You are on page 1of 28

ASSERTIVAS DE DIREITO ADMINISTRATIVO

001 - O Ato Administrativo que tem por propsito disciplinar o funcionamento da Administrao Pblica, e a conduta funcional dos agentes, denomina-se: Ato Ordinatrio. 002 - Os Atos administrativos que contm um comando geral do Executivo. So editados com o objetivo de alcanar a correta aplicao da lei pelos rgos e agentes pblicos, denominam-se: Atos Normativos 003 - O Ato Administrativo que embora unilaterais, contm interesse recproco da Administrao e do particular, denomina-se: Ato Negocial. 004 - A diferena essencial entre o ato administrativo e o ato jurdico : a finalidade pblica. 005 - O ato administrativo s pode ser praticado pelo agente a quem a lei autorizou sua prtica, este um requisito de: competncia. 006 - Todo ato administrativo deve ter um propsito a alcanar e, naturalmente, um interesse pblico, este um requisito de: finalidade. 007 - A maneira pela qual o ato deve ser praticado, um requisito de: forma. 008 - A causa, a inspirao para a prtica do ato administrativo, um requisito de: motivo. 009 - Todo ato administrativo s ser considerado ilegtimo se houver prova cabal, segura, se der invlido, este atributo do ato administrativo, denomina-se: presuno de legitimidade. 010 - O Poder do ato administrativo de impor seu cumprimento, sua execuo, denominase imperatividade. 011 - Possibilita que a administrao pblica fosse execut-lo, direta ou indiretamente, esse atributo, denomina-se: auto-executoriedade.

012 - Os atos em que a Administrao Pblica praticada levando em conta mais que a oportunidade ou a convenincia da medida, o administrador tem liberdade de escolha do contedo do ato, de seu destinatrio, de modo de sua realizao, de sua oportunidade e sua convenincia, denominam-se: discricionrios. 013 - Tambm conhecidos como atos regrados, so aqueles cujos requisitos e condies de sua realizao, vem estabelecidas, denominam-se: vinculados. 014 - Os atos em que sempre haver a imposio de uma sano, imposta pela Administrao Pblica quele que tiver infringido uma proibio da lei, do regulamento ou de disposio ordinatria, denomina-se: punitivo. 015 - O ato em que o Poder Pblico apenas anuncia um fato ou uma opinio sobre um assunto, denomina-se: enunciativo. 016 - Os atos em que a Administrao Pblica pratica com o propsito de possibilitarem o conhecimento de fatos ou atos por todos o interessados, denominam-se: de conhecimento. 017 - O ato administrativo ser revogado: pela prpria Administrao Pblica. 018 - O Poder Administrativo que controla o desempenho das funes administrativas e com o comportamento interno de seus agentes, punindo-os pelas faltas apuradas, denomina-se: Poder Disciplinar. 019 - O conjunto de atribuies concedidas Administrao para disciplinar e restringir, em favor do interesse pblico adequado, direitos e liberdades individuais, denomina-se: Poder da Polcia. O ato administrativo que tem por propsito disciplinar o funcionamento da Administrao Pblica, e a conduta funcional dos agentes, denomina-se: Ato Ordinatrio. 022 - A modalidade de Licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens inservveis para a Administrao, ou de produtos legalmente apreendidos, a quem oferecer maior lance, igual ou superior ao da avaliao, : Leilo. 023 - A atividade administrativa que tem por fim assegurar, de modo permanente, contnuo e geral, a satisfao de necessidades essenciais ou secundrias da sociedade, assim por lei consideradas, e sob condies impostas unilateralmente pela prpria Administrao, este d-se o nome de:

Servio Pblico 024 - O poder de disposio, decorrente da soberania do Estado, sobre todos os bens que estejam dentro de seu territrio, sejam eles a propriedade pblica, ou da propriedade particular, d-se o nome de: Domnio Pblico. 025 - Quanto o objeto do contrato administrativo a construo, ou reforma, ou ampliao de um imvel, seja ele destinado ao uso pblico, ou da utilizao do servio pblico, temse um contrato: de Ordem Pblica. 026 - A incorporao de uma rea pblica isoladamente inconstruvel, ao terreno particular confinante que ficou afastado do novo alinhamento em razo de alterao do traado urbano, denomina-se: investidura. 027 - Quando, com dolo ou culpa, causar o servidor, no exerccio irregular de suas atribuies, prejuzo do Estado ou a terceiros, se configurar a responsabilidade: civil. 028 - A organizao poltica, com o fim especfico e essencial de regulamentar, globalmente, as relaes entre membros da populao de seu territrio denomina-se: Estado. 029 - O conjunto de rgos dependentes, subordinados ao poder poltico, organizados material, financeira e humanamente, para a execuo das decises polticas, chama-se Administrao Pblica. 030 - O conjunto de rgos supremos, a quem a Constituio incumbe o exerccio do poder poltico, denomina-se: Governo. 031 - o princpio Administrao que obriga a Administrao Pblica a praticar os atos referentes ao funcionalismo, com observncia das regras morais, ou seja, nenhuma imoralidade, como perseguies ou protees odiendas, ou ajuntes de convivncia poltica, ser praticada, denomina-se princpio da: moralidade. 032 - A Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos poderes da Unio, dos Estados do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de: legalidade, impessoalidade, moralidade e publicidade. 033 - O ato administrativo que tem por propsito disciplinar o funcionamento da Administrao Pblica, e a conduta funcional dos agentes, denomina-se: Ato Ordinatrio.

034 - O ajuste de vontades, em que a Administrao Pblica estabelece com outra parte, visando a realizao de objetivos do interesse pblico, em condies estabelecidas pela prpria Administrao Pblica, denomina-se: contrato administrativo. 035 - O conjunto de procedimentos administrativos, legalmente estabelecidos, atravs dos qual a Administrao Pblica cria meios de verificar, entre os interessados habilitados, quem oferece melhores condies para a aquisio e alienao de bens e servios e realizao de obras, denomina-se Licitao. 036 - O vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico, com valor fixado em lei no podendo ser inferior a: 1 salrio mnimo. 037 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em Lei, denomina-se: remunerao 038 - O vencimento do cargo efetivo, acrescido das vantagens de carter permanente : irredutvel. 039 - O servidor em dbito com o erario, que for demitido, exonerado, ou tiver a sua aposentadoria ou disponibilidade cassada, dever quitar seu dbito em: 60 dias. 040 - O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de: prestao de alimentos resultante de deciso judicial. 041 - Alm do vencimento, podero ser pagas ao servidor as seguintes vantagens: indenizaes, gratificaes e adicionais. 042 - So incorporadas aos vencimentos e proventos, nos casos e condies em Lei as: gratificaes e adicionais. 043 - Para efeito de concesso de quaisquer outros acrscimos pecunirios ulteriores, sob o mesmo ttulo ou idntico fundamento, no sero computadas, nem acumuladas: as vantagens pecunirias. art. 50 044 - Constituem indenizaes ao servidor: as dirias, o transporte. art. 51 045 - Os valores das indenizaes e as condies para concesso, sero estabelecidos: em regulamento.

