You are on page 1of 24

Edited by Foxit Reader Copyright(C) by Foxit Corporation,2005-2010 For Evaluation Only.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ENGENHARIA AMBIENTAL

BARBOSA, DANILO de A. RESPOSTAS AO DERRAMAMENTO DE HIDROCARBONETOS EM ESTURIOS E REGIES COSTEIRAS.2010.PROGRAMA DE PS GRADUAO EM ENGENHARIA AMBIENTAL. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO-UFES 2010

FAVOR CITAR A FONTE. DUVIDAS: danilofisico@yahoo.com.br

RESPOSTAS AO DERRAMAMENTO DE HIDROCARBONETOS EM ESTURIOS E REGIES COSTEIRAS

DANILO DE ALMEIDA BARBOSA

danilofisico@yahoo.com.br

30 DE NOVEMBRO DE 2010

Respostas ao derramamento de hidrocarbonetos em esturios

ndice
1 - Objetivo 2 Introduo 3 - Condicionante da Resposta ao Derramamento de leo no Mar 3.1. COMPORTAMENTO DO LEO DERRAMADO NA GUA 3.1.1 Intemperismos Naturais do leo Derramado no Mar 3.2. OPES DE RESPOSTA E SUAS LIMITAES A . Nenhuma ao alm do Monitoramento e Avaliao do leo B. Conteno e Recolhimento do leo no mar uso de skimmers C. Absorventes D. Disperso Qumica do leo no mar E. Queima in situ do leo no mar: F. Limpeza de Costa 4 - Limpeza de Manguezais 5 - Limpeza de Marismas 6 - Limpeza de Costes Rochosos 7 - Limpeza de Praias 8 Impactos 9 -Legislao 10 Concluso Referncias 17 17 18 18 19 19 20 5 2 2 4

1 - Objetivo Apresentar respostas ao derramamento de hidrocarbonetos em esturios existentes na literatura e impactos gerados pelos dispersantes e mecanismos utilizados no processo de limpeza. 2 - Introduo A segunda revoluo industrial foi marcada pelo uso da eletricidade e a utilizao do petrleo como matriz energtica, sendo estes os principais fatores que contriburam para alterao na geografia poltica global. O fato de muitos pases no produzirem hidrocarbonetos ou no serem auto-suficientes, tornou obrigatrio o transporte deste bem de regies produtoras para aquelas localidades. Os hidrocarbonetos, devido a sua estabilidade qumica, sofrem pouca ou nenhuma alterao em uma determinada escala de tempo e por apresentarem pequena ocorrncia natural no ambiente podem ser utilizados como marcadores geoqumicos, ou seja, por meio de sua identificao e quantificao possvel identificar as fontes de contaminao ambiental do local em estudo (Medeiros e Bcego, 2004b). Estes compostos apresentam propriedades hidrofbicas, desta forma, quando lanados no ambiente aqutico podem ser absorvidos pelos organismos, ou ento, so rapidamente associados a partculas suspensas orgnicas ou inorgnicas e

subseqentemente depositados no sedimento. A questo que a forma de transporte mais comum atravs de navios, que em muitos casos recolhem o leo explotado mar adentro (offshore), sendo que durante estes processos podem vir a ocorrer incidentes, o que torna este produto um potencial contaminante, tanto para o meio ambiente como para a sade humana, dado que apesar do constante progresso da tecnologia de segurana operacional na explorao e no transporte de petrleo, o risco de acidentes ainda existe e os danos decorrentes, que podem ser ocasionados tanto pelo derrame quanto pelos procedimentos de limpeza, so, ainda, uma ameaa s reas costeiras em todo o mundo, (Alcntara & Santos 2004).

