You are on page 1of 13

O Evangelho no Lar. Acenda esta luz!

15/01/2008

Escrito por: Ben

Durante algum tempo Jesus ficou hospedado na casa de Simo Pedro, em Carfanaum . Em uma noite, quando as estrelas povoavam o firmamento em noite prateada de luar, Jesus pegou os sagrados escritos e, como se quisesse imprimirnovo rumo a conversao que se fizera improdutiva e nada edificante, falou com bondade: J - Simo, que faz o pescador quando se dirige para o mercado com os frutos de cada dia? Pedro pensou e respondeu hesitante: P - Mestre, naturalmente escolhemos os melhores peixes, ningum compra o resduo da pesca. Jesus sorriu e perguntou novamente: J- E o oleiro? O que faz para atender a tarefa que se prope? P - Certamente, Senhor, modela o barro; imprimindo a forma que deseja. Jesus pergunta outra vez: J - E o Carpinteiro, como procede para alcanar o trabalho que pretende realizar? P Senhor, lavrar a madeira bruta, usar a enx, o serrote, o martelo e o formo. De outra forma, no aperfeioaria a pea bruta. Jesus calou-se por alguns instantes e depois concluiu: J - Assim o lar diante o mundo. O bero domestico a primeira escola e o primeiro templo da alma. A casa do homem a legitima exportadora de caracteres para a vida comum. Se o negociante seleciona a mercadoria, se o marceneiro no consegue fazer um barco sem afeioar a madeira aos seus propsitos, como esperar uma comunidade segura e tranqila sem que o lar se aperfeioe? paz do mundo comea sob as telhas a que nos acolhemos. Se no aprendemos a viver em paz, entre quatro paredes, como aguardar a harmonia das naes? Se ns no habitamos a amar o irmo mais prximo, associado nossa luta de cada dia, como respeitar o eterno pai que nos parece distante? Pedro acendamos aqui, em terno de quantos nos procuram assistncia fraterna, uma claridade nova. A mesa da tua casa o lar de teu po, nela recebemos do Senhor o alimento de cada dia. Por que no instalar, ao redor dela, a sementeira da felicidade e da paz na conversao e no pensamento? O pai, que nos d o trigo para o celeiro, atravs do solo, enviamos a luz atravs do cu. Pedro reconhecido, tmido, disse: P - Mestre, seja feito como desejas. Ento Jesus, convidando familiares do apstolo a palestra edificante e a meditao elevada, desenrolou os escritos da sabedoria e abriu, na terra o primeiro culto cristo no lar.

*** L.E Cap. II do livro III, questo 659 a 666 nos esclarece sobre a prece. Na prece podemos propor trs coisas: Louvar, Pedir e Agradecer. As preces que fazemos no podem mudar a natureza das nossas provaes, nem desviar o curso. No entanto, a prece elevada atrai os bons espritos, que nos do foras para suportar com coragem e as provaes parecero menos duras.

E.S.E cap. XXV Buscai e achareis

Devemos lembrar que no basta pedir e ficar parado. Se no fizermos a nossa parte, nada acontecer. Muitos companheiros passam a vida toda a pedir e falam mal de Deus, porque no conseguiu o que buscava. O Evangelho claro Buscai e achareis, ajuda-te e o cu te ajudar.