046 - A compensao das despesas de instalao do servidor que, no interesse do servio, passar a ter exerccio em nova sede, com mudana de domiclio em carter permanente, chama-se: ajuda de custo. 047 - A ajuda de custo calculada, sobre a remunerao do servidor, no podendo exceder a importncia correspondente a: 3 meses. 048 - Ao servidor que se afastar do cargo (ou reassumi-lo) por mandato eletivo, no se concede: ajuda de custo. 049 - quele que no sendo servidor da Unio, for nomeado para cargo em comisso, com mudana de domiclio, ser concedida: ajuda de custo. 050 - Conceder-se- ao servidor licena, por motivo de: servio militar. 051 - Ser considerada como prorrogao, a licena concedida dentro de: 60 dias do trmino de outra da mesma espcie. 052 - A licena por motivo de doena do cnjuge ser concedida sem prejuzo da remunerao do cargo efetivo, at: 90 dias, podendo ser renovado por mais 90 dias, porm sem remunerao. 053 - A licena ao servidor para acompanhar cnjuge ou companheiro que foi deslocado para outro ponto do territrio nacional, ter como prazo: prazo indeterminado e sem remunerao. 054 - Concludo o servio militar, para que o servidor reassuma o exerccio do cargo, ter ele o prazo de: 30 dias sem remunerao. 055 - A partir do registro da candidatura do servidor pblico e at o dcimo quinto dia seguinte ao da eleio, o servidor far jus a licena como se: em efetivo exerccio estivesse. 056 - O servidor far juz a 3 meses de licena (licena-prmio), a ttulo de prmio por assiduidade, com a remunerao do cargo efetivo, aps cada: quinqnio (cinco anos) ininterruptos de exerccio. 057 - A apurao do tempo de servio ser feita: em dias, que sero convertidos em anos, cada ano com trezentos e sessenta e cinco dias.

058 - So considerados como de efetivo exerccio, ou seja, sem qualquer prejuzo, os afastamentos em virtude de: frias. 059 - O tempo de servio prestado as Foras Armadas em operaes de guerra, ser contado: em dobro. 060 - Em defesa desse direito ou interesse legtimo, assegurado ao servidor: direitos de requere aos Poderes Pblicos. 061 - No exerccio de direito de petio, o requerimento ser dirigido: autoridade competente. 062 - Os prazos disciplinadores do direito de petio no Estatuto, so: improrrogveis e fatais. 063 - O funcionrio pblico deve cumprir s ordens superiores exceto se: se manifestamente ilegais. 064 - Zelar pela economia e conservao do material que for confiado ao funcionrio pblico, : dever de todo funcionrio pblico. 065 - As requisies de informaes e documentos pela Fazenda Pblica e os requerimentos de expedio de Certides para a defesa de direito, devem ser: prontamente atendidas. 066 - Um dos deveres fundamentais do funcionrio pblico a Assiduidade, ou seja: no faltar ao servio. 067 - Ao funcionrio pblico proibido: retirar, sem autorizao, objetos de repartio. 068 - Passar lista de donativos na repartio : infrao disciplinar. 069 - O fato de um funcionrio aceitar "presentinho", em razo de um servio pblico prestado no exerccio de suas atribuies, caracteriza: Crime de corrupo passiva e infrao disciplinar. 070 - vedado ao funcionrio pblico pleitear como procurador junto as reparties pblicas municipais, salvo quando se tratar de percepes de vencimentos de: parentes de at segundo grau. 071 - Cometer a pessoa estranha repartio, fora dos casas previstos em Lei, o desempenho de cargo que lhe competir ou a seus subordinados, considerado:

uma infrao disciplinar. 072 - O fato de um funcionrio pblico explorar o emprstimo de dinheiro (a juros) a colegas de servio infrao disciplinar, porque caracteriza: Usura 073 - vedada a acumulao remunerada de cargo pblico exceto se houver: compatibilidade de horrios e s para certos cargos. 074 - O servidor no poder exercer: mais de um cargo em comisso, nem ser remunerado pela repartio em rgo de deliberao coletiva. 075 - Quando investido em cargo de provimento em comisso, ser afastado o servidor que: acumular, licitamente (dois) cargos efetivos. 076 - O servidor responde pelo exerccio irregular de suas atribuies: civil, penal e administrativamente. 077 - Tratando-se de dano causado a terceiros, responder o servidor perante: a Fazenda Pblica. 078 - A responsabilidade civil decorre do ato omissivo, ou comissivo, doloso ou culposo, que: produza prejuzo ao errio pblico ou a terceiros. 079 - Abrange os crimes e contravenes imputadas ao servidor: a responsabilidade penal. 080 - Ato omissivo ou comissivo praticado no desempenho do cargo ou da funo resultar: responsabilidade civil-administrativa. 081 - Podero cumular-se, sendo independentes entre si: as sanes penais, civis e administrativas. 082 - A responsabilidade administrativa do servidor ser afastada no caso de absolvio criminal que: negue a autoria ou existncia do fato. 083 - A destruio de cargo em comisso, constitui: penalidade disciplinar. 084 - Na aplicao das penalidades sero considerados (as): abandono de cargo de circunstncias agravantes.

