You are on page 1of 17

UMA INTRODUO TEORIA CRTICA DE AXEL HONNETH

AN INTRODUCTION TO CRITICAL THEORY OF AXEL HONNETH

Herbert Barucci Ravagnani*


_________________________________________________________________________
RESUMO: Pretende-se aqui apresentar os pontos principais da nova forma Teoria Crtica que Axel Honneth intenta construir. Discpulo de Habermas, Honneth diagnostica problemas em seus antecessores, tanto em Habermas quanto em Adorno e Horkheimer, e tenta construir seu pensamento a partir da problemtica posta historicamente pela Teoria Crtica. Desde Crtica do poder, passando por Luta por reconhecimento e Sofrimento de indeterminao, e chegando em Reificao, obras capitais do pensador, o percurso do autor procura explicar e sanar os dficits desta tradio, alm de propiciar fundamentos normativos prprios do paradigma da comunicao, e indicar, com isso, o embasamento terico-conceitual necessrio para uma prxis social livre e emancipada. Este trabalho visa introduzir ao leitor os aspectos filosficos centrais da obra de Honneth, principalmente em Luta por reconhecimento e Sofrimento de indeterminao, e tambm tematizar algumas questes consideradas problematizveis nesta mesma obra. PALAVRAS-CHAVE: Honneth. Teoria Crtica. Reconhecimento. Fundamentos normativos. Paradigma da comunicao. ABSTRACT: Its intended here to present the main points of the new form of Critical Theory that Axel Honneth tries to build. Habermas disciple, Honneth diagnoses problems in his predecessors, both Habermas and Adorno and Horkheimer, and tries to build his thought from the problems bring historically by Critical Theory. Since Critique of power, through Struggle for recognition and Suffering from indeterminacy, arriving in Reification, capital thinker's works, the route of the author tries to explain and address the deficits of this tradition, and provide the normative basis of the paradigm of communication, and indicate, with that, the theoretical and conceptual necessary basement for a free and emancipated social praxis. This paper aims to introduce the reader to central philosophical aspects of the Honneths work, especially in Struggle for recognition and Suffering from indeterminacy, and also discuss some issues considered problematic in this work. KEY WORDS: Honneth. Critical Theory. Recognition. Normative reasons. Communication paradigm.

___________________________________________________________________________ Introduo

Em uma esclarecedora entrevista, perguntado se sua crtica a Adorno e Horkheimer no subestimaria a medida do comprometimento de tais pensadores frankfurtianos com os
*

Mestrando em Filosofia-UNESP/FAPESP Contato: herbertbarucci@yahoo.com.br

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

ideais da autonomia e do Iluminismo, Habermas concorda que ambos jamais renunciaram a um conceito de razo, mas responde:
Como Nietzsche, ambos radicalizam a crtica da razo at sua autoreferncia, ou seja, at o ponto em que a crtica desmonta seus prprios fundamentos. Mas Adorno se distingue dos seguidores de Nietzsche, de Heidegger por um lado e Foucault pelo outro, justamente pelo fato de que no pretende mais sair dos paradoxos desta crtica razo, agora tornada sem sujeito ele quer permanecer na contradio atuante de uma dialtica negativa que dirige os inevitveis meios do pensamento identificador e objetificador contra si mesmo. Ele acredita que, pelo exerccio da persistncia, permaneceria o mais fiel possvel a uma razo no instrumental perdida1.

Desta crtica pode-se depreender o esprito das formulaes de Habermas a respeito de seus antecessores. Para ele, pensadores como Adorno e Horkheimer cometem uma reduo do conceito de racionalidade ao caracteriz-la como exclusivamente instrumental ou estratgica. o que Habermas chamou de dficit da tradio da Teoria Crtica2, ou a m explicitao dos fundamentos normativos da crtica, cujas conseqncias so, em grande medida, as aporias e afunilamentos3 contidos na Dialtica do Esclarecimento4. Por essa e outras razes ele prope a mudana do paradigma de uma razo centrada no sujeito para o de uma razo comunicativa, e tambm afirma:

1 2

HABERMAS, J. Um perfil filosfico-poltico. In: Novos Estudos Cebrap, v. 18, 1987a, p. 81. WERLE, D. L. e MELO, R. S. Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 08. 3 Nas prprias palavras de Adorno e Horkheimer: A aporia com que defrontamos em nosso trabalho revela-se assim como o primeiro objeto a investigar: a autodestruio do esclarecimento. No alimentamos dvida nenhuma e nisso reside nossa petitio principii de que a liberdade na sociedade inseparvel do pensamento esclarecedor. Contudo, acreditamos ter reconhecido com a mesma clareza que o prprio conceito desse pensamento, tanto quanto as formas histricas concretas, as instituies da sociedade com as quais est entrelaado, contm o germe para a regresso que hoje tem lugar por toda parte. Se o esclarecimento no acolhe dentro de si a reflexo sobre esse elemento regressivo, ele est selando seu prprio destino. Abandonando a seus inimigos a reflexo sobre o elemento destrutivo do progresso, o pensamento cegamente pragmatizado perde seu carter superador e, por isso, tambm a relao com a verdade (ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. p. 13). 4 Para compreender a crtica de Habermas deve-se ter em mente no somente as aporias da Dialtica ou do pensamento de Adorno e Horkheimer, mas do mesmo modo considerar que Marcuse tambm desenvolve o paradigma da revoluo at seus limites, portanto est filiado a certa concepo de razo instrumental, embora, como nos mostra Ricardo Terra, ele mantenha diferenas importantes em relao aos outros dois pensadores, como maior relao com a filosofia do sculo XX, reflexo sobre os movimentos poltico-sociais do ps-guerra e das dcadas de 60 e 70, alm de uma perspectiva militante que demonstra um esforo, apesar dos percalos e bloqueios, em construir uma ao voltada para uma poltica emancipatria (TERRA, Ricardo. Herbert Marcuse. Os limites do paradigma da revoluo: cincia, tcnica e movimentos sociais. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008a, p. 137-160).

