You are on page 1of 52

UFP Faculdade de Cincias da Sade Medicina Dentria 3 Ano Autora: Manuela Man Semitica Mdica 2009/2010 Prof.

f. Doutor Jos Alves

Semitica Mdica

Universidade Fernando Pessoa

Medicina Dentria

Semitica Prtica 2
1 Semestre 3 Ano

1 Aula
17 de Setembro de 2009 Sintoma uma queixa, um relato, um facto recrutado pelo doente. Sinal um facto observado por ns (mdicos).

Semitica

Disciplina que cuida do estudo dos Sinais e Sintomas e sua repercusso no entendimento da sade ou doena de cada pessoa.

Sintomas Sinais
Sintoma (ex: dispneia) qualquer alterao da percepo normal que uma pessoa tem de seu prprio corpo, do seu metabolismo, das suas sensaes, podendo ou no consistir num indcio de doena. Sintomas so frequentemente confundidos com sinais* (ex: tiragem), que so as alteraes percebidas ou medidas por outra pessoa, geralmente um profissional de sade. A diferena entre sintoma e sinal que o sinal algo que pode ser percebido por outra pessoa sem o relato ou comunicao do paciente e o sintoma a queixa relatada pelo paciente mas que s ele consegue perceber.
*Os sinais podem confirmar um sintoma ou no.

Sintomas Sinais

Caractersticas de um Quadro Clnico. So utilizados na determinao dos diagnsticos.

O quadro clnico condiciona uma srie de diagnsticos, por isso, quanto maior for mais especfico o diagnstico. Aps o quadro clnico efectuado o Exame Fsico (observao de sinais), este exame reduz a srie de diagnsticos a 2-3 apenas, e de seguida podem ser feitos os Exames Complementares de Diagnstico, estes do a certeza do diagnstico. Tipos de exames complementares de diagnstico: 1. Diagnstico Clnico sintomas, sinais e exames fsicos; 2. Diagnstico Histolgico efectuado quando h alteraes celulares (ex: neoplasias), obrigatrio em oncologia, pois a confirmao final; 3. Diagnstico Bacteriolgico ex: baciloscopia, serologia, etc; 4. Diagnstico Funcional ex: gasometria arterial. Aps termos um s diagnstico atribudo o tratamento e, ainda, o prognstico.

Semitica Prtica 3
1 Semestre 3 Ano

Produtos Finais do Metabolimo Nutrientes

O2
Clula

CO2

Clulas

Tecidos

rgos
Evoluo

Sistemas

Organismo

O oxignio entra pelos pulmes (sendo a primeira barreira) e transportado pela Hemoglobina (liga-se a esta na inspirao). O aumento do n de Hemoglobina nem sempre patolgico (ex: localizao geogrfica nas regies mais altas os indivduos tm mais hemoglobina no organismo). Existem 2 tipos de respirao: - Celular; - Pulmonar. A hemoglobina fica imobilizada/inactiva quando ligada ao monxido de carbono, logo perde a capacidade de transporte do oxignio o que letal. Isto porque a ligao estabelecida entre a hemoglobina e o monxido de carbono muito forte (para toda a vida). A morte por CO deixa as pessoas coradas com aspecto de vivas. Um fumador (1 mao/dia) apresenta entre 15 a 20% da hemoglobina ligada ao CO. A hemoglobina constituda por ferro, este reutilizado pois existe em escassez na natureza. A hemoglobina filtrada pelo bao. A hemoglobina s no reutilizada em caso de hemorragia, podendo surgir anemias ferropnicas (que implicam tratamento com suplementos de ferro, vit. B12 e c. flico).

Odinofagia - Dificuldade na deglutio acompanhada por dores. Poliria - Aumento da quantidade de urina emitida em 24 horas. Tiragem - Depresso que aparece acima do esterno (tiragem supra-esternal) ou abaixo dele (tiragem subesternal), durante as inspiraes fortes, em caso de obstculo penetrao do ar nos pulmes. Odontalgia - Dor localizada ao nvel de um rgo dentrio (dente e seus elementos de fixao). Esteatorreia - a formao de fezes volumosas, acinzentadas ou claras, que geralmente so mal cheirosas, flutuam na gua e tm aparncia oleosa, ou so acompanhadas de gordura que flutua no vaso sanitrio.

Semitica Prtica 4
1 Semestre 3 Ano

Se a membrana celular possuir cianeto, no haver respirao celular (clula encontra-se envenenada). A clula precisa de gua, o equilbrio hdrico fundamental. Sem gua morre-se em 4 dias. O rim permite excretar os produtos finais do metabolismo e a gua a mais. A quantidade mxima de gua excretada por dia de 15 litros. Caso a pessoa ingira mais que 15 litros de gua por dia, no ser excretada a diferena. Quando no h excreo a pessoa incha. Normalmente, os idosos apresentam insuficincia renal, da no excretarem na totalidade e incham muito, ficam com edemas. Quando h desidratao (ausncia de ingesto de gua), o rim excreta 400 ml de urina. <400 ml oligria Ausncia anria >15 litros ou + do que ingerimos de gua poliria Aumento do n de mices com pequenos volumes - polaquiria

O sistema de transporte dos nutrientes o sanguneo. O ser humano tem 2 funes: - Pensar; - Reproduzir.

Diploidia quando se v 2 imagens (ex: caso de AVC). Acromeglia crescimento excessivo anormal, devido ao aumento da hormona de crescimento. Cortisol substncia que regula o sono. Cianose cor azulada nas mucosas.

Semitica Prtica 5
1 Semestre 3 Ano

2 Aula
24 de Setembro de 2009

Pulmo
Brnquios so revestidos por epitlio ciliado que contm glndulas mucosas e serosas. Esta mucosa defende-nos contra as partculas orgnicas e inorgnicas que so inspiradas. Os brnquios tambm tm tecido muscular liso, que no caso de haver contraco dar-se- uma drstica diminuio da rea pulmonar. Estes clios esto presentes porque ns respiramos cerca de 6 litros de ar por minuto, e sendo que no ar existem partculas de p, estas sero expulsas dos brnquios atravs dos clios, no permitindo a sua entrada nos pulmes. As partculas inorgnicas tm de ser <0,5 micras ou >5 micras. Caso contrrios estas partculas podem depositar-se no parnquima pulmonar e nunca mais saiem de l, dando origem a patologias. Ex: Silicose causada pela deposio de slica (+frequente patologia deste gnero). A slica dura at 20 anos, a silicose pode ser classificada como crnica ou aguda (podendo originar a morte em 2 anos). Caso seja diplococos (substncias orgnicas), os leuccitos vo fagocit-los mas neste caso, de subst. inorgnicas, haver leso do tecido pulmonar e morte deste. As 3 principais funes dos pulmes: - Ventilao (inspirao e expirao); - Difuso; - Perfuso. Inspirao para que ocorra, necessita de fora muscular, criando uma presso negativa (a diminuio da presso interior permite a entrada de ar). Quando h diminuio da rea de sada, h um aumento da presso. Ento, quando a obstruo total, no h sada de ar e a pessoa morre com apneia.

Semitica Prtica 6
1 Semestre 3 Ano

No caso da asma, o indivduo pode passar de um estado normal para fatal. (em muitos casos, a primeira manifestao de asma d desta forma). d-se A traqueia e os brnquios (at 15 diviso) tm cartilagem, sendo que estas estruturas podem colapsar quando h inflamao das zonas terminais. Hiperinsuflao ar no sai dos pulmes (regies esto colapsadas, no permitem a expulso do ar). Na doena pulmonar obstrutiva crnica (DPOC) e asma h hiperinsuflao. DPOC

Semitica Prtica 7
1 Semestre 3 Ano

Causa de DPOC: - 2% devido deficincia de 1 anti-tripsina; - 98% devido ao hbito tabgico. Perfuso entrada dos vasos sanguneos nos alvolos para que se d a troca de gases (difuso). Difuso passagem de O2 do alvolo para a hemoglobina e do CO2 da hemoglobina para o alvolo. Os alvolos so revestidos por arterolas, quando os alvolos so ventilados tm de ser perfundidos

O sangue demora 1 segunda a passar pelo alvolo, em cerca de 1/3 de segundo o sangue fica oxigenado. Passagem do O2 at hemoglobina: 1 barreira Camada surfactante; 2 barreira pneumcito (1 m. celular exterior, 2 citoplasma;3 m. celular interior); 3 barreira Insterstcio; 4 barreira Parede da arterola (1 m. celular exterior, 2 citoplasma;3 m. celular interior); 5 barreira plasma; 6 barreira eritrcito (1 m. celular exterior, 2 citoplasma;3 m. celular interior); 7 barreira hemoglobina (que pode estar ligada ao CO igao 200x superior do CO2). H possibilidade de em cada uma de estas estruturas surgir uma complicao, dando origem a diferentes doenas.

