You are on page 1of 28

1

FACULDADE CASTRO ALVES CURSO DE ADMINISTRAO

ANDR SANTOS DE SANTANA JUCLIO CERQUEIRA NASCIMENTO CERQUEIRA LARCIO MOREIRA COUTO MARCO ANTNIO CORREIA LUCCHESE MARCOS PAULO SILVA MAIA CARLOS ALBERTO RIBEIRO JNIOR FABIANE BARRETO ADORNO

SPT SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAO DA EMPRESA KILLING BAHIA

Salvador 2010

ANDR SANTOS DE SANTANA JUCLIO CERQUEIRA NASCIMENTO CERQUEIRA LARCIO MOREIRA COUTO MARCO ANTNIO CORREIA LUCCHESE MARCOS PAULO SILVA MAIA CARLOS ALBERTO RIBEIRO JNIOR FABIANE BARRETO ADORNO

SPT SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAO DA EMPRESA KILLING BAHIA

Atividade programada orientada, apresentada Faculdade Castro Alves como requisito da disciplina Administrao de Sistema de Informao ministrada pelo professor Antnio Csar Magalhes Santos.

Salvador 2010

ANDR SANTOS DE SANTANA JUCLIO CERQUEIRA NASCIMENTO CERQUEIRA LARCIO MOREIRA COUTO MARCO ANTNIO CORREIA LUCCHESE MARCOS PAULO SILVA MAIA CARLOS ALBERTO RIBEIRO JNIOR FABIANE BARRETO ADORNO

SPT SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAO DA EMPRESA KILLING BAHIA

Atividade programada orientada, apresentada Faculdade Castro Alves como requisito da disciplina Administrao de Sistema de Informao.

Data da aprovao: ____ de maio de 2010 __________________________________________ Prof. Antnio Csar Magalhes Santos

SUMRIO
1. INTRODUO--------------------------------------------------------------------------------6 2. APRESENTAO DA EMPRESA-------------------------------------------------------7 3 - PROCESSO DE PRODUO-----------------------------------------------------------9 4 . REFERENCIAL TERICO--------------------------------------------------------------10 A figura 6 ilustra o ciclo de processamento de transaes. Observe que os SPT utilizam um ciclo de cinco etapas: entrada de dados, processamento de transaes, processamento de consultas, manuteno do banco de dados e gerao de documentos e relatrios (OBRIEN, 2002). ---------------------------------------------------------------------------------------------20 ------------------------------------------------------------------------------------------------------20 Observando a figura 8, vemos que a informao se origina tanto de ambientes internos como externos. A informao interna gerada pelas reas funcionais, e a informao externa vem de fontes como a internet, banco de dados on-line, jornais, informativos setoriais, relatrios governamentais e contatos pessoais. ------------------------------------------------24 7 . SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAES DA KILLING BAHIA ------------------------------------------------------------------------------------------------------25 7.1 - FLUXO DE DADOS DE NVEL OPERACIONAL..........................................25 8 - CONCLUSO-------------------------------------------------------------------------------27

RESUMO
Este estudo tem o objetivo analisar o sistema de processamento de transaes (SPT) da Killing Bahia Tintas e Adesivos Ltda, que d suporte em nvel operacional s atividades do dia a dia da empresa. Este sistema auxilia a empresa no controle de sua produo e em sua tomada de deciso, podendo representar um grande diferencial competitivo no mercado e um fator de sucesso para a empresa que o aplica corretamente. O sistema desenvolvido se mostrou eficiente no controle de produo, pois atende as principais necessidades das pequenas e mdias empresas do setor de adesivos. Palavras-chave: Sistema de Informao. Produo. Adesivos. Controle de produo. Qualidade dos produtos. Processamento.

1. INTRODUO
A informao uma das variveis mais importantes para o processo decisrio de uma organizao. Impostamente as empresas vm sendo foradas a realizarem suas atividades num ambiente altamente competitivo e complexo e neste contexto que se manifesta a necessidade de se analisar os sistemas de processamento com o objetivo de propiciar informaes claras e compreensveis para a tomada de decises. Desse modo, o objetivo deste trabalho fazer uma anlise do SPT da empresa Killing Bahia Tintas e Adesivos Ltda e tentar demonstrar suas vantagens, sobretudo na utilizao de uma base de dados sempre atualizada, uma boa visualizao dos dados que vai facilitar o usurio, no s em suas tomadas de decises, mas tambm num melhor controle do sistema de produo e uma melhor previso de entregas de seus pedidos. Com base em todas essas vantagens, o objetivo do negcio o de entregar tudo o que se vendeu em quantidades e num prazo correto, sempre buscando atender o cliente da melhor forma possvel.

