buscar desenvolver Planos de Recursos Hdricos para atingir as vrias metas. esses planos na realidade envolviam desenvolver a gesto dos recursos hdricos nos pases. o Brasil evoluiu no processo quanto Gesto de Recursos Hdricos, pois ao implantar a Lei de Recursos Hdricos deu o primeiro passo instituindo o mecanismo amplo de gesto das guas, criou os instrumentos como outorga, cobrana e enquadramento dos rios (metas de qualidade da gua), estabelecendo as condies de contorno para as cidades quanto contaminao dos rios. Recentemente concluiu o Plano nacional de Recursos Hdricos (MMa, 2006) e foi aprovada (janeiro de 2007) uma nova Legislao de saneamento ambiental que
estudos avanados
22 (63), 2008

109

integra os mecanismos econmicos. Implementou as instituies como a agncia nacional de guas e esto em andamento as agncias estaduais e os Conselhos e Comits de bacia. Portanto, o processo est se encaminhando de forma adequada. no entanto, no mbito das aes no saneamento observa-se o seguinte: a) atualmente no pas existe um universo de vrias cidades com servios privatizados (empresas de direito privado da ordem de 10%), com servios pblicos municipais e a grande maioria com servios de empresas pblicas estaduais. as empresas estaduais representam aproximadamente 82% da populao atendida para abastecimento e 77% da populao no esgoto (Ipea, 2002). b) a cobertura de coleta de esgoto mdia se forem consideradas as fossas, mas baixa cobertura de tratamento de esgoto que compromete o todo, j que contamina os mananciais. c) a vulnerabilidade a eventos pluviais das cidades alta, o que agrava a situao de pobreza na periferia das cidades. os maiores prejuzos no so necessariamente materiais, mas sociais. Para que o pas possa atingir as metas do milnio e aumentar o abastecimento e o atendimento de coleta e tratamento de esgoto reduzindo esse dficit em 50% at 2005, seria necessrio atuar especialmente sobre o seguinte: aumentar o abastecimento de gua na rea rural e da populao de baixa renda, buscando atingir os nveis de cobertura total de gua segura. o dficit em coleta de esgoto ainda de 32,9%; portanto, para buscar as metas, representaria reduzir esse dficit para 16,4%. o maior problema, no entanto, se encontra na reduo no tratamento de esgoto, cujo dficit se encontra em 81,8%. dentro da metas do milnio representaria reduzir para 40,9%. estudo realizado pelo PMss em 2003-2004 (apud esbe, 2006) menciona a necessidade de um investimento de R$ 178 bilhes em vinte anos para atingir a universalizao, representando 0,6% do PIB. tucci (2005a) apresentou a necessidade de investimento para um Programa nacional de guas Pluviais que controlasse os impactos na drenagem e inundao das cidades, e identificou um total de R$ 21,5 bilhes em 24 anos para soluo desses impactos, representando at 0,2% do PIB num ano. Com base nessas estimativas, possvel antever a necessidade de investimentos da ordem de 0,8% do PIB para o saneamento ambiental (sem incluir resduos slidos). essa quantia representaria a ordem de R$ 16 bilhes por ano em gua, esgoto e drenagem para, no horizonte de aproximadamente vinte anos, existir um processo sustentvel de desenvolvimento urbano. Caso esse investimento fosse realizado como previsto em tucci (2005a), iniciando com as cidades maiores para as menores em termos prioritrios, as maiores cargas seriam contidas nos prximos anos. a evoluo da cobertura dos servios nos ltimos cinco anos (~1% ), no entanto, inferior ao crescimento habitacional brasileiro (2001-2005), o que tem
estudos avanados

110

22 (63), 2008

levado a um aumento do dficit e no necessariamente a uma reduo (esbe, 2006). as principais dificuldades existentes so relacionadas com: a) aspectos institucionais relacionados com a gesto das companhias, mudana de legislao e falta de eficincia dos servios na medida em que no existem parmetros, metas bem definidas de atendimento e eficincia dos servios. a ineficincia transferida aos usurios, j que os servios no possuem competitividade. b) econmico-financeiro, como o contingenciamento dos recursos e a capacidade de endividamento dos municpios e financiamento permanente. atualmente falta integrar efetivamente as metas da Gesto dos Recursos Hdricos s do saneamento ambiental. apesar de essa integrao estar implicitamente prevista na legislao, na prtica no ocorre. o Plano da Bacia Hidrogrfica prev o enquadramento dos rios, e as cidades deveriam atuar no controle dos efluentes urbanos para atingir a meta do enquadramento dos rios internos e externos bacia. no entanto, necessrio que existam planos e que estes enquadrem os rios nos quais as cidades influenciam, seguidos de um plano de aes para atingir as metas.
notas
1 os sistemas urbanos so reas delimitadas, caracterizadas por alta densidade populacional sustentadas por processos biofsicos com origem e abrangncia maior que a rea urbana (Rees, 2003). 2 Para um total de coletado de 50,6% e tratado de 28,2% do coletado (snIs, 2004) e eficincia de 75% quanto reduo da carga, h 10,7% de carga efetivamente tratada. 3 Considerando a carga de 183,6 milhes de pessoas, concentrao de 250 mg/l de dBo, consumo de 250 l/dia e retorno de 80%, h um resultado de 8,197 mil toneladas por dia, parte despejada em fossas ~ 25%. 4 Carga o produto da vazo pela concentrao da substncia poluente.

