You are on page 1of 21

1

Lio 01 ORAO DOMINICAL ou ORAO DO PAI NOSSO Pai nosso, que ests nos cus, santificado seja o teu nome; Venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no cu; O po nosso de cada dia nos d hoje; Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores; No nos deixes cair em tentao; mas livra-nos do mal; Porque teu o reino, e o poder, e a glria, para sempre. Amm. Mateus 6:9 13. Orao dominical significa Orao do Senhor. Jesus nos deixou o padro perfeito para uma orao. A orao do Pai Nosso, define a natureza de Deus e apresenta o modo como o homem deve apresentar-se diante dEle. Por ser uma orao modelo, contm os elementos bsicos de uma orao: Louvor e adorao a Deus; Peties pessoais; Interesses do Reino; Confisso; Pedido de perdo; Splica de proteo; Encerramento com louvor. Nesta orao, Jesus oferece a frmula para o desenvolvimento espiritual do crente. Quanto mais a Igreja fizer uso de oraes fundamentadas na Orao do Pai Nosso, tanto melhor compreender a importncia da comunho com Deus Pai e, como resultado, alcanar a unidade entre os irmos. Todos numa s f, num s esprito. Essa orao contm todas as necessidades bsicas do homem, ficando bem claro, que essas necessidades so tanto espirituais quanto materiais. Alis, fica estabelecida uma proporo equilibrada e correta entre ambas. Fica tambm claro, que tais propores devem ser mantidas pelo crente, durante sua vida na terra. Os interesses pessoais no devem ser maiores que os objetivos do Reino; nem a preocupao com o cu suplantar ou reprimir as necessidades fsicas. O excesso, em qualquer nvel, resulta em distoro na vida crist prtica. A preocupao com cu deve ser to real, quanto so as necessidades materiais do crente.

A Orao do Pai Nosso, por ser modelo, no deve ser repetida mecanicamente, mas deve ser gravada no corao e na mente, para que o crente possa lembrar-se de sua condio de filho de Deus e como tal, de sua responsabilidade na busca de comunho com o Pai. Os princpios (verdades) contidos na orao que Jesus ensinou, devem estar sempre presentes nas oraes do servo de Deus. Princpios so para serem obedecidos, porque funcionam como leis que se forem transgredidas causam danos. As emoes e as palavras devem estar sob o domnio do Esprito e nunca sob os impulsos da alma ou da vontade. A Orao do Pai Nosso nos mostra que um dos objetivos que deve estar implcito em cada orao o estabelecimento da vontade de Deus na terra. A Orao do Pai Nosso pode ser dividida em 3 partes: Pai nosso que ests nos cus. II - PETIO: Contm 7 pedidos. Trs referentes a Deus: Santificado seja o Teu nome; Venha o Teu Reino; Seja feita a Tua vontade assim na terra como nos cus. Quatro referentes ao homem: O po nosso de cada dia nos d hoje; Perdoa as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores; No nos deixes cair em tentao; Livra-nos do mal. III - DOXOLOGIA: Dividida em 3 partes: Teu o Reino; Teu o poder; Tua a glria. I - INVOCAO Pai nosso que ests nos cus. V. 9. a parte inicial da orao onde designado o nome de Deus, a quem se destina a orao. A invocao a declarao que o crente faz de que a sua orao dirigida ao nico Deus, Senhor e Criador dos cus e da terra. PAI Durante o perodo do Antigo Testamento, Deus era reconhecido como o Pai de um povo. Malaquias 1:6 e 2:10; Jeremias 31:9 e Salmos 89:26.
I - INVOCAO:

Mas tu s nosso Pai, ainda que Abrao nos no conhece, e Israel no nos reconhece; tu, Senhor, s nosso Pai nosso Redentor desde a antiguidade o teu nome. Isaas 63:16. Como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois Ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos p. Salmos 103:13-14. A histria de Israel, desde suas origens pags, nos mostra que a nao surgiu, foi formada e conduzida pelas mos de um Deus que agiu como um Pai que cuida do seu filho. Entretanto, essa condio de filho, foi perdida porque os judeus rejeitaram o plano de Deus, quanto pessoa de Jesus. Com o fim da Lei e o advento da Graa, tornar-se um filho de Deus, passou a ser uma questo de escolha pessoal. Joo 1:14; Joo 3:16; Romanos 8:29; Glatas 4:5-7 e Apocalipse 1:5. Assim que j no s mais servo, mas filho; e se s filho, s tambm herdeiro de Deus por Cristo. Glatas 4:7. Todos os que so guiados pelo o Esprito de Deus, esses so filhos d Deus. Romanos 8:14. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda no manifestado o que havemos de ser. I Joo 3:2a. Quem considera Deus como Pai est convicto da filiao, porque pode manter comunho com Ele. O conhecimento pessoal de Deus se d atravs de Jesus que disse: Quem me v a mim v ao Pai. Joo 14:9b. Deus, o Pai, deseja que seus filhos o busquem com intimidade e que confiem nEle, sem nenhuma reserva. NOSSO Cada pessoa tem um pai terreno, e o trata de meu pai, papai, paizinho, porque ele o seu pai e no o pai de um estranho. Aprouve a Deus, que fossem chamados filhos seus todos os que nEle crem. A paternidade de Deus no privativa de algum, mas refere-se a todos os remidos pelo Sangue de Jesus. Deus o Criador de todos os homens e Pai de todos os que se entregam a Ele. Quando a pessoa se refere a Deus como Pai Nosso porque se considera participante da famlia que Deus reuniu em torno de Jesus. Essa a conscincia de todo filho de Deus: de que um integrante da famlia de Deus, o Corpo de Cristo, a Igreja. ... recebestes o esprito de adoo, pelo qual clamamos: Aba, Pai! O mesmo Esprito testifica com o nosso esprito que somos filhos de Deus. Romanos 8:15b e 16. como um participante dessa famlia que o crente ora. A Bblia diz:

