You are on page 1of 16

Faa sua busca

Assine

E-mail

SAC

Canais

Disciplina Direito Administrativo


NDICE

PLANO DE ENSINO

NOTAS/ATIVIDADES

CAPTULO 3 - A ORGANIZAO ADMINISTRATIVA. RGOS E ENTES (OU ENTIDADES). CENTRALIZAO E DESCENTRALIZAO. ORGANIZAO ADMINISTRATIVA DA UNIO. ADMINISTRAO DIRETA E INDIRETA. AUTARQUIAS. FUNDAES PBLICAS. EMPRESAS PBLICAS E SOCIEDADE DE ECONOMIA MISTA

3.1. A Organizao Administrativa

A Administrao Pblica atua mediante seus AGENTES, seus RGOS, suas ENTIDADES e atravs de TERCEIROS. Quando tratamos da organizao administrativa enfocamos preponderantemente os rgos e as entidades.

3.2. rgos

rgos "so centros de competncia institudos para o desempenho de funes estatais, atravs de seus agentes, cuja atuao imputada pessoa jurdica a que pertencem" (Hely Lopes Meirelles). Os elementos componentes dos rgos so: (a) funes ou competncias; (b) agentes e (c) cargos. As principais caractersticas dos rgos so: (a) no tm personalidade jurdica (no so sujeitos de direitos e obrigaes em nome prprio); (b) expressam a vontade da entidade a que pertencem; (c) so partes integrantes da Unio, do Distrito Federal, dos Estados, dos Municpios, das Autarquias ou das Fundaes Pblicas; (d) so meios ou instrumentos de ao das pessoas jurdicas;

(e) so dotados de competncias ou atribuies especficas.

3.3. Classificao dos rgos

3.3.1. Quanto posio estatal: (a) Independentes. So aqueles previstos na Constituio. Compem o Governo. No tm subordinao hierrquica. Seus titulares no so servidores pblicos em sentido estrito. Exemplos: Congresso Nacional, Assemblias Legislativas, Presidncia da Repblica, Tribunais (b) Autnomos. Esto imediatamente abaixo dos independentes. Possuem funes de direo e planejamento. Atuam com ampla autonomia administrativa, financeira e tcnica. Exemplos: Ministrios e Secretarias de Estado. (c) Superiores. Compem os autnomos. Possuem funes de direo e planejamento em reas especficas. No gozam de ampla autonomia. Exemplos: SRF do Min. da Fazenda; PGFN do Min. da Fazenda; SPU do Min. da Fazenda; DPF do Min. da Justia. (d) Inferiores. So subordinados hierarquicamente aos superiores. So unidades tipicamente executivos com reduzido poder de deciso. Exemplos: Delegacias da Receita Federal; Procuradorias da Fazenda Nacional; Delegacias do Patrimnio da Unio. 3.3.2. Quanto estrutura: (a) Simples ou Unitrios. Constitudos por apenas um centro de competncia. No tm outro incrustado na sua estrutura. Exemplos: Portaria; Posto Fiscal; Seo; Setor. (b) Compostos. Constitudos por mais de um centro de competncia. Possui outro ou outros incrustados na sua estrutura. Exemplos: Uma Diviso que contenha duas ou mais sees ou setores. 3.3.3. Quanto atuao funcional: (a) Singulares ou Unipessoais. Atuam ou decidem atravs de um nico agente. Exemplos: Presidncia da Repblica, Governadoria de Estado, Prefeitura. (b) Colegiados ou Pluripessoais. Atuam ou decidem pela maioria da vontade de seus agentes. Seus atos dependem de uma deciso conjunta. Exemplos: Conselhos, Colegiados. Na impugnao de atos de colegiados por mandado de segurana a autoridade apontada como coatora deve ser o presidente (ou dirigente) do rgo.

3.3. Entes (ou entidades)

Os entes (ou entidades) inseridos ou relacionados com a Administrao Pblica possuem a caracterstica comum de serem dotados de personalidade jurdica prpria. Assim, so titulares de direitos e obrigaes em nome prprio. Temos, nesta categoria, os entes estatais (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), as autarquias, as empresas pblicas, as sociedades de economia mista, as fundaes no-autrquicas e as pessoas jurdicas de direito privado (prestadoras de servios pblico). Como foi dito anteriormente, os rgos integram a estrutura administrativa das entidades.