085 - A pena de advertncia imposta ao funcionrio pblico sempre: escrita e registrada no pronturio do funcionrio. 086 - O funcionrio que j tiver sido punido com advertncia, caso cometa nova infrao punvel com advertncia, ser: suspenso porque reincidente. 087 - Se o servidor no houver praticado nova infrao disciplinar, no perodo em que estiver cumprindo pena de advertncia ou de suspenso, estas tero registros cancelados, respectivamente, aps o decurso de: 3 e 5 anos de efetivo exerccio - 3 a advertncia e 5 a suspenso. 088 - Quando ocorrer a inassiduidade habitual ser aplicada a penalidade de: demisso. 089 - Verifica em processo disciplinar acumulao proibida e provada a boa-f, o servidor: poder optar por um dos cargos. 090 - O servidor que houver praticado, na atividade, falta punvel com a demisso: ser cassada a aposentadoria ou disponibilidade do inativo. 091 - A destituio de cargo em comisso exercido por no ocupante de cargo efetivo ser aplicada nos casos de infrao sujeita s penalidades de: suspenso e de demisso. 092 - A demisso ou a destituio de cargo em comisso, nos casos de improibidade administrativa e corrupo, implica: a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento ao errio, sem prejuzo da ao penal cabvel. 093 - A demisso ou a destituio de cargo em comisso por valer-se do cargo para lograr proveito ou de outrem, em detrimento da dignidade da funo pblica, incompatibiliza o ex-servidor para nova investidura em cargo pblico federal, pelo prazo: de cinco anos. 094 - A ausncia intencional do servidor ao servio por mais de trinta dias, configura-se: abandono de cargo. 095 - A falta ao servio, sem justa causa, por sessenta dias, interpoladamente, durante o perodo de doze meses, configura: inassiduidade habitual - as conseqncias. 096 - O ato de imposio da penalidade mencionar sempre: o fundamento legal e a causa da sano disciplinar.

097 - Sempre que o ilcito praticado pelo servidor ensejar a imposio de penalidade de suspenso por mais de 30 dias, de demisso ou cassao de aposentadoria, ser obrigatria: a instaurao de processo disciplinar. 098 - O afastamento preventivo do funcionrio ser de at: 60 dias. 099 - Durante o afastamento preventivo o servidor: no perde a remunerao. 100 - O instrumento destinado a apurar responsabilidade de servidor por infrao praticada no exerccio de suas atribuies, ou que tenha relao com as atribuies do cargo em que se encontre investido, denomina-se: a demisso tem carter punitivo e a exonerao, no. 101 - O processo disciplinar ser conduzido por comisso composta de: 3 servidores estveis. 102 - A Comisso exercer suas atividades com independncia e imparcialidade, assegurado o sigilo necessrio elucidao do fato exigido pelo interesse: da administrao. 103 - O processo administrativo se desenvolve nas seguintes fases: instaurao, inqurito administrativo e julgamento. 104 - Quando a infrao estiver capitulada como crime, o processo disciplinar ser remetido ao Ministrio Pblico para a instaurao da: ao penal. 105 - O servidor que responder a processo disciplinar s poder ser exonerado a pedido, ou aposentado voluntariamente. 106 - Ao servidor convocado para prestar depoimento fora da sede de sua repartio, na condio de testemunha, denunciado ou iniciado, ser assegurado: dirias e transporte. 107 - O processo disciplinar poder ser revisto a pedido ou de ofcio, quando se aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido ou a inadequao da penalidade aplicada: a qualquer tempo. 108 - No processo revisional, o nus da prova cabe ao: requerente. 109 - Constitui fundamento para a reviso do processo: elementos novos, ainda no apreciados no processo originrio

novas testemunhas, ainda no ouvidas pedido da parte prejudicada. 110 - O requerimento da reviso ser dirigido: ao Ministro de Estado ou Autoridade equivalente. 111 - Na petio inicial, dia e hora para produo de provas e inquirio das testemunhas sero pedidos pelo: requerente. 112 - Para a concluso dos trabalhos, ter a comisso revisora: 60 dias. 113 - Aplicam-se aos trabalhos da comisso revisora, no que couber, as normas e procedimentos: prprios da comisso do processo disciplinar. 114 - O prazo para o julgamento ser de: 20 dias, contados do recebimento do processo, e nesse prazo a autoridade julgadora poder determinar diligncias. 115 - Julgada procedente a reviso, ser declarada sem efeito a penalidade aplicada, restabelecendo-se todos do direito do servidor, e a destituio de cargo em comisso, ser convertida em: exonerao 116 - Administrao Pblica e Federal constituda, atualmente, pelas seguintes entidades: autarquias, empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas. 117 - O princpio bsico da legalidade na Administrao Pblica consiste em o: administrador pode fazer tudo que a lei no probe. 118 - O regime jurdico da Administrao Pblica o de direito Pblico, todavia, pode ela adotar formas e figuras de Direito Privado. (empresas pblicas e sociedades mistas). 119 - correto afirmar que: rgo um feixe de competncias especificadas e agente a pessoa investida em competncia determinada. 120 - As autarquias so: pessoas jurdicas de Direito Pblico interno da Administrao indireta. 121 - Todos os princpios abaixo so previstos explicitamente na Constituio: legalidade; impessoalidade;

moralidade; publicidade. 122 - A Reforma Administrativa (Decreto-Lei n. 200, de 25/2/67), com o objetivo de assegurar maior rapidez e objetividade s decises, situando-as na proximidade dos fatos, pessoas ou problemas a atender, prescreveu a descentralizao administrativa, a ser efetivada por meio: da delegao de competncia. 123 - Relativamente ao princpio de legalidade pode-se afirmar que: a Administrao Pblica no pode, por simples ato administrativo, conceder direitos de qualquer espcie, criar obrigaes ou impor vedaes aos administrados. 124 - A regra constitucional, segundo a qual a empresa pblica e a sociedade de economia mista, que explorem atividade econmica, se sujeitam ao regime prprio das empresas privadas no impede que sejam aplicveis a elas normas de Direito Administrativo. 125 - As autarquias federais, pela sua natureza, so considerados, so consideradas pessoas: jurdicas de Direito Pblico. 126 - Como rgos pblicos, as Secretarias de Estado, dentro de suas regras de atuao: expressam apenas vontade da entidade estatal a que pertencem, porm executam com total autonomia as suas funes especficas. 127- O Tribunal de contas do Distrito Federal pode ser classificado como rgo: independente. 128 - JW jurado integrante de um Conselho de Sentena de um Tribunal do Jri. Pode-se afirmar que, em virtude dessa funo, JW agente: honorfico. 129 - O controle, exercido em todos os nveis e rgos, pela chefia competente, da execuo dos programas e observncias das normas que governam a atividade especfica do rgo controlado, consubstancia a: superviso ministerial. 130 - Alm da legalidade, da moralidade, da publicidade e de outros inerentes ao regime democrtico, adotados pela Constituio, princpio bsico explcito da Administrao Pblica. o da impessoalidade. 131 - O que distingue, essencialmente, uma empresa pblica de uma sociedade de economia mista o: controle adicionrio.