Semitica Prtica 8
1 Semestre 3 Ano

Quais os exames complementares para avaliar a perfuso? Avaliao da perfuso: - Anlise dos D-dmeros; - Cintilografia pulmonar de perfuso; - Golden standard. Quando h tromboembolismo, no h perfuso: - + frequente em mulheres; - + frequente em mulheres com varizes, que conduzam muito e andem de avio durante mais de 4 horas; - pessoas acamadas (tm de fazer teraputica anti-coagulante). Avaliao da difuso (anlises da capacidade de entrada de O2 no organismo): - Gasometria arterial; - Espirometria; - VEMS (usada para avaliar apenas pequenos calibres esta fundamental em doentes com DPOC). Valores normais de uma gasometria arterial: PCO2 = 35-45 mmHg PO2 = 80-100 mmHg Se PCO>52 mmHg Insuficincia pulmonar. O ar normal inspirado tem cerca de 20% de O2. Doentes que tm insuficincia respiratria so tratados com suplementos de O2.

Espirometria um teste que permite medir o fluxo de ar nas vias respiratrias ou brnquios (os tubos que transportam o ar para os pulmes), comparando os resultados com os obtidos por pessoas saudveis com a mesma idade e altura. A Espirometria permite verificar se existe obstruo ao fluxo de ar, ou seja, se as vias respiratrias esto anormalmente contradas, ou se o volume dos pulmes est normal. Num indivduo normal, durante a inspirao h um grande fluxo, na expirao h um fluxo baixo. Enquanto, que no caso de obstruo, no h fluxos elevados. 12 ciclos respiratrios/minuto

Semitica Prtica 9
1 Semestre 3 Ano

VEMS (volume expiratrio mximo por segundo) dado em termos percentuais: segundo a idade, raa, altura, (h um valor standard normal consoante a caractersticas). 25% dos fumadores de cigarros (1 mao/dia) morre devido insuficincia respiratria. Aos 30-40 anos (aqueles que fumam 1 mao/dia) os indivduos fazem espirometria, como rastreio, pode dar um resultado normal ou no. No caso de resultado negativo, existe obstruo das pequenas vias areas. Muitas vezes os sintomas s aparecem aos 60 anos (isunf. e falta de ar). O desenvolvimento do carcinoma in situ (leva 20 anos a ocorrer) quando ocorre a hiptese deste carcinoma, a cura quase inexistente ( aproximadamente 0%). Este carcinoma leva apenas 3 meses a evoluir para carcinoma invasor.

DPOC: Hipocratismo digital - Deformao da extremidade dos dedos das mos ou dos ps, que s atinge as partes moles e apresenta diversos tipos: dedos em esptula, em forma de baqueta de tambor, com unhas convexas em vidro de relgio. consecutiva a cianose prolongada e testemunha m oxigenao dos tecidos (cardiopatias congnitas, afeces pulmonares crnicas, etc.).

Semitica Prtica 10
1 Semestre 3 Ano

3 Aula
1 de Outubro de 2009

Sintomas e Sinais do S. Respiratrio


Espirro uma expirao forada contra as fossas nasais fechadas. H a criao de uma onda de choque que leva sada de partculas inaladas que esto na faringe e laringe. Tosse uma expirao forada contra a glote fechada. H a criao de uma onda de choque que mais profunda na zona da traqueia. Espirro e Tosse So 2 mecanismos de defesa, mas podem surgir como sintomas ou sinais em caso de situao patologia. A tosse (enquanto sintoma) aparece associada expectorao (tosse produtiva), tambm pode aparecer sem haver expectorao (tosse no produtiva), surge em situaes patolgicas. A tosse pode ser incapaz de actuar como mecanismo de defesa, quando no expulsa os corpos estranhos. A tosse pode ser sintoma de: asma, bronquite, penumonia, etc. Os espirros seguidos ou em salto (sinal patolgico) - crise esternutatria (espirros, geralmente aps contacto com alergnios acompanhado tambm de prurido nasal) que pode ser sinal de uma rinite alrgica. Sinais de um quadro de rinite alrgica: rinorreia, cefaleia, congesto nasal, etc. Rinorreia quando o nariz acumula corrimento de lquidos. H perda de muito fludo pelas clulas da mucosa nasal, na tentativa de ultrapassar uma agresso. Cefaleia dor de cabea. Todos os ossos da face so ocos e podem inflamar e dar origem a sinusite e provocar dores de cabeo, devido ao aumento de presso nestas zonas. A sinusite comum em indivduos com rinite alrgica. Congesto nasal conjuntivite com prurido nasal. Obstruo ocular

Semitica Prtica 11
1 Semestre 3 Ano

Os seios perinasais, seios maxilares, o esfenide e o etmide so ossos ocos, que estando obstrudos (com sinusite), estes espaos de conjugao, por serem a base do crebro vo criar um aumento da presso e consequentemente haver cefaleia. No caso da asma, esta agrava-se de madrugada devido produo de cortisol apresentar nveis mais baixos entre as 4h e as 9h. Expectorao proveniente do muco das clulas dos brnquios, juntamente com as partculas inaladas. Ou seja, um aumento da viscosidade e do volume das secrees brnquicas. A expectorao pode ser deglutida tambm. Inflamao VS Neoplasia

Apresenta um prognstico melhor (raramente letal). Apresenta um prognstico pior (muitas vezes letal). A inflamao ocorre por chamada de clulas brancas (maioritariamente neutrfilos, em caso de haver mais eosinfilos situao de rinite alrgica). Expectorao purulenta presena de inflamao.

No infectada no caso da asma. Infectada ( verde). Expectorao hemoptide expectorao com sangue, ocorre devido ruptura das clulas da mucosa durante a sada da expectorao. H presena de inflamao. Ex: Bronquite. Deve-se fazer: RX e TAC. Expectorao hemoptide Hemoptise Sada de sangue proveniente dos pulmes. Ex: hemorragia arterial. Deve-se fazer: RX, TAC e broncoscopia. Quando h hipertrofia das artrias brnquicas pode haver hemoptise, muito frequente em indivduos que tiveram tuberculose.

Semitica Prtica 12
1 Semestre 3 Ano

Dispneia sensao de falta de ar. (sintoma, queixa, subjectivo, difcil de avaliar) Pode ser expiratria (mais frequente, dificuldade em expulsar o ar) ou inspiratria (mais psicossomtica). Para classific-la necessrio o indivduo ter conscincia da respirao. Os indivduos reagem mais dispneia, quando esta aparece pela primeira vez (ex: asma); quando ocorre com regularidade, os indivduos habituam-se (ex: doena obstrutiva pulmonar). A dispneia o sintoma mais especfico da funo respiratria. Para observarmos e avaliarmos, deve-se efectuar um exame fsico: Tiragem movimento paradoxal das partes moles da parede torcica (ossos para a frente e partes moles para dentro). preciso ocorrer uma presso negativa intrapulmonar para que acha o preenchimento destes com ar. Frequncia respiratria 12 ciclos (valor normal). O indivduo deve respirar a cada 5 segundos. No so 16, porque neste caso h mais 4 ciclos ou seja, h um aumento de 33% - polipneia (doente respira mais vezes, sendo que muitas vezes fazem-no superficialmente). O aumento da alcalose respiratria permite anestesiar, usada pelas grvidas que fazem parto normal. Polipneia aumento da freq. respiratria (mais de 12 ciclos). Cianose quando h cor azulada nas mucosas Cianose Central Quando h cor azulada nas extremidade Cianose Perifrica A cianose um mecanismo de defesa, para no haver perda de calor. Este sinal pode ser patolgico ou de adaptao. Este um sinal de aumento de hemoglobina no oxidada. A insuficincia respiratria aguda provocada por um corpo estranho, pode ser acompanhada de cianose. No caso de doena respiratria crnica e de d cardaca crnica h um aumento do hematcrito, sendo necessrio fazer flebotomia.

Semitica Prtica 13
1 Semestre 3 Ano

Chiadeira, gatinhos, etc. uma consequncia da diminuio da rea brnquica. mais frequente durante a noite. Desaparece com a desobstruo brnquica. Muito caracterstico da asma. A asma uma doena cujo o diagnstico clnico. Dor torxica (toracicalgia) dada pela pleura pulmonar (tem terminais nervosoa), os pulmes no apresentam dor (no tm enervao). Ocorre com os movimentos respiratrios.

Semitica Prtica 14
1 Semestre 3 Ano

4 Aula
15 de Outubro de 2009

Asma
Asma a doena que se enquadra nas doenas obstrutivas do pulmo, assim como a DPOC. Obstruo brnquica que provoca falta de ar (dispneia) e chiadeira, que passa imediatamente com base na medicao, e com diagnstico clnico (diagnstico feito apenas com base nos sintomas e sinais). Asma e DPOC so semelhantes (quanto fisiopatologia mecnica), mas diferentes (quanto fisiopatologia a nvel celular, e para alm disso tm faixas etrias, sinais diferentes, etc). Existem 2 mecanismos fisiopatolgicos diferentes para a asma: - Inflamao da mucosa brnquica (devido a uma alergia inflamao alrgica); - Contraco do msculo liso dos brnquios (contraco generalizada da rvore brnquica, causando a diminuio da rea brnquica que provoca a dispneia e chiadeira esta contraco controlada pelo sistema nervoso simptico e parassimptico).

