You are on page 1of 3

INTRODUO

Partindo do princpio de que o processo de educao est vinculado ao contexto econmico, social e cultural do indivduo, seu objetivo deveria ser prepar-lo para a realidade social na qual o mesmo est inserido, levando em conta que este um sujeito histrico, social e de direitos e que a escola tem como papel fundamental garantir um espao de reconhecimento da cidadania, em que o aluno dever ser informado de seus direitos e deveres e onde poder adquirir conhecimentos que lhe sero teis no seu cotidiano. No sistema educacional o aluno se depara com todas as diversidades, e a mesma deve proporcionar suporte de socializao, j que os mesmos se encontram em desenvolvimento. Entende-se que, a educao como fonte de conhecimento que leva a um posicionamento crtico que fundamental para o desenvolvimento intelectual do aluno pois, Quanto mais crtico um grupo humano, tanto mais democrtico e permevel, em regra. Tanto mais democrtico, quanto mais ligado s condies de sua circunstncia.[...] Quanto menos criticidade em ns, tanto mais ingenuamente tratamos os problemas e discutimos superficialmente os assuntos (FREIRE,1989:95). Portanto necessrio proporcionar discusses, com o intuito de criar no aluno essa viso crtica em relao a sociedade em que ele esta inserido e dessa forma prepar-lo para o futuro em sua integrao no mercado de trabalho e nas demais relaes sociais. Ainda segundo Paulo Freire (1996) a escola no deve ser apenas um espao de transferncia de conhecimento para o aluno, e sim a responsvel por [...] criar possibilidades para sua prpria produo ou sua construo [...], neste sentido a escola deve oferecer alternativas para que os excludos da sociedade tenham a possibilidade de serem reintegrados por meio da participao poltica na luta pela universalidade de direitos sociais para que sua cidadania seja resgatada. Segundo o dicionrio Houaiss, educao significa aplicao de mtodos prprios para assegurar a formao e o desenvolvimento fsico, intelectual e moral de um ser humano, ou seja, a definio de educao refora que ela tem por objetivo a promoo do indivduo enquanto ser social, refora que ela tem o papel form-lo enquanto cidado. A partir da latncia dessa responsabilidade da educao, reforando o direito a esta estabelecido na Constituio Federal de 1988 A educao. direito de todos e dever do Estado e da famlia, ser provida e incentivada com a colaborao da sociedade, visando o pleno

desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exerccio da cidadania e qualificao do trabalho .(CONSTITUIO FEDERAL,1988). Diante deste artigo pode-se afirmar que a educao um direito social conquistado pela sociedade civil e para mesma, em que o Estado assume total responsabilidade de garantia da sua efetivao. Depois do marco da Constituio federal de 1988 e diante diversas mudanas ocorridas na sociedade, se fez necessrio reavaliar o sistema educacional, ento o Governo Federal em 1996 cria a lei de novas diretrizes e bases para a educao brasileira, pois para um pas evoluir se faz necessrio uma educao de qualidade e a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) n 9.394/96, que angariou mudanas expressivas com a ampliao da Educao, vem garantir uma educao bsica universalizada, unificando-a ao trabalho e as necessidades sociais, afirmadas no XI principio do terceiro artigo da LDB. As diretrizes vm reconhecer o aluno na sua subjetividade, vem reconhecer a importncia de suas relaes alm da escola, salientando a necessidade de um reforo na equipe interdiciplinar com a presena de tecnicos espeicalizado que compreendam os alunos nessa perspectiva. Atualmente o sistema educacional, mesmo sendo uma poltica pblica, vem sofrendo contradies por estar inserida no contexto neoliberal, em que o Estado cada vez mais se isenta das suas responsabilidades com o social e busca os interesses da classe dominante. Porm para a atender a necessidade de uma interveno social na educao no ano de 2000 foi proposto o Projeto de Lei (PL) n 3.688 de 2000 em que se prope a insero de um Assistente Social na equipe educacional, para que este de conta da demanda das questes sociais que esto latentes no sistema educacional. Outro avano que evidencia a urgncia da implantao do Servio Social nas escolas foi o projeto de lei de julho de 2005, a PL n 837, que prope no s a insero do Assistente Social como tambm de um Psiclogo nas unidades de ensino para que ambos fazendo um trabalho em conjunto numa equipe multidisciplinar possam identificar as quais so as questes subjetivas e sociais que esto causando dificuldade de aprendizagem no aluno, como tambm trabalhar em conjunto com os profissionais da educao para promover um ambiente propcio para do desenvolvimento psicossocial do aluno. Apesar da latncia da insero do Assistente Social na educao que reforada pelas PLs n 3.688/2000 e n 837/2005, nenhum dos projetos de lei foi aprovado ainda. Ambos tramitando pela Cmara dos Deputados do Estado de So Paulo.

Cabe, portanto a nossa classe, se unir como categoria para conquistarmos mais este campo de atuao onde nosso trabalho extremamente necessrio, pois conforme os princpios fundamentais do nosso cdigo tica dever do Assistente Social a Articulao com os movimentos de outras categorias profissionais que compartilhem dos princpios deste Cdigo e com a luta geral dos trabalhadores. Dessa forma surge a seguinte questo: Como a nossa categoria tem se organizado para a efetivao dos Projetos de Lei n 3.688/2000 e n 837/2005?

You might also like