You are on page 1of 3

Sistema Circulatrio - Resumo - Histologia

Bruno Mller - 77

Sistema circulatrioSistema vascular sanguneo + Sistema vascular linftico A superfcie interna de todos os vasos do sistema circulatrio revestida por uma nica camada de clulas pavimentosas, originado do mesnquima, chamado de endotlio. MacrocirculaoVasos com mais de 0,1 mm em dimetro MicrocirculaoVasos com menos de 0,1 mm em dimetro, visveis somente ao microscpio, importantes na troca de substancias entre sangue e tecidos. Os capilares so constitudos por uma nica camada de clulas endoteliais, com 1 a 3 clulas em sua constituio transversal e com 7 a 12 m de dimetro. As clulas endoteliais dos capilares sanguneos prendem-se umas s outras atravs das znulas de ocluso, que desempenham um papel importantssimo na fisiologia do sistema circulatrio, j que apresentam permeabilidade varivel a macromolculas de acordo com o vaso sanguneo considerado. As junes entre as vnulas so as mais permeveis. No processo inflamatrio, h uma perda de plasma sanguneo para todos os tecidos, levando formao do edema. Pericitos Clulas de origem mesenquimal, que envolvem pores de clulas endoteliais de capilares e de vnulas ps-capilares. So envolvidos por lamina basal prpria e tm a funo de ajudar no processo de regenerao do vaso sanguneo. Dependendo da continuidade da camada endotelial e de sua lamina basal, os capilares sanguneos podem ser divididos em 4 grupos: Contnuo ou somtico: Caracterizado pela ausncia de fenestras em sua parede. Encontrado em todos os tipos de tecido muscular, conjuntivo, nervoso e glndulas excrinas. Ocorrem vesculas de pinocitose em todos esses tecidos, com exceo do nervoso. Fenestrado ou visceral: Caracterizado pela presena de orifcios ou fenestras nas paredes das clulas endoteliais, as quais so obstrudas por um diafragma que mais delgado do que a membrana plasmtica da prpria clula. A lmina basal desse capilar continua. Encontrados em tecidos onde ocorre rpida troca de substncias, como o rim, intestino e glndulas endcrinas. Macromolculas atravessam as fenestras.

Fenestrado e sem diafragma: Caracterstico do glomrulo renal. Nas fenestras, o sangue s separado dos tecidos por uma lmina basal muito espessa e contnua. Sinuside: Encontrado em rgos hematocitopoiticos, e no fgado, esse tipo de vaso facilita grandemente o intercambio entre o sangue e o tecido. Tem um caminho tortuoso e com dimetro muito maior que de outros capilares (30-40m), o que reduz a velocidade do sangue. Suas clulas endoteliais formam uma camada descontnua, separada por espaos amplos que contm macrfagos. O fluxo de sangue dentro dos capilares lento, contribuindo para a troca de substancias entre sangue e tecido. As clulas endoteliais, alm de terem papel fundamental nas trocas entre sangue e tecido, contribuem para: Converso de substancias biologicamente ativa para substancias inertes. Liplise de lipoprotenas em colesterol e triglicerdeos. Produo de fatores vasoativos Fatores de crescimento, como o VEGF. Impedir a formao de trombos, j que separa as plaquetas do tecido conjuntivo subendotelial.

