You are on page 1of 3

ADUBAO

1. Adubao a) o processo de adicionar material mineral ou orgnico ao solo, com a finalidade de melhorar a fertilidade do mesmo e permitindo a obteno de colhetas sempre boas. 2. Finalidade da adubao a) Devolver ao solo os elementos fertilizantes retirados pelas culturas e arrastadas pelas guas. b) Aumentar lentamente a fertilidade do solo, para que as colheitas tambm aumentam progressivamente. c) As colheitas no so proporcionais as quantidades de adubos empregados, faz-se necessrio determinar as quantidades favorveis mais econmicas, atravs da analise do solo.

DEFINIO DE ADUBOS
De acordo com a legislao brasileira, adubo ou fertilizante toda substncia mineral ou orgnica material ou sinttica, fornecedora de um ou mais nutrientes das plantas. 3. Tipos de adubos
a) Adubos

orgnicos aquele originado de resduos ou restos de origem vegetal e restos e defecaes de animais, transformados em hmus pelos microorganismos. A matria orgnica melhora a estrutura do solo; estimula a granulao, isto , o agrupamento de partculas do terreno. Os materiais orgnicos cuja humificao tenha sido completa aumentam a coeso dos solos arenosos, cimentando as suas partculas; por outro lado, trona mais LIVRE os solos pesados (argilosos), aumentando a capacidade de reter gua e aumentando o arejamento do terreno.

- A matria orgnica funciona como um armazm de nutrientes da planta, lierando-os gradualmente para o uso da cultura, particularmente quando h humidade e calor. - Melhora as propriedades fsicas do solo, resultando em:
b)

Maior capacidade de armazenar gua; Menor eroso e lavagem; Condio mais favorvel para agerminao; Melhor condio para o desenvolvimento e funcionamento das razes.

Adubos minerais so aqueles adubos extrados de jazidas naturais ou fabricados pelas indstrias qumicas de adubo. Estes adubos ao serem adicionados ao solo se houver boas condies de umidade, so aproveitados diretamente pelas plantas; podemos encontr-los como: - Fertilizantes simples: Todo fertilizante formado de um composto qumico, contendo um ou dois macronutrientes primrios. EX: Sulfato de amnio: 20% N e 24% S. - Fertilizantes complexos: Todo fertilizante contendo dois ou mais de dois macronutrientes primrios, resultante do processo tecnolgico em que se forma dois ou mais elementos qumicos.
c) Adubao

verde neste tipo de adubao, so utilizadas plantas leguminosas que possuem grande quantidade de N e que fornecem grande quantidade de massa verde, que so cortadas na fase de florao e, depois de enterrados passam ao solo este N. Com isso, aumentamos o teor da M.O. do solo e logo a fertilidade deste solo, alem de melhorar a sua estrutura e aumentar a reteno da umidade. OBS: devido estas leguminosas terem enterrados ainda verde, o processo chamado de adubao verde.

Distribuio de adubos
4. Distribuio manual a lano:

Em geral s se distribui a lano o esterco de curral e o calcrio, os fosfatos naturais so aplicados desse modo, seguindo-se de incorporao.

4.1.

Distribuio manual em linha

Aberto o sulco para receber a semente, um homem que caminha ao lado vai distribuindo o adubo. 4.2. Distribuio manual em covas feita nos seguintes casos: Plantaes de culturas perenes (pomares e cafezais) em hortas, e em culturas anuais quando o terreno muito acidentado. Aberta a cova, a terra deve ser misturada com o esterco de curral e com adubos comerciais. 4.3. Distribuio manual em culturas perenes geralmente feita distribuindo-se o adubo ao redor da planta. 5. Distribuio mecnica dos adubos Lano Feita geralmente para o esterco de curral, para o calcrio e o fosfato natural. Linha usada nas culturas de milho, algodo, cana de acar, etc. Para aplicar adubos em coberturas, existem implementos que fazem a capino, abrem um pequeno sulco, lanam o adubo e recobrem. Area Adubao por avio, aplicando-se uria, ou outros fertilizantes em pastagens, cana de acar, etc.

You might also like