2. APRESENTAO DA EMPRESA
A Killing uma empresa de gesto familiar profissionalizada, que observa as melhores prticas de governana corporativa, destaca-se pela viso diferenciada e empreendedora focada no relacionamento prximo e confivel com clientes, parceiros e fornecedores. Sua histria comeou com o sonho de um pintor em poder fabricar suas prprias tintas. Fundada em 1962, pelo patriarca da famlia Celestino Leopoldo Killing, comeou com uma pequena fbrica de tintas para metal e com seu crescimento e reconhecimento no mercado, partiu para outras reas da pintura e, em 1972, adquiriu as Tintas Tucano, que veio posteriormente a definir a logomarca conhecida do Tucano. Com as evolues tecnolgicas e de fornecimento, a fbrica entrou no ramo de adesivos industriais e aps o grande sucesso destes produtos, devido a sua excelente qualidade, em 1997 fundou sua primeira unidade externa em Pacatuba no Cear, a fim de atender o mercado caladista que migrava para a regio Nordeste do Pas. Em 1998 revolucionou o mercado de tintas e adesivos implantando o sistema de vendas via internet, o Kisacomerce, que facilitava o planejamento e entrega de pedidos no tempo necessrio, alm de aproximar ainda mais o cliente da empresa. Em 1999 adquiriu a indstria de fabricao de laminados sintticos Duvinill, se integrando e abrangendo ainda mais suas atividades no mercado coureiro/caladista. Em 2000 conseguiu o certificado ISO 9001, confirmando sua confiabilidade perante aos processos e clientes. J em 2002, aps 40 anos a frente da Killing, Celestino passa o comando da empresa para seus filhos Marcos e Milton Killing. Com novo planejamento estratgico a empresa se reposiciona no mercado como Killing Tintas e Adesivos Qumica sob Medida, se mostrando flexvel para atender as diferentes necessidades de seus clientes. Em 2006, a Killing inaugura sua mais nova unidade em Simes Filho Bahia, aproveitando os incentivos fiscais do local. Focada em produo de adesivos para atender o crescente mercado da regio, desenvolveu-se rapidamente nos mercados de revenda com excelentes contratos e parcerias. No se adaptando ao mercado de laminados sintticos, em 2008, a Killing resolve vender a Duvinill e focar-se mais no que ela sabe fazer de melhor.

8 Hoje, a Killing possui um portflio de aproximadamente 2500 itens entre tintas, vernizes, massas, texturas, adesivos, solventes, aditivos e produtos complementares, lder no mercado de adesivos para calados da Amrica Latina e est entre as 10 maiores produtoras de tintas do Brasil. Voltada ao desenvolvimento de produtos e servios de qualidade nos ramos de pintura e colagem, com solues customizadas e inovadoras, orientadas para os segmentos caladista, moveleiro, construo civil, coureiro e metal-mecnico, a Killing possui mais de 500 colaboradores e um faturamento liquido em 2008 de US$ 108 milhes.