Um dos ecossistemas mais vulnerveis a estes acidentes so os esturios, que se caracterizam por serem ambientes sedimentares costeiros, cuja evoluo depende da interao entre parmetros hidrulicos, sedimentares e aspectos morfolgicos, e onde a atividade biolgica uma condicionante fundamental. Constituindo meios receptores de sedimento por excelncia, onde os processos evolutivos so rpidos, os esturios so importantes zonas de investigao da morfodinmica atual e fceis deposicionais da histria geolgica recente, sendo eles meios atrativos para ao antrpica, onde o desenvolvimento das atividades porturias e martimas crescente. A maioria dos resduos e substncias qumicas de origem antropognica contribui para a degradao dos ambientes aquticos. Isto particularmente importante para os ecossistemas costeiros e estuarinos no mundo todo, os quais so afetados constantemente por contaminaes de mltiplas fontes (Cesar et al., 2007) FRAZO 2003 desenvolveu um mapa de sensilibilidade do esturio Potengi-RN, em que so analisados parmetros como: temperatura, salinidade, densidade, intensidade, direo das corrente, velocidade e direo dos ventos, combinados com levantamento ssmico de alta resoluo; o tratamento destes dados possibilitou identificar cada ecossistema sensvel ao derramamento de leo, fornecendo assim importantes informaes aos planos de contingncia. No ambiente marinho significativa a contaminao causada por extrao de petrleo, fluidos de perfurao, atividades porturias ou de marinas, derramamentos acidentais de vrios produtos qumicos, lanamentos de emissrios submarinos, esgotos domsticos e efluentes industriais (Prsperi e Nascimento, 2006). Um estudo feito por Tommasi (1982), apud Weber (1992), revelou que, na costa brasileira, os principais tipos de poluentes introduzidos so: Esgotos domsticos; Efluentes industriais; Material em suspenso devido eroso ou obras de engenharia de grande porte; Petrleo e derivados.

3 - Condicionante da Resposta ao Derramamento de leo no Mar 3.1. COMPORTAMENTO DO LEO DERRAMADO NA GUA Quando o leo derramado no mar, ele passa por vrias mudanas fsicas e qumicas, algumas das quais podem levar ao desaparecimento do leo ou a sua maior persistncia naquele meio. Apesar de qualquer leo ser em algum momento assimilado pelo ambiente marinho, o tempo para isto depende das caractersticas fsicas e qumicas do leo e do processo natural de intemperismo do leo.

Figura 1 destino do leo derramado Como uma regra geral, leos com baixa densidade (alto grau API) tendem a ter valores menores de viscosidade e contm grande proporo de componentes volteis. O ponto de ebulio indica a temperatura na qual o leo evapora e, por conseguinte, est relacionado velocidade com que isso acontece no mar. A viscosidade de um leo determina sua resistncia ao escoamento, ou seja, leos com alta viscosidade escoam com dificuldade. O aumento da temperatura causa a diminuio da viscosidade do leo, o que explica a influncia do sol e da temperatura da gua nas caractersticas do leo derramado no mar.

3.1.1 Intemperismos Naturais do leo Derramado no Mar O leo derramado no mar passa por vrios processos coletivamente chamados de intemperismos naturais que causam uma srie de mudanas nas suas caractersticas e comportamento, resumidos na Figura 2.1.

3.2. Opes de Resposta e suas Limitaes Para que a resposta a um derramamento de leo seja efetiva uma estratgia deve ser definida e ento ajustada considerando as reas sensveis possivelmente afetadas e medidas possveis disponveis para prevenir ou mitigar o dano. A ordem de importncia das reas sensveis pode variar de acordo com a poca do ano, por exemplo, perodos de reproduo de espcies ou temporadas de turismo e por isso, todas as avaliaes devem ser feitas atravs de um levantamento do mapa de sensibilidade ambiental da rea de influncia. Todas as medidas de resposta a derramamento de leo tm limitaes. Dadas circunstncias no favorveis, existe a possibilidade de que nenhuma resposta seja efetiva e que o leo deva ser deixado sob os efeitos naturais descritos anteriormente. Entretanto, quando existe a possibilidade de se fazer alguma coisa para prevenir ou mitigar os danos, decises para implement-las devem ser tomadas rapidamente porque