Um s o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vs sois irmos. E a ningum chameis vosso Pai, porque um s o vosso Pai, o qual est nos cus. Mateus 23: 8b e 9. A paternidade de Deus vlida para a eternidade. A famlia terrena limitada e falvel. De um pai humano algum pode guardar mgoas, muitos vivem sem ter pai, outros com pai adotivo. Deus se props a, nos tornar seus filhos em vez de somente suas criaturas. De nossa parte, precisamos assumir essa filiao, considerando Deus como nosso Pai. S ento, sentiremos a presena de Deus em ns e estaremos seguros em relao ao rumo da nossa vida, pelo cuidado e proteo que provm de um verdadeiro Pai. NOSSO - PAI NOSSO - pressupe a idia de igualdade porque todos, os que crem, so filhos de Deus. Logo aps a ressurreio, no encontro com Maria Madalena, Jesus deu-lhe a incumbncia de anunciar, aos demais, a sua ressurreio dizendo-lhe: ... vai para meus irmos e dize-lhes que eu subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus. Joo 20:17. Reforando mais uma vez, a idia de unidade entre irmos de uma s famlia. Ele, Jesus, poderia dizer meu Pai e Meu Deus, por ser o Unignito, o Filho de Deus. Ns somos filhos por adoo. Romanos 8:15 e Glatas 4:4-5. QUE ESTS NO CU importante estarmos convictos da distncia entre o cu e a terra, entre a realidade concreta e a realidade invisvel, onde est o trono de Deus. Quando oramos, declaramos nossa certeza de que Deus est acima de todas as coisas e, que ns devemos nos aproximar dEle com temor e tremor, isto , com toda a reverncia e submisso. A criatura em total dependncia do seu Criador. TODA ORAO DEVE SER FEITA EM NOME DE JESUS: Mesmo que no tenha ficado explcito na orao dominical, este princpio est presente em toda a Bblia. Ao aceitarmos Jesus, como Mediador entre Deus e os homens, consideramos que, ainda que no esteja claro na Orao do Pai Nosso, o nome de Jesus encontra-se implcito a, porque s podemos ter contato com Deus por meio dEle. Ao iniciar seu Ministrio, Jesus apresentava as obras de Deus. Somente ao poucos, seria revelada a Sua natureza divina, e ento, Ele diria, mais tarde: Tudo o que pedirdes em Meu Nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. Joo 14:13-14 e Joo 16:23-24.

Lio 02 II - PETIO Encontramos na Orao do Pai Nosso, trs pedidos referentes a Deus. Mateus 6:9-10. Santificado seja o Teu Nome; Venha o Teu Reino; Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no cu. SANTIFICADO SEJA O TEU NOME Deus quem santifica seu prprio nome. impossvel ao homem faz-lo. O homem natural, isto , o homem afastado de Deus, sem ter seu esprito aberto, no pode distinguir entre o santo e o profano. Somente depois do novo nascimento com a conscincia purificada com o sangue de Jesus, estaremos capacitados a julgar entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, e a conhecer a justia e a misericrdia de Deus. Hebreus 9:14. Deus santo. A santidade faz parte da natureza de Deus, e, Ele deseja que seu nome seja santificado entre os homens e, esse propsito s pode ser alcanado atravs da Igreja. Cabe, ento, aos crentes desejar a mesma coisa que Deus deseja, agindo de modo a propiciar a manifestao da santidade de Deus. Os nomes de Deus contm todos os seus atributos e, manifestam tudo o que Deus . Os servos de Deus deveriam transmitir ao mundo a santidade, a glria e a justia de Deus. Muitos cristos conhecem a doutrina bblica, mas no aplicam a filosofia crist em suas vidas. Este um cristianismo terico, intelectual, no atinge o esprito humano, no h Novo Nascimento. O Evangelho para ser praticado e no apenas ser conhecido teoricamente. Se no buscarmos as libertaes, curas e respostas para nossas dvidas, se no compreendermos a soberania e o governo de Deus sobre a terra, sobre a Igreja e sobre nossa vida, por cegueira espiritual, incredulidade e falta de temor, ficaremos impossibilitados de ser testemunhas de Deus no mundo. Ezequiel
36:22-23, Isaas 44:8.

... porque vs sois as minhas testemunhas. H outro Deus alm de mim? No, no h outra Rocha que eu conhea. Isaas 44:8b. Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, b que h de vir sobre vs e ser-me-eis testemunhas.... Atos 1:8a. Exemplo: O nome de Deus no deve ser utilizado por hbito ou por brincadeira.

No certo falar a toda hora: Ai meu Deus, Misericrdia, ou Glria a Deus como exclamao de espanto, Vai com Deus, mecanicamente, sem estar sentindo a verdade das palavras que profere. Tambm comum ameaar crianas em nome de Deus: Deus vai te castigar. Tudo isso uso do nome de Deus em vo. quebra do primeiro mandamento, porque faz parte da Lei de Deus a ordem: No tomars o nome do Senhor teu Deus em vo; porque o Senhor no ter por inocente o que tomar o seu nome em vo. xodo 20:7. Santificar o nome de Deus a expresso do temor e do desejo de proclamar ao mundo que Deus Santo e que no Nome de Jesus h poder. VENHA O TEU REINO A Igreja no a totalidade do Reino de Deus, porm, parte integrante dele e a nica representante comissionada a estabelecer o Seu Reino na terra. Essa honra dada Igreja muitas vezes desprezada por desconhecimento, ignorncia e distoro da Palavra de Deus. A esperana da Igreja o estabelecimento do Reino com a Volta de Jesus. Cada vez que oramos, testemunhamos, pregamos o Reino de Deus. A palavra Maranata significa Ora, vem Senhor Jesus. O Reino chegou at ns com a primeira vinda de Cristo. Todas as profecias sobre o nascimento de Jesus, no Antigo Testamento, tiveram seu cumprimento com Joo Batista que anunciava a chegada do Reino. Jesus tambm dizia: chegado a vs o Reino de Deus e O Reino de Deus est entre vs. Mateus 3:2; 4:17; Lucas 10:9; 11:20 e 17:21. Jesus, ao incluir na Orao do Pai Nosso, essa petio sobre o Reino, est nos advertindo que, ao orarmos, devemos sempre expressar o nosso desejo de ver o Reino de Deus instalado definitivamente. Venha o Teu Reino premissa bsica, no pode faltar na orao. A cada passo dado pela Igreja, o Reino de Deus vai sendo estabelecido. A expanso do Reino de Deus, uma das responsabilidades da Igreja que, para tal est capacitada com a armadura de Deus. Efsios
6:10-18.