3.4. Centralizao e descentralizao

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro, descentralizao a distribuio de competncias de uma para outra pessoa, fsica ou jurdica. J desconcentrao consiste na distribuio interna de competncias dentro da mesma pessoa jurdica. Na descentralizao poltica encontramos a presena de atribuies ou competncias prprias no decorrentes do ente central. o caso da federao brasileira. Na descentralizao administrativa as atribuies ou competncias distribudas decorrem do poder central. As trs modadalidades de descentralizao administrativa so: (a) territorial ou geogrfica - onde existe uma entidade local geograficamente delimitada. Exemplo: Territrios Federais; (b) por servios - onde h a criao de uma pessoa jurdica de direito pblico ou de direito privado e a atribuio a ela da titularidade e da execuo de determinado servio pblico. Exemplo: autarquia; (c) por colaborao - onde se verifica a presena de contrato ou ato administrativo unilateral de transferncia somente da execuo do servio pblico. Exemplo: concessionria de telefonia. O Decreto-Lei n. 200, de 1967, estabeleceu o princpio da descentralizao como um dos nortes da Reforma Administrativa federal. Entretanto, as hipteses elencadas no referido diploma legal (art. 10) no se caracterizam, em regra, como de descentralizao. A execuo de obras e servios pblicos poder ser direta (centralizada ou descentralizada) quando realizada pela prpria Administrao ou indireta quando realizada por particulares. Assim, o Decreto-Lei n. 200, de 1967, e a Constituio de 1988 utilizam inadequadamente os termos "direta" e "indireta", quando deveriam consignar "administrao centralizada" e "administrao descentralizada". A Lei n. 8.666, de 1993, ao regular as licitaes, define corretamente os conceitos presentes no Decreto-Lei e na Constituio (art. 6, incisos VII e VIII). A expresso "entidade paraestatal", embora no aparea na Constituio, visita, com alguma freqncia, as consideraes doutrinrias e jurisprudenciais, e mesmo leis ordinrias. Trata-se de noo imprecisa, no havendo convergncia significativa de entendimento acerca de sua abrangncia.

3.5. Entidades da administrao indireta (a rigor, descentralizada)

A Administrao Direta ou Centralizada composta por rgos sem personalidade jurdica prpria. So, na esfera federal, os servios integrados (por subordinao) na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios (art. 4o., inciso I do Decreto-Lei n. 200/67). A Secretaria da Receita Federal e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional so exemplos de rgos integrantes da administrao Pblica Federal Direta. J a Administrao Indireta ou Descentralizada, no plano federal, constituda pelas seguintes entidades, com personalidade jurdica prpria (art. 4o., inciso II do Decreto-Lei n. 200/67):

3.5.1. Autarquias Segundo o art. 5o., inciso I do Decreto-Lei n. 200, de 1967, autarquia o "servio autnomo, criado por lei, com personalidade jurdica, patrimnio e receitas prprios, para executar atividades tpicas da Administrao pblica, que requeiram, para seu melhor funcionamento, gesto administrativa e financeira descentralizada". As principais caractersticas da autarquia so: (a) criao por lei; (b) personalidade jurdica de direito pblico; (c) capacidade de auto-administrao; (d) especializao dos fins ou atividades e (e) sujeio a controle ou tutela. As autarquias podem ser classificadas segundo vrios critrios. Adotando o da capacidade administrativa, temos as territoriais e as de servio. Pelo critrio estrutural, seriam fundacionais ou corporativas. O Banco Central do Brasil e o Instituto Nacional do Seguro Social so exemplos de autarquias. A Ordem dos Advogados do Brasil exemplo de autarquia corporativa. As diversas agncias reguladoras (ANATEL, ANEEL, ANVISA, ANA, ANP, ANS, ANVS, ANTT, ANTAQ, entre outras) foram criadas por lei como autarquias.

