You are on page 1of 96

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

ADMINISTRAO PBLICA 1. Conceitos, elementos e poderes do Estado. Organizao do Estado e da Administrao. Governo e Administrao Pblica. Princpios da Administrao Pblica. 2. Entidades polticas e administrativas. Natureza Jurdica e Caractersticas. Espcies da Administrao Indireta. Caractersticas. Regime Jurdico, classificao e espcies. 3. Organizao Administrativa Brasileira. rgos e Entidades da Administrao Federal. Natureza e competncias. Princpios e Instrumentos. 4. Poderes e deveres do administrador pblico. Poderes Administrativos (vinculado, discricionrio, hierrquico, disciplinar, regulamentar e de polcia). Caractersticas e formas de atuaes. 5. Atos administrativos. Conceito, requisitos, elementos, atributos, classificao, espcies. Anulao e Revogao. 6. Processo Administrativo - Lei n 9.784/99. 7. Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal Dec. 1.171/94.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

O contedo desta apostila de uso exclusivo do aluno que efetuou a compra no site, cujo nome e dados de I.P. constam do texto apresentado em formato de cdigo de barras, sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio. vedado, tambm, o fornecimento de informaes cadastrais inexatas ou incompletas nome, endereo, email - no ato da compra, qualificando assim o ato de falsidade ideolgica. O descumprimento dessas vedaes implicar na imediata ao por parte de nosso conselho jurdico.

O contedo desta apostila de uso exclusivo de sendo vedada, por quaisquer meios e a qualquer ttulo, a sua reproduo, cpia, divulgao e distribuio, sujeitando-se os infratores responsabilizao civil e criminal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Conceitos, elementos e poderes do Estado A palavra Estado provm do grego plis (cidade-estado). De plis advm o conceito de poltica, que a cincia de governar a cidade. Para os romanos, a civitas ou res pblica chamada de status, que significa situao ou condio. Na modernidade, o Estado surgir com o conceito que conhecemos atualmente: para o francs, Estado ser tat, Staat para o alemo, Stato para o italiano, e Estado para o espanhol e para o portugus. Em uso casual, os termos "pas", "nao", e "estado" so muitas vezes usados como se fossem sinnimos, mas num sentido mais estrito uso, as que podem ser distinguidas: * Nao denota um povo que acredita-se que a partilha ou considerados aduaneira comum, origens e histria. No entanto, os adjetivos nacional e internacional tambm se referem a questes relacionadas ao que so estritamente Estados, como na capital nacional, o direito internacional. * Estado refere-se ao conjunto de instituies que regulam e de apoio que tm soberania ao longo de um territrio definido e populao. O Estado, no entendimento de Azambuja uma sociedade que se constitui essencialmente de um grupo de indivduos unidos e organizados, permanentemente, para realizar um objetivo comum. Essa sociedade poltica determinada por normas de direito positivo, hierarquizada na forma de governantes e governados e tem como finalidade o bem pblico. Para Jos Geraldo Filomeno, o Estado um tipo especial de sociedade, sendo fundamental analis-lo nos aspectos sociolgico, poltico e jurdico. Michael Mann define o Estado como sendo constitudo de quatro elementos fundamentais: o Estado um conjunto diferenciado de instituies e funcionrios, expressando centralidade, no sentido de que as relaes polticas se irradiam de um centro para cobrir uma rea demarcada territorialmente, sobre a qual ele exerce um monoplio do estabelecimento de leis autoritariamente obrigatrias, sustentado pelo monoplio dos meios de violncia fsica. Tal posio encontra sustentao a partir de uma viso mista, a qual foi referida originalmente por Max Weber. Elementos do Estado Os elementos que caracterizam o Estado so: - Populao: entende-se pela reunio de indivduos num determinado local, submetidos a um poder central. O Estado vai controlar essas pessoas, visando, atravs do Direito, o bem comum. A populao pode ser classificada como nao, quando os indivduos que habitam o mesmo territrio possuem como elementos
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 5

comuns a cultura, lngua, a religio e sentem que h, entre eles, uma identidade; ou como povo, quando h reunio de indivduos num territrio e que apesar de se submeterem ao poder de um Estado, possuem nacionalidades, cultura, etnias e religies diferentes. - Territrio: espao geogrfico onde reside determinada populao. limite de atuao dos poderes do Estado. Vale dizer que no poder haver dois Estados exercendo seu poder num nico territrio, e os indivduos que se encontram num determinado territrio esto obrigados a se submeterem. - Soberania: o exerccio do poder do Estado, internamente e externamente. O Estado, dessa forma, dever ter ampla liberdade para controlar seus recursos, decidir os rumos polticos, econmicos e sociais internamente e no depender de nenhum outro Estado ou rgo internacional. A essa autodeterminao do Estado d-se o nome de soberania.

Poderes do Estado O Estado composto de "Poderes". Os Poderes so segmentos estruturais em que se divide o poder geral e abstrato decorrente da sua soberania. Constituem-se de estruturas internas destinadas a desempenhar determinadas funes. Os Poderes estatais foram formulados por Montesquieu na sua obra O Esprito das Leis. Os Poderes do Estado figuram expressamente no art. 2 da nossa Constituio: "so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio". A cada um dos Poderes do Estado foi atribuda uma funo. Ao Legislativo foi acometida a funo legistativa (ou normativa); ao Executivo, a funo administrativa; e, ao Judicirio, a funo jurisdicional. Os Poderes no detm a prerrogativa de exercer exclusivamente as suas funes. O que h, em verdade, uma preponderncia. As linhas definidoras do exerccio das funes por cada um dos Poderes tem um cariz poltico e so definidas na Constituio e devem objetivar o que nela estabelecido como fim. Desse modo, alm da funes tpicas (preponderantes), os Poderes tambm exercem funes atpicas, prprias de outro Poder, sempre sob a condio de estar autorizado esse exerccio pela Constituio. O Poder Legislativo exerce a jurisdio no julgamento do Presidente da Repblica e dos Ministros do Supremo Tribunal Federal em caso de comentimento por esses de crime de responsabilidade no exerccio do munus pblico a eles atribudo. Exerce a funo administrativa na organizao de seus servios internos.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

O Poder Judicirio tambm exerce a funo administrativa na organizao de seus servios internos e a Legislativa na elaborao de seus regimentos internos. O Poder Executivo exerce a funo legislativa quando edita regulamentos ou ainda medidas provisrias. A funo jurisdicional no pode, em nosso ordenamento, ser exercida pelo Poder Executivo. A discusso acerca da possibilidade de o Poder Executivo exercer a funo jurisdicional foi superada pela promulgao da Constituio vigente. A Carta anterior abria uma fenda no art. 205, que nunca chegou a ser aplicado efetivamente.

Organizao do Estado e da Administrao. Governo e Administrao Pblica. Princpios da Administrao Pblica. Organizao do Estado e da Administrao Pblica O Estado se manifesta por seus rgos que so: a) supremos (constitucionais) a estes incumbe o exerccio do poder poltico. Formam o governo ou os rgos governamentais. b) dependentes (administrativos) formam a Administrao Pblica. J a administrao pblica imputada a diversas entidades governamentais autnomas, da porque temos: A Adm. Pblica Federal (da Unio) A Adm. Pblca Estadual (de cada Estado) A Adm. Pblica municipal ou local (do DF e de cada Municpio).

Cada uma delas pode descentralizar-se formando: a) ADMINISTRAO DIRETA (centralizada) conjunto de rgos subordinados diretamente ao respectivo poder executivo; b) ADMINISTRAO INDIRETA (descentralizada) - com rgos integrados nas muitas entidades personalizadas de prestao de servios ou explorao de atividades econmicas. Formam a Adm. indireta:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

autarquias empresas pblicas (e suas subsidirias) sociedades de economia mista (e suas subsidirias) fundaes pblicas (fundaes institudas ou mantidas pelo poder pblico)

As autarquias so alongamentos do Estado. Possuem personalidade de direito pblico e s realizam servios tpicos, prprios do Estado. A lei 7032/82 autoriza o Poder Executivo a transformar autarquia em empresa pblica. As empresas pblicas e sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, criadas por lei (vide art. 37, XIX e XX, CF). O que as diferencia a formao e a administrao do capital. Na empresa pblica este capital 100% pblico. Na sociedade de economia mista h participao do Poder Pblico e de particulares na formao do capital e na sua administrao. O controle acionrio sempre pblico (a maioria das aes com direito a voto deve pertencer ao poder pblico). Tanto uma como outra explora atividades econmicas ou presta servios de interesse coletivo, outorgado ou delegado pelo Estado (vide art. 173, 1o, CF). Elas esto sujeitas a regime jurdico prprio das empresas privadas (inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias) e no podem gozar de privilgios fiscais no extensivos ao setor privado (vide art. 173, 2o, CF). As fundaes pblicas, pessoas jurdicas de direito privado, so universalidades de bens, personalizada, em ateno a fins no lucrativos e de interesse da coletividade (educao, cultura, pesquisa cientfica etc.). Ex.: Funai, Fundao Getlio Vargas, Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo, Febem etc. A instituio de fundaes pblicas tambm depende de lei (vide art. 37, XIX, CF).

Governo Governo o conjunto de rgos e as atividades que eles exercem na sentido de conduzir politicamente o Estado, definindo suas diretrizes supremas. No se confunde com a Administrao Pblica em sentido estrito, que tem a funo de realizar concretamente as diretrizes traadas pelo Governo. Portanto, enquanto o Governo age com ampla discricionariedade, a Administrao Pblica atua de modo subordinado. Sistema de Governo o modo como se relacionam os poderes Executivo e Legislativo. Existem os seguintes sistemas de governo: a) presidencialista: o chefe de estado tambm o chefe de Governo e, portanto, da Administrao Pblica. o sistema adotado no Brasil pela Constituio de 1988 e confirmado pelo plebiscito de 1993;

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

b) parlamentarista: a chefia de Estado exercida por um presidente ou um rei, sendo que a chefia de Governo fica a cargo de um gabinete de ministros, nomeados pelo Parlamento e liderados pelo primeiroministro; c) semipresidencialista: tambm chamado de sistema hbrido, aquele em que o chefe de Governo e o chefe de Estado compartilham o Poder Executivo e exercem a Administrao Pblica; d) diretorial: o Poder executivo exercido por um rgo colegiado escolhido pelo Parlamento. Ao contrrio do parlamentarismo, no h possibilidade de destituio do diretrio pelo Parlamento. As formas de Governo (ou sistemas polticos) dizem respeito ao conjunto das instituies pelas quais o Estado exerce sue poder sobre a sociedade e, principalmente, o modo como o chefe de Estado escolhido. Existem trs formas: a) presidencialismo: escolhido pelo voto (direto ou indireto) para um mandato pr-determinado; b) monarquia: escolhido geralmente pelo critrio hereditrio, sua permanncia no cargo vitalcia - o afastamento s pode ocorrer por morte ou abdicao. A monarquia pode ser absoluta, em que a chefia de Governo tambm est nas mos do monarca; ou parlamentarista, em que a chefia de Governo est nas mos do primeiro-ministro; c) anarquia: ausncia total de Governo.

Administrao Pblica Basicamente, so dois os sentidos em que se utiliza mais comumente a expresso Administrao Pblica: a) em sentido subjetivo, formal ou orgnico, ela designa as pessoas jurdicas, rgos e agentes pblicos incumbidos de exercer a funo administrativa em qualquer um dos Poderes - Legislativo, Executivo e Judicirio; b) em sentido objetivo, material ou funcional, ela designa a natureza da atividade exercida pelos referidos entes; nesse sentido, a Administrao Pblica a prpria funo administrativa que incumbe, predominantemente, ao Poder Executivo. Nesse sentido a Administrao Pblica abrange:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

I) fomento: atividade administrativa de incentivo iniciativa privada. So atividades de fomento: auxlios financeiros ou subvenes, financiamentos, favores fiscais e desapropriaes que favoream entidades privadas sem fins lucrativos; II) polcia administrativa: atividade de execuo das restries impostas por lei ao exerccio da liberdade e da propriedade em benefcio do interesse coletivo. Ex.: limite de velocidade nas estradas; III) servio pblico: toda utilidade material que a Administrao Pblica executa, direta ou indiretamente, para satisfazer as necessidades coletivas. Ex.: servios de gua, luz e telefone; IV) "interveno administrativa: compreende a regulamentao e fiscalizao da atividade econmica de natureza privada, bem como a prpria atuao direta do Estado na atividade econmica, nos termos do art. 173 da Constituio Federal , normalmente por meio de empresas pblicas e sociedades de economia mista" (Alexandrino e Paulo, 2008, p. 17-18). H ainda outra distino que os autores costumam fazer, a partir da idia de que administrar compreende planejar e executar: a) em sentido amplo, a Administrao Pblica, subjetivamente considerada, compreende tanto os rgos governamentais, supremos, constitucionais (Governo) aos quais incumbe traar os planos de ao, dirigir, comandar, como tambm os rgos administrativos, subordinados, dependentes (Administrao Pblica em sentido estrito), aos quais incumbe executar os planos governamentais; ainda em sentido amplo, porm objetivamente considerada, a Administrao Pblica compreende a funo poltica, que traa as diretrizes governamentais e a funo administrativa, que as executa; b) em sentido estrito, a Administrao Pblica compreende, sob o aspecto subjetivo, apenas os rgos administrativos e, sob o aspecto objetivo, apenas a funo administrativa, que as executa. 1. De acordo com a lei 8.617 /93, o mar territorial brasileiro tem 12 milhas. 2. Por isso, no exato dizer que o Poder Judicirio no pode revogar atos administrativos. Poder faz-lo se os atos tiverem origem no prprio Poder Judicirio. 3. O federalismo foi concebido como a integrao entre Estados, contando eventualmente com um Distrito Federal. O Brasil inova ao prever tambm o Municpio como ente federativo.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

10

4. De acordo com o magistrio de MELLO (2004, p. 62): " que a Administrao Pblica exerce funo: a funo administrativa. Existe funo quando algum est investido no dever de satisfazer dadas finalidades em prol do interesse de outrem (...) Quem exerce 'funo administrativa' est adstrito a satisfazer os interesses pblicos, ou seja, interesses de outrem: a coletividade". conhecida a frase de Seabra Fagundes, segundo o qual, "administrar aplicar a lei de ofcio", indicando que somente a lei pode indicar quais so as finalidades consideradas de interesse pblico.

Princpios da Administrao Pblica Alguns princpios encontram-se no artigo 37 da Constituio, mas no esgotam a matria. Exemplo de princpios que no esto no rol do artigo 37 da Constituio: O Princpio da isonomia, o Princpio da supermacia do interesse pblico, o Princpio da proporcionalidade, o Princpio da finalidade, o Princpio da motivao. Tendo em vista que o rol do artigo 37 da Constituio Federal exemplificativo, os Estados podem criar outros quando da elaborao da sua Constituio (poder constituinte derivado), mas observando aqueles previstos na Constituio Federal (art. 25 da CF). O artigo 111 da Constituio do Estado de So Paulo determina que a Administrao Pblica direta, indireta e fundacional de qualquer dos poderes do Estado obedecer aos princpios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivao e interesse pblico. Os Municpios e o Distrito Federal tambm tm essa possibilidade quando da elaborao de suas leis orgnicas, desde que observados os previstos na Constituio Federal (art. 29 e 32 da CF) O legislador infraconstitucional tambm pode estabelecer outros princpios, desde que no exclua aqueles previstos no artigo 37 da Constituio Federal. Princpios previstos no artigo 37 da Constituio Federal: Legalidade Impessoalidade Moralidade Publicidade Eficincia

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

11

Princpio da Legalidade 1. Importncia: O Princpio da legalidade fundamento do Estado democrtico de direito, tendo por fim combater o poder arbitrrio do Estado. Os conflitos devem ser resolvidos pela lei e no mais atravs da fora. 2. Conceito: Ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (art. 5, II da CF). O Princpio da legalidade aparece simultaneamente como um limite e como uma garantia, pois ao mesmo tempo que um limite a atuao do Poder Pblico, visto que este s poder atuar com base na lei, tambm uma garantia a ns administrados, visto que s deveremos cumprir as exigncias do Estado se estiverem previstas na lei. Se as exigncias no estiverem de acordo com a lei sero invlidas e, portanto, estaro sujeitas a um controle do Poder Judicirio. Segundo o princpio da legalidade, o administrador no pode fazer o que bem entender na busca do interesse pblico, ou seja, tem que agir segundo a lei, s podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silncio da lei esta proibido de agir. J o administrado pode fazer tudo aquilo que a lei no probe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador. Assim, se diz que no campo do direito pblico a atividade administrativa deve estar baseada numa relao de subordinao com a lei (Administrar a aplicar a lei de ofcio, aplicar a lei sempre) e no campo do direito privado a atividade desenvolvida pelos particulares deve estar baseada na no contradio com a lei. 3. Conceito de Lei: Quando o princpio da legalidade menciona lei quer referir-se a todos os atos normativos primrios que tenham o mesmo nvel de eficcia da lei ordinria. Ex: Medidas provisrias, resolues, decretos legislativos. No se refere aos atos infralegais, pois estes no podem limitar os atos das pessoas, isto , no podem restringir a liberdade das pessoas. A Administrao, ao impor unilateralmente obrigaes aos administrados por meio de atos infralegais, dever faz-lo dentro dos limites estabelecidos por aquela lei qual pretendem dar execuo. Compete privativamente ao Presidente da Repblica sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execuo (art. 84, IV da CF). Cabe ao Congresso Nacional sustar os atos normativos do Poder Executivo que exorbitem o poder regulamentar ou dos limites da delegao legislativa (art. 49, V da CF).

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

12

4. Princpio da legalidade em outros ramos do direito: No direito penal (Princpio da estrita legalidade): Tambm aparece como limite atuao do Estado e como garantia dos administrados contra os abusos do direito de punir, visto que uma conduta s poder ser considerada como crime e punida, se estiver prevista previamente em lei. No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal (art. 5, XXIX da Constituio Federal). No direito tributrio: Tambm se apresenta como limite atuao do Estado, visto que a Unio, os Estado, o Distrito Federal e os Municpios no podero exigir, nem majorar tributos, seno em virtude de lei (art. 150 da CF). H excees que sero estudadas em direito tributrio.

Princpio da Impessoalidade 1. Conceito: A Administrao deve manter-se numa posio de neutralidade em relao aos administrados, ficando proibida de estabelecer discriminaes gratuitas. S pode fazer discriminaes que se justifiquem em razo do interesse coletivo, pois as gratuitas caracterizam abuso de poder e desvio de finalidade, que so espcies do gnero ilegalidade. Impessoalidade para ingressar na Administrao Pblica: O administrador no pode contratar quem quiser, mas somente quem passar no concurso pblico, respeitando a ordem de classificao. O concurso pode trazer discriminaes, mas no gratuitas, devendo assim estar relacionada natureza do cargo. Impessoalidade na contratao de servios ou aquisio de bens: O administrador s poder contratar atravs de licitao. O edital de licitao pode trazer discriminaes, mas no gratuitas. Impessoalidade na liquidao de seus dbitos: A Administrao tem que respeitar a ordem cronolgica de apresentao dos precatrios para evitar privilgios. Se for quebrada a ordem pode gerar seqestro de verbas pblicas, crime de responsabilidade e interveno federal. exceo dos crditos de natureza alimentar, os pagamentos devidos pela Fazenda Federal, Estadual ou Municipal, em virtude de sentena judiciria far-se-o exclusivamente na ordem cronolgica de apresentao dos precatrios e conta dos crditos respectivos, proibida a designao de casos ou pessoas
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 13

nas dotaes oramentrias e nos crditos adicionais abertos para este fim (art. 100 da CF). 2. Teoria do rgo: Esta Teoria atribui a responsabilidade pelos danos causados a terceiros, em vista de atos administrativos, no ao agente que o praticou, mas pessoa jurdica por ele representada. As pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servio pblico respondero pelos danos que seus agentes, nessa qualidade, causarem a terceiros, assegurado o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa (art. 37, 6 da CF). 3. Publicidade nos meios de comunicao de atos do governo: A publicidade dos atos, programas, obras, servios e campanhas dos rgos pblicos dever ter carter educativo, informativo, ou de orientao social, dela no podendo constar nomes, smbolos ou imagens que caracterizem promoo pessoal de autoridade ou servidores pblicos (art. 37, 1 da CF). A publicidade dos atos de governo deve ser impessoal em razo dos interesses que o Poder Pblico representa quando atua. Tal publicidade uma obrigao imposta ao administrador, no tendo qualquer relao com a com a propaganda eleitoral gratuita.

