You are on page 1of 9

CADERNO DE QUESTES

CONCURSO PBLICO

DATA: 08/02/2009 DOMINGO - MANH

ATENO

GABARITO

VERIFIQUE SE O GABARITO DESTE CADERNO CONFERE COM O CARTO DE RESPOSTAS

CARGO: Bombeiro Militar


A T E N O
O Caderno de Questes contm 50 questes de mltipla-escolha, cada uma com 5 opes (A, B, C, D e E) e 01 redao. 1. Ao receber o material, verifique no Carto de Respostas e na Folha de Resposta da Redao seu nome, nmero de inscrio, data de nascimento e cargo. Qualquer irregularidade comunique imediatamente ao fiscal de sala. No sero aceitas reclamaes posteriores. 2. A prova objetiva ter durao de 4 horas, includo neste tempo o preenchimento do Carto de Respostas e da Folha de Resposta da Redao. 3. Leia atentamente cada questo e assinale no Carto de Respostas a opo que responde corretamente a cada uma delas. O Carto de Respostas ser o nico documento vlido para a correo eletrnica. O preenchimento do Carto de Respostas e a respectiva assinatura sero de inteira responsabilidade do candidato. No haver substituio do Carto de Respostas e da Folha de Resposta da Redao, por erro do candidato. 4. Observe as seguintes recomendaes relativas ao Carto de Respostas: - A maneira correta de marcao das respostas cobrir, fortemente, com esferogrfica de tinta azul ou preta, o espao correspondente letra a ser assinalada. - Outras formas de marcao diferentes implicaro a rejeio do Carto de Respostas. - Ser atribuda nota zero s questes no assinaladas ou com falta de nitidez, ou com marcao de mais de uma opo, e as emendadas ou rasuradas. 5. O fiscal de sala no est autorizado a alterar qualquer destas instrues. Em caso de dvida, solicite a presena do coordenador local. 6. Voc s poder retirar-se definitivamente do recinto de realizao da prova aps 60 minutos contados do seu efetivo incio, sem levar o Caderno de Questes. 7. Voc s poder levar o prprio Caderno de Questes faltando 30 minutos para o trmino do horrio da prova, conforme Edital do Concurso. 8. Por motivo de segurana, s permitido fazer anotao durante a prova no Caderno de Questes. 9. Aps identificado e instalado na sala, voc no poder consultar qualquer material, enquanto aguarda o horrio de incio da prova. 10. Os trs ltimos candidatos devero permanecer na sala at que o ltimo candidato entregue o Carto de Respostas e a Folha de Resposta da Redao. 11. Ao terminar a prova, de sua responsabilidade entregar ao fiscal o Carto de Respostas e a Folha de Resposta da Redao. No esquea seus pertences. 12. O Gabarito Oficial da Prova Objetiva ser disponibilizado no site www.funcab.org, no dia 10/02/2009, conforme estabelecido no Cronograma Previsto.

