You are on page 1of 5

UNIVERSIDADE ABERTA 2010/1 A INTRODUO CINCIA POLTICA

PODER POLTICO e SISTEMA POLTICO PARTIDOS POLTICOS: GNESE E EVOLUO

Ricardo Csar Av Tiago


Aluno N 1002386 Turma 06 Introduo Cincia Poltica E-Flio A Licenciatura em Cincias Sociais Universidade Aberta 2010/2011

O presente trabalho visa clarificar alguns conceitos essenciais tratados em cincia poltica, tentando, ao mesmo tempo, relacion-los entre si, para que possam ser melhor entendidos.

Poder Poltico
Partindo de um conceito geral de poder (que um elemento que se encontra em todas as relaes sociais), o qual se poder definir como a capacidade que indivduos ou grupos possuem de fazer valer os seus prprios interesses, de impor normas e comportamentos a terceiros, mesmo quando outros se opem, recorrendo a qualquer procedimento, incluindo, se necessrio, o uso da fora (coero), tentaremos chegar a uma definio de poder poltico. Com a crescente complexidade das actividades sociais e culturais do homem, emergem a polis (cidade-estado) e o estado (no sentido mais alargado). Para se poder funcionar em sociedade, o homem organiza-se politicamente, dentro da polis, surgindo a obedincia a um conceito abstracto, que o poder poltico, e no mais a um ser fsico em concreto (por ex., a um dono, ao pai, ao chefe). Ultrapassa-se a esfera do domstico (Maltez, 1996, p. 110), um poder que pode decidir sobre os fins e no s sobre os meios (Maltez, 1996, p. 112). um poder colectivo
atravs do qual se expressa a polis (Maltez 1996, p. 122). uma capacidade criada por um acordo social (Maltez, 1996, p. 115) Quando os homens se unem entre si, surge um poder institucional e simblico (Maltez, 1996, p. 115).

De acordo com o Prof. Adelino Maltez, s possvel entender o poder poltico se o perspectivarmos conforme o conceito de cidadania, porque o cidado aquele que participa na deciso, tanto o que governa como o que governado. O poder poltico quase sempre acompanhado por ideologias que so usadas para justificar as aces
de quem detm o poder (Giddens, 2010, p. 424).

H que distinguir autoridade de legitimidade. Esta significa que aqueles que se submetem autoridade a ela consentem e obedecem. A primeira significa o uso legtimo do poder, pelos que mandam. O poder poltico integra os dois conceitos: o poder na autoridade e na legitimidade. Importa ressaltar que, historicamente, o poder poltico comeou por ter uma base territorial relativamente pequena (a polis), passando depois a abranger reas cada vez mais vastas (estados, naes). Actualmente, o poder poltico pode ser exercido numa base extra-territorial, atravs de sobreposies de poderes (uma vez que os pases pertencem a organizaes colectivas com poder poltico mais ou menos alargado, como por exemplo a Unio Europeia ou as Naes Unidas).

Sistema poltico
Sistema poltico refere-se a qualquer conjunto de instituies, grupos ou processos polticos caracterizados por um certo grau de interdependncia recproca. o sistema em que o conjunto de elementos esto organizados em torno do Estado e do poder poltico para o exercer, para o influenciar, para participar,

_____________________________________________________________________________
Introduo Cincia Poltica - E-Flio A 12/04/2011

para se submeter ao seu exerccio ou para o combater (S, 1999, p. 34). Para este autor, O Estado tem que ser visto como articulador e centro dos sistemas polticos (idem, p. 34). O sistema poltico atende muito mais efectividade do que normatividade; e abarca no s os rgos e instituies formais ou constitucionais mas tambm as demais instituies e corporaes polticas ou sociais politicamente relevantes, as foras polticas (partidos) e econmico-sociais (sindicatos, associaes patronais), a ideologia dominante e o enquadramento exterior do estado (Miranda, 1996, pp.36 e 37).

Para o sistema poltico (aqui visto como Estado) so dirigidos inputs (informao), tais como exigncias, apoios e reclamaes e nele so produzidos outputs (decises polticas) que condicional a vida dos cidados e das instituies, que por sua vez, por um processo de feedback, voltam a dirigir novos inputs, estabelecendo-se um processo contnuo. Existem diversas formas de distinguir sistemas polticos: Por exemplo, Almond (citado por Pasquino) distingue 4 tipos, com base na qualidade da cultura poltica: Sistemas polticos angloamericanos, continentais, pr-industriais e totalitrios (Pasquino, 2002, p. 22). Giddens considera 3 tipos bsicos de sistemas polticos: monarquia, democracia liberal e autoritarismo. (Giddens, 2010, p. 425). Dentro destas existem tipos especficos, como monarquia constitucional, democracia participativa, democracia representativa, democracia liberal com representao multipartidria, etc.

Partidos polticos
Os partidos polticos fazem parte do sistema poltico, como foi referido anteriormente. Segundo o Professor Jorge Miranda, em sentido amplo, o partido vem a ser qualquer agrupamento de
indivduos destinado a conquistar, exercer ou conservar o poder poltico. Em Sentido restrito, pode definirse como a associao de carcter permanente organizada para a interveno no exerccio do poder poltico, procurando, com o apoio popular, a realizao de um programa de fins gerais (Miranda, 1996, p. 266).

