You are on page 1of 10

1

Polticas de Minorias e Polticas Culturais: de Tocqueville contemporaneidade


Fabrcio Santos de Mattos 1

Resumo: O artigo analisa a obra de Alxis de Tocqueville, buscando compreender sua discusso sobre a democracia e minorias. Parte-se do conceito Tocquevilliano de minoria poltica, em comparao com as novas concepes de minoria, construdas a partir de imbricaes entre comunicao, cultura e poltica, recorrentes na contemporaneidade, assim como a necessidade de elaborao de polticas culturais que atuem em favor da democratizao da sociedade. Palavras-chave: Tocqueville; poltica de minorias; polticas culturais.

1 - Questes sobre o livro A Democracia na Amrica Para elaborar sua pesquisa sobre a democracia, Alxis de Tocqueville observou os costumes e instituies da sociedade americana durante nove meses, e, partindo dos princpios do empirismo, buscou uma conceituao e generalizao dos fenmenos sociais presentes naquela sociedade. Tocqueville, ento, aproximou-se da metodologia elaborada por Montesquieu, produzindo uma anlise generalista, e baseando sua pesquisa em categorias como: condies geogrficas, leis, costumes e hbitos da sociedade americana. Porm, pode - se considerar que o autor supera a teoria de Montesquieu, pois chega a desenvolver conceitos e cria o que Max Weber conceituaria mais tarde como tipos ideais (exageraes da realidade, que no caso de Tocqueville, consistia em imaginar uma democracia ideal). possvel pensar que o autor, partindo dos princpios da cincia poltica, sinaliza o incio de uma nova cincia da modernidade: a sociologia. Segundo Tocqueville Para conhecer a legislao e os costumes
1

Graduado em Comunicao Social com habilitao em Jornalismo pela Universidade Federal do Par (UFPA), mestrando do Programa de Ps-Graduao em Polticas Pblicas e Sociedade da Universidade Estadual do Cear (UECE) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Polticas Pblicas de Cultura da UECE. E-mail: fsdemattos@gmail.com.

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

de um povo, preciso ento comear pelo estudo de sua situao social (TOCQUEVILLE, 1987, p. 35). Como caractersticas fundamentais dessa sociedade, o autor identifica o pragmatismo (sua inclinao mais cincia prtica do que terica e preocupao no pelo o que elevado e perfeito, mas pelo que rpido e til), a ambio, o jogo e a busca de engenhos e atalhos. Alm disso, percebe na religio protestante a caracterstica central da formao tica da sociedade americana, antecipando e servindo de base para a teorizao sociolgica de Max Weber, que aconteceria anos mais tarde. Tocqueville afirma:
Foi a religio que deu nascimento s sociedades anglo-americanas: preciso nunca esquecer isso; nos Estados Unidos, a religio confunde-se, pois,com todos os hbitos nacionais e todos os sentimentos que a ptria faz nascer; isso lhe d uma fora particular. Acrescente-se a esta razo poderosa, uma outra, que no o menos: na Amrica, a religio, por assim dizer, fixou os seus prprios limites; ali, a ordem religiosa ficou inteiramente distinta da ordem poltica, de tal sorte que se puderam modificar facilmente as leis antigas sem abalar as antigas crenas. Assim, conservou o cristianismo grande domnio sobre o esprito dos americanos e, fato que desejo assinalar particularmente, de modo nenhum reina apenas como uma filosofia que se adota depois de um exame, mas como uma religio na qual se cr sem discutir. (Idem, ibidem, p. 87)

2 A Democracia na Amrica, segundo Tocqueville Em seu livro A Democracia na Amrica, Tocqueville descreve a democracia como um processo dinmico, universal e irreversvel, fundada no princpio de uma igualdade de crescimento gradual. O autor percebeu, j no sc. XVIII, que as sociedades aristocrticas (de princpios hierrquicos) estavam em processo de substituio inevitvel pelas sociedades democrticas (de princpios igualitrios); a disseminao de um processo de igualdade era para ele o irreversvel sinal da democracia e que tal processo no se relacionava apenas com a questo econmica, mas com a igualdade poltica, jurdica e cultural. A liberdade, segundo Tocqueville, era essencialmente o livre arbtrio, a liberdade de escolha da pessoa humana, o seu poder moral sobre o prprio destino, o seu dever e seu direito de encarregar-se de si mesmo, sem deixar a ningum muito menos ao Estado esse sagrado encargo. Recorrentemente, Tocqueville demonstra aos seus leitores a fragilidade da liberdade, que a qualquer momento poderia ser destruda.