Referncias bibliogrficas
esBe. PNaD 2005 aumenta o dficit de dos servios de saneamento bsico. Projees indicam universalizao em 50 anos. esBe associao das empresas de saneamento estaduais, 2006. IBGe. anurio estatstico do Brasil 1997. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e estatstica, 1998. (Cd-RoM). IPea. Diagnstico dos servios de gua e Esgotos 2001. sistema nacional de Informaes sobre saneamento. Programa de Modernizao do setor de saneamento, 2002. MMa. Cidades sustentveis: subsdios elaborao da agenda 21 Brasileira. Braslia: Ministrio de Meio ambiente. 2000. 155p. MMa. Plano Nacional de recursos Hdricos. Braslia: secretaria de Recursos Hdricos. Ministrio do Meio ambiente, 2006.

estudos avanados

22 (63), 2008

111

Rees, W. e. understanding urban ecosystems: an ecologic economics perspective. In: BeRKoWItZ, a. R.; nILon, C. H.; KoLLWeG, K. s. (ed.) understanding urban Ecosystems: a new frontier for sciences and education. new York: spriger-verlang, 2003. p.115-36. sCHueLeR, t. Controlling urban runoff: a practical manual for planning and designing urban BMP. Washington, dC: Metropolitan Washington Council of Governments, 1987. snIs. Diagnstico dos servios de gua e esgoto 2003. Braslia: PMss Programa de Modernizao do setor de saneamento. Ministrio das Cidades, 2004. tIetenBeRG, t. Environmental and natural resource economics. Boston: addison Wesley, 2003. 646p. tuCCI, C. e. M. Programa de drenagem sustentvel: apoio ao desenvolvimento do manejo das guas pluviais urbanas verso 2.0. Braslia: Ministrio das Cidades, 2005a. _______. desenvolvimento dos recursos hdricos no Brasil. rEGa, v.2, n.2, dez. 2005b.
resumo as guas urbanas geralmente incluem abastecimento de gua e saneamento. nessa perspectiva, saneamento envolve a coleta de tratamento de efluentes domsticos e industriais, no inclui drenagem urbana, gesto dos resduos slidos, porque ainda perdura uma viso desatualizada da gesto das guas urbanas da cidade. guas urbanas envolvem componentes que permitem o desenvolvimento ambiental sustentvel e utilizam os conceitos da gesto integrada dos recursos hdricos (GIRH), necessrios para planejamento, implementao e manuteno da infra-estrutura da cidade. nesse contexto, ficam denominados Gesto Integrada das guas urbanas. neste artigo, analisam-se o desenvolvimento urbano e suas relaes com as guas urbanas no Brasil. a gesto dos recursos hdricos no Brasil realizada por bacias hidrogrficas, e o domnio federal ou estadual. examinam-se as possibilidades de gesto da gua na cidade e na bacia hidrogrfica no contexto institucional brasileiro. palavras-chave: Gesto, urbanizao, gua, saneamento. abstract urban Waters systems generally include both water supply & sanitation facilities (Wss). sanitation refers to domestic and industrial sewage collecting and treatment; it does not include urban stormwater or solid waste management systems. urban water form components of a sustainable urban environment and the use of the integrated water resource management (IWRM) concepts are needed for planning, implementation and maintenance of urban infrastructure. In urban environment, IWRM is referred to specifically as Integrated urban Water Management (IuWM). In this paper urban development and its relations with urban waters in Brazil are assessed. Management of Water Resources in Brazil is developed by basins and the administration is Federal or from the state. this article assess the alternatives of water management in the city and the basin in the Brazilian institutional environment. keywords:

Management, urbanization, Water suppy, sannitary.

Carlos E. M. Tucci professor do Instituto de Pesquisas Hidrulicas, da universidade Federal do Rio Grande do sul (uFRGs). @ tucci@iph.ufrgs.br Recebido em 16.6.2008 e aceito em 23.6.2008.

112

estudos avanados

22 (63), 2008

You might also like