Metarterolas Ramificaes das arterolas que formam a rede capilar, envoltas por uma camada descontinua de msculo liso. Regulam a circulao capilar. Tecidos com alta taxa metablicaRede capilar abundante Tecidos com baixa taxa metablicaRede capilar pequena. Os vasos sanguneos so constitudos pelas camadas: Tnica intima Uma camada de clulas endoteliais apoiada em tecido conjuntivo frouxo, chamada de camada subendotelial, a qual pode conter msculo liso. Nas artrias, a tnica intima separada da mdia pela lmina elstica interna. Tnica mdia Composta por clulas musculares lisas, fibras e lamelas elsticas, colgeno III, proteoglicanos e glicoprotenas. Nas artrias, a tnica mdia separada da adventcia pela lamina elstica externa. Tnica adventcia Composta por colgeno I e fibras elsticas. Torna-se gradualmente continua com o tecido conjuntivo do rgo pelo qual passa. Vasos de grande calibre possuem em sua camada adventcia os vasa vasorum, que nutrem com metablitos as camadas mais externas, as quais no conseguem obter nutrio diretamente do sangue circundante dentro do vaso. Vasa vasorum so mais freqentes em veias que em artrias. Fibras no-mielnicas da inervao simptica podem inervar vasos sanguneos que possuem msculos lisos (nervos vasomotores), cujo neurotransmissor a noradrenalina. Realizam a vasoconstrio. Artrias de msculos esquelticos recebem uma proviso de terminaes nervosas vasodilatadoras, cujo neurotransmissor a acetilcolina. A tnica adventcia muito delgada nas arterolas e artrias pequenas. Nas grandes artrias elsticas, como a aorta, a tnica mdia consiste numa srie de laminas elsticas perfuradas, cujo numero aumenta com idade da pessoa. Essas lminas ajudam a manter o fluxo de sangue e a presso arterial uniforme. Na bifurcao da artria cartida comum, existem quimiorreceptores de CO2 e O2, os corpos carotdeos. Na aorta, existem estruturas semelhantes a essas, chamadas corpos articos. Os seios carotdeos so pequenas dilataes das cartidas internas e esto envolvidos na deteco de variao de presso sangunea. medida que se distanciam do corao, as artrias tm seu numero de fibras elsticas diminudas e um aumento de clulas musculares lisas.

As vnulas ps-capilares possuem dimetro muito pequeno, so formadas por uma camada de clulas endoteliais envoltas por clulas pericticas contrteis. Essas vnulas pericticas participam em processos inflamatrios, j que a histamina altera a permeabilidade vascular destes vasos para as clulas de defesa. A parede das arterolas mais espessa que a parede das vnulas. As grandes veias possuem uma tnica intima bem desenvolvida. A mdia muito fina, com poucas clulas musculares lisas e abundante tecido conjuntivo e a mais espessa e bem desenvolvida das tnicas a adventcia. As vlvulas consistem em dobras da tnica intima, em forma de meia lua. So constitudas por tecido conjuntivo rico em fibras elsticas e so revestidas em ambos os lados por endotlio. O corao produz um hormnio chamado de fator natriurtico atrial. O esqueleto fibroso do corao serve de ponto de apoio para as vlvulas, alm de ser o local de origem e insero das clulas musculares cardacas. O endocrdio constitudo por um endotlio que repousa sobre uma camada subendotelial delgada de tecido conjuntivo frouxo que contem fibras elsticas e colgenas, bem como algumas clulas lisas. Conectando o miocrdio camada subendotelial, existe uma camada de tecido conjuntivo, chamada da camada subendocardial, que contm veias, nervos e ramos do sistema de impulso do corao (clulas de Purkinje). Epicrdiomiocrdiocamada subendocardialcamada subendotelialendocrdio. O epicrdio corresponde ao folheto visceral do pericrdio. Por todo o miocrdio encontramos um sistema prprio de gerao de estmulos, composto pelo nodo sinoatrial, nodo atrioventricular e pelo feixe atrioventricular, que se origina pelo nodo atrioventricular e se espalha pelos 2 ventrculos. As clulas do sistema gerador e condutor do impulso esto conectadas por junes comunicantes. O nodo sinoatrial uma massa de clulas especializadas, fusiformes e menores que as clulas musculares do trio. As clulas do nodo atrioventricular so parecidas com a do nodo sinoatrial, porm possuem projees citoplasmticas em vrias direes, formando uma rede. As fibras de Purkinje constituem o feixe atrioventricular em sua poro mais distal. Possuem um ou dois ncleos centrais e citoplasma rico em mitocndrias. O feixe atrioventricular penetra no miocrdio dos ventrculos e com isso torna possvel que o estimulo alcance as regies mais profundas da musculatura. Tanto o sistema simptico como o parassimptico participam da inervao do corao. Eles contribuem para a modificao do ritmo cardaco em situaes especiais, como exerccios fisiolgicos ou emoes. O controle em situaes normais est a cargo do nodo sinoatrial.

You might also like