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

A teoria crtica da sociedade no precisa provar suas credenciais em primeira instncia em termos metodolgicos 5; necessita uma fundamentao substantiva, que permita escapar dos afunilamentos produzidos pelos parmetros conceituais da filosofia da conscincia e permita superar o paradigma da produo, sem abrir mo das intenes do marxismo ocidental. O resultado a Theorie des Kommunikativen Handelns6.

Em Teoria da ao comunicativa7ele desenvolve ento um complexo conceito de razo que busca se sustentar na capacidade de comunicao prpria da interao comunicativa que faz valer-se por pretenses de validade de verdade, de justeza normativa e de veracidade subjetiva, tentando mostrar que existe um tipo de ao que se caracteriza por ser voltada para o entendimento e por estar assentada no reconhecimento intersubjetivo. Essa ao caracterizaria-se ainda por no ser instrumental ou estratgica, e estaria na base da possibilidade de obteno de acordos capazes de sustentar seus procedimentos e sua justeza racional. com este aparato conceitual que Habermas pode construir um conceito de sociedade dual que agregue o sistema e o mundo da vida; o primeiro encerra os mbitos da reproduo material da sociedade e corresponde ao campo de atuao da razo instrumental, e o ltimo caracteriza-se por ser o mbito da produo simblica ou nomaterial da sociedade e corresponde razo comunicativa8. A importncia do conceito de uma ao conforme razo comunicativa, como nos diz Repa, que ele procura realizar essa tarefa de ser uma fonte de critrios normativos que esto enraizados na prxis social e vinculados s potencialidades de uma vida emancipada9. O mundo da vida refere-se dimenso que abarca as criaes culturais, as formas sociais de solidariedade e as estruturas

O que Habermas acreditava, no entanto, em sua primeira fase, principalmente em Conhecimento e interesse (1982), escrito entre 1964 e 1968. 6 HABERMAS, J. Um perfil filosfico-poltico. In: Novos Estudos Cebrap, v. 18, p. 77-102, 1987a, p. 80. 7 HABERMAS, J. Teora de la accin comunicativa. Madrid: Taurus, Vol. I e II, 1987b. 8 (...) a razo comunicativa deduzida da prtica da linguagem, que supe a existncia de um mundo da vida que, por sua vez, a corporificao material desta razo, o lugar de corporificao daquela forma de razo inferida como subproduto da linguagem, pois (...) a preocupao essencial diz respeito s caractersticas mais gerais da racionalidade da experincia e do juzo, da ao e do entendimento mtuo que se evidenciam na linguagem, p. 08 de MARTINS, Cllia A. Introduo. In: MARTINS, C. A. e POKER, J. G. (Orgs) O pensamento de Habermas em questo. Marlia: Oficina Universitria UNESP, 2008. esse o carter da teoria comunicativa retirada das estruturas da linguagem que ser questionado por Honneth; para ele, o modelo comunicativo no pode ser definido em termos de estruturas da linguagem, mas em termos de reconhecimento.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

da personalidade individual 10, e portanto tem importncia central na teoria habermasiana e na tentativa de superar os impasses encontrados por ele em seus antecessores da Teoria Crtica. A partir desse breve contexto da Teoria Crtica pode-se entender melhor o lugar que Honneth ocupa nessa tradio e qual o carter geral do seu modelo crtico. Ele acusa seus antecessores de cometerem um dficit sociolgico, diferente em todo caso em cada projeto. Em relao a Adorno e Horkheimer esse dficit se explicitaria no fato de ambos tenderem a um funcionalismo marxista: por subestimarem as potencialidades do mundo da vida social, eles acreditam que a socializao, a integrao cultural e o controle jurdico so meras funes do imperativo de dominao capitalista, no tendo as capacidades interpretativas e normas morais dos sujeitos papis substanciais e significativos, argumenta ele no primeiro captulo de Crtica do poder11, publicado em 1985, e tambm em entrevista a Marcos Nobre e Luiz Repa aqui no Brasil12. Quanto a Habermas, o dficit se exemplificaria pelo seu no entendimento da ordem social como uma relao comunicativa mediada institucionalmente entre grupos integrados culturalmente que, to logo o exerccio do poder seja assimetricamente distribudo, toma lugar atravs do medium do conflito social13, ou seja, a ampliao habermasiana do conceito de razo perde de vista a realidade estruturante do conflito social em relao ao mundo da vida e sistema. "Para Honneth, o ponto essencial da obra habermasiana seria o choque de racionalidades estruturantes e no os conflitos sociais; para ele, Habermas conceberia os conflitos como autonomizados nas estruturas institucionais, isto , as aes racionais se autonomizariam, o que resultaria implacavelmente na abstrao do ncleo social de gerao das aes e, conseqentemente, na reificao de tais aes; termos como mundo administrado ou sistema e mundo da vida seriam abstraes indevidas, pois gerariam fices complementares como (...) a existncia de organizaes de ao livres de normas e (...) a existncia de esferas de comunicao livres de poder 14 a pragmtica universal e a
9