BOA PROVA

LNGUA PORTUGUESA
Leia o texto abaixo e responda s questes propostas. ASSIM AGEM OS HERIS A noite chega envolta em brumas anunciando mais uma etapa do dia. Em algum lugar annimo, algum vela pela populao desta cidade que se prepara para dormir. Os pensamentos absortos, olhando o horizonte, torce para que tudo transcorra na mais perfeita paz e harmonia, afinal a vida ainda o bem maior que o ser humano pode possuir, e ele sabe que se vir acontecer alguma anormalidade, algum estar passando por grandes dificuldades e necessitar de sua ajuda iminente. Os minutos transcorrem lentamente e alcanam as horas, passo a passo como se fossem pressgios de que algo est para acontecer. No seu descanso, o sono persiste em no chegar, a angstia toma conta do peito e espera ansiosamente o anunciar de um novo dia, que teima em no chegar. De repente, no meio da madrugada, o brado de uma sirene de alerta rasga a imensido da noite! um incndio! A adrenalina lhe percorre o corpo como um raio avassalador, e num piscar de olhos j est de p, pronto para a sua misso sagrada que a de salvar vidas e proteger bens. O ronco do motor da viatura confunde-se com o eco da sirene durante o deslocamento. Agora os minutos passam rapidamente como se estivessem apressando a tragdia. O corao est disparado, o medo no existe! S o anseio de chegar rapidamente ao local para agir, pois algum, tambm annimo, pode estar perecendo na destruio das chamas incandescentes. Ele chega! Fogo destruidor! Desespero! Dor, enfim a morte ronda ameaadora e assustadoramente. Ouvem-se gritos... a vtima indefesa que clama por socorro. Ele no titubeia, age imediatamente adentrando o sinistro com a coragem que s aos heris dispensada. O fogo queima-lhe a pele, a temperatura altssima, mas no importa, o que realmente vale a vida que est se esvaindo e, neste momento, a diferena entre a vida e a morte depende pura e exclusivamente desse destemido homem do fogo. Ele no faz distino de raa, sexo, cor, religio ou classe social, no pergunta nomes, apenas acolhe aquela vtima e a traz para vida, como se fosse o precursor de um novo nascimento. Ele no quer dinheiro, no quer mdia, no quer condecoraes, ele s quer ver o alvio e o agradecimento no rosto de algum que estava j sem esperanas - Isto basta! Com a rapidez de um felino ele transporta a vtima para um lugar seguro. O fogo combatido e a vtima assistida. Agora ele retorna para dar continuidade a sua rotina do dia-a-dia. O balano da viatura e o roncar nervoso do motor contrastam com a calma que lhe invade a alma. O corao j no bate acelerado como antes - a normalidade retornou! Apenas a brisa da madrugada toca o seu rosto, e a mente est aliviada por uma sensao agradvel.
(www.cbm.ro.gov.br / texto adaptado)

2. H um elemento que, segundo o autor, ora parece anunciar os acontecimentos, ora parece aceler-los. Esse elemento : A) B) C) D) E) o tempo; o medo; a noite; o fogo; a sirene.

3. No texto, o roncar do motor da viatura citado pelo autor em momentos que traduzem sentimentos opostos. Esses sentimentos so: A) B) C) D) E) coragem / medo; solidariedade / solido; pnico / harmonia; dor / alvio; ansiedade / calma.

4. No trecho Os pensamentos absortos, olhando... (linhas 3-4), a palavra grifada pode ser substituda, sem alterar o sentido da frase, por: A) B) C) D) E) distrados; concentrados; entretidos; desorientados; desocupados.

5. Em ...necessitar de sua ajuda iminente. (linhas 8-9), a palavra destacada tem como seu referente a palavra eminente no estudo da: A) B) C) D) E) sinonmia; antonmia; paronmia; homonmia; polissemia.

6. No fragmento ... se vir acontecer alguma anormalidade, ... (linha 7), a palavra sublinhada valeu-se do mesmo processo de formao que: A) B) C) D) E) encadernar; amolecer; deslealdade; desalmado; maldade.

7. Em ...o anunciar de um novo dia, que teima em no chegar. (linhas 14-15), a vrgula foi empregada para separar: A) B) C) D) E) o vocativo; o aposto; a orao adjetiva explicativa; oraes da mesma natureza; adjunto adverbial anteposto.

1. De acordo com o texto, a misso sagrada do bombeiro : A) mostrar coragem e destemor ante o perigo; B) expor-se ao perigo sem causar danos sua integridade fsica; C) no agir com preconceito de raa, sexo, religio ou classe social; D) acolher vtimas, livrando-as da morte e proteger seus bens; E) ser indiferente mdia, s condecoraes, ao dinheiro.

8. No trecho ... a temperatura altssima, mas no importa... (linha 32), a palavra grifada tem o valor semntico de: A) B) C) D) E) concluso; explicao; finalidade; oposio; causa.

02

MATEMTICA
9. Um capital qualquer, aplicado a juros simples, com taxa mensal de 2%, levar para gerar um montante igual ao seu triplo, um tempo de: A) B) C) D) E) 10 anos; 9 anos e 6 meses; 8 anos e 4 meses; 6 anos e 3 meses; 5 anos.