Para Giddens, um partido poltico uma organizao orientada para adquirir o controlo legtimo do
governo atravs de um processo eleitoral(Giddens, 2010, p. 436). Para Giovanni Sartori, citado por

Pasquino, um partido qualquer grupo poltico identificado por uma designao oficial que se apresenta
s eleies e capaz de colocar, atravs de eleies (livres ou no), candidatos a cargos pblicos

(Pasquino, 2002, P. 154) Apesar dos partidos serem um fenmeno ligado ao Estado constitucional contemporneo, eles no surgiram logo aps a queda dos regimes absolutistas. Apenas quando houve uma consolidao das instituies representativas e como exigncia do seu funcionamento que os mesmos despontaram. A origem dos partidos, na concepo moderna, remonta aos anos 1825-1835, pois anteriormente, poca da Revoluo Francesa, haviam apenas clubes polticos (girondinos, jacobinos, ), associaes de pensamento, com tendncias de opinio. Precursores de partidos foram os tories e os whigs na Inglaterra (Sc. XVII) e os grupos de federalistas e republicanos aquando da formao dos _____________________________________________________________________________
Introduo Cincia Poltica - E-Flio A 12/04/2011

EUA (Sc. XVIII). Na Europa, estende-se o direito de sufrgio durante a 2 metade do Sc. XIX, expandindo-se os partidos, como forma de ligar os eleitores e os deputados.
O desenvolvimento dos partidos aparece ligado ao desenvolvimento da democracia, isto , extenso do sufrgio popular e das prerrogativas parlamentares, o nascimento dos partidos est portanto ligado ao dos grupos parlamentares e comits eleitorais (Fernandes, 1994, p, 188).

Assim A atitude do Estado face aos partidos foi passando progressivamente da oposio indiferena,
depois legitimao e por fim incorporao (S, 1999, p. 42)

No Sc. XIX os partidos comeam a revelar antagonismos ideolgicos e clivagens sociais. No Sc. XX os partidos tenderam progressivamente a ser partidos de massas. A partir da revoluo russa de 1917, surgem os regimes ditatoriais que suprimem o pluralismo poltico, o que deu origem a diversos tipos de sistemas polticos autoritrios, de partido nico, como o sovitico, o Nazi, o fascista italiano, etc. Subsistem distintas perspectivas sobre o nascimento dos partidos. Segundo Pasquino, uma gentica (sobre as modalidades de nascimento); outra estrutural (distinguindo os partidos com base nas caractersticas da sua organizao). Sobre a primeira, Stein Rockkan identifica 4 fracturas que deram origem a estas organizaes polticas: a) entre o centro e a periferia; b) entre o
Estado e a Igreja; c) entre os interesses agrcolas e industriais; d) entre os interesses dos patres, proprietrios, empresrios e os dos trabalhadores (estas ltimas, c) e d), a partir da Revoluo

Industrial). Maurice Duverger aponta outra explicao. Inicialmente os partidos teriam origem parlamentar (at 1900), posteriormente surgiriam partidos com origem extraparlamentar, e finalmente os com origem antiparlamentar. Sobre a segunda perspectiva, existem diversas classificaes quanto ao tipo de partidos: partidos de notveis, partidos de quadros, partidos de massas,
partidos de origem exterior, partidos de origem eleitoral e parlamentar, partidos directos e partidos indirectos, partidos de militantes e partidos de eleitores, partidos abrangentes, partidos de representao de classes, grupos ou ideologias, partidos de atraco, os de reunio, os de integrao, etc.

Dentro do sistema poltico, formam-se sistemas partidrios. Estes, so conjuntos de partidos, das
relaes que estabelecem entre si e com o poder, das suas caractersticas, dimenses e funes que desempenham num determinado sistema poltico (S, 1999, p. 44).

Tambm em relao aos sistemas partidrio existem diversas classificaes, tais como monopartidrios, hegemnicos, de partido predominante, bipartidrios, multipartidrios, etc. O cerne da democracia pluralista ou liberal consiste no direito de todos os partidos acederem ao poder, mediante eleies livres e no reconhecimento da liberdade de aco poltica da oposio. A maioria constitui governo e a minoria fica na oposio aquele e exercendo fiscalizao. , portanto, a partir do sistema partidrio que se podem tirar concluses acerca do prprio sistema poltico em que aquele se insere.

_____________________________________________________________________________
Introduo Cincia Poltica - E-Flio A 12/04/2011

Bibliografia:
Duverger, Maurice (1983). Sociologia da poltica elementos de cincia poltica. Coimbra: Livraria Almedina Fernandes, Antnio Jos (1995). Introduo cincia poltica teorias, mtodos e temticas. Porto: Porto Editora Giddens, Anthony (2010). Sociologia (8 Ed.). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian Lapierre, Jean-William (S/D) A anlise dos sistemas polticos. Lisboa. Edies Rolim Lara, Antnio de Sousa (2004). A grande mentira - ensaio sobre a ideologia e estado. Lisboa: Hugin Editores Maltez, Jos Adelino (1996). Princpios de cincia poltica introduo teoria poltica (2. Ed). Lisboa: ISCSP Miranda, Jorge (1996). Cincia poltica formas de governo. Lisboa: Ed. Pedro Ferreira Pasquino, Gianfranco (2002). Curso de cincia poltica (1 Ed.). Cascais: Princpia Rogeiro, Nuno (1997). O que a poltica. Lisboa: Difuso Cultural S, Lus de (1999). Introduo cincia poltica. Lisboa: Universidade Aberta Zippelius, Reinhold (1997). Teoria geral do estado (3 Ed.). Lisboa: Fundao Calouste Gulbenkian

_____________________________________________________________________________
Introduo Cincia Poltica - E-Flio A 12/04/2011

You might also like