You are on page 1of 3

1.

Caracterize a situao socioeconmica e os valores associados alta-burguesia industrial e financeira.

medida que o sec.XIX avana as velhas sociedades iam desaparecendo. Quando se proclamou a igualdade dos homens perante a lei, os ttulos da nobreza j no faziam sentido. Porem as distines entre os homens fixa no seu poder econmico, na sua situao profissional, no seu grau de instruo e cultura, nas suas opes polticas, nos seus valores e comportamentos. Quanto maior for a produtividade e o controlo dos meios produtivos ou mais lucrativa e prestigiada pela profisso exercida, maiores so as hipteses de ascender socialmente e de beneficiar de uma educao esmera e de estilos de vida caracterizado pelo bem-estar e luxo. As novas sociedades de classes eram baseadas na mobilidade ascensional e por isso eram mais abertas e fluidas do que a sociedade de ordens, ou seja, a sociedade de classes promove ascenso social, esta obtida quase sempre pelo enriquecimento, mas tambm pode conjugar-se com o casamento nomeadamente o casamento de membros da burguesia com membros da nobreza. Eram 2 os grandes grupos sociais ou classes em que se dividia a sociedade oitocentista a burguesia e o proletrio. No sec.XIX a sociedade de ordens foi substituda de modo definitivo pela sociedade de classes onde as distines entre as pessoas se fazem pelo seu poder econmico, a que se associa sua situao profissional o seu grau de instalao e as suas opes polticas. A situao revelava-se bem mais complexa, particularmente a burguesia. O burgus do sc. XIX aplica-se na perfeio alta burguesia, possui poder econmico porque controla e detm os meios de produo e os recursos financeiros ; possui um grande poder politico atravs do seu dinheiro e do seu voto consegue pressionar os partidos polticos e os governos de modo a obter reformas politicas de acordo com os seus interesses, possui um grande poder social que se afirma na sociedade atravs do ensino da imprensa do seu estilo de vida e valores que fazem questo de exibir. A alta burguesia possui o seu poder econmico, social e politico atravs de dinastias familiares, o poder econmico abre-lhe muitas vezes a porta da politica assim, vrios membros deste grupo tornaram-se deputados, ministros, chefes de governo. Os valores desta classe so: conservadorismo politico, isto que no partilham ideias socialistas embora defendam as ideias liberais; apresentam uma grande desconfiana e um grande afastamento relativamente s classes populares; acreditam na mobilidade econmica e social, conseguida atravs do trabalho intenso, pelo esforo pessoal, pelo esprito de iniciativa, pela austeridade, pela poupana, isto permite o surgimento do self mode men ; defendiam a poupana e o investimento o que no quer dizer que por vezes no exibissem o seu dinheiro em festas; praticam o mecenato, apostam na educao como meio para aquisio de competncias tcnicas, cientficas e culturais. 2. 3. Caracterize a situao scio econmica e os valores associados s classes. Analise as migraes do sec.XIX

No sec.XIX, houve uma grande corrente migratria, principalmente entre 1850 e 1914. Estas correntes deram-se no interior do pais, sendo chamadas migraes internas, cabem nesta categoria: as deslocaes sazonais de trabalhadores entre zonas rurais com um calendrio agrcola despasado. Em Portugal ficam conhecidas como as migraes dos ratinhos das beiras para a provncia do sul; os fluxos migratrios dos campos para a cidade, ou seja, xodo rural. As dificuldades da agricultura e os efeitos da industrializao exerceram diminuio da populao rural. Pelos empregos oferecidos nas fbricas, na construo civil, nos caminhos-de-ferro ou no servio domstico, as cidades foram poderosos plos de atraco dos camponeses. Os motivos que levaram emigrao foram os seguintes: exploso demogrfica e dificuldades nos pases de origem, misria e fome e desemprego; razoes politicas, so pessoas que no se identificam como seu governo ou tem ideias politicas opostas; razoes religiosas e culturais (alguns grupos sentem-se marginalizados ou perseguidos pela sua religio ou pela sua cultura resolvam sair do seu pais. Os emigrantes eram basicamente os europeus dos pases mais pobres da Europa nomeadamente da Europa do Sul e a de Leste. Os italianos, os irlandeses, os portugueses, os alemes, os russos, os judeus e os eslavos. Os principais pases que receberam imigrantes no sec. XIX foram os seguintes: os EUA, Canada, Nova Zelndia, frica do sul, Argentina, Brasil, Venezuela

4. 5.

Apresente um panorama dos problemas urbanos no sec.XIX Caracterize as condies de trabalho e de vida das classes operarias .