14. Uma matriz quadrada A, de ordem n (n 2), tem seu determinante tambm igual a n. O determinante de n.A igual a: A) n.(n + 1) B) n C) 2 D) n E) n
n n n+1 2

10. Um trapzio issceles est circunscrito a um crculo e um de seus ngulos internos o dobro de outro de seus ngulos internos. Se a altura desse trapzio mede 4 3 cm , podemos afirmar que o seu permetro, mede: A) B) C) D) E) 16 cm 20 cm 24 cm 32 cm

15.O grfico abaixo representa a variao do preo de um veculo, em funo do tempo. Com base na anlise desse grfico, pode-se concluir que o tempo necessrio para que o veculo fique valendo R$ 14 000,00, : A) B) C) D) E) 1 ano; 2 anos; 3 anos; 4 anos; 5 anos.

24 3 cm

11. Numa viagem de navio, s existem passageiros de cinco nacionalidades: brasileira, argentina, canadense, portuguesa e francesa, e no existem pessoas com dupla nacionalidade. Sabe-se que: 30% dos passageiros so argentinos; 95% dos passageiros no so canadenses; 65% dos passageiros no so franceses; O percentual de passageiros brasileiros igual ao percentual de passageiros portugueses desse navio. 16. Em uma sala existem rapazes e moas. O nmero de rapazes excede o nmero de moas em 10 unidades. Se sarem 10 moas da sala, permanecendo todos os rapazes, o nmero de rapazes passa a ser o dobro do nmero de moas. O nmero de pessoas existentes nessa sala, : A) B) C) D) E) 40 50 60 70 80

Com base em todas as informaes dadas, podemos garantir que o percentual de passageiros desse navio que so brasileiros : A) B) C) D) E) 10 % 15% 20% 25% 30%

12.Considerando que log 2 @ 0,301 e que log 3@ 0,477, podemos dizer que a soluo da equao exponencial 5 x 48 000 vale, aproximadamente: A) B) C) D) E) 6,697 5,324 4,477 6,301 5,699

GEOGRAFIA DE RONDNIA
17. No final do sculo XIX e durante a primeira metade do sculo XX (1877- 1960), todos os principais rios de Rondnia eram utilizados para navegao. Nesse perodo os rios davam acesso aos diversos seringais existentes na regio.
(Oliveira, O. Amlio.Geo Rondnia).

13. A soma de trs nmeros naturais 80 e o maior deles, que um nmero composto igual soma dos outros dois, que so nmeros primos. Dessa forma, pode-se dizer que o nmero de solues distintas para esse problema : A) B) C) D) E) 1 2 3 4 5

Atualmente, uma importante via de transporte fluvial o rio: A) Machado, entre a cachoeira Dois de Novembro e a localidade de Tabajara; B) Mamor, entre Guajar-Mirim e o encontro com o rio Beni; C) Madeira, entre Porto Velho e a foz, no rio Amazonas; D) Guapor, entre Guajar-Mirim e o encontro com o rio Beni; E) Madeira, entre Campo Novo de Rondnia e a localidade de Tabajara.

03

18. De acordo com Ovdio A. de Oliveira, o rio que nasce na regio Sul do estado do Acre, na fronteira com a Bolvia, faz o limite entre Brasil e Bolvia, tem a foz no Madeira e o rio Marmelo como principal afluente margem esquerda, do lado brasileiro, em terras de Rondnia, chama-se: A) B) C) D) E) Abun; Guapor; Jamari; Jiparan; Roosevelt.

HISTRIA DE RONDNIA
23. A evoluo e a emancipao poltica de Rondnia (de Territrio Federal condio de Estado) foi lenta e, segundo Edilson L. de Medeiros, alguns estudiosos da histria de Rondnia atribuem a emancipao poltica aos seguintes fatores: I. amadurecimento de um grupo poltico que passou a lutar junto ao Congresso Nacional, buscando a emancipao poltica de Rondnia; II. atuao do Presidente Getlio Vargas na luta pela emancipao poltica de Rondnia; III. construo da BR-364, que liga Porto Velho Cuiab, aumentando o fluxo migratrio e o surgimento de novos povoados; IV. extrao de cassiterita, possibilitando o nascimento das primeiras indstrias e desenvolvimento econmico. Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: A) B) C) D) E) I e II; II e III; III e IV; I,III e IV; II,III e IV.