3 - PROCESSO DE PRODUO
O processo produtivo tanto de tintas quanto de adesivos bem semelhante, principalmente em relao as suas matrias-primas bsicas que so solventes, xidos e polmeros, e a Killing se aproveita disso, economizando em maquinrios e estocagem. A produo de uma tinta ou adesivo resumi-se basicamente a uma mistura de componentes que formaro suas caractersticas de viscosidade, resistncia, cor, odor, etc., com algumas excees como no caso dos adesivos PVA que so gerados da reao qumica de alcois com o acetato de vinila e dos adesivos Hot Melt que so comprados em forma de peletes e apenas sofrem um processo de extruso. Mas, como um todo, a produo dividida em seis etapas: Pesagem e separao das MPs; Carregamento/Moagem; Dissoluo/Moagem; Acertos; Envase; Recebimento. Na primeira etapa as MP`s so separadas no almoxarifado de acordo com a ordem de produo, as embalagens so previamente rotuladas e tudo e ento enviado para a rea produtiva. O Carregamento e a etapa onde tudo e inserido em um misturador conforme a ordem: em primeiro lugar as MP`s slidas, em seguida os meios prontos que so xidos metlicos misturados com solventes e que sofreram um processo de moagem afim de diminurem suas partculas, e por fim o restante de solventes. Aps agita-se a mistura de 2 a 6 horas, e no caso das tintas, executa-se mais uma moagem ate atingir a especificao do produto. Em seguida so feitos os acertos necessrios para deixar o produto conforme as especificaes pr-estabelecidas. O envase consiste na remoo do produto acabado do misturador e insero do mesmo em sua embalagem, conforme a solicitao descrita na ordem de produo. Por fim, o produto esta pronto para ser recebido pela equipe de expedio que armazenara o mesmo ate o pedido do cliente aparecer em seu romaneio. Estes processos so perfeitamente executados graas ao bom sistema de gesto de dados que a empresa possui, podendo atrelar desde a entrada da MP at a sada do produto final para o cliente.

10

4 . REFERENCIAL TERICO
A informao tudo na administrao de uma organizao. Mas para uma boa informao e necessrio existir um conjunto de caractersticas para que esse fundamental instrumento de trabalho realmente atenda as necessidades dos gestores, como agilidade e confiabilidade. Entender como os Sistemas de Informao funcional so fundamentais para uma empresa colocar em prtica aquilo que realmente precisa de um sistema.

4.1 - CONCEITOS DE SISTEMAS DE INFORMAO De acordo com Wikipdia (2007), Sistemas de Informao a expresso utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, mquinas, e mtodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usurios do sistema envolvido. Um Sistema de Informao poder ser usado ento para prover informao, qualquer que seja o uso feito dessa informao. Para Matsuda (2007), Sistemas de Informao so processos administrativos que envolvem processos menores que interagem entre si. O sistema dividido em subsistemas que podem ser: produo/servio, venda, distribuio, materiais, financeiro, recursos humanos e outros, dependendo do tipo de empresa. O departamento de informtica da empresa cruza esses subsistemas, o que leva a uma abordagem sistemtica integrativa, envolvendo questes de planejamento estratgico da empresa.

4.2 - EVOLUO DOS SISTEMAS DE INFORMAO Ainda segundo Wikipdia (2007), os sistemas de informao surgiram antes mesmo da informtica. Antes dos computadores, as organizaes se baseavam basicamente em tcnicas de arquivamento e recuperao de informao. Existia a figura do arquivador, a pessoa responsvel em organizar os dados, registr-los, catalog-los e recuper-los quando

11 necessrio. Esse mtodo exigia um grande esforo para manter os dados atualizados e tambm para acess-los. As informaes em papel no possibilitavam o cruzamento de informaes e analise de dados. Por exemplo, a atualizao do inventrio de estoque exigia um grande numero de pessoas, o que aumentava a probabilidade de erros. Com o advento da informtica todo o processo foi informatizado com o surgimento dos Sistemas Operacionais ou Orientado Operao.

4.3 - VANTAGENS DOS SISTEMAS DE INFORMAO Wikipdia (2007), ainda define que em um Sistema de Informao, vrias partes trabalham juntas visando um objetivo comum. Esse objetivo o fluxo mais confivel e menos burocrtico das informaes. As principais vantagens so: acesso rpido a informaes; integridade e veracidade da informao; garantia de segurana de acesso a informao. Acesso informao de boa qualidade so essenciais para uma boa tomada de deciso.

4.4 - OS SISTEMAS DE INFORMAO NAS EMPRESAS Matsuda (2007) define que dentro de um Sistema de Informao empresarial, h diversos aspectos que devem ser observados como, por exemplo: a criao da informao (coleta); a comunicao da informao (transmisso); tratamento da informao (interpretao); memorizao da informao (arquivamento). muito importante que a empresa controle poltica e logisticamente sua informao. Politicamente para definir que informaes sero utilizadas e logisticamente para definir como obter as informaes. A informao no se limita ao que produzida na empresa. Matsuda (2007) esclarece que a informao deve ser analisada por diversos ngulos, como informao para o trabalho e relacionais; informao interna e externa; informao qualitativa e quantitativa; informao formal e informal e informao

12 altamente especializada. Informao certa e disponvel no tempo correto determinante para que os administradores tomem decises mais acertadas.