Mas, quando associamos a prece s aes no trabalho de transformao interior, transformando nosso corpo em templo sagrado, tudo parece mais fcil. A implantao do culto do evangelho no lar deve ser feita com dedicao, perseverana e f. Jamais devemos desanimar com as dificuldades que podem aparecer. Os benefcios do culto do evangelho no lar sero sentidos desde os primeiros momentos de sua inaugurao. Toda a psicosfera da famlia se modifica. O lar se ilumina, pois a reunio da famlia em torno do Evangelho, os comentrios edificantes, onde cada um colocar o seu ponto de vista favorece a melhora de todos, pois todos esto envolvidos com o estudo do evangelho. Quando os amigos do plano maior percebem que estamos nos dedicando para implantar o culto do evangelho no lar em nossa casa, passam a nos ajudam e vendo nossa persistncia e respeito aos propsitos evanglicos, colocam na frente de nossa casa uma bandeira, aqui se faz o evangelho. Conforme relatos de Andr Luiz, Bezerra de Menezes e outros companheiros do plano maior, muitas vezes as caravanas partem do plano superior em misso de resgate e aqui chegando identificam um lar onde se faz o evangelho e com a permisso dos protetores daquele lar, montam um posto avanado onde prestam socorro e buscam se fortalecer pelas boas energias que l existe. Ser que algum j parou para pensar que pode estar hospedando entidades de grande quilate pelo simples fato da prtica do culto do evangelho no lar, imaginem agora ento em hospedar o prprio mestre em uma de suas visitas a Terra.

Fonte de Pesquisa: Livro: JESUS NO LAR Mdium: FRANCISCO CANDIDO XAVIER Esprito: NEIO LCIO Editora: FEB

Palestra Virtual

Promovida pelo IRC-Espiritismo http://www.irc-espiritismo.org.br Tema: O Culto do Evangelho no Lar Palestrante: Lcia Moreira
Rio de Janeiro 31/05/2002 Organizadores da Palestra: Moderador: "_Alves_" (nick: [Moderador])

"Mdium digitador ": "Maethorin" (nick: Lucia_Moreira)


Orao Inicial:

<Moderador_> Boa noite, queridos amigos em irmo em Cristo. Graas benevolncia de Deus, nosso Pai, estamos mais uma vez aqui neste ambiente virtual para podermos aprender mais um pouco sobre as mensagens do Plano Maior. Possamos todos nos colocar disposio dos amigos benfeitores, para que as lies que aqui vamos receber calem fundo em nossas almas e em nossos coraes. Que Jesus, nosso modelo e Mestre ilumine a nossa palestrante e nos enseje grandes lies para o nosso crescimento. Pedimos ao Pai que nos proporcione segurana e equilbrio. E que ao tomarmos cincia de novas verdades possamos coloc-las rapidamente em prtica. Que Deus nos abenoe agora e sempre. Que assim seja. (t)

Apresentao do Palestrante:

<Lucia_Moreira> Meus queridos, sou Lcia Moreira. Sou esprita a muitos anos, pois nasci em um lar esprita e milito, dentro da doutrina, como grande admiradora dessa doutrina maravilhosa. Participo, a 36 anos, da casa de Lon Denis, como mdium, expositora, no atendimento fraterno, dirigente de reunies pblicas e trabalho, tambm, no servio assistencial da nossa queridaMallet (Ncleo Assistencial Antonio de Aqu ino). E a grande beneficiada por tudo isso, tem sido eu, que no canso de agradecer a Deus a oportunidade que me deu, nesta encarnao, de conhecer a doutrina esprita, que tanto benefcio tem me trazido. Se no fosse ela, nem bom pensar o que seria de m im. (t) Consideraes Iniciais do Palestrante: <Lucia_Moreira> Bem, hoje, ns vamos falar sobre o culto no lar. O que o Culto no Lar? Como devemos realiz -lo? Para qu? Quais os benefcios que ele nos proporciona? Culto no Lar a reunio ntima e inform al que todos ns devemos realizar em nossas casas com os nossos familiares em benefcio da harmonizao da nossa casa. Ns poderamos melhor dizer que o Culto do Evangelho no Lar. Como devemos realiza-lo? Primeiro, escolhermos um dia da semana e hora CERTA para faz-lo. Reunirmos, os nossos familiares. Lermos uma pgina de ambientao, (ns, particularmente, gostamos muito do livro "Jesus no Lar").