algumas tcnicas, como a do uso de dispersantes e a queima in situ tm janelas de oportunidade de aplicao muito pequenas. Mesmo que elas sejam uma opo apropriada no princpio de um evento, uma demora na escolha e implementao da tcnica pode acarretar na sua inviabilidade como opo de resposta. Por isso, importante que o critrio para seleo e aprovao do uso dessas tcnicas seja claramente definido e compreendido pelas pessoas responsveis pela tomada de decises para que possa ser implementado o mais rpido possvel. Opes de resposta: Uma combinao de vrias opes de resposta pode vir a ser necessria, principalmente em um derramamento de grande porte, pois algumas tcnicas de resposta podem tornarse ineficientes, enquanto outras podem tornar-se mais apropriadas no decorrer do evento. Por isso, as opes de tcnicas de resposta devem ser continuamente avaliadas durante a operao e necessrio compreender suas caractersticas, vantagens e limitaes. A . Nenhuma ao alm do Monitoramento e Avaliao do leo: essa opo pode ser a mais apropriada, por exemplo, se o leo no estiver indo em direo a costa, ou se nenhuma rea sensvel estiver em risco, ou se o leo estiver dissipando-se naturalmente de forma satisfatria, ou se outras aes de resposta forem impraticveis.

Figura 2 acompanhamento e determinao das possveis rotas do leo derramado Na Figura 3 apresentam-se duas referncias visuais, uma para a estimativa percentual da cobertura por leo numa determinada rea, e outra, uma escala de referncia com uma terminologia associada para descrio da concentrao relativa de leo em cada regio (Traos <10%, Reduzida ~25%, Mdia ~50%, Elevada ~75% e Contnua >90%), de modo a orientar a localizao dos recursos de resposta.

B. Conteno e Recolhimento do leo no mar uso de skimmers Os skimmers so dispositivos de suco que flutuam e retiram o leo da superfcie da gua. importante serem disponibilizadas instalaes de armazenamento temporrio para o leo retirado, fceis de controlar e descarregar, uma vez que estes podem ser usados repetidamente. Durante a operao tambm podem ser utilizadas barcaas recolhedoras.

Figura 4 Skimmer Alligator adeso (SENTEC,AGO/2007)

Em algumas circunstncias a resposta apropriada conter o leo flutuante em barreiras rebocadas por embarcaes e recolher esse leo para armazenamento e posterior destinao em terra O uso de barreiras para conter e concentrar o leo flutuante e sua recuperao pode ser realizada atravs de skimmers, que normalmente visto como a soluo ideal para remover o leo derramado no ambiente marinho. Mas, infelizmente, o mtodo vai de encontro tendncia natural do leo que de se espalhar conforme a influncia de ventos, ondas e correntes. Em guas agitadas um grande derramamento de um leo de baixa viscosidade pode se espalhar por vrios quilmetros em poucas horas. Os sistemas de conteno de leo disponveis normalmente se movem lentamente enquanto recuperam o leo derramado. Desta forma, mesmo eles sendo totalmente operacionais, no ser possvel recolher mais do que uma pequena parte do leo derramado. Esta a razo principal porque a conteno e a recuperao de leo em mar aberto dificilmente alcanaro proporo maior que 10 a 15% do leo derramado. Quando a conteno e recuperao do leo forem tcnica escolhida para ser utilizada, a primeira atitude a ser tomada dever ser o lanamento das barreiras de conteno, evitando a propagao das manchas no mar. Existem vrios tipos e modelos de barreiras, fabricados com diferentes tipos de material. O tipo de barreira utilizada est associado a fatores como cenrio acidental, tipo do leo, condies ambientais, etc. Algumas barreiras so de tipos especiais como barreiras absorventes, barreiras antifogo, barreiras de bolha e barreiras de praia que tm utilizao em locais mais especficos. Apesar das diferentes aplicaes dos vrios tipos de barreira, os elementos constitutivos normalmente so os mesmos: - flutuador de material flutuante; - elemento de tenso longitudinal para prover fora para resistir s aes de vento, onda e corrente, atravs de lastro, mantendo a barreira na posio vertical na gua; - saia: prevenir ou diminuir a fuga de leo por baixo da barreira; - borda livre: prevenir ou reduzir a fuga de leo por cima da barreira.