Semitica Prtica 15
1 Semestre 3 Ano

Etiologia: - No h uma causa obrigatria, nem pode se dizer que gentico embora haja uma pode-se predisposio; - Esta uma doena atpica (predisposio familiar para desenvolvimento de uma predisposio patologia); - Pode usar uma ou as duas vias, dermatite e/ou rinite, para originar a asma); - Tambm, pode-se manifestar espontaneamente. se Mancha Alrgica H predisposio para quem j teve dermatite e/ou rinite, de futuramente vir a ter asma Atopia.

Prevalncia da Asma
0 - 15 anos 15 - 25 anos 25 - 45 anos

20%

10% 5%

Idade

Nos primeiros 15 anos, a prevalncia elevada devido a alergias (IgE), e tambm apresentam dispneia a alergias como a aspirina (AAS) e anestsicos (incluindo os AL). Os doentes at aos 15 anos que fizerem tratamento, tm 75% de probabilidade de melhorar a sintomatologia (ou seja 3 em cada 4 melhoram). Nos pontos de clivagem a asma pode desaparecer (circunferncias a preto). possvel prever um doente asmtico por aspirina? R: Sim. Estes apresentam asma de exerccio (polipose nasal), apresentam asma quan quando comeam a correr, fazer hipismo, fazer ciclismo (quando h hiper inalao de ar frio). , hiper-inalao

Semitica Prtica 16
1 Semestre 3 Ano

- Factores alrgicos; - Frio; - Riso; - Stress emocional; - Exerccio.

Provocam dispneia nestes doentes at aos 15 anos.

Elaborao de pr pr-mediadores e histamina (pelo mastcito) 1 Onda de inflamao (20 min aps o contacto com os alergnios) Formao de outros mediadores da inflamao 2 Onda de inflamao (aps 2 horas)

Relao Resistncia/rea Brnquica


120 100 80 60 40 20 0 0 Resistncia (%)
Morte Presena de IgE

Morre-se de asma: devido contraco do msculo liso, muito comum na primeira crise de asma. Numa primeira crise asmtica por contraco muscular dos brnquios, cerca de 5% de pessoas morrem em Portugal). 120

20

40

60

80

100

rea Brnquica (%)

Os asmticos situam se na zona, aproximadamente, sendo que na presena de situam-se um alergnio pode ser uma situao fatal. Estes doentes morrem porque no r conseguem expirar, mas sim inspirar. O ar que se encontra na rea alveolar vai causar ruptura dos pulmes pneumotrax, o que faz com que a zona torcica fique completamente preenchida com ar, no permitindo a circulao sangunea nessa zona. permitindo Esta situao pode ocorrer em 5 minutos. 5-6 Sintomas (que nos fazem suspeitar que asma): - Histria pessoal semelhante; - Histria familiar semelhante; - Dispneia acompanhada de chiadeira principalmente durante a noite e de manh a chiadeira, manh sintomatologia agrava-se (os doentes queixam se disto, as normalmente quando se se queixam-se dirigem ao consultrio estes sintomas no esto presentes - situao normalizada); o - Normalmente apresentam rinorreia, obstruo nasal, espirros (o doente asmtico normalmente tm rinite); - Tm prega epicntica; - Coam muito o nariz.

Semitica Prtica 17
1 Semestre 3 Ano

fcil fazer o diagnstico da asma, difcil comprov-lo.

Diagnstico Clnico

DPOC (Doena Pulmonar Obstrutiva Crnica)


Etiologia: - 98% devido ao hbito tabgico; - 2% devido deficincia da 1 anti-tripsina.

Evoluo da Funo Respiratria


Normal Fumador Fumador (DPOC)

100

Funo Respiratria
Deixar de Fumar

50

Anos

Cerca de 25% das pessoas que fumam um mao de cigarros/dia vo desenvolver DPOC. Em 2020, o DPOC ser a 3 principal causa de morte em todo o . mundo. A DPOC mata (elevada mortalidade), e antes apresenta muita sintomatologia (elevada morbilidade). At aos 50% de funo respiratria, os doentes no apresentam sintomatologia, ou apresentam bronquite crnica tosse e expectorao durante 3 meses e em mais de 2 anos consecutivos.

Semitica Prtica 18
1 Semestre 3 Ano

DPOC (Espirometria)
Insuficincia Respiratria
(Gasimetria Arterial)

Bronquite Crnica
(Diagnstico Clnico)

Insuficincia respiratria a incapacidade de haver trocas gasosas num organismo; a presso parcial de O2 no suficiente e a presso parcial de CO2 exageradamente alta.

Para haver diagnstico de I. respiratria necessrio ser efectuado um diagnstico laboratorial, so medidos os gases parciais arteriais: - Pa CO2 65 mmHg; - Pa O2 55 mm Hg. A DPOC existe desde o incio da Bronquite Crnica at Insuficincia Respiratria. Se na presena de bronquite crnica, do doente interromper o hbito tabgico, no ocorre melhoras da funo respiratria, mas tambm no haver uma deteriorao to elevada e rpida como o caso do hbito continuar. Rastreio consiste no diagnstico de doenas nas fases assintomticas. gnstico 1 condio: necessrio haver um grupo de risco. (ex: Fumador) 2 condio: necessrio haver um exame de execuo fcil e econmico, sem haver falsos positivos e falsos negativos. (ex: Espirometria) 3 condio: O diagnstico precoce tem de alterar o prognstico. (ex: Se for positivo, io: doente deve deixar de fumar; embora isso quase nunca acontea devido elevada dependncia). Tratamento do Rastreio Deixar de fumar.

Sintomas e Sinais dos DPOC


A partir da perda de funo respiratria de 50% surgem os primeiros sinais: - Dispneia com determinado grau de esforos (ex: subir escadas) 1 Queixa. 1 Sinal - M formao do trax o dimetro amplo antero-posterior aumenta, sendo maior posterior que o dimetro lateral; este sinal faz com que seja alterada a mecnica da grade torcica, havendo dificuldade respiratria Hiperinsuflao.

Semitica Prtica 19
1 Semestre 3 Ano

Tiragem movimento paradoxal das partes moles da parede torcica, devido grande presso negativa que puxa as partes moles. Numa fase terminal da funo respiratria, os doentes fazem expirao com o fecho da boca antes de expulsarem todo o ar, para aumentar a presso e abrir um pouco mais os alvolos, o que auxilia a expirao. Este um mecanismo do organismo em reaco patologia. Estes doentes apresentam um hemogobina (hipoxmia) e cianose. No caso de doentes DPOC, com 1 anti-tripsina, normalmente so pequeninos; h ruptura das estruturas alveolares efisemas (como fecha as reas devido destruio d-se o desenvolvimento de DPOC). Devido hemogobina (hipoxmia) estes indivduos apresentam uma cor rosada, so chamados de Pink Puffer. Estes doentes, quando tm uma primeira complicao, morrem, ao contrrio dos que fumam, sendo que vo muitas vezes ao mdico e tm vrias complicaes at morte. Os doentes DPOC, que o so devido ao hbito tabgico, apresentam cianose, o que lhes confere uma cor azulada, so os Blue Bloater.

1 Pink Puffer; 2 Blue Bloater.

O primeiro sinal de bronquite pode ser o primeiro sinal de asma mal tratada ou de o primeiro sinal de DPOC. A DPOC evolutiva e a funo respiratria no regride ao normal, embora a bronquite possa ser tratada e deixe de haver hbito tabgico.

Semitica Prtica 20
1 Semestre 3 Ano

5 Aula
22 de Outubro de 2009

DPOC (Cont.)
35 Anos

BC (Diagnstico Clnico)

DPOC (Espirometria)

IR (Gasimetria Arterial)

30 anos em mdia

30% Funo Respiratria Rastreio

50% Funo Respiratria Sintomatologia: astenia e dispneia. Sinais: Tiragens, caianose, polipneia, hiperinsuflao.

