You are on page 1of 16

MANUAIS DE USO KOSMO DESKTOP v 2.

0
Georeferenciamento

Verso 1.2 01/06/20190

LICENA

CREATIVE COMMONS Reconhecimento, Compartilhar sob a mesma licena 3.0 Espanha Voc livre para:

Copiar, distribuir e comunicar publicamente a obra Criar obras derivadas Sob as seguintes condies: Reconhecimento: Deve reconhecer os crditos da obra na maneira especificada pelo autor ou o autorizado por licena (mas no de maneira que sugira que tem o apoio deste ou que o mesmo apia o uso que fizer da sua obra). Compartilhar sob a mesma licena. Se transformar ou modificar esta obra para criar uma obra derivada desta, s pode distribuir a obra resultante sob a mesma licena, uma similar ou uma compatvel.
Ao reutilizar ou distribuir a obra, tem que deixar bem claro os termos da licena desta obra. Algumas destas condies podem no se aplicar se se obtiver a permisso do titular dos direitos de autor. Nada nesta licena diminui ou restringe os direitos morais do autor.

Advertncia: Os direitos derivados de usos legtimos ou outras limitaes reconhecidas pela lei no so afetados pelo anterior. Este um resumo legvel feito pelo homem do texto legal (a licena completa) disponvel nos seguintes idiomas: Catalo, Espanhol, Basco e Galego. Pode-se visualizar a licena completa em espanhol no seguinte endereo: http://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0/es/legalcode.es

CONTROLE DE VERSES
Verso 1.0 1.1 1.2 Autor Data Alterao SAIG, S.L. 15/12/08 Verso Inicial SAIG, S.L. 26/01/09 Reviso Geral Aeroimagem S.A. 01/06/10 Traduo para Portugus

Sumrio
LICENA........................................................................................................................................2 CONTROLE DE VERSES...........................................................................................................5 Sumrio............................................................................................................................................5 INTRODUO...............................................................................................................................7 FUNCIONAMENTO......................................................................................................................7 1.1.PR-REQUISITOS...................................................................................................................7 1.2.INICIAR A FERRAMENTA....................................................................................................7 1.3.GEORREFERENCIAR.............................................................................................................9 1.4.FINALIZAR O GEORREFERENCIAMENTO......................................................................13 FERRAMENTAS ESPECFICAS................................................................................................14 TABELA DE PONTOS DE REFERNCIA (GCP).....................................................................15

ndice de Ilustraes
Imagem 2: Iniciando a Georreferenciamento..................................................................................8 Imagem 3: Caixa de Dilogo...........................................................................................................8 Imagem 4: Ferramenta de Georreferenciamento.............................................................................9 Imagem 5: Imagem de Referncia.................................................................................................10 Imagem 6: Primeiros GCP.............................................................................................................11 A partir do momento que se tenha definido dois ou mais pontos, tanto na imagem quanto no arquivo destino, se produzir o georreferenciamento prvio que ser mostrado na vista de resultados. Quanto mais pontos de controle (GCP) forem inseridos melhor ser o ajustamento do georreferenciamento. A imagem 7 mostra 3 GCP em cada vista e a previsualizao do georreferenciamento correpondente aos mesmos..........................................................................11 Imagem 7: Georreferenciamento com 3 GCP................................................................................12 Imagem 8: Georreferenciamento em Processo..............................................................................13 .......................................................................................................................................................14 Imagem 9: Barra de Ferramentas...................................................................................................14 Imagem 10: Editar GCP.................................................................................................................14 Imagem 11: Pontos de Referncia (GCP)......................................................................................15

INTRODUO
A ferramenta de georreferenciamento permite localizar geograficamente uma imagem rster usando como suporte uma fonte geolocalizada (arquivos shape, outra imagem georreferenciada, um servio WMS e outros). O resultado do georreferenciamento um arquivo world com coordenadas que servem para transformar a imagem da melhor forma possvel em relao s coordenadas desejadas. O nome deste arquivo ser como o do arquivo da imagem rster e sua extenso depender do formato grfico: tfw para tiff, jpw para jpg, pnw para png etc... Ao carregar a imagem rster georreferenciada no Kosmo se usar a informao indicada no arquivo world para realizar a transformao indicada.

FUNCIONAMENTO
1.1. PR-REQUISITOS
Para comear necessrio que haja uma vista aberta no Kosmo com a imagem rster sem georreferenciar carregada como uma camada.

1.2. INICIAR A FERRAMENTA


Para iniciar a ferramenta de georreferenciamento, depois de ativada a extenso Ferramentas Avanadas deve-se ir ao menu Ferramentas, ao submenu Converso e opo Georreferenciar Rster.

Imagem 1: Ativar a Extenso

Imagem 2: Iniciando a Georreferenciamento A seguir aparecer caixa de dilogo da Imagem 2 que mostra quais vistas sero usadas como referncia e como pr-vizualizao do resultado da georreferenciamento.

Imagem 3: Caixa de Dilogo Esta caixa de dilogo mostras as vistas disponveis em Kosmo e a opo de criar uma vista tanto para o destino (que ser usada como marco de referencia) quanto para o resultado (que ser usada como pr-visualizao), ou para ambos. Depois de aceitar a configurao da caixa de dilogo, inicia-se a ferramenta de georreferenciamento. Esta consta de 3 vistas, uma tabela e uma barra flutuante de ferramentas especficas. As trs vistas so indicadas na caixa de dilogo da imagem 2 (origem com a imagem rster, destino com a imagem de referncia e resultado com a pr-visualizao), e se distribuem respectivamente no canto superior esquerdo, superior direito e inferior direito. A tabela que ocupa o canto inferior esquerdo mostra informaes sobre os pontos de controle geogrfico (GCP siglas em ingls) e sobre os

erros estatsticos cometidos nos mesmos. A imagem 3 mostra todos os elementos que fazem parte da ferramenta e que foram descritos anteriormente.

