You are on page 1of 3

Termdinmica

A Termodinmica, significa "potncia" o ramo da Fsica que estuda as causas e os efeitos de mudanas na temperatura, presso e volume - e de outras grandezas termodinmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas fsicos em escala macroscpica. Grosso modo, calor significa "energia" em trnsito, e dinmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essncia, a Termodinmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficincia das primeiras mquinas a vapor , sendo em essncia uma cincia experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscpicas ou de grande escala da matria e energia .

A breve histria da termodinmica comea com Guericke, que em 1650 projetou e construiu a primeira bomba de vcuo do mundo, e o primeiro vcuo artificial do mundo, atravs das hemisfrios de Magdeburgo. Ele foi incentivado pela busca em provar a invalidade da antiga percepo de que "a natureza tem horror ao vcuo" e de que no poderia haver vazio ou vcuo, "pois no vcuo todos os corpos cairiam com a mesma velocidade" tal como descreveu em ambos os casos Aristteles. Logo aps este evento, o fsico e qumico Irlands Robert Boyle tomou cincia dos experimentos de Guericke, e em 1656, em coordenao com o cientista Ingls Robert Hooke, construiu uma bomba de ar.Usando esta bomba, Boyle e Hooke perceberam uma correlao entre presso, temperatura e volume. Em tempo, a Lei de Boyle foi formulada, que estabelece que a presso e o volume so inversamente proporcionais. Ento, em 1679, baseado nestes conceitos, um conhecido de Boyle chamado Denis Papin construiu um forno de presso (marmita de Papin), que era um vaso fechado com uma tampa fechada hermeticamente que confinava o vapor at alta presso ser gerada. Projetos posteriores incluram uma vlvula de alvio para o vapor, evitando que o recipiente explodisse devido alta presso. Observando o movimento rtmico da vlvula de alvio para cima e para baixo, Papin concebeu a idia de uma mquina constituda de um pisto e um cilindro. Mas Papin no seguiu adiante com a idia. Foi somente em 1697, baseado nas idias de Papin, que o engenheiro Thomas Savery construiu a primeira mquina a vapor. Embora nesta poca as mquinas fossem brutas e ineficientes, elas atraram a ateno dos principais cientistas da poca. Um destes cientistas foi Sadi Carnot, o "pai da termodinmica", que em 1824 publicou "Reflexes sobre a Potncia Motriz do Fogo", um discurso sobre o calor, potncia e eficincia de mquina. O texto trouxe as relaes energticas bsicas entre a mquina de Carnot, o ciclo de Carnot e a potncia motriz. Isto marcou o incio da Termodinmica como cincia moderna.

Lei zero da termodinmica Embora a noo de quente e frio pelo contato com a pele seja de uso corrente, ela pode levar a avaliaes erradas de temperatura. De qualquer forma, da observao cotidiana dos corpos quentes e frios que se chega ao conceito de temperatura. Levando em conta essas observaes, assim postulou-se a lei zero: se A e B so dois corpos em equilbrio trmico com um terceiro corpo C, ento A e B esto em equilbrio trmico um com o outro, ou seja, a temperatura desses sistemas a mesma.

