You are on page 1of 4

SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 2, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010 Estabelece as Diretrizes Nacionais de Promoo e Defesa dos Direitos

Humanos dos Profissionais de Segurana Pblica. O MINISTRO DE ESTADO CHEFE DA SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS DA PRESIDNCIA DA REPBLICA e o MINISTRO DE ESTADO DA JUSTIA, no uso das atribuies que lhes conferem os incisos I e II, do pargrafo nico, do art. 87, da Constituio Federal de 1988, resolvem: Art. 1 Ficam estabelecidas as Diretrizes Nacionais de Promoo e Defesa dos Direitos Humanos dos Profissionais de Segurana Pblica, na forma do Anexo desta Portaria. Art. 2 A Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica e o Ministrio da Justia estabelecero mecanismos para estimular e monitorar iniciativas que visem implementao de aes para efetivao destas diretrizes em todas as unidades federadas, respeitada a repartio de competncias prevista no art. 144 da Constituio Federal de 1988. Art. 3 Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicao. PAULO DE TARSO VANNUCHI Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidncia da Repblica LUIZ PAULO TELES FERREIRA BARRETO Ministro de Estado da Justia ANEXO DIREITOS CONSTITUCIONAIS E PARTICIPAO CIDAD 1) Adequar as leis e regulamentos disciplinares que versam sobre direitos e deveres dos profissionais de segurana pblica Constituio Federal de 1988. 2) Valorizar a participao das instituies e dos profissionais de segurana pblica nos processos democrticos de debate, divulgao, estudo, reflexo e formulao das polticas pblicas relacionadas com a rea, tais como conferncias, conselhos, seminrios, pesquisas, encontros e fruns temticos. 3) Assegurar o exerccio do direito de opinio e a liberdade de expresso dos profissionais de segurana pblica, especialmente por meio da Internet, blogs, sites e fruns de discusso, luz da Constituio Federal de 1988. 4) Garantir escalas de trabalho que contemplem o exerccio do direito de voto por todos os profissionais de segurana pblica.

VALORIZAO DA VIDA 5) Proporcionar equipamentos de proteo individual e coletiva aos profissionais de segurana pblica, em quantidade e qualidade adequadas, garantindo sua reposio permanente, considerados o desgaste e prazos de validade. 6) Assegurar que os equipamentos de proteo individual contemplem as diferenas de gnero e de compleio fsica. 7) Garantir aos profissionais de segurana pblica instruo e treinamento continuado quanto ao uso correto dos equipamentos de proteo individual. 8) Zelar pela adequao, manuteno e permanente renovao de todos os veculos utilizados no exerccio profissional, bem como assegurar instalaes dignas em todas as instituies, com nfase para as condies de segurana, higiene, sade e ambiente de trabalho. 9) Considerar, no repasse de verbas federais aos entes federados, a efetiva disponibilizao de equipamentos de proteo individual aos profissionais de segurana pblica. DIREITO DIVERSIDADE 10) Adotar orientaes, medidas e prticas concretas voltadas preveno, identificao e enfrentamento do racismo nas instituies de segurana pblica, combatendo qualquer modalidade de preconceito. 11) Garantir respeito integral aos direitos constitucionais das profissionais de segurana pblica femininas, considerando as especificidades relativas gestao e amamentao, bem como as exigncias permanentes de cuidado com filhos crianas e adolescentes, assegurando a elas instalaes fsicas e equipamentos individuais especficos sempre que necessrio. 12) Proporcionar espaos e oportunidades nas instituies de segurana pblica para organizao de eventos de integrao familiar entre todos os profissionais, com nfase em atividades recreativas, esportivas e culturais voltadas a crianas, adolescentes e jovens. 13) Fortalecer e disseminar nas instituies a cultura de nodiscriminao e de pleno respeito liberdade de orientao sexual do profissional de segurana pblica, com nfase no combate homofobia. 14) Aproveitar o conhecimento e a vivncia dos profissionais de segurana pblica idosos, estimulando a criao de espaos institucionais para transmisso de experincias, bem como a formao de equipes de trabalho composta por servidores de diferentes faixas etrias para exercitar a integrao inter-geracional. 15) Estabelecer prticas e servios internos que contemplem a preparao do profissional de segurana pblica para o perodo de aposentadoria, estimulando o prosseguimento em atividades de participao cidad aps a fase de servio ativo. 16) Implementar os paradigmas de acessibilidade e empregabilidade das pessoas com deficincia em instalaes e equipamentos do sistema de segurana pblica, assegurando a reserva constitucional de vagas nos concursos pblicos.