Princpio da Moralidade 1. Conceito: A Administrao deve atuar com moralidade, isto de acordo com a lei. Tendo em vista que tal princpio integra o conceito de legalidade, decorre a concluso de que ato imoral ato ilegal, ato inconstitucional e, portanto, o ato administrativo estar sujeito a um controle do Poder Judicirio. 2. Instrumento para se combater a imoralidade dos atos administrativos: Ao Civil Pblica: S pode ser promovida por pessoa jurdica. Ex: Ministrio Pblico, Associao de Classe e etc. Ao Popular: S pode ser promovida por pessoa fsica que esteja no pleno exerccio dos direitos polticos. Qualquer cidado parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 14

pblico ou entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada m f, isento de custas judiciais e nus de sucumbncia (art. 5, LXXIII da CF). Tendo em vista que s se anula o que ilegal, confirma-se a idia de que ato imoral ato ilegal. Pessoa jurdica no tem legitimidade para propor ao popular (smula 365 do STF). O prazo prescricional para propositura da ao de improbidade administrativa de 5 anos a contar do trmino do exerccio do mandato, cargo em comisso ou funo de confiana (art. 23, I, da Lei 8429/92) 3. Hipteses exemplificativas de imoralidade administrativa: Atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 9 da Lei 8429/92). Ex: Utilizao em obra ou servio particular, de veculos, materiais ou equipamentos pblicos. Atos de improbidade administrativa que importem em prejuzo ao errio (art. 10 da Lei 8429/92). Ex: Aquisio, permuta ou locao de bem ou servio por preo superior ao do mercado. Atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao (art. 11 da Lei 8429/92). Ex: Fraude licitude de concurso pblico. crime de responsabilidade o ato do Presidente da Repblica que atente contra a Constituio Federal, especialmente contra probidade administrativa (art. 85, V da CF). 4. Sanes aos agentes pblicos que pratiquem atos imorais: Os atos de improbidade administrativa importaro na suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e ressarcimento ao errio (cofres pblicos), na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel (art. 37, 4 da CF). Estas sanes podem ser aplicadas simultaneamente, precedendo de instrumentos que apurem as irregularidades praticadas pelo servidor, ou seja, de processo administrativo disciplinar ou sindicncia, garantindo o contraditrio e a ampla defesa. Cabe ao legislador infraconstitucional estabelecer a forma e a gradao dessas sanes.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

15

4.1 Cominaes previstas na Lei 8429/92: Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que importem em enriquecimento ilcito (art. 12, I da Lei 8429/92): Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio Ressarcimento integral do dano, quando houver Perda da funo pblica Suspenso dos direitos polticos de 8 a 10 anos Pagamento de multa de at 3 vezes o valor do acrscimo patrimonial Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 10 anos Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que causem prejuzo ao errio (art. 12, II da Lei 8429/92): Ressarcimento integral do dano. Perda dos bens ou valores acrescidos ilicitamente ao patrimnio, se concorrer esta circunstncia. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 5 a 8 anos. Pagamento de multa civil de at 2 vezes o valor do dano. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 5 anos. Na hiptese dos atos de improbidade administrativa que atentem contra os princpios da Administrao Pblica (art. 12, III da Lei 8429/92): Ressarcimento integral do dano, se houver. Perda da funo pblica. Suspenso dos direitos polticos de 3 a 5 anos. Pagamento de multa civil de at 100 vezes o valor da remunerao percebida pelo agente. Proibio de contratar com o Poder Pblico ou receber benefcios ou incentivos fiscais ou
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 16

creditcios, direta ou indiretamente, ainda que por intermdio de pessoa jurdica da qual seja scio majoritrio, pelo prazo de 3 anos.

Princpio da Publicidade 1. Conceito: A Administrao tem o dever de manter plena transparncia de todos os seus comportamentos, inclusive de oferecer informaes que estejam armazenadas em seus bancos de dados, quando sejam solicitadas, em razo dos interesses que ela representa quando atua. Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado (art. 5, XXXIII da CF). O prazo para que as informaes sejam prestadas de 15 dias (Lei 9051/95). A lei disciplinar as formas de participao do usurio na Administrao direta e indireta, regulando especialmente o acesso dos usurios a registros administrativos e a informaes sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5, X e XXXIII (art. 37, 3, II da CF). 2. Excees ao princpio da publicidade: Tendo em vista que algumas informaes devero permanecer em sigilo, podemos concluir que o princpio da publicidade no absoluto. Informaes que comprometam o direito a intimidade das pessoas (art. 37, 3, II da CF): So inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao (art. 5, X da CF). Informaes de interesse particular ou coletivo quando imprescindveis para a segurana da sociedade ou do Estado (art. 5, XXXIII da CF). 3. Garantias contra a negativa injustificada de oferecimento pelo Poder Pblico: Habeas data: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente personalssima (a respeito do requerente). Toda informao ao meu respeito de meu interesse particular, mas nem toda informao de meu interesse particular ao meu respeito.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

17

Mandado de segurana: Tem cabimento quando a informao negada injustificadamente de meu interesse privado ou coletivo ou geral. Cabe mandado de segurana, pois tenho direito lquido e certo a obter informaes de meu interesse privado ou coletivo e geral. Ex: Informao sobre o nmero em que est o precatrio; Sobre um parente que desapareceu; sobre plano de desapropriao em determinado imvel; Sobre transferncia de um preso para outra penitenciria. A negativa de publicidade aos atos oficiais caracteriza improbidade administrativa. Improbidade administrativa que atenta contra os princpios da Administrao Pblica (art. 11, IV da Lei 8429/92). O no oferecimento de certides de atos ou contratos municipais, dentro do prazo estabelecido em lei, gera como conseqncia a caracterizao de crime de responsabilidade do prefeito (art.1, XV do Decreto-lei 201/67).

Princpio da Eficincia 1. Conceito: A Administrao Pblica deve buscar um aperfeioamento na prestao dos servios pblicos, mantendo ou melhorando a qualidade dos servios, com economia de despesas. - Binmio: qualidade nos servios + racionalidade de gastos. relevante lembrar que mesmo antes da incluso deste princpio na Constituio com a emenda constitucional 19/98, a Administrao j tinha a obrigao de ser eficiente na prestao de servios. Ex: Lei 8078/90; Lei 8987/95. 2. Princpio da eficincia na Constituio: A investidura em cargo ou emprego pblico depende de aprovao prvia em concurso pblico de provas ou provas e ttulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego, na forma prevista em lei, ressalvadas as nomeaes para cargo em comisso declarado em lei de livre nomeao e exonerao (art. 37, II da CF). Tambm presente no princpio da impessoalidade. A Unio, os Estados, e o Distrito Federal mantero escolas de governo para formao e
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 18

aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo-se a participao nos cursos como um dos requisitos para a promoo na carreira, facultada, para isso, a celebrao de convnios ou contratos entre os entes federados (art. 39, 2 da CF). O servidor nomeado para cargo de provimento efetivo em virtude de concurso pblico submete-se a um estgio probatrio de 3 anos, em que o administrador ir apurar a eficincia na prtica (art. 41 da CF). Ex: O administrador verificar a freqncia, o rendimento do trabalho, o cumprimento de ordens emitidas pelo superior. Como condio aquisio de estabilidade, o servidor est submetido avaliao de desempenho por uma comisso constituda para essa finalidade (art. 41, 4 da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois esta na inteira dependncia de uma lei que dir quem vai integrar a comisso, quais sero os critrios, quais matria sero avaliadas e etc. O servidor pblico estvel poder perder o cargo em razo de insuficincia de desempenho, mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma da lei complementar, assegurada a ampla defesa e contraditrio (art. 41, III da CF): Trata-se de uma norma de eficcia limitada, pois est na inteira dependncia da lei. A despesa com pessoal ativo e inativo da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios no poder exceder aos limites estabelecidos em lei complementar (art. 169 da CF). A LC 101/00 estabeleceu que a Unio no pode gastar com seu pessoal mais de 50% do que arrecada. J os Municpios e os Estados no podem gastar mais de 60% do que arrecadam. Para cumprimento destes limites acima o Poder Pblico pode tomar algumas medidas (art. 169, 3 da CF): Reduo de pelo menos 20% as despesas com servidores que titularizem cargo em comisso e funo de confiana (art. 169, 3, I da CF). Exonerao dos servidores no estveis (art. 169, 3, II da CF). Se as medidas acima no forem suficientes, dispensaro servidores estveis, desde que o ato normativo especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto de reduo de pessoal (art. 169, 4 da CF). O Poder Pblico deve demonstrar porque a escolha recaiu em determinado servidor, tendo em vista que os critrios no so livres, isto , que deve considerar o tempo de servio, a remunerao percebida o nmero de dependentes, a idade do servidor e etc. Assim, o servidor pblico pode perder o cargo por excesso de quadro ou despesa, quando o Poder Pblico estiver gastando mais do que lhe for permitido, sendo assegurado o contraditrio e ampla defesa.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

19

A autonomia gerencial, oramentria e financeira dos rgos e entidades da administrao direta e indireta poder ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder pblico, que tenha por objeto a fixao de metas de desempenho para rgo ou entidade, cabendo lei dispor sobre: o prazo de durao do contrato; os controles e critrios de avaliao de desempenho, direitos, obrigaes e responsabilidade dos dirigentes, a remunerao do pessoal (art. 37, 8, I, II e III da CF): Trata-se do contrato de gesto atravs do qual se oferece maior autonomia s Autarquias e Fundaes em troca do atingimento, durante prazo certo e determinado de novas metas de desempenho (Agncias executivas). Lei da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas decorrentes de cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade (art. 39, 7 da CF).

Princpios da Administrao Pblica Previstos No Previstos no Artigo 37 da Constituio Federal Princpio da isonomia ou igualdade formal 1. Conceito: Aristteles afirmava que a lei tinha que dar tratamento desigual s pessoas que so desiguais e igual aos iguais. A igualdade no exclui a desigualdade de tratamento indispensvel em face da particularidade da situao. A lei s poder estabelecer discriminaes se o fator de descriminao utilizado no caso concreto estiver relacionado com o objetivo da norma, pois caso contrrio ofender o princpio da isonomia. Ex: A idade mxima de 60 anos para o cargo de estivador est relacionado com o objetivo da norma. A lei s pode tratar as pessoas de maneira diversa se a distino entre elas justificar tal tratamento, seno seria inconstitucional. Assim, trata diferentemente para alcanar uma igualdade real (material, substancial) e no uma igualdade formal. 2. Princpio da isonomia na Constituio:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

20

2. Constituem objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: promover o bem de todos sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor idade e qualquer outras formas de discriminao (art. 3, IV da Constituio Federal). Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza... (art. 5 da Constituio Federal). So direitos dos trabalhadores: Proibio de diferena de salrio, de exerccio de funes e de critrio de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil (art. 7, XXX da Constituio Federal). Princpio da Motivao 1. Conceito: A Administrao est obrigada a motivar todos os atos que edita, pois quando atua representa interesses da coletividade. preciso dar motivao dos atos ao povo, pois ele o titular da res publica (coisa pblica). O administrador deve motivar at mesmo os atos discricionrios (aqueles que envolvem juzo de convenincia e oportunidade), pois s com ela o cidado ter condies de saber se o Estado esta agindo de acordo com a lei. Para Hely Lopes Meirelles, a motivao s obrigatria nos atos vinculados. H quem afirme que quando o ato no for praticado de forma escrita (Ex: Sinal, comando verbal) ou quando a lei especificar de tal forma o motivo do ato que deixe induvidoso, inclusive quanto aos seus aspectos temporais e espaciais, o nico fato que pode se caracterizar como motivo do ato (Ex: aposentadoria compulsria) no ser obrigatria a motivao. Assim, a motivao s ser pressuposto de validade do ato administrativo, quando obrigatria. 2. Motivao segundo o Estatuto do servidor pblico da Unio (Lei 8112/90): Segundo o artigo 140 da Lei 8112/90, motivar tem duplo significado. Assim, o ato de imposio de penalidade sempre mencionar o fundamento legal (dispositivos em que o administrador baseou sua deciso) e causa da sano disciplinar (fatos que levaro o administrador a aplicar o dispositivo legal para quela situao concreta). A lei, quando editada genrica, abstrata e impessoal, portanto preciso que o administrador demonstre os fatos que o levaram a aplicar aquele dispositivo legal para o caso concreto. S atravs dos fatos que se pode apurar se houve razoabilidade (correspondncia) entre o que a lei abstratamente prev e os fatos concretos levados ao administrador.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

21

Falta de motivao: A falta de motivao leva invalidao, ilegitimidade do ato, pois no h o que falar em ampla defesa e contraditrio se no h motivao. Os atos invlidos por falta de motivao estaro sujeitos tambm a um controle pelo Poder Judicirio. 4. Motivao nas decises proferidas pelo Poder Judicirio: Se at mesmo no exerccio de funes tpicas pelo Judicirio, a Constituio exige fundamentao, a mesma concluso e por muito maior razo se aplica para a Administrao quando da sua funo atpica ou principal. Todos os julgamentos dos rgos do Poder Judicirio sero pblicos e fundamentadas todas as decises, sob pena de nulidade, podendo a lei, se o interesse pblico o exigir, limitar em determinados atos s prprias partes e seus advogados, ou somente a estes (art. 93, IX da CF). As decises administrativas dos tribunais sero motivadas, sendo as disciplinares tomadas pelo voto da maioria absoluta de seus membros (art. 93, X da CF).

Princpio da Autotutela 1. Conceito: A Administrao Pblica tem possibilidade de revisar (rever) seus prprios atos, devendo anul-los por razes de ilegalidade (quando nulos) e podendo revog-los por razes de convenincia ou oportunidade (quando inoportunos ou inconvenientes). Anulao: Tanto a Administrao como o Judicirio podem anular um ato administrativo. A anulao gera efeitos ex tunc, isto , retroage at o momento em que o ato foi editado, com a finalidade de eliminar todos os seus efeitos at ento. A Administrao pode declarar a nulidade dos seus prprios atos (smula 346 STF). Revogao: Somente a Administrao pode faz-la. Caso o Judicirio pudesse rever os atos por razes de convenincia ou oportunidade estaria ofendendo a separao dos poderes. A revogao gera efeitos ex nunc, pois at o momento da revogao o ato era vlido.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

22

Anulao Fundamento Por razes de ilegalidade Administrao e Judicirio

Revogao Por razes de convenincia e oportunidade Administrao

Competncia Efeitos

Gera efeitos ex tunc Gera efeitos ex nunc

2. Alegao de direito adquirido contra ato anulado e revogado: Em relao a um ato anulado no se pode invocar direito adquirido, pois desde o incio o ato no era legal. J em relao a um ato revogado pode se invocar direito adquirido, pois o ato era vlido. A Administrao pode anular seus prprios atos quando eivados de vcios que os tornem ilegais, porque deles no se originam direitos, ou revog-los, por motivos de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos e ressalvados em todos os casos, a apreciao judicial (2a parte da sumula 473 do STF).

Princpio da Continuidade da Prestao do Servio Pblico 1. Conceito: A execuo de um servio pblico no pode vir a ser interrompida. Assim, a greve dos servidores pblicos no pode implicar em paralisao total da atividade, caso contrrio ser inconstitucional (art. 37, VII da CF). 2. No ser descontinuidade do servio pblico: Servio pblico interrompido por situao emergencial (art. 6, 3 da lei 8987/95): Interrupo resultante de uma imprevisibilidade. A situao emergencial deve ser motivada, pois resulta de ato administrativo. Se a situao emergencial decorrer de negligncia do fornecedor, o servio pblico no poder ser interrompido. Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, por razes de ordem tcnica ou de segurana das instalaes (art. 6, 3, I da lei 8987/95).

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

23

Servio pblico interrompido, aps aviso prvio, no caso de inadimplncia do usurio, considerado o interesse da coletividade (art. 6, 3, II da lei 8987/95): Cabe ao fornecedor provar que avisou e no ao usurio, por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor. Se no houver comunicao, o corte ser ilegal e o usurio poder invocar todos os direitos do consumidor, pois o servio pblico uma relao de consumo, j que no deixa de ser servio s porque pblico. H vrias posies sobre esta hiptese: H quem entenda que o servio pblico pode ser interrompido nesta hiptese pois, caso contrrio, seria um convite aberto inadimplncia e o servio se tornaria invivel concessionria, portanto autoriza-se o corte para preservar o interesse da coletividade (Posio das Procuradorias). O fornecedor do servio tem que provar que avisou por fora do Cdigo de Defesa do Consumidor, j que servio pblico uma relao de consumo. Se no houver comunicao o corte ser ilegal. H quem entenda que o corte no pode ocorrer em razo da continuidade do servio. O art. 22 do CDC dispe que os rgos pblicos, por si ou suas empresas, concessionrias, permissionrias, ou sob qualquer outra forma de empreendimento so obrigados a fornecer servios adequados, eficientes, seguros e quanto aos essenciais contnuos. Nos casos de descumprimento, total ou parcial, das obrigaes referidas neste artigo, sero as pessoas jurdicas compelidas a cumpri-las e a reparar os danos causados, na forma prevista neste Cdigo (art. 22, pargrafo nico do CDC).

Princpio da Razoabilidade 1. Conceito: O Poder Pblico est obrigado, a cada ato que edita, a mostrar a pertinncia (correspondncia) em relao previso abstrata em lei e os fatos em concreto que foram trazidos sua apreciao. Este princpio tem relao com o princpio da motivao. Se no houver correspondncia entre a lei o fato, o ato no ser proporcional. Ex: Servidor chegou atrasado no servio. Embora nunca tenha faltado, o administrador, por no gostar dele, o demitiu. H previso legal para a demisso, mas falta correspondncia para com a nica falta apresentada ao administrador.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

24

Questes de Concursos 1 - ( CESPE - 2009 - TRE-GO - Analista Judicirio - rea Judiciria ) A respeito da organizao do Estado brasileiro, assinale a opo correta. * a) Os municpios no so considerados entes federativos autnomos, visto que no so dotados de capacidade de auto-organizao e de autonomia financeira. * b) O Distrito Federal a capital do pas. * c) Os estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos estados ou territrios federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, por meio de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. * d) A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de municpios, far-se-o por lei federal e sero submetidos pela populao diretamente interessada a referendo popular. 2 - ( FCC - 2008 - DPE - SP - Oficial de Defensoria Pblica ) O Estado Brasileiro organiza-se, poltica e administrativamente, sob a forma de * a) confederao democrtica. * b) repblica parlamentarista. * c) repblica federativa. * d) federao parlamentarista. * e) confederao parlamentarista. Respostas: 1-C 2-C

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

25

Entidades polticas e administrativas. Natureza Jurdica e Caractersticas. Espcies da Administrao Indireta. Caractersticas. Regime Jurdico, classificao e espcies. Hely Lopes MEIRELLES explica que entidade pessoa jurdica, pblica ou privada; rgo elemento despersonalizado ao qual cabe realizar as atividades da entidade de que faz parte, por meio de seus agentes, pessoas fsicas investidas em cargos e funes. Dentro da organizao poltica e administrativa brasileira as entidades so classificadas em estatais, autrquicas, fundacionais, empresariais e paraestatais. Entidades estatais Entidades estatais so pessoas jurdicas de direito pblico que integram a estrutura constitucional do Estado. Possuem poderes polticos e administrativos, ou seja, fazem as suas prprias leis e tm administrao prpria. No Brasil so os componentes da Federao chamados de Unio, Estados-membros, Municpios e o Distrito Federal. MEIRELLES lembra que somente a Unio soberana. Somente a Unio possui o supremo poder ou o poder poltico de um Estado. A soberania um atributo da personalidade do mesmo Estado. A soberania privativa da Nao e prpria da Federao. As outras entidades estatais somente so autnomas poltica, administrativa e financeiramente. Autonomia poltica o poder das entidades de fazer as suas prprias leis. J a autonomia administrativa significa a soma de poderes da pessoa ou entidade para administrar os seus prprios negcios, sob qualquer aspecto, consoante as normas e princpios institucionais de sua existncia e dessa administrao. Quem possui autonomia financeira recebe suas rendas e administra o seu dispndio. A autonomia dos Estados-membros, Distrito Federal e Municpios est subordinada aos princpios emanados dos poderes pblicos e aos pactos fundamentais que instituram a soberania de uma nao.