4.5 - TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAO Wikipdia (2007) descreve trs tipos de Sistemas de Informao que trabalham integrados: Sistema de Informao Operacional (tratam das transaes rotineiras da organizao, encontradas em todas as empresas automatizadas); Sistema de Informao Gerencial (agrupam e sintetizam os dados das operaes da organizao para facilitar a tomada de deciso pelos administradores); Sistema de Informao Estratgico (integram e sintetizam dados de fontes internas e externas, utilizando ferramentas de anlise e comparao complexas, simulao e outras facilidades para a tomada de deciso da cpula estratgica da organizao). A figura 1 mostra as atividades bsicas de um Sistema de Informao:

Figura 1 - Atividades bsicas do Sistema de Informao Fonte: TURBAN, 2004.

Do ponto de vista empresarial, um sistema de informao uma soluo organizacional e administrativa, baseada na tecnologia da informao, para um desafio imposto pelo ambiente e devem ser capazes de executar as seguintes tarefas:

13 - Processar transaes de forma rpida e precisa; - Armazenar e acessar rapidamente grandes massas de dados; - Comunicao rpida; - Reduzir sobrecarga de informaes; - Fornecer suporte para a tomada de decises; A figura 2 mostra a relao do Sistema de Informao com o ambiente empresarial.

Figura 2 - Perspectiva Empresarial em Sistemas de Informaes. Fonte: TURBAN, 2003.

Usar Sistemas de Informao eficientemente requer uma compreenso de como a organizao, a administrao e a tecnologia da informao moldam os sistemas. Podemos destacar algumas estruturas que identificam estas caractersticas de moldagem de sistemas: Funes empresariais (Vendas e Marketing; Fabricao e Produo; Finanas; Contabilidade; Recursos Humanos); Procedimentos operacionais padres (regras formais para realizao de tarefas); Cada empresa tem uma cultura peculiar e um conjunto fundamental de premissas. O sistema de informao tambm tem por finalidade integrar as informaes entre os diversos nveis da organizao, desde o nvel operacional at o estratgico.

14 A figura 3 mostra os nveis que compem um sistema de informao: Nvel operacional, Nvel gerencial e Nvel estratgico, tambm identifica cada tipo de sistema de informao que est diretamente relacionado a cada nvel.

Figura 3 Nveis de um sistema de informao. Fonte: Fonte: OBRIEN, 2002.

Em termos conceituais, os sistemas de informao no mundo real podem ser classificados de maneira diferentes. Vrios tipos de sistemas de informao, por exemplo, podem ser classificados conceitualmente ora como operaes ora como sistemas de informao gerencial. A figura 2.4 ilustra esta classificao conceitual dos sistemas de informao. Elas so classificadas desta maneira para destacar os papis principais que cada um desempenha nas operaes e administrao de um negcio (OBRIEN, 2002).

Figura 4 -Classificao de sistemas de informao como operacionais e gerenciais. Fonte: OBRIEN, 2002.

15 Sistema de Processamento de Transaes: o processo de transformao de dados em informaes que so utilizados na estrutura decisria da empresa. Atuam no nvel operacional. Nvel Operacional: do suporte aos gerentes operacionais no acompanhamento das atividades e transaes elementares da organizao. Sistema de Informao Gerencial: Sistema de suporte e anlise das informaes, proporcionando aos gerentes relatrios do desempenho, registros histricos da empresa, funes de planejamento, controle e tomada de deciso no nvel gerencial. Tipicamente, eles so orientados quase exclusivamente para dentro da empresa, e no para eventos externos ou ambientais. Geralmente eles so dependentes de sistemas de processamento de transaes subjacentes para os seus dados. Estes sistemas no so flexveis e tm pequena capacidade analtica. A maioria dos SIG usa rotinas simples tais como resumos e comparaes. Nvel de Conhecimento: do suporte aos trabalhadores do conhecimento e trabalhadores de dados em uma organizao. Tem o propsito de ajudar a empresa a integrar novos conhecimentos no negcio e controlar o seu fluxo de papelada. Atuam no nvel gerencial. Nvel Gerencial: so projetados para servir ao monitoramento, ao controle, tomada de deciso e as atividades administrativas dos gerentes mdios. Sistema de Apoio Deciso: Do suporte ao nvel executivo e administrativo da organizao; Ajudam os executivos a tomarem decises que so semi-estruturadas, nicas ou rapidamente modificados e no facilmente especificadas com antecipao. Atuam no nvel estratgico. Nvel Estratgico: ajudam a administrao snior a enfocar assuntos estratgicos e tendncias de longo prazo. Sua principal preocupao adequar as mudanas no ambiente externo com a capacidade organizacional existente. Tambm encontramos neste nvel os SSE Sistema de Suporte Executivo que visam a anlise de dados, orientando a decises no estruturadas que filtram, comprimem e monitoram dados vitais a fim de reduzir tempo e obter informaes proveitosas para os executivos. Segundo FURLAN (1994) os SSE fornecem uma resposta prtica aos