19. As florestas de Rondnia so ricas em espcies vegetais. Pode-se dizer que o primeiro produto explorado, responsvel pelo povoamento dos vales do Madeira, Mamor, Guapor, Machado e seus afluentes foi: A) B) C) D) E) a madeira da espcie castanheira; o mogno,madeira considerada nobre; a seiva da rvore seringueira; a madeira,de cor avermelhada, chamada pau-brasil; o jatob, madeira considerada nobre.

20. A explorao agrcola do espao territorial de Rondnia iniciou-se a partir do desmatamento, e a substituio da floresta pelo cultivo das lavouras de arroz, feijo, milho e caf, nas regies de Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Ariquemes, Sidney Giro e Colorado do Oeste teve incio basicamente: A) B) C) D) E) no sculo XIX; no incio do sculo XX; no sculo XX, durante a dcada de 70; aps a da 2 Guerra Mundial; aps a 1 Guerra Mundial.

24. A alta rentabilidade do ltex desde o final do sculo XIX atraiu a ateno de contrabandistas e, em 1876, a Inglaterra j dispunha de grande quantidade de mudas ( Hevea brasiliensis) para remeter s suas colnias do sudeste asitico. Pode-se dizer que uma das fortes razes para a reduo da produo da borracha (1912) e o consequente encerramento do ciclo foi a: A) introduo da navegao a vapor (1850) e a internacionalizao da navegao pelos rios da bacia Amaznica; B) instalao das primeiras fbricas que produziam produtos de borracha na Amrica do Norte e na Europa; C) utilizao da borracha brasileira na fabricao de pneus; D) utilizao da borracha brasileira na fabricao de diversos equipamentos blicos; E) desvalorizao da borracha no mercado internacional.

21. Rondnia exporta carne bovina principalmente para o sudeste do pas. Para o abate do gado de corte, os frigorficos do estado esto localizados nos seguintes municpios: A) A r i q u e m e s , U r u p , G u a j a r - M i r i m , J a r u , B u r i t i s , Corumbiara e Porto Velho; B) Alvorada D'Oeste, Buritis, Castanheiras, Corumbiara, Guajar-Mirim,Vilhena e Porto Velho; C) Ariquemes, Parecis, Jaru, Monte Negro, Porto Velho, Vale do Anari e Vilhena; D) Buritis, Cacoal, Castanheiras, Corumbiara, GuajarMirim, Jaru e Rolim de Moura; E) Ariquemes, Jaru, Ji-Paran, Cacoal, Rolim de Moura, Vilhena e Porto Velho.

25. A retomada da demanda da extrao do ltex na regio do vale Madeira-Guapor ocorreu em decorrncia da 2 Guerra Mundial pois: A) os seringais brasileiros se tornaram competitivos graas ao investimento do governo brasileiro em tecnologia para extrao do ltex; B) a ao de contrabandistas ingleses, noruegueses e alemes intensificou-se; C) a produo do ltex no Oriente (Malsia) aumentou; D) o Tratado de Petrpolis restabeleceu a paz entre Brasil e Alemanha; E) os seringais da Malsia foram ocupados por tropas japonesas, no sendo possvel continuar a produo.

22. A produo de leite no estado de Rondnia responsvel pelo aquecimento da economia de muitos municpios, sendo a microrregio considerada a maior produtora do estado, dentre as abaixo apresentadas: A) B) C) D) E) Costa Marques; Guajar-Mirim; Itapu do Norte; Ji-Paran; Presidente Mdici.