3.5.2. Fundaes governamentais Nos termos do art. 5o., inciso IV do Decreto-Lei n. 200, de 1967, fundao pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para o desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes.". O pargrafo terceiro do mesmo artigo estabelece que as fundaes pblicas "... adquirem personalidade jurdica com a inscrio da escritura pblica de sua constituio no Registro Civil de Pessoas Jurdicas, no se lhes aplicando as demais disposies do Cdigo Civil concernente s fundaes". A rigor, o Poder Pblico pode criar dois tipos fundaes, denominadas em conjunto de governamentais. Um primeiro tipo seria a fundao de direito pblico submetida ao regime

jurdico-administrativo. O segundo modelo seria a fundao de direito privado regida por normas do Cdigo Civil com derrogaes por normas de direito pblico. A natureza jurdica de cada fundao deve ser obtida da anlise cuidadosa da lei instituidora e dos atos constitutivos (estatutos e regimentos). A fundao governamental pblica corresponde a uma modalidade de autarquia. J as fundaes governamentais privadas assumem conotao ou posio institucional idntica a das sociedades de economia mista e das empresas pblicas.

3.5.3. Sociedades de economia mista Estabelece o art. 5o., inciso III do Decreto-Lei n. 200, de 1967, que sociedade de economia mista "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, criada por lei para a explorao de atividade econmica, sob a forma de sociedade annima, cujas aes com direito a voto pertenam, em sua maioria, Unio ou entidade da Administrao Indireta". So exemplos destas entidades: a SERPRO e a CEF.

3.5.4. Empresas pblicas Conforme o art. 5o., inciso II do Decreto-Lei n. 200, de 1967, empresa pblica "a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, com patrimnio prprio e capital exclusivo da Unio ou de suas entidades da Administrao Indireta, criada por lei para desempenhar atividades econmica que o Govrno seja levado a exercer, por motivos de convenincia ou contingncia administrativa, podendo tal entidade revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito". So exemplos destas entidades: a PETROBRS e o Banco do Brasil.

3.5.5. Semelhanas e distines entre as empresas pblicas e as sociedades de economia mista As caractersticas comuns so: (a) criao e extino por lei; (b) personalidade jurdica de direito privado; (c) sujeio ao controle estatal; (d) derrogao parcial do regime jurdico de direito privado por normas de direito pblico; (e) vinculao aos fins estabelecidos na lei de criao; (f) desempenho de atividade de natureza econmica e (g) destituio dos dirigente a qualquer tempo (Smula n. 8 do STF). Anote-se que as empresas estatais podem tanto executar atividade econmica de natureza privada (art. 173 da Constituio) como prestar servio pblico (art. 175 da Constituio). As diferenas bsicas entre as sociedades de economia mista e as empresas pblicas esto (a) na forma de organizao e (b) na composio do capital. A primeira, adota, no plano federal, a forma de sociedade annima com a presena de capital pblico e particular. J a segunda, pode assumir qualquer forma de direito com capital totalmente pblico.

3.5.6. Controle administrativo sobre as entidades da administrao indireta O controle administrativo sobre as entidades da administrao indireta no um controle hierrquico, dada a vinculao, e no subordinao, ao Ministrio afim. Trata-se de uma fiscalizao da observncia da legalidade e do cumprimento das finalidades conhecido como tutela. Neste sentido, a superviso ministerial, prevista no Decreto-Lei n. 200, de 1967, reafirmada na Lei n. 9.649, de 1998 (diploma legal que trata da organizao da Presidncia da Repblica e dos Ministrios), o principal dos instrumentos de controle administrativo.

3.5.7. Categorias afins Servios Sociais Autnomos. So pessoas jurdicas de direito privado mantidos total ou parcialmente pelos cofres pblicos exercendo atividades privadas de interesse pblico. Apesar de criados mediante autorizao legislativa, no integram a Administrao Indireta do Estado. So conhecidos e tratados como entes de cooperao. Podemos arrolar o SESI, o SENAI e o SENAC como exemplos deles. Agncias reguladoras. Como antes afirmado, so organizadas como autarquias. Agncias executivas. a autarquia ou fundao governamental assim definida por ato do Executivo, com a responsabilidade de executar determinado servio pblico, liberada de certos controles e dotada de maiores privilgios, que celebrou com a Administrao Pblica um contrato de gesto. Os arts. 51 e 52 da Lei n. 9.649, de 1998, tratam desta nova figura. Organizaes sociais. So entidades privadas, sem fins lucrativos, que se valem de um contrao de gesto para realizar atividades pblicas (ensino, pesquisa cientfica, cultura, sade, proteo do meio ambiente, entre outras) com apoio, inclusive transferncia de bens e recursos, das pessoas polticas. No integram a Administrao Pblica Indireta. O Estado, com a parceria com as organizaes sociais, reduz sua atuao direta nestes setores. A Lei n. 9.637, de 1998, dispe sobre as organizaes sociais. Organizaes da sociedade civil de interesse pblico. , precipuamente, a atribuio de um status a uma entidade existente na sociedade. Neste caso, no h celebrao de contrato de gesto, e sim, de um termo de parceria. No se destinam a substituir o Poder Pblico na prestao de certos servios. A Lei n. 9.790, de 1999, disciplina a matria.