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

Tocqueville acreditava que a liberdade era o contrapeso de uma igualdade extremada, que poderia gerar males ou perigos, dentre os quais: a tirania da maioria, a exacerbao do individualismo e o despotismo. O autor descreve o movimento que acentua a disseminao da igualdade nas sociedades democrticas. A mnima dessemelhana parece chocante no seio da uniformidade geral; seu aspecto torna-se cada vez mais insuportvel medida que a uniformidade se vai tornando mais completa (Idem, ibidem, p. 234).

2.2 - Liberdade e igualdade na balana da democracia O aristocrata Alxis de Tocqueville descreve o surgimento e os perigos de uma sociedade massificada, baseada na homogeneizao e perda dos valores aristocrticos. Segundo o autor, o desenvolvimento de uma sociedade massificada ameaaria o futuro da liberdade, que por fim representaria um perigo para o estado social democrtico. Tocqueville descreve nesta passagem as caractersticas da tirania da maioria:
Quando um homem ou um partido sofre injustia nos Estados Unidos, a quem quereis que se dirija? opinio pblica? ela que forma a maioria. Ao corpo legislativo? Representa a maioria, obedecendo-lhe cegamente. Ao poder executivo? nomeado pela maioria, servindo-lhe de instrumento passivo. fora pblica? No seno a maioria em armas. Ao jri? a maioria revestida do direito de pronunciar sentenas: os prprios juzes, em certos Estados, so eleitos pela maioria. Seja qual for a iniqidade ou insensatez da medida que vos atingir, terei de submeter-vos a ela (Idem, ibidem, p. 267)

Tocqueville demonstra tambm como o individualismo nasce da igualdade, nas sociedades democrticas. A democracia ao quebrar a cadeia aristocrtica, a sociedade de ordenamentos que subia do campons ao rei, separa cada elo. A aristocracia mantinha igualmente uma cadeia entre as geraes, entre os mortos e os vivos e os que ainda vo nascer. A democracia quebra tambm esta segunda cadeia; as famlias aparecem, desaparecem, mudam.
O individualismo um sentimento refletido e pacfico, que dispe cada cidado a isolar-se da massa de seus semelhantes e a retirar-se com as suas famlias e seus amigos; de tal modo que, depois de haver criado uma pequena sociedade para seu uso, de bom grado abandona a si mesma a grande sociedade (...) O individualismo de origem democrtica e ameaa desenvolver-se medida que as condies se equalizam.(...) medida que as condies se equalizam, existe um nmero maior de indivduos que, no sendo mais bastante ricos nem bastante poderosos para exercer uma grande influncia sobre o destino de seus semelhantes, adquiriram ou conservaram, no entanto, bastante saber e bens para poder se bastar a

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

si mesmos. No devem nada a ningum e, por assim dizer, no esperam nada de ningum; habituam-se a se considerar sempre isoladamente e imaginam de bom grado que seu destino est inteiramente em suas mos (Idem, ibidem, p. 290)