Entidades autrquicas As autarquias so pessoas jurdicas de Direito Pblico, possuem natureza meramente administrativa, so criadas por lei especfica, tm por objetivo a realizao de atividades, obras ou servios descentralizados da entidade estatal responsvel por sua criao. O seu funcionamento e a sua operao so de acordo com a lei que as criou e nos termos de seu regulamento. Podem realizar atividades econmicas, educacionais, de
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 26

previdncia ou qualquer outra outorgada pelo ente estatal que as criou, no sendo, entretanto, subordinadas hierarquicamente. So sujeitas, isto sim, ao controle finalstico de sua administrao e da conduta de seus dirigentes. Celso Antnio BANDEIRA DE MELLO define autarquias como: pessoas jurdicas de Direito Pblico de capacidade exclusivamente administrativa. So pessoas de Direito Pblico e por esta razo que as autarquias podem ser titulares de interesses pblicos. As autarquias so responsveis pelos prprios atos, sendo que a responsabilidade do Estado, em relao a eles, apenas subsidiria. Sofrem a denominada tutela ou controle. A tutela consiste no poder de influir sobre as autarquias com o propsito de torna-las de acordo com o cumprimento dos objetivos pblicos em razo dos quais foram criadas, harmonizando-as com a atuao administrativa do restante do Estado. Os fins deste controle ou superviso so os de assegurar o cumprimento dos objetivos fixados a partir de sua criao. Torn-la adaptada poltica e programao do Governo no tocante sua especialidade, zelar pela concretizao da eficincia administrativa e garantir as suas autonomias administrativa, operacional e financeira tambm so finalidades da tutela ou controle administrativo. Entidades fundacionais Pessoas jurdicas de direito pblico ou de direito privado, tm as suas reas de atuao definidas conforme o inciso XIX do art. 37 da CF/88, emendada pela EC 19/98. As entidades fundacionais particulares so criadas com simples autorizao legal. J as fundaes pblicas so criadas por lei, como as autarquias. As fundaes pblicas se constituem de autarquias. Elas so pessoas de Direito Pblico de capacidade exclusivamente administrativa, aplicando-se-lhes o regime jurdico prprio das autarquias. Entidades empresariais So as pessoas jurdicas de Direito Privado criadas sob a forma de sociedade de economia mista ou empresa pblica. Sua finalidade a de prestar servio pblico que permita explorao no mundo empresarial ou de exercer atividade econmica de interesse coletivo. So criadas a partir de autorizao por lei especfica, tendo o Poder Executivo a responsabilidade de tomar as providncias complementares para sua instituio.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

27

Entidades paraestatais Pessoas jurdicas de Direito Privado autorizadas por lei a prestarem servios ou a realizarem atividades de interesse pblico ou coletivo, mas no exclusivos do Estado. So os conhecidos servios sociais autnomos (SESC, SESI, SENAI, etc.) e as organizaes sociais de acordo com a Lei 9648, de 1998. So autnomas administrativa e financeiramente, possuem patrimnio prprio e trabalham em regime de iniciativa particular, segundo seus estatutos, sujeitas superviso estatal da entidade a qual esto vinculadas, para o controle do desempenho estatutrio. So os entes de cooperao com o Estado. Espcies da Administrao Indireta. Caractersticas Noo A base da idia da Administrao Indireta encontra-se no instituto da descentralizao, que vem a ser a distribuio de competncias de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica. Nos prximos captulos iremos desenvolver melhor o tema. Agora, s afirmamos que a descentralizao pode ser feita de vrias formas, com destaque a descentralizao por servios, que se verifica quando o poder pblico (Unio, Estados, Municpios ou Distrito Federal) cria uma pessoa jurdica de direito pblico ou privado e a ela atribui a titularidade e a execuo de determinado servio pblico, surgindo as entidades da Administrao Indireta. A Administrao Indireta, na anlise de Hely Lopes Meirelles, o conjunto dos entes (entidades com personalidade jurdica) que vinculados a um rgo da Administrao Direta, prestam servio pblico ou de interesse pblico. Diviso So as seguintes as entidades da Administrao Indireta: Autarquia Empresa Pblica Sociedade de Economia Mista Fundao Pblica Caractersticas As entidades da Administrao Indireta possuem, necessria e cumulativamente, as seguintes caractersticas: personalidade jurdica; patrimnio prprio; vinculao a rgos da Administrao Direta. Personalidade Jurdica Prpria
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 28

Para que possam desenvolver suas atividades, as entidades da administrao indireta so dotadas de personalidade; conseqentemente, podem adquirir direitos e assumir obrigaes por conta prpria, no necessitando, para tanto, das pessoas polticas. Patrimnio Prprio Em funo da caracterstica anterior, as entidades possuem patrimnio prprio, distinto das pessoas polticas. Vinculao aos rgos da Administrao Direta As entidades da Administrao Indireta so vinculadas aos rgos da Administrao Direta, com o objetivo principal de possibilitar a verificao de seus resultados, a harmonizao de suas atividades polticas com a programao do Governo, a eficincia de sua gesto e a manuteno de sua autonomia financeira, operacional e financeira, atravs dos meios de controle estabelecido em lei. Alguns denominam este controle de tutela, definida por Maria Sylvia Zanella Di Pietro como a fiscalizao que os rgos centrais das pessoas pblicas polticas (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) exercem sobre as pessoas administrativas descentralizadas, nos limites definidos em lei, para garantir a observncia da legalidade e o cumprimento de suas finalidades institucionais. No significa a tutela que os entes da Administrao Indireta estejam hierarquicamente subordinados Administrao Direta ocorrendo apenas uma descentralizao. A subordinao ocorre entre os rgos da Administrao, denominando-se de hierarquia ou autotutela. A autora estabelece diferenas sensveis entre tutela (vinculao) e hierarquia, conforme o quadro a seguir. Tutela (Vinculao) Hierarquia (Autotutela)

A tutela supe a existncia de duas pessoas jurdicas, uma A hierarquia existe dentro de uma mesma pessoa das quais exercendo controle sobre a outra (a pessoa jurdica, quando, por exemplo, um Ministrio poltica controla as entidades da Administrao Indireta). controla seus prprios rgos. A tutela no se presume, s existindo quando a lei a estabelece. A hierarquia existe independentemente de previso legal, pois inerente organizao administrativa.

AUTARQUIA Noo A origem do vocbulo autarquia grega, significando qualidade do que se basta a si mesmo, autonomia, entidade autnoma. A idia da autarquia reside na necessidade da pessoa poltica criar uma entidade autnoma (com capacidade de administrar-se com relativa independncia e no de maneira absoluta, visto que h a fiscalizao do ente criador) para a realizao de atividade tipicamente pblica, sendo uma das formas de materializao da descentralizao administrativa.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

29

Nesta linha de pensamento, autarquias so entes administrativos autnomos, criados por lei especfica, com personalidade jurdica de direito pblico interno, para a consecuo de atividades tpicas do poder pblico, que requeiram, para uma melhor execuo, gesto financeira e administrativa descentralizada. Caractersticas As autarquias possuem as seguintes caractersticas: personalidade jurdica de direito pblico; realizao de atividades especializadas (capacidade especfica), em regra; descentralizao administrativa e financeira; criao por lei especfica. Personalidade Jurdica de Direito Pblico Tendo personalidade jurdica, as autarquias so sujeitos de direito, ou seja, so de titulares de direitos e obrigaes prprios, distintos dos pertencentes ao ente poltico (Unio, Estado, Municpio ou Distrito Federal) que as institui. Submetem-se a regime jurdico de direito pblico quanto criao, extino, poderes, prerrogativas, privilgios e sujeies, ou melhor, apresentam as caractersticas das pessoas pblicas, como por exemplo as prerrogativas tributrias, o regime jurdico dos bens e as normas aplicadas aos servidores. Por tais razes, so classificadas como pessoas jurdicas de direito pblico. Capacidade Especfica Outra caracterstica destas entidades capacidade especfica, significando que as autarquias s podem desempenhar as atividades para as quais foram institudas, ficando, por conseguinte, impedidas de exercer quaisquer outras atividades. Como exceo a esta regra temos as autarquias territoriais (os territrios), que so dotadas de capacidade genrica. O atributo da capacidade especfica o denominado comumente de princpio da especialidade ou especializao. Descentralizao Administrativa Financeira As autarquias desempenham atividades tipicamente pblicas. O ente poltico "abre mo" do desempenho de determinado servio, criando entidades com personalidade jurdica (autarquias) apenas com o objetivo de realizar tal servio. Por fora de tal caracterstica, as autarquias so denominadas de servios pblicos descentralizados, servios pblicos personalizados ou servios estatais descentralizados. Criao por Lei Especfica
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 30

De acordo com a nova redao dada pela emenda constitucional n 19 ao art. 37, XIX, da Constituio da Repblica, as autarquias so criadas por lei especfica. Para extingi-las entretanto, faz-se necessria somente uma lei ordinria, no necessitando ser especfica. Se a Unio desejar criar dez autarquias, ser necessria a promulgao de dez leis ordinrias distintas. Caso pretenda exting-las, bastar uma nica lei. EMPRESA PBLICA Noo A explorao da atividade econmica deve ser realizada, em regra geral, pelo setor privado, mas, excepcionalmente, tal atividade pode ser realizada diretamente pelo setor pblico, respeitado o disposto no art. 173 da Constituio da Repblica. Por vrias vezes o Poder Pblico institui entidades para a realizao de atividades tpicas do setor privado, como a indstria, o comrcio e a bancria, regidas pelas mesmas normas da iniciativa privada. Esses entes podem ser a empresa pblica ou a sociedade de economia mista. Neste tpico dedicaremos ao estudo da primeira. As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado criadas por autorizao legislativa especfica, com capital exclusivamente pblico, para realizar atividades econmicas ou servios pblicos de interesse da Administrao instituidora nos moldes da iniciativa particular, podendo revestir de qualquer forma admitida em direito. Caractersticas As empresas pblicas possuem as seguintes caractersticas: personalidade jurdica de direito privado; capital exclusivamente pblico; realizao, em regra, de atividades econmicas; revestimento de qualquer forma admitida no Direito; derrogaes (alteraes parciais) do regime de direito privado por normas de direito pblico; criao por autorizao legislativa especfica. Personalidade Jurdica de Direito Privado Por realizarem, em regra, atividades econmicas, o art. 173 da Constituio da Repblica estabelece que devem as empresas ter o mesmo tratamento jurdico da iniciativa privada, inclusive no que tange s obrigaes tributrias e trabalhistas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

31

Capital Exclusivamente Pblico A grande distino entre a empresa pblica e a sociedade de economia mista est na distribuio do capital, pois na primeira (empresa pblica) s h capital pblico, ou seja, todo o capital pertence ao poder pblico, inexistindo capital privado. Atividades Econmicas As empresas pblicas no realizam atividades tpicas do poder pblico, mas sim atividades econmicas em que o Poder Pblico tenha interesse prprio ou considere convenientes coletividade. Atualmente, admitem a doutrina e a jurisprudncia que as empresas pblicas podem exercer servios pblicos, sendo tratadas, neste caso, como concessionrias de servio pblico, continuando a ser aplicado o direito privado. Qualquer Forma Admitida no Direito As empresas pblicas, de acordo com o Decreto-Lei 200/67, podem revestir-se de qualquer forma admitida no Direito, inclusive a forma de Sociedade Annima. Derrogaes do Regime de Direito Privado Por Normas de Direito Pblico Apesar de serem pessoas jurdicas de direito privado, no se aplica o Direito Privado integralmente s Empresas Pblicas, pois so entidades da Administrao Pblica algumas normas pblicas so aplicadas a estes entes, com destaque a obrigatoriedade de realizarem licitaes e concursos pblicos, e a vedao de seus servidores acumularem cargos pblicos de forma remunerada. Criao por Autorizao Legislativa Especfica De acordo com a nova redao dada pela emenda constitucional n 19 ao art. 37, XIX, da Constituio da Repblica, a criao das empresas pblicas necessita de autorizao legislativa especfica. Para extingi-las precisa-se apenas de uma autorizao legislativa, no necessitando ser especfica. Diviso das Empresas Pblicas As empresas pblicas dividem-se em: empresas pblicas unipessoais - so as que o capital pertence a uma s pessoa pblica. empresas pblicas pluripessoais - so as que o capital pertence a vrias pessoas pblicas. SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA Noo As sociedades de economia mista so as pessoas jurdicas de direito privado, com a participao do Poder Pblico e de particulares no seu capital, criadas para a realizao de atividade econmica de interesse coletivo, podendo, tambm, exercer servios pblicos.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 32

So semelhantes empresa pblica, tendo como diferenas bsicas o fato do capital ser diversificado (capital pblico e privado) e s podendo ter a forma de sociedade annima. Aspectos Capital Forma Empresa Pblica Capital exclusivamente pblico Qualquer forma admitida em Direito. Sociedade de Economia Mista Parte do capital pertencente ao Poder Pblico e outra parte ao setor privado, tendo, sempre, o controle pblico. Somente a forma de Sociedade Annima. As causas de interesse das sociedades de economia mista federais sero julgadas na Justia Estadual, com exceo das causas trabalhistas.

De acordo com o art. 109 da CF, as causas de interesse das empresas pblicas federais sero Competncia julgadas na Justia Federal, com exceo das causas trabalhistas.

Caractersticas As sociedades de economia mista possuem as seguintes caractersticas: personalidade jurdica de direito privado; capital pblico e privado; realizao de atividades econmicas; revestimento da forma de Sociedade Annima; deteno por parte do Poder Pblico de no mnimo a maioria das aes com direito a voto; derrogaes (alteraes parciais) do regime de direito privado por normas de direito pblico; criao por autorizao legislativa especfica. Personalidade Jurdica de Direito Privado Como as empresas pblicas, as sociedades de economia mista tambm possuem personalidade jurdica de direito privado. Capital Pblico e Privado Diferente da empresa pblica, cujo capital pertence exclusivamente ao Poder Pblico, na sociedade de economia mista possvel que haja capital privado. Apenas deve ser destacado que o controle ser pblico, tendo o Estado a maioria absoluta das aes com direito a voto.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

33

Atividades Econmicas Da mesma forma que as empresas pblicas, as sociedades de economia mista tambm realizam atividades econmicas ou servios pblicos. Forma de Sociedade Annima As sociedades de economia mista, por fora de lei, so regidas pela forma de sociedade annima, diferente da empresa pblica que pode ter qualquer forma admitida em direito. Derrogaes do Regime de Direito Privado Como s empresas pblicas, no se aplica o regime de direito privado na ntegra. Criao por Autorizao Legislativa Especfica De acordo com a nova redao dada pela emenda constitucional n 19 ao art. 37, XIX, da Constituio da Repblica, a criao das sociedades de economia mista ser igual a das empresas pblicas, necessitando de autorizao legislativa especfica. A extino tambm ser igual a da empresa pblica, ou seja, preciso a autorizao legislativa, no necessitando ser especfica. FUNDAO PBLICA Noo Existem dois tipos de fundao, uma regida pelo Direito Pblico e outra por normas privadas. Preocuparemo-nos com as primeiras, deixando as demais para o estudo do Direito Civil. Em primeiro lugar, devemos definir fundao como sendo a atribuio de personalidade jurdica a um patrimnio, que a vontade humana destina a uma finalidade social. Trata-se de um patrimnio com personalidade. As fundaes pblicas so institudas pelo poder pblico, com, claro, patrimnio pblico afetado a um fim pblico. Caractersticas As fundaes pblicas possuem as seguintes caractersticas: so criadas por dotao patrimonial; desempenham atividade atribuda ao Estado no mbito social; sujeitam ao controle ou tutela por parte da Administrao Direta; possuem personalidade jurdica de direito pblico, em regra; criao por autorizao legislativa especfica.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 34

Dotao Patrimonial Como ensina a doutrina, a fundao pblica vem a ser um patrimnio dotado de personalidade jurdica, assim, para ser criada, necessria a dotao de um de conjunto de bens (patrimnio). Atividade Social O objetivo da fundao a realizao de atividade social, educacional ou cultural, como sade, educao, cultura, meio-ambiente e assistncia social. Personalidade Jurdica de Direito Pblico Com o advento da nova Constituio, como ensina Celso Antnio Bandeira de Mello as fundaes pblicas passaram a ter o mesmo tratamento jurdico das autarquias, sendo assim, classificadas como pessoas jurdicas de direito pblico. Entretanto, essa viso no unnime, Maria Sylvia Zanella Di Pietro e Hely Lopes Meirelles entende que a Fundao Pblica pode ser de Direito Pblico ou Privado conforme a lei instituidora. No nosso entender a emenda n 19 tendeu a dar razo a esta ltima corrente, pois estabeleceu a criao da fundao pblica de forma semelhante a das empresas pblicas. Criao por Autorizao Legislativa Especfica De acordo com a nova redao dada pela emenda constitucional n 19 ao art. 37, XIX, da Constituio da Repblica, as fundaes pblicas, como as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, so criadas por autorizao legislativa especfica, entretanto para extingi-las necessria apenas uma autorizao legislativa, no necessitando ser especfica

Regime Jurdico, classificao e espcies Princpios que regem o regime jurdico da Administrao Pblica: Princpio da supremacia do interesse pblico. Princpio da indisponibilidade do interesse pblico. Princpio da supremacia do interesse pblico + Princpio da indisponibilidade do interesse pblico = binmio prerrogativas + limites na lei

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

35

1.1.

Princpio da supremacia do interesse pblico:

Este princpio confere ao administrador um conjunto de privilgios jurdicos que o particular no tem, em razo dos interesses que ele representa, ou seja, interesses da coletividade. A Administrao est numa posio de superioridade (supremacia jurdica), numa relao vertical (desigual) para com o particular, pois enquanto busca a satisfao dos interesses pblicos, o particular busca a satisfao dos prprios interesses. J no mundo privado, parte-se da idia que, formalmente, as pessoas esto no mesmo plano, isto , que as relaes so horizontais. H um dogma em direito administrativo que diz que o interesse pblico prevalece sobre o particular. Ex: No mundo privado, uma pessoa no pode criar obrigaes ao outro sem a concordncia dele. J o administrador, por uma manifestao de vontade, pode criar uma obrigao unilateral, independentemente da concordncia; Administrao pode rescindir o contrato administrativo e o particular no pode fazer nada contra isso; Poder existir interveno na propriedade para preservar o interesse pblico. 1.2 Princpio da indisponibilidade do interesse pblico:

Este princpio afirma que o administrador no pode dispor livremente do interesse pblico, pois no representa seus prprios interesses quando atua, devendo assim agir segundo os estritos limites impostos pela lei. O princpio da indisponibilidade do interesse pblico aparece como um freio ao princpio da supremacia do interesse pblico. O princpio da legalidade surge como um desdobramento do princpio da indisponibilidade do interesse pblico. Segundo tal princpio, o administrador no pode fazer o que bem entender na busca do interesse pblico, isto , deve agir segundo a lei, s podendo fazer aquilo que a lei expressamente autoriza e no silncio da lei, est proibido de agir. H uma relao de subordinao lei. J o particular pode fazer tudo aquilo que a lei no probe e o que silencia a respeito. Portanto, tem uma maior liberdade do que o administrador. H uma relao de no contrariedade lei.

2. Regime jurdico da Administrao Pblica: o conjunto de direitos (prerrogativas) e deveres (limitao) que o ordenamento jurdico confere ao Poder Pblico e que no se estende aos particulares, por fora dos interesses que ela representa quando atua. O particular s ser submetido a este regime quando lhe for delegado o exerccio da funo administrativa, isto , quando executar um servio pblico. Ex: Concessionrio ou Permissionrio; Cartrios extrajudiciais. Direitos ou Prerrogativas: Os direitos surgem em decorrncia dos interesses que a Administrao representa quando atua. Exemplo de direitos que a Administrao Pblica tem e o particular no
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 36

tem: Os atos administrativos so dotados de auto-executoriedade, isto , a Administrao pode executar sozinha seus prprio atos, sem autorizao prvia do Poder Judicirio. Ex: O oficial da prefeitura, quando constata um barulho numa danceteria alm dos limites legais, pode lavrar um auto de infrao unilateralmente, por fora dos interesses que ele representa. Diferentemente, um particular, na mesma situao, teria que procurar o Poder Judicirio. A Administrao elabora sozinha os contratos administrativos, tendo o particular que aderir ao mesmo. Se o particular no cumpre as suas obrigaes, a Administrao pode sozinha invocar a exceo do contrato no cumprido. Nos contratos particulares, as partes participam da sua elaborao e podem invocar a exceo do contrato no cumprido atravs do Poder Judicirio. O Poder Pblico tem uma srie de vantagens que o coloca num grau de superioridade em relao aos particulares. O nome que se d a esse conjunto de vantagens "clusulas exorbitantes", pois exorbitam o padro dos contratos particulares, conferindo vantagens Administrao. Deveres: Os deveres tambm surgem em razo dos interesses que a Administrao representa quando atua. Exemplo de deveres que a Administrao tem e o particular no tem: O particular tem autonomia de vontade, pode contratar quem quiser para a sua empresa. J a Administrao deve contratar atravs de concurso pblico. O empresrio pode contratar os servios que quiser e pelo valor que quiser. A Administrao no tem essa liberdade, precisa fazer licitao.

Organizao Administrativa Brasileira. rgos e Entidades da Administrao Federal. Natureza e competncias. Princpios e Instrumentos. A Administrao Pblica atua mediante seus AGENTES, seus RGOS, suas ENTIDADES e atravs de TERCEIROS. Quando tratamos da organizao administrativa enfocamos preponderantemente os rgos e as entidades. J vimos boa parte deste tpico anteriormente mas reforaremos com mais detalhes cada um deles j que foi cobrado no edital a natureza, competncia e instrumentos de cada um.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

37

rgos rgos "so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem" (Hely Lopes Meirelles). Os elementos componentes dos rgos so: (a) funes ou competncias; (b) agentes e (c) cargos. As principais caractersticas dos rgos so: (a) no tm personalidade jurdica (no so sujeitos de direitos e obrigaes em nome prprio); (b) expressam a vontade da entidade a que pertencem; (c) so partes integrantes da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municpios, das Autarquias ou das Fundaes Pblicas; (d) so meios ou instrumentos de ao das pessoas jurdicas; (e) so dotados de competncias ou atribuies especficas.

