You are on page 1of 19

CURSO DE SERVIO SOCIAL

Projeto de Pesquisa

O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROGRAMAS DE PREVENO DE HIV/Aids

ITAQUAQUECETUBA 2011 ANA CAROLINA VACCARELI

O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROGRAMAS DE PREVENO DE HIV/Aids

Projeto apresentado a Disciplina Pesquisa em Servio Social, como parte dos requisitos para avaliao semestre, sob a orientao da Prof. Keila Costa de Oliveira.

ITAQUAQUECETUBA 2011

SUMRIO

INTRODUO AO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA ..........................................................4 OBJETIVOS ..............................................................................................................................7 METODOLOGIA.......................................................................................................................8 ORAMENTO.........................................................................................................................12 CRONOGRAMA......................................................................................................................13 REFERNCIAS........................................................................................................................14 APNDICES.............................................................................................................................15

INTRODUO AO PROBLEMA E JUSTIFICATIVA

Na dcada de 80 o mundo foi surpreendido pelo surgimento de uma nova doena infectocontagiosa, sem cura e causadora de milhares de mortes. Passado muitos anos e estudos, chega-se a concluso da descoberta da Sndrome da Imunodeficincia Humana (SIDA). Aps sua descoberta de fato, a doena ocasionou graves conseqncias e preocupaes, tanto para sociedade quanto as diversas reas envolvidas na busca por respostas ao grande incidente de mortes na poca.

Por volta de 1981 foram registradas nos Estados Unidos as primeiras notificaes da doena, entre as vtimas na maioria eram homossexuais que no apresentavam nenhum tipo de doenas. No Brasil os primeiros casos foram descobertos em 1982, no eixo Rio So Paulo.

Diante do fenmeno foram implantadas aes de preveno a respostas a incidncia as DST/Aids. Surgiram novos estudos e medicamentos para o controle da doena, desbancando mitos de que a pessoa com a patologia deve ficar isolada do contato social. De acordo com o Boletim Epidemiolgico (2010), a aids uma doena de notificao compulsria, ou seja, uma doena selecionada atravs de sua magnitude, potencial de disseminao, erradicao. Sendo que sua notificao apia estratgias de preveno e controle, devendo seguir critrios epidemiolgicos. No caso da aids notificam-se os casos confirmados segundo os diferentes critrios de definio de caso para fins epidemiolgicos, que so utilizados segundo as tecnologias disponveis e segundo a faixa etria. A partir da observao destes critrios para a notificao de Aids, possvel obter um banco de dados adequado para o monitoramento das tendncias da epidemia, que ser uma ferramenta valiosa para a definio de estratgias para o seu enfrentamento. Ter o HIV no a mesma coisa que ter a Aids. Significa que, no sangue foram detectados anticorpos contra o vrus, H muitas pessoas soropositivas que vivem durante anos sem desenvolver a doena. No entanto, podem transmitir aos outros o vrus que trazem consigo.

Segundo o Ministrio da Sade, a Aids o estgio mais avanado da doena que ataca o sistema imunolgico. A Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, como tambm chamada, causada pelo HIV. Como esse vrus ataca as clulas de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnervel a diversas doenas. (http://www.aids.gov.br/) A Aids trouxe consigo vrios esteretipos (doena incurvel, contagiosa, letal, predominante entre homossexuais masculinos, ricos e que moravam em grandes centros urbanos) Essa categoria contribuiu para construo de uma imagem estigmatizadora que, infelizmente, permanece at os dias atuais, dificultando melhores resultados nas aes de preveno e controle de epidemia (ROCHA, 1999). A compreenso conceitual da infeco pelo HIV/Aids que passou, inicialmente, pelos chamados grupos de riscos, depois por comportamentos de risco, atualmente tem sido olhada luz do conceito de vulnerabilidade. Pensar esta infeco sob a perspectiva da vulnerabilidade requer considerar os indivduos em suas dimenses polticos-sociais, entendendo a complexidade da questo. De acordo com a Constituio Federal (CF) nos termos do art. 196, o direito sade, pressupe que o Estado deve garantir no apenas servios pblicos de promoo, proteo e controle da transmisso vertical, estando preconizada na poltica do oferta de testes antiHIV e aes que envolvam a testagem de gestantes no pr-natal.

A participao do Servio Social na sade iniciou-se com o movimento da Reforma Sanitria ocorrido na dcada de 80, processo pelo qual marcou a renovao da profisso, em decorrncia a sua atuao a dcada passada, onde pouco se contribua na articulao dos servios da rea que mais disponibilizava trabalho para profisso. Ento, a partir de dcada de 90, apresenta alterao da prxis institucional, destacando-se como carter focado no atendimento as vulnerabilidades e o questionamento do acesso da populao aos servios de sade.