No decorrer de sua argumentao, Tocqueville apresenta o despotismo como gerador de um Estado totalizante e paternal. Para o autor, as sociedades igualitrias experimentam a tendncia de outorgar direitos cada vez maiores ao poder central, por ser este o nico representante visvel e permanente dos interesses coletivos. O Estado desptico seria, portanto, baseado numa idia de poder nico e central, que se exerceria sem intermedirios e se abateria sobre os indivduos. Tal poder aprecia a igualdade que lhe facilita singularmente a ao, pois a uniformidade lhe poupa o exame de uma infinidade de pormenores. Assim, o despotismo percebido pelo autor seria mais extenso e mais suave, um despotismo de tutores - mais do que de tiranos.
Desejo imaginar sob quais novos traos poderia produzir-se no mundo o despotismo; vejo inumervel multido de homens semelhantes e iguais, que sem descanso giram roda de si mesmos, a fim de obterem pequenas e vulgares satisfaes, com que enchem a alma. Cada um deles, isolando-se parte, como que estranho ao destino dos demais; seus filhos e seus amigos particulares formam para ele toda a espcie humana... Acima de todos, eleva-se um poder imenso e tutelar, nico a encarregar-se de assegurar-lhes os gozos e de velar sobre a sua sorte. absoluto, detalhado, regular previdente e suave. Assemelhar-se-ia ao poder paternal se, como este, tivesse por objeto preparar os homens para a idade viril, mas, pelo contrrio, procura apenas fix-los irrevogavelmente na infncia; apraz-lhe que os cidados se divirtam desde que s pensem em divertir-se. De bom grado trabalha pela sua felicidade, mas desta quer ser o nico agente e o rbitro exclusivo; prov a sua segurana, prev e assegura suas exigncias, facilita-lhes os prazeres, dirige-lhes os principais negcios e a indstria, determina as sucesses, divide as heranas; pudesse ele suprimir-lhes inteiramente a preocupao de pensar a dificuldade de viver! (idem, ibidem, p. 86)

Tocqueville acreditava que, para uma democracia ideal, era necessrio possuir liberdade poltica, a centralizao governamental e descentralizao administrativa e o fortalecimento da religio. A liberdade era um processo constante e dinmico que os cidados deveriam buscar e defender incessantemente, este era o seu preo:
No seria demasiado afirmar: no h nada mais fecundo em maravilhas do que a arte de ser livre; mas no h nada mais penoso que a aprendizagem da liberdade. O mesmo no se d com o despotismo. O despotismo se apresenta frequentemente como o reparador de todos os males sofridos; o apoio da razo, o sustentculo dos oprimidos e o instaurador da ordem. Os povos adormecem no seio da prosperidade momentnea que ele propicia; e quando despertam, esto na misria. A liberdade, ao contrrio, comumente nasce no meio das tempestades,

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

estabelece-se penosamente entre as discrdias civis e no seno quando j est velha que se pode conhecer seus benefcios.(Idem, ibidem, p. 89).

Assim, para o pleno desenvolvimento da democracia, segundo Tocqueville, era necessrio tambm garantir as liberdades locais (instituies provinciais ou municipais e as associaes) e criar corporaes intermedirias e secundrias que funcionem como obstculos ao surgimento do despotismo. O autor despreza, portanto, o movimento sufocante da vontade das maiorias sobre as minorias.
O que , pois, uma maioria considerada coletivamente seno um indivduo que possui opinies e, no mais das vezes, interesses contrrios a um outro indivduo que chamamos de minoria? Ora, se admitis que um homem investido de onipotncia possa dela abusar contra seus adversrios, porque no admitis a mesma coisa para uma maioria? Os homens, ao se reunirem, mudam de carter? Tornam-se mais pacientes nos obstculos, tornam-se mais fortes? Quanto a mim, no teria como crer nisto; e o poder de fazer tudo, que recuso a um s de meus semelhantes, no o outorgaria jamais a muitos (Idem, ibidem, p. 157).

3 Polticas de minorias: de Tocqueville contemporaneidade O conceito tocquevilliano de minoria baseado num princpio quantitativo, como se pode perceber; em uma concepo proposta em contraposio tirania da maioria. Contemporaneamente, o conceito de minoria supera as questes numricas e se constitui a partir de demandas diferenciais, com caractersticas culturais e contra-hegemnicas. BARBALHO demonstra esse movimento:
A partir dos anos 50, e de modo crescente, novos movimentos sociais ocupam espaos importantes e colocam outras questes, ao lado das reivindicaes poltico-econmicas. So as minorias (sexuais, religiosas, tnicas etc.) que implodem o cenrio social com suas bandeiras poltico-culturais, exigindo do Estado no s o seguro-desemprego, assistncia social e servios pblicos, mas tambm o reconhecimento de suas diferenas de suas singularidades, de suas identidades. (...) De um lado, as minorias a afirmar suas diferenas (...) De outro, exigem que o direito de exercer sua singularidade no implique, na prtica, em desigualdades (sociais, polticas econmicas e ticas). (BARBALHO, 2005a, p. 30)