132 - Sobre as autarquias, correto afirmar que: tm personalidade jurdica de Direito Pblico. 133 - A chamada Administrao indireta, na rea federal, em face do Decreto-Lei n. 200/67 (Reforma Administrativa) e legislao a ele superviniente, constituda pelas seguintes identidades na sua total abrangncia: Top of Form 1 Bottom of Form 1 apenas pelas autarquias, empresas pblicas e sociedades de economia mista e fundaes pblica. 134 - Assinale a opo que indica um ente que pertence Administrao indireta, possuindo personalidade jurdica de Direito Privado. empresa pblica. 135 - Em relao Administrao Pblica brasileira, correto afirmar que: As empresas pblicas possuem personalidade jurdica de Direito Privado, mas esto sujeitas ao dever de licitar. Uma empre Top of Form 2 Bottom of Form 2 sa pblica pode ter mais de um scio. 136 - O controle, na Administrao Pblica, aquele exercido em todos os nveis e em todos os rgos. Com relao matria, vrios conceitos atinentes superviso ministerial e ao controle interno so relevantes. correto afirmar que: A superviso ministerial tem um campo de abrangncia mais restrito que o do controle interno, cingindo-se aos casos de controle deliberativo. A observncia do princpio de controle - que constitui um dos princpios fundamentais as Administrao federal - um dos objetivos principais da superviso ministerial. Diz-se que vedado Administrao agir com arbitrariedade, isto , fora dos limites da lei, seno com discricionaridade, que compreende a adoo dos critrios de convenincia e oportunidade, segundo as circunstncias. 137 - Inclui-se na rea de competncia do Ministrio da Fazenda: a administrao tributria, oramentria, financeira patrimonial. 138 - Assinale a opo que indica atividade que no est descrita por lei como sendo da rea da competncia do Ministrio da Fazenda: defesa da ordem econmica nacional. 139 - Os ministrios so rgos: autnomos. 140 - No requisito do ato administrativo:

tempestividade. 141 - Pela presuno de legitimidade, tem-se que o ato administrativo: considerado valido at a prova em contrrio. 142 - A teoria dos atos administrativos permite concluir que: a executoriedade do ato administrativo admite a possibilidade da sua execuo coercitiva pela prpria Administrao para a imediata produo de efeitos. 143 - No que se refere presuno de legitimidade e de veracidade do ato administrativo, correto afirmar que: ambas invertem o nus da prova. 144 - So exemplos de ato vinculado o discricionrio, respectivamente: a homologao de procedimento de licitao e a autorizao para porte de arma. 145 - Enquanto no decretada a sua invalidade, o ato administrativo nulo pode ser executado em virtude: da presuno de legitimidade. 146 - So requisitos do ato administrativo: competncia, forma, finalidade, motivo e objeto. 147 - So formas de extino de ato administrativo: revogao; caducidade; contraposio. No forma de extino do mesmo: avulso. 148 - O desvio de finalidade na Administrao Pblica ocorre quando: o agente pratica o ato visando a fim diverso daquele previsto, explcita ou implicitamente, na regra da competncia. 149 - O ato administrativo, quando eivado (falho) de vcio insanvel, que o torna ilegal: pode ser anulado pela prpria administrao. 150 - A norma constitucional declara que ningum obrigado a fazer ou a deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei (CF, art. 5, II) . Assim, o administrador pblico: est desautorizado de praticar ato que no esteja permitido em lei. estruio de funo comissionada. 151 - A Administrao pode anular os seus prprios atos, eivados de vcio insanveis que os tornem ilegais ou tambm revog-los por motivo de interesse pblico superveniente, mas sempre com efeito ex-nunc. esta afirmao est incorreta porque a anulao poder ex-tunc e a revogao ex-nunc.

152 - O trao tpico do ato administrativo, que lhe permite atuar, imediatamente, no mundo jurdico, assim que editado e sem necessidade de ttulo emitido pelo juiz, caracteriza o: atributo da auto-executoriedade. 153 - Quando a autoridade, embora competente para praticar o ato, vai alm do permitido e exorbita no uso de suas faculdades administrativas, verifica-se: excesso de poder. 154 - Relativamente ao controle judicial da Administrao Pblica, correto afirmar que: o Poder Judicirio pode examinar os atos da Administrao, de qualquer natureza, sob o aspecto da legalidade e da moralidade. 155 - Segundo a doutrina dominante, o princpio da moralidade administrativa impe ao gestor pblico o dever: da boa administrao. 156 - O ato escrito pelo qual a Administrao determina a paralisao da obra, do servio ou do fornecimento que venha sendo feito em desconformidade com o avencado no contrato administrativo celebrado a: interdio. 157 - As licenas, permisses e autorizaes se incluem entre os atos administrativos ditos: negociais. 158 - correto afirmar que: A Administrao Pblica, de iniciativa prpria, pode anular os seus prprios atos, eivados de vcio e que os tornem ilegais, pela preterio de um dos elementos essenciais a sua validade, por que deles no se originam direitos, devendo a anulao produzir efeitos extunc. 159 - Os atos administrativos do Direito brasileiro, podem ser invalidados ou revogados pelo controle jurisdicional. 160 - Em relao teoria dos motivos determinantes dos atos administrativos, correto dizer. Mesmo no caso do ato discricionrio, a existncia dos motivos expostos para a sua edio est sujeita ao controle judicial. 161 - O desfazimento do ato administrativo, motivado por razes de oportunidade ou convenincia, dentro da competncia exclusiva da Administrao Pblica, com base em seu poder discricionrio, chama-se: revogao. 162 - Quando um ato administrativo exige, para sua prtica, a conjugao das vontades de mais de um rgo administrativo, ele considerado:

ato administrativo complexo. 163 - O exame do ato administrativo revela a existncia de requisitos necessrios sua formao. Admitindo, como o faz hely lopes meirelles, a exigncia de cinco requisitos bsicos, correto afirmar que: competncia, finalidade, forma, motivo, objeto. 164 - No campo de Direito Administrativo, referente invalidao dos atos administrativos, tem-se entendido o seguinte: A Administrao Pblica pode anular e revogar seus atos administrativos. 165 - No campo do Direito Administrativo, na parte relativa aos requisitos do ato administrativo, tem-se que um funcionrio-exonervel ad nutum foi demitido pelo superior competente, por motivo de improbidade. No conformado, ajuizou ao visando a invalidao do ato de dispensa, tendo em vista que no ocorrera a tese de que se tratava de um funcionrio demissvel ad nutum, pelo que valido seria o ato de dispensa, independentemente da existncia de improbidade. Quanto tese defendida pela Administrao Pblica, correto afirmar que: embora se trate de funcionrio exonervel ad nutum, a inexistncia da improbidade passou a ser elemento decisivo, porque a Administrao Pblica ficou vinculada ao motivo alegado para a prtica do ato, em decorrncia da teoria dos motivos determinantes, que se aplica, tambm, Administrao Pblica. 166 - Com relao ao regime jurdico-administrativo, pode-se afirmar que: Entre o Estado e o administrador, as relaes jurdicas so de subordinao, com o ente pblico em posio de supremacia, agindo no interesse pblico, em razo do jus imperii. 167 - Com referncia aos princpios da Administrao Pblica, correto afirmar que: Os princpios que constam da constituio da Repblica so aplicveis aos trs nveis de Governo da Federao. O princpio da publicidade comporta excees, tratando-se de procedimentos relativos licitao. O desvio da finalidade exprime, muito freqentemente, o desrespeito ao princpio da moralidade, 168 - O administrador pblico exerce o poder vinculado quando: pratica o ato dentro da moldura estrita da lei, sem qualquer liberdade de escolha de seu motivo, convenincia e oportunidade. 169 - A aplicao da pena de demisso ao servidor pblico pela autoridade competente exerccio do poder: disciplinar. 170 - A licena ato administrativo: vinculado e definitivo. 171 - correto afirmar que:

