You are on page 1of 3

" A Escravido at os nossos dias"

- O que preconceito e como se forma - E como a escravido hoje? Sugesto: Pode fazer uma linha do tempo 1530 - Chegam ao Brasil os primeiros escravos africanos. Vendidos em escala crescente por traficantes portugueses, eles tornam-se a grande massa trabalhadora na economia colonial. 1568 - oficializada pelo Governador Geral de Salvador Correia de S o trfico de escravos negros. Cada senhor de engenho de acar fica autorizado a comprar at 120 escravos por ano. 1590 - Comea a ser formado o quilombo dos Palmares na regio do atual Estado de Alagoas. 1694 - Aps resistir a constantes ataques de 1687 a 1694 os quilombos dos Palmares destrudo em fevereiro por tropas do bandeirante paulista Domingos Jorge Velho. Zumbi o ltimo lder sobreviveu a destruio do quilombo. 1695 - Trado por um companheiro no dia 20 de novembro o principal smbolo da resistncia negra escravido foi capturado e morto e teve seu corpo esquartejado e sua cabea exposta para colocar medo nos outros escravos. ( hoje no dia 20 de novembro comemorada o Dia da Conscincia Negra em todo Brasil) 1850 - Lei Eusbio de Queirs que determinou o fim do trfico de escravos para o Brasil. Essa lei proibiu o desembarque de negros africanos nos portos brasileiros. Os ltimos 200 escravos trazidos para o pas desembarcaram em Pernambuco, em 1855. 1871 - Lei do Ventre Livre, no qual declarava livre os filhos das escravas nascidos a partir da aprovao da lei, porm essa lei, teve pouco efeito prtico, j que dava

liberdade aos filhos de escravos, mas os mantinha sob a tutela dos donos das mes at completarem 21 anos. 1885 - Lei dos Sexagenrios, tambm chamada Lei Saraiva-Cotegipe, libertava os escravos com mais de 65 anos . Essa lei tambm no ajudou quase nada, pois poucos escravos conseguiam viver mais de 40 anos devido as condies de vida que levavam. 1888 - Em 13 de Maio a princesa Isabel assinou a Lei urea, que terminou com a escravido dos negros no Brasil. O brasil foi o ltimo pas do mundo a abolir a escravido negra. x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x- O preconceito contra os negros constante, as pessoas negam que sejam preconceituosas, mas no admitem ( principalmente os ricos) o casamento de seus filhos com negros, ou dizem frases como: " servio de preto"; "S podia ser preto", etc. A Lei urea libertou os escravos, mas no previa menhum tipo de apoio ou de assistncia aos negros, que, de repente, ficavam sem ter para onde ir ou trabalhar e ganhar o seu sustento. Com isso muitos tinham que submeter a continuar a trabalhando nas fazendas e residncias ganhando quase nada. Um sculo aps a abolio da escravatura no Brasil, os negros continuam marginalizados e injustiados, principalmente no mercado de trabalho, mas so discriminados tambm nos clubes, na religio, na poltica, na educao. Os descendentes dos escravos ficaram desde a abolio, nas camadas mias humildes da sociedade brasileira. Foi constatado que cerca de 45% dos brasileiros so negros e pardos. No entanto, quase no vemos negros nas universidades, nos postos de chefia das empresas, do governo e na Igreja. So raros padres negros e mais raros ainda bispos negros.

Segundo pesquisa da Fundao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica ( FIBGE) rgo do governo, que a renda mdia do chefe de famlia era de 4,8 salrios mnimos entre os brancos e de 1,7 salrio mnimo entre os negros. Entre os trabalhadores brancos 7l,8% tinham carteira profissional assinada, contra apenas 51,9% dos trabalhadores negros. No campo da educao, a injustia contra os negros ainda maior. So poucos os que sonseguem chegar ao fim do segundo grau e numerosos os analfabetos. Enquanto 9,1% dos brancos conseguiam terminar o segundo grau, apenas 1,1% dos negros conseguiam faz-lo. Entre os brancos com mais de 10 anos, os analfabetos eram 15,5%; j entre os negros, eram 42,4%. A Constituio brasileira de 1988 considera a prtica de racismo como crime inafianvel e imprescritvel, sujeito a pena de recluso. Porm continuam ocorrendo em muitas regies brasileiras, como atestam freqentes denncias feitas atravs da imprensa. Um relatrio do Ministrio da Reforma e Desenvolvimento Agrrio, relatou ocorrncia de trabalho escravo em 12 estados brasileiros (principalmente no Par e So Paulo). Nos ltimos anos, o despertar da conscincia negra tem levado os prprios negros a lutar contra o preconceito. o que mostra o Movimento Negro Unificado (MNU), que rene as diversas organizaes negras, Todas elas lutam contra a marginalizao, pela valorizao do negro em todos os campos das vida social e pelo reconhecimento de sua dignidade como ser humano. Em 20 de novembro se comemora o "Dia da Conscincia Negra" .

You might also like