REPA, L. Jrgen Habermas e o modelo reconstrutivo de Teoria Crtica. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 165-166. 10 REPA, L; Jrgen Habermas e o modelo reconstrutivo de Teoria Crtica. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 166. 11 HONNETH, A. The critique of power: reflective stages in a critical social theory. Trad: Kenneth Baynes 1st MIT Press ed. 1991. 12 HONNETH, A. Honneth esquadrinha Dficit Sociolgico (Entrevista a Marcos Nobre e Luiz Repa). In: Folha de So Paulo, E7, 11/10/03. 13 HONNETH, A. The critique of power: reflective stages in a critical social theory. Trad: Kenneth Baynes 1st MIT Press ed.1991, p. 303. 14 (...) the existence of norm-free organizations of action and (...) the existence of power-free spheres of communication (traduo nossa), in: HONNETH, Axel. The critique of power: reflective stages in a critical social theory. Trad: Kenneth Baynes 1st MIT Press ed. 1991, p. 298.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

teoria da evoluo social, construdas entre os anos 60 e 70, mais a assimilao s hipteses bsicas da teoria dos sistemas, trs frentes tericas com as quais Habermas tentou dar uma virada terico-comunicativa no diagnstico geral da Dialtica do Esclarecimento, constituem para Honneth o enrijecimento daquela concepo de organizao da sociedade que focaliza os processos de racionalizao social e torna secundria a prxis social na qual esto envolvidos os grupos integrados socialmente." Por isso a sada proposta por Honneth desenvolver o paradigma da comunicao levando mais em considerao os instrumentais sociolgicos relacionados com a teoria da intersubjetividade15. Nesse sentido lcito afirmar que Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais16 lanado em 1992, livro em que h a sistematizao dos aspectos mais capitais do pensamento honnethiano, constitui-se como obra fundamental para a entrada de Honneth no contexto da tradio de teoria crtica, principalmente por trazer tona (juntamente com outros pensadores contemporneos) o potencial terico-conceitual do reconhecimento como estrutura intersubjetiva que proporciona a anlise das condies da integrao social e da lgica dos conflitos e mudanas sociais, alm de prover padres de normatividade prprios da interao social, ou seja, o reconhecimento como importante ferramenta para a compreenso da realidade social; e Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel17, de 2001, vem ampliar sua posio tanto neste contexto como no daquele das teorias da justia, no contexto do debate entre liberais e comunitaristas e, de um ponto de vista mais abrangente, no daquele sobre a integrao psmetafsica da moral kantiana e a concepo tico-poltica aristotlica18. Deixaremos claro agora os conceitos que julgamos mais centrais nestas duas obras, dando um pouco mais de nfase em Sofrimento de indeterminao19. No entanto, nosso texto aqui no tem a pretenso
15

(...) a reconstruo habermasiana parece a Honneth por demais abstrata e mecnica, ignorando largamente o fundamento social da Teoria Crtica, que o conflito social (NOBRE, Marcos. Luta por reconhecimento: Axel Honneth e a Teoria Crtica. In: HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003, p. 17). 16 HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003. 17 HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b. 18 LIMA, E. C. Resenha: Sofrimento de indeterminao. In: Cadernos de Filosofia Alem, XI, So Paulo SP, Jan-Jun, 2008, p. 130. 19 Juntamente a essas obras, cumpre lembrar ainda que Honneth publica outra de igual importncia e pertinncia no ano de 2005, trata-se de Reificao (2008), na qual ele elabora uma reconstruo do conceito de reificao, tomado de Lukcs, e intenta relacion-lo criticamente ao contexto contemporneo a partir de sua teoria do

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

de ser mais do que uma pequena introduo problemtica do reconhecimento tal como exposta nestas obras.

Reconhecimento, socializao e liberdade

A idia do reconhecimento adquire importncia substancial na contemporaneidade devido a vrios fatores, mas talvez principalmente por elucidar a relao intrnseca e necessria entre subjetividade e intersubjetividade, revelando a mediao profcua entre indivduo e comunidade, particularidade e universalidade, diferena e identidade. Como muito bem aponta Werle:
A partir da idia de reconhecimento pode se desdobrar um conceito de intersubjetividade onde formas diferentes de sociabilidade vo surgindo no decorrer dos prprios conflitos em torno do reconhecimento, nas quais as pessoas ao mesmo tempo afirmam sua subjetividade autnoma e reconhecem-se na sua pertena comunitria. Ou seja, a relao constitutiva entre identidade pessoal e a prxis cultural e as instituies entendida no como relao instrumental ou relao de dependncia orgnica, substantiva, do indivduo com a comunidade, mas como relao reflexiva de reconhecimento recproco. O reconhecimento permite uma reconciliao, sempre passvel de reviso, quando for o caso, entre diferena e identidade20.

Podemos dizer que esse sentido do reconhecimento que perpassa a teoria crtica de Axel Honneth. Ao entender a interao como estruturada com base no conflito, o reconhecimento aparece, para o pensador, como elemento fundamental na gramtica moral dos conflitos, j que esta gramtica desvendada pela luta por reconhecimento. Ele nos apresenta uma teoria social com teor normativo e uma teoria crtica que busca ser terico-explicativa e crtico-normativa, principalmente porque seu propsito explicativo bsico o de dar conta da gramtica dos conflitos e da lgica das mudanas sociais, tendo em vista o objetivo mais amplo de explicar a evoluo moral da sociedade e tambm porque seu lado crtico-normativo se caracteriza por fornecer um padro para identificar patologias sociais e avaliar os movimentos sociais (seu carter emancipatrio ou reacionrio)

reconhecimento; tambm importante Desrespeito: os fundamentos normativos da Teoria Crtica, de 2007; no poderemos infelizmente entrar em detalhes sobre essas obras aqui. 20 WERLE, D. L. Lutas por reconhecimento e justificao da normatividade. (Rawls, Taylor e Habermas). Tese de Doutorado, Depto. Filosofia, FFLCH/ USP, 2004, p. 52.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth


21

. Sua idia central enfatizar as experincias morais dos sujeitos humanos envolvidos num

processo de denegao do reconhecimento, mostrando como o conflito na verdade se desvela como uma luta por reconhecimento, possuindo, portanto uma configurao moral22, o que favorece a idia de uma lgica moral dos conflitos sociais 23. Sentimentos morais, se articulados numa linguagem comum ou se possuidores de potencial para generalizao, podem se transformar em mobilizao poltica, movimentos coletivos e lutas sociais. A dinmica social do reconhecimento, portanto a gramtica dos conflitos sociais, responde formulao: desrespeito, luta por reconhecimento e mudana social. Como ltimo elemento prprio dessa dinmica est uma concepo formal de eticidade, o padro normativo de justificao da normatividade. O conceito refere-se ao todo das condies intersubjetivas das quais se pode demonstrar que servem auto-realizao individual na qualidade de pressupostos normativos, seu vnculo com o reconhecimento demonstra-se pelo fato de que a possibilidade de uma auto-relao positiva dada unicamente com a experincia do reconhecimento pois ele uma indicao das condies necessrias da auto-realizao individual reconhecimento. importante lembrar que todas estas formulaes so apoiadas na atualizao sistemtica que Honneth faz das obras do jovem Hegel25. Para essa atualizao ele faz uso das
21

24

que Honneth muito bem explicita em Luta por

WERLE, D. L. e MELO, R. S. Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 14. 22 HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003, p. 253-268. 23 Num interessante artigo sobre as objees de A. Wellmer tica do discurso habermasiana, Holmes (2008) salienta que, no campo da Moral, uma teoria do reconhecimento vista por Wellmer como uma proposta profcua e alternativa s formulaes de Habermas, isso porque para ele os conflitos morais se dariam tipicamente como um problema de mediao entre o universal e o particular, algo que, em circunstncias psmetafsicas de falibilismo metodolgico e perda do dogmatismo tradicionalista de eticidades concretas, s poderia ser levado a cabo no meio representado por argumentaes prticas. Porm, longe de se tratar, como para Habermas, da realizao de condies ideais de fundamentao da validade, essas argumentaes morais se ocupam quase que exclusivamente da interpretao de tramas situacionais de aes e necessidades, assim como da compreenso que agentes e pacientes tm de si mesmos (HOLMES, Pablo. As objees de Albrecht Wellmer tica do Discurso e a filosofia moral fundamentada em uma teoria do reconhecimento social. In: Trans/Form/Ao: Revista de Filosofia da Universidade Estadual Paulista. So Paulo: Fundao Editora UNESP, Vol. 31 (1), 2008, p. 191). No terreno ps-tradicional de discusso acerca da Moral, os conflitos morais, entendidos como lutas por reconhecimento, podem ser a chave de resoluo de questes problemticas postas por teorias de cunho universalista cujos pressupostos remontam a suposies estticas da linguagem como critrios transcendentes de mediao moral. 24 HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003, p. 271-273. 25 evidente que Honneth, para construir tal atualizao, se utiliza das abordagens habermasianas sobre a filosofia do jovem Hegel, principalmente no captulo Trabalho e interao de Tcnica e cincia como

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

investigaes psicolgicas de G. H. Mead, constri uma fenomenologia emprica das formas do reconhecimento (inspiradas no modelo hegeliano) e nos prov uma reelaborao do conceito de eticidade, tambm hegeliano, a partir dessas formas do reconhecimento. Em Sofrimento de indeterminao a influncia hegeliana se manifesta, no entanto, de outro modo. Honneth prope uma reatualizao da Filosofia do Direito (abreviao das Grundlinien der Philosophie des Rechts) de Hegel26, principalmente por ver neste empreendimento a possibilidade de construir uma teoria da justia que enfrente as dicotomias do debate contemporneo sobre a justia. Este debate coloca em questo a fundamentao de uma teoria da justia poltica e social que seja moralmente justificvel 27. Na sua forma mais conhecida, ele encontra-se polarizado entre liberais, cujas normas moralmente justificadas so transcendentes ao contexto, e comunitaristas, cujas normas consideradas justas so imanentes ao contexto. Honneth, com o aparato reutilizado e reformulado do Hegel maduro, procura aprofundar esse debate com uma teoria da justia que rivalize com a de John Rawls, alm de continuar com sua reformulao e redirecionamento da teoria social de Habermas28. Em relao a Rawls, Honneth dirige sua crtica no sentido de opor ao construtivismo kantiano rawlsiano a reconstruo normativa de caracterstica hegeliana, o que implica em assinalar os bloqueios e potenciais inscritos nas sociedades modernas para a realizao completa da liberdade, ou seja, Honneth, por estar vinculado tradio da teoria crtica, fornece um diagnstico crtico sobre as patologias sociais da nossa poca a partir de sua teoria da justia, a fim de apontar para a superao dessas patologias, inteno que no se encontra na teoria rawlsiana. Com esse tipo de abertura Honneth constri sua teoria da justia, e busca confluir uma perspectiva universalista com uma que esteja ancorada na ordem social atravs
ideologia de 1968, onde j h a constatao de que no jovem Hegel que se encontram, pela primeira vez, os elementos que permitem o pensamento de uma teoria da intersubjetividade. 26 Como Werle aponta na nota 97 de sua tese, Honneth parece ter dado razo s crticas que recebeu no sentido de ter defendido que somente nos escritos de Jena Hegel tenha um insight de um conceito intersubjetivo de identidade humana ou que o desenvolvimento filosfico de Hegel tenha sido marcado pela tendncia de livrar a eticidade de qualquer forma de intersubjetividade. Segundo Werle, para seus crticos, principalmente Michael Hardimon, a Filosofia do Direito de Hegel possui estes insights acerca da intersubjetividade (WERLE, Denlson Lus. Lutas por reconhecimento e justificao da normatividade. (Rawls, Taylor e Habermas). Tese de Doutorado, Depto. Filosofia, FFLCH/ USP, 2004, p. 55n), e de fato Honneth atesta isso em Sofrimento de indeterminao. Por isso a mudana, em relao Luta por reconhecimento, em atualizar no somente os escritos do jovem Hegel mas tambm sua Filosofia do Direito. 27 WERLE, D. L. e MELO, R. S. Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 17. 28 LIMA, Erick Calheiros de. Resenha: Sofrimento de indeterminao. In: Cadernos de Filosofia Alem, XI,

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

do uso dos instrumentais conceituais oferecidos pela filosofia do direito hegeliana.