16 executivos que acessam a riqueza de informaes disponveis em seus sistemas de computadores.

A figura 5 mostra a integrao entre os diversos sistemas: SPT, SAD, SIG, SSE e o Banco de Dados. Conforme apresentado na figura 5 verificamos que toda entrada de dados no sistema feita pelo SPT que por sua vez enviada estes dados para o banco de dados da empresa. Estes dados sero organizados de forma a gerar informaes que sero acessadas e manipuladas pelos mdulos SAD e SIG, e estes faro o processamento e anlise destas informaes a fim de suprir o mdulo SSE, dando-se por completo a integrao do sistema de informao pelos diversos nveis.

Figura 2.5 Integrao entre os sistemas de informao.

O desenvolvimento de sistemas todo um conjunto de atividades necessrias para construir uma soluo de sistemas de informao para um problema empresarial ou oportunidade de negcios (TURBAN, 2003). Os analistas de sistemas descrevem o qu um sistema deve fazer para resolver o problema dos negcios, e o projeto de sistemas descreve como o sistema realizar essa tarefa. O resultado da fase de projeto de sistemas o projeto tcnico que especifica o seguinte:

17 Sadas e entradas do sistema com interface do usurio. Hardware, software, banco de dados, telecomunicaes, pessoal e procedimentos. Como esses componentes so integrados.

4.6

CARACTERSTICAS

VANTAGENS

DOS

SISTEMAS

DE

INFORMAO Para Matsuda (2007), um sistema de informao formado por trs componentes: as pessoas que participam da informao da empresa; as estruturas da organizao (circuitos de informao, documentos) e as tecnologias de informao e de comunicao. Isso tudo leva a um grande volumes de dados e informaes que gera uma complexidade de processamento. As principais vantagens so: suporte tomada de deciso; valor agregado ao produto; aumento da qualidade do produto; oportunidade de negcios; carga de trabalho manual reduzida e principalmente o controle das operaes. Para Bonde (2007), os sistemas de informao so peas fundamentais para as empresa. No apenas na elaborao de relatrios, mas de todos os departamentos e atividades da empresa. Tudo o que acontece, so registrados por um sistema, que pode ser acesso pelos funcionrios. Mais uma vez deve ser considerada a importncia do administrador nesse processo, que vital para a corporao.

4.7 - SEGURANA NOS SISTEMAS DE INFORMAO Para Terra (2007), a vulnerabilidade das redes corporativas cresce em ritmo mais acelerado do que as atualizaes e correes dos Sistemas de Informao. Apesar dos antivrus e firewall (para barrar invases externas) estarem em todas as empresas, isso no suficiente para que o sistema esteja livre de vrus, cavalos de tria, ataques combinados, vazamento de informaes ou fraudes.

18 Ainda para Terra (2007), a complexidade das estruturas das corporaes em funo dos nmeros de perifricos, redes, banco de dados e outros aplicativos, exige proteo de toda a infra-estrutura. Pois cada usurio um ponto fixo nas redes IP de alta velocidade, pois esto sempre conectados on-line e acabam nem percebendo quando so vitimas de um ataque. Por esse motivo o gerenciamento e a gesto da segurana so duas modalidades apontadas como as principais fontes de negcios nesse mercado e andam na contra mo da queda de investimentos da rea de Tecnologia da Informao.