O controle judicirio da Administrao exercido privativamente pelos rgos do Poder Judicirio sobre os atos administrativos, sendo um controle unicamente de legalidade, no podendo adentrar no mrito administrativo. A autorizao que o Senado Federal concede aos Estados e Municpios para contrair emprstimo exemplo tpico de controle prvio. 172 - A licitao, que se destina a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administrao, rege-se, alm de outros, pelo princpio: da probidade, legalidade, impessoalidade, moralidade, normalidade, publicidade e vinculao. 173 - A modalidade de licitao cabvel, em face da legislao vigente, para a compra ou alienao de bens imveis, bem como para as concesses de direito de uso, a: concorrncia. 174 - Para a aquisio de equipamentos que s possam ser fornecidos por produtor, empresa ou representante comercial exclusivo, em razo da preferncia de marca, inexigvel a licitao. Incorreta, porque vedada a preferncia de marca. 175 - correto afirmar que: Nas concorrncias, ultrapassada a fase de habilitao e abertas as propostas, no mais cabe desclassific-las por motivo relacionado com capacidade jurdica, capacidade tcnica, idoneidade financeira e regularidade fiscal, salvo em razo de fatos supervenientes ou s conhecidos aps o julgamento. 176 - correto afirmar que: Nos contratos celebrados pela Administrao Pblica, inclusive com pessoas domiciliadas no estrangeiro, deve necessariamente constar clusula que declare competente o foro da sede da Administrao, para dirimir qualquer questo contratual, salvo nos casos de aquisies conta de financiamentos feitos por organismos internacionais de que o Brasil faa parte ou por agncia estrangeira de cooperao, bem como nos casos de equipamentos fabricados e entregues no exterior. 177 - O empreiteiro de obra pblica, na execuo do contrato, encontra um terreno rochoso, e no arenoso como indicado pela Administrao. Tecnicamente, tal ocorrncia material no cogitada pelas partes na celebrao do contrato, mas que o antecede e se explcita na execuo de modo surpreendente e excepcional, dificultando o onerando extraordinariamente o prosseguimento e a concluso dos trabalhos denomina-se: interferncia imprevista. 178 - correto afirmar que: competncia privativa da Unio legislar sobre normas gerais de licitao, porm a Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios legislam cada um no mbito de sua competncia sobre o Regime Jurdico nico e planos de carreira para servidores pblico civis.

179 - lcito exigir nas concorrncias: comprovao de qualificaes tcnicas e econmicas, indispensveis ao cumprimento das obrigaes. 180 - No sistema jurdico brasileiro: a lei pode criar excees regra da obrigatoriedade da licitao. 181 - A adjudicao direta, por valor no superior ao constante do registro oficial de preos, quando as propostas apresentadas, em licitao anterior, consignarem preos manifestamente superiores aos praticados no mercado ou forem incompatveis com os fixados pelos rgos estatais incumbidos de control-los, desde que os licitantes, convocados para apresentarem outras propostas, escoimadas desses excessos, justifica o procedimento previsto na Lei n. 8.666/93 como de: dispensa de nova licitao. 182 - Havendo inviabilidade de competio, o caso de: inexigibilidade de licitao. 183 - O instrumento de contrato, nas licitaes promovidas pela Administrao Pblica : obrigatrio na constatao de servios tcnicos profissionais especializados, cujos preos estejam compreendidos nos limites da Tomada de Preos. 184 - A modalidade de licitao apropriada para contratar profissionais, cujo critrio de julgamento consiste na avaliao do trabalho tcnico ou artstico, de criao ou desenvolvimento intelectual pago mediante prmio, o: concurso. 185 - No que se refere a licitaes e contratos, cabe: aos Estados legislar supletivamente. 186 - D-se a desclassificao do licitante quando: no so apresentados todos os documentos exigidos para sua habilitao 187 - A nova lei de licitaes (Lei n. 8.666/93) manteve a necessidade de concorrncia, qualquer que seja o valor e a natureza da operao, no caso de: concesso de direito real de uso. 188 - Em relao s modalidades de licitaes (concorrncia, tomada pelos preos, convite, leilo e concurso) a nova lei de licitaes (Lei n. 8.666/93): manteve as cinco modalidades. 189 - Tendo em vista a supremacia do interesse pblico, sobre o privado, o contrato administrativo admite as chamadas clusulas exorbitantes, dentre as quais podemos citar a "resciso unilateral do mesmo. Esta pode ocorrer: por inadimplncia de contratante (Poder Pblico) ou por interesse pblico, exigindo, no entanto, justa causa para o rompimento.

190 - A modalidade de licitao entre quaisquer interessados para a venda de bens mveis inservveis para a Administrao ou de produtos legalmente apreendidos ou penhorados, a quem oferecer maior lance, igual ou superior ao da avaliao, denomina-se: leilo. 191 - Quanto a Unio tiver de intervir no domnio econmico para regular os preos ou normalizar o abastecimento, a licitao ser: dispensvel. 192 - A durao do contrato administrativo limitada ao mximo de cinco anos, no se incluindo dentre as excees, previstas em lei, para ultrapassar esse prazo a: prestao de servio, para ser executada de forma continuada. 193 - A concorrncia a modalidade de licitao cabvel para: toda e qualquer compra ou prestao de servio de grande vulto. 194 - A acertiva abaixo consigna caso de inexigibilidade de licitao: aquisio de material que s possa ser fornecido por representante comercial exclusivo. 195 - O contrato obrigatrio para: tomada de preos e concorrncia. 196 - Leilo a modalidade de licitao, entre quaiquer interessados, para a: venda de bens mveis inservveis para a Administrao Pblica. 197 - A modalidade mais complexa de licitao, utilizada para os contratos administrativos de maior valor a: concorrncia. 198 - A disciplina dos contratos administrativos no Brasil simplifique que: no se faz mais possvel a invalidao dos mesmos, depois que o Tribunal de Contas os homologa. 199 - caracterstica do contrato administrativo: existncia de clusula exorbitante; intuito personae; resciso unilateral pela Administrao. 200 - Todo e qualquer ajuste de vontades, firmado livremente pelas partes, para a formao de vnculo e estipulao de obrigaes recprocas : contrato. 201 - So princpios que regem os contratos administrativos: lex inter partes (lei entre partes); pacta sunt servanda (os pactos devem ser cumpridos). 202 - O Contrato Administrativo tem como caracterstica ser:

consensual; formal; oneroso e comutativo; realizado intuito personae. 203 - A pessoa legalmente investida em cargo pblico, denomina-se: servidor. 204 - O conjunto de atribuies e responsabilidades cometidas a um servidor pblico, denomina-se cargo pblico. 205 - Criado por lei, com nmero certo, denominao prpria. Falta o que para caracterizar em cargo pblico? ser pago pelo cofres pblicos. 206 - Sobre a Lei n.8112, de 11 de dezembro de 1990, correto afirmar que o Regime Jurdico nico dos servidores pblicos civis: da Unio e das autarquias, fundaes e empresas pblicas federais 207 - A forma de provimento no cargo pblico, anteriormente ocupado, pelo servidor estvel, como decorrncia de no haver ele satisfeito as condies do estgio probatrio, que seria necessrio sua efetivao em outro, para o qual fora nomeado, a: reconduo. 208 - O prazo mximo de validade dos concursos pblicos, prorrogvel uma vez por igual perodo, ser de at: 2 anos. 209 -O primeiro colocado em concurso pblico: adquire direito subjetivo nomeao, com preferncia sobre qualquer outro candidato. 210 - A modalidade de provimento em cargo pblico: Nomeao. 211 - Ao estabelecer cos cargos pblicos a todos brasileiros, a Constituio Federal de 1988 exclui expressamente: os estrangeiros residentes no pas. 212 - O servidor pblico, durante o estgio probatrio: fica sujeito a exonerao desde que se comprove administradamente sua incapacidade ou inadequao para o servio. 213 - Constitui forma de provimento de cargo pblico: a transferncia; o aproveitamento; a reverso;

a reintegrao. 214 - A exigncia de prvia aprovao em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, nos termos da Constituio de 1988: no se aplica aos cargos em comisso declarados em lei de livre nomeao e exonerao. 215 - De acordo com a legislao federal em vigor, se o servidor nomeado para um cargo pblico toma posse, mas no entra em exerccio dentro do prazo estipulado, dever ser: exonerado de ofcio. 216 - A reinvestidura do servidor estvel no cargo do qual foi demitido, quando invalidada a sua demisso chama-se: reintegrao. 217 - O servidor adquire, na forma da lei, estabilidade no: servio pblico. 218 - O estgio probatrio ter durao de: 24 meses. 219 - So formas de provimento e vacncia do cargo pblico ao mesmo tempo: reconduo, promoo, readaptao e transferncia. 220 - Reverso, encontrando-se provido o cargo, o servidor: exercer suas atribuies como excedente. 221 - Corresponde conseqncia da no-aprovao em estgio probatrio de servidor pblico no-estvel: A servidor ser exonerado. 222 - Sobre o concurso pblico, quanto ao prazo de sua validade, correto afirmar que: A Constituio Federal estabelece apenas um limite mximo que ser de at dois anos. Cabe ao rgo promover, determinar o prazo, respeitando o limite imposto pela CF/88. Segundo, ainda, a prpria CF, o prazo de validade poder ser prorrogado uma nica vez e por igual perodo. 223 - A investidura em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que o servidor tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, denomina-se: readaptao. 224 - O conceito exato de readaptao, como forma de provimento de cargo pblico: Investidura do servidor em cargo de atribuies e responsabilidades compatveis com a limitao que tenha sofrido em sua capacidade fsica ou mental, verificada em inspeo mdica. 225 - Entre as formas de provimento de cargo pblico, previstos na Lei n. 8.112/90, que tambm acarretam simultnea vacncia em outro, destaca-se:

a reconduo. 226 - O modo previsto na Lei n. 8.112/90, pelo qual o servidor pode ser deslocado de um quadro de pessoal para o outro de rgo, sem acarretar vacncia nem provimento de cargo a; redistribuio. 227 - No acarreta, necessariamente, a vacncia do cargo pblico, a: sua nomeao para outro cargo. 228 - Sobre a exonerao e a demisso, podemos afirmar: a demisso tem carter punitivo e a exonerao, no. 229 - NL trabalha seis anos no servio pblico federal, mas no lhe foi concedido licenaprmio. possvel que a concesso, antes de 11/10/96, tenha dado por ter: NL gozado afastamento do cargo para acompanhar sua companheira. 230 - correto afirmar que: O servidor pblico tem direito a frias anuais remuneradas, na forma prevista na Constituio. 231 - correto afirmar que: Para fins de estabilidade no servio ativo, no se conta o tempo de servio prestado em empresa privada. Vencimento a retribuio pecuniria pelo exerccio de cargo pblico com valor fixado em lei. 232 - A apurao de tempo de servio: interrompe-se no caso de licena para qualquer fim. 233 - A remunerao o vencimento do cargo efetivo acrescido das vantagens pecunirias permanentes estabelecidas em lei. Sendo que a menor remunerao atribuda aos cargos no ser inferior a: 1/20 do teto da remunerao percebida pelos Ministros de Estado, membros do Congresso Nacional e Ministros do Supremo Tribunal Federal. 234 - A licena concedida ao servidor, para acompanhar cnjuge deslocado para outro ponto do territrio, ser: por prazo indeterminado e sem remunerao. 235 - O direito assegurado ao servidor requerer aos poderes pblicos, em defesa de seus interesses, quanto aos atos de demisso ou cassao da aposentadoria, prescrevem em: cinco anos. 236 - Sobre direitos e vantagens do servidor pblico civil, correto afirmar que: O vencimento, a remunerao e o provento no sero objeto de arresto, seqestro ou penhora, exceto nos casos de prestao de alimentos resultante de deciso judicial.