Pode-se dizer que so fatores importantes a serem considerados ao se utilizar uma barreira de conteno: fora, facilidade de desenvolvimento, velocidade, confiana, peso e custo. Abaixo, as caractersticas estruturais das barreiras de conteno: Tabela 1 Caractersticas Estruturais das Barreiras de Conteo

Normalmente a colocao e o lanamento das barreiras so realizados atravs de embarcaes com dimenses e potncia suficiente para deslocar o conjunto em certas condies de mar. Existem vrios modos de configurar barreiras no mar como as chamadas configuraes em "J", "U" ou "V" (fig. 5.1). A escolha de um ou outro procedimento est associada disponibilidade de recursos e condies meteorolgicas e oceanogrficas.

10

C. Absorventes. O recolhimento do leo feito principalmente atravs de skimmers, mas materiais absorventes tambm podem ser usados em alguns casos quando o volume de leo pequeno e o recolhimento com skimmers se torna invivel. Esses materiais podem ser aderentes ou absorventes. Os aderentes so os materiais nos quais o leo adere superfcie do mesmo enquanto que nos absorventes o leo penetra em seus poros. Por simplicidade ambos so normalmente referidos como absorventes. A Figura 2.7 mostra alguns exemplos de materiais absorventes normalmente utilizados em operaes de resposta a derramamento de leo. Um material absorvente deve ter boa capacidade de absoro de leo, deve ser de fcil manuseio, facilmente limpvel e no apresentar problemas para o seu descarte aps o uso.

Figura 6 Materiais absorventes (CANATEC, SET/2007)

Figura 7 - Aplicao de material aborvente (turfa) em mancha de leo

11

D. Disperso Qumica do leo no mar: em algumas circunstncias a resposta apropriada melhorar a disperso do leo da superfcie para a coluna dgua pela aplicao de dispersantes qumicos a partir de barcos, helicpteros ou avies.

Figura 8 - Operao de disperso Qumica Utilizando Embarcaes

Figura 9 Dispositivo para Agitao da Mancha na Disperso Qumica

Figura 10 - Operao de disperso Qumica Utilizando Aeronaves

12

E. Queima in situ do leo no mar: a conteno e queima do leo no mar uma alternativa possvel para a opo mais convencional de conteno e recolhimento, onde o leo que est contido queimado ao invs de coletado e destinado terra.

Figura 12 Operao de Queima do leo no Local

13

F. Limpeza de Costa: em vrias circunstncias, bem provvel que algum leo atinja a costa e a limpeza de costa se torne necessria. F.1 - Remoo mecnica Com o fim de obter maior eficincia e rapidez na limpeza de praias, ainda so utilizados com freqncia veculos e mquinas pesadas como tratores e retroescavadeiras (Figura 13), removendo leo e areia. Alm dos efeitos prejudiciais diretos biota, esse procedimento causa a descaracterizao fisiogrfica da praia, devido alterao do seu equilbrio dinmico, e causa processos erosivos de intensidade varivel, alm de produzir uma quantidade desnecessria de resduos.

Figura 13 Uso de mquina pesada em praia, durante vazamento de leo

F.2- Jateamento com gua alta e baixa presso Consiste na remoo do leo atravs de jatos de gua com presses variveis. Remove eficientemente o leo aderido rocha, porm, tambm promove a remoo da comunidade biolgica (Figura 14).