Fazermos uma prece. Lermos um trecho do Evangelho Segundo o Espiritismo, de Allan Kardec. Conversarmos so bre as pginas lidas. E, depois, uma prece de encerramento. Podemos colocar, tambm, gua a ser fluidificada, para depois bebermos. Isso no uma regra, porque ela pode ser adequada as necessidades de cada famlia. Por exemplo, que tem crianas, para que elas possam, tambm, participar, interessante fazermos leituras de textos adequados faixa etria das crianas. Outros gostam de fazer leitura do Livro dos Espritos. Outros, das obras de Andr Luiz. Mas sempre se deve fazer a leitura do Evangelho Segun do o Espiritismo, porque a finalidade precpua fazer o Culto do EVANGELHO no Lar. Para qu fazemos isso? Todos ns sabemos que temos amigos espirituais e aqueles que no so mui amigos. E mesmo, s vezes e, nossas famlias, nem todos os espritos, ali reunidos, so espritos afins. Muitas das vezes, nos reunimos em famlia para aprendermos a amar e perdoar. E o Culto do Evangelho no Lar funciona como um elemento catalisador, harmonizador, evangelizador para todos os que ali esto. Quais so os benefcios que ele pode nos proporcionar? O entendimento. A aproximao. A pacificao. A harmonizao. O Culto do Evangelho no Lar tem as maiores variaes possveis. Ele no s serve para o nosso lar, como tambm serve como um foco de luz para a nossa vizinhana, e at mesmo para a nossa rua e a nossa localidade, onde moramos. Muitos podero dizer: Mas, a nica

pessoa esprita em minha casa sou eu! Outros podero dizer: Eu moro sozinho. Outros podero dizer: Eu no tenho condio espirituais para dirigir um culto. E eu s posso dizer a vocs o seguinte: Sejam quais forem as dificuldades, tentem, comecem, faam. Vou citar uma experincia de uma companheira, que muito interessante e nos foi passado no atendimento fraterno: Jovem, esprita, acostumada a fazer o Culto do Evangelho no Lar, casou -se com um rapaz que tinha o vcio do alcoolismo e tentou implantar no seu novo Lar, o culto. O seu esposo, embora pessoa boa, todas as vezes que se alcoolizava, transformava-se em um homem extremamente violento. E a jovem procurava fazer o seu culto em dias que ela achava que ele no iria beber. Mas parecia que um "mosquitinho" cochichava no ouvido dele, e por mais que ela mudasse os dias de semana para a realizao do seu culto, era justamente naquele dia que ele bebia. E chegava em casa no horrio certo do culto. Fazia uma arruaa, rasgava o Evangelho, dizia que no queria aquelas prticas dentro de sua casa. E a jovem, por ser muito convicta da utilidade do Culto no Lar, teve uma feliz idia: passou a fa zer o seu culto, (Pasmem!), dentro do box do banheiro, utilizando j o seu Evangelho todo desfolhado... Passaram -se anos. O nosso amigo ficou muito doente e, com a perseverana da nossa jovem, ele passou a sentar-se mesa para fazer o culto junto com a su a famlia. Alguns anos depois, o seu esposo desencarna e numa comunicao que ele d, agradece a Deus o bem que fez ao seu

esprito aquelas reunies de culto no lar que ele participou. Por isso, meus queridos, no deixem de fazer o Culto do Evangelho no seu lar. Ou, pelo ao menos, o hbito da leitura do Evangelho, no seu lar. Temos companheiros que dados a dificuldade de horrios da famlia, (trabalho, estudo e etc), fazem uma leitura do Evangelho diariamente, na hora do caf, ou do jantar ou do almoo. O importante a presena da leitura do Evangelho Segundo o Espiritismo em nossos lares. (t)
Perguntas/Respostas: <[moderador]> [1] - <Mei_PB> Por que alguns se utilizam da expresso culto, quando sabemos que no Espiritismo no existe culto, mas, sim, um est udo a respeito do ESE no lar?

<Lucia_Moreira> Isso uma questo de nomenclatura, que no influi, nem contribui, no desmerece e nem enaltece. (t)
<[moderador]> [2] - <_Alves_> Boa noite, Lcia, seja muito bemvinda. Por que somente a partir de Andr Luiz c omeou-se a falar no Evangelho no Lar?