237 - um funcionrio foi surpreendido vendendo roupas e acessrios no recinto da repartio, fora do horrio normal de expediente, correto afirmar que: Ele cometeu uma falta grave, punvel com a pena de demisso. 238 - Das responsabilidades do servidor - O servidor responde civil, penal e administrativamente pelo exerccio irregular de suas atribuies. - O servidor responde civil por ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, praticado no desempenho do cargo ou funo. - Ato omissivo: nasce-se no um agir por parte do agente quando este tinha o dever de agir. - Ato comissivo; aquele resultante de um agir, de uma ao positiva por parte do agente. - Ato doloso: o praticado com plena conscincia do dano a ser causado e a ntida inteno de alcanar tal objetivo ou assumir o risco de produzi-lo. - Ato culposo: o ato do agente caracterizado pela imprevisibilidade, pela manifestao da falta do dever de cuidado em face das circunstncias. So modalidades de culpa: - Imprudncia: atitude em que o indivduo atua com precipitao, sem devida cautela. - Negligncia: quando o agente, podendo tomar as precaues exigidas no o faz por no o faz por displicncia, inrcia ou preguia. - impercia: a inabilidade, a falta de conhecimentos tcnicos para o exerccio do ofcio. a responsabilidade civil, em sua essncia, pressupe prejuzo patrimonial, e visa reparao material. - A responsabilidade civil pressupe prejuzo patrimonial, e visa reparao material. - A responsabilidade civil do agente pblico subjetiva, isto , fica sujeita comprovao de dolo ou culpa. 239 - Crimes contra a Administrao Pblica A seguir esto relacionados os crimes que, praticados por servidor pblico no exerccio de seu cargo, constituem crimes contra a Administrao Pblica, nos termos do Cdigo Penal. - Peculato: Art. 312. Apropriar-se o funcionrio pblico de dinheiro, valor ou qualquer outro bem mvel, pblico ou particular, de que tem posse em razo de cargo, ou desvi-lo, em proveito prprio ou alheio. Pena - recluso, de 2 a 12 anos, e multa. - Extravio, sonegao ou inutilizao de livro ou documento: Art. 314. Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de quem tem a guarda em razo do cargo; soneg-lo ou inutiliz-lo, total ou parcialmente. Pena - recluso, de 1 a 4 anos, se o fato no constitui crime mais grave. - Emprego irregular de verbas ou rendas pblicas: Art. 315. dar s verbas ou rendas pblicas aplicao diversa da estabelecida em lei. Pena - deteno, de 1 a 3 meses, ou multa. - Concusso: Art. 316. Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da fundao ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida. Pena - recluso, de 2 a 8 anos, e multa.

- Excesso de exao: 1 Se o funcionrio exige imposto, taxa ou emolumento que sabe indevido, ou quando devido, emprega na cobrana meio vexatrio ou gravoso, que a lei no autoriza. Pena - deteno, de 2 a 12 anos, e multa. - 2 Se o funcionrio desvia, em proveito prprio ou de outrem, o que recebeu indevidamente para recolher aos cofres pblicos. Pena - deteno, de 2 a 12 anos, e multa. - Facilitao do contrabando ou descaminho: Art. 318. Facilitar, com infrao de dever funcional, a prtica de contrabando ou descaminho (art. 33). Pena - recluso de 2 a 5 anos, e multa. - Prevaricao: Art. 319. Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal. Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. - Condescendncia criminosa: Art. 320. Deixar o funcionrio, por indulgncia, de responsabilizar subordinado que cometeu infrao no exerccio do cargo ou, quando lhe falte competncia, no levar o fato ao conhecimento da autoridade competente. Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms e multa. - Advocacia administrativa: Art. 321. Patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a Administrao Pblica, valendo-se da qualidade de funcionrio. Pena - deteno, de 1 a 3 meses ou multa. - Pargrafo nico. Se o interesse ilegtimo. Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, alm da multa. - Abandono de funo: Art. 323. Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei: Pena - deteno, de 15 dias a 1 ms, ou multa. - 1 Se o fato resulta prejuzo pblico: Pena - deteno, de 3 meses a 1 ano, e multa. - 2 Se o fato ocorre em lugar compreendido na faixa fronteira: Pena - deteno, de 1 a 3 anos, e multa. - Violao de sigilo funcional: Art. 325. Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao: Pena - deteno de 6 meses a 2 anos, ou multa, se o fato no constitui crime mais grave. - Violao de sigilo de proposta de concorrncia: Art. 326. Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica, proporcionar a terceiros o ensejo de devass-lo: Pena - deteno de 3 meses a 1 ano, e multa. 240 - A pena de demisso ser aplicada ao servidor pblico: nos casos de improbidade administrativa. na utilizao de pessoal ou recursos matrias da repartio em atividades particulares; na atuao como procurador ou intermedirio junto s reparties pblicas. 241 - So penalidades disciplinares previstas no Regime Jurdico nico da Administrao Federal: cassao da aposentadoria; destruio de cargo em comisso; destruio de funo comissionada.

242 -Quanto acumulao remunerada de cargo pblico, correto afirmar que: H bice legal para a acumulao de dois cargos tcnicos. 243 - As sanes administrativas, civis e penais, aplicveis ao servidor: podero cumular-se, pois so independentes entre si. 244 - A legislao federal lista algumas condutas proibidas ao servidor pblico: Manter irmo sob sua chefia imediata em cargo de confiana. Atuar como procurador de seu tio, junto repartio pblica, com vistas de obter benefcio previdencirio. Promover manifestao de apreo a autoridade no interior das reparties. Crime de peculato, ou seja, valer-se do cargo para lograr proveito pessoal. 245 - No proibida a acumulao remunerada de: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro cargo tcnico ou cientfico; dois cargos privativos de mdicos; um cargo de promotor de justia e um funo de magistrio. 246 - A demisso uma penalidade disciplinar aplicada nos seguintes casos: improbidade administrativa; inassiduidade; crime de prevaricao. pratica de usura. 247 - No constitui motivo de demisso do servidor pblico, dentre os casos previstos na Lei n. 8112/90: exercer comrcio, como cotista de sociedade mercantil. 248 - Pelo exerccio irregular de suas atribuies, o servidor responde civil, penal e administrativamente, sendo que: a responsabilidade administrativa do servidor fica afastada, com a sua absolvio criminal, se negada a existncia ou autoria do fato. 249 - Algum que trabalhe em uma empresa pblica federal: no regido pelo Regime Jurdico nico (Lei n. 8112), mas proibido de acumular remuneradamente, cargo ou funo pblicos, respeitadas a excees constitucionais. 250 - Os atos de improbidade administrativa importam: suspenso dos direitos polticos, perda de funo pblica, indisponibilidade de bens e ressarcimento ao Errio. 251 - o servidor civil da Unio que cometer infrao administrativa, que configure tambm infrao penal, no ser punido disciplinarmente, se: ocorrer a prescrio penal.

