You are on page 1of 6

A doena de Crohn uma doena crnica inflamatria intestinal, que atinge geralmente o leo e o clon (mas pode afectar

r qualquer parte do tracto gastrointestinal). Muitos danos so causados por clulas imunolgicas que atacam uma ou mais partes dos tecidos do tubo digestivo, mas no h certeza de etiologia autoimune. Os sintomas e tratamentos dependem do doente, mas comum haver dor abdominal, diarreia, perda de peso e febre. Actualmente no h cura para esta doena, no entanto os tratamentos permitem alvio dos sintomas e melhoria de qualidade de vida. A doena de Crohn uma das principais doenas inflamatrias intestinais. A outra a colite ulcerosa, que difere em vrios detalhes. Muitos acreditam que a doena de Crohn e a Colite ulcerosa so duas manifestaes extremas de um mesma patologia intestinal subjacente.

Etiologia
A etiologia ainda oficialmente desconhecida. No entanto supe-se que seja resultado de hiperactividade intestinal do sistema imunitrio digestivo por aco de factores ambientais com tendncia gentica. Pode ter relao com a doena reumtica Espondilite anquilosante[2]. Julga-se que esse factor ambiental ser provavelmente um vrus ou bactria que desencadeia uma reaco inflamatria descontrolada e inapropriada nas paredes do intestino, que se torna depois independente do agente inicial. A doena cursa com formao de granulomas, uma forma de defesa especifica do sistema imunitrio contra algumas bactrias intracelulares ou fungos. Uma teoria que tem sido suportada em alguns estudos ultimamente a de que o agente desencadeador seja o Mycobacterium avium-complexo. Contudo importante frisar que apesar de possivelmente desencadeada por um agente infeccioso, a doena devida a uma desregulao das defesas do prprio indivduo devido a factores genticos (alguns genes do MHC) e no ser causada pelo micrbio. Em individuos sem essa susceptibilidade, esse microorganismo nunca causa a doena. Recentemente[1], uma equipe de mdicos do Canad e E.U.A. descreveu que mutaes no gene IL23R, do cromossomo 1p31 (que codifica uma subunidade do receptor para a interleucina 23) estariam associadas a risco aumentado ou reduzido de desenvolver uma doena inflamatria intestinal. O achado suporta a hiptese de que a DII teria uma base gentica para a sua etiologia e indica novas linhas de pesquisa em busca de tratamentos mais eficazes. Estuda-se tambm uma possvel relao entre a doena e fatores de fundo psicolgico (j que o indivduo possui o problema, mas pode manifest-lo ou no).

Sintomas
A doena afecta qualquer poro do tracto gastrointestinal, mas mais comum no leo terminal e colon. A ocorre formao de granulomas e inflamao em sectores distintos, intercalados de forma bem delimitada por outros completamente saudveis (ao contrrio das leses difusas na colite ulcerosa-CI).

Imagem de endoscopia mostrando um clon com lcera serpiginosa, um achado clssico da doena de Crohn A doena progride com alguns perodos sintomticos interrompidos por outros sem sintomas. Pode progredir continuamente com deteriorao das leses, ou ser no progressiva, com regenerao das regies atingidas entre as crises. Metade dos doentes apresenta leses em ambos ileo e colon, enquanto 25% apresentam-nas limitadas ao colon. Os sintomas mais comuns so diarreia e dor abdominal, geralmente volta do umbigo na regio mais baixa direita (muitas vezes confundida com a apendicite), acompanhada de nuseas e vmitos acompanhados de febre moderada, sensao de distenso abdominal piorada com as refeies, perda de apetite e peso (podem provocar atraso de desenvolvimento e problemas de crescimento em adolescentes), mal-estar geral e cansao. Nas fezes pode haver eliminao de sangue, muco ou pus. Outras crises que podero aparecer, apesar de serem raras, so crises respiratrias em que a pessoa esta sempre com ataques violentos de tosse, principalmente durante a noite. A pessoa no consegue dormir deitada e com a fora da tosse, por vezes vomita e fica com faltas de ar pouco prolongadas. Este episdio costuma demorar sensivelmente uma semana, dependendo dos casos. Em alguns casos pode haver aftas, artralgias, eritema nodoso, inflamao nos olhos (conjuntivite secundria), problemas nos vasos sanguneos (tromboses ou embolias) e deficincia de ferro, vitamina B12 e cido flico. As complicaes so possiveis com a repetio das crises: artralgias ou artrite, em alguns casos, abcessos e fstulas (comunicaes anormais que facilitam infeces), obstrues intestinais (devido inflamao ou aderncias de partes inflamadas dos intestinos e fibrosao durante as cicatrizaes), clculos vesiculares (devido a m reabsorso intestinal dos sais biliares). So ainda comuns as fissuras e abcessos anais. Menos frequentemente, pode ocorrer sangramento, perfurao intestinal com peritonite. O cancro do colon raro ao contrrio do que ocorre na Colite ulcerosa. Como dito acima, estudam-se fatores de ativao que levam manifestao da doena. H indivduos que a possuem, mas nunca a manifestam. H indivduos que a manifestam uma nica vez na vida. Podem ocorrer diversas situaes.