<Lucia_Moreira> Olha, meu querido, voc pode ter esse conhecimento, a partir dessa data, mas eu, que nasci em um lar esprita e j estou com 67 anos, e os meus pais sempre fizeram o culto lar, porque se voc ver l no Cap XXIX, do Livro dos Mdiuns, quando Kardec estuda sobre as sociedades espritas, que nada mais que o centro esprita, ele nos orienta sobre a necessidade do culto do Evangelho no Lar. (t)
<[moderador]> [3] - <Maethorin> O que fazer quando se sente um a

certa "preguia", exatamente na hora do culto, ou uma certa desavena, que desestabiliza o ambiente?

<Lucia_Moreira> uma pergunta muito interessante, pois eu me esqueci de falar. muito comum, quando nos propomos a fazermos o Culto do Evangelho no Lar , tudo acontecer naquele dia. Esquecemos. Sentimos preguia, como voc. Um filho fica doente. Chegam visitas. E outros empecilhos mais. Isto tudo faz parte daqueles "amiguinhos" no muito amigos nosso, que no querem que melhoremos o nosso "tnus" espiritual. O que vai determinar a importncia do Evangelho em nosso lar, e nos d a credibilidade na espiritualidade superior a nossa perseverana. Se esquecermos, faamos na semana seguinte. Se chegar visita, convidemo -las a participar. Se um filho ficar doente, faamos com ele no colo, e etc. Agora, claro que toda regra tem exceo. Se, de todo realmente, por motivo imperioso maior no pudermos realiz -lo, deixemos o Evangelho aberto na mesa e na prxima semana, o realizaremos. (t)
<[moderador]> [4] - <titrigo> Algumas pessoas, do meio esprita mesmo, consideram o termo "culto no lar" como sendo incorreta, por causa da palavra culto. Acreditam que seja mais correto dizer "Evangelho no lar". O que pensar disso?

<Lucia_Moreira> Eu j respon di, l em cima, para o Mei_PB, que isso apenas uma questo de nomenclatura. No invalida, o culto, ou Evangelho no lar, ou reunio. O importante a REALIZAO! (t)
<[moderador]> [5] - <titrigo> Podem os espritos aprenderem tambm

no culto do evangelho no lar, junto conosco mesmo?

<Lucia_Moreira> Claro, claro que pode. Voc viu o caso que eu contei, que no s o rapaz impedia, mas os espritos que o acompanhavam, tambm. Agora, uma coisa importante: O Culto do Evangelho no Lar, no , de forma alguma, para manifestaes espritas, psicofnicas ou incorporao ou psicografia. (t)
<[moderador]> [6] - <|IQUE|> Temos um determinado horrio para o evangelho no lar e se por acaso nos atrasarmos a espiritualidade continua nos auxiliando?

<Lucia_Moreira> O hor rio, como eu falei para o incio. Ns devemos escolher um horrio adequado as necessidades da famlia. Mas, se voc atrasar cinco ou dez minutos, os espritos superiores so muito compreensivos. Por isso que so superiores. (t)
<[moderador]> [7] - <Eduard27RJ> Como fazer numa casa em que somente uma pessoa est disposta ao culto e as outras so contra? Pode essa pessoa sozinha fazer o culto?

<Lucia_Moreira> Claro que pode! Voc pode fazer no seu quarto, na sala, "ou at mesmo no box do banheiro". O i mportante faz-lo. (t)
<[moderador]> [8] - <titrigo> H algum livro especfico para o Culto do Evangelho no Lar, ou mesmo o Evangelho Segundo o Espiritismo?

<Lucia_Moreira> sempre bom ler uma pgina inicial, de acordo, como falei l em cima, com as necessidades familiares ou at mesmo particulares. Agora, o importante a leitura do Evangelho Segundo

o Espiritismo. Essa no DEVE FALTAR! (t)


<[moderador]> [9] - <Str3LinhAle> O que eu devo fazer para colocar o Evangelho no meu lar? Da ultima vez que tente i, minha me disse que era besteira e que eu deveria ir pra missa...