De acordo com (Martinelli, 2000) o reconhecimento do Servio Social como profisso na rea da sade vem se construindo atravs da insero nas polticas e programas de sade desde o

seu surgimento. Ressalta que esta relao constitutiva na construo da identidade da profisso no pas, fortalecida na defesa do SUS como poltica pblica que apresenta uma idia do social coerente com os princpios do Servio Social.

As proposies enunciadas no projeto tico-poltico do Servio Social, materializadas no Cdigo de tica de 1993, convergem e refletem o movimento da Reforma Sanitria brasileira visando efetivar a universalidade do acesso sade, por meio de polticas pblicas efetivas. O interesse em estudar o tema HIV/Aids surgiu em 2009, ao realizar um trabalho em um Servio Especializado em HIV/Aids (SAE) onde abordou-se a adeso ao tratamento e aes da equipe interdisciplinar. Este assunto relevante para a sade pblica, uma vez que a doena no tem cura. Neste sentido, pretende-se dar continuidade ao estudo, mas, com o enfoque no processo de trabalho do assistente social na preveno do HIV e no ao tratamento da Aids, Partindo da premissa de que os servios oferecidos aos usurios devem se adequar as suas necessidades, respaldadas pelas polticas de sade para a preveno do HIV/Aids, surgiu os seguintes questionamentos: Como se d a atuao do profissional do assistente social na preveno de HIV/Aids? Quais as demandas apresentadas pelos usurios? Como o assistente social efetiva o Projeto tico Poltico do Servio Social no trabalho com os usurios?

OBJETIVOS: Geral: Conhecer o processo de trabalho do assistente social nos programas de preveno de HIV/Aids.

Objetivos Especficos: Levantar os instrumentais de trabalho do assistente social; Identificar a demanda social apresentada pelos usurios; Refletir a efetividade do Projeto tico Poltico do Servio Social no trabalho do assistente social.

METODOLOGIA

Delineamento da Pesquisa Trata-se de uma pesquisa exploratria, de campo com abordagem qualitativa que ser realizada em uma unidade de sade do municpio de So Paulo. A pesquisa exploratria prope uma busca e no uma verificao de informaes. Seu objetivo a descoberta de idias que sejam teis, crticas e norteadoras de novas atitudes em relao ao mundo. (MARTINELLI, 1999). A investigao qualitativa trabalha com valores, crenas, hbitos, atitudes, representaes, opinies e adequa-se a aprofundar a complexidade de fatos e processos particulares e especficos a indivduos e grupos. A abordagem qualitativa empregada, portanto, para a compreenso de fenmenos caracterizados por um alto grau de complexidade interna (MINAYO e SANCHES, 1993). Para anlise dos dados ser utilizado o mtodo dialtico por este permitir o processo de reflexo crtica da questo que envolve a problemtica das DST/AIDS, considerando que a realidade um objeto histrico, em construo e , ao mesmo tempo, concreto. Planos de recrutamento, critrios de incluso e excluso dos indivduos O projeto ser submetido ao Comit de tica em Pesquisa da Universidade Guarulhos e ser solicitada autorizao formal ao responsvel pela unidade de sade onde ser realizado o estudo. Ser utilizada a amostragem no-probabilstica, ou seja, por acessibilidade. Segundo GIL (1999), a amostragem por acessibilidade destituda de qualquer rigor estatstico e normalmente aplicada em estudos exploratrios ou qualitativos, onde no requerido elevado nvel de preciso. Os sujeitos sero selecionados atravs do contato prvio dos pesquisadores. Caso no aceitem participar da pesquisa, este estudo ser apenas bibliogrfico.

Como e quem ir obter o consentimento (TCLE) Num primeiro momento, as pesquisadoras explicaro os objetivos da pesquisa, assegurando que todas as informaes fornecidas sero sigilosas e utilizadas para esta pesquisa e que a divulgao das informaes ser annima. Num segundo momento, aps a concordncia dos sujeitos da pesquisa, bem como, assinatura do Termo de Consentimento Livre e esclarecido ser iniciada a entrevista em local privativo. (Apndice A)

Descrio dos procedimentos Os dados sero coletados atravs de entrevista semi-estruturada que valorizam as falas dos sujeitos da pesquisa na perspectiva de mant-los conectados ao objeto pesquisado. A entrevista ser previamente agendada, para no interferir nas atividades do servio. O assistente social, sujeito da pesquisa dever ser informado dos e de todas as implicaes de sua participao. O roteiro de perguntas (Apndice B),ser entregue com antecedncia, para que os mesmos conheam e entendam o contedo desejado. Ser utilizado o gravador para registro e posteriormente as transcries dos dados fornecidos pelos sujeitos da pesquisa. objetivos do estudo

Fontes de material, coleta especfica Ser realizado uma reviso da literatura sobre o tema em bibliotecas, sites e base de dados sobre o tema para definio do referencial terico. Este estudo tem como coleta de dados especfica a entrevista semi-estruturada conforme descrito anteriormente.

