You are on page 1of 5

INTRODUO ANLISE DE ESTRUTURAS

Luiz Fernando Martha

Processo do Projeto Estrutural


Concepo (arquitetnica) da obra atendimento s necessidades funcionais e econmicas Anteprojeto estrutural plantas de forma (concreto armado) oramento Anlise Estrutural previso do comportamento da estrutura Dimensionamento verificao das hipteses do anteprojeto Detalhamento especificao detalhada da construo Documentao informaes necessrias para construo

Anlise Estrutural
a etapa do projeto estrutural onde feita uma previso sobre o comportamento da estrutura. Isto uma simulao de como a estrutura responde a todas as solicitaes. Para esta simulao criado um modelo matemtico, denominado Modelo Estrutural. Quatro nveis de abstrao da estrutura na Anlise Estrutural:
Estrutura Real Idealizao Modelo Estrutural Modelo Discreto Modelo Computacional

Mtodos de Anlise

Implementao

Estrutura Real

Modelo estrutural bidimensional (fatia do prdio)

(Concreto Armado Eu te amo, pag. 17)

CIV 1112 Sistemas Estruturais na Arquitetura PUC-Rio

Resultados da Anlise Estrutural: O comportamento estrutural caracterizado por: Deslocamentos e deformaes Esforos internos (momentos fletores, esforos normais, esforos cortantes, etc.) e tenses Reaes de apoio Configurao Deformada Diagrama de Momentos Fletores

Hipteses (simplificaes) adotadas na criao do Modelo Estrutural


Com respeito geometria: Modelo de barras ou contnuo, modelo bi ou tridimensional, etc.? Como representar os elementos estruturais: vigas, pilares, lajes, etc.? Sobre as condies de suporte: Como a estrutura se conecta com o meio externo? Que tipos de apoio considerar? Com respeito ao comportamento dos materiais: Como representar matematicamente um material? Sobre as solicitaes: Como representar as cargas que atuam na estrutura? Quais so os tipos de solicitao: peso prprio, vento, cargas de ocupao de prdios, variao de temperatura?

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

Modelo de estruturas reticuladas


o modelo de estruturas formadas por barras (elementos estruturais que tm um eixo claramente definido). Estes so os tipos mais comuns de estruturas, tais como a estrutura de uma cobertura ou o esqueleto de um edifcio metlico. Mesmo em casos de estruturas nas quais nem todos os elementos estruturais podem ser considerados como barras (como o caso de edifcios de concreto armado), comum analisar o comportamento global ou parcial da estrutura utilizando-se um modelo de barras. No caso de estruturas reticuladas, o modelo estrutural tem caractersticas que so bastante especficas. O modelo matemtico deste tipo de estrutura usa o fato de os elementos estruturais terem um eixo bem definido e est embasado na Teoria de Vigas de Navier, que rege o comportamento de membros estruturais que trabalham flexo, acrescida de efeitos axiais e de toro.

Classificao dos modelos de estruturas reticuladas


Quadro plano
P q
y C x C z D

x D
z C y D z B

Y MA VA

HA

HB VB

x deslocamento na direo do eixo global X; y deslocamento na direo do eixo global Y; z rotao em torno do eixo global Z.

Trelia plana
N

Ligaes entre barras articuladas (rtulas) as barras s esto solicitadas as esforos axiais (normais)

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

Grelha
y MA

VB VA

z
x MA

z deslocamento na direo do eixo global Z; x rotao em torno do eixo global X; y rotao em torno do eixo global Y.

Z Y X

Comparao entre quadro plano e grelha


Quadro Plano Deslocamento em X Deslocamento em Y Deslocamento em Z Rotao em torno de X Rotao em torno de Y Rotao em torno de Z
x y

Grelha
x = 0 y = 0
z

z = 0 x =0 y =0 z

x y z =0

Quadro espacial
qz Pz Px

Cada ponto de um quadro espacial pode ter trs componentes de deslocamento ( x , y , e z ) e trs componentes de rotao ( x , y , e z ) .

Py

Z Y X

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

Condies bsicas da Anlise Estrutural


As condies matemticas que o modelo estrutural tem que satisfazer para representar adequadamente o comportamento da estrutura real podem ser dividas nos seguintes grupos: Condies de equilbrio. So condies que garantem o equilbrio esttico de qualquer poro isolada da estrutura ou da estrutura como um todo. Condies de compatibilidade entre deslocamentos e deformaes. So condies geomtricas que devem ser satisfeitas para garantir que a estrutura, ao se deformar, permanea contnua (sem vazios ou sobreposio de pontos) e compatvel com seus vnculos externos. Tipos de condies de compatibilidade: o Continuidade interna No interior das barras Nas ligaes das barras o Compatibilidade externa (modelo tem que satisfazer as condies de suporte adotadas). Condies sobre o comportamento dos materiais que compem a estrutura (leis constitutivas dos materiais).

Introduo Anlise de Estruturas Luiz Fernando Martha

You might also like