(...) o propsito de fundamentar uma teoria da justia est vinculado perspectiva da teoria crtica, em que se trata de fornecer um diagnstico do tempo, ou seja, o diagnstico do sofrimento de indeterminao como uma patologia que resulta da realizao incompleta ou insuficiente da vontade livre em mbitos institucionais da sociedade moderna no estruturados conforme a eticidade29.

Tratemos de entender um pouco melhor, ento, a explanao de Werle e Melo. Honneth j havia indicado que sua teoria desvia-se da tradio que remonta a Kant porque se trata para ela no somente da autonomia moral do ser humano, mas tambm das condies de auto-realizao como um todo
30

, afirmao muito importante porque coloca a moral como

sendo um instrumento que serve ao fim universal da realizao da vida boa, ou seja, ele realiza uma ampliao da moralidade em direo eticidade. Uma teoria da justia portanto, deve proteger os contextos do reconhecimento recproco, porque somente assim a liberdade em toda a sua extenso pode adquirir condies de concretizao, isto , condies de realizao da vida boa. Nesse sentido, a reatualizao da filosofia de Hegel se mostra pertinente, pois em Hegel que se encontra a crtica contundente ao modelo abstrato kantiano de auto-realizao individual baseado na autonomia moral. A partir da filosofia do direito hegeliana, Honneth pode partir para uma reconstruo das prticas e das condies do reconhecimento das sociedades modernas. O termo reconstruo apropriado por indicar o prprio procedimento honnethiano: com a reatualizao ele quer indicar o pensamento da Filosofia ou dos problemas contidos na sua histria, tendo em vista os problemas do presente, isto , trata-se de interpretar a Filosofia no de forma imparcial ou pretensamente neutra mas l-la tendo em vista interesses e perspectivas especficas, prprias de um contexto e horizonte determinados31. Ora, tal procedimento no escapa, certamente, de ter dificuldades em relao

So Paulo SP, Jan-Jun, p. 127-140, 2008, p. 127. 29 WERLE, D. L. e MELO, R. S. Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 44 e WERLE, D. L. e MELO, R. S. Reconhecimento e justia na teoria crtica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 197. 30 HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 200, p. 271. 31 Na contemporaneidade h o registro da prtica da reconstruo de vrias maneiras diferentes, em vrios autores, como Asladair McIntyre, Charles Taylor, J. Rawls e at mesmo J. Habermas. Aristteles, Kant ou Hegel esto sendo ricamente reatualizados por autores preocupados com problemas da moral e da poltica,

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

10

a alguns pontos. No caso da reatualizao da filosofia do direito de Hegel, Honneth constata o perigo contido na histria do conceito hegeliano de Estado, largamente caracterizado pelos seus crticos pelo que contm de no democrtico, e tambm as implicaes da fundamentao metafsica constitutiva da Lgica do pensamento hegeliano32. Essas duas dificuldades capitais levam Honneth a realizar uma reatualizao indireta do texto hegeliano: ele no vai reconstruir integralmente o texto, mas duas categorias para ele centrais, objektiver Geist (esprito objetivo) e Sittlichkeit (eticidade), em detrimento das categorias Estado e Lgica, por ver nos primeiros conceitos os instrumentais necessrios para a mediao s questes de justia que constituem seu objetivo 33. A sua interpretao da obra hegeliana segue ento a seguinte orientao: a meta do texto seria alcanar os fundamentos de um princpio normativo de justia o qual fosse retirado do contexto das condies necessrias para a auto-realizao individual, e no apenas deduzido formalmente. A preocupao, portanto, com o princpio da liberdade individual igual de todos os sujeitos, e por isso a definio de Hegel: O fato de que um ser-a em geral seja ser-a [Dasein] da vontade livre, isso o direito 34. O direito o ser-a ou a existncia da vontade livre. O conceito fundamental, no entanto, de vontade livre, que define o direito, deve ser entendido dentro do contexto do esprito objetivo, isto , o direito tem que ser visto como
questes de justia, ou ainda de fundamentao terico-normativa (WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, pp. 32-33). Em nossa opinio esta prtica tem se mostrado profcua e demonstra a profunda riqueza do pensamento clssico e a atualidade e necessidade da Filosofia; no entanto, para importantes pensadores do contexto filosfico brasileiro, como J. A. Gianotti, o procedimento, principalmente em sua forma indireta, no ponto pacfico: Espanta-me esse projeto de reconstruir a Filosofia do Direito de Hegel, inspirando-se em idias sugeridas pelos textos de juventude, mas recorrendo a livros posteriores: em ambos os casos, porm, em contradio direta com os textos lgicos de Hegel, quer da Lgica de Jena, quer da Enciclopdia. O que quer dizer uma reconstruo que no leva em conta os pilares do construdo? (GIANOTTI, Jos Arthur. Crtica. Sofrimento de indeterminao. In: Novos Estudos CEBRAP, n 80, So Paulo, Mar. 2008, p. 220-221); uma viso mais interessante, todavia, demonstra Ricardo Terra: No plano do aprendizado seria um timo recurso didtico seguir a Wirkungsgeschichte de temas importantes. Por exemplo, temas de Aristteles em Asladair MacIntyre, de Kant em John Rawls, de Espinosa em Antonio Negri e Michael Hardt, de Hegel em Honneth, e assim por diante. uma maneira de refletir que leva em conta os filsofos clssicos com suas expectativas insatisfeitas, mas com uma perspectiva contempornea aberta para o futuro. O confronto dos autores contemporneos no conflito pelo diagnstico mais abrangente da contemporaneidade o exerccio pedaggico fundamental para a formao do pensamento, j que tambm o que importa no pensamento atual (TERRA, R. Histria da filosofia e formao filosfica. In: Plenrias do XII Encontro da ANPOF. Joo Carlos S. P. da Silva (Org.). Salvador, BA: Quarteto,2008b, p. 109). 32 HONNETH, A., Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b, p. 48-49. 33 HONNETH, A., Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b, p. 51. 34 HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Trad: Marcos Mller. Clssicos da Filosofia: Cadernos de traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005, 29, p. 68.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