S existem dois reinos: o reino deste mundo e o Reino de Deus. O primeiro terreno o segundo espiritual. Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo est no maligno. I Joo 5:19. A inclinao da carne morte; mas, a inclinao do esprito vida e paz. Romanos 8:6-8. A carne cobia contra o Esprito e o Esprito contra a carne e estes, opem-se um ao outro. Glatas 5:17.

SEJA FEITA A TUA VONTADE, ASSIM NA TERRA COMO NO CU Orar de acordo com a vontade de Deus um princpio e uma condio bsica de uma orao aceitvel. A vontade natural do homem oposta vontade de Deus. Para que Deus possa realizar a sua vontade na terra, precisa da participao efetiva da Igreja, porque ela o canal que Deus escolheu para manifestar a sua sabedoria. O servo de Deus precisa entender que a vontade de Deus boa, agradvel e perfeita. Depois desejar a Sua vontade mais do que sua prpria; s ento conhecer a vontade de Deus para, finalmente, execut-la. Esse um processo que se desenvolver primeiro na vida de cada um, para depois expandir-se na vida da Igreja como um todo. medida que a Igreja vai entendendo a vontade de Deus, poder, pela orao de autoridade, interferir nos problemas da nao. Este no um assunto simples, de grande complexidade, pois envolvem preferncias polticas, desejos pessoais, amizades etc., que precisam estar sintonizadas com o pensamento de Deus e o Seu Reino. E, para que a vontade de Deus se realize, as preferncias pessoais (vontade, emoes e mente natural) precisam ser abdicadas em favor do pensamento de Deus. O assunto sobre o conhecimento da vontade de Deus tratado com mais detalhes na revista sobre Orao, no tema Orao de Autoridade, lies 9, 10, 11, 12 e 13? Quando o crente estiver em condies de despojar-se dos seus prprios pensamentos em favor da vontade de Deus, em submisso, ento poder orar: Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no cu. Mateus 6:10. Lio 03

II- PETIO (Continuao)

Quatro pedidos referentes aos discpulos de Jesus. O po nosso de cada dia nos d hoje; Perdoa-nos as nossas dvidas, assim como ns perdoamos aos nossos devedores; No nos deixes cair em tentao; Livra-nos do mal. O PO NOSSO DE CADA DIA NOS D HOJE Essa petio trata do provimento de uma necessidade fsica diria do homem. Com esse ensinamento, o crente pode aprender a

confiar no Senhor, a cada momento e a desejar o necessrio, para sua manuteno. Mateus 6:31-34. No deserto, o man descia junto com o orvalho, diariamente, para alimentar o povo, Nmeros 11:9, at que o povo entrou em Cana e passou a comer do fruto da terra. Josu 5:12. A proviso era diria. O povo era recomendado a recolher a poro de apenas um dia, o suficiente para toda a famlia. Aquele que recolhesse em excesso seria obrigado a jogar fora no dia seguinte. Aos sbados, a poro era dobrada e no se estragava. Milagre de Deus no deserto. Deus quer operar o mesmo, nos dias de hoje, e est esperando que a Igreja confie, na Sua proviso, para operar as maravilhas do seu cuidado e amor por ns. Cada um colhia conforme que podia comer. xodo 16:21. Os milagres da multiplicao dos pes mostram Jesus preocupado em suprir as necessidades bsicas do homem: tanto espirituais quanto fsicas. A Palavra de Deus ensina que cada um deve contentar-se com o que possui sem ambio de coisas altas. Somente o necessrio vida. Mateus 6:25-34; Marcos 4:18-19; Hebreus 13:5-6 e Provrbios 30:7-10. Pedir o po de cada dia lembra-nos, tambm, a necessidade diria de alimentar nossa alma com o po do cu. Os bens materiais no podem preencher o vazio da alma, porque o alimento da alma imperecvel e espiritual. Mateus 6:19-21. Jesus se denominou o Po da vida: Eu sou o po vivo que desceu do cu, se algum comer desse po viver para sempre. Este po a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. Joo 6:50-57. PRTICA: Se algum se encontra em situao financeira difcil, problemas de desemprego, dvidas etc. Examine causas possveis: Gastos suprfluos? Falta do dzimo? Dependncia de medicamentos? Orar despojando-se do apego aos bens materiais. I Timteo 6:10. Orar, diariamente, enquanto permanecer o problema, despojando Satans das finanas da famlia e os demnios encarregados de roubar. Quebrar maldies hereditrias de pobreza; expulsar os espritos familiares de enfermidades. Abenoar o dinheiro das compras. No se esquecer do dzimo porque uma das condies para receber bnos financeiras. Malaquias 3:10. Desligar as bnos do Senhor sobre as finanas da casa. Lio 04