Ainda segundo o autor, interessa compreender as minorias, a partir de um devirminoritrio, seguindo a discusso de GUATTARI, ou seja:
A possibilidade (ou no) de um processo se singularizar diante das estratificaes dominantes de uma sociedade; a capacidade de subjetivao de uma minoria que escapa individualizao em srie do capital. A questo das minorias, por essa via de anlise, a da multiplicidade, da pluralidade; a de constituio

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

enquanto movimentos processuais (BARBALHO, 2005b, p. 03)

transversais

aos

estratos

sociais

As afirmaes identitrias desses movimentos minoritrios scio-culturais devem ser percebidas num processo contnuo de relaes de poder, compreendendo que estas identidades se afirmam como posicionamentos, em carter contrrio s culturas dominantes. Os novos movimentos sociais demonstram que o problema no necessariamente quantitativo, mas sim de uma construo de pensamento hegemnico totalizante. Segundo BARBALHO, recorrendo conceituao de GIDDENS (2002),
Tais movimentos renem elementos da poltica-emancipatria, em sua luta por minimizar ou eliminar a explorao e a desigualdade, e da poltica-vida, na busca de afirmar a liberdade de escolha de um estilo de vida. (BARBALHO, 2005a, p. 30)

Aqui tambm est posta em relevo uma nova dimenso para o conceito de cidadania, proposta pelos movimentos sociais. Esta nova cidadania que diz respeito imbricao entre cultura e poltica, como laos constitutivos de uma estratgia que atua na disputa de hegemonia entre as construes culturais subjacentes ao autoritarismo social, seus alvos fundamentais, e uma cultura de construo democrtica e processual.
O autoritarismo social engendra formas de sociabilidade numa cultura autoritria de excluso que subjaz ao conjunto das prticas sociais e reproduz a desigualdade nas relaes sociais em todos os seus nveis. Nesse sentido, sua eliminao constitui um desafio fundamental para a efetiva democratizao da sociedade. A considerao dessa dimenso implica desde logo uma redefinio daquilo que normalmente visto como o terreno da poltica e das relaes de poder a serem transformadas. E, fundamentalmente, significa uma ampliao e aprofundamento da concepo de democracia, de modo a incluir o conjunto das prticas sociais e culturais, uma concepo de democracia que transcende o nvel institucional formal e se debrua sobre o conjunto das relaes sociais permeadas pelo autoritarismo social e no apenas pela excluso poltica no sentido estrito. (DAGNINO, 1994, p.104-105)

Esta redefinio da noo de cidadania no expressa apenas como uma estratgia poltica, mas sim como uma poltica cultural, entendida como rea estratgica, envolvendo
o confronto de idias, lutas institucionais e relaes de poder na produo e circulao de significados simblicos. Sendo essas polticas criativas e propositivas, ao produzirem discursos, e detentoras de poder simblico atuante no campo cultural (MACGUIGAN 1996, apud BARBALHO, 2007, p. 39).

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

4 - Polticas de minorias e mdia Se contemporaneamente a cultura percebida como o mbito por excelncia das novas formas de fazer poltica na sociedade, o lugar de visibilidade dessas disputas a mdia. Para as minorias, o campo miditico, como campo atuante nas esferas de produo, circularidade, consumo e distribuio de bens simblicos e prticas culturais, pode ser a instncia primeira de visibilidade, legitimidade e credibilidade dos seus discursos. SODR afirma que:
A noo contempornea de minoria (...) refere-se possibilidade de terem voz ativa ou intervirem nas instncias decisrias do Poder aqueles setores sociais ou fraes de classe comprometidas com as diversas modalidades de luta assumidas pela questo social. Por isso, so considerados minorias os negros, os homossexuais, as mulheres, os povos indgenas, os ambientalistas, os antineoliberalistas etc. (SODR, 2005, p.12)