11

concernente ao quadro dos costumes, leis, prticas e instituies de determinada poca e povo; ele fundamenta-se na experincia do esprito comum de um povo ou ordem social cuja manifestao exprime o carter e a conscincia dos seus indivduos. O esprito objetivo ento importante categorizao do sistema hegeliano para caracterizao da Modernidade. Para Hegel a razo moderna s pode se efetivar enquanto liberdade, ou vontade livre universal. A filosofia do direito, no contexto da modernidade, deve se ater s condies sociais porque no suficiente determinar a liberdade abstratamente, mas necessrio situ-la atravs das prticas e instituies sociais; por isso a busca pelas condies da existncia da vontade livre em uma ordem social justa. Hegel desenvolve ento uma crtica das idias modernas de vontade livre j na Introduo da Filosofia do direito. Ele apresenta um conceito especulativo de vontade livre que, segundo Muller, concebido a partir da sua matriz lgica no conceito especulativo de conceito e, como este, articulado internamente pela implicao recproca dos seus trs momentos internos, a universalidade ( 5), a particularidade ( 6) e a singularidade ( 7)
35

. O terceiro momento corresponde unidade dos outros dois: A


36

vontade a unidade desses dois momentos, a particularidade refletida dentro de si e reconduzida, por meio desta reflexo, universalidade, singularidade . Honneth entende

esta formulao de Hegel como sendo uma tentativa de elaborar um conceito mais intrincado de vontade livre, no qual no haja espao para as oposies de origem kantiana como lei moral vs natureza, ou dever vs inclinao, e tambm, de acordo com Werle e Melo, no qual toda matria considerada contingente e heternoma seja tambm material da prpria autodeterminao individual e poder ser pensada como resultado da liberdade 37. A liberdade consiste ento para Hegel na confluncia da indeterminao e da determinao, que so exatamente os dois primeiros momentos da vontade: a liberdade no reside, portanto, nem na indeterminidade, nem na determinidade, seno que ela ambas 38. O direito constitui-se como objetivao da vontade livre, liberdade que baseada naquela da esfera do amor e amizade, descrita por Hegel como ser-consigo-mesmo-no-outro. Assim,
35

MLLER, Marcos Lutz. Apresentao: um roteiro de leitura da Introduo. In: HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Clssicos da Filosofia: Cadernos de Traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005, p. 10. 36 HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Trad: Marcos Mller. Clssicos da Filosofia: Cadernos de traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005, 7, p. 52. 37 WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 38. 38 HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Trad: Marcos Mller. Clssicos da Filosofia: Cadernos de traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005, 7, p. 54.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

12

pode-se dizer que as condies sociais ou institucionais devem ser concebidas como uma ordem social justa que permita a cada sujeito individual participar em relaes comunicativas que podem ser compreendidas como expresso da prpria liberdade 39, j que a liberdade no determinada por alguma concepo subjetiva de vontade e ento pressupe o constante trabalho de reexame dos impulsos humanos construdos intersubjetivamente no grupo ou ordem social. Nesse sentido a obra hegeliana encontra-se dividida de modo a identificar o lugar institucional das trs concepes de liberdade, as quais, por si s, mesmo insuficientes, so necessrias para a auto-realizao individual. Da a diviso entre direito abstrato, moralidade e eticidade da Filosofia do direito. Para Honneth as partes que se referem ao direito abstrato e moralidade so apenas indicaes parciais da liberdade, mas trazem consigo os pressupostos para as esferas comunicativas da eticidade. Ele entende (...) a proposta de conceber ambos os conceitos de direito abstrato e de moralidade como duas determinaes insuficientes da liberdade individual que no mundo da vida se exprimem em um sofrimento de indeterminao 40. O que indica o percurso existente do direito abstrato eticidade.
(...) a estrutura do livro apresenta primeiramente as condies institucionais e sociais necessrias, porm insuficientes, para a realizao da vontade livre e nos leva at as condies comunicativas de auto-realizao individual, momento em que a idia do direito concebida no final de seu processo de objetivao da vontade racional e autnoma41.

Constituiria a teoria da justia hegeliana a diferena entre as partes da liberdade incompleta e a parte referente s condies completas de realizao da vontade livre, a terceira parte do livro, segundo Werle e Melo 42. significativo que Hegel no conceba os conceitos incompletos de liberdade como simples idias abstratas, mas como formas do esprito objetivo expressadas em prticas e instituies modernas. Honneth passa a mostrar
39

WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 38. 40 HONNETH, A., Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b p. 53. 41 WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 39. 42 WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 40.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

13

detidamente o modo como ele interpreta o estabelecimento, por parte de Hegel, dos princpios da justia tendo em conta a soma das condies necessrias para a realizao completa da liberdade, e deixa claro que, para ele, Hegel quer fazer tambm um diagnstico dos efeitos negativos quando ocorre a unilateralidade de aplicao vida social de uma das formas da liberdade, isto , acontecem conseqncias patolgicas na auto-realizao dos sujeitos se alguma das duas formas insuficientes de liberdade so absolutizadas 43. Essas conseqncias patolgicas exprimem o teor do sofrimento de indeterminao. No direito abstrato a liberdade definida negativamente, ela consiste nos limites dados por tudo aquilo que no proibido juridicamente. A moralidade j significa um passo alm, uma autodeterminao individual cuja ao livre tida na relao do sujeito com ele prprio, isto , na reflexo que ele mesmo realiza sobre seus prprios atos. A moralidade, no entanto, no leva em conta o ambiente situacional dos conflitos para determinar seu ponto de vista moral, ela o faz do ponto de vista nico do sujeito, portanto, constri uma ao cega e vazia ante os contextos sociais de aplicao.
A indeterminao da auto-realizao individual gera um sofrimento que leva de uma esfera da liberdade outra, do direito abstrato moralidade, justificando por fim a passagem correspondente para aquela esfera de ao na qual a realizao da liberdade individual est atrelada s prticas de interao intersubjetiva. A libertao do sofrimento s ocorre quando existem condies iguais para a realizao da liberdade e essa funo positiva de libertao do sofrimento de indeterminao que caracterizar a esfera da eticidade 44.