Diagnstico

Tratamento: - Evico (consiste na passagem da ideia aos fumadores, que tm de deixar de fumar); - Terapia Mdica (anti-inflamatria corticosteride e broncodilatador este ltimo inflamatria confere menor morbilidade e maior esperana de vida) - O2 domicilirio crnico (s quando h insuficincia respiratria). Primeiro, h que ter vontade de deixar de fumar, o principal f factor na deciso de abandonar o vcio, pois sem esta vontade no possvel deixar se de fumar. Em deixar-se mdia, um fumador que deixe de fumar, tenta 11 vezes antes. Cerca de 90% das pessoas que fumam, ficam dependentes; cerca de 20% das pessoas que bebem lcool, ficam dependentes. , Diz-se que h insuficincia respiratria, quando um indivduo tem dispneia se mesmo sem fazer esforos. Com o aumento da presso alveolar, d se um aumento da passagem de O2. d-se Em doentes com DPOC, h uma diminuio de troca de gases (passagem de O2 para o (passagem sangue), porque a rea alveolar diminui, logo tm de fazer O2>20%, uma vez que, o

Semitica Prtica 21
1 Semestre 3 Ano

normal do ar inspirado 20%. Esta percentagem de O2 serve para compensar a rea em falta. A oxigenoterapia deve ser feita no mnimo durante 15 horas, porque o centro respiratrio est habituado elevada concentrao de CO2 d no se d estimulao da respirao, dai ser necessrio a aplicao de O2. Quando h um aumento brusco de CO2, o centro respiratrio vai aumentar a frequncia respiratria. Na presena de O2, o O2 aumenta para 60 mm Hg, sem O2, o CO2 sobe para 67 mm Hg e demorar 15 horas a descer at ao 65, da a oxigenoterapia ter que ser de longa durao. Prognstico: - Mau prognstico (alta morbilidade e espera de um momento fatal). Soluo transplante de pulmes ( muito difcil devido aos poucos dadores e rejeio).

Infeces do Sistema Respiratrio


H 2 grandes tipos: - Vricas (so auto-limitadas e anti-vrus por vezes no eficaz); - Bacterianas (tratamento com antibiticos que so normalmente eficazes). - Cefaleias; - Odinofagia; - Mialgia; - Hipertermia (nico sinal); - Tosse; - Expectorao. Odinofagia dor na garganta. Mialgia dores musculares. Expectorao purulenta de cor castanha (pneumococo), amarela (nem sempre significado e infeco, pode ser por inflamao eosinfila asmticos) ou verde, podendo ser ftida. Sempre que houver purulncia, no significa que tenha de ser receitado um antibitico, normalmente preciso ser acompanhada de febre e hipertermia.

Sintomatologia de uma Infeco Pulmonar

Disfagia Dificuldade ao engolir. Disfagia de slidos normalmente em caso de neoplasia. Disfagia de lquidos aclsia o esfago deixa de se contrair at ao estmago e dilata-se.

Semitica Prtica 22
1 Semestre 3 Ano

Expectorao hemoptica quando h ruptura das membranas. Em caso de sinusite (inflamao dos seios perinasais) h rinorreia, que pode estar infectada e ao descer para as vias areas inferiores pode originar infeco nestas. Com a replicao vrica, h destruio das clulas cbicas com clios nos brnquios. Pneumonia uma infeco pulmonar. A pneumonia pode ser classificada segundo: - Localizao; - Sintomatologia.

Pneumonia

Sintomatologia

Localizao

Tpica

Atpica

Boncopneumoia

Alveolar

Intersticial

Quadro sintomtico de uma Pneumonia Tpica (alveolar): - Incio sbito; - Arrepios Febre Dor torcica expectorao castanha. Numa Pneumonia Atpica existem todos os outros quadros sintomatolgicos que so diferentes sdo tpico. Os incios so mais arrastados, c/s febre, c/s dor, com expectorao. Broncopneumonia P. atpica; Alveolar P. tpica; Intersticial P. atpica.

A cada 1 destes tipos, existe um microrganismo que mais frequente.

Semitica Prtica 23
1 Semestre 3 Ano

P. alveolares a infeco localiza se no espao alveolar, causadas pelo pneumococo, localiza-se normalmente. Ligaes entre os alvolos na parte terminal canais de Lambert, so por onde ocorre a infeco, deixando os brnquios livres de infeco. Os exames fsicos d d-nos os sinais tpicos e detectada uma broncofonia o aumento d transmisso das vibraes vocais atravs dos brnquios; um sinal tpico de patncia das vias alveolares; uma caracterstica auscultatria muito tpica. Broncopneumonia uma infeco segmentar, progride do brnquio para os alvolos, normalmente causada por estafilicocos. P. Intersticial atinge o parnquima pulmonar, normalmente causada por mycoplasma. H crepitaes. Complicaes da pneumonias: - Abcessos (metasttico podem afectar outros rgos, atravs de embolia) vmica; - Empiemas (derrame parapneumnico e metapneumnico). Abcesso soluo de continuidade de uma determinada liquefaco da estrutura adjacente, com parnquima pulmonar circundante normal. Nos pulmes, a necrose dos tecidos d origem liquefaco deste.

Abcesso Pulmonar Gs Ps (lquido)

Vmica Expulso brusca e macia pela boca de uma grande quantidade de pus ou lquido proveniente de um abcesso. Este abcesso pode drenar para outras estruturas pulmonares. Nas pneumonias alveolares pode haver derrame parapneumnico.

Parapneumnico Empiema Pleural (Derrame Pleural) Metapneumnico

Ocorre durante a pneumonia.

Ocorre depois da pneumonia.

Semitica Prtica 24
1 Semestre 3 Ano

6 Aula
29 de Outubro de 2009

Tuberculose
Epidemiologia: Esta uma doena muito antiga, as primeiras pessoas atingidas foram os povos da zona Mediterrnica (desde 5000 a.C., achado mais antigo mmia egpcia); Quando ocorreu a primeira globalizao (descobrimentos portugueses), quase toda a populao foi contaminada pela tuberculose e gripe sazonal; A tuberculose e a gripe sazonal foram as principais causas de morte na Amrica durante a poca dos descobrimentos; Caracterizada por ter um pico de 600 em 600 anos; A tuberculose era to prevalente que carenciava de uma especialidade a Tisiologia (actualmente denominada de pneumologia). Prevalncia em Portugal - 30:100 000 habitantes (novos casos). Portugal

Fisiopatologia: Transmisso - ocorre por via area, atravs da inalao de ar contaminado com o Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch). Se o organismo apresentar imunidade, ir reprimir a infeco espontaneamente. Ou Se o organismo no reconhecer a infeco (imunodepresso), o agente infeccioso ir multiplicar-se e disseminar-se por todo o organismo, por via sangunea. A memria imunolgica, no caso da tuberculose, dada pelos macrfagos, em vez, de ATCs como o caso da gripe sazonal.

Semitica Prtica 25
1 Semestre 3 Ano

Vrios rgos podem ser atingidos, os que se seguem so os mais tpicos de aparecer tuberculose: Pulmo (um dos rgos preferenciais) por ser rico Curiosidade - atravs da tuberculose nos ossos, que em O2, o que contribui para a multiplicao deste sabemos que esta uma bacilo; doena antiga. Encontrada nos ossos das mmias Rim tambm rico em O2; egpcias. Ossos longos em crescimento caso o mais preocupante. Quanto menor for a competncia imunitria do hospedeiro, maior a probabilidade de atingir rgos menos frequentes neste tipo de infeco. Contagiosidade na tuberculose (varia com a forma clnica que assume) no sempre igual, existem vrias formas; mais contagioso quando h cavernas nos pulmes e menos contagioso quando h derrames pleurais.

Quadro Clnico (quadro clnico difere consoante o rgo atingido (infectado)): Quadro clnico tpico Aparecimento de um conjunto de queixas em indivduos jovens ( mais frequente nesta faixa etria, porque nesta altura h uma maior socializao, maior contacto entre indivduos por volta do 20 anos).

Tosse seca continuada (crnica) pode aparecer com expectorao eventualmente hemoptide ou com hemoptises. Astenia - falta de foras. Anemia diminuio de eritrcitos. Hipertermia vespertina febre ao fim do dia. Hipersuderese nocturna transpirao excessiva durante a noite. Aparncia fsica de um jovem: jovem cheio de olheiras sempre a tossir, com mau aspecto.

Semitica Prtica 26
1 Semestre 3 Ano

Diagnstico: A confirmao diagnstica da tuberculose essencial, sem esta no h um diagnstico, s aps a deteco do microrganismo que obtemos um diagnstico como certo. A confirmao bacteriolgica sempre necessria. Diagnstico da Tuberculose - Diagnstico Bacteriolgico Teste da tuberculina detecta os indivduos que estiveram em contacto com o bacilo. Se for positivo no significa que o indivduo est infectado, significa apenas que j esteve em contacto com o bacilo. Tratamento: O tratamento da tuberculose no fcil, deve ser feito durante 6 meses, porque este microrganismo demora a multiplicar-se e s na nessa altura que o antibitico actua, sendo eficaz; Este tratamento farmacolgico muito prejudicial ao estmago e fgado; um tratamento complicado, que muitas vezes, no respeitado pelos doentes, ento estes antibiticos passaram a ser de toma obrigatria, ou seja, tm de ser administrados perante um profissional de sade, sobre vigilncia (TOD toma observada directamente); Muitos toxicodependentes, deixam de tomar a medicao, o que far desenvolver resistncia por parte do microrganismo; Para alm, do diagnstico efectuado ao doente, necessrio fazer-se testes nas pessoas mais prximas ao doente, para que haja tratamento tratamento colectivo; Os toxicodependentes so os mais susceptveis de serem infectados com tubrculos, porque estes indivduos quando so seropositivos (HIV positivo), apresentam uma imunidade mais baixa que vai favorecer o desenvolvimento da infeco, que agravada quando este doente passa a ter SIDA, e uma vez, que no respeitam a medicao, as micobactrias vo passar a ser multirresistentes (deixam de responder ao tratamento) situao preocupante. 4 1 4 2 2 3 2 4 2 5 2 N de Antibiticos 6 N de Meses de Administrao