14

Figura 14 Jateamento de Costes rochosos F.3- Remoo manual A remoo do leo realizada com o uso de materiais simples, como rodos, ps, latas, baldes, carrinhos de mo, tambores etc. (Figura 15). Propicia o acesso e a limpeza de locais restritos como fendas, poas de mars e conjunes de rochas, bem como de reas mais extensas como praias de areia.

Figura 15 remoo manual de leo na praia F.4- Limpeza natural Quando o leo no removido do ambiente pelos mtodos convencionais, os processos naturais de limpeza e remoo comeam a atuar. Os principais so a ao das ondas, das mars e as correntes martimas/costeiras (Figura 16). Isso significa que os

15

principais processos naturais de limpeza da costa so mais eficientes em locais ou perodos de maior agitao hidrodinmica.

Figura 16- Costo com elevado hidrodinamismo. F.5- Corte da vegetao No so raros os casos em que o leo vazado atinge bancos de algas, plantas aquticas (macrfitas), marismas, esturios, lagoas costeiras ou mesmo margens de rios. A

vegetao impregnada sofre os efeitos do contato direto (recobrimento e intoxicao), ocorrendo o mesmo como a fauna a ela associada. Alm disso, tornam-se fonte de recontaminao do ambiente. A vegetao impregnada com leo pode ser retirada manualmente, com cautela, atravs de corte seletivo (Figura 17).

Fiugra 17 Poda controlada de vegetao contaminada com leo.

16

4 - Limpeza de Manguezais Entre os ecossistemas costeiros, o manguezal classificado como dos mais sensveis e vulnerveis a vazamentos de leo. O leo pode persistir neste ecossistema por anos e, neste caso, as tcnicas que permitam limpar ou remover o petrleo so limitadas (Gundlach e Hayes 1978). Nas reas onde o acesso possvel, o American Petroleum Institute (API, 1985) recomenda o uso de jateamento baixa presso, seguido de recuperao do leo com o auxlio de barreiras, skimmers ou esteiras recolhedoras de leo. Segundo o instituto, essa atividade deve ser realizada com auxlio de barcos, usando-se gua do mar temperatura ambiente. Tambm recomenda, no jateamento, misturar dispersante com gua, o que favorece a remoo. O jateamento a baixa presso com gua do mar pode ser eficiente para remover grandes quantidades de leo da vegetao quando a cobertura vegetal relativamente estvel e contnua. 5 - Limpeza de Marismas Marismas, como os manguezais, esto no nvel mais alto da escala de sensibilidade e vulnerabilidade a derrames de leo (Gundlach e Hayes 1978). A persistncia do dano e a recuperao do sistema tambm dependem de fatores como grau de intemperismo e grau de remoo ou reteno do leo, poca do ano, disponibilidade de sementes, processo sucessional, eroso/deposio e atividade de restaurao pelo homem (IPIECA 1994, CETESB 2002). IPIECA (1994) e NOAA (2000) consideram que marismas sob leve contaminao de leo devem ser deixadas sob recuperao natural, havendo a necessidade de se avaliar processos e as taxas de remoo natural. As acumulaes de leo devem ser removidas por bombeamento a vcuo, absorventes ou por lavagem a baixa presso. Deve-se tomar cuidado para no contaminar outros locais com o leo removido, para no danificar a vegetao e para no contribuir para a mistura de leo no sedimento. Algumas instituies defendem que mtodos de limpeza mais agressivos s devem ser considerados quando outros recursos biolgicos (e.g., aves migratrias; espcies ameaadas) esto correndo risco de contaminao pelo leo impregnado na vegetao (IPIECA 1994).