Leitura complementar

Reforma Administrativa de 1967 "At o advento do Dec.-lei 200, de 25.2.67, a organizao administrativa federal pecava

pela excessiva concentrao de atribuies nos rgos de cpula, agravada pela falta de racionalizao dos trabalhos de coordenao dos servios, ineficientes e morosos, em decorrncia de uma burocracia intil e custosa, que alongava a tramitao dos processos e retardava as decises governamentais, pela subordinao das atividades-fins s atividades-meios." (Hely Lopes Meirelles) O Decreto-lei n 200/67, instrumento da Reforma, no uma lei orgnica, visto que, no estruturou a Administrao Pblica Federal. "O seu objetivo principal e imediato a fixao de diretrizes e princpios que propiciem funcionalidade e dinamicidade Administrao federal, devendo sua estruturao ser realizada por etapas, em conformidade com esses princpios e diretrizes ..." (Hely Lopes Meirelles) PRINCPIOS FUNDAMENTAIS: PLANEJAMENTO o estudo e estabelecimento das diretrizes e metas que devero orientar a ao governamental (plano plurianual/oramento-programa). COORDENAO a harmonizao das atividades administrativas submetendo-as ao que foi planejado com vistas a evitar a duplicidade de atuao, a disperso de recursos e a divergncia de solues. DESCENTRALIZAO o descongestionamento da Administrao atravs da desconcentrao, delegao de execuo do servio pblico e execuo indireta das obras e servios. DELEGAO DE COMPETNCIA a transferncia de atribuies decisrias a subordinados visando assegurar maior rapidez e objetividade s decises. CONTROLE a verificao do cumprimento das finalidades, qualidade e rendimento na execuo das atribuies e da observncia das normas pertinentes. Classificou a Administrao Pblica Federal em Direta (Presidncia da Repblica e Ministrios) e Indireta (Autarquias, Empresas Pblicas, Sociedades de Economia Mista e Fundaes Pblicas). DESTAQUES (do Decreto-lei n 200/67): Em cada rgo da Administrao Federal, os servios que compem a estrutura central de direo devem permanecer liberados das rotinas de execuo e das tarefas de mera formalizao de atos administrativos, para que possam concentrar-se nas atividades de planejamento, superviso, coordenao e controle (Art. 10, pargrafo segundo) Compete estrutura central de direo o estabelecimento das normas, programas e princpios, que os servios responsveis pela execuo so obrigados a respeitar na soluo dos casos individuais e no desempenho de suas atribuies (Art. 10, pargrafo quarto) Os rgos Centrais de direo superior executam funes de administrao das atividades especficas e auxiliares do Ministrio e sero, preferencialmente, organizados em base departamental, observados os princpios estabelecidos no Decreto-lei n 200/67. (Art. 24) A administrao casustica, assim entendida a deciso de casos individuais, compete, em princpio, ao nvel de execuo, especialmente aos servios de natureza local, que esto

em contato com os fatos e com o pblico. (Art. 10, pargrafo terceiro) Sero organizadas sob a forma de sistema as atividades de pessoal, oramento, estatstica, administrao financeira, contabilidade e auditoria, servios gerais, alm de outras atividades auxiliares comuns a todos os rgos da Administrao que, a critrio do Poder Executivo, necessitem de coordenao central (Art. 30, caput) Os servios incumbidos do exerccio das atividades de que trata este artigo consideram-se integrados no sistema respectivo e ficam, consequentemente, sujeitos orientao normativa, superviso tcnica e fiscalizao especfica do rgo central do sistema, sem prejuzo da subordinao ao rgo em cuja estrutura administrativa estiverem integrados. (Art. 30, pargrafo primeiro) Agncias reguladoras de Cristiano Martins de Carvalho O Direito Regulatrio Brasileiro de Mrcio Chalegre Coimbra A Emenda Constitucional n 19/98 e a administrao gerencial no Brasil de Sdia Maria Porto Lima