II- PETIO (Continuao) PERDOA-NOS AS NOSSAS DVIDAS, ASSIM COMO NS PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES Essa petio contm uma condio essencial a um bom relacionamento do homem com Deus: o perdo. Para estar bem com Deus, o crente precisa estar bem com o seu semelhante. Se algum diz: Eu amo a Deus, e aborrece o seu irmo, mentiroso. Pois, quem no ama a seu irmo, ao qual viu, como pode amar a Deus a quem no viu? ... quem ama a Deus, ame tambm a seu irmo. I Joo 4:20-21. Todos os homens so devedores para com Deus, porque todos descendem de um s homem - Ado, que desobedeceu, tornando-se independente de Deus. Toda a humanidade recebeu a herana resultante deste ato. Porque todos pecaram e esto destitudos da glria de Deus. Romanos 3:23. Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim tambm a morte passou a todos os homens por isso todos pecaram. Romanos 5:12. O homem desafiou a Deus, quando o rejeitou, transgredindo o seu mandamento. A desobedincia e a rebeldia so as dvidas que o homem tem com Deus. Ningum tem condies de pagar o preo devido, por si mesmo e nenhum homem pode resgatar outro homem porque todos esto na mesma condio diante de Deus. Foi por esse motivo que Deus fez-se homem na pessoa de Jesus Cristo pagando, Ele mesmo com seu sangue, to grande dvida. Esse perdo de Deus que capacita o crente a perdoar. um assunto espiritual. Est realizado. No h argumentos contrrios. Perdo um ato de f. uma questo de atitude, no de sentimentos ou emoes. Perdoar um ato consciente, uma deciso tomada a sangue frio, no apenas para a pessoa se ver livre de um peso ou por presso, mas para ser liberto do dio, dos sentimentos de vingana e livre para amar o outro, ficando bem com Deus. O perdo um ato de difcil prtica porque pressupe humilhao. A pessoa que pede perdo ao outro, est se colocando em posio inferior. A Bblia diz: Humilhai-vos perante o Senhor e Ele vos exaltar. Tiago 4:10 o que a si mesmo se humilhar ser exaltado. Mateus 23:12. Humilhai-vos pois debaixo da potente mo de Deus, para que a seu tempo vos exalte. I Pedro 5:6.

10

A falta do perdo ocasiona graves conseqncias para os dois lados, porque as bnos de Deus, sobre ambos, estaro retidas at que haja uma atitude de perdo. Sem perdo, as conseqncias se agravam, medida que o tempo passa. Ansiedade, medo, fraqueza na f, estacionamento espiritual, enfermidade fsica. A Bblia to forte em relao ao perdo, que prope que, a pessoa ofendida, deve procurar quem lhe ofendeu e declarar-lhe que est magoada, para que possa haver os acertos mtuos. Muitas vezes a pessoa no teve inteno de magoar e importante que ela saiba que pode ferir algum com seu modo de relacionar-se com o outro, com brincadeiras de mau gosto, palavras de crticas diante dos outros, ou acusaes por algo no praticado, suspeita, preconceito e tantas outras coisas. Ora, se teu irmo pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele s; se te ouvir, ganhaste a teu irmo. Mateus 18:15. Sempre que houver entre as pessoas inimizade, ofensas, mgoas, tristeza, deve haver um lugar para o perdo, quantas vezes forem necessrias. Ento Pedro, aproximando-se dele (Jesus), lhe perguntou: Senhor, at quantas vezes pecar meu irmo contra mim, e eu lhe perdoarei? At sete? Jesus lhe disse: No te digo que at sete vezes, mas, at setenta vezes sete. Mateus 18:21-22. A capacidade de perdoar adquirida com a prtica at que a pessoa alcance o ponto em que uma ofensa no lhe causar reaes negativas. Um corao perdoador, alcana o poder de perdoar antecipadamente. Qual o sentido das palavras de Jesus a Pedro? Setenta vezes sete? O perdo precisa fazer parte da natureza do homem, de tal forma que no haja mais limites, nem condies, nem circunstncias que impeam o fluir do amor de Deus. Perdoar uma atitude a ser adquirida e mantida durante toda a vida. Perdoar sempre uma recomendao de Jesus a todos os homens que buscam a paz e desejam viver bem com todos. Para os que escolheram aceit-lo como Salvador, uma questo de obedincia aos seus mandamentos. PRTICA: Cada um se examine para ver se h algum a perdoar. No relacionamento familiar, sempre h questes no resolvidas entre o casal, entre pais e filhos, entre os irmos. Fazer os acertos para receber a bno. Se algum acusado, com remorsos, por algo feito a uma pessoa que j morreu, orar retirando as mgoas, as razes de amargura, no aceitando conviver com o remorso, anulando suas conseqncias.

11

II- PETIO (Continuao) NO NOS DEIXES CAIR EM TENTAO A verdadeira compreenso, a respeito da tentao, pode ser encontrada na carta de Tiago, que diz: Ningum sendo tentado, diga: de Deus sou tentado; porque Deus no pode ser tentado pelo mal e a ningum tenta. Mas cada um tentado, quando atrado e engodado pela sua prpria concupiscncia. Havendo a concupiscncia concebido (perodo de gestao) d luz o pecado e o pecado gera a morte. Tiago 1:13-15. Este texto apresenta-nos um processo completo desde o incio at a efetivao de uma tentao. H um provrbio que diz: Voc no pode evitar que um pssaro pouse em sua cabea, mas pode evitar que ele faa ninho. Cair, em tentao, chegar prtica das sugestes mentais. A pessoa no pode evitar o surgimento de pensamentos contrrios Deus e sua palavra, mas todo o homem capaz de disciplinar sua mente, a ponto de poder reverter e mudar o curso dos seus pensamentos. Esta uma atitude a ser tomada por todo aquele que cr em Cristo e em sua Palavra. H dois aspectos, na questo da tentao e sua origem: PRIMEIRO: Satans, inimigo e opositor permanente, tenta levar o homem a transgredir a Lei de Deus. Esses ataques tm como alvo, as emoes, a mente e a vontade do homem, atraindo-o a praticar atos contrrios Palavra de Deus. Digo, porm: andai em Esprito e no cumprireis a concupiscncia da carne. Porque a carne cobia contra o Esprito, e o Esprito contra a carne; e estes opem-se um ao outro, para que no faais o que quereis. Glatas 5:16-17. Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo est no maligno. I Joo 5:19. Exemplo: O caso de Davi e Betsab. O rei foi primeiramente, atrado pelo olhar, depois desejou (emoes) ento planejou (mente) e, finalmente executou a sua vontade. II Samuel 11 e 12:1-24. No devemos esquecer o final da histria: a dificuldade do rei em reconhecer seu erro, a aceitao da repreenso feita pelo profeta e seu arrependimento. Salmos 51. A Bblia refere-se muitas vezes e em detalhes ao problema da tentao e do pecado. A importncia que a Palavra de Deus d a esse assunto, deve- se ao fato seguinte:

Lio 05

12

O servo de Deus, j est livre da raiz de sua natureza pecaminosa e est capacitado a no pecar. Isto significa que, o crente tem condies de conduzir sua vida: Dizendo no, a tudo o que o afasta de Deus; Evitando prticas que prejudiquem outros e a si mesmo; Assumindo a responsabilidade de todos os seus atos; Aprendendo a depender unicamente de Deus. Porque o pecado no ter domnio sobre vs Porque a lei do esprito de vida em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte Romanos 6:14 e 8:2. SEGUNDO: As provas acontecem, para o fortalecimento da f. Tiago 1:2-3. No caso das provas e tentaes a que a todos os crentes so submetidos, h sempre a necessidade de se tomar uma deciso: submisso ou a quebra da Lei de Deus. Ainda que muitas vezes as duas palavras sejam usadas como sendo semelhantes, existe uma diferena entre uma prova e uma tentao. Uma provao independe da vontade; a tentao, s ser levada a efeito com a escolha da pessoa. O crente pode tomar a deciso de no pecar, porque est equipado para tal. O fortalecimento da nossa f nos aperfeioar para sermos semelhantes a Ele. Sede vs pois perfeitos, como perfeito o vosso Pai que est nos cus. Mateus 5:48. Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente. I Corntios 12:31. O trabalho do Esprito Santo em ns, tem a finalidade de nos levar, cada vez mais, para perto do Pai. Quando resistimos, a essa operao interior, Ele sofre. E da mesma maneira tambm o Esprito ajuda as nossas fraquezas; porque no sabemos o que havemos de pedir como convm, mas o mesmo Esprito intercede por ns com gemidos inexprimveis. Romanos 8:26. Deus sabe o limite de cada um e permite somente o que podemos suportar. Quando entendemos os acontecimentos em nossa vida como meios que Deus usa para alcanarmos a perfeio encontramos a sada no fim do tnel, olhando para a luz que brilha adiante. Caminhamos seguros. A luz Jesus. No veio sobre vs tentao, seno humana; mas fiel Deus, que vos no deixar tentar acima do que podeis, antes com a tentao dar tambm o escape para que a possais suportar. I Corntios 10:13. A cada vitria alcanada, sobre as provas e tentaes, estaremos mais fortalecidos na f e compreendendo um pouco mais

13

sobre os mistrios e segredos de Deus, sobre Sua grandeza e majestade, sobre Sua soberania no governo do mundo e no destino da humanidade. Podemos cantar: Foi s pela graa de Jesus que eu venci e cheguei aqui. Tambm se torna mais visvel nossa fragilidade, limitao e impossibilidade de vivermos sem uma direo. Ento podemos dizer como Joo Batista e como Paulo ou como os mrtires: necessrio que Ele cresa e que eu diminua. Joo 3:30. Quando estou fraco ento sou forte. II Corntios 12:10b. Os quais pela f venceram reinos, praticaram a justia, alcanaram promessas, fecharam as bocas dos lees, apagaram a fora do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram foras, na batalha se esforaram.... Hebreus 11:33-34. H um caminho longo a ser percorrido entre o conhecimento das doutrinas bsicas do cristianismo e a vida abundante, a que todos os que crem, tm livre acesso. o propsito do Pai, que todos os seus filhos estejam em condies de receber as suas promessas, livramentos, curas e libertaes dos males do mundo. O cristo est sujeito aos problemas e questes existenciais, comuns a todo o ser humano. Entretanto, ns podemos ver tais problemas como experincias que vo sendo acumuladas, para o nosso aperfeioamento, fortalecimento da f e conhecimento mais profundo de Deus como um Pai, que disciplina o filho para o seu prprio bem. A tribulao produz a pacincia, e a pacincia a experincia, a experincia a esperana e a esperana no traz confuso, porque o amor de Deus est derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado Romanos 5:3-5. Jesus previne Pedro sobre a tentao que sofreria e lhe disse: eu roguei por ti, para que a tua f no desfalea. E, tu, quando te converteres, confirma teus irmos. Lucas 18:31-34. Essa provao, na vida de Pedro serviu para a sua real converso, conhecimento de Deus e amadurecimento como pessoa. Comparar os arroubos de Pedro, quando na condio de discpulo, ver alguns fatos nos Evangelhos como: Jesus repreende Satans. Mateus 16:21-23; Na transfigurao. Mateus 17:1-5; Quando Jesus lhe diz que ele vai neg-lo. Mateus 26:33-35 Mais tarde, pode-se ver pelo livro de Atos, um Pedro diferente, transformado no Apstolo Pedro, o homem cuja sombra curava. Suas reaes, antes impulsivas, foram transformadas em atitudes espirituais. Um Pedro no mais movido a emoes, mas um homem que aprendeu com as advertncias recebidas. Um homem que no foi rebelde, mas submeteu-se ao Senhor. Jesus, ainda hoje, investe naqueles que se submetem a Ele.