17

6 - Limpeza de Costes Rochosos Em costes rochosos atingidos por petrleo, a ao hidrodinmica das ondas e mars fator importante a ser levado em considerao. Costes expostos so pouco sensveis a derrames, j que o leo naturalmente e rapidamente retirado do ambiente. J os costes rochosos abrigados apresentam alta sensibilidade a impactos, j que o tempo de persistncia do leo pode ser muito alto (Gundlach e Hayes 1978). Entre as tcnicas mais utilizadas esto o jateamento, o bombeamento, a remoo manual, a lavagem com gua corrente, o uso de absorventes e a limpeza natural. O jateamento aplicado a costes pode ser extremamente impactante, dependendo da presso utilizada. Fluxos hdricos a altas presses podem causar a supresso de toda a comunidade biolgica, gerando um lento processo de recuperao e agravando, ainda mais, os efeitos do impacto (Milanelli et al. 1991). H autores que defendem aes com jateamentos em costes situados em pontos tursticos e de acesso pblico. Recomendam que quando o jateamento a baixa presso se torna ineficiente, deve-se aplicar o jateamento a alta presso, eventualmente com gua quente e o uso de agentes qumicos (Michel 2000). Deve-se deixar claro que apesar destes posicionamentos, estes procedimentos, mesmo que paream eficientes e viveis, no so recomendados pelos rgos ambientais Brasileiros, pois causam impactos adicionais significativos. 7 - Limpeza de Praias A limpeza das praias aps derrames de petrleo sempre foi uma atividade prioritria, j que tais elementos conectam-se s atividades de turismo e lazer. A preocupao com a limpeza tem sido motivada muito mais pela recuperao do aspecto esttico (significado econmico) do que pelas conseqncias ecolgicas negativas causadas pelo derramamento de leo; a equivocada escolha dos mtodos de limpeza focados na recuperao esttica da praia, muitas vezes impe prejuzos biota. Os mtodos para limpeza de praias, apresentados como disponveis segundo API (1985), so: absoro, remoo manual, bombeamento a vcuo, remoo mecnica, biodegradao induzida, disperso qumica, queima, limpeza natural e jateamento.

18

8 - Impactos Os impactos causados zona costeira, como conseqncia do derramamento de leo, comprometem no s a integridade da paisagem natural, como tambm as atividades econmicas, os investimentos realizados pela sociedade, e o sustento das comunidades locais. A persistncia do leo nas praias arenosas e em sistemas internos abrigados das ondas, como esturios e canais, contribui para o agravamento do cenrio da poluio (CARMONA et al. 2003, apud CASTRO et al. 2005). A maioria dos compostos qumicos de origem antropognica e resduos slidos, incluindo substncias txicas orgnicas e inorgnicas, contribuem para a degradao dos ambientes aquticos (Cesar et al., 2007). Muitas reas costeiras apresentam processos de degradao em seus sistemas estuarinos devido introduo de contaminantes dos mais diversos tipos incluindo compostos orgnicos de elevada reatividade e toxicidade (Mozeto e Zagatto, 2006; Van Dolah et al., 2008). Poluentes orgnicos persistentes (organoclorados e hidrocarbonetos de petrleo) so importantes compostos presentes em esturios impactados (Bicego et al., 2006). Os hidrocarbonetos configuram uma classe de compostos orgnicos presentes na constituio da matria orgnica de origem vegetal e animal, na composio do petrleo e em produtos sintetizados pelo homem (Bicego et al., 2005). As regies estuarinas recebem normalmente grande quantidade de hidrocarbonetos, seja de origem natural como matria orgnica detrtica, seja de origem antrpica como os esgotos ou hidrocarbonetos petrognicos e/ou pirolticos (Del Rosso, 2005). No ambiente marinho, os hidrocarbonetos so originados de diversas fontes (UNEP/IOC/IAEA, 1992), incluindo: Indstria do petrleo; Lanamentos resultantes da combusto parcial de combustveis fsseis (como gs, carvo, leo e madeira), ou por aquecimento e gerao de energia Queima de florestas e pastagens, onde os hidrocarbonetos so transportados para o ambiente aqutico pela atmosfera ou depositados e transportados por rios; Biossntese por organismos marinhos ou terrestres;