Semitica Prtica 27
1 Semestre 3 Ano

Resumo:

Semitica Prtica 28
1 Semestre 3 Ano

Patologia Pleural
Fisiologia:

Espao pleural onde ocorre a presso negativa que permite a respirao. Lquido pleural segregado pela pleura parietal e absorvido pela pleura visceral. do

Existem 3 aspectos possveis que caracterizam a Patologia Pleural: Ar no espao pleural Pneumotrax; Lquido no espao pleural (derrame pleural), quando este segregado em pleural), demasia (menos absorvido que segregado) Hemotrax (presena de sangue no espao pleural), Empiema (presena de pus no espao pleural) e Quilotrax (presena de linfa no esp espao pleural); Gs e lquido no espao pleural Hidropneumotrax (causa desta situao patolgica: traumatismo ou iatrogenicidade).
Parcial Total (colapso completo do pulmo) Pneumotrax (condiciona o colapso do pulmo) Valvular (quando o ar aumenta a presso e impede a circulao sangunea) Unilateral (de um lado) Bilateral (ambos os lados)
Iatrogenicidade - situao patolgica que ocorre devido a actos mdicos invasivos.

Semitica Prtica 29
1 Semestre 3 Ano

Sinais e sintomas da patologia pleural: Dor tipicamente pleurtica (caractertica), aparece com movimentos respiratrios e agrava-se com a inspirao; (A dor s aparece agora como sintoma,
porque as pleuras tm enervao, ao contrrio dos pulmes.)

Dispneia No caso de pneumotrax, apresenta um incio sbito (corresponde ruptura que ocorre naquele momento); No caso do derrame pleural, o incio incidioso (porque ocorre por acumulao).

No exame fsico: Ausncia de murmrio vesicular; Auscultao Egofonia (alterao das transmisses vocais); Timpanismo (ocorre quando h gs - som em zonas vazias); Percusso Macissez (ocorre quando h lquido som tpido).
Egofonia - Sinal clnico que nos indica onde enfiar a agulha, mostra que o lquido chegou ao limite mximo.

Diagnstico imagiolgico (por Raio X): Diagnstico da Patologia Pleural (3 tipos) Diagnstico Imagiolgico

Pneumotrax O dreno pleural introduzido no espao pleural. Este dreno vai permitir a sada de ar do espao pleural e o pulmo deixa de estar clopasado (expande).

Semitica Prtica 30
1 Semestre 3 Ano

7 Aula
5 de Novembro de 2009

Patologia Pleural (Cont.)


Pneumotrax valvular a cada inspirao entra ar para a cavidade pleural, mas na inspirao seguinte no ocorre sada deste ar, o que faz com que haja um aumento da presso. Esta presso aumentada, no permite o retorno do sangue ao corao, o que pode ser fatal. De uma maneira geral, um pneumotrax parcial o menos grave, porque continua haver a permisso de trocas gasosas pelo pulmo. Classificao dos pneumotrax segundo a causa: Primrios idiopticos (quando no se conhece a causa); Secundrios
Patognomnico - Sinal especfico de uma doena.

Recidivantes (podem ser)

Um p. primrio diferente do p. secundrio. O p. secundrio s ocorre aps uma determinada patologia (ex:DPOC) ou aps acto mdico (ex: bipsia). Prevalncia: P. primrios 1: 10 000 ano; mais provvel no homem (5x mais) que na mulher (porque o homem tem os pulmes maiores que a mulher). Os homens mais atlticos so mais propensos por terem os pulmes maiores, o que exige maior presso negativa. O pneumotrax bilateral de 1-2%. Os pneumotrax recidivantes: 2 - cerca de 20%; 3 - cerca de 40%. P. Parcial P. Total P. Bilateral P. Valvular Primrio Secundrio Todos os pneumotrax podem ser primrios ou secundrios.

Semitica Prtica 31
1 Semestre 3 Ano

O diagnstico imagiolgico, tanto para o pneumotrax como para o derrame (este tem mais um diagnstico para alm deste). Pneumotrax Parcial diagnosticado com TAC, s vezes, no detectado por raio X. muito grave em doentes com DPOC porque j tm insuficincia respiratria. Esta situao pode ser fatal. Pneumotrax total h colapso completo do pulmo (mas permite que o indivduo continue a viver). Pneumotrax Bilateral dos mais graves, deve ser rapidamente tratado, para evitar leses permanentes. Pneumotrax valvular ocorre um aumento de presso a cada respirao. O doente fica muito dispneico (muito cansado o pneumotrax com maior probabilidade de muito cansado). aior morte. Morre por impossibilidade de retorno venoso - paragem cardaca - e no devido insuficincia respiratria. Tratamento: A primeira vez, feito um dreno. Nas vezes seguintes (recidivas), faz pleurodese teraputica (ex: com talco). faz-se m Consiste em provocar a adeso da pleura visceral com a pleura parietal, originando a formao de tecido conjuntivo cicatrizial.

Ps - Empiema Sangue - Hemotrax


necessrio fazer recolha de uma amostra de lquido, para identificao deste. Transudado lquido pobre em protenas.

Derrames (lquido no espao pleural)

Linfa - Quilotrax Lq. Pleural

Exsudado lquido rico em protena.

Semitica Prtica 32
1 Semestre 3 Ano

Quando h um aumento de lquido pleural (>25 ml) pode ocorrer em insuficientes renais crnicos (IRC), insuficientes cardacos congestivos (ICC) e insuficientes hepticos (IH). O aumento de lquido pleural pode ocorrer em casos de neoplasias pleurais (mesoteliomas). Esta neoplasia surge devido inalao de micropartculas de slica (asbestos).

Cancro do Pulmo
O cancro do pulmo uma doena emergente, o que significa que, cada vez mais frequente, ou seja, tem tido uma maior incidncia. Esta patologia est intimamente relacionada com o hbito tabgico. Quem fuma tem uma probabilidade 27x superior de vir a ter cancro. A problemtica do c. pulmo no ter sintomatologia (no apresenta queixas) que permitam elaborar um diagnstico precoce. Pode existir tosse e expectorao, mas esta no valorizada porque, normalmente, quem fuma apresenta estes sinais. Sinais e sintomas: O c. pulmo no tem sintomas especficos. Este doente apresenta tosse e expectorao (se for hemopteica, necessrio recorrer ao mdico). Quando h dor e hemoptises, significa que a doena j se encontra numa fase tardia. Diagnstico: Diagnstico do Cancro do Pulmo Diagnstico Histopatolgico O diagnstico histopatolgico, implica o estadiamento da doena: se existe apenas presena de massa tumoral; se existem gnglios afectados; se existem metstases. Tratamento: O tratamento pode ser feito por quimio e radioterapia, cirurgia, laserterapia, braditerapia e transplante do pulmo. Estes tratamentos no so eficazes, apenas paliativos.

Semitica Prtica 33
1 Semestre 3 Ano

Prognstico: Cerca de 98% dos casos que apresentam um tumor > 2 cm, morre ao fim de 2 cm, anos; Cerca de 45% dos casos que apresentam um tumor < 2 cm, morre ao fim de 5 anos. As leses pr-neoplsicas demoram cerca de 20 anos a desenvolverem neoplsicas desenvolverem-se. Cerca de 10% das metaplasias evoluem para neoplasia.

20 anos

3 meses

Tecido normal

Metaplasia

Displasia 1

Displasia 2 (40% do tecido est desorganiza do)

Displasia 3 (aumento celular)

Carcinoma in situ

Metstases

O c. pulmo um atingimento generalizado (por toda superfcie pulmonar). No h diagnstico precoce, pois quando diagnosticado, tarde demais, pois a neoplasia j diagnosticado, apresenta uma extenso e progresso enorme.

Semitica Prtica 34
1 Semestre 3 Ano

8 Aula
12 de Novembro de 2009

Patologia do Corao
Existem 3 tipos de sintomas, consoante a patologia: Patologia Miocrdica; Patologia Valvular; Patologia do Ritmo.

Patologia Miocrdica Dor pr-cordial (anteriormente ao corao) dor de origem isqumica do miocrdio, que surge por diminuio da irrigao sangunea com o aumento do cido lctico e, eventual, necrose do miocrdio. Pode ser provocada por: Enfarte agudo do miocrdio (EAM) isquemia total do miocrdio; Angina de peito (AP) estvel (s h dor, quando na presena de exerccio, frio, digesto, ou seja, sempre que preciso aumentar a frequncia cardaca) e instvel (dor aparece em repouso; mais grave que a estvel). Isquemia parcial do miocrdio. A dor: - Provoca a morte (no EAM); - muito forte; - contnua (EAM) e transitria (AP); - D a sensao de morte; - Localiza-se na regio anterior do trax(na zona esquerda do peito ou ao centro) e pode ser radiada para ambos os membros superiores, por vezes pode haver dor abdominal (raro); - Pode causar arritmias. Se por acaso, o msculo papilar for a sede da leso, significa que haver ruptura e o corao deixa de funcionar.