19

5 - SISTEMAS DE PROCESSAMENTO DE TRANSAES SPT.


Qualquer organizao que executa diariamente atividades cadastrais tais como financeiras, contbeis, administrativas, recursos humanos, vendas, compras e outras decorrentes de seu tipo de negcio, ter de inevitavelmente enfrentar tarefas repetitivas e rotineiras. O Sistema de informao que d suporte a esses processos o sistema de informao transacional ou sistemas de processamento de transaes (TURBAN, 2004). Um SPT d suporte ao monitoramento, coleta, armazenamento, processamento e disseminao das transaes bsicas da empresa. Tambm fornece os dados que envolvem muitos aplicativos de outros sistemas de apoio, por exemplo, um SAD. Freqentemente existem vrios sistemas SPT em uma empresa. Os sistemas de processamento de transaes so indispensveis para o sucesso de qualquer empresa, pelo fato de darem suporte a operaes centrais e vitais (O BRIEN, 2002). A primeira etapa no ciclo de processamento de transaes a captao de dados comerciais. Os dados das transaes so capturados por meio de dispositivos de entrada em equipamento eletrnicos tais como: teclado, leitora de cdigo de barras, leitora de cartes, scanners, microfones e outros dispositivos que podem ser encontrados em equipamentos isolados, terminais em rede ou por meio de comunicao externa (telefone, fax, e-mail ou web site). O prximo passo aps a captao dos dados o processamento da informao que pode ocorrer em dois modos: processamento em lote e processamento em tempo real. No processamento em lote os dados de transaes so acumulados durante um perodo e periodicamente processados. Um exemplo clssico de processamento em lote utilizado em um SPT de supermercado a atualizao dos pontos de vendas, onde os registros com preos alterados e produtos novos, somente sero repassados aos caixas nos momentos em que estes estiverem livres, e nunca no meio de uma operao de venda. J no processamento em tempo real (tambm chamado de processamento on-line) os dados so processados imediatamente aps a ocorrncia de uma transao. Um exemplo comum deste modo a utilizao

20 de caixas eletrnicos bancrio em horrio de expediente, onde as informaes devem ser atualizadas no sistema central no exato instante da confirmao do processamento. Todos processos de sistemas SPT so concludos quando as informaes chegam ao SGBD - Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados, que o local onde as informaes sero armazenadas para que possam ser reutilizados por outros sistemas ou pelo prprio SPT. Todos sistemas de processamento de transaes geram diversos documentos e relatrio que do base a anlise dos dados armazenados sem a necessidade de utilizao dos equipamentos. A figura 6 ilustra o ciclo de processamento de transaes. Observe que os SPT utilizam um ciclo de cinco etapas: entrada de dados, processamento de transaes, processamento de consultas, manuteno do banco de dados e gerao de documentos e relatrios (OBRIEN, 2002).

Figura 6 - Ciclo de processamento de transaes. Fonte: OBRIEN, 2002.

21

6 - SISTEMAS DE APOIO DECISO (SAD)


Os Sistemas de Apoio Deciso so uma das principais categorias de sistemas de apoio gerencial. So sistemas de informao computadorizados que fornecem aos gerentes apoio interativo de informaes durante o processo de tomada de deciso. Os SAD utilizam dados analticos, bancos de dados especializados, os prprios insights e apreciaes dos tomadores de deciso e um processo de moldagem computadorizada para apoiar a tomada de deciso estruturada, semi-estruturadas e no-estruturadas por parte de cada gerente (OBRIEN, 2002).

Figura 7 - Requisitos de informao para os tomadores de deciso. Fonte: OBRIEN, 2002.

A figura 7 apresenta os requisitos de informao para os tomadores de deciso a nveis estruturada, semi-estruturada e no-estruturada. O tipo de informao requerido por diretores, executivos e gerentes est diretamente relacionado com o nvel de tomada de deciso gerencial envolvido e a estrutura das situaes de deciso que eles enfrentam.