14

PRTICA: Quem estiver passando por provaes ou sofrendo tentaes; deve examinar qual tem sido o seu pensamento: Reconhece que sua f est sendo provada e est aguardando o livramento de Deus? Est desanimado? Acomodado? Revoltado? Est triste? Sente-se abandonado at por Deus? Pensa que a culpa do outro? Parece que voc est sofrendo injustia? Que todo o mal s acontece a voc? Voc pensa que o mpio blasfema e no recebe as conseqncias? Afinal, Deus Justo? Conduzir os que se identificam com a negao das provas, a fazerem declaraes de confiana em Deus e a se despojarem dos pensamentos negativos. Exemplo de declaraes que devem ser feitas: Deus fiel e sua Justia eterna; O nome de Jesus : Senhor, Justia nossa. Deus tem tudo sob seu controle; Deus no permite nada alm das minhas foras; Tudo contribui para o bem dos que amam a Deus; Os impossveis ao homem so possveis a Deus; Mais forte o que est comigo do que o esprito que est no mundo; Sou um vencedor por Cristo Jesus; Quando estou fraco, ento sou forte; O sacrifcio da Cruz, a garantia da minha vitria; A ressurreio de Cristo a certeza de que o meu sofrimento por um pouco de tempo;

Lio 06 II- PETIO (Continuao) LIVRA-NOS DO MAL O mal, personificado, est sempre em luta contra o povo de Deus, porque Satans, o adversrio de Deus, odeia tudo o que Deus ama e tenta subverter a criao e a natureza. Quando uma pessoa se converte, transferida do domnio do Mal para o Reino de Deus. Satans destitudo do domnio que tinha sobre aquela vida. Esse o verdadeiro motivo das lutas espirituais. So tentativas que o inimigo faz, para trazer as vidas de volta ao seu controle.

15

Lucifer confunde, engana e manipula as mentes daqueles que escolheram cooperar com ele, consciente ou ignorantemente, participando da expanso do reino deste mundo. Jesus nos ensinou a pedir o livramento do Mal e, pessoalmente, orou nesse sentido: No peo que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Joo 17:15. O mal, no apenas um sentimento, real e personificado. O crescimento do mal, que vemos hoje na terra, o resultado da materializao dos pensamentos de Satans. Qualquer um, hoje em dia, est sujeito a ser surpreendido por uma bala perdida, por assaltos em casa, num nibus, na rua, etc. Atualmente, as pessoas em pnico, aprendem a defender-se fisicamente, andam armadas, ou com seguranas. Todos estamos assustados, prevenidos, perplexos. O cristo, precisa andar debaixo da proteo do Senhor e pedir, diariamente: livra-me do mal porque esta luta no contra a carne e o sangue, mas contra os principados e contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Efsios 6:12. O servo do Senhor sabe que, na Cruz, Satans foi despojado de seus poderes e exposto publicamente. Colossenses 2:15. Portanto, somente aquele que est em Cristo, verdadeiramente, livre do mal. A vitria final j est garantida por Jesus. II Pedro 2:9. O Mal foi cortado pela raiz. Com a morte de Cristo, na Cruz, Satans foi julgado e condenado. Mateus 25:41; Colossenses 2:15;
Hebreus 2:14.

... para que pela morte aniquilasse o imprio da morte, isto , o diabo. Joo 2:14b. Agora o juzo deste mundo; agora ser expulso o prncipe deste mundo. Joo 12:31. E do juzo, porque j o prncipe deste mundo est julgado. Joo 16:11. H males, que podem ser evitados. o que resulta de imprudncia, descuido, curiosidade excessiva, dormir pouco, comer fora de horrio, expor-se demais ao sol, correr em alta velocidade, envolver-se em discusses alheias, trabalhar ou pegar pesos alm das foras, tentar ultrapassar limites sem nenhuma segurana e sem finalidade. Livra-nos do mal um pedido para ser feito diariamente, porque precisamos sempre da proteo de Deus. Agindo conforme a direo do Esprito, disciplinando suas emoes, a pessoa poder alcanar reaes espirituais. I Pedro 5:8-9. Tais reaes s sero alcanadas aps a libertao dos medos, da timidez, do temor humano e outros problemas. Cada um precisa ter sempre em mente que, apesar de estar exposto a tentaes e ciladas do inimigo, pode contar com o

16

livramento e a proteo que vem de Deus, sem a qual ficamos indefesos. Pnico uma doena que resulta do medo no tratado. A guerra, contra Satans e seu demnios, espiritual. S estaremos preparados para essa batalha, se nos revestirmos da armadura do cristo: verdade, justia, paz, f, capacete, espada e orao. Efsios 6:10-18. PRTICA: Verificar se h algum tem qualquer tipo de medo: de assaltos, do escuro, de ficar doente, da morte, da velhice, do futuro, das tempestades, dos troves, dos terremotos, de animais... Despojar-se desses medos e fazer declaraes de f e confiana na defesa e proteo do Senhor. Pode haver necessidade de oraes de autoridade. No amor no h temor; antes, o perfeito amor, lana fora o medo. Porque, o temor tem consigo a pena; e o que teme no perfeito em amor. I Joo 4:18. Cada crente deve saber que o Esprito Santo pe limites ao de Satans. Ele s pode agir contra o crente com a permisso do Senhor. II Tessalonicenses 2:7 e J 1:6-12. E, se Deus permitir, Ele mesmo providenciar o modo de livrar o seu filho do Mal. Lio07

III - DOXOLOGIA Teu o reino, o poder e a glria para sempre. Amm. Mateus 6:13b. A doxologia um poema de louvor a Deus, que pode iniciar ou finalizar uma orao, ser um cntico isolado ou uma declarao espontnea de louvor. O encerramento da Orao Dominical com uma doxologia, mostra-nos a importncia do louvor como aceitao da soberania de Deus. Louvor significa o reconhecimento e a gratido, no apenas pelo que Deus faz, mas principalmente, pelo que Deus . Com o louvor, a Igreja declara a soberania de Deus e coloca-se em posio de submisso a Ele, manifestando sua certeza, f e confiana de que Deus realizar tudo o que prometeu. A Palavra de Deus estimula o homem a louvar, porque Deus habita no meio dos louvores e a Igreja recompensada, com a bno da Sua presena. Quando o homem adora a Deus, elevado de sua condio humana, a lugares celestiais, porque, a adorao, a comunho do esprito humano com o Esprito de Deus. Aprouve a Deus, refletir a Sua imagem e despertar o esprito do homem, restaurando a comunicao perdida.