Imagem 4: Ferramenta de Georreferenciamento

1.3. GEORREFERENCIAR
Para georreferenciar a imagem rster, preciso ter uma imagem de referencia na vista de destino (canto superior direito). Neste manual ser utilizado o comando WMS do Cadastro da Espanha. Na imagem 5 possvel visualizar esta cartografia carregada na vista de destino.

Imagem 5: Imagem de Referncia O passo seguinte estabelecer pontos de controle tanto na imagem rster como na imagem de referncia ou destino de maneira que se correspondam por pares. Para inserir novos pontos de controle se usa a ferramenta Desenhar GCP da barra de ferramentas flutuante (a segunda da esquerda para a direita). Depois de ativ-la s clicar no lugar desejado da imagem rster ou da imagem de referncia. bom utilizar as ferramentas de navegao do Kosmo (principalmente Zoom e Deslocamento) para que a posio do GCP seja a mais exata possvel. Na imagem 6 pode-se ver como foram definidos dois pontos (um na imagem rster e outro na de referncia) coincidindo com o Golfo de Cdiz.

10

Imagem 6: Primeiros GCP

A partir do momento que se tenha definido dois ou mais pontos, tanto na imagem quanto no arquivo destino, se produzir o georreferenciamento prvio que ser mostrado na vista de resultados. Quanto mais pontos de controle (GCP) forem inseridos melhor ser o ajustamento do georreferenciamento. A imagem 7 mostra 3 GCP em cada vista e a previsualizao do georreferenciamento correpondente aos mesmos.

11

Imagem 7: Georreferenciamento com 3 GCP Para comprovar a exatido do georreferenciamento, pode-se carregar na vista de resultado uma camada de referncia (por exemplo, a mesma usada na vista de destino). Na imagem 8 pode-se ver um exemplo.

12

Imagem 8: Georreferenciamento em Processo

1.4. FINALIZAR O GEORREFERENCIAMENTO


Se o resultado for satisfatrio o georreferenciamento dever ser finalizado clicando na opo salvar (a terceira opo da barra de ferramentas flutuante comeando pela direita). Isto salvar definitivamente o arquivo world com o mesmo nome do arquivo que contm a imagem rster georreferenciada e com a extenso correspondente ao tipo de imagem, finalizar todas as aes e ferramentas e fechar tanto a barra de ferramentas como a tabela de estatsticas. Se o resultado no for satisfatrio pode-se cancelar a qualquer momento o processo de georreferenciamento fechando qualquer uma das vistas implicadas (origem, destino e resultado) ou a barra de ferramentas flutuante. O resultado ser o mesmo que ao clicar em salvar a no ser que o arquivo world no esteja armazenado. Em qualquer um dos casos as vistas se mantm abertas (a no ser que o usurio as tenha fechado propositalmente) para que se possa trabalhar com estas, caso se deseje.

13

FERRAMENTAS ESPECFICAS
A barra flutuante de ferramentas especficas (imagem 9) oferece possibilidades para modificar as GCP (tanto sua posio quanto sua forma). A seguir sero detalhadas as oito ferramentas disponveis na mesma ordem em que aparecem na barra da esquerda para a direita.

Imagem 9: Barra de Ferramentas Selecionar GCP: permite selecionar um ou mais GCP clicando na vista correspondente (origem ou destino) e arrastando o cursor do mouse para selecionar os GCP desejados. Desenhar GCP: permite introduzir novos GCP na vista de origem ou de destino apenas clicando. Mover GCP selecionados: ao clicar e arrastar o cursor do mouse possvel mover todos os GCP selecionados na vista correspondente. Editar GCP selecionados: abre a janela mostrada na imagem 10 e que permite mudar o ordinal correspondente aos GCP selecionados. Se houver GCP selecionados nas duas vistas sero abertas duas tabelas.

Imagem 10: Editar GCP

Eliminar GCP selecionados na vista ativada: elimina os GCP que se encontram selecionados na vista ativada. Para eliminar os GCP selecionados nas duas vistas (origem e destino) sero necessrios dois passos: primeiro excluir os GCP da vista ativada e em seguida ativar a outra vista e ativar a ferramenta novamente. Salvar: finaliza a ferramenta do georreferenciamento armazenando o arquivo world e fechando a barra de ferramenta e a tabela de estatsticas.

14

Simbologia GCP origem: abre a ferramenta de configurao da simbologia para modificar a forma em que a aparecem os GCP da vista de origem. Simbologia GCP destino: abre a ferramenta de configurao da simbologia para modificar a forma em que aparecem os GCP da vista de destino.

TABELA DE PONTOS DE REFERNCIA (GCP)


A tabela que aparece na imagem 11 detalha os GCP que formam pares vlidos para o georreferenciamento. Para cada par (identificado como ordinal que acompanha os GCP nas vistas de origem e destino) so mostradas as coordenadas dos respectivos GCP de origem (X e Y) e de destino (X e Y), assim como os erros cometidos no eixo X e no eixo Y e o erro em ambos os eixos medido como mdia quadrtica (RMS).

Imagem 11: Pontos de Referncia (GCP)

15

16

You might also like