Classificao dos rgos Quanto posio estatal: (a) Independentes. So aqueles previstos na Constituio. Compem o Governo. No tm subordinao hierrquica. Seus titulares no so servidores pblicos em sentido estrito. Exemplos: Congresso Nacional, Assemblias Legislativas, Presidncia da Repblica, Tribunais (b) Autnomos. Esto imediatamente abaixo dos independentes. Possuem funes de direo e planejamento. Atuam com ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica. Exemplos: Ministrios e Secretarias de Estado.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

38

(c) Superiores. Compem os autnomos. Possuem funes de direo e planejamento em reas especficas. No gozam de ampla autonomia. Exemplos: SRF do Min. da Fazenda; PGFN do Min. da Fazenda; SPU do Min. da Fazenda; DPF do Min. da Justia. (d) Inferiores. So subordinados hierarquicamente aos superiores. So unidades tipicamente executivos com reduzido poder de deciso. Exemplos: Delegacias da Receita Federal; Procuradorias da Fazenda Nacional; Delegacias do Patrimnio da Unio.

Quanto estrutura: (a) Simples ou Unitrios. Constitudos por apenas um centro de competncia. No tm outro incrustado na sua estrutura. Exemplos: Portaria; Posto Fiscal; Seo; Setor. (b) Compostos. Constitudos por mais de um centro de competncia. Possui outro ou outros incrustados na sua estrutura. Exemplos: Uma Diviso que contenha duas ou mais sees ou setores.

Quanto atuao funcional: (a) Singulares ou Unipessoais. Atuam ou decidem atravs de um nico agente. Exemplos: Presidncia da Repblica, Governadoria de Estado, Prefeitura. (b) Colegiados ou Pluripessoais. Atuam ou decidem pela maioria da vontade de seus agentes. Seus atos dependem de uma deciso conjunta. Exemplos: Conselhos, Colegiados. Na impugnao de atos de colegiados por mandado de segurana a autoridade apontada como coatora deve ser o presidente (ou dirigente) do rgo.

Entes (ou entidades) Os entes (ou entidades) inseridos ou relacionados com a Administrao Pblica possuem a caracterstica comum de serem dotados de personalidade jurdica prpria. Assim, so titulares de direitos e obrigaes em nome prprio. Temos, nesta categoria, os entes estatais (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), as autarquias, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista, as fundaes no-autrquicas e as pessoas
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 39

jurdicas de direito privado (prestadoras de servios pblico). Como foi dito anteriormente, os rgos integram a estrutura administrativa das entidades.

Centralizao e descentralizao Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralizao a distribuio de competncias de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica. J desconcentrao consiste na distribuio interna de competncias dentro da mesma pessoa jurdica. Na descentralizao poltica encontramos a presena de atribuies ou competncias prprias no decorrentes do ente central. o caso da federao brasileira. Na descentralizao administrativa as atribuies ou competncias distribudas decorrem do poder central. As trs modadalidades de descentralizao administrativa so: (a) territorial ou geogrfica - onde existe uma entidade local geograficamente delimitada. Exemplo: Territrios Federais; (b) por servios - onde h a criao de uma pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado e a atribuio a ela da titularidade e da execuo de determinado servio pblico. Exemplo: autarquia; (c) por colaborao - onde se verifica a presena de contrato ou ato administrativo unilateral de transferncia somente da execuo do servio pblico. Exemplo: concessionria de telefonia. O Decreto-Lei n. 200, de 1967, estabeleceu o princpio da descentralizao como um dos nortes da Reforma Administrativa federal. Entretanto, as hipteses elencadas no referido diploma legal (art. 10) no se caracterizam, em regra, como de descentralizao. A execuo de obras e servios pblicos poder ser direta (centralizada ou descentralizada) quando realizada pela prpria Administrao ou indireta quando realizada por particulares. Assim, o Decreto-Lei n. 200, de 1967, e a Constituio de 1988 utilizam inadequadamente os termos "direta" e "indireta", quando deveriam consignar "administrao centralizada" e "administrao descentralizada". A Lei n. 8.666, de 1993, ao regular as licitaes, define corretamente os conceitos presentes no Decreto-Lei e na Constituio (art. 6, incisos VII e VIII).

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

40

A expresso "entidade paraestatal", embora no aparea na Constituio, visita, com alguma freqncia, as consideraes doutrinrias e jurisprudenciais, e mesmo leis ordinrias. Trata-se de noo imprecisa, no havendo convergncia significativa de entendimento acerca de sua abrangncia.

Entidades da administrao indireta (a rigor, descentralizada) A Administrao Direta ou Centralizada composta por rgos sem personalidade jurdica prpria. So, na esfera federal, os servios integrados (por subordinao) na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios (art. 4o., inciso I do Decreto-Lei n. 200/67). A Secretaria da Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional so exemplos de rgos integrantes da administrao Pblica Federal Direta. J a Administrao Indireta ou Descentralizada, no plano federal, constituda pelas seguintes entidades, com personalidade jurdica prpria (art. 4o., inciso II do Decreto-Lei n. 200/67):

Autarquias Segundo o art. 5o., inciso I do Decreto-Lei n. 200, de 1967, autarquia o "servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receitas prprios, para executar atividades tpicas da Administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada". As principais caractersticas da autarquia so: (a) criao por lei; (b) personalidade jurdica de direito pblico; (c) capacidade de auto-administrao; (d) especializao dos fins ou atividades e (e) sujeio a controle ou tutela. As autarquias podem ser classificadas segundo vrios critrios. Adotando o da capacidade administrativa, temos as territoriais e as de servio. Pelo critrio estrutural, seriam fundacionais ou corporativas. O Banco Central do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social so exemplos de autarquias. A Ordem dos Advogados do Brasil exemplo de autarquia corporativa. As diversas agncias reguladoras (ANATEL, ANEEL, ANVISA, ANA, ANP, ANS, ANVS, ANTT, ANTAQ, entre outras) foram criadas por lei como autarquias. Fundaes governamentais
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 41

Nos termos do art. 5o., inciso IV do Decreto-Lei n. 200, de 1967, fundao pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes.". O pargrafo terceiro do mesmo artigo estabelece que as fundaes pblicas "... adquirem personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, no se lhes aplicando as demais disposies do Cdigo Civil concernente s fundaes". A rigor, o Poder Pblico pode criar dois tipos fundaes, denominadas em conjunto de governamentais. Um primeiro tipo seria a fundao de direito pblico submetida ao regime jurdico-administrativo. O segundo modelo seria a fundao de direito privado regida por normas do Cdigo Civil com derrogaes por normas de direito pblico. A natureza jurdica de cada fundao deve ser obtida da anlise cuidadosa da lei instituidora e dos atos constitutivos (estatutos e regimentos). A fundao governamental pblica corresponde a uma modalidade de autarquia. J as fundaes governamentais privadas assumem conotao ou posio institucional idntica a das sociedades de economia mista e das empresas pblicas. Sociedades de economia mista Estabelece o art. 5o., inciso III do Decreto-Lei n. 200, de 1967, que sociedade de economia mista "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou entidade da Administrao Indireta". So exemplos destas entidades: a SERPRO e a CEF. Empresas pblicas Conforme o art. 5o., inciso II do Decreto-Lei n. 200, de 1967, empresa pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio ou de suas entidades da Administrao Indireta, criada por lei para desempenhar atividades econmica que o Govrno seja levado a exercer, por motivos de convenincia ou contingncia administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito".
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 42

So exemplos destas entidades: a PETROBRS e o Banco do Brasil. Semelhanas e distines entre as empresas pblicas e as sociedades de economia mista As caractersticas comuns so: (a) criao e extino por lei; (b) personalidade jurdica de direito privado; (c) sujeio ao controle estatal; (d) derrogao parcial do regime jurdico de direito privado por normas de direito pblico; (e) vinculao aos fins estabelecidos na lei de criao; (f) desempenho de atividade de natureza econmica e (g) destituio dos dirigente a qualquer tempo (Smula n. 8 do STF). Anote-se que as empresas estatais podem tanto executar atividade econmica de natureza privada (art. 173 da Constituio) como prestar servio pblico (art. 175 da Constituio). As diferenas bsicas entre as sociedades de economia mista e as empresas pblicas esto (a) na forma de organizao e (b) na composio do capital. A primeira, adota, no plano federal, a forma de sociedade annima com a presena de capital pblico e particular. J a segunda, pode assumir qualquer forma de direito com capital totalmente pblico. Controle administrativo sobre as entidades da administrao indireta O controle administrativo sobre as entidades da administrao indireta no um controle hierrquico, dada a vinculao, e no subordinao, ao Ministrio afim. Trata-se de uma fiscalizao da observncia da legalidade e do cumprimento das finalidades conhecido como tutela. Neste sentido, a superviso ministerial, prevista no Decreto-Lei n. 200, de 1967, reafirmada na Lei n. 9.649, de 1998 (diploma legal que trata da organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios), o principal dos instrumentos de controle administrativo. Categorias afins Servios Sociais Autnomos. So pessoas jurdicas de direito privado mantidos total ou parcialmente pelos cofres pblicos exercendo atividades privadas de interesse pblico. Apesar de criados mediante autorizao legislativa, no integram a Administrao Indireta do Estado. So conhecidos e tratados como entes de cooperao. Podemos arrolar o SESI, o SENAI e o SENAC como exemplos deles. Agncias reguladoras. Como antes afirmado, so organizadas como autarquias.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 43

Agncias executivas. a autarquia ou fundao governamental assim definida por ato do Executivo, com a responsabilidade de executar determinado servio pblico, liberada de certos controles e dotada de maiores privilgios, que celebrou com a Administrao Pblica um contrato de gesto. Os arts. 51 e 52 da Lei n. 9.649, de 1998, tratam desta nova figura. Organizaes sociais. So entidades privadas, sem fins lucrativos, que se valem de um contrao de gesto para realizar atividades pblicas (ensino, pesquisa cientfica, cultura, sade, proteo do meio ambiente, entre outras) com apoio, inclusive transferncia de bens e recursos, das pessoas polticas. No integram a Administrao Pblica Indireta. O Estado, com a parceria com as organizaes sociais, reduz sua atuao direta nestes setores. A Lei n. 9.637, de 1998, dispe sobre as organizaes sociais. Organizaes da sociedade civil de interesse pblico. , precipuamente, a atribuio de um status a uma entidade existente na sociedade. Neste caso, no h celebrao de contrato de gesto, e sim, de um termo de parceria. No se destinam a substituir o Poder Pblico na prestao de certos servios. A Lei n. 9.790, de 1999, disciplina a matria.

Leitura complementar Reforma Administrativa de 1967 "At o advento do Dec.-lei 200, de 25.2.67, a organizao administrativa federal pecava pela excessiva concentrao de atribuies nos rgos de cpula, agravada pela falta de racionalizao dos trabalhos de coordenao dos servios, ineficientes e morosos, em decorrncia de uma burocracia intil e custosa, que alongava a tramitao dos processos e retardava as decises governamentais, pela subordinao das atividades-fins s atividades-meios." (Hely Lopes Meirelles) O Decreto-lei n 200/67, instrumento da Reforma, no uma lei orgnica, visto que, no estruturou a Administrao Pblica Federal. "O seu objetivo principal e imediato a fixao de diretrizes e princpios que propiciem funcionalidade e dinamicidade Administrao federal, devendo sua estruturao ser realizada por etapas, em conformidade com esses princpios e diretrizes ..." (Hely Lopes Meirelles) PRINCPIOS FUNDAMENTAIS: PLANEJAMENTO o estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que devero orientar a ao
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 44

governamental (plano plurianual/oramento-programa). COORDENAO a harmonizao das atividades administrativas submetendo-as ao que foi planejado com vistas a evitar a duplicidade de atuao, a disperso de recursos e a divergncia de solues. DESCENTRALIZAO o descongestionamento da Administrao atravs da desconcentrao, delegao de execuo do servio pblico e execuo indireta das obras e servios. DELEGAO DE COMPETNCIA a transferncia de atribuies decisrias a subordinados visando assegurar maior rapidez e objetividade s decises. CONTROLE a verificao do cumprimento das finalidades, qualidade e rendimento na execuo das atribuies e da observncia das normas pertinentes. Classificou a Administrao Pblica Federal em Direta (Presidncia da Repblica e Ministrios) e Indireta (Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Pblicas). DESTAQUES (do Decreto-lei n 200/67): Em cada rgo da Administrao Federal, os servios que compem a estrutura central de direo devem permanecer liberados das rotinas de execuo e das tarefas de mera formalizao de atos administrativos, para que possam concentrar-se nas atividades de planejamento, superviso, coordenao e controle (Art. 10, pargrafo segundo) Compete estrutura central de direo o estabelecimento das normas, programas e princpios, que os servios responsveis pela execuo so obrigados a respeitar na soluo dos casos individuais e no desempenho de suas atribuies (Art. 10, pargrafo quarto) Os rgos Centrais de direo superior executam funes de administrao das atividades especficas e auxiliares do Ministrio e sero, preferencialmente, organizados em base departamental, observados os princpios estabelecidos no Decreto-lei n 200/67. (Art. 24) A administrao casustica, assim entendida a deciso de casos individuais, compete, em princpio, ao nvel de execuo, especialmente aos servios de natureza local, que esto em contato com os fatos e com o pblico. (Art. 10, pargrafo terceiro)

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

45

Sero organizadas sob a forma de sistema as atividades de pessoal, oramento, estatstica, administrao financeira, contabilidade e auditoria, servios gerais, alm de outras atividades auxiliares comuns a todos os rgos da Administrao que, a critrio do Poder Executivo, necessitem de coordenao central (Art. 30, caput) Os servios incumbidos do exerccio das atividades de que trata este artigo consideram-se integrados no sistema respectivo e ficam, consequentemente, sujeitos orientao normativa, superviso tcnica e fiscalizao especfica do rgo central do sistema, sem prejuzo da subordinao ao rgo em cuja estrutura administrativa estiverem integrados. (Art. 30, pargrafo primeiro) Agncias reguladoras de Cristiano Martins de Carvalho O Direito Regulatrio Brasileiro de Mrcio Chalegre Coimbra A Emenda Constitucional n 19/98 e a administrao gerencial no Brasil de Sdia Maria Porto Lima

Legislao Decreto-Lei n. 200, de 1967 Art. 19. Todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, est sujeito superviso do Ministro de Estado competente, excetuados unicamente os rgos mencionados no art. 32, que esto submetidos superviso direta do Presidente da Repblica. Art. 20. O Ministro de Estado responsvel, perante o Presidente da Repblica, pela superviso dos rgos da Administrao Federal enquadrados em sua rea de competncia. Pargrafo nico. A superviso ministerial exercer-se- atravs da orientao, coordenao e contrle das atividades dos rgos subordinados ou vinculados ao Ministrio, nos trmos desta lei.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

46

Art. 25. A superviso ministerial tem por principal objetivo, na rea de competncia do Ministro de Estado: I - Assegurar a observncia da legislao federal. II - Promover a execuo dos programas do Govrno. III Fazer observar os princpios fundamentais enunciados no Ttulo II. IV - Coordenar as atividades dos rgos supervisionados e harmonizar sua atuao com a dos demais Ministrios. V - Avaliar o comportamento administrativo dos rgos supervisionados e diligenciar no sentido de que estejam confiados a dirigentes capacitados. VI - Proteger a administrao dos rgos supervisionados contra interferncias e presses ilegtimas. VII - Fortalecer o sistema do mrito. VIII - Fiscalizar a aplicao e utilizao de dinheiros, valres e bens pblicos. IX - Acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Govrno, a fim de alcanar uma prestao econmica de servios. X - Fornecer ao rgo prprio do Ministrio da Fazenda os elementos necessrios prestao de contas do exerccio financeiro. XI - Transmitir ao Tribunal de Contas, sem prejuzo da fiscalizao deste, informes relativos administrao financeira e patrimonial dos rgos do Ministrio. Art. 26. No que se refere Administrao Indireta, a superviso ministerial visar a assegurar, essencialmente: I - A realizao dos objetivos fixados nos atos de constituio da entidade. II - A harmonia com a poltica e a programao do Govrno no setor de atuao da entidade. III - A eficincia administrativa. IV - A autonomia administrativa, operacional e financeira da entidade. Pargrafo nico. A superviso exercer-se- mediante adoo das seguintes medidas, alm de outras estabelecidas em regulamento: a) indicao ou nomeao pelo Ministro ou, se fr o caso, eleio dos dirigentes da entidade, conforme sua natureza jurdica; b) designao, pelo Ministro dos representantes do Govrno Federal nas Assemblias Gerais e rgos de administrao ou contrle da entidade; c) recebimento sistemtico de relatrios, boletins, balancetes, balanos e informaes que permitam ao Ministro acompanhar as atividades da entidade e a execuo do oramento-programa e da programao financeira aprovados pelo Govrno; d) aprovao anual da proposta de oramento-programa e da programao financeira da entidade, no caso de autarquia; e) aprovao de contas, relatrios e balanos, diretamente ou atravs dos representantes ministeriais nas Assemblias e rgos de administrao ou contrle; f) fixao, em nveis compatveis com os critrios de operao econmica, das despesas de pessoal e de administrao; g) fixao de critrios para gastos de publicidade, divulgao e relaes pblicas; h) realizao de auditoria e avaliao peridica de rendimento e produtividade; i) interveno, por motivo de intersse pblico. Art. 27. Assegurada a superviso ministerial, o Poder Executivo outorgar aos rgos da Administrao Federal a autoridade executiva necessria ao eficiente desempenho de sua responsabilidade legal ou regulamentar. Pargrafo nico. Assegurar-se- s emprsas pblicas e s sociedades de economia mista condies de funcionamento idnticas s do setor privado cabendo a essas entidades, sob a superviso ministerial, ajustarse ao plano geral do Govrno. Art. 28. A entidade da Administrao Indireta dever estar habilitada a: I - Prestar contas da sua gesto, pela forma e nos prazos estipulados em cada caso. II - Prestar a qualquer momento, por intermdio do
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 47

Ministro de Estado, as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional. III - Evidenciar os resultados positivos ou negativos de seus trabalhos, indicando suas causas e justificando as medidas postas em prtica ou cuja adoo se impuser, no intersse do Servio Pblico. Lei n. 9.649, de 1998 Art. 39. As entidades integrantes da Administrao Pblica Federal indireta sero vinculadas aos rgos da Presidncia da Repblica e aos Ministrios, segundo as normas constantes do pargrafo nico do art. 4o e 2o do art. 5o do Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967, e sujeitas superviso exercida por titular de rgo de assistncia imediata ao Presidente da Repblica ou por Ministro de Estado, mantidas as extines e dissolues de entidades realizadas ou em fase final de realizao, com base na autorizao concedida pela Lei no 8.029, de 12 de abril de 1990. Pargrafo nico. A superviso de que trata este artigo pode se fazer diretamente, ou atravs de rgos da estrutura do Ministrio. Art. 58. Os servios de fiscalizao de profisses regulamentadas sero exercidos em carter privado, por delegao do poder pblico, mediante autorizao legislativa. 1o A organizao, a estrutura e o funcionamento dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas sero disciplinados mediante deciso do plenrio do conselho federal da respectiva profisso, garantindo-se que na composio deste estejam representados todos seus conselhos regionais. 2o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, dotados de personalidade jurdica de direito privado, no mantero com os rgos da Administrao Pblica qualquer vnculo funcional ou hierrquico. 3o Os empregados dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas so regidos pela legislao trabalhista, sendo vedada qualquer forma de transposio, transferncia ou deslocamento para o quadro da Administrao Pblica direta ou indireta. 4o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas so autorizados a fixar, cobrar e executar as contribuies anuais devidas por pessoas fsicas ou jurdicas, bem como preos de servios e multas, que constituiro receitas prprias, considerando-se ttulo executivo extrajudicial a certido relativa aos crditos decorrentes. 5o O controle das atividades financeiras e administrativas dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas ser realizado pelos seus rgos internos, devendo os conselhos regionais prestar contas, anualmente, ao conselho federal da respectiva profisso, e estes aos conselhos regionais.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 48

6o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, por constiturem servio pblico, gozam de imunidade tributria total em relao aos seus bens, rendas e servios. 7o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas promovero, at 30 de junho de 1998, a adaptao de seus estatutos e regimentos ao estabelecido neste artigo. 8o Compete Justia Federal a apreciao das controvrsias que envolvam os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, quando no exerccio dos servios a eles delegados, conforme disposto no caput. 9o O disposto neste artigo no se aplica entidade de que trata a Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994.