22 Ao contrrio dos sistemas de informao gerencial, os sistemas de apoio deciso se fundamentam em modelos e tambm em banco de dados como recursos vitais de sistemas. Uma base de modelo de sistemas de apoio deciso um componente de software que consiste em modelos utilizados em rotinas computacionais e analticas que expressam matematicamente relaes entre variveis. Os pacotes de software de sistemas de apoio deciso podem combinar componentes de modelos para criar modelos integrados de apoio a tipos especficos de decises. O uso de um sistema de apoio deciso envolve um processo interativo de modelagem analtica. Utilizar um pacote de software para apoio deciso, por exemplo, pode resultar em uma srie de telas em respostas a mudanas hipotticas alternativas introduzidas por um gerente. Os estudos tm evidenciado que os altos executivos obtm de muitas fontes a informao que precisam. Para TURBAN (2004), o modelo, na tomada de deciso, a representao simplificada ou abstrao da realidade. Em geral simplificada, porque a realidade muito complexa para ser copiada fielmente. Com a modelagem, possvel realizar experincias virtuais e uma anlise sobre um modelo da realidade, em vez de faze-lo na prpria realidade. O SAD pode ser entendido muito mais como uma abordagem ou uma filosofia do que como uma metodologia precisa. Caracterstica e capacidades do SAD: O SAD d apoio aos tomadores de deciso em todos os nveis gerenciais, seja individualmente ou em grupo, principalmente em situaes semi-estruturada e no estruturadas, combinando a capacidade humana de julgamento com a informao objetiva. O SAD d apoio a diversas decises interdependentes e/ou seqenciais. O SAD d apoio a todas as fases do processo decisrio bem como a uma variedade de processo e estilos de deciso.

23 Com o tempo, o SAD adaptado pelo usurio para poder lidar com mudanas de condies. O SAD fcil de construir e usar em muitos casos. O SAD promove o aprendizado, o que conduz a novas demandas e ao aprimoramento do aplicativo, levando por sua vez a novo aprendizado e assim por diante. O SAD geralmente utiliza modelos quantitativos (padro e/ou sob medida). O SAD mais avanado equipado com um componente de gesto do conhecimento que permite a soluo eficiente e eficaz de problemas bastante complexos. O SAD pode ser disseminado por meio da Web. O SAD permite a realizao da anlise de sensibilidade.

Figura 8 - As duas faces do papel de deciso e o fluxo de informao dentro do processo. Fonte: TURBAN, 2004.

24 Observando a figura 8, vemos que a informao se origina tanto de ambientes internos como externos. A informao interna gerada pelas reas funcionais, e a informao externa vem de fontes como a internet, banco de dados on-line, jornais, informativos setoriais, relatrios governamentais e contatos pessoais.

25

7 . SISTEMA DE PROCESSAMENTO DE TRANSAES DA KILLING BAHIA


Com base no referencial apresentaremos o modelo de SPT Sistema de Processamento de Transaes que a empresa utiliza, dando nfase em seu funcionamento e fluxo de dados do nvel operacional, definindo possveis pontos de melhoria para o mesmo. Como j foi apresentado so os SPT que servem o nvel operacional da organizao, fornecendo os dados bsicos para os demais sistemas de controle. A Killing possui um SPT que abrange todas as entradas de dados, desde o momento que a matria-prima solicitada ao fornecedor at o momento que o produto j processado preparado para ser entregue ao cliente. Este sistema integrado de gesto ou ERP (Enterprise Resource Planing) chamado Baan. O software Baan um grupo integrado de aplicaes baseado numa plataforma de computao distribuda, onde est includo um sistema de gesto de bases de dados (DBMS). O Baan utiliza uma arquitetura cliente-servidor em trs camadas (three-tier), e est organizado em mdulos que disponibilizam sesses. Atravs destas sesses, que permitem aceder e manipular a informao guardada na base de dados, o usurio pode realizar todo o tipo de atividade associada gesto de operaes. A transmisso e atualizao dos dados entre as bases de dados ocorrem no modo de processamento on-line. Os processos bsicos do SPT da Killing controlam os seguintes dados: usurios do sistema; clientes; fornecedores; matrias-primas; frmulas; produtos; notas ficais de compra; vendas; pedidos; contas a pagar e receber;

7.1 - FLUXO DE DADOS DE NVEL OPERACIONAL Para que o sistema de informao seja identificado com maior clareza faz-se necessrio um mapeamento das informaes, o qual deve identificar quem gera as mesmas, quem usa e qual o nvel estratgico destas. Afirma Laudon & Laudon (2001) que os fluxogramas documentam a seqncia das etapas de processamento que ocorrem em um sistema.

