You are on page 1of 2

A embriaguez juvenil um problema de todos ns O uso de bebidas alcolicas conhecido desde a Antiguidade.

e. Os egpcios regavam seus festejos com vinho. O hidromel era bebida apreciada na Europa Medieval. At os deuses do Olimpo deliciavam-se com a ambrosia. No Brasil atual, a associao futebol e cerveja apenas um de muitos exemplos da ligao entre festejos e lcool. A aceitao social da ingesto de bebida alcolica torna, ento, complexa a abordagem desse assunto com a juventude, que, segundo pesquisa concluda recentemente pela Unifesp, vem apresentando cada vez maiores ndices de embriaguez e em idade mais precoce. Some-se a isso o fato de que o lcool altera diversas funes mentais e possibilita que pessoas tmidas e com baixa auto-estima apresentemse mais desinibidas e aceitas. No jovem o efeito dessa desinibio parece ter um impacto mais grave, pois a sensao de potncia, de leveza, levam ao que o Dr. Iami Tiba, renomado psiquiatra, denominou de "onipotncia juvenil": na vigncia do uso de lcool, o adolescente ou jovem desconsidera qualquer risco relacionado a [] ingesto do lcool e dirige embriagado, pensa que no perder o controle, tem relaes sexuais sem proteo, ou seja, colocam[coloca] sua vida e a de outros em risco. O aumento de jovens mortos ou fsica e mentalmente incapacitados em funo de acidentes automobilsticos ocorridos durante a embriaguez do motorista constitui-se em um importante problema de Sade Pblica. Todavia, no plano individual muitas vezes no se consegue convencer o jovem a no se embriagar, pois h a presso do seu grupo social mais prximo, amigos tambm adolescentes, no sentido de que todos se embriaguem. Aquele que se recusa recebe adjetivos negativos: fraco, frouxo, "careta" etc. Deve-se buscar solues que envolvam toda a sociedade, para reduzir o impacto do abuso de lcool pelos jovens. Algumas j vem [vm] sendo realizadas, como maior fiscalizao no trnsito, punies mais severas para quem dirige embriagado, proibio da venda e de consumo para menores, observao mais estrita das campanhas publicitrias para que se direcionem menos ao pblico mais novo. Porm, ainda h muito a se avanar. Comentrio geral Texto bem escrito, interessante, com boas consideraes sobre o tema proposto, pois analisa algumas das causas do problema e expe solues. Entretanto, a organizao da estrutura, bem como a distribuio de dados em pargrafos mais regulares, poderia ser melhorada.

Aspectos pontuais 1) Primeiro pargrafo: para se tornarem mais expressivas, as referncias histricas deveriam seguir uma sequncia temporal, da mais antiga para a mais recente, ou o contrrio. Competncias avaliadas

1 . 2 . 3 .

Demonstrar domnio da norma culta da lngua escrita. Compreender a proposta da redao e aplicar conceito das vrias reas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informaes, fatos, opinies e argumentos em defesa de um ponto de vista.

1,5

1,5

2,0

4 . 5 . Total

Demonstrar conhecimento dos mecanismos lingusticos necessrios para a construo da argumentao. Elaborar a proposta de soluo para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

2,0 2,0 9,0

You might also like