Jurisprudncia "4. Quanto ao mais, porm, as consideraes da inicial e do aditamento de fls. 123/125 levam ao reconhecimento da plausibilidade jurdica da Ao, satisfeito, assim, o primeiro requisito para a concesso da medida cautelar ("fumus boni iuris"). Com efeito, no parece possvel, a um primeiro exame, em face do ordenamento constitucional, mediante a interpretao conjugada dos artigos 5o, XIII, 22, XVI, 21, XXIV, 70, pargrafo nico, 149 e 175 da C.F., a delegao, a uma entidade privada, de atividade tpica de Estado, que abrange at poder de polcia, de tributar e de punir, no que tange ao exerccio de atividades profissionais. 5. Precedente: M.S. n 22.643. 6. Tambm est presente o requisito do "periculum in mora", pois a ruptura do sistema atual e a implantao do novo, trazido pela Lei impugnada, pode acarretar graves transtornos Administrao Pblica e ao prprio exerccio das profisses regulamentadas, em face do ordenamento constitucional em vigor." ADIMC-1717/DF. Relator Min. SYDNEY SANCHES "Os Conselhos Regionais de Medicina, como sucede com o Conselho Federal, so autarquias federais sujeitas prestao de contas ao Tribunal de Contas da Unio por fora do disposto no inciso II do artigo 71 da atual Constituio". MS-22643/ SC. Relator Min. MOREIRA ALVES "acumulao de cargo, funo ou emprego. fundao instituda pelo poder pblico. nem toda fundao instituda pelo poder pblico e fundao de direito privado. as fundaes, institudas pelo poder pblico, que assumem a gesto de servio estatal e se submetem a regime administrativo previsto, nos estadosmembros, por leis estaduais so fundaes de direito pblico, e, portanto, pessoas jurdicas de direito pblico. tais fundaes so espcie do gnero autarquia, aplicando-se a elas a vedao a que alude o paragrafo 2. do artigo 99 da constituio federal." re-101126/rj. relator min. moreira alves

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

49

"fundao instituto brasileiro de geografia e estatstica - ibge. entidade que, por sua natureza, configura, em gnero, autarquia, consoante a jurisprudncia do supremo tribunal." cj-6914/rj. relator min. octavio gallotti "2. a jurisprudncia - com amplo respaldo doutrinrio (v.g., victor nunes, meirelles, buzaid) - tem reconhecido a capacidade ou "personalidade judiciria" de rgos coletivos no personalizados e a propriedade do mandado de segurana para a defesa do exerccio de suas competncias e do gozo de suas prerrogativas. 3. no obstante despido de personalidade jurdica, porque rgo ou complexo de rgos estatais, a capacidade ou personalidade judiciria do ministrio lhe e inerente - porque instrumento essencial de sua atuao - e no se pode dissolver na personalidade jurdica do estado, tanto que a ele freqentemente se contrape em juzo; se, para a defesa de suas atribuies finalsticas, os tribunais tem assentado o cabimento do mandado de segurana, este igualmente deve ser posto a servio da salvaguarda dos predicados da autonomia e da independncia do ministrio pblico, que constituem, na constituio, meios necessrios ao bom desempenho de suas funes institucionais." ms-21239/df. Relator Min. SEPULVEDA PERTENCE Questes de Concursos 1 - ( FCC - 2007 - MPU - Analista - Controle Interno) certo que as autarquias * a) so pessoas jurdicas de Direito Privado, sujeitas ao controle finalstico de sua administrao, pelo rgo instituidor. * b) integram a administrao direta da Unio, no estando sujeitas ao controle hierrquico do rgo que as criou. * c) so pessoas jurdicas de Direito Pblico, de natureza meramente administrativa, criadas por lei especfica, com personalidade jurdica e patrimnio prprio. * d) tm por finalidade a explorao de atividade econmica por fora de contingncia ou de convenincia administrativa, com subordinao hierrquica ao rgo da administrao indireta que a criou. * e) so constitudas sob a forma de sociedade annima e sob o controle majoritrio da Unio ou de outra entidade da administrao direta ou indireta Federal.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

50

2 - ( FCC - 2010 - TRE-AM - Analista Judicirio - rea Judiciria ) Sobre as entidades polticas, os rgos e os agentes pblicos, considere: I. As empresas pblicas e sociedades de economia mista no so criadas por lei, mas, a sua instituio depende de autorizao legislativa. II. Entidades estatais so pessoas jurdicas de Direito Pblico que integram a estrutura constitucional do Estado, mas, no tm poderes polticos nem admi- nistrativos. III. rgos subalternos so os que exercem atribuies de mera execuo, sempre subordinados a vrios nveis hierrquicos superiores. IV. rgos pblicos so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, dotados de personalidade jurdica e de vontade prpria. V. Agentes pblicos so todas as pessoas fsicas incumbidas, definitiva ou transitoriamente, do exerccio de alguma funo estatal. Est correto o que se afirma APENAS em * a) I, III e V. * b) I, II e IV. * c) III, IV e V. * d) III e IV. * e) IV e V.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

51

3 - ( ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 ) Quanto organizao administrativa brasileira, analise as assertivas abaixo e assinale a opo correta. I. A administrao pblica federal brasileira indireta composta por autarquias, fundaes, sociedades de economia mista, empresas pblicas e entidades paraestatais. II. Diferentemente das pessoas jurdicas de direito privado, as entidades da administrao pblica indireta de personalidade jurdica de direito pblico so criadas por lei especfica. III. Em regra, a execuo judicial contra o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis - IBAMA enquanto autarquia federal est sujeita ao regime de precatrios previsto no art. 100 da Constituio Federal, respeitadas as excees. IV. A Caixa Econmica Federal enquanto empresa pblica exemplo do que se passou a chamar, pela doutrina do direito administrativo, de desconcentrao da atividade estatal. V. O Instituto Nacional do Seguro Social - INSS enquanto autarquia vinculada ao Ministrio da Previdncia Social est subordinada sua hierarquia e sua superviso. * a) Apenas os itens I e II esto corretos. * b) Apenas os itens II e III esto corretos. * c) Apenas os itens III e IV esto corretos. * d) Apenas os itens IV e V esto corretos. * e) Apenas os itens II e V esto corretos.

4 - ( FUNRIO - 2009 - MPOG - Agente Administrativo )


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 52

Com relao ao regime dos empregados de uma sociedade de economia mista correto afirmar: * a) contratao por concurso pblico e regidos pelas normas do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Federais (Lei n 8112/90) * b) contratao por concurso pblico e regidos pelas normas da Consolidao das Leis do Trabalho * c) contratao sem concurso pblico e regidos pelas normas do Regime Jurdico nico dos Servidores Pblicos Federais (Lei n 8112/90) * d) contratao sem concurso pblico e regidos pelas normas da Consolidao das Leis do Trabalho * e) contratao sem concurso pblico e regidos exclusivamente pelo Estatuto Social da Sociedade de Economia Mista

5 - ( CESPE - 2005 - TRE-MA - Tcnico Judicirio - rea Administrativa ) Assinale a opo correta acerca da administrao indireta. * a) trao comum s empresas pblicas e sociedades de economia mista o desempenho de atividade de natureza econmica. * b) As fundaes institudas e mantidas pelo poder pblico no integram a administrao indireta. * c) Os bens das autarquias e fundaes pblicas so penhorveis. * d) So caractersticas das autarquias: criao por decreto, personalidade jurdica pblica e grande abrangncia de fins ou de atividades. * e) Todas as entidades da administrao indireta tm personalidade jurdica de direito pblico.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

53

6 - ( CESPE - 2009 - TRE-GO - Tcnico Judicirio - rea Administrativa ) Pessoa jurdica de direito pblico, dotada de patrimnio prprio, criada por lei para o desempenho de servio pblico descentralizado. A definio acima refere-se a * a) rgo pblico. * b) autarquia. * c) sociedade de economia mista. * d) empresa pblica.

7 - ( PGT - 2008 - PGT - Procurador do Trabalho ) Com relao administrao pblica indireta INCORRETO afirmar que: * a) sociedades de economia mista so sociedades annimas cujas aes pertencem ao Estado e a particulares, que se associam na explorao de atividades econmicas de produo ou comercializao de bens ou de prestao de servios; * b) depende de lei especfica a criao das sociedades de economia mista, empresas pblicas, autarquias e fundaes pblicas; * c) as autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico cujos objetivos so exclusivamente administrativos ou de gesto de servios pblicos especficos; * d) a rea de atuao das fundaes pblicas definida em lei complementar;
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 54

* e) no respondida.

8 - ( CESGRANRIO - 2008 - BNDES - Tcnico de Arquivo ) Armando recomenda a seu filho Joo que se inscreva em seleo pblica para cargo no Banco Nacional de Desenvolvimento Econmico e Social (BNDES), sob o argumento de que "esses bancos privados so timos empregadores". Em ateno alegao de seu pai, Joo responde acertadamente que, na verdade, o BNDES uma * a) autarquia, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. * b) autarquia, dotada de personalidade jurdica de direito privado. * c) empresa privada, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. * d) empresa pblica, dotada de personalidade jurdica de direito pblico. * e) empresa pblica, dotada de personalidade jurdica de direito privado.

9 - ( CESPE - 2007 - TSE - Analista Judicirio - rea Administrativa - TRE ) As fundaes pblicas so entidades da administrao direta. Essa afirmao * a) correta. * b) errada, pois as fundaes so rgos da administrao direta.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

55

* c) errada, porque as fundaes so entidades da administrao indireta. * d) errada, pois as fundaes no integram a administrao pblica e sim a administrao privada do Estado.

10 - ( FCC - 2008 - TCE-SP - Auditor do Tribunal de Contas ) Os consrcios pblicos constitudos por dois ou mais municpios * a) nunca integraro a administrao indireta de nenhum destes. * b) integraro a administrao indireta de todos estes, seja qual for a forma adotada. * c) integraro a administrao indireta de um destes, escolhido no respectivo protocolo de intenes, seja qual for a forma adotada. * d) integraro a administrao indireta de todos estes, se constitudos sob a forma de associao pblica. * e) integraro a administrao direta ou indireta de todos estes, conforme disciplinado no respectivo protocolo de intenes.

GABARITO: 1-C 2-A 3-B 4-B 5-A 6-B 7-B 8-E 9-C 10 - D

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

56

Poderes e deveres do administrador pblico. Poderes Administrativos (vinculado, discricionrio, hierrquico, disciplinar, regulamentar e de polcia). Caractersticas e formas de atuaes. A ordem jurdica confere aos agentes pblicos certas prerrogativas para que estes, em nome do Estado, persigam a consecuo dos fins pblicos. Essas prerrogativas so outorgadas por lei. Essas prerrogativas consubstanciam os chamados poderes do administrador pblico. A lei impe ao administrador pblico alguns deveres: deveres administrativos. Deveres do administrador pblico -poder-dever de agir; -dever de eficincia; -dever de probidade; -dever de prestar contas. Poder-dever de agir Poder-dever de agir significa dizer que o poder administrativo, por ser conferido Administrao para o atingimento do fim pblico, representa um dever de agir. No Direito Privado o poder de agir uma mera faculdade, no Direito Administrativo uma imposio, um dever de agir para o agente pblico.

-Os poderes administrativos so irrenunciveis, devendo ser obrigatoriamente exercidos pelos titulares; -A omisso do agente, diante de situaes que exigem sua atuao, caracteriza abuso de poder, que poder ensejar, at mesmo, responsabilidade civil da Administrao. Dever de eficincia O dever de eficincia mostra-se presente na necessidade de tornar cada vez mais qualitativa a atividade administrativa, no intuito de se imprimir atuao do administrador pblico maior celeridade, perfeio, coordenao, tcnica, controle, etc. Dever de probidade O dever de probidade exige que o administrador pblico atue sempre em consonncia com os princpios da moralidade e honestidade administrativas. Os atos de improbidade administrativa importaro:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 57

-suspenso dos direitos polticos; -perda da funo pblica; -indisponibilidade dos bens; -ressarcimento ao errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. Dever de prestar constas O dever de prestar contas decorrncia inafastvel da funo do administrador pblico, como gestor de bens e interesses alheios, da coletividade. PODERES ADMINISTRATIVOS o conjunto de prerrogativas de Direito Pblico que a ordem jurdica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins. -Poder Vinculado -Poder Discricionrio -Poder Hierrquico -Poder Disciplinar -Poder Regulamentar -Poder de Polcia Poder Vinculado aquele de que dispe a Administrao para a prtica de atos administrativos em que mnima ou inexistente sua liberdade de atuao. Todos os atos administrativos so vinculados quanto: -a competncia; -a finalidade; -a forma. Contudo, os atos administrativos ditos vinculados tambm o so quanto: -ao motivo; -ao objeto.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 58

Poder Discricionrio aquele conferido Administrao para a prtica de atos dessa natureza, ou seja, aquele em que a Administrao dispe de uma razovel liberdade de atuao, podendo valorar a oportunidade e convenincia da prtica do ato discricionrio, estabelecendo o motivo e escolhendo (dentro dos limites legais) seu contedo. A convenincia e a oportunidade formam o ncleo do poder discricionrio. Com base na teoria dos motivos determinantes, so tambm vinculados existncia e legitimidade dos motivos declarados como ensejadores de sua prtica, nos casos dos atos discricionrios motivados (aqueles em que foram declarados pela Administrao os motivos que levaram a sua prtica). Limites aos Poder Discricionrio A doutrina e a jurisprudncia modernas enfatizam a tendncia de limitao ao poder discricionrio da Administrao, a fim de possibilitar um maior controle judicial dos atos administrativos. Nesse aspecto, assumem relevncia os princpios da: -razoabilidade; -proporcionalidade. O princpio da razoabilidade tem por fim aferir a compatibilidade entre os meios e os fins de um ato administrativo, de modo a evitar restries desnecessrias, arbitrrias ou abusivas por parte da Administrao Pblica. O princpio da proporcionalidade exige que haja proporcionalidade entre os meios utilizados pelo administrador pblico e os fins que ele pretende alcanar. Poder Hierrquico A hierarquia caracteriza-se pela existncia de graus de subordinao entre os diversos rgos e agentes do Executivo. o poder hierrquico que permite Administrao estabelecer tais relaes, distribuindo as funes de seus rgos e agentes conforme o escalonamento hierrquico. Como resultado do poder hierrquico, a Administrao dotada da prerrogativa de ordenar, coordenar, controlar e corrigir as atividades de seus rgos e agentes no seu mbito interno. Reviso hierrquica
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 59

a prerrogativa conferida ao superior para, de ofcio ou mediante provocao do interessado, apreciar todos os aspectos de um ato de seu subordinado, no intuito de mant-lo ou reform-lo. Delegao Significa atribuir ao subordinado competncia para a prtica de ato que originalmente pertencia ao superior hierrquico. Avocao Consiste no poder que possui o superior de chamar para si a execuo de atribuies cometidas a seus subordinados. Poder Disciplinar a faculdade que possui a Administrao de punir internamente as infraes funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas disciplina dos rgo e servios da Administrao. No confundir o poder disciplinar da Administrao com o poder punitivo do Estado. O poder punitivo do Estado no um poder de expresso interna, realizado pelo Poder Judicirio e diz respeito represso de crimes e contravenes tipificados nas leis penais. Poder Regulamentar O denominado Poder Regulamentar decorre da competncia diretamente haurida da CF, por meio da qual conferida ao Poder Executivo a prerrogativa de editar atos normativos gerais e abstratos. a autorizao, ao Chefe do Poder Executivo, para a edio de decretos e regulamentos. Temos: -decreto ou regulamento de execuo; -decreto ou regulamento autnomo; -decreto ou regulamento autorizado. Decretos de Execuo Os decretos de execuo costumam ser definidos como regras gerais, abstratas e impessoais, editadas em funo de uma lei, concernentes atuao da Administrao, possibilitando a fiel execuo da lei a que se referem.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

60

A edio de decretos de execuo tem como pressuposto a edio de uma lei, que o ato primrio a ser regulamentado. O decreto de execuo deve restringir-se aos limites e ao contedo da lei, explicitando-o, detalhando seus dispositivos. Decretos Autnomos A partir da EC 32/2001, passou a existir autorizao expressa na CF para que o Presidente da Repblica disponha sobre a organizao e funcionamento da Administrao Federal, quando no implicar aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos, e proceda extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos, diretamente mediante decreto. Os decretos previstos na EC 32/2001 so atos de efeitos internos, dispondo sobre a organizao e funcionamento da Administrao e a extino de cargos vagos, embora, diretamente, tenham reflexos para os administrados em geral. A competncia para a edio de decretos autnomos (CF artigo 84, IV) pode ser delegada a outras autoridades administrativas, como os Ministros de Estado. Notas: 1- No foi instaurada em nosso ordenamento jurdico um autorizao ampla e genrica para a edio de decretos autnomos. Somente existem duas hipteses de edio de decretos autnomos (delegveis para Ministros de Estado): -organizao e funcionamento da Administrao Federal, quando no implicar em aumento de despesa nem criao ou extino de rgos pblicos; -extino de cargos ou funes pblicas, quando vagos. Princpio da Reserva da Administrao O princpio constitucional da reserva da Administrao impede a ingerncia normativa do Poder Legislativo em matrias sujeitas exclusiva competncia administrativa do Poder Executivo. No pode o Poder Legislativo desconstituir, por lei, atos de carter administrativo que tenham sido editados pelo Poder Executivo, no estrito desempenho de suas privativas atribuies institucionais. Regulamento Autorizado Regulamento autorizado (ou delegado) aquele que complementa disposies da lei em razo de expressa determinao, nela contida, para que o Poder Executivo assim o faa. O regulamento autorizado inova o Direito nas matrias em que a lei lhe confere essa atribuio.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

61

A jurisprudncia no Brasil no admite o regulamento autorizado para a disciplina de matrias reservadas lei. Se uma lei autorizar o Poder Executivo a disciplinar tais matrias ser inconstitucional por afrontar o princpio da separao dos poderes. No entanto, quando a autorizao do legislador diz respeito a matrias no reservadas lei, nossa doutrina, e o prprio Poder Judicirio tm admitido a utilizao do regulamento autorizado quando a lei, estabelecendo as condies, os limites e os contornos da matria a ser regulamentada, deixa ao Poder Executivo a fixao de normas tcnicas, como por exemplo: -regras relativas a registro de operaes no mercado de capitais; -estabelecimento de modelos de notas fiscais e outros documentos; -elaborao de lista com medicamentos sujeitos reteno de receita; -modelo de receiturio especial; -etc. Poder de Polcia Considera-se poder de polcia a atividade da Administrao Pblica que, limitando ou disciplinando direito, interesse ou liberdade, regula a prtica de ato ou absteno de fato, em razo de interesse pblico concernente segurana, higiene, ordem, aos costumes, disciplina da produo e do mercado, ao exerccio de atividades econmicas dependentes de concesso ou autorizao do Poder Pblico, tranqilidade pblica ou ao respeito propriedade e aos direitos individuais e coletivos. Poder de polcia a faculdade de que dispe a Administrao Pblica para condicionar e restringir o uso e o gozo de bens, atividades e direitos individuais, em benefcio da coletividade ou do prprio Estado. Poder de polcia originrio aquele exercido pelas pessoas polticas do Estado (U.E.DF.M), alcanando os atos administrativos provenientes de tais pessoas. Poder de polcia delegado aquele executado pelas pessoas administrativas do Estado, integrantes da chamada Administrao Indireta. Outorga do poder de polcia para o particular A doutrina no admite a outorga do poder de polcia a pessoas da iniciativa privada, ainda que prestadores de servio ao Estado. Licena
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 62

o ato administrativo vinculado e definitivo pelo qual a Administrao reconhece que o particular detentor de um direito subjetivo preenche as condies para seu gozo. No pode ser negada quando o requerente satisfaa os requisitos legais para sua obteno. Autorizao o ato administrativo discricionrio em que predomina o interesse do particular. Limites A atuao da polcia administrativa s ser legtima se realizada nos estritos termos jurdicos, respeitados os direitos do cidado, as prerrogativas individuais e as liberdades pblicas asseguradas na CF e nas leis. Atributos do Poder de Polcia -Discricionariedade -Auto-executoriedade -Coercibilidade A discricionariedade no exerccio do poder de polcia significa que a Administrao, quanto aos atos e ele relacionados, regra geral, dispe de uma razovel liberdade de atuao, podendo valorar a oportunidade e convenincia de sua prtica, estabelecendo o motivo e escolher, dentro dos limites legais, seu contedo. A auto-executoriedade consiste na possibilidade que certos aos administrativos ensejam imediata e direta execuo pela prpria administrao, independentemente de ordem judicial. A coercibilidade possibilita que as medidas adotadas pela Administrao podem ser impostas coativamente ao administrado, isto , sua observncia obrigatria para o particular.