04

26. A obra de construo da estrada de ferro MadeiraMamor foi iniciada em 1872, quando chegaram a Santo Antnio os trabalhadores e o material suficiente para a construo dos primeiros 36 km de ferrovia. Entretanto a obra teve um ritmo lento considerando que: I. os trabalhadores que chegavam eram dizimados pela fome e por doenas endmicas da regio; II. os ataques dos ndio Karipunas aos acampamentos eram constantes; III. era de interesse tanto do Brasil quanto da Bolvia construir uma estrada que vencesse o trecho encachoeirado dos rios Madeira e Mamor; IV. o maior de todos os obstculos era a prpria selva amaznica, com suas adversidades. Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: A) B) C) D) E) I e II; II e III; III e IV; I,II e III ; I,II e IV.

INFORMTICA
29. No Word 2000, para quebrar uma tabela entre pginas, inserindo a linha em que o cursor se encontra na prxima pgina juntamente com o restante da tabela, necessrio clicar na linha da tabela que voc deseja que aparea na outra pgina e pressionar uma combinao de teclas. Essa combinao de teclas conhecida por: A) B) C) D) E) CTRL + Tab; Tab + Esc; CTRL + Enter; Esc + Tab; CTRL + X.

30. Em relao formatao de clulas no Excel 2000, no tocante ao alinhamento, aquela que contm as formas disponveis de alinhamento de texto horizontal: A) B) C) D) E) foi rio os na da preencher, direita, justificar e centro; especial, justificar, centro e direita; centro, especial, preencher e direita; direita, justificar, especial e preencher; justificar, centro, preencher e especial.

27. A construo da estrada de ferro Madeira-Mamor muito importante para o desenvolvimento do vale do Madeira. ______________ e _____________ foram primeiros ncleos de povoamento a se desenvolverem regio, fundamentalmente por serem ponto inicial e final referida estrada.

31. No Windows XP, a alternativa que contm opes possveis de apresentao do modo de exibio do Painel de Controle : A) B) C) D) E) miniaturas, cones, lista e detalhes; lado a lado, organizado, cones e detalhes; organizado, lista, miniaturas e cones; cones, personalizado, lista e organizado; lista, lado a lado, organizado e detalhes.

A seqncia de palavras que preenche corretamente as lacunas : A) B) C) D) E) Porto Velho / Guajar-Mirim; Ji-Paran / Porto Velho; Jaru / Ariquemes; Parecis / Porto Velho; Porto Velho / Parecis.

32. No Word 2000, das opes seguintes, aquela que NO est relacionada com a formatao de pargrafos : A) B) C) D) E) Centralizar texto; Exibir ou ocultar zoom; Justificar texto; Recuar pargrafos; Definir tabulaes.

28. No incio do perodo de colonizao (1970) foi deflagrada pelo governo uma campanha publicitria nas regies Sul e Sudeste do pas, com o slogan Rondnia, o Novo Eldorado, cujo objetivo principal era: A) inaugurar o Hospital da candelria entre Porto Velho e Santo Antonio; B) gerar fluxo migratrio de colonos com destino ao ento territrio de Rondnia; C) reativar a produo do ltex; D) impedir o avano das tropas bolivianas no territrio de Rondnia; E) formar a cidade de Cacoal.

33. No Excel 2000, so operadores de clculo utilizados em frmulas: A) operadores aritmticos, operadores de comparao, operadores de texto e operadores de referncia; B) operadores condicionais, operadores ternrios e operadores aritmticos; C) operadores de texto, operadores virtuais e operadores de referncia; D) operadores virtuais e operadores reais; E) operadores ternrios, operadores de referncia e operadores virtuais.

34. Em relao s categorias de usurio no Windows XP, so configuraes permissveis s contas limitadas (contas do tipo convidado): A) alterar sua imagem e instalar programas e hardware; B) criar e excluir contas de usurio e alterar sua imagem; C) criar, alterar ou remover sua prpria senha e alterar o nome ou tipo de sua prpria conta; D) alterar sua imagem e alterar contas de outras pessoas; E) criar, alterar ou remover sua prpria senha e alterar sua imagem.

