You are on page 1of 5

Massa Atmica de um tomo

A massa atmica de um tomo tem sua massa determinada em u, isto , a massa comparada com 1/12 da massa do 12C. Utilizando um aparelho chamado espectrmetro de massa, as massas atmicas dos diversos tomos podem ser determinadas experimentalmente com exatido. As massas atmicas de qualquer tomo podem ser determinadas com a utilizao desse aparelho. Os valores exatos no so usados e sim um arrendondamento para o nmero inteiro mais prximo com o intuito de facilitar os clculos. Os valores das massas atmicas arredondados so semelhantes aos nmeros de massa (A) dos tomos; assim o nmero de massa (A) usado como se fosse a massa atmica. Entretanto, os valores de massa so comparativos, relacionados com a unidade de massa atmica (u) = 1/12 da massa do 12C = 1u. (http://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/massa-atomica-um-atomo.htm )

Massa Atmica
1. Introduo As grandezas utilizadas pelos qumicos relacionam as quantidades ou substncias expressas em massa, volume, nmero de tomos, nmero de molculas, nmero de ons e, principalmente, quantidades expressas em mols que, atualmente, so as de maior importncia na Qumica moderna.

2. Importncia A importncia das grandezas qumicas determinar na prtica a quantidade das substncias qumicas envolvidas em uma reao qumica. 3. Unidade de Massa atmica A medida de uma grandeza feita por comparao com uma grandeza padro convenientemente escolhida. Desta forma, a medida de massa de um corpo feita comparando-se a massa de um determinado corpo com a massa de um padro adequadamente escolhido. Para medir a massa do seu corpo, utiliza-se o quilograma (kg). Por exemplo, se voc diz pesar 65 kg, isto significa que voc 65 vezes mais pesado que a unidade escolhida (1 kg). O quilograma (kg) uma unidade prtica, mas nem sempre adequada para uma determinada situao, como para indicar a massa de um gro de areia, em que o padro conveniente seria o miligrama (mg), ou mesmo de um navio, em que a tonelada (ton) seria o padro mais adequado; mas nenhum desses padres citados seria utilizado para medir a massa de um tomo.

tomos individuais so muito pequenos para serem vistos e muito menos pesados. Porm, possvel determinar as massas relativas de tomos diferentes, quer dizer, podemos determinar a massa de um tomo comparando com um tomo de outro elemento utilizado como padro. Em 1961, na Conferncia da Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC), adotou-se como padro de massas atmicas o istopo 12 do elemento carbono (12C), ao qual se convencionou atribuir o valor exato de 12 unidades de massa atmica. Uma unidade de massa atmica (1 u) corresponde desta forma a tomo de istopo 12 do carbono. Portanto: de massa de um

O valor de 1 u de 1,66 1024 g, o que corresponde aproximadamente massa de um prton ou de um nutron. 4. Massa atmica (MA) Massa atmica o nmero que indica quantas vezes a massa de um tomo de um determinado elemento mais pesada que 1u, ou seja, do tomo de 12C.

Comparando-se a massa de um tomo de um determinado elemento com a unidade de massa atmica (1u), obtm-se a massa desse tomo. Exemplo: Quando dizemos que a massa atmica do tomo de 32S igual a 32 u, conclumos que: a massa atmica de um tomo de 32S igual a 32 u; a massa atmica de um tomo de 32S igual a 32 vezes a massa de C-12. do tomo de

a massa de um tomo de 32S igual a 2,7 vezes a massa de um tomo de C-12. 5. Massa atmica de um elemento A maioria dos elementos apresenta istopos. O cloro, por exemplo, constitudo por uma mistura de 2 istopos de massas atmicas, respectivamente, 35 e 37.

A massa atmica do cloro dada pela mdia ponderada das massas isotpicas:

Portanto: Massa atmica de um elemento a mdia ponderada das massas atmicas dos istopos naturais desse elemento. Sendo assim, a massa atmica de um elemento hipottico A, constitudo dos istopos naturais A1, A2, ...., An, pode ser calculada por:

Exemplo: Quando dizemos que a massa atmica do elemento cloro 35,5 u, conclumos que: cada tomo do elemento cloro pesa em mdia 35,5 u; cada tomo do elemento cloro pesa em mdia 35,5 vezes mais que 12
(http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/massa-atomica.asp)

da massa do C-

Massa atmica a mdia dos nmeros de massas (representada pela letra A) do istopos de um determinado elemento qumico, ponderada pala ocorrncia de cada istopo. Nmero de massa (A) a soma de prtons e neutrons do ncleo de um tomo, medida em unidade de massa atmica, representado por u.m.a ou simplesmente u

A massa atmica de um elemento qumico a mdia ponderada das massas atmicas de seus istopos, cuja ponderao a ocorrncia de cada um na natureza. A massa do tomo de um dado istopo o seu nmero de massa expresso em unidade de massa atmica (u).