Atos administrativos. Conceito, requisitos, elementos, atributos, classificao, espcies. Anulao e Revogao toda manifestao unilateral da Administrao Pblica que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigaes aos administrados ou a si prpria (Hely Lopes Meirelles). Elementos ou Requisitos do ato administrativo. Sujeito Competente. No basta que o sujeito tenha capacidade, necessrio que tenha competncia.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 63

Competncia decorre sempre de lei. Finalidade: o resultado que a Administrao quer alcanar com a prtica do ato. o legislador que define a finalidade que o ato deve alcanar, no havendo liberdade de deciso para o administrador pblico. Forma. Concepo restrita forma como a exteriorizao do ato. Ex. forma escrita ou verbal, de decreto, de portaria, de resoluo. Concepo ampla exteriorizao do ato e todas as formalidades que devem ser observadas durante o processo de formao da vontade da Administrao e requisitos de publicidade do ato. A motivao integra o conceito de forma, pois a exposio dos fatos e do direito que serviram de fundamento para a prtica do ato. Motivo: razes de fato e de direito que serve de fundamento ao ato administrativo. Motivo diferente de motivao: Motivao a exposio dos motivos, demonstrao por escrito de que os pressupostos de fato realmente existiram. Teoria dos motivos determinantes: a validade do ato fica atrelada aos motivos indicados como seu fundamento, de tal forma que, se inexistentes ou falsos, implicam em sua nulidade. Quando a Administrao apresenta os motivos do ato, mesmo que a lei no exija a motivao, ele s ser vlido se os motivos forem verdadeiros. Objeto ou contedo: o efeito jurdico imediato que o ato produz lcito, possvel, moral e determinado. Atributos do ato administrativo consistem nas caractersticas que demonstram a submisso a um regime jurdico de direito pblico. Presuno de legitimidade (conformidade do ato com o ordenamento) e veracidade (presumem-se verdadeiros os fatos alegados pela Administrao). Imperatividade: os atos administrativos se impem a terceiros, independentemente de sua concordncia. Auto-executoriedade: ato administrativo pode ser executado pela prpria Administrao Pblica, sem necessidade de interveno do Poder Judicirio. Discricionariedade e vinculao. O ato vinculado, quando a lei estabelece que, perante certas condies, a Administrao deve agir de tal forma, sem liberdade de escolha. O ato discricionrio, quando a lei deixa certa margem de liberdade de deciso diante do caso concreto, de modo que a autoridade poder escolher, segundo critrios de convenincia e oportunidade, qual o melhor caminho para o interesse pblico. Discricionariedade nunca total, alguns aspectos so sempre vinculados lei (sujeito, finalidade, forma). Legalidade e Mrito. Como certos elementos do ato sempre so vinculados, no existe ato administrativo totalmente discricionrio. No ato vinculado, todos os elementos vm estabelecidos previamente em lei. No ato discricionrio, alguns elementos vm exatamente determinados em lei, contudo outros so deixados deciso da Administrao, com maior ou menor liberdade de apreciao da oportunidade e convenincia. Ato vinculado s analisado sob o aspecto da legalidade conformidade do ato com a lei. Ato discricionrio deve ser analisado sob aspecto da legalidade e do mrito (oportunidade e convenincia diante do interesse pblico a atingir). Mrito o juzo de convenincia e oportunidade que s existe nos atos discricionrios. Teoria de Invalidao do Ato Administrativo Anulao, revogao e convalidao.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 64

Anulao a extino do ato administrativo por motivo de ilegalidade, feita pela Administrao Pblica ou pelo Poder Judicirio, produzindo uma eficcia retroativa (efeitos ex tunc). Revogao a extino do ato administrativo discricionrio, por questo de mrito, feita pela Administrao Pblica, preservando os efeitos produzidos no passado (efeitos ex nunc). Convalidao: ato produzido pela Administrao Pblica, para suprir vcios sanveis em um ato ilegal, com efeitos retroativos ao momento de sua expedio, em deciso na qual se evidencie no acarretar leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros. Questes de Concursos 1 - ( UFF - 2009 - UFF - Assistente Administrativo) O controle sobre os atos administrativos um princpio consagrado no direito administrativo da: * a) presuno de legitimidade; * b) autotutela; * c) hierarquia; * d) impessoalidade; * e) especialidade.

2 - ( FCC - 2010 - AL-SP - Agente Tcnico Legislativo Especializado ) A respeito dos princpios da administrao pblica correto afirmar que * a) se aplicam tambm s entidades integrantes da Administrao indireta, exceto quelas submetidas ao regime jurdico de direito privado.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

65

* b) possuem uma ordem de prevalncia, situando-se em primeiro lugar os princpios da legalidade e da supremacia do interesse pblico sobre o privado. * c) o princpio da eficincia com o advento da Emenda Constitucional n 19/98 ganhou acento constitucional, passando a sobrepor-se aos demais princpios gerais aplicveis Administrao. * d) se aplicam, em igual medida e de acordo com as ponderaes determinadas pela situao concreta, a todas as entidades integrantes da Administrao direta e indireta. * e) o princpio da moralidade considerado um princpio prevalente e a ele se subordinam o princpio da legalidade e o da eficincia.

3 - ( FCC - 2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa ) Quando se fala em vedao de imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico, est-se referindo ao princpio da * a) legalidade. * b) motivao. * c) proporcionalidade. * d) moralidade. * e) impessoalidade.

4 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual ) A administrao pblica, regulamentada no texto constitucional, possui princpios e caractersticas que lhe conferem organizao e
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 66

funcionamento peculiares. A respeito desse assunto, julgue os prximos itens. Como consequncia do princpio da presuno de legalidade, as decises administrativas so de execuo imediata, at mesmo aquelas com possibilidade de gerar obrigaes para o particular. * ( ) Certo ( ) Errado

5 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual Como decorrncia do princpio da simetria e do princpio da separao dos poderes, as hipteses de iniciativa reservada ao presidente da Repblica, previstas na Constituio Federal, no podem ser estendidas aos governadores. * ( ) Certo ( ) Errado

6 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual ) Com relao ao vencimento e remunerao dos servidores pblicos, julgue o prximo item. Assegura-se a isonomia de vencimentos para cargos de atribuies iguais ou assemelhadas do mesmo Poder, ou entre servidores dos trs Poderes, ressalvadas as vantagens de carter individual e as relativas natureza ou ao local de trabalho. * ( ) Certo ( ) Errado

7 - ( CESPE - 2010 - MPU - Tcnico Administrativo )


Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 67

Acerca dos servios pblicos, julgue o item a seguir. Um dos princpios que regem a prestao de todas as modalidades de servio pblico o princpio da generalidade, segundo o qual os servios pblicos no devem sofrer interrupo. * ( ) Certo ( ) Errado

8 - ( CESPE - 2010 - ANEEL - Todos os Cargos - Nvel Superior ) No que se refere aos poderes administrativos e aos princpios que regem a administrao pblica, julgue os itens subsequentes. O princpio da moralidade administrativa tem existncia autnoma no ordenamento jurdico nacional e deve ser observado no somente pelo administrador pblico, como tambm pelo particular que se relaciona com a administrao pblica. * ( ) Certo ( ) Errado

9 - ( CESPE - 2010 - ANEEL - Todos os Cargos - Nvel Superior ) Com fundamento no poder disciplinar, a administrao pblica, ao ter conhecimento de prtica de falta por servidor pblico, pode escolher entre a instaurao ou no de procedimento destinado a promover a correspondente apurao da infrao. * ( ) Certo ( ) Errado

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

68

10 - ( TJ-SC - 2010 - TJ-SC - Juiz ) Assinale a alternativa correta: I. Todos os institutos de Direito Administrativo so informados pelos respectivos princpios. II. Os princpios que regem a Administrao Pblica so os expressos, embora certas diretrizes fundamentais sejam consideradas vlidas, j que baseadas em princpios implcitos ou reconhecidos, conforme a doutrina e a jurisprudncia. III. Uma ao indenizatria decorrente de uma coliso de veculos e que tramita h 15 anos no Judicirio no fere os princpios da razoabilidade e o da segurana jurdica. IV. A Administrao Pblica deve ser regida segundo padres ticos de probidade e decoro, embora possa dispensar que a atividade administrativa seja adequada entre os meios e os fins. V. O princpio da autotutela significa que a Administrao Pblica pode, por si s, revogar seus atos, invocando motivos de convenincia e oportunidade, sem necessitar recorrer ao Judicirio. * a) Somente as proposies I, III e IV so corretas. * b) Somente as proposies I, II e V so corretas. * c) Somente as proposies III, IV e V so corretas. * d) Somente as proposies II, III e IV so corretas. * e) Somente as proposies II, IV e V so corretas.

GABARITO: 1-B 2-D 3-C 4-C 5-E 6-C 7-E 8-C 9-E 10 - B
69

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

Processo Administrativo - Lei n 9.784/99 CAPTULO I DAS DISPOSIES GERAIS Art. 1o Esta Lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. 1o Os preceitos desta Lei tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio da Unio, quando no desempenho de funo administrativa. 2o Para os fins desta Lei, consideram-se: I - rgo - a unidade de atuao integrante da estrutura da Administrao direta e da estrutura da Administrao indireta; II - entidade - a unidade de atuao dotada de personalidade jurdica; III - autoridade - o servidor ou agente pblico dotado de poder de deciso. Art. 2o A Administrao Pblica obedecer, dentre outros, aos princpios da legalidade, finalidade, motivao, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditrio, segurana jurdica, interesse pblico e eficincia. Pargrafo nico. Nos processos administrativos sero observados, entre outros, os critrios de: I - atuao conforme a lei e o Direito; II - atendimento a fins de interesse geral, vedada a renncia total ou parcial de poderes ou competncias, salvo autorizao em lei; III - objetividade no atendimento do interesse pblico, vedada a promoo pessoal de agentes ou autoridades; IV - atuao segundo padres ticos de probidade, decoro e boa-f; V - divulgao oficial dos atos administrativos, ressalvadas as hipteses de sigilo previstas na Constituio; VI - adequao entre meios e fins, vedada a imposio de obrigaes, restries e sanes em medida superior quelas estritamente necessrias ao atendimento do interesse pblico; VII - indicao dos pressupostos de fato e de direito que determinarem a deciso; VIII observncia das formalidades essenciais garantia dos direitos dos administrados; IX - adoo de formas simples, suficientes para propiciar adequado grau de certeza, segurana e respeito aos direitos dos administrados; X - garantia dos direitos comunicao, apresentao de alegaes finais, produo de provas e interposio de recursos, nos processos de que possam resultar sanes e nas situaes de litgio; XI - proibio de cobrana de despesas processuais, ressalvadas as previstas em lei;

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

70

XII - impulso, de ofcio, do processo administrativo, sem prejuzo da atuao dos interessados; XIII - interpretao da norma administrativa da forma que melhor garanta o atendimento do fim pblico a que se dirige, vedada aplicao retroativa de nova interpretao. CAPTULO II DOS DIREITOS DOS ADMINISTRADOS Art. 3o O administrado tem os seguintes direitos perante a Administrao, sem prejuzo de outros que lhe sejam assegurados: I - ser tratado com respeito pelas autoridades e servidores, que devero facilitar o exerccio de seus direitos e o cumprimento de suas obrigaes; II - ter cincia da tramitao dos processos administrativos em que tenha a condio de interessado, ter vista dos autos, obter cpias de documentos neles contidos e conhecer as decises proferidas; III - formular alegaes e apresentar documentos antes da deciso, os quais sero objeto de considerao pelo rgo competente; IV - fazer-se assistir, facultativamente, por advogado, salvo quando obrigatria a representao, por fora de lei. CAPTULO III DOS DEVERES DO ADMINISTRADO Art. 4o So deveres do administrado perante a Administrao, sem prejuzo de outros previstos em ato normativo: I - expor os fatos conforme a verdade; II - proceder com lealdade, urbanidade e boa-f; III - no agir de modo temerrio; IV - prestar as informaes que lhe forem solicitadas e colaborar para o esclarecimento dos fatos. CAPTULO IV DO INCIO DO PROCESSO Art. 5o O processo administrativo pode iniciar-se de ofcio ou a pedido de interessado. Art. 6o O requerimento inicial do interessado, salvo casos em que for admitida solicitao oral, deve ser formulado por escrito e conter os seguintes dados: I - rgo ou autoridade administrativa a que se dirige; II - identificao do interessado ou de quem o represente; III - domiclio do requerente ou local para recebimento de comunicaes; IV - formulao do pedido, com exposio dos fatos e de seus fundamentos; V - data e assinatura do requerente ou de seu representante. Pargrafo nico. vedada Administrao a recusa imotivada de recebimento de documentos, devendo o servidor orientar o interessado quanto ao suprimento de eventuais falhas.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 71

Art. 7o Os rgos e entidades administrativas devero elaborar modelos ou formulrios padronizados para assuntos que importem pretenses equivalentes. Art. 8o Quando os pedidos de uma pluralidade de interessados tiverem contedo e fundamentos idnticos, podero ser formulados em um nico requerimento, salvo preceito legal em contrrio. CAPTULO V DOS INTERESSADOS Art. 9o So legitimados como interessados no processo administrativo: I - pessoas fsicas ou jurdicas que o iniciem como titulares de direitos ou interesses individuais ou no exerccio do direito de representao; II - aqueles que, sem terem iniciado o processo, tm direitos ou interesses que possam ser afetados pela deciso a ser adotada; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - as pessoas ou as associaes legalmente constitudas quanto a direitos ou interesses difusos. Art. 10. So capazes, para fins de processo administrativo, os maiores de dezoito anos, ressalvada previso especial em ato normativo prprio. CAPTULO VI DA COMPETNCIA Art. 11. A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. Art. 12. Um rgo administrativo e seu titular podero, se no houver impedimento legal, delegar parte da sua competncia a outros rgos ou titulares, ainda que estes no lhe sejam hierarquicamente subordinados, quando for conveniente, em razo de circunstncias de ndole tcnica, social, econmica, jurdica ou territorial. Pargrafo nico. O disposto no caput deste artigo aplica-se delegao de competncia dos rgos colegiados aos respectivos presidentes. Art. 13. No podem ser objeto de delegao: I - a edio de atos de carter normativo; II - a deciso de recursos administrativos; III - as matrias de competncia exclusiva do rgo ou autoridade. Art. 14. O ato de delegao e sua revogao devero ser publicados no meio oficial. 1o O ato de delegao especificar as matrias e poderes transferidos, os limites da atuao do delegado, a durao e os objetivos da delegao e o recurso cabvel, podendo conter ressalva de exerccio da atribuio delegada. 2o O ato de delegao revogvel a qualquer tempo pela autoridade delegante. 3o As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerarse-o editadas pelo delegado.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 72

Art. 15. Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. Art. 16. Os rgos e entidades administrativas divulgaro publicamente os locais das respectivas sedes e, quando conveniente, a unidade fundacional competente em matria de interesse especial. Art. 17. Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. CAPTULO VII DOS IMPEDIMENTOS E DA SUSPEIO Art. 18. impedido de atuar em processo administrativo o servidor ou autoridade que: I - tenha interesse direto ou indireto na matria; II - tenha participado ou venha a participar como perito, testemunha ou representante, ou se tais situaes ocorrem quanto ao cnjuge, companheiro ou parente e afins at o terceiro grau; III - esteja litigando judicial ou administrativamente com o interessado ou respectivo cnjuge ou companheiro. Art. 19. A autoridade ou servidor que incorrer em impedimento deve comunicar o fato autoridade competente, abstendo-se de atuar. Pargrafo nico. A omisso do dever de comunicar o impedimento constitui falta grave, para efeitos disciplinares. Art. 20. Pode ser argida a suspeio de autoridade ou servidor que tenha amizade ntima ou inimizade notria com algum dos interessados ou com os respectivos cnjuges, companheiros, parentes e afins at o terceiro grau. Art. 21. O indeferimento de alegao de suspeio poder ser objeto de recurso, sem efeito suspensivo. CAPTULO VIII DA FORMA, TEMPO E LUGAR DOS ATOS DO PROCESSO Art. 22. Os atos do processo administrativo no dependem de forma determinada seno quando a lei expressamente a exigir. 1o Os atos do processo devem ser produzidos por escrito, em vernculo, com a data e o local de sua realizao e a assinatura da autoridade responsvel. 2o Salvo imposio legal, o reconhecimento de firma somente ser exigido quando houver dvida de autenticidade. 3o A autenticao de documentos exigidos em cpia poder ser feita pelo rgo administrativo. 4o O processo dever ter suas pginas numeradas seqencialmente e rubricadas. Art. 23. Os atos do processo devem realizar-se em dias teis, no horrio normal de funcionamento da repartio na qual tramitar o processo. Pargrafo nico. Sero concludos depois do horrio normal os atos j iniciados, cujo adiamento prejudique o curso regular do procedimento ou cause dano ao interessado ou Administrao.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 73

Art. 24. Inexistindo disposio especfica, os atos do rgo ou autoridade responsvel pelo processo e dos administrados que dele participem devem ser praticados no prazo de cinco dias, salvo motivo de fora maior. Pargrafo nico. O prazo previsto neste artigo pode ser dilatado at o dobro, mediante comprovada justificao. Art. 25. Os atos do processo devem realizar-se preferencialmente na sede do rgo, cientificando-se o interessado se outro for o local de realizao. CAPTULO IX DA COMUNICAO DOS ATOS Art. 26. O rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. 1o A intimao dever conter: I - identificao do intimado e nome do rgo ou entidade administrativa; II - finalidade da intimao; III - data, hora e local em que deve comparecer; IV - se o intimado deve comparecer pessoalmente, ou fazer-se representar; V - informao da continuidade do processo independentemente do seu comparecimento; VI - indicao dos fatos e fundamentos legais pertinentes. 2o A intimao observar a antecedncia mnima de trs dias teis quanto data de comparecimento. 3o A intimao pode ser efetuada por cincia no processo, por via postal com aviso de recebimento, por telegrama ou outro meio que assegure a certeza da cincia do interessado. 4o No caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. 5o As intimaes sero nulas quando feitas sem observncia das prescries legais, mas o comparecimento do administrado supre sua falta ou irregularidade. Art. 27. O desatendimento da intimao no importa o reconhecimento da verdade dos fatos, nem a renncia a direito pelo administrado. Pargrafo nico. No prosseguimento do processo, ser garantido direito de ampla defesa ao interessado. Art. 28. Devem ser objeto de intimao os atos do processo que resultem para o interessado em imposio de deveres, nus, sanes ou restrio ao exerccio de direitos e atividades e os atos de outra natureza, de seu interesse. CAPTULO X DA INSTRUO Art. 29. As atividades de instruo destinadas a averiguar e comprovar os dados necessrios tomada de deciso realizam-se de ofcio ou mediante impulso do rgo responsvel pelo processo, sem prejuzo do direito dos interessados de propor atuaes probatrias.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 74

1o O rgo competente para a instruo far constar dos autos os dados necessrios deciso do processo. 2o Os atos de instruo que exijam a atuao dos interessados devem realizar-se do modo menos oneroso para estes. Art. 30. So inadmissveis no processo administrativo as provas obtidas por meios ilcitos. Art. 31. Quando a matria do processo envolver assunto de interesse geral, o rgo competente poder, mediante despacho motivado, abrir perodo de consulta pblica para manifestao de terceiros, antes da deciso do pedido, se no houver prejuzo para a parte interessada. 1o A abertura da consulta pblica ser objeto de divulgao pelos meios oficiais, a fim de que pessoas fsicas ou jurdicas possam examinar os autos, fixando-se prazo para oferecimento de alegaes escritas. 2o O comparecimento consulta pblica no confere, por si, a condio de interessado do processo, mas confere o direito de obter da Administrao resposta fundamentada, que poder ser comum a todas as alegaes substancialmente iguais. Art. 32. Antes da tomada de deciso, a juzo da autoridade, diante da relevncia da questo, poder ser realizada audincia pblica para debates sobre a matria do processo. Art. 33. Os rgos e entidades administrativas, em matria relevante, podero estabelecer outros meios de participao de administrados, diretamente ou por meio de organizaes e associaes legalmente reconhecidas. Art. 34. Os resultados da consulta e audincia pblica e de outros meios de participao de administrados devero ser apresentados com a indicao do procedimento adotado. Art. 35. Quando necessria instruo do processo, a audincia de outros rgos ou entidades administrativas poder ser realizada em reunio conjunta, com a participao de titulares ou representantes dos rgos competentes, lavrando-se a respectiva ata, a ser juntada aos autos. Art. 36. Cabe ao interessado a prova dos fatos que tenha alegado, sem prejuzo do dever atribudo ao rgo competente para a instruo e do disposto no art. 37 desta Lei. Art. 37. Quando o interessado declarar que fatos e dados esto registrados em documentos existentes na prpria Administrao responsvel pelo processo ou em outro rgo administrativo, o rgo competente para a instruo prover, de ofcio, obteno dos documentos ou das respectivas cpias. Art. 38. O interessado poder, na fase instrutria e antes da tomada da deciso, juntar documentos e pareceres, requerer diligncias e percias, bem como aduzir alegaes referentes matria objeto do processo. 1o Os elementos probatrios devero ser considerados na motivao do relatrio e da deciso. 2o Somente podero ser recusadas, mediante deciso fundamentada, as provas propostas pelos interessados quando sejam ilcitas, impertinentes, desnecessrias ou protelatrias. Art. 39. Quando for necessria a prestao de informaes ou a apresentao de provas pelos interessados ou terceiros, sero expedidas intimaes para esse fim, mencionando-se data, prazo, forma e condies de atendimento.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