05

DIREITOS HUMANOS
35. Com relao ao histrico de formao dos Direitos Humanos no contexto global, possvel afirmar que tais atos ganharam grande relevncia a partir de 1945, aps a 2 Guerra Mundial, uma vez que: A) as naes em todo o mundo assistiram a uma srie de barbries e violaes de direitos humanos que revelaram a necessidade da criao de um efetivo sistema de proteo internacional desses direitos; B) as naes em todo o mundo passaram por um longo perodo de depresso econmica que as fez refletir sobre o sistema de proteo de direitos humanos proposto pelas naes vencedoras da guerra; C) foi criada a Organizao das Naes Unidas(ONU), que impulsionou o sentimento nacionalista daquelas naes destrudas, ajudando-as a se reerguerem; D) foi criada a Organizao das Naes Unidas(ONU)que tratou de organizar a entrada de empresas transnacionais americanas em territrio europeu, garantindo mais empregos para a populao carente do velho continente; E) o fracasso do nazismo na Alemanha e do fascismo na Itlia revelaram as fragilidades do modelo socialista implementado por essas naes durante a 2 Grande Guerra Mundial.

39. Imagine-se uma situao em que Joo, vizinho da casa A, s duas horas da madrugada, entra em contato com o Corpo de Bombeiros porque constatou que a referida casa estava em chamas. Chegando ao local, os bombeiros invadem a casa, arrombando a porta de entrada, que estava trancada, para realizar o resgate dos moradores da casa A, enquanto os outros bombeiros tentam apagar o fogo com uso de jatos d'gua. Nesse caso, a ao dos bombeiros foi: A) ilegal, porque feriu o princpio da inviolabilidade do domiclio previsto no XI, artigo 5 da Constituio Federal; B) ilegal, porque o domiclio inviolvel durante a noite; C) legal, pois o motivo da violao do domiclio foi o de prestar socorro, exceo prevista na Constituio Federal; D) legal, porque o arrombamento teve consentimento expresso do morador, que queria se salvar do incndio; E) ilegal, pois somente em caso de desastre previsto invadir a casa de algum.

36. So importantes diplomas sobre direitos humanos, EXCETO: A) Declarao de Independncia e Constituio dos Estados Unidos da Amrica de 1776; B) Declarao de Direitos do Homem e do Cidado de 1789; C) Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948; D) Pacto de So Jos da Costa Rica de 1969; E) Declarao de Estocolmo de 1972.

40. Em 5 de maro de 2008 Regina comprou a televiso Y por R$1000,00 (mil reais), vista, na loja X, no centro de Porto Velho, e guardou o cupom fiscal de compra na gaveta de um mvel em seu quarto. Ocorre que, um ms depois, Regina recebe uma citao judicial em sua casa para responder a uma ao movida pela loja X, a qual alega que Regina no teria pago todas as parcelas relativas compra da televiso Y. Entretanto, para contestar a ao, Regina precisa do cupom fiscal de compra,porm o mesmo foi incinerado quando sua casa pegou fogo em 10 de maro de 2008. Sem meios para comprovar a compra, Regina dirige-se ao Corpo de Bombeiros que atuou no referido incndio, solicitando a expedio de uma certido atestando o incndio em sua casa, com o intuito de fazer prova em juzo. Nesse caso, Regina: A) tem direito de obter a certido, desde que pague uma nova taxa de incndio; B) tem direito de obter a certido porque necessita defender seus direitos e esclarecer situao de interesse pessoal junto justia estadual; C) tem direito de obter a certido porque est quite com suas obrigaes junto ao Corpo de Bombeiros; D) no tem direito de obter a certido porque reparties pblicas, como o Corpo de Bombeiros, no se prestam a servir interesses particulares; E) no tem direito de obter a certido porque os bombeiros no fornecem esse tipo de documento.

37. Constituem fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, previstos no artigo 1 da Constituio Federal de 1988: A) soberania / cidadania / reduo das desigualdades sociais e regionais; B) soberania / cidadania / dignidade da pessoa humana; C) pluralismo poltico / autodeterminao dos povos / dignidade da pessoa humana; D) pluralismo poltico / proteo dos direitos difusos e coletivos / reduo das desigualdades sociais e regionais; E) valores sociais do trabalho e da livre iniciativa / autodeterminao dos povos / direito fiana.