As condies de trabalho e as condies de vida eram desagradveis. Em relao s condies de trabalho estas eram vividas com imensas dificuldades, os operrios eram uma mo-de-obra desqualificada, sem qualquer instruo, ofereciam as suas mos como fora de trabalho, assim eram chamados de hends (mos).eram sujeitados a longos perodos de trabalho, normalmente entre 12 a 16 horas e as pausas para comer, descansar e ir casa de banho eram pequenas e escassas. Tinham falta de higiene, aquecimento e de segurana nas fabricas o que levava a inmeros acidentes de trabalho e doenas resultantes do trabalho, alem disso no tinham qualquer tipo de proteco e assistncia nos casos de doena, maternidade, invalidez e velhice. No tinham direito a protestar e a fazer greve. As mulheres e as crianas eram excessivamente exploradas como os homens, pois uma mulher ganhava menos que um homem e uma criana ainda ganhava menos que uma mulher. Ao trabalho esgotante e nos limites da resistncia humana, acrescentava-se uma vida nas condies mais indignas e degradantes, pois estes viviam em casas miserveis, pequenas, hmidas e com falta de iluminao. Alem disso viviam com falta de privacidade e envolvidos em promiscuidade, uma vez que o mesmo comportamento era partilhado por muitas pessoas. Andavam mal vestidos e mal alimentados, pelo que muitas vezes adormeciam e muitas doenas propagavam-se facilmente, nomeadamente a clera e a tuberculose. Por fim, viviam envolvidos nos problemas sociais: alcoolismo, prostituio, violncia domestica, mendicidade e marginalidade. 6. Analise a origem e a evoluo do movimento operrio.

A primeira forma que os operrios encontraram para resolver os seus problemas foi a criao de associaes de ajuda mtua que podiam ser corporaes profissionais ou confrarias religiosas, nestas associaes faziam recolha de dinheiro entre os seus membros, que era usado quando algum destes tivesse necessidade. Alguns patres tambm tentaram ajudar os seus operrios, construram bairros operrios junto das fbricas, onde as rendas eram acessveis, melhoraram assim tambm as condies dentro da fbrica e evitaram contratar crianas muito pequenas. Ajuda de instituies privadas e religiosas. No mundo catlico surgiu a associao chamada sociedade de s.vicente de Paula. E no mundo protestante surgiu o grupo do exrcito de salvao. O estado tambm comeou a legislar de modo a proteger os operrios da explorao do trabalho infantil e feminino. A formao de sindicatos, as principais reivindicaes dos sindicatos era: reduo dos salrios, garantias de assistncia social para os trabalhadores e garantias de direitos polticos e sindicais para os associados, organizao de greves, a primeira greve geral do mundo ocorreu no dia 1 de Maio de 1886, quando os operrios de Chicago, resolveram lutar pelas 8 horas de trabalho dirio. 7. Apresente as propostas do socialismo Marxista para a resoluo de problemas operrios.

Karl Marx e Friedrich Engels expuseram, no Manifesto do Partido Comunitrio (1848), uma proposta de explicao do processo histrico que tornou o nome de marxismo ou materialismo histrico: a luta de classes entre opressores e oprimidos um trao fundamental de toda a Historia, a sociedade burguesa, dividida entre a burguesia e o proletariado, ser destruda quando este, organizado em classe dominante instaurar a ditadura do proletariado; depois de conquistar o poder politico, o proletariado retirar o capital burguesia e o capitalismo ser destrudo pois estaro todos os instrumentos de produo nas mos do Estado - assim se construir o comunismo; os operrios devem unir-se internacionalmente para fazer a revoluo comunista, por isso o Manifesto institui o lema proletrios de todos os pases, uni-vos . Marx e Engels viveram uma parte da sua vida na Inglaterra do sc. XIX, tendo contactado com a misria da condio operaria. A teorizao marxista revestiu um carcter prtico que faltava ao socialismo proudhoniano e teve um impacte visvel na sociedade do seu tempo: de acordo com a ideia do internacionalis mo operrio, Karl Marx redigiu os estatutos da I Internacional (Associao Internacional de Trabalhadores), criada em Londres (1864); Marx deu o seu apoio Comuna de Paris de 1871 (o primeiro governo operrio da Historia); Engels foi um dos fundadores da II Internacional, criada em Paris (1889), a realizao das internacionais Operarias promoveu a fundao de partidos socialistas na Europa. Apesar de ter chocado ideologicamente com outras propostas de

remodelao da sociedade, as quais viriam a contribuir para o fim das duas internacionais, a doutrina marxista prevaleceu viva e serviria de base terica revoluo de 1917, na Rssia. 8. 9. Vs Analise a poltica fontista durante a regenerao.

A politica de Obras publicas do perodo da Regenerao foi designada por fontismo devido aco do ministro Fontes Pereira e Melo. Preocupado em recuperar o pais do atraso econmico, fontes encetou uma politica de instalao de infra-estruturas e equipamentos, tais como estradas, caminhos de ferro, carros elctricos, pontes, portos, telgrafo e telefones.

You might also like