Semitica Prtica 35
1 Semestre 3 Ano

O corao adapta-se a situaes crnicas (hipertrofia ou dilatao): - Promovendo mais fora no ventrculo (em caso de estenose); - Bombeando mais sangue (nas insuficincias valvular).

Conforme a localizao da obstruo, o EAM mais ou menos grave. A gravidade da doena depende: Extenso do msculo atingido; Tipo de msculo; Estruturas envolvidas. A dor nos primeiros minutos mais mortal, mas diminui a o fim 15m, 30m e 1hora. A perigosidade da morte do EAM diminui com a diminuio da dor. As principais causas de morte em Portugal: AVC; EAM. O que condiciona o aparecimento das doenas cardacas: Sexo (homens tm > risco do que as mulheres, pelo menos at menopausa; mulher que toma a plula e fuma apresenta grande risco); Hereditariedade; Hbitos (fumar, comida com muito colesterol e no fazer exerccio); Perfil lipdico; Tenso arterial.

Patologia Valvular As 2 principais componentes desta patologia so: Estenose; Insuficincia Cardaca. A estenose provoca sopros (sopros agudos, em que a maior parte so sistlicos).
Sopro grave Surgem na regurgitao. Ambos os 2 tipos de sons (agudo+grave) podem existir concomitantemente.

Semitica Prtica 36
1 Semestre 3 Ano

Insuficincia Cardaca:

Pulmes

VD AD

AE VE

rgos

Deveriam passar da aurcula esquerda para o ventrculo esquerdo cerca de 200ml/min de sangue, e em caso de insuficincia cardaca passam apenas 50 ml/min. Os restantes 150 ml ficam nos pulmes. O tratamento que reverte esta situao a administrao de diurticos (produo aumentada de urina poliria). esquerda, Na insuficincia cardaca esquerda existe um edema pulmonar: Edema alveolar; Hemoptises; Polipneia. Na insuficincia cardaca direita o sangue fica retido nos rgos inferiores direita, do inferiores: Edemas perifricos unilaterais ou bilaterais (confunde-se com a asma, pois os ricos se indivduos tm sintomas idnticos; tambm apresentam dispneia durante a noite, mas caso apresentam edemas nos membros inferiores, a estamos perante um IC direita); Hepatomegalia (aumento do fgado); Refluxo hepatojugular jugular.

Colocamos o indivduo deitado, com um ngulo de 30 entre as costas e a marquesa. Ao pressionar o fgado, o sangue desloca se para a veia jugular, em vez, de desloca-se ir para o corao. Quando h IC direita, provavelmente, ir atingir o lado esquerdo.

Semitica Prtica 37
1 Semestre 3 Ano

Patologia do Ritmo Frequncia cardaca normal: 40-100 bpm (ideal: 60-80) Taquicardia: >100 bpm Bradicardia: <40 bpm Rtmico sempre com as mesma durao. Arrtmico alterao no tempo (pode ser taquiarritmia ou bradiarritmia). Fibrilao auricular o corao contrai-se muito, mas no h uma correspondncia hemodinmica. Esta patologia pode no resultar em morte. Fibrilao ventricular Nesta situao continua a no haver correspondente hemodinmico. Ocorre mais vezes, quando h estimulao do miocrdio em perodo refractrio. O aparecimento de extra-sstole pode ser fatal. Da, esta fibrilao ser, muitas vezes, mortal.

Endocardites infeco do miocrdio (mucosa que reveste o miocrdio pelo lado anterior). Situao patolgica que pode ser causada por tratamento mdico-dentrios que impliquem a exposio de sangue (ex: extraco dentria). Previamente, a um tratamento destes deve ser feito uma profilaxia antibacteriana.

Semitica Prtica 38
1 Semestre 3 Ano

9 Aula
19 de Novembro de 2009

Patologia do Tubo Gastrointestinal


O tubo gastrointestinal tem a funo de absoro de gua e alimento, logo a sintomatologia estar muito relacionada com esta funo. Dor abdominal um factor muito importante no diagnstico da patologia abdominal (sintoma muito importante). A intensidade da dor deve ser mantida at o diagnstico ser realizado. Esta dor deve ser descrita quanto: Localizao; Carcter (fixa associada a determinada estrutura; clica provocada pela contraco exagerada do msculo liso); Intensidade (dor muito grave ventre em madeira ao tocar nos msculos abdominais, estes encontram-se durssimos (grande contraco) e muito doloroso); Durao (> de 4 horas, uma dor complicada e necessita de ajuda mdica, dor que deve levar o doente ao hospital). Quanto localizao da dor: Dor no hipocndrio direito relacionada com a vescula; Dor na zona retroesternal relacionada com o esfago (ex: RGE); Dor em clica dor relacionada com o clon ( ); Dor na regio umbilical e ir irradiar para o a regio ilaca direita dor relacionada com o apndice ( ). Dor do refluxo gastro-esofgico (RGE) esta a pior dor. H um refluxo de cido do estmago para o esfago (esofagite dor retroesternal), que provoca pirose (azia) e pode provocar eructaes (arrotos).

Semitica Prtica 39
1 Semestre 3 Ano

Dor pancretica (dor bem marcada) dor genitopeitoral. A dor pancretica diminui nesta posio genitopeitoral. sta

Dor do apndice (apendicite) comea como periumbilical e passa para a zona ilaca direita. Poder haver peritonite (dor em madeira).

O tubo gastrointestinal tem 2 produtos finais: vmitos e fezes. Ambos apresentam vrios tipos, que apresentam uma riqueza semiolgica muito grande. Os movimentos peristlticos consistem em ondas peristlticas que so responsveis por levar o alimento do esfago at ao nus. Estes movimentos apresentam uns sons tpicos borborigmos. Quando se vomita, o sentido do peristaltismo passa a ser contrrio, em vez de ser, e esfago-nus passa a ser nus nus nus-boca. Vmitos: Mais simples (alimentares); Hematemeses (com sangue) sangue); Vmitos fecalides (vmitos que vm desde o intestino grosso). Sada de sangue pela boca, oriundo do tubo digestivo, podem ser de origem: varizes esofgicas ou lceras ppticas ppticas.

Boca

Esfago

Estmago

I. Delgado

I.Grosso

Vlvula Problema no estmago Problema no incio do ID Problema no fim do ID Problema no I. Grosso

Vlvula
(passa 1 vlvula)

Vlvula

(passa 2 vlvulas) (passa 2 vlvulas) (passa 3 vlvulas)

Uma neoplasia pode ser uma obstruo que aumenta o peristaltismo no sentido correcto. Vai ocorrer o aumento da fora das ondas tambm, que originar a

Semitica Prtica 40
1 Semestre 3 Ano

dor em clica. Pois deixa de haver contraces peristlticas, ficando tudo completamente contrado (intestino paraltico deixa de haver borborigmos). possvel observar, atravs de Raio X, nveis hidroarios (presena delquido e ar no tubo gastrointestinal). As varizes esofgicas so tpicas dos alcolicos, so caracterizadas por ser veias dilatadas. O sangue de todo o organismo tem de passar pelo fgado (pela veia porta) e como est lesado (pode apresentar cirrose), o sangue no consegue passar na totalidade por esta veia, ento procura outras vias, como as veias esofgicas para poder chegar a corao, da a dilatao. O estmago tem um pH=2 que permite realizar a digesto das protenas. As clulas do estmago esto protegidas contra esta acidez (tm muco), mas por vezes, ocorrem imperfeies, e o cido passa a ser prejudicial mucosa gstrica, ento haver leso e consequentemente h sangramento. Se esta eroso for contnua, poder haver ruptura da parede do estmago. Esta situao j no comum, pois tem sido evitada com a toma de inibidores da bomba de protes e antagonistas dos receptores H2. Parte deste sangue expulsa por vmitos e outra parte digerida e expulsa pelas fezes melenas. A presena de sangue no vmito pode ser Sndrome de Malloy-Weiss, significa apenas que o vmito vem da passagem da vlvula gastro-esofgica. Esta hematemese parecida com a hemoptise. Mas distingue-se porque a primeira aparece associada regurgitao e vmitos, enquanto a segunda mas esta aparece associada tosse. RegurgitaoVmito A regurgitao frequente nos bebs, esta caracteriza-se pelo bolo alimentar ainda no ter ultrapassado a vlvula gastro-esofgica. O vmito necessita a presena de fora e o bolo alimentar ultrapassa a vlvula gastro-esofgica. Melenas fezes diarreicas escuras, pretas. Devido digesto de hemoglobina. So muito parecidas borra do caf. Sangue oculto nas fezes No visvel, o sangue est misturado nas fezes. A pesquisa deste sangue feita atravs de testes qumicos. Isto pode acontecer em caso de neoplasias ou anemias.