17

esse o motivo pelo qual somente os que provaram o Novo Nascimento, podem louvar a Deus com entendimento. Jesus disse mulher samaritana: Os verdadeiros adoradores adoraro o Pai em esprito e em verdade Porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus Esprito, e importa que os verdadeiros adoradores o adorem em esprito e em verdade. Joo 4:23-24. E, em outro lugar, a Bblia diz: Portanto, ofereamos sempre por ele a Deus sacrifcio de louvor, isto , o fruto dos lbios que confessam o seu Nome. Hebreus 13:15. O louvor a evidncia do invisvel. O louvor a matria prima, nas mos de Deus, com a qual so confeccionadas as vitrias do crente. O texto de Hebreus e mais outros, como Salmos 107:22 e 116:17, mostram que o louvor, recebido, por Deus, como uma oferta voluntria do homem Ele. A Lei continha mandamentos em relao aos rituais que eram oferecidos Deus, diariamente, pelo Sacerdote. Os sacrifcios tinham duas finalidades: eliminar a culpa e reaproximar o pecador de Deus. Ao mesmo tempo em que o sacrifico era uma exigncia de Deus, era tambm, um sinal de obedincia a Deus, por parte do homem. Desde que Jesus veio ao mundo, cumprindo as exigncias da Lei, no houve mais necessidade dos sacrifcios obrigatrios, porque, tanto o assunto da culpa, como do acesso a Deus, foram resolvidos, de uma vez por todas. Jesus foi, ao mesmo tempo: O Sacrifcio: O Cordeiro que tira o pecado do mundo; O Sacerdote: O que nos apresenta, sem culpa, a Deus. Por que, ento, o louvor considerado como um sacrifcio? O louvor mostra a nossa liberdade, a espontaneidade e o prazer que temos ao louv-lo. uma oferta, no mais obrigatria, como na Lei, mas, voluntria. O louvor contm uma reciprocidade: enquanto o crente louva, recebe de Deus o refrigrio da alma, em libertaes, curas, renovao de suas energias e alimento espiritual para a sua f. No ofertar para receber em troca, isso se aplica tanto ao louvor como aos dzimos e ofertas, e doao do nosso servio. Se a pessoa pensa que louvar apenas dizer palavras decoradas, para receber de Deus alguma coisa, engana-se, porque o Senhor no faz permuta. Ele conhece as intenes do nosso corao. No erreis: Deus no se deixa escarnecer.... Glatas 6:7a. Os sacrifcios para Deus so o esprito quebrantado; a um corao quebrantado e contrito no desprezars, Deus. Salmos 51:17.

18

Porque eu quero misericrdia, e no o sacrifcio; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos. Osias 6:6. O louvor indispensvel vida do crente. O Senhor Jesus, finaliza a orao modelo, com este hino de louvor, ensinando ao crente, que o louvor perfeito a declarao de reconhecimento da soberania e magnificncia de Deus. IMPEDIMENTOS AO LOUVOR: Falta de convico sobre a soberania e o governo de Deus; Suspeitar da Justia e da Verdade; Insatisfao com a Igreja e sua liderana; Falta de perdo; Dvidas no resolvidas; M vontade ou indisposio para louvar. Quem se sentir enquadrado em algum desses itens deve orar despojando-se das suas questes e recebendo a libertao para louvar e receber de Deus a verdade sobre sua vida. RAZES PARA LOUVAR: Algum se lembra de louvar a Deus ao tomar um copo dgua, ao comer uma fruta, ao ver uma flor ou ouvindo passarinhos cantar, as ondas do mar quebrando na praia, pelo nascimento ou ocaso do sol, por noites de lua, cu estrelado? Algum se lembra de louvar a Deus pelo seu prprio corpo? Por sua viso, audio, paladar, olfato, tato? Pela sade do seu aparelho digestivo, circulatrio, respiratrio e urinrio? Pelo nascimento de um filho, pelo choro e riso de uma criana? PRTICA: Aps a lio, fazer oraes curtas de louvor, sem nenhum pedido, declarando, com alegria, alguma coisa nova que cada um conseguiu descobrir hoje em sua vida. Exercitar-se em casa neste tipo de orao: at que o louvor, de modo natural, faa parte integrante da nossa vida; at que a nossa linguagem seja apenas de louvor e nossas queixas e lamentaes fiquem no esquecimento. Pois Deus o Rei de toda a terra; cantai louvores com inteligncia. Salmos 47:7 Lio 08 III - DOXOLOGIA (Continuao) TEU O REINO, O PODER E A GLRIA. Este o hino de louvor, que encerra a Orao Dominical; pode ser dividido em trs partes:

19

O REINO Os reinos da terra so limitados, guerreiam entre si por fronteiras, limites areos, reas de ao. Os mais fortes dominam os mais fracos. parte da histria do mundo, as conquistas das grandes potncias: Dario e Ciro-Prsia; Hitler-Alemanha; Lenin-Rssia. Israel conquistando seus domnios com guerras e mortes; sendo dominado durante sculos por muitos pases: Rssia e EEUU - hoje so as super potncias invadindo pases, impondo suas leis. frica do Sul, Afganisto, Iraque... O Teu Reino um Reino eterno; o Teu domnio estende-se a todas as geraes. Salmos 145:13. Ao Rei dos sculos, imortal, invisvel, ao nico Deus seja honra e glria para todo o sempre. Amm. I Timteo 1:17. O reino de Deus eterno e sua expanso, na terra, fica na dependncia do trabalho da Igreja, que a representante de Deus.
Salmos 145:12-13; Efsios 3:8-10.

Teu o Reino; Teu o poder; Tua a glria.