<Lucia_Moreira> Se voc esprita, eu j falei vrias modalidades que a gente pode implantar o hbito do Evangelho no seu lar. Por exemplo: voc pode comear a fazer na hora em que voc for dormir. Sua me no ir lhe impedir. Voc marca, na semana, um dia e hora certa para voc se recolher, e faa. Sem contrariar a sua me, e tenha a certeza, no se espante se um dia ela descobrir e querer fazer junto com voc. Tente s, tente! (t)
<[moderador]> [10] - <LOD_AKENATON_LOD> Qual o problema da palavra culto?

<Lucia_Moreira> Meu querido. Esquea a palavra culto. lembre -se da palavra EVANGELHO. Evangelho uma palavra grega, formada de duas palavras: EU, que quer dizer: BOM, BEM, BOA. ENGALI, que quer dizer: BOA NOVA, BOA NOTCIA. Ento, guarde essa BOA e NOVA NOTCIA, trazida pelo senhor Jesus. O Evangelho no nosso lar a BOA NOTCIA da reflexo, do aprendermos a amar uns aos outros. De aprenderemos a nos respeitarmos mutuamente. De aprendermos a compreender a dificuldade do outro. De aprendermos a no exigirmos do outro mais do que ele tem e pode nos dar. De, antes de vermos o defeito do outro, nos indagarmos: Que pensaria ele de mim, se ele me visse fazendo o que eu fao, pensando o que eu penso. Essa a BOA NOTCIA. Que o Senhor Jesus veio trazer para ns e que ns

devemos trazer para dentro do nosso lar. (t)


<[moderador]> [11] - <Str3LinhAle> O estudo ou culto do Evangelho no lar deve ser abert o a discusses em relao ao tema, ou apenas de reflexo?

<Lucia_Moreira> Olha, como ns falamos, o culto uma reunio informal. Ento, quando trazido, na famlia, os mais variados temas de comportamento, de socializao, at polticos, eles devem ser analisados luz do Evangelho do Senhor Jesus. Que, O Evangelho Segundo o Espiritismo nos explicita to bem. (t)
<[moderador]> [12] - <Str3LinhAle> Se eu j passei anos no mesmo horriofezendo o culto, depois eu posso me dar ao "luxo" de no seguir o ritual da hora?

<Lucia_Moreira> Antes de mais nada, no um ritual e sim disciplina, e nem , tambm, uma coisa rgida. A importncia da regularidade da hora porque voc est fazendo uma solicitao espiritualidade que protege o seu lar e os seus familiar es. Os espritos superiores, eles so disciplinados. Disciplina um dos fatores primordiais ao progresso e evoluo. (t)
<[moderador]> [13] - <Str3LinhAle> Apenas eu ler o Evangelho Segundo o Espiritismo o suficiente durante todo ano? Como eu vou saber se estou fazendo a interpretao certa, se estarei sozinha?

<Lucia_Moreira> O Evangelho to introspectivo e pessoal que, quando o lemos, a interpretao que fazemos de acordo com os nossos sentimentos, e reflexes, onde o ser analisado somos ns mesmos. Quando lemos o Evangelho como se estivssemos dizendo:

isto foi para mim... (t)


Consideraes finais do palestrante:

<Lucia_Moreira> Quero dizer que, espero que tenha sido vlido essa conversao virtual. E, se vocs ainda no fazem o Culto do Evangelho no Lar, passem a faz -lo. Muito Obrigada! (t)
Orao Final:

<titrigo> Senhor Jesus! Mestre de infinita bondade e misericrdia. Aqui estamos, Senhor, buscando o aprendizado que nos possibilitar o progresso individual e coletivo, Senhor. Agradecemos muito por essa oportunidade pela internet, que nos une em ideal e sentimentos. Abenoe, Senhor, a todos os presentes e os que no puderam estar conosco nesta noite. E que todos ns, juntos, Mestre, possamos buscar sempre o melhor! Obrigado, enfim, Mestre, pela vida e por esse momento! Graas a Deus, que assim seja (t).

You might also like