38. O direito vida, previsto no caput do artigo 5 da Constituio Federal, o mais fundamental de todos os direitos, j que se constitui em pr-requisito existncia e exerccio de todos os demais direitos, como o direito liberdade e igualdade entre outros. A Constituio Federal proclama, portanto, o direito vida cabendo ao Estado assegur-lo sob seus dois aspectos: A) B) C) D) moral e real; civil e penal; direito de ser julgado por um juiz e direito de ir e vir; direito de continuar vivo e direito de ter uma vida digna quanto subsistncia; E) direito de sobreviver e direito liberdade de expresso.

41. A Emenda Constitucional n 45/2004 trouxe uma importante inovao no campo dos direitos humanos, a qual vem contribuindo para uma maior efetivao de direitos humanos, consistente na atribuio de status de norma constitucional: A) aos tratados e convenes internacionais que versem sobre os direitos humanos aprovados pelo Congresso Nacional em votao especfica; B) as leis ordinrias sobre os direitos humanos ratificadas por mais de vinte pases; C) as medidas provisrias que versem sobre direitos humanos; D) as resolues da Corte de Haia; E) aos projetos de lei sobre direitos humanos, que se tornarem lei, com votao especfica no Congresso Nacional, e posterior veto presidencial.

06

42. De acordo com a Constituio Federal, nos termos de seu artigo 5, so prticas incoerentes com os fundamentos da Repblica Federativa do Brasil, proibidas no pas, EXCETO: A) B) C) D) E) tortura; tribunal de exceo; priso perptua; tribunal do jri; racismo.

46. Considerando a Conveno Americana de Direitos Humanos de 1969 (Pacto de So Jos da Costa Rica), adotada no mbito da Organizao dos Estados Americanos (OEA), possvel afirmar que so rgos competentes para conhecer dos assuntos relacionados com o cumprimento dos compromissos assumidos pelos Estados-Parte na referida Conveno: A) Tribunal Penal Internacional e Assemblia da ONU; B) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Comisso Europia de Direitos Humanos; C) Corte de Haia e Tribunal de Nuremberg; D) Corte de Haia e Corte Interamericana de Direitos Humanos; E) Comisso Interamericana de Direitos Humanos e Corte Interamericana de Direitos Humanos.

43. Considerando o ordenamento jurdico brasileiro, so violaes dos direitos humanos: I. negar ao preso seu direito de permanecer calado; II. admitir no processo provas obtidas por meios ilcitos; III. prezar pela observncia do devido processo legal no processo penal; IV. desrespeito integridade fsica e moral dos presos. Dos itens acima mencionados, esto corretos apenas: A) B) C) D) E) I e II; III e IV; II, III e IV; I, III e IV; I, II e IV.

47. So direitos com proteo prevista na Conveno Americana de Direitos Humanos, EXCETO: A) direito vida e integridade pessoal; B) liberdade pessoal e presuno de inocncia do acusado de ter cometido crime, at que se prove legalmente a sua culpa; C) desero de rgo militar e igualdade perante a lei; D) liberdade de expresso e de pensamento; E) direito nacionalidade e direito de no ser obrigado a depor contra si mesmo, nem declarar-se culpado.

44. Originalmente chamado habeas corpus ad subjuciendo (tenha o corpo para submet-lo a julgamento) , o instituto do hbeas corpus visava garantir o julgamento dos presos provisrios, ainda no condenados pena privativa de liberdade. Contudo, hoje o referido instituto, previsto no inciso LXVIII, artigo 5 da Constituio Federal, vem garantir a pessoa contra qualquer: A) ameaa a direito lquido e certo em que o responsvel pela ilegalidade seja autoridade de direito privado; B) falta de norma regulamentar que garanta o exerccio de direitos e liberdades constitucionais; C) violncia ou coao ilegal na sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder; D) apreenso indevida de bens do investigado em inqurito policial; E) impedimento relativo obteno de informaes pessoais constante em banco de dados de autoridade pblica.