75

Pargrafo nico. No sendo atendida a intimao, poder o rgo competente, se entender relevante a matria, suprir de ofcio a omisso, no se eximindo de proferir a deciso. Art. 40. Quando dados, atuaes ou documentos solicitados ao interessado forem necessrios apreciao de pedido formulado, o no atendimento no prazo fixado pela Administrao para a respectiva apresentao implicar arquivamento do processo. Art. 41. Os interessados sero intimados de prova ou diligncia ordenada, com antecedncia mnima de trs dias teis, mencionando-se data, hora e local de realizao. Art. 42. Quando deva ser obrigatoriamente ouvido um rgo consultivo, o parecer dever ser emitido no prazo mximo de quinze dias, salvo norma especial ou comprovada necessidade de maior prazo. 1o Se um parecer obrigatrio e vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo no ter seguimento at a respectiva apresentao, responsabilizando-se quem der causa ao atraso. 2o Se um parecer obrigatrio e no vinculante deixar de ser emitido no prazo fixado, o processo poder ter prosseguimento e ser decidido com sua dispensa, sem prejuzo da responsabilidade de quem se omitiu no atendimento. Art. 43. Quando por disposio de ato normativo devam ser previamente obtidos laudos tcnicos de rgos administrativos e estes no cumprirem o encargo no prazo assinalado, o rgo responsvel pela instruo dever solicitar laudo tcnico de outro rgo dotado de qualificao e capacidade tcnica equivalentes. Art. 44. Encerrada a instruo, o interessado ter o direito de manifestar-se no prazo mximo de dez dias, salvo se outro prazo for legalmente fixado. Art. 45. Em caso de risco iminente, a Administrao Pblica poder motivadamente adotar providncias acauteladoras sem a prvia manifestao do interessado. Art. 46. Os interessados tm direito vista do processo e a obter certides ou cpias reprogrficas dos dados e documentos que o integram, ressalvados os dados e documentos de terceiros protegidos por sigilo ou pelo direito privacidade, honra e imagem. Art. 47. O rgo de instruo que no for competente para emitir a deciso final elaborar relatrio indicando o pedido inicial, o contedo das fases do procedimento e formular proposta de deciso, objetivamente justificada, encaminhando o processo autoridade competente. CAPTULO XI DO DEVER DE DECIDIR Art. 48. A Administrao tem o dever de explicitamente emitir deciso nos processos administrativos e sobre solicitaes ou reclamaes, em matria de sua competncia. Art. 49. Concluda a instruo de processo administrativo, a Administrao tem o prazo de at trinta dias para decidir, salvo prorrogao por igual perodo expressamente motivada. CAPTULO XII DA MOTIVAO Art. 50. Os atos administrativos devero ser motivados, com indicao dos fatos e dos fundamentos jurdicos, quando:
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 76

I - neguem, limitem ou afetem direitos ou interesses; II - imponham ou agravem deveres, encargos ou sanes; III - decidam processos administrativos de concurso ou seleo pblica; IV - dispensem ou declarem a inexigibilidade de processo licitatrio; V - decidam recursos administrativos; VI - decorram de reexame de ofcio; VII - deixem de aplicar jurisprudncia firmada sobre a questo ou discrepem de pareceres, laudos, propostas e relatrios oficiais; VIII - importem anulao, revogao, suspenso ou convalidao de ato administrativo. 1o A motivao deve ser explcita, clara e congruente, podendo consistir em declarao de concordncia com fundamentos de anteriores pareceres, informaes, decises ou propostas, que, neste caso, sero parte integrante do ato. 2o Na soluo de vrios assuntos da mesma natureza, pode ser utilizado meio mecnico que reproduza os fundamentos das decises, desde que no prejudique direito ou garantia dos interessados. 3o A motivao das decises de rgos colegiados e comisses ou de decises orais constar da respectiva ata ou de termo escrito. CAPTULO XIII DA DESISTNCIA E OUTROS CASOS DE EXTINO DO PROCESSO Art. 51. O interessado poder, mediante manifestao escrita, desistir total ou parcialmente do pedido formulado ou, ainda, renunciar a direitos disponveis. 1o Havendo vrios interessados, a desistncia ou renncia atinge somente quem a tenha formulado. 2o A desistncia ou renncia do interessado, conforme o caso, no prejudica o prosseguimento do processo, se a Administrao considerar que o interesse pblico assim o exige. Art. 52. O rgo competente poder declarar extinto o processo quando exaurida sua finalidade ou o objeto da deciso se tornar impossvel, intil ou prejudicado por fato superveniente. CAPTULO XIV DA ANULAO, REVOGAO E CONVALIDAO Art. 53. A Administrao deve anular seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, e pode revog-los por motivo de convenincia ou oportunidade, respeitados os direitos adquiridos. Art. 54. O direito da Administrao de anular os atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em cinco anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada m-f. 1o No caso de efeitos patrimoniais contnuos, o prazo de decadncia contar-se- da percepo do primeiro pagamento. 2o Considera-se exerccio do direito de anular qualquer medida de autoridade administrativa que importe impugnao validade do ato.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 77

Art. 55. Em deciso na qual se evidencie no acarretarem leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros, os atos que apresentarem defeitos sanveis podero ser convalidados pela prpria Administrao. CAPTULO XV DO RECURSO ADMINISTRATIVO E DA REVISO Art. 56. Das decises administrativas cabe recurso, em face de razes de legalidade e de mrito. 1o O recurso ser dirigido autoridade que proferiu a deciso, a qual, se no a reconsiderar no prazo de cinco dias, o encaminhar autoridade superior. 2o Salvo exigncia legal, a interposio de recurso administrativo independe de cauo. 3o Se o recorrente alegar que a deciso administrativa contraria enunciado da smula vinculante, caber autoridade prolatora da deciso impugnada, se no a reconsiderar, explicitar, antes de encaminhar o recurso autoridade superior, as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (Includo pela Lei n 11.417, de 2006). Art. 57. O recurso administrativo tramitar no mximo por trs instncias administrativas, salvo disposio legal diversa. Art. 58. Tm legitimidade para interpor recurso administrativo: I - os titulares de direitos e interesses que forem parte no processo; II - aqueles cujos direitos ou interesses forem indiretamente afetados pela deciso recorrida; III - as organizaes e associaes representativas, no tocante a direitos e interesses coletivos; IV - os cidados ou associaes, quanto a direitos ou interesses difusos. Art. 59. Salvo disposio legal especfica, de dez dias o prazo para interposio de recurso administrativo, contado a partir da cincia ou divulgao oficial da deciso recorrida. 1o Quando a lei no fixar prazo diferente, o recurso administrativo dever ser decidido no prazo mximo de trinta dias, a partir do recebimento dos autos pelo rgo competente. 2o O prazo mencionado no pargrafo anterior poder ser prorrogado por igual perodo, ante justificativa explcita. Art. 60. O recurso interpe-se por meio de requerimento no qual o recorrente dever expor os fundamentos do pedido de reexame, podendo juntar os documentos que julgar convenientes. Art. 61. Salvo disposio legal em contrrio, o recurso no tem efeito suspensivo. Pargrafo nico. Havendo justo receio de prejuzo de difcil ou incerta reparao decorrente da execuo, a autoridade recorrida ou a imediatamente superior poder, de ofcio ou a pedido, dar efeito suspensivo ao recurso. Art. 62. Interposto o recurso, o rgo competente para dele conhecer dever intimar os demais interessados para que, no prazo de cinco dias teis, apresentem alegaes. Art. 63. O recurso no ser conhecido quando interposto: I - fora do prazo; II - perante rgo incompetente;
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 78

III - por quem no seja legitimado; IV - aps exaurida a esfera administrativa. 1o Na hiptese do inciso II, ser indicada ao recorrente a autoridade competente, sendo-lhe devolvido o prazo para recurso. 2o O no conhecimento do recurso no impede a Administrao de rever de ofcio o ato ilegal, desde que no ocorrida precluso administrativa. Art. 64. O rgo competente para decidir o recurso poder confirmar, modificar, anular ou revogar, total ou parcialmente, a deciso recorrida, se a matria for de sua competncia. Pargrafo nico. Se da aplicao do disposto neste artigo puder decorrer gravame situao do recorrente, este dever ser cientificado para que formule suas alegaes antes da deciso. Art. 64-A. Se o recorrente alegar violao de enunciado da smula vinculante, o rgo competente para decidir o recurso explicitar as razes da aplicabilidade ou inaplicabilidade da smula, conforme o caso. (Includo pela Lei n 11.417, de 2006). Art. 64-B. Acolhida pelo Supremo Tribunal Federal a reclamao fundada em violao de enunciado da smula vinculante, dar-se- cincia autoridade prolatora e ao rgo competente para o julgamento do recurso, que devero adequar as futuras decises administrativas em casos semelhantes, sob pena de responsabilizao pessoal nas esferas cvel, administrativa e penal. (Includo pela Lei n 11.417, de 2006). Art. 65. Os processos administrativos de que resultem sanes podero ser revistos, a qualquer tempo, a pedido ou de ofcio, quando surgirem fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. Pargrafo nico. Da reviso do processo no poder resultar agravamento da sano. CAPTULO XVI DOS PRAZOS Art. 66. Os prazos comeam a correr a partir da data da cientificao oficial, excluindo-se da contagem o dia do comeo e incluindo-se o do vencimento. 1o Considera-se prorrogado o prazo at o primeiro dia til seguinte se o vencimento cair em dia em que no houver expediente ou este for encerrado antes da hora normal. 2o Os prazos expressos em dias contam-se de modo contnuo. 3o Os prazos fixados em meses ou anos contam-se de data a data. Se no ms do vencimento no houver o dia equivalente quele do incio do prazo, tem-se como termo o ltimo dia do ms. Art. 67. Salvo motivo de fora maior devidamente comprovado, os prazos processuais no se suspendem. CAPTULO XVII DAS SANES Art. 68. As sanes, a serem aplicadas por autoridade competente, tero natureza pecuniria ou consistiro em obrigao de fazer ou de no fazer, assegurado sempre o direito de defesa. CAPTULO XVIII
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 79

DAS DISPOSIES FINAIS Art. 69. Os processos administrativos especficos continuaro a reger-se por lei prpria, aplicando-selhes apenas subsidiariamente os preceitos desta Lei. Art. 69-A. Tero prioridade na tramitao, em qualquer rgo ou instncia, os procedimentos administrativos em que figure como parte ou interessado: (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). I - pessoa com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos; (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). II - pessoa portadora de deficincia, fsica ou mental; (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). III (VETADO) (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). IV - pessoa portadora de tuberculose ativa, esclerose mltipla, neoplasia maligna, hansenase, paralisia irreversvel e incapacitante, cardiopatia grave, doena de Parkinson, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avanados da doena de Paget (ostete deformante), contaminao por radiao, sndrome de imunodeficincia adquirida, ou outra doena grave, com base em concluso da medicina especializada, mesmo que a doena tenha sido contrada aps o incio do processo. (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). 1o A pessoa interessada na obteno do benefcio, juntando prova de sua condio, dever requer-lo autoridade administrativa competente, que determinar as providncias a serem cumpridas. (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). 2o Deferida a prioridade, os autos recebero identificao prpria que evidencie o regime de tramitao prioritria. (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). 3o (VETADO) (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). 4o (VETADO) (Includo pela Lei n 12.008, de 2009). Art. 70. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicao. Braslia 29 de janeiro de 1999; 178o da Independncia e 111o da Repblica. FERNANDO HENRIQUE CARDOSO Renan Calheiros Paulo Paiva Questes de Concursos

1 - ( FCC - 2010 - TRE-AC - Analista Judicirio - rea Judiciria ) Normas Aplicveis aos Servidores Pblicos Federais Sobre a Lei n 9.784/99, que regula o Processo Administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, em relao competncia INCORRETO afirmar:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

80

* a) Podem ser objeto de delegao, irrevogvel pela autoridade delegante, a deciso de recursos administrativos e a edio de atos de carter normativo. * b) Inexistindo competncia legal especfica, o processo administrativo dever ser iniciado perante a autoridade de menor grau hierrquico para decidir. * c) Ser permitida, em carter excepcional e por motivos relevantes devidamente justificados, a avocao temporria de competncia atribuda a rgo hierarquicamente inferior. * d) A competncia irrenuncivel e se exerce pelos rgos administrativos a que foi atribuda como prpria, salvo os casos de delegao e avocao legalmente admitidos. * e) As decises adotadas por delegao devem mencionar explicitamente esta qualidade e considerarseo editadas pelo delegado.

2 - ( CESGRANRIO - 2010 - EPE - Analista de Gesto Corporativa - Administrao Geral ) De acordo com as disposies da Lei no 9.784/99, que regula o processo administrativo no mbito da Administrao Pblica Federal, impedido de atuar em processo administrativo o servidor que * a) esteja litigando judicialmente contra cnjuge do interessado. * b) esteja atuando por delegao de competncia. * c) tenha amizade ntima com o interessado. * d) tenha amizade ntima com superior hierrquico competente para julgar eventual recurso contra seus atos. * e) tenha inimizade notria com parentes do interessado, at o terceiro grau.

3 - ( CESGRANRIO - 2010 - EPE - Analista de Gesto Corporativa ) A Lei no 9.784/99 estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da Administrao Federal direta e indireta, visando, em especial, proteo dos direitos dos administrados e ao melhor cumprimento dos fins da Administrao. Nela se encontra expressamente previsto o dever de decidir da Administrao, que consiste em emitir explicitamente, aps concluda a instruo, deciso nos processos administrativos no prazo, prorrogvel por igual perodo, de at * a) 10 dias. * b) 30 dias. * c) 60 dias.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

81

* d) 120 dias. * e) 180 dias. 4 - ( CESGRANRIO - 2010 - EPE - Advogado ) Odair servidor pblico federal e, no exerccio cotidiano de suas atribuies, emite pronunciamento em processos administrativos inaugurados a partir de requerimentos formulados pelos administrados. Interessado em aprimorar as manifestaes que emite na sua rotina de trabalho, Odair resolve pesquisar a legislao que regula o processo administrativo em mbito federal (Lei no 9.784/99) e constata que * a) a Administrao Pblica deve observar o princpio da inrcia, sendo-lhe vedado iniciar o processo administrativo de ofcio. * b) a Administrao Pblica tem o dever de revogar seus prprios atos, quando eivados de vcio de legalidade, respeitados os direitos adquiridos. * c) a competncia administrativa irrenuncivel e indelegvel, ressalvada a hiptese de edio de atos de carter normativo e deciso de recursos administrativos, que admitem delegao expressa. * d) o direito da Administrao Pblica de anular atos administrativos de que decorram efeitos favorveis para os destinatrios decai em trs anos, contados da data em que foram praticados, salvo comprovada mf. * e) os atos administrativos que apresentarem defeitos sanveis podem ser convalidados pela Administrao Pblica, em deciso na qual se evidencie que no acarretam leso ao interesse pblico nem prejuzo a terceiros.

5 - ( FCC - 2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa ) A reviso do processo administrativo * a) tem cabimento em qualquer tipo de processo, tenha sido aplicada sano ou no. * b) s tem cabimento a pedido do interessado. * c) no pode ser pedida se j tiver ocorrido a coisa julgada administrativa. * d) subordina-se existncia de fatos novos ou circunstncias relevantes suscetveis de justificar a inadequao da sano aplicada. * e) pode implicar o agravamento da sano imposta.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

82

6 - ( FCC - 2010 - TRE-AC - Tcnico Judicirio - rea Administrativa ) Nos termos da Lei no 9.784/99, o rgo competente perante o qual tramita o processo administrativo determinar a intimao do interessado para cincia de deciso ou a efetivao de diligncias. Assim, * a) a intimao ser sempre pessoal e observar a antecedncia mnima de quinze dias teis quanto data de comparecimento. * b) o desatendimento da intimao importa o reconhecimento da verdade dos fatos, e a renncia a direito pelo administrado. * c) no caso de interessados indeterminados, desconhecidos ou com domiclio indefinido, a intimao deve ser efetuada por meio de publicao oficial. * d) a intimao no poder, em qualquer caso ser efetuada por cincia no processo ou por via postal com aviso de recebimento. * e) as intimaes sero anulveis quando feitas sem observncia das prescries legais, porm o comparecimento do administrado no supre sua falta ou irregularidade.

7 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual ) Tendo em vista as disposies gerais da lei que regula o processo administrativo no mbito da administrao pblica federal (Lei n. 9.784/1999), julgue os itens a seguir. O processo administrativo pauta-se por uma srie de princpios que devem ser observados pelas autoridades, entre os quais se inclui o impulso de ofcio, que lhes permite adotar as medidas necessrias adequada instruo do processo. * ( ) Certo ( ) Errado

8 - ( CESPE - 2010 - MPU - Analista - Processual ) A referida lei estabelece normas bsicas sobre o processo administrativo no mbito da administrao pblica direta e indireta, e seus preceitos tambm se aplicam aos rgos dos Poderes Legislativo e Judicirio, quando no desempenho de funo administrativa. * ( ) Certo ( ) Errado

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

83

9 - ( CESPE - 2008 - TCU - Analista de Controle Externo - Gesto de Pessoas - Prova 2 ) A Pontos Cardeais Ltda. requereu a ministro do TCU vista e extrao de cpias da representao do Ministrio Pblico junto Corte de Contas que resultou em processo de tomada de contas especial (TC) para apurar desvio de verbas recebidas de contrato administrativo de explorao de minrio em rea localizada em cidade interiorana brasileira. No pedido, a empresa informou que precisava instruir processo judicial em que era cobrada pela ausncia de pagamento de valores pela explorao acima referida. O referido ministro do TCU indeferiu o pedido, fundamentado no fato de o caso se encontrar em fase de diligncia em que est sendo apurado exatamente o destino dado s receitas supostamente recebidas da autarquia pela empresa. Assim, como a TC no envolve diretamente a empresa, no poderia ela intervir no procedimento administrativo, ainda que para requerer certides e cpias das peas que o integram. Diante da situao hipottica acima, julgue os prximos itens. Os preceitos previstos no Regimento Interno do TCU, por serem especficos, afastam a aplicao das regras de garantia processual previstas na Lei do Procedimento Administrativo Federal - Lei n. 9.784/1999. * ( ) Certo ( ) Errado

10 - ( FUNDEP - 2010 - TJ-MG - Tcnico Judicirio /) INCORRETO afirmar que nos processos administrativos est prevista a * a) ampla defesa. * b) celeridade. * c) oralidade. * d) razovel durao.

