You are on page 1of 3

Introduo tica do Obreiro

INTRODUO: O que tica? a tica nos ensina que sendo a veracidade a base de todo o bom intercurso entre os homens, a lei de conservao social exige de todo homem obedincia estrita a esta lei em toda as relaes com os seus semelhantes. O colega de ministrio nosso irmo e no sso prximo tambm (Lc10.29;Lv 19.18;). No trato de colegas de ministrios as epstolas pastorais nos d um verdadeiro cdigo de tica. Justapondo -se (Ex 20.1-17;Mt 5-7). Quando tratamos de liderana, segundo os mais renomados dicionrios, Liderana a forma de denominao baseada no prestgio pessoal do lder e aceita pelos seus liderados. Vem a ser a ascendncia e autoridade de um indivduo sobre o grupo. Liderana , pois, um comportamento, e nunca um fato isolado. 1. PRINCIPIOS BSICOS MINISTERIAL DOS OBREIROS a) Da vocao: O obreiro deve estar consciente que seu ministrio uma vocao divina, e que o alcanou atravs da chamada divina e no por seus prprios mritos, mas por Deus. ( Ef 3.7; Hb 5.4). b) Do Servio: Apesar do Obreiro exercer uma e levada posio, deve sempre lembrar-se que ele tambm est na posio de servo do Senhor Jesus Cristo e da igreja de Deus (Tt 1.1; At 9.15,16). c) Da Mordomia Crist: O obreiro como mordomo do seu tempo, deve administra-lo tendo pleno domnio sobre o seu uso, e com denodada sabedoria (Gn 24.2, 39.4 -6; Ef5.15,16). d) Da Reputao: O obreiro o nico que pode manchar o seu prprio carter, por isso, ele deve garantir que suas condutas morais, pessoais, espirituais e ministeriais, seja a melhor possvel (Jo 1.47; 1 Pe 3.13-17; 2 Pe 3.14). e) Da atividade Ministerial: A atividade ministerial, por ser puramente de cunho espiritual, a sua mensurao deve ser qualidade e servio, nunca voltada para o lucro financeiro e material, e sim espiritual (Jo 6.27) 2. A TICA DA VIDA DO OBREIRO: a) Na vida Pessoal b) Fisicamente: Obreiro deve conservar-se fisicamente saudvel e viver no equilbrio do sentimento, por que o corpo o templo e morada do Espirito Santo para que possa c umprir a gloriosa misso que lhe foi confiada por Deus nesta vida (1 Co 6.19,20; )Rm 12.1) todo o corpo oferecido a Deus no podia ter defeito. c) No crescimento Espiritual: O obreiro deve diariamente, cultivar o seu crescimento espiritual atravs da: Orao. Leitura diria e do estudo da Palavra de Deus e outros auxlios complementares. Busca constante, Esmerando no jejum. Possuindo um corao cheio do fruto e dons do Espirito Santo de Deus, consagrando toda a sua vida no trabalho do Evangelho (Gl 5.22; Hb 12.14). a) Costumes: O obreiro deve abster-se dos costumes rudimentares que prejudicam a eficcia do seu ministrio, quando adquiridos, (Hb 12; Gl 4.9).

b) Oramento Financeiro: O obreiro deve se esforar para viver dentro dos limites do seu oramento. necessrio que ele gaste somente o menos do seu limite, para que possa com honestidade saldar integralmente seus compromissos financeiros (Mt 22.21;Rm 13.8). c) A Bblia: A bblia a palavra de Deus, portanto o obreiro deve considera -la como a nica regra de f e prtica, e deve usa-la a substncia de seu ministrio docente e proftico. (Rm 11.13; 2 Tm 2.15). 2.2 Na Vida Familiar: a) O obreiro tem o dever fundamental de certificar -se de que suas relaes familiares so justas e se constituem de um viver piedoso para toda comunidade ( 1Tm 3.4 -7). b) Matrimnio: O obreiro deve buscar no matrimnio uma esposa apta para auxili -lo no seu ministrio, considerando a ao de Deus permanente no lar (1 Tm 3.1-2). c) Prover as Necessidades da Famlia: O obreiro como esposo, sabe instintivamente, que vergonhoso e desabonador para um homem o fato de no se encarregar de suprir as necessidades financeiras, emocionais, espirituais, e fsicas de seus familiares (1Tm 3.4 -5;1 Pe 3.7). a Bblia diz: ora, se algum no tem cuidado dos seus e especialmente do s de sua prpria casa tem negado a f, e pior do que o infiel. d) Tratando os Problemas Ministeriais em Casa: O obreiro deve abster -se de tratar dos problemas eclesisticos diante dos filhos, principalmente os de menor idade e nunca citar nomes de pesso as envolvidas para que no cause escndalos obra de Deus (1 Pe 5.6 -7). e) Lidando com o Sexo Oposto: Voc como obreiro, como lida com o sexo oposto? O obreiro como esposo deve dispor-se a empregar tempo e esforo necessrio, usando de sua maravilhosa capacidade mental para conhecer a esposa. Procure entender porque ela da maneira que , e se prope a ajud-la superar suas fraquezas. O obreiro como marido deve: Dispor-se a satisfazer as carncias da esposa. Compreender que a relao sexual dela depender diretamente de sua deciso de suprir as carncias emocionais da esposa. Tratar todas as mulheres com gentileza e respeito. Em conseqncia, muitas mulheres vo ficar caidas por ele. Contudo ele suficientemente sbio para entender que a mulher de sua v ida a sua esposa.(Ef 5.25,28, 29;). Em relao aos obreiros jovens, eles devem esperar no senhor (1Co 7.8 -9,28). 3. O PREO DA LIDERANA. Toda liderana tem o seu preo a pagar, pois quanto maior a conquista, maior ser o preo a pagar. Vejamos alguns aspectos considerados de custo elevados para os que ostentam uma liderana, especialmente os que se dispem ao exerccio do ministrio. a) A busca do Poder: O obreiro deve compreender que no o poder que faz o obreiro, mas o obreiro que determina o poder. O poder no se impe, se conquista. b) Critica: Se algum no pode suportar critica, ainda est emocionalmente imaturo. Esse defeito cedo ou mais tarde vir tona, e impedir o progresso do lder e do grupo em direo ao alvo comum.

c) Competio: A um preo a pagar quando o lder sofre de uma ansiedade de competio, assume a forma de fracasso ou medo do xito. d) Orgulho e Inveja: Estes so irmos gmeos. A popularidade pode afetar o desempenho da liderana. Sentimento de infalibilidade pode corroer sua eficincia. O orgulho se torna egosmo quando enaltecemos a ns mesmos. e) Rejeio: O lder precisa ter uma forte personalidade para ser capaz de enfrentar a rejeio. Sempre h forte possibilidade de algum ser caluniado por sua f, e por isso o l der deve ter a capacidade de enfrentar isso com moderao, como tambm deve ser capaz de resistir o louvor. CONCLUSO: Paulo advertiu a Timteo contra a parcialidade (1 Tm 5.21). A igreja, uma comunidade de pessoas com os diferentes problemas sociais, emocionais, espirituais e os mais diferentes tipos. um grupo heterogneo que tem pessoas ricas, pobres, cultas, analfabetas, dedicadas, rudes, deprimentes, entusiastas, afveis, descorteses, etc. Portanto o obreiro ou lder precisa estar preparado para relacionar-se com todos estes tipos. Os mais jovens por exemplo: normalmente so muito sensveis, no aceitam a idia de favoritismo ou de desdm para com algum.

You might also like