Crohn se caracteriza por seus diferentes perodos. Pode estar em atividade (quando surgem os sintomas); ou pode estar inativa, ou remissiva (quando os sintomas cessam).

Diagnstico
O diagnostico por imagem normalmente feito com tomografia contrastada (endovenoso e oral juntos), normalmente o paciente acometido mostrara desde inflamacoes, espessamento, estenoses e massas tumorais ( Nos casos onde a inflamacao, se tornou cancerigena) . O transito intestinal, onde, o paciente toma Bario. um tipo de contraste em que o corpo nao faz absorcao do mesmo, durante de 2 a varias horas tiram se varios RX, com isso eles conseguem apenas descobrir se existe um bloqueio no intestino (a marioria dos medicos hoje em dia, quase nem acreditam em transito intestinal pois muito falso-negativo). Mas a melhor forma de confirmacao a colonoscopia, onde uma camera ira filmar como esta tudo internamente, desde do reto ate aproximadamente 20 cm adentro do ileo terminal, mas muitas vezes a colonoscopia pode aparentemente estar normal, mas na biopsia o paciente pode se surpreender com ileite, colite e retite, mostrando que todo o intestino esta inflamado. Mas como a doenca de Crohn tem um diagnostico muito complicado, normalmente quando voce esta com suspeita de doenca gastrointestinais, os medicos necessarimente pedira todos esses exames e mais muitos. Dois exames de sangue, ASCA e p-ANCA, podem ser usados no diagnstico da doena, mas no so confirmatrios e so limitados devido ao seu custo elevado. Anlises ao sangue permitem ainda verificar se h anemia (que pode indicar sangramento no intestino), e se h uma alta taxa de glbulos brancos (sinal de infeces algures no corpo). A Tomografia computadorizada tambm til, assim como as bipsias. A distino com a colite ulcerosa e a eliminao de possveis diagnsticos alternativos como gastrenterites bacterianas ou parasitrias so importantes na escolha de tratamentos.

Tratamento e dieta
O tratamento depende da localizao, severidade da doena, complicaes e resposta aos tratamentos anteriores. Pretende-se reduzir a inflamao, corrigir deficincias nutricionais e aliviar os sintomas. O tratamento pode incluir medicao, complementos nutricionais, cirurgia ou a combinao das trs. Os frmacos mais usados so imunodepressores como aminosalicilatos, corticosterides. A cirurgia com exciso das regies mais afectadas melhora o prognstico dos casos mais graves. No possvel predizer quando ocorrem os sintomas e regresses; um doente necessita de consultas regulares e vigilncia mdica. Algumas pessoas sofrem de intolerncia alimentar, muitas vezes lactose, comida picante, chocolate, lcool, caf, leguminosas e especiarias; assim, o regime alimentar deve ser individualizado. Atravs de Dietoterapia, pretende-se manter ou aumentar o peso atravs dos hidratos de carbono de absoro rpida, mas tambm de gorduras numa quantidade bem tolerada.