Por exemplo h doi i topos conhecidos do Cloro, sendo eles o Cloro e o Cloro-37. -35 O primeiro, com massa at mica de 34,9689 u tem uma ocorrncia na natureza em torno de 75,77%, enquanto que o outro istopo, de massa 36,96590 u, tem uma ocorrncia de 24,23%. Dito de outra forma, qualquer amostra de tomos de Cloro ser constituda por 75,77% de tomos de Cloro-35 e 24,23% de tomos de Cloro-37. Sendo assim, a massa at mica do elemento Cloro

Conforme exposto acima, levando em considerao a ocorrncia na natureza,sabe-se que a massa at mica do elemento Cloro de 35,45 u. Pela definio de "u" (unidade de massa at mica) corresponde a 1/12 da massa do Carbono-12. Como a massa at mica expressa em "u", ela indica quantas vezes a massa de um tomo maior que 1/12 da massa de Carbono -12. Por exemplo referir que a massa at mica de um dado istopo do fl or 19u, indica que o istopo em questo 19 vezes "mais pesado" que 1/12 da massa docarbono-12.

[edi r]

Uma definio semelhante aplica-se s molculas - sendo ento chamada massa molecular de uma subst ncia, expressa em "u". a A massa da molcula de uma dada subst ncia calcul da pela soma das massas at micas de todos os seus tomos constituintes. Esta tcnica deixa de lado apenas a energia de ligao qumica, que geralmente negligencivel. Por exemplo, a molcula de metano composta por 1 tomo de carbono e 4 tomos de hidrognio. Sabendo que a massa at mica do hidrognio aproximadamente 1 u e a do carbono aproximadamente 12 u, ento a massa at mica da subst ncia metano (massa de uma molcula de metano) calculada da seguinte forma:

olecul r

[ ditar] Desenv lviment histric do termo


A noo de massa atmica foi referida pela primeira vez por Dalton, em sequncia da teoria atmica que desenvolveu. Como Dalton no tinha forma de calcular a massa de um tomo tinha de relacionar a massa de tomos de diferentes elementos entre si. Para tal era necessrio escolher os tomos de um elemento especfico como referncia. Dalton escolheu como elemento referncia o hidrognio. Dalton efetuou clculos de massa atmica para vrios elementos, tendo com ponto de referncia a massa do hidrognio, que ele estabeleceu ser a unidade (1). No entanto estes clculos eram empricos, baseados exclusivamente na frmula qumica das substncias, mas no em experincias concretas. Este facto levou concluses erradas. Por exemplo. Dalton considerava que uma molcula de gua era constituda por um tomo de hidrognio e um tomo de oxignio (HO). Considerando a massa atmica do hidrognio(H) igual a 1, a massa do oxignio(O) seria 8. No entanto a massa atmica relativa do oxignio 16 (porque uma molcula de gua possui 2 tomos de hidrognio e 1 de oxignio). No inicio do sculo XIX o qumico sueco Berzellius efectuou vrias experincias para determinar a massa atmica dos elementos conhecidos na poca. Berzellius utilizou como elemento de comparao a massa atmica do Oxignio, que igualou a 100 e em 1828 publicou uma tabela que apresentava a massa atmica de vrios elementos qumicos. Em 1865 o qumico belga J. S. Stas apresentou uma tabela de massas atmicas mais actualizada, utilizando como comparao o elemento oxignio, que igualou a 16. Mais tarde passaram a existir dois elementos referncia para a determinao da massa atmica dos elementos, o oxignio (igualado a 16 unidades) e o carbono (igualado a 12 unidades). Este facto causou considervel confuso. Em 1961 foi universalmente aceite o carbono (igualado a 12 unidades).

You might also like