Werle e Melo apontam que o vnculo interno entre diagnstico do sofrimento e teoria da justia proporciona as condies mnimas que a esfera da eticidade deve satisfazer para a auto-realizao. Para Hegel, a eticidade, como j fora apontado por Honneth, precisa ser caracterizada atravs do instrumental contido na interao intersubjetiva, pois as formas de realizao individual se medem pelo contexto da socializao. Estruturalmente isso significa que ela deva ser organizada de acordo com as formas do reconhecimento recproco prprias dos campos de interao da famlia, da sociedade civil e do Estado. Os padres do reconhecimento devem conferir ainda os processos de formao e aprendizado capazes de gerar motivaes e disposies para a que a auto-realizao individual se efetive nas prticas

43

HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b, p. 52-53.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

14

intersubjetivas correspondentes

45

. Como oposio a Rawls, Honneth caracteriza as trs

esferas ticas de interao intersubjetiva como bens bsicos, compostos normativamente. Termo Essas consideraes permitem, certamente, perceber como a teoria do reconhecimento de Honneth pode se articular com sua teoria da justia, e antev o vnculo possvel entre as obras da juventude de Hegel e sua Filosofia do direito na perspectiva honnethiana. A eticidade, na forma reatualizada de Honneth, contm os pressupostos da intersubjetividade com base no reconhecimento enfatizada nos escritos de Jena, e permite ao pensador frankfurtiano estruturar microscopicamente a indissociabilidade existente entre

reconhecimento, socializao e liberdade, abrindo espao para uma nova compreenso da formao democrtica da vontade. No entanto, cabe problematizar uma questo para terminarmos nosso texto. Ser que o modelo de teoria crtica construdo por Honneth abrange realmente todos os critrios normativos para se avaliar todos os tipos de conflito social? Como saber exatamente quais as reivindicaes por reconhecimento que so justificadas ou no46 no plano poltico? Seriam suficientes aqueles critrios prprios da esfera da eticidade? Como nos diz em outro lugar Werle e Melo:
(...) a proposta de Honneth de uma Teoria Crtica fundamentada nas relaes intersubjetivas de reconhecimento e de luta por reconhecimento, se, por um lado, consegue fornecer meios para sanar o dficit sociolgico da Teoria Crtica em geral, e das teorias da justia em particular, por outro, deixa em aberto uma questo que no menos fundamental: a poltica. (...) a poltica no tem um estatuto especfico na obra de Honneth. No se coloca no horizonte de suas preocupaes a questo do critrio normativo fundamental

44

WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 41. 45 WERLE e MELO, Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, p. 42. 46 Mais ou menos como aquela crtica j feita por Nancy Fraser s teorias que centralizam a noo de reconhecimento, em Recognition without ethics? (2001), e que tem especial pertinncia, inclusive para o prprio Honneth que se viu obrigado a mudar alguns aspectos de sua perspectiva em razo de algumas crticas de Fraser; sobre isso cf. FRASER, Nancy e HONNETH, Axel. Redistribution or Recognition? A political-philosophical exchange. Londres/Nova York: Verso Press, 2003; ou FRASER, N. e HONNETH, A. Reconhecimento ou redistribuio? A mudana de perspectivas na ordem moral da sociedade. In: MATTOS, Patrcia e SOUZA, Jess (Orgs). Teoria Crtica no sculo XXI. Annablume, 2007.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth


que poderia regular a formao imparcial de acordos polticos para as lutas por reconhecimento47.

15

O problema dos critrios normativos prprios de um contexto poltico que seriam capazes de avaliar as lutas por reconhecimento nesse campo, talvez pudesse ser sanado se Honneth propusesse uma outra esfera de reconhecimento, junto com as outras amor, direito e solidariedade uma forma propriamente poltica de reconhecimento intersubjetivo 48, que estivesse em consonncia com a concepo liberal igualitria da cidadania democrtica. Talvez a Teoria Crtica de Axel Honneth possa estar a cometer um dficit poltico, se por um lado Honneth quer sanar o dficit sociolgico da Teoria Crtica, por outro, sua teoria acaba gerando um dficit poltico no sentido de que no h a explicitao fundamental de um princpio de justificao pblica, em que os prprios cidados possam decidir quais formas de reconhecimento e princpios de justia so legtimos ou ilegtimos
49

. Ou, ainda, se for

certo que faz-se necessrio hoje o pensamento crtico das instituies do estado democrtico de direito, justo o questionamento de Saavedra e Sobottka: como possvel combinar a idia hegeliana de luta por reconhecimento com as instituies de um estado democrtico de direito?, e tambm como possvel pensar instituies a partir do conceito de reconhecimento, dado que Honneth, desde o incio, e ainda hoje, pretende desenvolver esse conceito sem se fazer valer, como Habermas, da teoria dos sistemas? 50. So questes que na sua pertinncia dizem respeito no s teoria do reconhecimento honnethiana, mas, de certa maneira, Teoria Crtica em seu momento atual. Elas testam a fora propositiva da Teoria Crtica em relao aos problemas e obstculos emancipao nas sociedades contemporneas, e foram a pesquisa terica a compreender e avaliar minuciosamente como poderia se constituir a crtica hoje, seja na perspectiva da prtica de produo de sentidos para preencher lacunas de formas de pensamento e ao, seja na apresentao das potencialidades prprias das instituies democrticas, na crtica da economia mundializada, ou ainda em
47