Os frmacos do grupo dos aminosalicilatos so usados com algum sucesso no seu controle, mas menos que com a colite ulcerosa. Para alm destes so usados corticosteroides, imunossupressores (azatioprina) e mais recentemente medicamentos biolgicos (Infliximab e Adalimumab). O controle dos sintomas com a medicao adequada pode prolongar o perodo de inativade ou mesmo anular os perodos de atividade. H casos em que o paciente passou a no tomar mais remdios, apenas controlando sua doena com a dieta, depois de tratado com os medicamentos corretos. Em alguns casos o paciente pode necessitar de ser submetido a uma interveno cirrgica

Prognstico
A maioria dos casos moderado e controlado pela medicao e a vida normal possivel. A taxa de mortalidade de 15% em 30 anos com a doena. No entanto pode ser muito debilitante para alguns outros, sem provocar a morte

Histria
A primeira descrio cientifica da doena ocorreu em 1913, pelo escocs Dazliel; no entanto s foi largamente reconhecida quando Burrill Crohn e dois colegas descreveram vrios casos em 1932.

Referncias
1. Duerr RH, Taylor KD, Brant SR, Rioux JD, Silverberg MS, Daly MJ, Steinhart AH, Abraham C, Regueiro M, Griffiths A, Dassopoulos T, Bitton A, Yang H, Targan S, Datta LW, Kistner EO, * Schumm LP, Lee AT, Gregersen PK, Barmada MM, Rotter JI, Nicolae DL, Cho JH. A Genome-Wide Association Study Identifies IL23R as an Inflammatory Bowel Disease Gene Science. 2006 Dec 1;314(5804):1461-3. Epub 2006 Oct 26 DOENA DE CROHN O que ? O conjunto das Doenas Inflamatrias Intestinais (DII) abrange a Doena de Crohn (DC) e a Retocolite Ulcerativa (RCU). A Doena de Crohn caracteriza-se por inflamao crnica de uma ou mais partes do tubo digestivo, desde a boca, passando pelo esfago, estmago, intestino delgado e grosso, at o reto e nus. Na maioria dos casos de Doena de Crohn, no entanto, h inflamao do intestino delgado; o intestino grosso pode estar envolvido, junto ou separadamente. A doena leva o nome do mdico que a descreveu em 1932. Como se desenvolve? No se conhece uma causa para a Doena de Crohn. Vrias pesquisas tentaram relacionar fatores ambientais, alimentares ou infeces como responsveis pela doena. Porm, notou-se que fumantes tm 2-4 vezes mais risco de t-la e que particularidades da flora intestinal (microorganismos que vivem no intestino e ajudam na digesto) e do sistema imune (mecanismos naturais de defesa do organismo) poderiam estar relacionadas. Nenhum desses fatores, isoladamente,

2. 3. 4.

5. 6.

poderia explicar por que a doena inicia e se desenvolve. O conjunto das informaes disponveis, at o momento, sugere a influncia de outros fatores ambientais e de fatores genticos. 7. Nota-se a influncia dos fatores genticos em parentes de primeiro grau de um indivduo doente por apresentarem cerca de 25 vezes mais chance de tambm terem a doena do que uma pessoa sem parentes afetados. 8. O que se sente? 9. A Doena de Crohn costuma iniciar entre os 20 e 30 anos, apesar de ocorrerem casos tambm em bebs ou casos iniciados na velhice. Os sintomas mais freqentes so diarria e dor abdominal em clica com nuseas e vmitos acompanhados de febre moderada, sensao de distenso abdominal piorada com as refeies, perda de peso, mal-estar geral e cansao. Pode haver eliminao, junto com as fezes, de sangue, muco ou pus. A doena alterna perodos sem qualquer sintoma com exacerbaes de incio e durao imprevisveis. 10. Outras manifestaes da doena so as fstulas, que so comunicaes anormais que permitem a passagem de fezes entre duas partes dos intestinos, ou do intestino com a bexiga, a vagina ou a pele. Essa situao, alm de muito desconfortvel, expe a pessoa infeces de repetio. As fstulas ocorrem isoladamente ou em associao com outras doenas da regio prxima ao nus, como fissuras anais e abscessos. 11. Com o passar do tempo, podem ocorrer complicaes da doena. Entre as mais comuns esto os abscessos (bolsas de pus) dentro do abdmen, as obstrues intestinais causadas por trechos com estreitamento - causado pela inflamao ou por aderncias de partes inflamadas dos intestinos. Tambm pode aparecer a desnutrio e os clculos vesiculares devido m absoro de certas substncias. Outras complicaes, ainda que menos freqentes, so o cncer de intestino grosso e os sangramentos digestivos. 12. Alguns pacientes com Doena de Crohn podem apresentar evidncias fora do aparelho digestivo, como manifestaes na pele (Eritema Nodoso e Pioderma Gangrenoso), nos olhos (inflamaes), nas articulaes (artrites) e nos vasos sangneos (tromboses ou embolias). 13. Como o mdico faz o diagnstico? 14. A base do diagnstico pela histria obtida com o paciente e pelo exame clnico. Havendo a suspeita da doena, radiografias contrastadas do intestino delgado (trnsito intestinal) podem ajudar na definio diagnstica pela achado de ulceraes, estreitamentos e fstulas caractersticas. O intestino grosso tambm costuma ser examinado por enema baritado (Rx com contraste introduzido por via anal) ou colonoscopia (endoscopia). Esse ltimo exame, que consiste na passagem por via anal de um aparelho semelhante a uma mangueira, permitindo a filmagem do interior do intestino grosso, tem a vantagem de permitir tambm a realizao de bipsias da mucosa intestinal para serem analisadas ao microscpio. 15. Mais recentemente, dois exames de sangue, conhecidos pelas siglas ASCA e pANCA, j podem ser usados no diagnstico da Doena de Crohn entre ns, ainda que no sejam confirmatrios e tenham seu uso limitado pelo custo. 16. Como se trata? 17. O tratamento da Doena de Crohn individualizado de acordo com as manifestaes da doena em cada paciente. Como no h cura, o objetivo do tratamento o controle dos sintomas e das complicaes.