SADE 17) Oferecer ao profissional de segurana pblica e a seus familiares, servios permanentes e de boa qualidade para acompanhamento e tratamento de sade. 18) Assegurar o acesso dos profissionais do sistema de segurana pblica ao atendimento independente e especializado em sade mental. 19) Desenvolver programas de acompanhamento e tratamento destinados aos profissionais de segurana pblica envolvidos em aes com resultado letal ou alto nvel de estresse. 20) Implementar polticas de preveno, apoio e tratamento do alcoolismo, tabagismo ou outras formas de drogadio e dependncia qumica entre profissionais de segurana pblica. 21) Desenvolver programas de preveno ao suicdio, disponibilizando atendimento psiquitrico, ncleos teraputicos de apoio e divulgao de informaes sobre o assunto. 22) Criar ncleos teraputicos de apoio voltados ao enfrentamento da depresso, estresse e outras alteraes psquicas. 23) Possibilitar acesso a exames clnicos e laboratoriais peridicos para identificao dos fatores mais comuns de risco sade. 24) Prevenir as conseqncias do uso continuado de equipamentos de proteo individual e outras doenas profissionais ocasionadas por esforo repetitivo, por meio de acompanhamento mdico especializado. 25) Estimular a prtica regular de exerccios fsicos, garantindo a adoo de mecanismos que permitam o cmputo de horas de atividade fsica como parte da jornada semanal de trabalho. 26) Elaborar cartilhas voltadas reeducao alimentar como forma de diminuio de condies de risco sade e como fator de bem-estar profissional e auto-estima. REABILITAO E REINTEGRAO 27) Promover a reabilitao dos profissionais de segurana pblica que adquiram leses, traumas, deficincias ou doenas ocupacionais em decorrncia do exerccio de suas atividades. 28) Consolidar, como valor institucional, a importncia da readaptao e da reintegrao dos profissionais de segurana pblica ao trabalho em casos de leses, traumas, deficincias ou doenas ocupacionais adquiridos em decorrncia do exerccio de suas atividades. 29) Viabilizar mecanismos de readaptao dos profissionais de segurana pblica e deslocamento para novas funes ou postos de trabalho como alternativa ao afastamento definitivo e inatividade em decorrncia de acidente de trabalho, ferimentos ou seqelas.

DIGNIDADE E SEGURANA NO TRABALHO 30) Manter poltica abrangente de preveno de acidentes e ferimentos, incluindo a padronizao de mtodos e rotinas, atividades de atualizao e capacitao, bem como a constituio de comisso especializada para coordenar esse trabalho. 31) Garantir aos profissionais de segurana pblica acesso gil e permanente a toda informao necessria para o correto desempenho de suas funes, especialmente no tocante legislao a ser observada. 32) Erradicar todas as formas de punio envolvendo maus tratos, tratamento cruel, desumano ou degradante contra os profissionais de segurana pblica, tanto no cotidiano funcional como em atividades de formao e treinamento. 33) Combater o assdio sexual e moral nas instituies, veiculando campanhas internas de educao e garantindo canais para o recebimento e apurao de denncias. 34) Garantir que todos os atos decisrios de superiores hierrquicos dispondo sobre punies, escalas, lotao e transferncias sejam devidamente motivados e fundamentados. 35) Assegurar a regulamentao da jornada de trabalho dos profissionais de segurana pblica, garantindo o exerccio do direito convivncia familiar e comunitria. SEGUROS E AUXLIOS 36) Apoiar projetos de leis que instituam seguro especial aos profissionais de segurana pblica, para casos de acidentes e traumas incapacitantes ou morte em servio. 37) Organizar servios de apoio, orientao psicolgica e assistncia social s famlias de profissionais de segurana pblica para casos de morte em servio. 38) Estimular a instituio de auxlio-funeral destinado s famlias de profissionais de segurana pblica ativos e inativos.
[Transcrio do Dirio Oficial da Unio Seo I N 240 quinta-feira de 16 de dezembro de 2010]

You might also like