WERLE e MELO, WERLE, Denlson Luis e MELO, Rrion Soares. Reconhecimento e justia na teoria crtica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 197. 48 WERLE e MELO, WERLE, Denlson Luis e MELO, Rrion Soares. Reconhecimento e justia na teoria crtica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 197. 49 WERLE e MELO, WERLE, Denlson Luis e MELO, Rrion Soares. Reconhecimento e justia na teoria crtica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 197-198. 50 SAAVEDRA, Giovani A. e SOBOTTKA, Emil A. Introduo teoria do reconhecimento de Axel Honneth. In: Civitas, Porto Alegre, v. 8, n 1, 2008, p. 17-18.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth

16

outros mbitos. Esta tarefa se mostra primordial, principalmente se o terico crtico admite a relevncia da pergunta acerca da diferenciao da teoria crtica e da teoria tradicional nos termos atuais. Esta problemtica em Honneth, entretanto, no podemos levar adiante aqui, haja vista toda a complexidade do tema. Ela ser matria para outras exposies.

Referncias
ADORNO, Theodor W. e HORKHEIMER, Max. Dialtica do Esclarecimento: fragmentos filosficos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985. FRASER, Nancy. Recognition without ethics? In: Theory, Culture & Society, Vol. 18, p. 21-42, 2001. FRASER, Nancy e HONNETH, Axel. Reconhecimento ou redistribuio? A mudana de perspectivas na ordem moral da sociedade. In: MATTOS, Patrcia e SOUZA, Jess. (Orgs). Teoria Crtica no sculo XXI. Annablume, 2007. ______. Redistribution or recognition? A political-philosophical exchange. Londres/Nova York: Verso Press, 2003. GIANOTTI, Jos Arthur. Crtica. Sofrimento de indeterminao. In: Novos Estudos CEBRAP, n 80, So Paulo, Mar. 2008. HABERMAS, Jrgen. Tcnica e cincia como ideologia. Trad: Artur Moro. Lisboa: Edies 70, s/d. ______. Um perfil filosfico-poltico. In: Novos Estudos Cebrap, v. 18, p. 77-102, 1987a. ______. Teora de la accin comunicativa. Madrid: Taurus, Vol. I e II, 1987b. ______. Conhecimento e interesse. Rio de Janeiro: Zahar, 1982. HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Trad: Marcos Mller. Clssicos da Filosofia: Cadernos de traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005. HOLMES, Pablo. As objees de Albrecht Wellmer tica do Discurso e a filosofia moral fundamentada em uma teoria do reconhecimento social. In: Trans/Form/Ao: Revista de Filosofia da Universidade Estadual Paulista. So Paulo: Fundao Editora UNESP, Vol. 31 (1), 2008, p. 177-196. HONNETH, Axel. Reification: a new look at an old idea. Oxford University Press, 2008. ______. Disrespect: the normative foundations of Critical Theory. Polity Press, 2007a. ______. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007b. ______. Honneth esquadrinha Dficit Sociolgico. (Entrevista a Marcos Nobre e Luiz Repa). In: Folha de So Paulo, E7, 11/10/03. ______. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003. ______. The critique of power: reflective stages in a critical social theory. Trad: Kenneth Baynes 1st MIT Press ed. 1991. LIMA, Erick Calheiros de. Resenha: Sofrimento de indeterminao. In: Cadernos de Filosofia Alem, XI, So Paulo SP, Jan-Jun, p. 127-140, 2008. MARTINS, Cllia A. Introduo. In: MARTINS, C. A. e POKER, J. G. (Orgs) O pensamento de Habermas em questo. Marlia: Oficina Universitria UNESP, p. 05-14, 2008.

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

Herbert Barucci Ravagnani Uma introduo Teoria Crtica de Axel Honneth


NOBRE, Marcos. Luta por reconhecimento: Axel Honneth e a Teoria Crtica. In: HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramtica moral dos conflitos sociais. Trad: Luiz Repa. So Paulo: Ed. 34, 2003, p. 07-19. MLLER, Marcos Lutz. Apresentao: um roteiro de leitura da Introduo. In: HEGEL, G. W. F. Introduo filosofia do direito. Clssicos da Filosofia: Cadernos de Traduo. Campinas: IFCH/UNICAMP, 2005. REPA, Luiz. Jrgen Habermas e o modelo reconstrutivo de Teoria Crtica. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, pp. 161-182. SAAVEDRA, Giovani A. e SOBOTTKA, Emil A. Introduo teoria do reconhecimento de Axel Honneth. In: Civitas, Porto Alegre, v. 8, n 1, 2008, pp. 9-18. TERRA, Ricardo. Herbert Marcuse. Os limites do paradigma da revoluo: cincia, tcnica e movimentos sociais. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008a, p. 137160. ______. Histria da filosofia e formao filosfica. In: Plenrias do XII Encontro da ANPOF. Joo Carlos S. P. da Silva (Org.). Salvador, BA: Quarteto, 2008b. WERLE, Denlson Lus. Lutas por reconhecimento e justificao da normatividade. (Rawls, Taylor e Habermas). Tese de Doutorado, Depto. Filosofia, FFLCH/ USP, 2004. WERLE, Denlson Luis e MELO, Rrion Soares. Reconhecimento e justia na teoria crtica da sociedade em Axel Honneth. In: NOBRE, M. (Org). Curso livre de Teoria Crtica. Campinas, SP: Papirus, 2008, p. 183-198. ______. Teoria Crtica, teorias da justia e a reatualizao de Hegel. In: HONNETH, A. Sofrimento de indeterminao: uma reatualizao da Filosofia do Direito de Hegel. Trad: Rrion Soares Melo. So Paulo: Editora Singular, Esfera Pblica, 2007, pgs. 07-44.

17

Intuitio

ISSN 1983-4012

Porto Alegre

V.2 - No.3

Junho 2009

pp. 51-67

You might also like