Ainda sob esta perspectiva, acrescenta BARBALHO:


a mdia que nos dias de hoje detm o maior poder de dar a voz, de fazer existir socialmente os discursos. Ento, ocup-la torna-se tarefa primordial da poltica da diferena, dando vazo luta das minorias no que ela tem de mais radical (no sentido de raiz): poder falar e ser ouvida. (BARBALHO, 2005, p. 36)

uma posio contraproducente pensar a comunicao apenas como um mecanismo de reproduo das dinmicas de domnio, controle social, consumismo etc. Para alm destas posies integradas, tambm possvel pensar a comunicao como um campo possuidor de potencialidades e mediador das dinmicas de sociabilidade contemporneas. Nesse sentido, a mdia um espao de politizao da cultura, que deve ser disputado, inclusive tornando-a objeto de polticas pblicas, e com isso fazendo a interseco entre as polticas culturais e polticas de comunicao2. Essa perspectiva pressupe a possibilidade de dar voz, fala, s minorias, ou seja, a comunicao pensada a partir da perspectiva da transformao, e no apenas da reproduo social. Segundo HOPENHAYN:
Em relao ao termo poltica necessrio fazer algumas consideraes. Existe uma distino de sentidos em relao poltica, que no idioma ingls, aparece sob a forma de duas palavras: Policy e Politics. Tal distino no existe nem no portugus, nem no espanhol. A primeira (Policy) diz respeito ao pblica no sentido programtico da ao governamental (Boln, 2006, p. 59), e onde atuam as polticas pblicas de cultura, enquanto a segunda (Politics) tem a ver com a poltica como luta pelo poder (Ibidem). Esta interseco se refere aqui s aes governamentais de carter democrtico.
2

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

El campo decisivo de lucha en la articulacin entre cultura y poltica se da cada vez ms en la industria cultural, y que dicha articulacin no se decide tanto en el modo de produccin como en las condiciones de circulacin. En otras palabras, no es tanto la produccin de sentido sino en su circulacin donde se juegan proyetos de vida, autoafirmacin de identidades, estticas y valores. En el campo de la circulacin hoy dia se desarolla uma lucha tenaz, molecular y reticular por apropriarse de espacios comunicativos a fin de plantear demandas, derechos, visiones de mundo y sensibilidades. En la circulacin, mucho ms que en la produccin, la cultura deviene poltica (HOPENHAYN, 2001, p. 72 apud BARBALHO, 2005, p. 37)

4 Democracia, comunicao e cultura O debate que propomos discutiu como as relaes sociais podem e devem ser constitudas a partir do entrelaamento das diferenas, e que a poltica pode tambm ser exercida dentro de arenas alternativas, espaos pblicos ampliados, para que a democracia possa ser percebida como uma construo permanente, o que diz respeito democratizao da prpria sociedade, um processo percebido por Alxis de Tocqueville desde o sculo XVIII. Como afirma DAGNINO (1994), a democratizao da sociedade est para alm das dinmicas representativas formais, constituindo uma luta interna contra o autoritarismo social. nesse sentido que as polticas de cultura e comunicao, quando atuantes como formas de visibilidade social, e atravs da circularidade, tem a possibilidade de contribuir para a politizao da cultura, ao negar a tradio liberal e multiculturalista, e atuando a favor do interculturalismo, da diferena. Segundo BOLN,
En concepciones multiculturales se admite la diversidad de culturas, subrayando su diferencia y proponiendo polticas relativistas de respecto, que a veces refuerzan la segregacin. En cambio, la interculturalidad remite a la confrontacin y el entrelazamiento, a lo que sucede cuando los grupos entran em relaciones de intercambio. Ambos trminos implican dos modos de produccin de lo social: la multiculturalidad supone la aceptacin de lo heterogneo ; la interculturalidad implica que los diferentes son lo que son em relaciones de negociacin, conflicto y prestamos recprocos (BLAN 2006, p. 98) .