26 A figura 8 mostra o fluxo de dados do processo de manipulao de estoques com base no sistema Baan.

Aquisio da Matria-Prima

Recebimento da MP

Aprovao da MP

Entrada de Pedidos

Ordem de Produo

Requisio e baixa de material para produo

Recebimento do produto acabado

Alocao do produto para o Pedido

Efetivao do Pedido Faturamento

27

8 - CONCLUSO
No seria possvel imaginar uma empresa sobreviver neste mundo globalizado sem o mnimo possvel da aplicao da tecnologia da informao. Os ambientes de hoje so dinmicos e incertos. At mesmo, situaes de negcios aparentemente fceis podem rapidamente tornar-se complexas. Desta forma, este trabalho, alm de analisar os sistemas de processamento de transaes (SPT), existentes na empresa tambm identificou pontos de melhorias nestes sistemas. Estas melhorias possibilitaram uma maior compreenso dados envolvidos e permitiu elaborar a proposta de desenvolvimento de um sistema de apoio deciso (SAD), pois as informaes fluem do ambiente externo para aqueles que tomam decises dentro da empresa. O SPT analisado pode permitir aumento das vantagens competitivas da empresa, gerando agilidade na obteno de resultados, permitindo uma maior interao entre suas diversas reas e aumentando seus benefcios frente ao mercado, pois estes sistemas do apoio s operaes de negcios da empresa na tomada de deciso e lhes confere uma chance de estar sempre frente na busca de seus objetivos. Para que as decises sejam eficazes e as organizaes sobrevivam e prosperem, estes sistemas SPT e SAD, devem ser construdos com uma variedade de modelos cuja atividade principal ser analisar e condensar um grande volume de dados, transformando-os em fontes de recursos e solues para estas organizaes. Assim podemos ento avaliar a grande importncia da tecnologia da informao para o mundo dos negcios.

28

REFERNCIAS
LUCCHESI, Marco Antnio C. Tcnico da Qualidade da empresa Killing. Entrevista concedida a Andr S. Santana. Salvador BA. Em 13 de mar. 2009. Killing S/A - Tintas e Adesivos. Manual da qualidade. Novo Hamburgo RS, 2000. Killing S/A - Tintas e Adesivos. Qualidade. Disponvel em: <http://www.killing.com.br/php/qualidade.php> Acesso em 10 de abr. de 2010. MATSUDA. Teoria dos sistemas. Disponvel <http://sites.mpc.com.br/gberaldo/Teoria%20dos%20sistemas.pdf>. em: 24 abr. 2010. em: Acesso

TERRA. O perigo que ronda os sistemas. Disponvel em: <http://tecnologia.terra.com.br/interna/0,,OI216000-EI4803,00.html>. Acesso em: 24 abr.. 2010. BONDE. A importncia dos Sistemas de Informao. Disponvel em: <http://www.bonde.com.br/colunista/colunistasd.php?id_artigo=1646>. Acesso em: 24 abr. 2010. WIKIPDIA. Sistema de Informao. Disponvel <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistemas_de_informa%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 24 abr. 2010 em:

WIKIPDIA. Sistema de Informao de Gesto. Disponvel em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_informa%C3%A7%C3%A3o_de_gest %C3%A3o>. Acesso em: 24 abr. 2010. BEUREN, I. M. Gerenciamento da informao: um recurso estratgico no processo de gesto empresarial. So Paulo: Atlas, 1998. DRUCKER, P. Desafios gerenciais para o sculo XXI. So Paulo: Thompson Pioneira, 1999. LAUDON, K. C.; LAUDON L. P. Management Information Systems: Managing the Digital Firm. New Jersey 2001 7th ed. MCGRR, J.; PRUSAK, L. Gerenciamento estratgico da informao. Rio de Janeiro: Campus, 1994. TURBAN, E.; MCLEAN, E.; WETHERB, J, R. E. Tecnologia da informao para gesto. Porto Alegre: Bookman, 2004. OBRIEN, J.A. Sistemas de informao e as decises gerencias na era da Internet. So Paulo: Saraiva, 2002.

You might also like