252 - Um funcionrio valeu-se dolosamente de informaes obtidas em funo de seu cargo, e obteve proveito pessoal em detrimento da funo pblica. Esse funcionrio ser sujeito pena de: demisso e bem do servio pblico. 253 - considerado de efetivo exerccio, para todos os efeitos, o afastamento de servidor pblico federal efetivo, em licena mdica destinada a tratamento de sua prpria sade, por um perodo, mximo de at: dois anos 254 - Ao servidor pblico federal comum, regido pela lei do Regime Jurdico nico, no proibido: ter outro emprego no setor privado. 255 - A inassiduidade habitual do servidor federal prevista em lei, expressamente, como causa suficiente para aplicar-lhe penalidade disciplinar de: demisso. 256 - dever do funcionrio: atender prontamente expedio de certides requeridas para a defesa de direitos. 257 - O cometimento de crime contra a Administrao Pblica acarreta pena de: demisso. 258 - A penalidade atribuvel ao servidor que, injustificadamente, recusar-se a ser submetido a inspeo mdica determinada pela autoridade competente a: suspenso. 259 - Caso o servidor pblico seja reincidente na prtica de infrao disciplinar, cuja penalidade seja a advertncia, a pena: converte-se automaticamente em suspenso por 30 (trinta) dias. 260 - Se um servidor, no desempenho de suas atribuies, recusar f a documento pblico, estar praticando: falta administrativa, punvel com pena de advertncia, por escrito. 261 - vedado atribuir a outro servidor pblico ou atividades estranhas do cargo, emprego ou funo que ocupa, exceto: em situao de emergncia e transitoriedade. 262 - As pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que os seus servidores, nessa qualidade causarem a terceiros, assegurando o direito de regresso nos casos de culpa e dolo do agente. 263 - O cometimento da seguinte infrao enseja a aplicao de penalidade da advertncia ao servidor. Coao de subordinados no sentido de filiariamente de partido poltico.

264 - As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se sendo independentes entre si, mas a responsabilidade administrativa do servidor ser afastada, no caso de absolvio criminal que negue a existncia do fato ou autoria atribuda a ele. 265 - Sobre a responsabilidade do servidor pblico, correto afirmar que: As sanes civis, penais e administrativas podero cumular-se sendo independentes entre si. 266 - No inqurito administrativo, aps tipificada a infrao disciplinar do servidor, ser formulada uma pea processual, com a especificao dos fatos e a ele imputados e das respectivas provas, para propiciar-lhe a defesa. Essa pea chama-se: indicao. 267 - Da sindicncia realizada, para apurar irregularidade no servio pblico federal, em face da Lei n. 8112/90, art. 145, item II: pode resultar a aplicao da penalidade de disciplinar de suspenso por at trinta dias. 268 - O processo disciplinar previsto expressamente na Lei n. 8.112/90, deve desenvolver-se nas seguintes fases (art. 151): instaurao, inqurito administrativo e julgamento. 269 - O processo disciplinar poder ser revisto, quando aduzirem fatos novos ou circunstncias suscetveis de justificar a inocncia do punido: a qualquer tempo. 270 - A respeito do processo administrativo disciplinar correto afirmar que: A autoridade que receber a denncia annima de irregularidade no est obrigada a proceder apurao imediata do fato por sindicncia ou inqurito. 271 - O processo administrativo disciplinar para a apurao de infraes e aplicao das penalidades da Lei n. 8.027, de 12/4/90, ser regido: pelas normas legais e regulamentares em vigor, assegurando o direito de ampla defesa. 272 - O processo disciplinar desenvolve-se nas seguintes fases: instaurao, inqurito administrativo e julgamento. 273 - Sobre a reviso do processo disciplinar, correto afirmar que: Da reviso do processo no poder resultar agravamento de penalidade. 274 - O prazo para concluso do processo disciplinar no excede: sessenta dias prorrogveis por igual prazo. 275 - No necessrio processo administrativo disciplinar no caso de: exonerao. 276 - princpio do processo administrativo:

oficialidade, legalidade objetiva, informalismo ou formalismo moderado, verdade material ou real garantia de defesa, quando houver acusao, publicidade. 277 - A indicializao do servidor, com a especificao dos fatos a ele imputados e das respectivas provas, ser formulada, no processo administrativo disciplinar. depois que a instruo do inqurito tipificar a infrao disciplinar, para proporcionar a defesa do acusado, acompanhando a citao. 278 - Segundo o disposto em lei, a Unio obrigada a manter Plano de Seguridade Social para os servidores pblicos e suas famlias, incluindo uma srie de benefcios. Sobre o assunto, correto afirmar que: Deve ser assegurada a proteo maternidade, adoo e a paternidade. entre os benefcios prestados aos servidores, incluem-se a licena-paternidade e o auxliopaternidade. 279 - O servidor ser aposentado: voluntariamente, aos trinta anos de efetivo exerccio em funes de magistrio, se professor, e vinte e cinco anos, se professora com proventos integrais. 280 - A aposentadoria ser com proventos integrais, no caso de invalidez permanente, quando: decorrente de acidente em servio, molstia profissional ou doena grave, contagiosa ou incurvel, especificada em lei. 281 - Os atos de improbidade administrativa importam: suspenso dos direitos polticos, perda da funo pblica, indisponibilidade de bens e ressarcimento ao Errio. 282 - Quando se afirma que a obrigao da administrao indenizar o dano surge do ato lesivo e injusto causado vtima pela administrao (fato do servio), dispensada a prova de culpa da administrao, mas permitindo ao poder pblico demonstrar a culpa da vtima para excluir ou atenuar a indenizao, se est aderindo teoria: do risco administrativo. 283 - Para efeito de responsabilidade patrimonial objetiva, por dano causado a terceiro, o empregado de pessoa jurdica de direito privado, prestadora de servio pblico: considerado agente. 284 - Na apurao das responsabilidades por ato praticado por funcionrio pblico, vigora o princpio: a punio administrativa independe da judicial. 285 - As pessoas jurdicas de direito pblico respondero pelos danos que os seus servidores, nessa qualidade causarem a terceiros assegurando o direito de regresso nos casos de culpa e dolo do agente. 286 - Importar perda da funo pblica:

a prtica de atos de improbidade administrativa. 287 - O servidor que causar danos ou prejuzos Administrao, responder: civilmente, por dolo e culpa.

You might also like