Em contra partida, o reino deste mundo est nas mos de Satans, que mantm sucursais em toda a terra com a administrao dos seus asseclas, os demnios. Atualmente muitas pessoas, que rejeitaram o plano de Deus para suas vidas, associaram-se a Satans, que se engrandecer at a instalao do seu reinado na terra, com o anticristo. Aparentemente estamos assistindo a vitria do Mal sobre o Bem. Por um pouco de tempo o Senhor dos senhores, o Deus dos deuses, permitir esse acontecimento na terra at que a sua ira seja derramada e o juzo, que a execuo do Seu julgamento, destrua tudo o que se ope contra seus desgnios e a sua soberania. O Reino de Deus, restaurar todas as coisas como eram no princpio da criao. O reino de Deus eterno. O seu domnio estende-se de gerao em gerao. Todas as tuas obras te louvaro, Senhor, e os teu santos te bendiro. Falaro da glria do teu reino e relataro o teu poder, para que faam saber aos filhos dos homens as tuas proezas e a glria do teu reino. Salmos 145:10-12. A Igreja fiel, e todo aquele que perseverar at o tempo em que se cumpriro todas as palavras destas profecias bblicas, reinaro com Cristo, porque Jesus voltar! Jesus Reinar! O PODER Uma coisa disse Deus duas vezes a ouvi: que o poder pertence a Deus. Salmos 62:11. A Onipotncia um dos atributos de Deus; faz parte da Sua natureza, assim como a Justia a Verdade e a Misericrdia.

20

O poder de Deus no est limitado aos Seus atos poderosos. As obras, de Deus, manifestam a Sua Glria. Ler o Salmo 150. Poder de criao; Poder de vida; Poder de morte; Poder de ressurreio; Poder de julgar os vivos e os mortos. O homem precisa reconhecer a Onipotncia e a Soberania de Deus para seu prprio bem, e para que haja temor em seu corao. Assim, ser sbio para se entregar direo de Deus, em obedincia e submisso sua vontade. O temor do Senhor a sabedoria e apartar-se do mal a inteligncia. J 28:28. O temor do Senhor o princpio da Sabedoria; bom entendimento tm todos os que lhe obedecem. Salmos 111:10. Deus nomeia a Igreja como Sua representante na terra. Quando a Igreja manifestar ao mundo qual a verdadeira fonte da sua fora, ento, a Glria de Deus ser vista em toda a terra. A GLRIA Estando ele ainda a falar, uma nuvem luminosa os cobriu, e da nuvem saiu uma voz que dizia: Este o meu Filho amado, em quem me comprazo. A ele ouvi! Os discpulos, ouvindo isto, caram com o rosto no cho, tomados de grande medo. Mateus 17:5-6. Apareceu-lhes um anjo do Senhor, e a glria do Senhor os cercou de resplendor, e foram tomados de grande temor. Lucas 2:9. A Glria do Senhor encheu o Tabernculo e, mais tarde com a construo do templo, a Sua Glria permaneceu no Santo dos Santos entre os querubins. Diante da Glria do Senhor o homem teme e treme, fica sem palavras. algo nunca visto e independe da vontade do homem. Quando Jesus veio terra, manifestou a Glria de Deus. O Verbo se fez carne, e habitou entre ns, e vimos a sua glria, como a glria do unignito do Pai, cheio de graa e de verdade. Joo 1:14. A natureza proclama a Glria de Deus. Os cus manifestam a glria de Deus, e o firmamento anuncia a obra de suas mos. Salmos 19:1. Senhor, quo variadas so as tuas obras!... ... Cheia est a terra das tuas riquezas. Salmos 104:24. Os campos cobrem-se de rebanhos e os vales vestem-se de trigo. Salmos 65:13a. A Glria de Deus no pode ser provocada pelo homem e s se manifestar quando os feitos do homem e da Igreja estiverem sintonizados com os propsitos de Deus. Moiss pediu para ver a Glria de Deus e o Senhor lhe disse:

21

No poders ver a minha face porquanto nenhum homem ver a minha face e viver. xodo 33:20. O rosto de Moiss resplandeceu quando desceu do Sinai aps 40 dias e noites na presena do Senhor. Era o reflexo da Glria de Deus. xodo 34:29-35. A presena de Deus era visvel na nuvem e no fogo que serviam de direo e proteo do povo no deserto por 40 anos.
xodo 13:21; Salmos 105:39 e outras referncias.

A Glria do Senhor apareceu: Na consagrao do Templo de Salomo, aps a Orao feita pelo Rei. II Crnicas 7:1-3. Na reconstruo do 2 Templo, a presena do Senhor desceu.
Esdras 3:12-13; Ageu 2:1-9. No livro de Ezequiel pode-se perceber o movimento da Glria

de Deus nas seguintes etapas: O profeta descreve a viso que teve da Glria de Deus. Cap. 1. A Glria do Senhor aparece ao profeta no vale. Cap. 3:23. Desde a reconstruo do Templo, a glria do Senhor permaneceu no Santo dos Santos, sobre a Arca da Aliana. Por causa das abominaes feitas no Templo, a glria de Deus levantou-se de onde estava e parou na porta de entrada, dando instrues a um anjo. Cap. 9:3-4 e 10:4. Os querubins levam a Glria de Deus at a porta oriental do Templo. Cap. 10:18-19. Os querubins saem com a Glria de Deus, sobre eles e pousam no monte ao oriente da cidade. Cap. 11:22-23. O retorno da Glria do Senhor ao trio interior do Templo narrada em Ezequiel 43:1-5. A manifestao da Glria de Deus, nos dias de hoje, est condicionada ao lugar em que a Igreja deve estar ao cumprir os propsitos de Deus. Foi Igreja que Deus delegou a responsabilidade de mostrar a o mundo, a grandeza de Sua majestade e sabedoria. Isso s ser feito atravs da Unidade entre os filhos de Deus. Para que todos sejam um, como tu, Pai, o s em mim, e eu em ti. Que eles tambm sejam um em ns, para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu dei-lhes a glria que a mim me deste, para que sejam um, como ns somos um: Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conhea que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Joo 17:21-23.

You might also like