Primeira lei da termodinmica A lei de conservao de energia aplicada aos processos trmicos conhecida como primeira lei da termodinmica. Ela d a equivalncia entre calor e trabalho e pode enunciar-se da seguinte maneira: "em todo sistema quimicamente isolado em que h troca de trabalho e calor com o meio externo e em que, durante essa transformao, realiza-se um ciclo (o estado inicial do sistema igual a seu estado final), as quantidades de calor (Q) e trabalho (W) trocadas so iguais. Assim, chega-se expresso W = JQ, em que J uma constante que corresponde ao ajuste entre as unidades de calor (usada na medida de Q) e Joule (usada na medida de W). Essa constante empregada na prpria definio de caloria (1 cal = 4,1868J). A primeira lei da termodinmica pode ser enunciada tambm a partir do conceito de energia interna, entendida como a energia associada aos tomos e molculas em seus movimentos e interaes internas ao sistema. Essa energia no envolve outras energias cinticas e potenciais, que o sistema como um todo apresenta em suas relaes com o exterior. A variao da energia interna DU medida pela diferena entre a quantidade de calor (Q), trocado pelo sistema com seu exterior, e o trabalho realizado (W) e dada pela expresso DU = K - W , que corresponde ao enunciado da lei da termodinmica. comum no estudo das transformaes o uso da funo termodinmica da entalpia (H), definida pela relao H = U + pV, em que U a energia interna, p a presso e V o volume do sistema. Num processo em que s existe trabalho de expanso (como, por exemplo, na fuso sob presso e temperatura constante), a entalpia a medida do calor trocado entre o sistema e seu exterior. A relao entre a variao DQ e o aumento correspondente de temperatura Dt , no limite, quando Dt tende a zero, chamada capacidade calorfica do sistema: C = DQ/Dt O calor especfico igual capacidade calorfica dividida pela massa do sistema: C=1DQ/ mDt Tanto o calor especfico quanto a capacidade calorfica do sistema dependem das condies pelas quais foi absorvido ou retirado calor do sistema.

Segunda lei da termodinmica A tendncia do calor a passar de um corpo mais quente para um mais frio, e nunca no sentido oposto, a menos que exteriormente comandado, enunciada pela segunda lei da termodinmica. Essa lei nega a existncia do fenmeno espontneo de transformao de energia trmica em energia cintica, que permitiria converter a energia do meio aquecido para a execuo de um movimento (por exemplo, mover um barco com a energia resultante da converso da gua em gelo).

De acordo com essa lei da termodinmica, num sistema fechado, a entropia nunca diminui. Isso significa que, se o sistema est inicialmente num estado de baixa entropia (organizado), tender espontaneamente a um estado de entropia mxima (desordem). Por exemplo, se dois blocos de metal a diferentes temperaturas so postos em contato trmico, a desigual distribuio de temperatura rapidamente d lugar a um estado de temperatura uniforme medida que a energia flui do bloco mais quente para o mais frio. Ao atingir esse estado, o sistema est em equilbrio. A entropia, que pode ser entendida como decorrente da desordem interna do sistema, definida por meio de processos estatsticos relacionados com a probabilidade de as partculas terem determinadas caractersticas ao constiturem um sistema num dado estado. Assim, por exemplo, as molculas e tomos que compem 1kg de gelo, a 0o C e 1atm, apresentam caractersticas individuais distintas, mas do ponto de vista estatstico apresentam, no conjunto, caractersticas que definem a possibilidade da existncia da pedra de gelo nesse estado. A variao da funo entropia pode ser determinada pela relao entre a quantidade de calor trocada e a temperatura absoluta do sistema. Assim, por exemplo, a fuso de 1kg de gelo, nas condies de 273K e 1atm, utiliza 80.000cal, o que representa um aumento de entropia do sistema, devido fuso, em 293J/K. A aplicao do segundo princpio a sistemas de extenses universais esbarra em dificuldades conceituais relativas condio de seu isolamento. Entretanto, pode-se cogitar de regies do universo to grandes quanto se queira, isoladas das restantes. Para elas (e para as regies complementares) valeria a lei do crescimento da entropia. Podese ento perguntar por que motivo o universo no atingiu ainda a situao de mxima entropia, ou se atingir essa condio um dia. A situao de mxima entropia corresponde chamada morte trmica do universo: toda a matria estaria distribuda na vastido espacial, ocupando uniformemente os estados possveis da energia. A temperatura seria constante em toda parte e nenhuma forma de organizao, das mais elementares s superiores, seria possvel.

Terceira lei da termodinmica O conceito de temperatura entra na termodinmica como uma quantidade matemtica precisa que relaciona calor e entropia. A interao entre essas trs quantidades descrita pela terceira lei da termodinmica, segundo a qual impossvel reduzir qualquer sistema temperatura do zero absoluto mediante um nmero finito de operaes. De acordo com esse princpio, tambm conhecido como teorema de Nernst, a entropia de todos os corpos tende a zero quando a temperatura tende ao zero absoluto.

You might also like