Semitica Prtica 41
1 Semestre 3 Ano

Vermelho vivo (sinal do papel higinico) O papel higinico tem sangue. Ocorre em caso de hemorrides ou de origem no clon sangue rodeia as fezes e no est misturado. Fezes brancas (tipo betume) fezes sem colorao, no h presena de pigmentos biliares, que so os responsveis por dar a cor castanha s fezes. Isto pode ocorrer devido a uma obstruo total do coledro da vescula. Fezes gordurosas Flutuam e muitas vezes soltam gordura que tambm fica a flutuar. tpico de patologia pancretica. Regurgitao frequente em doentes com alcalsia (disfagia). Doena do esfago (disfino da motilidade do esfago). Dificuldade (para alm da dor) em engolir, mais frequentes em alimentos slidos. Sintomas no esfago: Pirose; presentes no RGE Dor retroesternal; Regurgitao. Alteraes do trnsito intestinal (podem condicionar a vida das pessoas): Obstipao (muito tempo sem dejeces); h situaes em que ocorrem Diarreia (muitas dejeces lquidas). alternadamente Na diarreia, h a perda de gua pelo intestino delgado e grosso, devido a infeces (perda de mucosa intestinal ou aumento de motilidade intestinal). Na obstipao, o intestino deixa de funcionar como deveria. A chegada das fezes ampola rectal, d-se a estimulao daquela zona que transmite a vontade de defecar. Quando no h expulso das fezes, a capaidade destes receptores para estimular a dejeco vai diminuindo. As fezes ficam l retidas, e d-se a absoro de gua, sendo que as fezes passam a ficar duras ptrias. Muitas vezes, preciso desfaz-las com os dedos e tir-las para o exterior. Situao muito frequente em doentes que tomam opiceos.

Semitica Prtica 42
1 Semestre 3 Ano

Outras situaes patolgicas: As lceras podem atingir o duodeno; A nvel do duodeno pode haver patologia vesicular; Neoplasias do clon; Doenas infamatrias (Doena de Chron e Colite ulcerosa); Apendicite. Presena de pequenos abcessos que provoca dor parecida apendicite. Estes doentes tm diarreia e obstipao alternadamente. Apendicite tem sintomatologia caracterstica. Dor periumbilical com irradio para a zona ilaca direita. Ao pressionar essa zona, depois de retirar os dedos de l h muita dor. Temperatura rectal (variao > 1 do que axila) significa que h inflamo.

Semitica Prtica 43
1 Semestre 3 Ano

10 Aula
3 de Dezembro de 2009

Fgado
O fgado um rgo fundamental tal como o rim. Mas enquanto o rim pode ser substitudo por hemodilise, o fgado no tem substituio possvel, a no ser por outro fgado. Funes do fgado: - Depurao; - Metabolismo; - Sntese e degradao proteica; - Produo da blis (auxilia na digesto das protenas e gorduras). Quando h atingimento do fgado por agentes orgnicos: - Hepatite vrica provocada por vrus; - Hepatite txica causa mais frequente o lcool, mas tambm pode ser causada por frmacos (ex.: Paracetamol). No alcoolismo crnico h insuficincia heptica devido cirrose. Em caso de cirrose h substituio do tecido heptico (hepatcitos) por tecido fibroso. Os sinais de cirrose: - Ascite aumento do volume da barriga (de grande observvel - ou de pequeno volume diagnosticado com o recurso percusso); - Ginecomastia (aumento do tecido mamrio); - Diminuio das caractersticas sexuais; - Hipotrofia da eminncia hipotenar; - Impotncia; - Alteraes da lbido problemas sociais. O lcool excretado pelo fgado e pulmes (o que confere o hlito a lcool).

Semitica Prtica 44
1 Semestre 3 Ano

Urina
Funo principal do rim urinar Homeostasia hidro-electroltica Estabelece a mesma quantidade de H2O e electrlitos no organismo. Funciona como uma ETAR no nosso organismo, trata de expulsar (excretar) os metabolitos os no volteis, os volteis saem txicos e outras substncias do organismo. pelos pulmes. O rim consegue excretar 15 litros de H2O num dia. Excreo obrigatria: 400 mL de urina/dia (mesmo em jejum, tem de ser pelo menos este valor Anria ausncia de urina em 24 horas (0 mL/dia) Oligria - <400 mL/dia Poliria - + de 15 mL ou + que os litros ingeridos (Ex. Beber 5 litros e urinar 7L). 125 mL/(?) de creatinina Ocorre principalmente nas situaes: - Patologia medular; - Efeito de arrasto (incluindo a glicosria); - Ausncia da estimulao de AHD (hormona anti-diurtica).

Os glomrulos encontramse na zona granular. Os tubos esto na zona medular (ex: TDD, TDA e a ansa de Henle.

A hormona AHD actua na ansa de Henle, controlando a quantidade de urina a ser produzida, mas quando no existe excretado todo o lquido do sangue. Da a parte medular ter uma funo importante no equilbrio hidro-electroltico. Polaquiria Aumento da frequncia urinria e em pequenas quantidades. Disria dor ao urinar. Nas diabetes h glicosria (presena de glicose na urina), isto no caso de glicmia > 300.

Semitica Prtica 45
1 Semestre 3 Ano

A glicosria ocorre nas seguintes situaes: - Glicmia (diabetes); - Insuficincia renal (m absoro da glicose). Diabetes mellitus aumento da glicose no sangue. Antigamente era diagnosticada pelos mdicos atravs do sabor, eram positivas quando tinham um sabor doce, a mel, da chamarem-se mellitus. Diabetes inspida relacionada com a patologia medular e deficincia de AHD. Neste caso, a urina no doce. Hematria presena de sangue na urina. Pode ser microscpica (devido a glomerulonefrites refere- aos eritrcitos) ou macroscpica. -se

Infeco

Neoplasia Hematria Macrsocpica Patologia Urolgica Tuberculose Litase Renal (pedra no rim) A litase renal muito frequente em pessoas com mais de 30 anos, isto ocorre devido ao aumento de clcio e cido rico. Consumir grandes quantidades de gua ajuda a dissolver estes grnulos. Estes grnulos ao passarem dos bacinetes para os ureteres, vo causar leses na mucosa destas estruturas anatmicas, da a pre estruturas presena de sangue. Proteinria - presena de protenas no sangue. Sempre que existe sangue e protenas na urina significa patologia. Significa que h alguma zona do organismo a perder protenas, mesmo que seja microhematria ou protenas, proteinria de cadeias leves. Leucocitria presena de leuccitos na urina. Os leuccitos migram para fora dos vasos para proteco contra os microrganismos, o que normal, ao contrrio do sangue e das protenas que no normal migrarem para fora das estruturas.

Semitica Prtica 46
1 Semestre 3 Ano

A associao da polaquiria e da disria est presente em infeces urinrias do tracto inferior. Mais frequentes nas mulheres, porque a uretra da mulher mais . pequena, e com o sucessivo acto sexual h retrocesso da coluna da urina que est na uretra (que est infectada) para a bexiga (onde a urina estril), ento ocorre a bexiga infeco cistite. Muitas vezes, esta associao tem falsas urgncias, uma forma de evitar a infeco, urinar depois do acto sexual (exp so da urina infectada e da urina no inar (expulso infectada). A infeco do tracto urinrio superior so mais complicadas, porque no apresentam especificidade na sintomatologia, aparecem com outros sintomas: - Cefaleias; - Mialgias; - Hipertermia; - Hipersensibilidade. acto Contudo, existe um sinal muito tpico desta infeco urinria do tracto superior: 5 - Bactrias > 10 E ao batermos na zona dorsal em direco ao rim, h dor.

Disria Clica renal Podem ser confundidas, pois sempre que existe disria no significa que exista clica renal. A clica renal muitas vezes acompanhada de disria. A clica renal est relacionada com a presena de clculo renal. Os ureteres tentam excretar os clculos e consequentemente h danificao destas zonas e consequentemente contraces, o que ir provocar dores fortes. ,

Diria presena de picitos na urina. Isqumia Anxia Aguda Insuficincia Renal Crnica Rifampicina Exagero de substncia para filtrar

Semitica Prtica 47
1 Semestre 3 Ano

Na insuficincia renal aguda (IRA) h: - Reteno de gua (Lquidos) edema; - Hipertenso arterial; - Ureia e creatinina elevadas edema cerebral, que fatal; - Aumento de potssio altera a contraco dos msculos, dando-se contraces rpidas fibrilao ventricular. Os doentes com IRA so monitorizados durante algum tempo. Ex. Quando tm grande reteno de gua, no podem beber gua.

Consegue-se viver cerca de 15 dias sem rim, fazendo uma dieta especial.