Critrios para suspender ou encerrar a pesquisa Ser garantido aos sujeitos a suspenso e/ou encerramento da pesquisa a qualquer momento e por qualquer motivo. A desistncia implicar na destruio imediata do material que j tenha sido coletado.

10

Local de realizao das vrias etapas A coleta de dados, ocorrer na unidade de sade onde o assistente social atua na preveno do HIV/Aids, aps a aprovao do Comit de tica da Ung (CEP/UNG) e a autorizao do responsvel pela unidade de sade onde o assistente social atua na preveno de HIV/Aids. Infra-estrutura necessria Para realizao da coleta de dados com os sujeitos da pesquisa, ser feito contato prvio para agendamento das entrevistas e reserva da sala que garanta o sigilo e que seja arejada sem interferncias de rudos, para no prejudicar a captao do udio do gravador. Resultados Esperados - Conhecer e divulgar a prtica profissional do Assistente Social na preveno ao HIV/Aids. - Comprender as competncias profissionais, relaes interdisciplinares e compromisso tico-poltico dos assistentes sociais na rea da sade.

Consideraes ticas Descrio de mtodos que afetem os sujeitos da pesquisa Como no haver qualquer processo de interveno fsica ou de anlise emocional dos sujeitos da pesquisa.

Descrio de riscos com avaliao de gravidade O risco considerado mnimo, pois, os procedimentos a serem usados esto em consonncia com as normas da Resoluo 196/96 e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) assinado pelos sujeitos da pesquisa garante o sigilo e o direito de suspender a pesquisa em qualquer momento.

11

Medidas de proteo de riscos e a confidencialidade Na pesquisa sero preservadas as identidades dos sujeitos. Os nomes sero substitudos por pseudnimos e outras caractersticas identificatrias tambm sero ocultadas; a confidencialidade ser assegurada com o uso de uma sala - adequada para realizar a entrevista. Previso de ressarcimento de gastos No h necessidade de ressarcimento de despesas visto que os sujeitos de pesquisa no tero qualquer despesa. Os gastos previstos no oramento sero de responsabilidade das pequisadoras. Anlise crtica de riscos e benefcios A entrevista a ser realizada no vislumbra acarretar nus e riscos aos sujeitos de pesquisa. Em relao aos benefcios, esta pesquisa contribuir para a produo de conhecimento na rea do Servio Social na descrio da prtica profissional dos Assistentes Sociais, apontando para os limites e possibilidades profissionais e/ou ainda, na formulao de polticas pblicas.

12

7. ORAMENTO

Papel A4 Impresso Cpias Transporte Encadernao Total

R$ 30,00 R$ 130,00 R$ 30,00 R$ 60,00 R$ 30,00 R$ 280,00

Obs: Os custos sero de responsabilidade da pesquisadora

8. CRONOGRAMA

13

MS Escolha do tema Levantamento Biliogrfico Construo do Referencial Terico Definio do Problema e Objetivos da Pesquisa Construo da Justificativa Construo da Metodologia Entrega do Pr-Projeto de Pesquisa

MARO

ABRIL

MAIO

JUNHO

X X X X X

X X X X

14

9. REFERNCIAS

BRASIL. Constituio Federal de 1988. Disponvel em: /Acesso em: 01 abril 2011.

http://www.presidencia.gov.br

BRASIL. Ministrio da Sade. Resoluo 196/96 do Conselho Nacional de Sade/MS Sobre Diretrizes e Normas Regulamentadoras de Pesquisa envolvendo seres humanos. Disponvel em: http://conselho.saude.gov.br/ Acesso em: 02 abril 2011. CARDOSO, M. F. M. Reflexes sobre Instrumentais em Servio Social: Observao Sensvel, Entrevista, Relatrio, Visitas e Teorias de Base no Processo de Interveno Social. So Paulo: LCTE, 2008, p.42.

GIL, A. C. Mtodos e Tcnicas de Pesquisa Social. 5 ed. So Paulo, 1999.

LAKATOS, E. M. M., Marina de Andrade. Metodologia do trabalho cientfico: procedimentos bsicos, pesquisa bibliogrfica, projeto e relatrio, publicaes e trabalhos cientficos. 2 ed. So Paulo: Atlas, 1986. MARTINELLI, M. L. O uso de abordagem qualitativa na pesquisa em Servio Social, um instigante desafio. Caderno do Ncleo de Estudos e Pesquisa sobre Identidades NEPI, So Paulo, n.1,1994.