Legislao

Decreto-Lei n. 200, de 1967 Art. 19. Todo e qualquer rgo da Administrao Federal, direta ou indireta, est sujeito superviso do Ministro de Estado competente, excetuados unicamente os rgos mencionados no art. 32, que esto submetidos superviso direta do Presidente da Repblica. Art. 20. O Ministro de Estado responsvel, perante o Presidente da Repblica, pela superviso dos rgos da Administrao Federal enquadrados em sua rea de competncia. Pargrafo nico. A superviso ministerial exercer-se- atravs da orientao, coordenao e contrle das atividades dos rgos subordinados ou vinculados ao Ministrio, nos trmos desta lei. Art. 25. A superviso ministerial tem por principal objetivo, na rea de competncia do Ministro de Estado: I - Assegurar a observncia da legislao federal. II - Promover a execuo dos programas do Govrno. III - Fazer observar os princpios fundamentais enunciados no Ttulo II. IV - Coordenar as atividades dos rgos supervisionados e harmonizar sua atuao com a dos demais Ministrios. V - Avaliar o comportamento administrativo dos rgos supervisionados e diligenciar no sentido de que estejam confiados a dirigentes capacitados. VI - Proteger a administrao dos rgos supervisionados contra interferncias e presses ilegtimas. VII - Fortalecer o sistema do

mrito. VIII - Fiscalizar a aplicao e utilizao de dinheiros, valres e bens pblicos. IX Acompanhar os custos globais dos programas setoriais do Govrno, a fim de alcanar uma prestao econmica de servios. X - Fornecer ao rgo prprio do Ministrio da Fazenda os elementos necessrios prestao de contas do exerccio financeiro. XI - Transmitir ao Tribunal de Contas, sem prejuzo da fiscalizao deste, informes relativos administrao financeira e patrimonial dos rgos do Ministrio. Art. 26. No que se refere Administrao Indireta, a superviso ministerial visar a assegurar, essencialmente: I - A realizao dos objetivos fixados nos atos de constituio da entidade. II - A harmonia com a poltica e a programao do Govrno no setor de atuao da entidade. III - A eficincia administrativa. IV - A autonomia administrativa, operacional e financeira da entidade. Pargrafo nico. A superviso exercer-se- mediante adoo das seguintes medidas, alm de outras estabelecidas em regulamento: a) indicao ou nomeao pelo Ministro ou, se fr o caso, eleio dos dirigentes da entidade, conforme sua natureza jurdica; b) designao, pelo Ministro dos representantes do Govrno Federal nas Assemblias Gerais e rgos de administrao ou contrle da entidade; c) recebimento sistemtico de relatrios, boletins, balancetes, balanos e informaes que permitam ao Ministro acompanhar as atividades da entidade e a execuo do oramento-programa e da programao financeira aprovados pelo Govrno; d) aprovao anual da proposta de oramento-programa e da programao financeira da entidade, no caso de autarquia; e) aprovao de contas, relatrios e balanos, diretamente ou atravs dos representantes ministeriais nas Assemblias e rgos de administrao ou contrle; f) fixao, em nveis compatveis com os critrios de operao econmica, das despesas de pessoal e de administrao; g) fixao de critrios para gastos de publicidade, divulgao e relaes pblicas; h) realizao de auditoria e avaliao peridica de rendimento e produtividade; i) interveno, por motivo de intersse pblico. Art. 27. Assegurada a superviso ministerial, o Poder Executivo outorgar aos rgos da Administrao Federal a autoridade executiva necessria ao eficiente desempenho de sua responsabilidade legal ou regulamentar. Pargrafo nico. Assegurar-se- s emprsas pblicas e s sociedades de economia mista condies de funcionamento idnticas s do setor privado cabendo a essas entidades, sob a superviso ministerial, ajustar-se ao plano geral do Govrno. Art. 28. A entidade da Administrao Indireta dever estar habilitada a: I - Prestar contas da sua gesto, pela forma e nos prazos estipulados em cada caso. II - Prestar a qualquer momento, por intermdio do Ministro de Estado, as informaes solicitadas pelo Congresso Nacional. III - Evidenciar os resultados positivos ou negativos de seus trabalhos, indicando suas causas e justificando as medidas postas em prtica ou cuja adoo se impuser, no intersse do Servio Pblico.