19

Transformao diagentica (transformaes ocorridas nas camadas geolgicas aps o seu depsito) de produtos naturais no-hidrocarbonetos para hidrocarbonetos. Os hidrocarbonetos presentes na coluna d'gua esto sujeitos a vrios processos de precipitao ou ainda processos de adsoro s partculas slidas presentes na coluna d'gua antes de serem depositados no sedimento, onde so preservados por longos perodos (Martins, 2005). Pode-se observar que os efeitos do derramamento de leo sob o ecossistema se apresentam de forma diversa, promovendo prejuzos tanto na escala biolgica como scio-econmicos. 9 - Legislao No Brasil, entre as leis que obrigam s empresas a estarem preparadas para acidentes esto a Resoluo CONAMA n. 293/01 (Brasil, 2001), a Lei n. 9.966/00 (conhecida como lei do leo, de 28 de abril de 2000) e o Decreto no 4.871/03, de 6 de Novembro de 2003 (Brasil 2000, 2003). Neste mbito, inserem-se as Cartas de Sensibilidade Ambiental a Vazamentos de leo (cartas SAO), definidas pelo governo federal, que so parte integrante dos Planos Individuais de Emergncia e Planos de rea e constituem um elemento fundamental para o balizamento de aes de resposta a vazamentos de leo, uma vez que ajudam a delinear, antecipadamente, as estratgias de conteno, remoo e limpeza recomendadas para cada ambiente (Brasil 2004). 10 Concluso Cada ao de resposta ir depender do grau do dano e de particularidades da regio atingida, visto que mecanismos de resposta podem trazer danos colaterais ao ecossistema, sendo necessrio se fazer um balano entre o benefcio e o prejuzo trazido pelo uso da ao de limpeza. O uso de dispersantes, por exemplo, podem gerar aumento na toxidade e a remoo da comunidade biolgica local. A maior partes das bibliografias consultadas concordam que de extrema importncia que se conhea um ambiente antes que este seja atingido por vazamento de leo. Isto permite uma melhor avaliao dos danos e um melhor planejamento das aes de resposta, bem como auxiliar na tomada de deciso sobre quais mtodos de limpeza devem ser adotados. 20

CANTAGALLO etl al. 2007 afirmam que em boa parte dos casos, a presso scioeconmica, associada aos negcios de turismo, lazer e comrcio, tem prevalecido sobre a ecolgica. Muitas vezes so recomendados e utilizados procedimentos extremamente danosos ao meio ambiente objetivando a limpeza a qualquer custo, trazendo um pesado nus ao restabelecimento do ecossistema. muito importante que haja um balanceamento entre as duas demandas, visto que as atividades econmicas tambm dependem de um ambiente saudvel. Referncias: ALCNTARA, E.H. & SANTOS, M.C.F.V. 2004. Mapeamento de reas de Sensibilidade Ambiental para a Preveno de Impactos Ambientais de Derrames de leo nos Manguezais Prximos rea do Porto do Itaqu, So Lus, MA. Relatrio de pesquisa, Programa institucional de Bolsas de Iniciao Cientifica/UFMA/CNPq. American Petroleum Institute - API. 1985. Oil spill cleanup: Options for minimizing adverse ecological impacts. Washington: Health and Environmental Science Department, 580p. BRASIL. Lei federal No 9.966, de 28 de abril de 2000. Dispe sobre a preveno, o controle e a fiscalizao da poluio causada por lanamento de leo e outras substncias nocivas ou perigosas em guas sob jurisdio nacional e d outras providncias. Dirio Oficial [da] Repblica Federativa do Brasil, Braslia, 29 de abril de 2000. BRASIL. CONAMA. Resoluo n 293, de 12 de dezembro de 2001. Dispe sobre o contedo mnimo do Plano de Emergncia Individual para incidentes de poluio por leo originados em portos oranizados, instalaes porturias ou terminais, dutos, plataformas, bem como suas respectivas instalaes de apoio, e orienta a sua elaborao. Dirio Oficial da Unio, Braslia, 29 de abril de 2002.