GABARITO: 1-A 2-A 3-B 4-E 5-D 6-C 7-C 8-C 9-E 10 - C

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

84

Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal Dec. 1.171/94 0 PRESIDENTE DA REPBLICA, no uso das atribuies que lhe confere o art. 84, incisos IV e VI, e ainda tendo em vista o disposto no art. 37 da Constituio, bem como nos arts. 116 e 117 da Lei n 8.112, de 11 de dezembro de 1990, e nos arts. 10, 11 e 12 da Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, DECRETA: Art. 1 Fica aprovado o Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, que com este baixa. Art. 2 Os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta e indireta implementaro, em sessenta dias, as providncias necessrias plena vigncia do Cdigo de tica, inclusive mediante a Constituio da respectiva Comisso de tica, integrada por trs servidores ou empregados titulares de cargo efetivo ou emprego permanente. Pargrafo nico. A constituio da Comisso de tica ser comunicada Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica, com a indicao dos respectivos membros titulares e suplentes. Art. 3 Este decreto entra em vigor na data de sua publicao. Braslia, 22 de junho de 1994, 173 da Independncia e 106 da Repblica. ITAMAR Romildo Canhim Eate texto no substitui o publicado no DOU de 23.6.1994. ANEXO Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal CAPTULO I Seo I Das Regras Deontolgicas I - A dignidade, o decoro, o zelo, a eficcia e a conscincia dos princpios morais so primados maiores que devem nortear o servidor pblico, seja no exerccio do cargo ou funo, ou fora dele, j que refletir o exerccio da vocao do prprio poder estatal. Seus atos, comportamentos e atitudes sero direcionados para a preservao da honra e da tradio dos servios pblicos. II - O servidor pblico no poder jamais desprezar o elemento tico de sua conduta. Assim, no ter que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas principalmente entre o honesto e o desonesto, consoante as regras contidas no art. 37, caput, e 4, da Constituio Federal. III - A moralidade da Administrao Pblica no se limita distino entre o bem e o mal, devendo ser acrescida da idia de que o fim sempre o bem comum. O equilbrio entre a legalidade e a finalidade, na conduta do servidor pblico, que poder consolidar a moralidade do ato administrativo. IV- A remunerao do servidor pblico custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, at por ele prprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 85

FRANCO

integre no Direito, como elemento indissocivel de sua aplicao e de sua finalidade, erigindo-se, como conseqncia, em fator de legalidade. V - O trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, j que, como cidado, integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio. VI - A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia-a-dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. VII - Salvo os casos de segurana nacional, investigaes policiais ou interesse superior do Estado e da Administrao Pblica, a serem preservados em processo previamente declarado sigiloso, nos termos da lei, a publicidade de qualquer ato administrativo constitui requisito de eficcia e moralidade, ensejando sua omisso comprometimento tico contra o bem comum, imputvel a quem a negar. VIII - Toda pessoa tem direito verdade. O servidor no pode omiti-la ou false-la, ainda que contrria aos interesses da prpria pessoa interessada ou da Administrao Pblica. Nenhum Estado pode crescer ou estabilizar-se sobre o poder corruptivo do hbito do erro, da opresso ou da mentira, que sempre aniquilam at mesmo a dignidade humana quanto mais a de uma Nao. IX - A cortesia, a boa vontade, o cuidado e o tempo dedicados ao servio pblico caracterizam o esforo pela disciplina. Tratar mal uma pessoa que paga seus tributos direta ou indiretamente significa causar-lhe dano moral. Da mesma forma, causar dano a qualquer bem pertencente ao patrimnio pblico, deteriorando-o, por descuido ou m vontade, no constitui apenas uma ofensa ao equipamento e s instalaes ou ao Estado, mas a todos os homens de boa vontade que dedicaram sua inteligncia, seu tempo, suas esperanas e seus esforos para constru-los. X - Deixar o servidor pblico qualquer pessoa espera de soluo que compete ao setor em que exera suas funes, permitindo a formao de longas filas, ou qualquer outra espcie de atraso na prestao do servio, no caracteriza apenas atitude contra a tica ou ato de desumanidade, mas principalmente grave dano moral aos usurios dos servios pblicos. XI - 0 servidor deve prestar toda a sua ateno s ordens legais de seus superiores, velando atentamente por seu cumprimento, e, assim, evitando a conduta negligente. Os repetidos erros, o descaso e o acmulo de desvios tornam-se, s vezes, difceis de corrigir e caracterizam at mesmo imprudncia no desempenho da funo pblica. XII - Toda ausncia injustificada do servidor de seu local de trabalho fator de desmoralizao do servio pblico, o que quase sempre conduz desordem nas relaes humanas. XIII - 0 servidor que trabalha em harmonia com a estrutura organizacional, respeitando seus colegas e cada concidado, colabora e de todos pode receber colaborao, pois sua atividade pblica a grande oportunidade para o crescimento e o engrandecimento da Nao. Seo II Dos Principais Deveres do Servidor Pblico XIV - So deveres fundamentais do servidor pblico: a) desempenhar, a tempo, as atribuies do cargo, funo ou emprego pblico de que seja titular;

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

86

b) exercer suas atribuies com rapidez, perfeio e rendimento, pondo fim ou procurando prioritariamente resolver situaes procrastinatrias, principalmente diante de filas ou de qualquer outra espcie de atraso na prestao dos servios pelo setor em que exera suas atribuies, com o fim de evitar dano moral ao usurio; c) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum; d) jamais retardar qualquer prestao de contas, condio essencial da gesto dos bens, direitos e servios da coletividade a seu cargo; e) tratar cuidadosamente os usurios dos servios aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico; f) ter conscincia de que seu trabalho regido por princpios ticos que se materializam na adequada prestao dos servios pblicos; g) ser corts, ter urbanidade, disponibilidade e ateno, respeitando a capacidade e as limitaes individuais de todos os usurios do servio pblico, sem qualquer espcie de preconceito ou distino de raa, sexo, nacionalidade, cor, idade, religio, cunho poltico e posio social, abstendo-se, dessa forma, de causar-lhes dano moral; h) ter respeito hierarquia, porm sem nenhum temor de representar contra qualquer comprometimento indevido da estrutura em que se funda o Poder Estatal; i) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las; j) zelar, no exerccio do direito de greve, pelas exigncias especficas da defesa da vida e da segurana coletiva; l) ser assduo e freqente ao servio, na certeza de que sua ausncia provoca danos ao trabalho ordenado, refletindo negativamente em todo o sistema; m) comunicar imediatamente a seus superiores todo e qualquer ato ou fato contrrio ao interesse pblico, exigindo as providncias cabveis; n) manter limpo e em perfeita ordem o local de trabalho, seguindo os mtodos mais adequados sua organizao e distribuio; o) participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum; p) apresentar-se ao trabalho com vestimentas adequadas ao exerccio da funo; q) manter-se atualizado com as instrues, as normas de servio e a legislao pertinentes ao rgo onde exerce suas funes; r) cumprir, de acordo com as normas do servio e as instrues superiores, as tarefas de seu cargo ou funo, tanto quanto possvel, com critrio, segurana e rapidez, mantendo tudo sempre em boa ordem. s) facilitar a fiscalizao de todos atos ou servios por quem de direito; t) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 87

faz-lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos; u) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei; v) divulgar e informar a todos os integrantes da sua classe sobre a existncia deste Cdigo de tica, estimulando o seu integral cumprimento. Seo III Das Vedaes ao Servidor Pblico XV - E vedado ao servidor pblico; a) o uso do cargo ou funo, facilidades, amizades, tempo, posio e influncias, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem; b) prejudicar deliberadamente a reputao de outros servidores ou de cidados que deles dependam; c) ser, em funo de seu esprito de solidariedade, conivente com erro ou infrao a este Cdigo de tica ou ao Cdigo de tica de sua profisso; d) usar de artifcios para procrastinar ou dificultar o exerccio regular de direito por qualquer pessoa, causando-lhe dano moral ou material; e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister; f) permitir que perseguies, simpatias, antipatias, caprichos, paixes ou interesses de ordem pessoal interfiram no trato com o pblico, com os jurisdicionados administrativos ou com colegas hierarquicamente superiores ou inferiores; g) pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificao, prmio, comisso, doao ou vantagem de qualquer espcie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua misso ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim; h) alterar ou deturpar o teor de documentos que deva encaminhar para providncias; i) iludir ou tentar iludir qualquer pessoa que necessite do atendimento em servios pblicos; j) desviar servidor pblico para atendimento a interesse particular; l) retirar da repartio pblica, sem estar legalmente autorizado, qualquer documento, livro ou bem pertencente ao patrimnio pblico; m) fazer uso de informaes privilegiadas obtidas no mbito interno de seu servio, em benefcio prprio, de parentes, de amigos ou de terceiros; n) apresentar-se embriagado no servio ou fora dele habitualmente; o) dar o seu concurso a qualquer instituio que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana; p) exercer atividade profissional atica ou ligar o seu nome a empreendimentos de cunho duvidoso. CAPTULO II
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 88

DAS COMISSES DE TICA XVI - Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico, competindo-lhe conhecer concretamente de imputao ou de procedimento susceptvel de censura. XVII -- Cada Comisso de tica, integrada por trs servidores pblicos e respectivos suplentes, poder instaurar, de ofcio, processo sobre ato, fato ou conduta que considerar passvel de infringncia a princpio ou norma tico-profissional, podendo ainda conhecer de consultas, denncias ou representaes formuladas contra o servidor pblico, a repartio ou o setor em que haja ocorrido a falta, cuja anlise e deliberao forem recomendveis para atender ou resguardar o exerccio do cargo ou funo pblica, desde que formuladas por autoridade, servidor, jurisdicionados administrativos, qualquer cidado que se identifique ou quaisquer entidades associativas regularmente constitudas. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) XVIII - Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. XIX - Os procedimentos a serem adotados pela Comisso de tica, para a apurao de fato ou ato que, em princpio, se apresente contrrio tica, em conformidade com este Cdigo, tero o rito sumrio, ouvidos apenas o queixoso e o servidor, ou apenas este, se a apurao decorrer de conhecimento de ofcio, cabendo sempre recurso ao respectivo Ministro de Estado. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) XX - Dada a eventual gravidade da conduta do servidor ou sua reincidncia, poder a Comisso de tica encaminhar a sua deciso e respectivo expediente para a Comisso Permanente de Processo Disciplinar do respectivo rgo, se houver, e, cumulativamente, se for o caso, entidade em que, por exerccio profissional, o servidor pblico esteja inscrito, para as providncias disciplinares cabveis. O retardamento dos procedimentos aqui prescritos implicar comprometimento tico da prpria Comisso, cabendo Comisso de tica do rgo hierarquicamente superior o seu conhecimento e providncias. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) XXI - As decises da Comisso de tica, na anlise de qualquer fato ou ato submetido sua apreciao ou por ela levantado, sero resumidas em ementa e, com a omisso dos nomes dos interessados, divulgadas no prprio rgo, bem como remetidas s demais Comisses de tica, criadas com o fito de formao da conscincia tica na prestao de servios pblicos. Uma cpia completa de todo o expediente dever ser remetida Secretaria da Administrao Federal da Presidncia da Repblica. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) XXII - A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. XXIII - A Comisso de tica no poder se eximir de fundamentar o julgamento da falta de tica do servidor pblico ou do prestador de servios contratado, alegando a falta de previso neste Cdigo, cabendo-lhe recorrer analogia, aos costumes e aos princpios ticos e morais conhecidos em outras profisses; (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) XXIV - Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 89

a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. XXV - Em cada rgo do Poder Executivo Federal em que qualquer cidado houver de tomar posse ou ser investido em funo pblica, dever ser prestado, perante a respectiva Comisso de tica, um compromisso solene de acatamento e observncia das regras estabelecidas por este Cdigo de tica e de todos os princpios ticos e morais estabelecidos pela tradio e pelos bons costumes. (Revogado pelo Decreto n 6.029, de 2007) Questes de Concursos 1 - ( FEC - 2010 - MPA - Engenheiro ) Em todos os rgos e entidades da Administrao Pblica Federal direta, indireta, autrquica e fundacional, ou em qualquer rgo ou entidade que exera atribuies delegadas pelo poder pblico, dever ser criada uma Comisso de tica, encarregada de orientar e aconselhar sobre a tica profissional do servidor, no tratamento com as pessoas e com o patrimnio pblico. Comisso de tica incumbe fornecer, aos organismos encarregados da execuo do quadro de carreira dos servidores, os registros sobre sua conduta tica, para o efeito de instruir e fundamentar promoes e para todos os demais procedimentos prprios da carreira do servidor pblico. A pena aplicvel ao servidor pblico pela Comisso de tica a de: * a) censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por dois teros dos seus integrantes, com cincia dos faltosos. * b) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. * c) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, sem cincia do faltoso. * d) censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. * e) suspenso e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por dois teros dos seus integrantes, com cincia dos faltosos. 2 - ( FEC - 2010 - MPA - Engenheiro) Para fins de apurao do comprometimento tico, entende-se por servidor pblico todo aquele que, por fora de lei, contrato ou de qualquer ato jurdico, preste servios de natureza permanente, temporria ou excepcional, ainda que sem retribuio financeira, desde que ligado direta ou indiretamente a qualquer rgo do poder estatal, como as autarquias, as fundaes pblicas, as entidades paraestatais, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista, ou em qualquer setor onde prevalea o interesse do Estado. vedado ao servidor pblico:

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

90

* a) exercer com estrita moderao as prerrogativas funcionais que lhe sejam atribudas, abstendo-se de faz- lo contrariamente aos legtimos interesses dos usurios do servio pblico e dos jurisdicionados administrativos. * b) abster-se, de forma absoluta, de exercer sua funo, poder ou autoridade com finalidade estranha ao interesse pblico, mesmo que observando as formalidades legais e no cometendo qualquer violao expressa lei. * c) resistir a todas as presses de superiores hierrquicos, de contratantes, interessados e outros que visem obter quaisquer favores, benesses ou vantagens indevidas em decorrncia de aes imorais, ilegais ou aticas e denunci-las. * d) ser probo, reto, leal e justo, demonstrando toda a integridade do seu carter, escolhendo sempre, quando estiver diante de duas opes, a melhor e a mais vantajosa para o bem comum. * e) deixar de utilizar os avanos tcnicos e cientficos ao seu alcance ou do seu conhecimento para atendimento do seu mister.

3 - ( CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade ) Julgue os itens a seguir, acerca da Lei n. 8.112/1990 e do Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico do Poder Executivo federal. A funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia em sua vida privada podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. * ( ) Certo ( ) Errado

4 - ( CESPE - 2010 - MS - Tcnico de Contabilidade ) A pena aplicvel ao servidor pblico pela comisso de tica a de censura e sua fundamentao constar do respectivo parecer, assinado por todos os seus integrantes, com cincia do faltoso. * ( ) Certo ( ) Errado

5 - ( CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo ) Determinado rgo pblico federal realizou reunio para definir a destinao de recursos financeiros para educao bsica - complementao da Unio. A fim de subsidiar a deciso, um servidor pblico responsvel pelos clculos para a referida destinao apresentou slides contendo os seguintes dados por municpios: demanda populacional pelo servio (isto , o tamanho da populao em idade escolar); oferta das instituies pblicas de educao bsica; recursos financeiros destinados no ano anterior; e, em funo da relao demanda-oferta, projeo de recursos financeiros a serem destinados no ano seguinte. Aps a
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 91

apresentao, constatou-se que determinado municpio fora privilegiado com relao ao montante de recursos financeiros a serem destinados, em detrimento de outros municpios. Questionado, o servidor explicou que se baseara somente no critrio populacional para elaborar a projeo de distribuio dos recursos financeiros e que, na realidade, no houve necessidade de considerar os outros dados. Aps averiguao, a equipe comprovou que o municpio privilegiado realmente apresentava o maior contingente populacional, mas no aquele em idade escolar, conforme a apresentao dos slides. Verificou-se, posteriormente, que o municpio privilegiado era a localidade de origem do servidor, onde residia sua famlia. Considerando a situao hipottica apresentada acima, assinale a opo correta de acordo com o Cdigo de tica do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal (DL n. 1.171/1994). * a) A situao descrita caracterizou a utilizao do cargo ou funo para obteno de favorecimentos para si ou para outrem, conduta esta que vedada pelo cdigo de tica em questo. * b) A atitude do servidor obedeceu aos princpios da impessoalidade e da verdade, uma vez que ele utilizou o critrio do maior contingente populacional ao destinar recursos financeiros ao municpio. * c) Como o trabalho desenvolvido pelo servidor pblico perante a comunidade deve ser entendido como acrscimo ao seu prprio bem-estar, porque, como integrante da sociedade, o xito desse trabalho pode ser considerado como seu maior patrimnio, o servidor em questo agiu em consonncia com o exerccio de sua funo pblica. * d) A apresentao do servidor cumpriu o dever de participar dos movimentos e estudos que se relacionem com a melhoria do exerccio de suas funes, tendo por escopo a realizao do bem comum. * e) A conduta do servidor constituiu erro tcnico.

6 - ( CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo ) A questo mais discutida a respeito da nova gerncia pblica , sem dvida, a sua implicao para as relaes de responsabilidade (accountability) entre os gerentes pblicos e os empregados, os ministrios e os rgos autnomos ou agncias, entre a administrao pblica e as autoridades polticas, a administrao pblica e os cidados, o Poder Legislativo e o Poder Executivo do governo, e entre os setores pblico e privado para o fornecimento de servios. Derry Ormond e Elke Lffler. A nova gerncia pblica. In: Revista do Servio Pblico - ENAP, 50 (02). Braslia, abr.-jun./1999, p. 66-96 (com adaptaes). A responsabilizao do servidor pblico por seus atos prevista no Brasil por intermdio de dispositivos constitucionais e legais e, internacionalmente, pela Organizao para a Cooperao e o Desenvolvimento
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 92

Econmico (OCDE). A possibilidade de responsabilizar o servidor pblico por seus comportamentos e atitudes no desempenho da atividade pblica est diretamente relacionada s normas de conduta tica. Com relao a essas normas, assinale a opo correta. * a) A responsabilizao do servidor pblico por seus atos exerce impacto indireto na prtica cotidiana de valores e parmetros de tica no servio pblico. * b) O aumento da liberdade de ao constitui problema tico na administrao pblica, visto que contraria o princpio da impessoalidade. * c) O treinamento profissional propicia a conscientizao do ponto de vista tico e legal e desenvolve aptides essenciais anlise tica e ao raciocnio moral, o que diminui a liberdade de ao e, consequentemente, o comportamento desviante. * d) A responsabilizao do servidor pblico por seus atos requer que o processo de tomada de decises seja transparente e aberto ao pblico. * e) A responsabilizao do servidor pblico por seus atos propicia perseguies polticas e a manuteno das desigualdades internas do sistema. 7 - ( CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo ) A tica profissional um procedimento e um modelo de ao. Em face da utilizao dos recursos pblicos, das decises vinculantes que afetam os indivduos e dos riscos e incertezas da sociedade, uma prtica administrativa e poltica alheada das exigncias dos cidados, em matria de responsabilidade, aprofunda o deficit de legitimidade e de desempenho dos sistemas administrativo e poltico. Juan Mozzicafreddo. A responsabilidade e a cidadania na administrao pblica. In: Sociologia, problemas e prticas (40). Lisboa: CIES, 2002, p. 9-22 (com adaptaes). Assinale a opo correta acerca da relao entre tica profissional na administrao pblica e cidadania. * a) O sentido da responsabilidade no servio pblico resulta de um sistema de controle e fiscalizao bem estruturado, calcado em normas sedimentadas. * b) A responsabilizao individual do servidor pblico por seus atos est subsumida no nvel institucional, pois, quando o servidor erra, a instituio pblica que falha. * c) O controle externo da atividade pblica e do desempenho do servidor pblico indica que a prioridade dos atos deve visar os fins da instituio. * d) A responsabilidade do sistema administrativo, em termos de funcionamento e de respeito pelos preceitos jurdicos e polticos dos direitos dos cidados, diretamente proporcional insuficincia da sano, positiva ou negativa, pelos atos de gesto pblica. * e) A responsabilidade na disfuncionalidade do sistema administrativo tem por base razes econmicas e polticas.

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

93

8 - ( CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo ) Um servidor pblico de instituio federal, ao elaborar parecer favorvel quitao de imvel de muturio inadimplente, apresentou trs aspectos a serem considerados: a agncia financiadora abriria mo das multas, juros e correes e receberia apenas o valor venal do imvel; o valor venal do imvel seria pago com depsitos judiciais decorrentes das penas pecunirias da vara criminal do estado federado onde est situado o imvel; essa possibilidade poderia ser usada em virtude de se tratar de excepcionalidade decorrente da condio de vida do muturio, que foi obrigado a deixar o trabalho para cuidar de filho portador de rara doena degenerativa e incurvel (gangliosidose Gm1). Com referncia situao hipottica apresentada acima, assinale a opo correta de acordo com os princpios constitucionais e legais brasileiros e o Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal. * a) O parecer foi desleal com a instituio, o que caracteriza improbidade administrativa. * b) O parecer do servidor pautou-se pela impessoalidade, o que fere, no caso, a moralidade pblica. * c) Como todos os cidados so iguais perante a lei, com os mesmos direitos e deveres, no cabe administrao pblica considerar a especificidade de cada caso. * d) Considerando que o parecer tenha sido favorvel ao muturio inadimplente em seus trs aspectos, isso significa que o servidor agiu contra os fins da instituio pblica. * e) O servidor pblico apresentou soluo legal e moral ao caso, o que atendeu aos princpios da legalidade, moralidade, eficincia, fazendo que a administrao pblica realizasse justia social. 9 - ( CESPE - 2010 - DPU - Analista Administrativo ) O Cdigo de tica Profissional do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal estabelece, no inciso VI, captulo I, que a funo pblica deve ser tida como exerccio profissional e, portanto, se integra na vida particular de cada servidor pblico. Assim, os fatos e atos verificados na conduta do dia a dia na vida privada do servidor podero acrescer ou diminuir o seu bom conceito na vida funcional. Com base nessas informaes, assinale a opo correta. * a) O inciso em questo atende a exigncia formal inscrita na Lei n. 8.112/1990, que dispe acerca do regime jurdico dos servidores pblicos civis da Unio, das autarquias e das fundaes pblicas federais. * b) O contedo do inciso est eivado da cultura poltica tradicional brasileira, ao confundir a esfera pblica com a privada. * c) O contedo do inciso em apreo est em acordo com o inciso I, que estabelece a dignidade e o decoro como norteadores da conduta do servidor, no exerccio do cargo ou fora dele. * d) O contedo do inciso expressa a pretenso totalitria do Estado de controlar a vida privada do indivduo. * e) O contedo do inciso contradiz os dispositivos constitucionais que estabelecem a liberdade individual e a liberdade profissional.
Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados 94

10 - ( CESGRANRIO - 2009 - MEC - Professor - Matemtica ) Analise os itens que se seguem, relativos aos deveres fundamentais do servidor pblico. I - Tratar cuidadosamente os usurios dos servios, aperfeioando o processo de comunicao e contato com o pblico. II - Omitir a verdade sobre fato para beneficiar o cidado. III - Ser eficiente no cumprimento de suas tarefas sem ter que estar regularmente presente ao local de trabalho. IV - Facilitar a fiscalizao de todos os atos ou servios por quem de direito. De acordo com o Decreto no 1.171/1994, correspondente ao Cdigo de Conduta do Servidor Pblico Civil do Poder Executivo Federal, esto corretos APENAS os itens * a) I e III. * b) I e IV. * c) II e III. * d) II e IV. * e) III e IV.

GABARITO: 1-D 2-E 3-C 4-C 5-A 6-D 7-C 8-E 9-C 10 - B

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

95

Apostilas Aprendizado Urbano Todos os direitos reservados

96

You might also like