Lei n. 9.649, de 1998 Art. 39. As entidades integrantes da Administrao Pblica Federal indireta sero vinculadas aos rgos da Presidncia da Repblica e aos Ministrios, segundo as normas constantes do pargrafo nico do art. 4o e 2o do art. 5o do Decreto-Lei no 200, de 25 de fevereiro de 1967, e sujeitas superviso exercida por titular de rgo de assistncia

imediata ao Presidente da Repblica ou por Ministro de Estado, mantidas as extines e dissolues de entidades realizadas ou em fase final de realizao, com base na autorizao concedida pela Lei no 8.029, de 12 de abril de 1990. Pargrafo nico. A superviso de que trata este artigo pode se fazer diretamente, ou atravs de rgos da estrutura do Ministrio. Art. 58. Os servios de fiscalizao de profisses regulamentadas sero exercidos em carter privado, por delegao do poder pblico, mediante autorizao legislativa. 1o A organizao, a estrutura e o funcionamento dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas sero disciplinados mediante deciso do plenrio do conselho federal da respectiva profisso, garantindo-se que na composio deste estejam representados todos seus conselhos regionais. 2o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, dotados de personalidade jurdica de direito privado, no mantero com os rgos da Administrao Pblica qualquer vnculo funcional ou hierrquico. 3o Os empregados dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas so regidos pela legislao trabalhista, sendo vedada qualquer forma de transposio, transferncia ou deslocamento para o quadro da Administrao Pblica direta ou indireta. 4o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas so autorizados a fixar, cobrar e executar as contribuies anuais devidas por pessoas fsicas ou jurdicas, bem como preos de servios e multas, que constituiro receitas prprias, considerando-se ttulo executivo extrajudicial a certido relativa aos crditos decorrentes. 5o O controle das atividades financeiras e administrativas dos conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas ser realizado pelos seus rgos internos, devendo os conselhos regionais prestar contas, anualmente, ao conselho federal da respectiva profisso, e estes aos conselhos regionais. 6o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, por constiturem servio pblico, gozam de imunidade tributria total em relao aos seus bens, rendas e servios. 7o Os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas promovero, at 30 de junho de 1998, a adaptao de seus estatutos e regimentos ao estabelecido neste artigo. 8o Compete Justia Federal a apreciao das controvrsias que envolvam os conselhos de fiscalizao de profisses regulamentadas, quando no exerccio dos servios a eles delegados, conforme disposto no caput. 9o O disposto neste artigo no se aplica entidade de que trata a Lei no 8.906, de 4 de julho de 1994.

