You are on page 1of 9

INSTITUTO POLITCNICO DE BEJA

EXAME DE BIOLOGIA Prova de Acesso - Maiores 23 Anos (21 de Abril de 2009)

Nome do Candidato ____________________________________________________________ Classificao ____________________

Leia as seguintes informaes com ateno.


1. O exame constitudo por 20 perguntas de escolha mltipla + 1 pergunta para completar espaos de uma afirmao + 4 perguntas para optar por Verdadeiro ou Falso. 2. Confirme se o exemplar que lhe foi distribudo est completo (total: 9 pginas). 3. Cada resposta de escola mltipla correcta vale 0,75 valor e cada resposta correcta referente s outras questes vale 1 valor. 4. Cada pergunta de escolha mltipla tem apenas uma resposta correcta, que deve assinalada, na grelha, com o smbolo X. 5. Antes de responder leia a pergunta e as respostas com ateno. No se precipite nas respostas. 6. Os alunos entregam a totalidade do exame (perguntas + grelha). 7. Os alunos tm de assinar as folhas de presena (inclusive os alunos que desistam do exame). Por favor, no abandone a sala de exame sem o fazer.

GRELHA PARA ASSINALAR AS RESPOSTAS CORRECTAS Pergunta 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 A B C D E

1. As bactrias so seres vivos procariotas; comparando-as com as clulas eucariotas tpicas, elas: a) Tm um ncleo menor. b) No tm membrana celular. c) Tm menos organelos (organitos) internos com membrana. d) So de menor tamanho. e) Tm uma maior variedade de organelos (organitos).

2. Seleccione qual das seguintes caractersticas lhe permitiria dizer se uma determinada clula procariota ou eucariota: a) A presena ou ausncia de uma membrana celular. b) Existncia, ou no, de organelos (organitos) membranados internos. c) A presena ou ausncia de ribossomas. d) Existncia, ou no, de ADN e ARN. e) Existncia, ou no, de um metabolismo prprio.

3. Para entrar ou sair de uma clula, uma molcula deve atravessar: a) Um microtbulo. b) A membrana nuclear. c) O aparelho de Golgi. d) O retculo endoplasmtico rugoso. e) A membrana citoplasmtica.

4. Uma clula com o Aparelho de Golgi muito desenvolvido dever: a) Produzir grande quantidade de ATP. b) Secretar grandes quantidades de matria. c) Mover-se activamente. d) Realizar a fotossntese. e) Armazenar grandes quantidades de nutrientes.
3

5.

Seleccione qual dos seguintes pares de termos relaciona correctamente um organelo (organito) com a sua funo. a) Mitocndria b) Ncleo c) Ribossoma d) Retculo Endoplasmtico e) Vacolo Fotossntese. Respirao Celular. Produo de Protenas. Produo de ATP. Produo de Lpidos.

6. As mitocndrias e os cloroplastos partilham vrias caractersticas comuns, por exemplo: a) Ambos so capazes de crescimento autnomo. b) Ambos so capazes de reproduo autnoma. c) No so componentes do sistema endomembranas. d) Cada um contm uma pequena quantidade de ADN. e) Todas as opes anteriores. 7. Uma clula muscular necessita de muita energia (ATP); assim dever possuir: a) Um retculo endoplasmtico rugoso muito desenvolvido. b) Um grande nmero de mitocndrias. c) Um grande nmero de cloroplastos. d) Um grande nmero de ribossomas. e) Um aparelho de Golgi rugoso muito desenvolvido. 8. O retculo endoplasmtico rugoso distingue-se do retculo endoplasmtico liso: a) Pela sua proximidade membrana celular. b) Pela presena de ribossomas nas suas membranas. c) Pela sua maior dimenso. d) Pela sua importncia na produo de ATP. e) Pela sua forma.

9. Numa clula, a sntese de protenas ocorre: a) Nos cloroplastos. b) No retculo endoplasmtico rugoso. c) No retculo endoplasmtico liso. d) No aparelho de Golgi. e) Nas mitocndrias. 10. Se numa clula vegetal eliminssemos todos os cloroplastos, ela deixaria de ser capaz de: a) Produzir ATP. b) Fazer fotossntese. c) Fazer respirao celular. d) Produzir protenas. e) Todas as anteriores. 11. O microscpio ptico simples permite: a) - Ampliaes superiores a 40X. b) - Ampliaes inferiores a 1000X. c) - Ver imagens ampliadas at 1000X. d) - Nenhuma das alneas anteriores est correcta. e) - Todas as opes (A, B, C) esto correctas.

