You are on page 1of 5

Informaes Importantes sobre a 5 Instruo Explicao da forma de uma Loja:

A forma da loja a de um quadrilongo, seu comprimento do Oriente ao Ocidente; sua largura, do norte ao sul; sua profundidade, da superfcie ao centro da Terra; e sua altura, da Terra ao cu. Isto mostra que o campo da ao do Maom e sua caridade no tem limites, a no ser os ditados pela Prudncia. Ora, se a maonaria uma associao de carcter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justia social, aclassismo, humanidade, os princpios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeioamento intelectual e fraternidade, assim uma associao inicitica, filosfica, filantrpica, ou seja SEM FRONTEIRAS. Porque do Oriente ao Ocidente? Porque assim como a Luz do Sol vem do Or.. as civilizaes tambm saram de l. 3 colunas sustentam a Loja: Sabedoria, Fora e Beleza. A Sabedoria orienta, A Fora que anima A Beleza que adorna. Estas colunas tambm representam: Salomo, pela Sabedoria em construir; Hiram, rei de Tiro, pela Fora que deu aos trabalhos; e Hiram Abif pela Beleza mpar que deu ao Templo. Todo este simbolismo nos indica que, na obra de nossa construo Moral, devemos trazer para a Luz, todas as possibilidades das potncias individuais, despojando-nos das iluses da personalidade. E nesse trabalho, s poderemos ser Sbios se possuirmos Fora, porque a Sabedoria exige sacrifcios que s podem ser realizados pela fora, mas ser Sbio com Fora, sem ter Beleza, triste, porque a Beleza que abre o mundo inteiro nossa Sensibilidade. A grande Luta da Maonaria combater a ignorncia pois ela o grande vu que esconde a realidade e as verdades da evoluo humana. O ignorante age muitas vezes sem a razo e portanto mesmo que com boas intenes, pode causar mal a alguem ou ao universo.

De mos dadas a ignorncia temos o Fanatismo que pode ser de qualquer natureza. E esse desvia a mente humana a cometer atos impensados. A Ordem trabalha para que o home se liberte de suas crendices, de crenas infundadas e antes de tudo, da crena baseada na razao. importante ressaltar que isso nos transporta de fato a RESPONSABILIDADE pois o ignorante alega desconhecimento mas e o maom? Algum sabe qual o lao sagrado que nos une? A solidariedade, mas o que ela significa? Condio do grupo que resulta da comunho de atitudes e de sentimentos, de modo a constituir o grupo em apreo uma unidade slida, capaz de resistir s foras exteriores e mesmo de tornar-se ainda mais firme em face de oposio vinda de fora No podemos confundir solidariedade com ajuda sem fundamento. As vezes ouvimos que a maonaria proporciona vantagens a seus adeptos, por desconhecer o real objetivo. No so vantagens, apenas ensinamos moral, bons costumes e lutamos pela evoluo. Nesse contexto, entendemos que sim necessria uma srie de atitudes, solidarias, caritativas pois uma vez o home de carter aperfeioado poder, atravs da triade: sabedoria, fora e beleza, prover o nosso espirito e mente, para atribuir onde necessrio for, nossa fora solidria. Essa solidariedade deve estar baseada na justia pois indepentende de ser Irmo ou no, a justia deve prevalecer. Nossa Ordem composta por homens, portanto ainda em formao e passveis de erros, dessa forma, nosso corao sente, nossa mente avalia e nosso esprito decide se devemos ou nao ajudar. Justia deve ser a base de nossas aoes. Quando juramos defender um Irmao, nao quer dizer que devamos apoiar em tudo mas sim, no que for justo. Lembram-se quando falamos de elite? VCs acreditam que em todo o mundo existam pessoas que so honestas, justas , de bom carter ? Por isso passamos por uma sindicncia... Erramos algumas vezes? Claro que sim, contudo, por isso que acreditamos ser uma elite porque infelizmente no so todas as pessoas que dispoem desses predicados. Mas em que consiste nossa fraternidade? Ela consiste primordialmente na educao para a evoluo, na correo dos defeitos, na evoluo.

Nao adianta dizer que vamos trabalhar a PB se de fato, estamos apenas escondidos atrs de um avental. Pensem nisso!

Quais Quais Quais Quais Quais

so so so so so

meus meus meus meus meus

deveres deveres deveres deveres deveres

para para para para para

com com com com com

o a a a o

criador do Universo? humanidade? Ptria? famlia? prximo?

Irmao Helder: Grcia e Egito, o que essas duas civilizaes deram de colaborao para a maonaria? Porque e como ser Livre e de Bons Costumes? Isso basta para a evoluo humana? Fale sobre as Luzes e os cargos em Loja segundo uma viso mstica e administrativa.

Irmo Wilson: Fale sobre a disposio do Templo e suas representaes simblicas. Porque precisamos de 3 colunas para sustent-lo? O que significa combater a ignorncia? Faa um paralelo cultural para esse tema. O que significa ser um homem justo? Onde est representada a Justia dentro da Loja? Qual o cargo e a jia que a representam?

Irmo Roberto: As 3 colunas de sustentao da loja so a SFB,explique quais ligaes com Salomo, Hiram rei de Tiro e Hiram Abif. Qual seu significado filosofico? Quando falamos de fanatismo, estamos falando de extremismo. Como a Maonaria do mbito filosfico opera sobre esse aspecto? E no mundo profano dos dias atuais? Fale sobre a Moral Maonica, e a triade Liberdade, Igualdade e Fraternidade. O que de fato muda na vida de um homem?

You might also like