O multiculturalismo reconhece que h diversidade, mas adota uma tradio universalista e liberal de primar pela harmonia e pela de paz, partindo de um utpico reconhecimento entre as culturas. O interculturalismo, no entanto, o territrio da diferena, o espao da negociao e do conflito, visto como tenso produtiva, como

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

conhecimento e reconhecimento do outro, interferncia e tenses existenciais. o territrio da poltica das minorias, vistas como vetores de democracia cultural, em contraposio viso de democratizao da cultura:
La democratizacin de la cultura tena como objeto uma concepcin de la cultura muy prxima a la cultura elitista y al patrimnio, de ah su afn de extensin al conjunto de la sociedad. (...) La democracia cultural, em cambio, al pensar la cultura de una manera amplia, no veia em la difusin de las obras artsticas su razn de ser, sine en el fomento de la creatividad y el respecto a la comn dignidad de las culturas de cada pueblo (Ibidem, p. 86)

Para a construo da democracia, fundamental construir mecanismos e/ou processos articuladores entre os espaos pblicos e os esforos cotidianos. Ao trazer o tema da cultura e da comunicao para o debate, sempre necessrio pensar de qual democracia estamos falando. Ou que tipo de democracia queremos? SODR(2005) nos d uma pista:
Na democracia, diz-se, predomina a vontade da maioria. verdade, mas um argumento quantitativo. Qualitativamente, democracia um regime de minorias, porque s no processo democrtico a minoria pode se fazer ouvir. Minoria , aqui, uma voz qualitativa. (SODR 2005, p.11).

Nesse sentido, quanto mais a resposta estiver prxima de uma democracia de ampliao de possibilidades, combatendo tanto frente s desigualdades sociais e econmicas quanto s restries de liberdade, tanto mais esta resposta estar prxima de um projeto poltico de ampliao da interveno cultural, num territrio em que as vrias culturas no apenas possam se exprimir, mas tambm se entrelaar, estimulando o conhecimento do outro, da experincia da alteridade e da politizao da cultura.

Bibliografia: ALVAREZ, S.; DAGNINO, E.; ESCOBAR, A. (orgs.). Cultura e poltica nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000. BARBALHO, Alexandre. Cultura minorias e mdia: ou algumas questes postas ao liberalismo. In: BARBALHO, Alexandre e PAIVA, Raquel (orgs.). Comunicao e cultura das minorias. So Paulo, Paulus, 2005a. ___________________. No ar da diferena. Mdia e cultura nas mos da juventude. In: XXVIII CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DA COMUNICAO, 2005. Rio de Janeiro. Anais. So Paulo: Intercom, 2005b. CD-ROM.

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

10

BOBBIO, Norberto, Futuro da Democracia. Paz e Terra, So Paulo, 2000, 10 ed., Traduo de Marco Aurlio Nogueira (Col.: Pensamento Crtico, n 63) BOLN, Eduardo Nivn. La poltica cultural: temas problemas y oportunidades. 1 ed. , Mxico, Consejo Nacional para la Cultura y las Artes/Fondo Regional para la Cultura y las Artes de la Zona Centro, 2006. BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simblicas. 3 ed. So Paulo: Perspectiva,1998. CHEVALLIER, Jean-Jacques, As Grandes Obras Polticas de Montesquieu a nossos Dias, Agir, Rio de Janeiro, 1992 4 ed DAGNINO, Evelina. Anos 90: poltica e sociedade no Brasil. So Paulo: Brasiliense, 1994. HEFFNER, Richard. Introduo edio Mentor. In: Democracia na Amrica. Editora Universidade de So Paulo, 1969. RUBIM, A. A. C. A contemporaneidade como idade mdia. So Paulo: Interface_ Comunicao, Sade, Educao. v.4 , n.7, p.25-36, 2000. SODR, Muniz. Por um conceito de minoria. In: BARBALHO, Alexandre e PAIVA, Raquel (orgs.). Comunicao e cultura das minorias. So Paulo: Paulus, 2005. TOCQUEVILLE, Alexis de, A Democracia na Amrica, Editora Itatiaia/ Universidade de So Paulo, So Paulo, 1987, 3 ed.

Revista Ensaios n.1, v.1, ano 1, 2 semestre de 2008

You might also like