You are on page 1of 3

Questes para estudar p/ prova Superviso de Estgio Elaboradas por: Amanda, Josenilda, Jlio e Renata

1. Assinale a afirmao correta: O estgio supervisionado exerce um papel fundamental no processo de formao profissional do estagirio: a Lhe proporcionando co contato indireto com o exerccio profissional com a natureza interventiva do Servio Social e permite apropriao da profisso. b- Lhe proporcionando co contato direto com o exerccio profissional com a natureza interventiva do Servio Social e permite apropriao da profisso. c No permite o contato direto com o exerccio profissional, com a natureza interventiva do Servio Social e no permite apropriao da profisso. 2. Tais aes so importantes no processo de sistematizao do estgio supervisionado em Servio Social porm, no consistem no ponto central da problemtica que consiste na compreenso do prprio estgio como elemento metodolgico de um processo de formao profissional. Quais so estas aes? a- A reorganizao curricular como uma estratgia utilizada que busca adequar os contedos tericos ministrados realidade social concreta criando-se laboratrios de prtica, oficinas pedaggicas, campos experimentais. b- Absorver dos papis e atitudes dos profissionais do Servio Social a realidade inserida na dinmica social. c- O Assistente Social supervisor tanto acadmico como de campo, tem um papel fundamental na garantia de um estgio que imprima confiana e maturidade do estagirio contribuindo para a formao profissional do futuro Assistente Social. Assinale a alternativa incorreta: 3. O Assistente Social supervisor tanto acadmico como de campo, tem um papel fundamental na garantia de um estgio que imprima: a- Confiana e maturidade ao estagirio, contribuindo para a formao profissional do futuro Assistente Social. b- Garantir a realizao de uma estgio significativo, em que o aluno possa efetivamente operacionalizar os contedos tericos do curso em sua vivncia prtica.

Elaboradas por: Edjeane, Iracema e Joseane 1. Qual o significado do estgio enquanto atividade curricular de acordo com
Oliva? a- a aplicao de conhecimentos adquiridos na teoria. b- a adequao de alunos ao mercado de trabalho. c- um momento de estudo, reflexo do fazer, de pensamento da prtica social. c- a prtica do assistencialismo.

2. Muitas vezes o estagirio considerado...


a- Responsvel pelos relatrios. b- Responsvel pelas visitas. c- Mo de obra barata. 1

d- Responsvel pela recepo.

3. Quais so as duas dimenses de superviso de estgio?


a- Elaborao de relatrio final, superviso acadmica. b- Superviso acadmica, superviso de estgio. c- Folha de freqncia, superviso de campo. d- Declarao de estgio, plano de estgio.

Elaboradas por: Dejanira, Sonia e Valdirene 1. O que representa o estgio supervisionado para a formao profissional?
a- A aproximao da realidade cotidiana dos indivduos. b- Promover a possibilidade de aprendizado. c- Ampliar a viso sobre os indivduos. d- Nenhuma das alternativas esto corretas. 2. Na segunda tendncia, as teorias abordam a ___________ como um elemento da prpria sociedade, direcionada totalmente para seus interesses reproduzindo assim o modo dominante. a- Socializao b- Individualidade c- Postura d- Educao 3. A sociedade concebida como sendo essencialmente marcada pela diviso entre grupos ou classes autorgnica que se relacionam a- A base da fora b- Onde o maior poder compe a classe divergente c- Alguns indivduos so relegados a condies de marginalizao. d- Todas as respostas esto corretas.

Elaboradas por: Rita, Idelma e Anethe


1- A autora coloca que o estgio supervisionado o lcus apropriado onde o aluno estagirio estabelece aproximaes com a: a- Projeto tico-poltico b- Materialismo histrico dialtico. c- Realidade social e fundamentao terico-metodolgica d- Atendimento ao usurio 2- Conforme o texto a formao profissional compreendida como ______________________ e no simplesmente como uma qualificao adquirida e acabada. a- Ao social b- Educao continuada c- Filantropia c- Voluntariado 3- A formao profissional do aluno de Servio Social inicia-se no curso e vai sendo construda no decorrer _______________________ a- Do compromisso Social b- Do significado scio- histrico c- Do conhecimento especializado 2

d- Do exerccio de sua prtica profissional

You might also like