48. Baseando-se no disposto no Programa Nacional de Direitos Humanos ( PNDH Decreto n 4229/2002), observe o trecho a seguir: a promoo da concepo de direitos humanos como um conjunto de direitos universais, indivisveis e interdependentes, que compreendem direitos civis, polticos, sociais, culturais e econmicos. O trecho consiste em: A) B) C) D) E) um dos objetivos do referido programa; um dos limites do referido programa; um dos obstculos do referido programa; uma iniciativa revogada do antigo Decreto n 1904/1996; uma iniciativa de pretenso meramente terica.

45. Uma das razes para a necessidade de uma proteo internacional dos direitos humanos foi a de que: A) a proteo a esses direitos oferecida no direito interno sempre foi menos eficiente que a proteo oferecida pela ONU; B) os prprios Estados eram um dos grandes violadores de direitos humanos; C) o objeto de proteo desses direitos, qual seja, o ser humano, nunca buscou proteo no direito interno; D) os Estados reuniram-se em 1948 e criaram um mecanismo nico de proteo de direitos humanos vlido para todo o mundo; E) os Estados decidiram tratar sobre questes relativas a direitos humanos somente em mbito internacional.

49. A Declarao Universal dos Direitos Humanos, proclamada pela Assemblia Geral das Naes Unidas em 10 de dezembro de 1948 , representa: A) um importante marco histrico que revela uma nova era de nacionalismos extremados, em especial relativos aos pases emergentes; B) um importante marco histrico para o reconhecimento e proteo de direitos humanos em todo o mundo; C) uma revoluo no tratamento dado economia dos pases ricos, agora mais humanizada; D) o apogeu dos direitos humanos reconhecidos pelos pases ditatoriais do continente africano; E) o apogeu dos direitos humanos na era moderna, direitos esses festejados pela doutrina nazista da Alemanha.

07

50. Considere a seguinte situao: Jaime, oficial do Corpo de Bombeiros, foi convocado pela sua corporao a integrar uma fora tarefa para atuar nas festividades de fim de ano na praia de Fortaleza do Abun, realizando possveis salvamentos e resgates de feridos. Ocorre que, o perodo de frias de Jaime estava marcado entre os dias 15 de dezembro de 2008 e 13 de janeiro de 2009, e o curso preparatrio para a fora tarefa, bem como os dias de trabalho referentes s festividades de fim de ano comeam em 12 de dezembro de 2008 e s terminam em 6 de janeiro de 2009. Ciente da confuso de datas e prevendo o problema relativo s suas frias, Jaime recorre a seu superior hierrquico para remarcar suas frias a fim de poder participar das atividades da fora tarefa.Contudo, seu superior explicou que, devido s frias j terem sido marcadas, Jaime teria que abrir mo das mesmas, visto que nesse perodo todos os oficiais participariam, obrigatoriamente, da fora tarefa. Nesse caso, a atitude do superior de Jaime est: A) correta, visto que Jaime no pode desobedecer uma ordem de seu superior hierrquico; B) correta, porque a Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948 prev a todo homem frias de quinze dias, no remuneradas; C) equivocada, uma vez que Jaime no perde o direito s frias e pode renegoci-las, direito este previsto no s na Constituio Federal como tambm na Declarao Universal de Direitos Humanos de 1948; D) equivocada, porque Jaime ter direito a frias em dobro se, de fato, participar da fora tarefa j marcado; E) em desacordo com as normas de segurana do Corpo de Bombeiros, pois a corporao manifesta atravs das suas normas internas, a prioridade de atendimento ao seu integrante, seja ele soldado ou oficial.

REDAO
Redija um texto dissertativo, em torno de 20 a 25 linhas, apresentando, sua opinio sobre o assunto, fundamentandoa com argumentos convincentes: Para alguns pesquisadores do comportamento humano, as principais causas de estresse no trabalho, so a falta de confiana no prprio desempenho, a exausto fsica e emocional, a falta de clareza sobre o que fazer ou decidir. Podemos dizer, tambm, que o grau alto de tenso em nossas vidas depende das escolhas pessoais.

08

RA SC U NH O

09

You might also like