O tratamento do IRA: - Dilise peritoneal (lquido introduzido no espao peritioneal que vai actuar como um rim, filtrando o sangue); - Dilise com cateter central; - Hemodilise (casos extremos); - Transplante renal (ltimo caso). A IRA difere da IRC, principalmente porque na IRA comea sem anemia. Os doentes com IRC ficam a precisar de hemodilise, enquanto esperam pelo transplante renal. Estes doentes tm problemas de coagulao (por falta de protenas de coagulao que so sintetizadas no rins, havendo diminuio devido insuficincia renal). No dia da dilise estes doentes so heparinizados para que no ocorra coagulao do sangue quando este estiver em contacto com o aparelho de hemodilise. Ento estes doentes so hipocoagulados por duas razes: falta de sntese de protenas de coagulao de origem renal e devido heparinizao destes doentes. Estes doentes nunca podem ser operados no dia que tomam heparina, porque implicaria uma grande hemorragia.

Todos os doentes com IRC apresentam: - Hlito urmico (devido ao aumento de ureia); - Hipocratismo digital (alguns destes); - Sensibilidade s infeces.

Semitica Prtica 48
1 Semestre 3 Ano

11 Aula
17 de Dezembro de 2009

Urina (Cont.)
Litase renal a urina pode ser muita concentrada e a, a probabilidade de cristalizar enorme, quando h cristalizao, formam-se pedras (clculos), que podem ser pequenos ou ento podem ocupar todo o bacinete: clculo calciforme, este depende da concentrao de substncias que saem do uretr. Existem 3 formas para evitar a litase renal: 1. Inibir enzimaticamente essas substncias; 2. Reduo da ingesto destas substncias; 3. Aumentar a ingesto de gua para diluir os clculos. quando o clculo tenta ser excretado que surgem os sintomas, porque o sistema excretor serve para expulsar lquidos e no slidos. Os clculos mais pequenos provocam uma dor muito marcada, muito intensa, com um incio na zona dorsal que irradia para o testculo homolateral ou grande lbio homolateral; um sinal a hematria macrsocpica e possvel infeco secundria por ruptura da mucosa do uretr; da, haver uma sintomatologia especfica e um rpido diagnstico, todos os clculos so visveis atravs da ecografia. Recorrendo ecografia, o urologista pode proceder litotripsia que consiste na fragmentao dos clculos atravs dos sons ou laser. A ida ao nefrologista importante na preveno da litase. Ateno: Eventualmente, pode ser necessrio a cirurgia de urgncia (porque o clculo no consegue ser excretado). As neoplasias renais tm um prognstico razovel (so dificilmente diagnosticados, porque o rim tambm no d sintomas: o diagnstico baseia-se na hematria, no entanto, embora esta no seja muito frequente, no tambm muito especfico). Actualmente, podemos fazer uma endoscopia urogenital at s papilas, o que j nos d muita visibilidade do que se passa at essa zona, e podemos ainda fazer a exciso das neoplasias.

Semitica Prtica 49
1 Semestre 3 Ano

PSA (antignio especfico da prstata) uma enzima que nos permitir saber se existe ou no patologia da prstata (no sendo especfico do cancro). Quando o PSA est elevado, recomendada uma bipsia prosttica (geralmente entre 3 a 6). HBP (hipertrofia benigna da prstata) a prstata atravessada pela uretra e se hipertrofiar, ou seja, se aumentar de tamanho, haver a compresso da uretra que uretra, provocar sintomas, sendo um destes a reteno urinria. A uretra pode ficar retra completamente obstruda, tendo se que recorrer cirurgia de desobstruo, o que mente tendo-se pode em 60% dos casos levar impotncia.

Normal Maligna-benigna

Bipsia
Anormal

Neoplasia no responsvel pela morte do doente, pois tem comportamento benigno.

Maligna-maligna

No vale a pena remover o tumor, porque o doente morrer na mesma.

A grande maioria das neoplasi s urogenitais so neoplasias por contacto com neoplasias txicos. Ex.: AAS (cido acetil saliclico) que provoca ulceraes e insuficincia renal. O tabaco tambm um factor de risco que aumenta a probabilidade de cancro na bexiga, porque tem substncias orgnicas no organismo e excretadas pela urina (e ao nvel do clon), o que leva a problemas nessas estruturas.

Sndrome nefrtico consiste na perda de uma grande quantidade de partculas por dia (3 gramas), so 30 gramas ao fim de 10 dias, 300 gramas ao fim de 100 anos (), ou seja, elevadssimas quantidades. Neste sndrome surge hipoalbuminmia e edema perifrico. H ruptura e patolo do foro glomerular. patologia Sndrome nefrtico consiste na perda inferior de protenas (entre 1 a 3 gramas). Neste caso h hipertenso, edema e patologia do foro glomerular. o,

Semitica Prtica 50
1 Semestre 3 Ano

A 3700 metros de altitude Doena de altitude sintomas: - Nuseas e vmitos; - Estenia; - Dores musculares. Estes sintomas ocorrem devido diminuio da presso parcial de oxignio, o que leva alterao do equilbrio electroltico do pH. Deve-se hiperventilar, ou seja, aumentar a frequncia respiratria e a profundidade de cada respirao. O nosso centro respiratrio responde ao aumento da presso parcial de CO2 e no diminuio da presso parcial de O2, por isso surge a patologia. Da termos de tomar acetazolamida, que provoca acidose metablica, levando excreco de valncias alcalinas. O pulmo vai hiperventilar para excretar o CO2 o que provoca a acidose metablica compensada, sendo que a partir deste momento, obtm-se valores de O2 normais. Tabaco tambm no se deve fumar em altitude. Porqu? R: Em altitude o O2 mais restrito, ao fumar obtemos de 15 a 20% da hemoglobina ligada ao monxido de carbono, ou seja, para alm de haver menor presso parcial de O2, tambm h menor percentagem de hemoglobina para ligar-se ao O2, logo haver menor oxigenao celular situao clnica grave.

Patologia Psiquitrica
O conceito de normalidade muito difcil de definir, temos de ter em conta: 1. poca; 2. Local; 3. Hbitos: 4. Comunidade; 5. Entre outros. Ex.: Numa sociedade gay, o anormal ser-se heterosexual. Antigamente, os indivduos com problemas psiquitricos eram isolados. Actualmente, isso no ocorre, eles vivem inseridos na comunidade, tendo uma vida perfeitamente normal. Nesses indivduos, quando se espera uma determinda resposta, surge outra completamente diferente.

Semitica Prtica 51
1 Semestre 3 Ano

Existem 2 tipos de comportmento anormal anormal: - Neurose; - Psicose. Neurose comportamento compulsivo/obecessivo o indivduo tem comportamentos que considera obrigatrios. Na neurose, o indivduo consegue distinguir o que realidade do que no , ou seja, tem conscincia da altero. Relativamente aos sinais, , . existem milhares de comportamentos neurticos e como tal, o contacto com a realidade que nos vai dizer. Em frente pessoa, fazemos mais ou manos facilmente a leitura. Psicose neste caso no h conscincia da altero. Existem inmeras psicoses, altero. contudo a mais conhecida a esquizofrenia. A esquizofrenia est relacionada com . uma quebra de personalidade. Existem realidades paralelas acompanhadas de delrio. personalidade. Os indivduos inventam histrias, deixam de ser quem eram, tornam-se agressivos e duos tornam podem matar. O que acontece normalmente que s so internados quando tm r. estes comportamentos mais graves. Os indivduos esquizofrnicos deixam de se relacionar com a famlia. Estes doentes podem ser tratados com medicao e viverem minimamente contrariados. Naturalmente, esta medicao implica sempre algumas complicaes, uma vez que, h sempre uma resistncia por no se considerarem doentes. Estes indivduos no tm rugas, tm um olhar distanciado, falam sozinhos, olhar julgam ser quem no so na realidade.

Reactiva Depresso Endgena

Quando acontece qualquer coisa.

No h nada que "desperte", ocorre mais na primavera e no outono.

Os indivduos com depresso depresso: - Tm ideias suicidas; - No lhes apetece fazer nada; - Choram sozinhos (compulsivamente); - Tm insnia matinal (havendo tambm certas pessoas que pelo contrrio, quando comeam a dormir, no param mais, para no terem d encarar a realidade) realidade); - Tm falta de apetite; - Dificuldade de concentrao (cansao) um dos primeiros sinais da depress m depresso, ao qual deve-se ter em ateno. se

Semitica Prtica 52
1 Semestre 3 Ano

Doena Bipolar perodos de depresso e mania alternados. uma patologia muito difcil de tratar. Normalmente h alteraes complicadas de comportamento e dificuldade em se realcionar co o mundo exterior, s vezes, mata (devido a certas atitudes). uma psicose, porque o indivduo no tem conscincia do seu estado psicolgico. Psicose txica alteraes psiquitricas e intoxicaes no podem ser confundidas, embora por vezes isso acontea, ou seja, uma pessoa dependente de uma droga qualquer, tem alteraes comportamentais. Uma pessoa que toma LSD tem alucinaes e uma pessoa com problemas psiquitricos tambm tem presciso ter ateno. Embora os sintomas sejam os mesmos, trata-se de casos totalmente diferentes.

You might also like