21

CANTAGALLO, Camila; MILANELLI ,Joo Carlos C; BRITO, Dimas Dias- Limpeza de ambientes costeiros brasileiros contaminados por petrleo: uma reviso- Pan-

American Journal of Aquatic Sciences (2007) 2 (1): 1-12 CESAR, A.; CHOUERI, R.B.; RIBA, I.; MORALES-CASELLES, C; PEREIRA, C.D.S.; SANTOS, A.R.; ABESSA, D.M.S.; DELVALLS, TA. Comparative sediment quality assessment in different littoral ecosystems from Spain (Gulf of Cadiz) and Brazil (Santos and So Vicente estuarine system). Environment International, v. 33, n. 4, p. 429-435, 2007. CUNHA, Samuel Barreto Da. Otimizao na alocao de recursos de resposta a

derramamentos de leo para perfuraes petrolferas em reas ambientalmente sensveis um estudo de caso no Bloco BM-CAL-4 na Bacia de Camamu/Almada Bahia DISSERTAO DE MESTRADO 2008 - VI, 82 p. 29,7 cm (COPPE/UFRJ, M.Sc., Engenharia de Produo, 2008) . FERREIRA, Jos Paulo, Anlise de estratgias de resposta a derramamento de leo pesado no litoral do Esprito Santo utilizando modelagem computacional / Jos Paulo Ferreira. 2006. Dissertao (mestrado) Universidade Federal do Esprito Santo, Centro Tecnolgico, 2006. GESAMP. Impact of oil and related chemicals and wastes on the marine environment. London, 1993. 180 p. (Reports and Studies GESAMP, 50). GUNDLACH, E. R.; HAYES, M. O. 1978. Vulnerability of coastal environments to oil spill impacts. Journal of Marine Technology Society. Carolina do Sul, 12 (4): 18-27 International Petroleum Industry Environmental Conservation Association - IPIECA. A guide to contingency planning for oil spills on water. London, 2000. 28 p. (IPIECA Report Series, 2). International Petroleum Industry Environmental Conservation Association IPIECA. 1994. Biological Impacts of Oil Spill Pollution: Saltmarshes. http://www.ipieca.org ITOPF. Shoreline clean-up. [S.L., 2000?]. Available from: v. 6. Acessvel em

<www.itopf.com/shoreline.html>. Access on: 2004.

22

LOPARDO Ral A.; . ANGELACCIO. Carlos M. DERRAME DE PETRLEO EN LA COSTA DE UN ESTUARIO: EL CASO MAGDALENA. Cuarto Simposio Regional sobre Hidrulica de Ros. Salta, Argentina, 2009. MICHEL, J. Assessment and Recommendations for the Oil Spill Cleanup of Guanabara Bay, Brazil. 2000. Spill Science & Technology Bulletin, 6 (1): 89-96. MILANELLI, J. C. C., Lopes, C. F. & Johnscher-Fornasaro, G. 1991. Estudo de metodologias para a recuperao de costes rochosos impactados por leo. So Paulo, CETESB, Relatrio Tcnico. 28p. PRSPERI, V.A.; NASCIMENTO, I.A. Avaliao ecotoxicologica de ambientes marinhos e estuarinos. In: ZAGATTO, P.A.; BERTOLETTI, E. (Ed.). Ecotoxicologia Aqutica: Princpios e Aplicaes So Carlos, SP.: RIMA .Editora, 2006. p. 269-346. TOMMASI, LR Consideraes ecolgicas sobre o sistema estuarino de Santos (SP) 1979. Tese de Livre Docncia - Instituto Oceanogrfico da Universidade de So Paulo, So Paulo.

23

You might also like