Jurisprudncia

"4. Quanto ao mais, porm, as consideraes da inicial e do aditamento de fls. 123/125 levam ao reconhecimento da plausibilidade jurdica da Ao, satisfeito, assim, o primeiro requisito para a concesso da medida cautelar ("fumus boni iuris"). Com efeito, no parece possvel, a um primeiro exame, em face do ordenamento constitucional, mediante a interpretao conjugada dos artigos 5o, XIII, 22, XVI, 21, XXIV, 70, pargrafo nico, 149 e 175 da C.F., a delegao, a uma entidade privada, de atividade tpica de Estado, que abrange at poder de polcia, de tributar e de punir, no que tange ao exerccio de atividades profissionais. 5. Precedente: M.S. n 22.643. 6. Tambm est presente o requisito do "periculum in mora", pois a ruptura do sistema atual e a implantao do novo, trazido pela Lei impugnada, pode acarretar graves transtornos Administrao Pblica e ao prprio exerccio das profisses regulamentadas, em face do ordenamento constitucional em vigor." ADIMC-1717/DF. Relator Min. SYDNEY SANCHES "Os Conselhos Regionais de Medicina, como sucede com o Conselho Federal, so autarquias federais sujeitas prestao de contas ao Tribunal de Contas da Unio por fora do disposto no inciso II do artigo 71 da atual Constituio". MS-22643/ SC. Relator Min. MOREIRA ALVES "ACUMULAO DE CARGO, FUNO OU EMPREGO. FUNDAO INSTITUDA PELO PODER PBLICO. NEM TODA FUNDAO INSTITUDA PELO PODER PBLICO E FUNDAO DE DIREITO PRIVADO. AS FUNDAES, INSTITUDAS PELO PODER PBLICO, QUE ASSUMEM A GESTO DE SERVIO ESTATAL E SE SUBMETEM A REGIME ADMINISTRATIVO PREVISTO, NOS ESTADOS-MEMBROS, POR LEIS ESTADUAIS SO FUNDAES DE DIREITO PBLICO, E, PORTANTO, PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO. TAIS FUNDAES SO ESPCIE DO GNERO AUTARQUIA, APLICANDO-SE A ELAS A VEDAO A QUE ALUDE O PARAGRAFO 2. DO ARTIGO 99 DA CONSTITUIO FEDERAL." RE-101126/RJ. Relator Min. MOREIRA ALVES "FUNDAO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATSTICA - IBGE. ENTIDADE QUE, POR SUA NATUREZA, CONFIGURA, EM GNERO, AUTARQUIA, CONSOANTE A JURISPRUDNCIA DO SUPREMO TRIBUNAL." CJ-6914/RJ. Relator Min. OCTAVIO GALLOTTI "2. A JURISPRUDNCIA - COM AMPLO RESPALDO DOUTRINRIO (V.G., VICTOR NUNES, MEIRELLES, BUZAID) - TEM RECONHECIDO A CAPACIDADE OU "PERSONALIDADE JUDICIRIA" DE RGOS COLETIVOS NO PERSONALIZADOS E A PROPRIEDADE DO MANDADO DE SEGURANA PARA A DEFESA DO EXERCCIO DE SUAS COMPETNCIAS E DO GOZO DE SUAS PRERROGATIVAS. 3. NO OBSTANTE DESPIDO DE PERSONALIDADE JURDICA, PORQUE RGO OU COMPLEXO DE RGOS ESTATAIS, A CAPACIDADE OU PERSONALIDADE JUDICIRIA DO MINISTRIO LHE E INERENTE - PORQUE INSTRUMENTO ESSENCIAL DE SUA ATUAO - E NO SE PODE DISSOLVER NA PERSONALIDADE JURDICA DO ESTADO, TANTO QUE A ELE FREQENTEMENTE SE CONTRAPE EM JUZO; SE, PARA A DEFESA DE SUAS ATRIBUIES FINALSTICAS, OS TRIBUNAIS TEM ASSENTADO O CABIMENTO DO MANDADO DE SEGURANA, ESTE IGUALMENTE DEVE SER POSTO A SERVIO DA SALVAGUARDA DOS PREDICADOS DA AUTONOMIA E DA INDEPENDNCIA DO MINISTRIO PBLICO, QU
Faa sua busca Assine E-mail SAC Canais

E CONSTITUEM, NA CONSTITUIO, MEIOS NECESSRIOS AO BOM DESEMPENHO DE SUAS FUNES INSTITUCIONAIS." MS-21239/DF. Relator Min. SEPULVEDA PERTENCE

Exerccios

1. (ESAF92) Excluem-se da superviso ministerial a) os rgos de assessoramento imediato do Presidente da Repblica b) as entidades da administrao indireta c) as fundaes governamentais com personalidade de direito privado d) os rgos autnomos e) as empresas estatais 2. (ESAF92) As sociedades de economia mista a) esto sujeitas falncia e o Estado no responde subsidiariamente por suas obrigaes b) podem ter seus bens penhorados e o Estado responde subsidiariamente por suas obrigaes c) no podem ter seus bens penhorados, porque esto sujeitas ao processo especial de execuo contra a Fazenda Pblica d) no esto sujeitas falncia e o Estado no responde subsidiariamente por suas obrigaes e) podem ter seus bens penhorados, mas o Estado no responde subsidiariamente por suas obrigaes 3. (ESAF94) A proibio constitucional de acumular cargos, empregos e funes no setor pblico alcana as diversas reas de governo (federal, estadual, distrital e municipal), compreendendo tanto a Administrao Direta como, tambm, a Indireta a) Incorreta, porque a vedao restrita apenas a cargos pblicos b) Incorreta, porque a vedao estende-se, tambm, aos chamados servios sociais autnomos, s concessionrias de servio pblico e s demais entidades sob controle indireto do Poder Pblico, como o caso das subsidirias de estatais c) Correta esta assertiva d) Incorreta esta assertiva, porque a vedao restringe-se Administrao Direta e) Incorreta, porque a vedao restringe-se a cada rea de governo 4. (ESAF94) O Banco Central do Brasil a) uma Empresa Pblica b) uma Sociedade de Economia Mista c) um rgo autnomo integrante da Administrao Federal Direta d) um rgo autnomo vinculado ao Poder Legislativo e) uma Autarquia Federal