18. No h restries alimentares que sejam feitas para todos os casos. Em algumas pessoas, observa-se intolerncia a certos alimentos, freqentemente, lactose (do leite). Nesses casos, recomenda-se evitar o alimento capaz de provocar a diarria ou a piora de outros sintomas. Indivduos com doenas no intestino grosso podem ter benefcios com dieta rica em fibras (muitas verduras e frutas), enquanto que em indivduos com obstruo intestinal pode ser indicada dieta sem fibras. 19. Alm de adequaes na dieta, medicamentos especficos podem ser usados para o controle da diarria com razovel sucesso. O uso desses medicamentos deve sempre ser orientado pelo mdico, j que h complicaes graves relacionadas ao seu uso inadequado. 20. Medicamentos especficos que agem principalmente no controle do sistema imune so usados no tratamento dos casos que no obtm melhora satisfatria apenas com dieta e antidiarricos. So eles a sulfassalazina, mesalamina, corticides, azatioprina, mercaptopurina e, mais recentemente, o infliximab. Pelo seu custo e efeitos colaterais, a deciso sobre o incio do uso, a manuteno e a escolha do medicamento deve ser feita por mdico com experincia no assunto, levando em conta aspectos individuais de cada paciente. 21. Alguns doentes com episdios graves e que no melhoram com uso das medicaes nas doses mximas e pelo tempo necessrio, podem necessitar de cirurgia com retirada da poro afetada do intestino. 22. Situaes que tambm requerem cirurgia so sangramentos graves, abscessos intra-abdominais e obstrues intestinais. Apesar de se tentar evitar ao mximo a cirurgia em pacientes com Doena de Crohn, mais da metade necessitaro de pelo menos uma ao longo da vida. Retiradas sucessivas de pores do intestino podem resultar em dificuldades na absoro de alimentos e em diarria de difcil controle. 23. Como se previne? 24. No h forma de preveno da Doena de Crohn (DC). 25. Pessoas j doentes so fortemente orientadas a no fumar como forma de evitar novas exacerbaes. O uso crnico das medicaes usadas para o controle das crises no mostrou o mesmo benefcio na preveno de novos episdios, devendo, portanto, ser individualizada a manuteno ou a suspenso do tratamento aps o controle dos sintomas iniciais ou de agudizao. 26. Perguntas que voc pode fazer ao seu mdico 27. Para que serve o tratamento? 28. Devo tomar os remdios quando estiver bem? E se estiver bem h muito tempo? 29. O que fao quando acabar a receita? 30. Essa doena tem cura? 31. Vou precisar repetir exames? De quanto em quanto tempo? 32. O que fao se os sintomas piorarem durante o tratamento? 33. Que tipo de remdio posso ou no usar para outros problemas? 34. Vou poder ter uma vida "normal"? 35. Posso precisar de cirurgia? Se operar vou ficar curado? 36. H outros sintomas ou doenas associadas Doena de Crohn?

You might also like