15

MINAYO,

M.C.S.

SANCHES,

O.

Quantitativo-Qualitativo:

oposio

ou

complementaridade. Cadernos de Sade Pblica. Rio de Janeiro, 1993. MINAYO, M. C. S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Sade. 8 ed. So Paulo: Hucitec; 2004.

QUEIROZ, M. I. P. Variaes sobre a tcnica de gravador no registro da informao viva. So Paulo: CERU/FELCH/USP, 1983 (Coleo Textos, n.4). ROCHA, M. F. G. Poltica de Controle ao HIV/Aids no Brasil: O lugar da preveno nessa trajetria. Escola Nacional de Sade Pblica. Fundao Oswaldo Cruz (Dissertao de mestrado). Rio de Janeiro, 1999, p.117.

SO PAULO. Secretaria de Estado da Sade. Centro de Referncia e Treinamento DST/Aids. Boletim Epidemiolgico AIDS. Ano XXVII, n 1, Dezembro de 2010. Disponvel em: http://www.crt.saude.sp.gov.br/. Acesso em: 04 abril 2011.

16

APNDICES

17

APNDICE A TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

Pesquisa de Graduao: O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL NOS PROGRAMAS DE PREVENO DE HIV/Aids Pesquisadora Responsvel: Prof. Keila Costa de Oliveira Pesquisadora: Ana Carolina Vacarelli

Este estudo tem como objetivo geral, conhecer o processo de trabalho do assistente social nos programas de preveno de HIV/Aids. Voc est sendo convidado (a) a participar desta pesquisa social. Para isto gostaramos de contar com a sua colaborao durante alguns minutos, para entrevist-lo (la). Asseguramos que todas as informaes fornecidas pelo senhor (a) sero sigilosas e utilizadas somente para este estudo. A entrevista ser gravada, e ser orientada por um roteiro com perguntas semi-abertas. Voc ter total liberdade de responder da maneira como achar melhor a qualquer pergunta, sendo-lhe assegurado o direito de no responder questes que lhe parecer inconveniente e, inclusive, encerrar a entrevista, sem que precise dar nenhuma explicao a respeito e sem nenhum nus. Uma vez terminada a gravao, as falas sero transcritas e seu contedo utilizado para anlise pelos pesquisadores. No sero colocados os nomes verdadeiros dos entrevistados, bem como nenhuma informao que possa levar a identificao dos mesmos, seja no Trabalho de Concluso de Curso (TCC), em artigos, publicaes e apresentaes, que possam advir da pesquisa social. Eu,________________________________________________________________________,

18

recebi uma descrio oral do estudo, incluindo explicaes dos seus objetivos e procedimentos.Tomei conhecimento de que no terei custos extras e que tenho plena liberdade para recusar a participao na referida pesquisa a qualquer momento, sem penalizao alguma. Estou ciente de que no receberei nenhuma remunerao em decorrncia da minha participao. Minha assinatura neste documento, por livre e espontnea vontade, representa a concordncia em agir como sujeito de pesquisa na atividade proposta. Por estar de pleno acordo com o presente termo, assino abaixo o mesmo. Itaquaquecetuba,_____de_______________________de 2011.

______________________________ Prof. Keila Costa de Oliveira CRESS 30.302 Rua Praa Tereza Cristina, 01 - Centro CEP: 07073-000 Guarulhos /SP UNG Tel.: 2464-1704 e-mail: kcoliveira@prof.ung.br

_______________________________ Sujeito da Pesquisa

APNDICE B TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO

1. Quanto tempo trabalha nesta instituio com preveno ao HIV/Aids?

2. Como o acesso a instituio? Os usurios so encaminhados? 3. Qual a composio da equipe? 4. Quais so as principais atividades desenvolvidas pelo assistente social?
5. Quais so as qualificaes necessrias para o trabalho do assistente social na

preveno do HIV/Aids? 6. Como voc se atualiza? 7. Quais seus instrumentais de trabalho? 8. Como a prtica junto equipe multidisciplinar?
9. Quais atividades desenvolvidas, dentro e fora da unidade?

10. Como so realizados os atendimentos? 11. Como realizado o aconselhamento pr e ps-teste, individual e coletivo?

19

12. Existem atividades de preveno em grupo?


13. Como se d a avaliao e monitoramento das aes de preveno? 14. Qual o papel da preveno hoje?

15. Quais so as maiores dificuldades no exerccio de seu trabalho?


16. Como voc efetiva o projeto tico-poltico da profisso?

You might also like