12. Uma preparao a fresco constituda por: a) Meio de montagem, lmina e lamela. b) Objecto, lmina e lamela. c) Objecto, meio de montagem e lamela. d) Objecto, meio de montagem, lmina e lamela. e) Nenhuma das opes anteriores est completa.

13. As clulas bacterianas fotossintticas diferem das clulas vegetais no fotossintticas, porque: a) - As segundas tm DNA circular e as primeiras tm RNA circular. b) - As segundas podem ter colorao verde e as primeiras so sempre azuis. c) - As primeiras tm as paredes celulares celulares e as segundas no. d) As primeiras so sempre procariontes e as segundas no. e) As primeiras so sempre de maiores dimenses que as segundas.

14. A gliclise : a) Uma via metablica que se realiza no interior da mitocndria. b) Uma via metablica que se realiza no interior do cloroplasto. c) Uma via metablica que se realiza no citoplasma. d) Uma via que permite sempre a obteno de lcool etlico. e) Uma via metablica pouco conservada ao longo da evoluo.

15. A fermentao alcolica uma via metablica que: a) Tem como produtos finais: lcool e dixido de carbono. b) Permite a obteno de cido lctico ou de etanol. c) Se realiza no citoplasma ou na mitocndria. d) Permite a obteno de muitas (>20) molculas de ATP. e) Se realiza no interior do cloroplasto.

16. O ADN : a) Sinnimo de DNA. b) - A molcula responsvel pela herana gentica. c) Sinnimo de cromossoma. d) Todas as opes anteriores esto correctas. e) Apenas duas das opes anteriores esto correctas.

17. Um nucletido : a) Um monmero da molcula de ADN. b) Uma unidade constituda por trs subunidades (acar, base azotada e grupo fosfato). c) Uma molcula muito conservada ao longo da evoluo. d) Uma molcula que, por vezes, tem o nome corrente de adenina. e) Todas as opes anteriores esto correctas.

18. A replicao um processo: a) Muito raro. b) Comum, mas ocorre apenas nas plantas. c) Universal em todos os seres vivos. d) Ainda mal conhecido. e) Todas as opes anteriores esto erradas.

19. A transcrio um fenmeno celular que permite a obteno imediata de: a) Protenas complexas. b) DNA. c) Nucletidos. d) Protenas simples. e) RNA.

20. A traduo um processo biolgico que permite: a) Obter protenas. b) Obter polmeros de glcidos. c) Obter vitaminas e sais minerais. d) Obter polmeros de lpidos ligados a aminocidos. e) As trs primeiras opes esto correctas.

21. A clula considerada a unidade bsica dos seres vivos. Na figura 1 est representada, esquematicamente, uma clula. a) Indique o nome dos organelos (organitos) legendados.
1 2 3 4

1. ______________________

2. ______________________

3. ______________________

4. ______________________

Figura 1 5

5. ______________________

b) Indique se se trata de uma clula animal ou vegetal______________________________

22. Complete a seguinte afirmao relativa ao ncleo. Cada espao pode conter mais que uma palavra: O ncleo um organelo (organito) presente em todas as clulas __________________. limitado por uma ________________ e comunica com o citoplasma atravs de ___________________. no ncleo que se encontra a maior parte do ____________________. A suas duas principais funes so ___________________________________ e _____________________________________

23. Nas seguintes afirmaes, relativas aos organelos (organitos) celulares, assinale as opes verdadeiras (V) e as falsas (F): _____ O cloroplasto o local onde se localizam os complexos proteicos necessrios ao processo de respirao celular. _____ O aparelho de Golgi o local da clula eucariota onde se sintetizam as protenas. _____ O retculo endoplasmtico rugoso existe apenas nas clulas eucariotas. _____ O retculo endoplasmtico liso participa na sntese de lpidos.
8

24. Nas seguintes afirmaes, relativas aos cidos ncleicos, assinale as opes verdadeiras (V) e as falsas (F): _____ Nos procariotas, o DNA circular. _____ Nos eucariotas o DNA linear (ncleo) ou circular (mitocndria e cloroplasto). _____ O DNA contm genes. _____ O RNA tem apenas uma cadeia de nucletidos e o DNA tem duas cadeias.

25. Nas seguintes afirmaes, relativas respirao celular, assinale as opes verdadeiras (V) e as falsas (F): _____ A respirao celular permite a obteno de muitas molculas de ATP, quando comparamos com o ATP produzido durante as fermentaes. _____ A fermentao celular pode ocorrer em seres vivos superiores, como o Homem. _____ Nos seres humanos, a respirao celular ocorre apenas nos pulmes. _____ A fermentao celular est na base da produo de alguns alimentos humanos, como o po e da cerveja.

You might also like