5. (ESAF94) As chamadas Fundaes Pblicas, em face do Decreto-lei 200/67, com as alteraes nele introduzidas (Lei 7.596/87), so hoje consideradas integrantes da Administrao Federal Indireta, na condio de a) espcies de servios sociais autnomos de cooperao estatal b) entidades de cooperao, sem uma conceituao legal prpria c) tipos especficos de entidades dessa natureza, com conceituao prpria d) entidades equiparadas s empresas pblicas e) autarquias 6. (ESAF94) A diferenciao fundamental entre a Empresa Pblica e a Sociedade de Economia Mista reside precisamente a) na sua personalidade jurdica b) na sujeio ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrias c) no controle acionrio do capital social, pelo Poder Pblico d) na intensidade de participao do Poder Pblico no seu capital social e) na natureza especfica do tipo de atividade desenvolvida 7. (ESAF94) As autarquias federais, pela sua natureza, so consideradas pessoas a) polticas b) administrativas, com personalidade jurdica de direito privado c) jurdicas de direito privado d) administrativas, sem personalidade jurdica prpria e) jurdicas de direito pblico 8. (ESAF94) A criao de uma entidade, por meio de lei, com personalidade jurdica prpria, para o desempenho exclusivo de uma atividade administrativa, prpria do Poder Pblico, configura uma forma de a) delegao de competncia b) concesso c) coordenao d) desconcentrao e) descentralizao 9. (ESAF96) As seguintes afirmativas sobre rgo pblico so corretas, exceto: a) integra a estrutura de uma pessoa jurdica b) possui patrimnio prprio c) pode expressar capacidade judiciria d) no possui personalidade jurdica e) apresenta competncia prpria 10. As Secretarias de Estado so rgos localizados bem prximos cpula da Administrao Pblica gozando de autonomia administrativa, financeira e tcnica. So classificadas, portanto, como: a) rgos autnomos b) rgos independentes

c) rgos diretivos d) rgos superiores e) rgos autnomos 11. (ESAF89) A administrao federal direta se constitui, segundo o Decreto-lei n 200/67, a) dos assessores imediatos do Presidente da Repblica b) de toda a administrao federal c) dos rgos do Poder Executivo d) dos Ministros de Estado e) dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios Assinale se a assertiva verdadeira ou falsa. 12. ( ) Embora despersonalizados, os rgos mantm relaes funcionais entre si e com terceiros, das quais resultam efeitos jurdicos internos e externos, na forma legal ou regulamentar. 13. ( ) No se confundem a imputao da atividade funcional do rgo pessoa jurdica com a representao desta perante a Justia ou terceiros 14. ( ) H entre a entidade e seus rgos relao de representao ou mandato 15. Onde reside a diferena ou distino bsica entre as fundaes governamentais de direito pblico e de direito privado?

ATIVIDADE 3
(Alunos da Universidade Catlica de Braslia)

Grupo Cooperativo:

E-mail:

Questo 1: Por que um rgo pblico no pode ser demandado em juzo (figurar como ru numa ao)?

Questo 2: As fundaes so sempre entidades privadas (no figurando no mbito da Administrao Pblica)?

Questo 3: As empresas estatais (sociedades de economia mista e empresas pblicas) necessariamente exercem atividade econmica?

Autor: Aldemario Araujo Castro. Direitos reservados. Leis 9.609/98 e 9.610/98. Permitida a cpia para utilizao exclusivamente com finalidade didtica e com citao da fonte. Vedada a comercializao. Ilustraes, figuras e fotos de uso livre. Braslia, 10 de maio de 2004.

You might also like