You are on page 1of 6

A IMAGEM E SEUS SUPORTES

Angela dos Santos Arajo

Em sala de aula, por exemplo, quando uma imagem estiver sendo trabalhada, o suporte de uma imagem em papel permite muito mais a manipulao ttil (corta/cola, montagem/fragmentao) do que uma foto trabalhada a partir do suporte virtual da Internet. Mas, como voc percebeu na atividade anterior, h muitas semelhanas e diferenas quando uma imagem transposta para outro suporte; esses aspectos que se assemelham e se diferenciam so to fundamentais quanto de tipos de imagens.(http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod83125/conteud o/etapa3/005.html).

As imagens sempre existiram, mas, devido aos avanos tecnolgicos, em nenhuma outra poca a humanidade viveu to imersa em uma avalanche de imagens, informaes e textos. Em meio a essa poluio comunicativa, o grande desafio saber como selecionar e interpretar essas imagens que nos so colocadas, mesmo contra nosso desejo. Somos cercados por determinadas imagens, de todos os tipos, imagens que tm um poder muito forte, que dizem muito e que falam por si mesmas. Ao longo da histria de insero da imagem em diferentes instncias do espao escolar e materiais produzidos para esse espao, o livro didtico vem se destacando como um importante suporte de sua veiculao em projetos pedaggicos. So recorrentes as situaes de uso das imagens, evidenciando alguns pontos de sua contextualizao scio histrica, em meio s polticas educacionais. Uma atividade de leitura de imagens deve considerar o desenvolvimento psicolgico e a familiaridade do leitor com as imagens a serem lidas. A pedagogia da imagem situa-se no marco terico dos Estudos Culturais, e considera que a educao no se restringe s formas legais organizadas quase sempre na instituio escolar. Em qualquer sociedade h inmeros mecanismos educativos presentes em diferentes instncias socioculturais. Grande parte desses mecanismos tem como funo primeira educar os sujeitos para que vivam de acordo com regras estabelecidas socialmente. Por estarem inseridos na rea cultural, esses mecanismos revestem-se de caractersticas como prazer e diverso, mas, ao mesmo tempo, educam e produzem conhecimento. No caso das imagens, elas vm nos povoando e constituindo modos de convivncia. Da no caber, nesse trabalho terico, a afirmao de que podemos assumir imagens como uma propriedade. Isso significa que a sociabilidade naquilo que ela

requer das imagens para se constituir no reivindica uma aprendizagem, isto , domnio de uma tcnica.
A diversidade de imagens (fotografias, quadrinhos, xilogravuras etc.) implica, significativamente, uma diversidade de relaes (mimtica, composio, esquemtica etc.) com o conhecimento que elas engendram. Se, por exemplo, pegarmos a foto da atriz Marilyn Monroe feita por Gene Kormam, e, depois, (re)trabalhada por Andy Warhol, veremos uma variao de semelhana entre a imagem e o modelo.( http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod8312 5/conteudo/etapa3/006.html)

Esse viver um evento em imagem a face imagtica do letramento verbal; na maioria das vezes, somos letrados visualmente, mas analfabetos visuais, uma vez que no tivemos um aprendizado sistematizado de modos de ler uma imagem: como se organizam seus componentes, a seleo ou no de cor, angulao etc. preciso que as escolas forneam para os alunos mais contatos com a leitura, introduzindo outros suportes, como os livros, os jornais, as revistas, as mdias em geral e outros. Um dos aspectos sensveis da anlise de textos visuais diz respeito tecnologia que os compreende. O estudo das tcnicas e materiais que envolvem o suporte, bem como a materialidade da informao (como a imagem configurada fisicamente, por exemplo), assim como as formas de emisso vo definir uma tipicidade daquele meio e mensagem. Assim, determinado contedo se faz mais efetivo em relao a aspectos particulares (segundo os objetivos de uso) se for apresentado neste ou naquele suporte, com tecnologias distintas. O exemplo mais simples e contemporneo seria o da comparao em termos de detalhamento entre uma imagem de alta definio e a imagem normal de televiso. A imagem tem peculiaridades assim como a escrita alfabtica, cujos sistemas de produo de sentido tm maior ganho neste ou naquele aspecto, dependendo da habilidade do autor de um e de outro, assim como do educador no momento do uso em sala de aula. E o espectador/a deve descobrir as histrias explcitas ou secretamente entrelaadas em todos os tipos de obra de arte. No entanto, nem sempre essas imagens so de fcil leitura, tanto que, para tentar fazer a traduo, necessrio saber a senha de

acesso, para desvend-las, tirar as vendas e ler o que subjaz, decifrando assim o sentido oculto.
Talvez mais do que o desenho, charges, quadrinhos e xilogravuras, ainda que em graus diferentes, a fotografia e a pintura realista nos aproximam com mais intensidade e mimetismo da realidade dos objetos/modelos representados do que os outros tipos de imagens. Perceber quando as imagens se aproximam e se afastam em termos de representao pode se transformar numa atividade de sala de aula bastante significativa. Assim, voc desenvolver mais caminhos quanto ao trabalho dos diversos tipos de suportes e dos diversos tipos de imagens. (http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod831 25/conteudo/etapa3/008.html)

Proporcionar aos alunos/as o acesso e o contato direto com charges e fotografias, publicada em jornais, revistas e peridicos, visando a leitura e a decodificao destas e tambm de outdoors, outros suportes como cartazes, estampas, tiras, quadrinhos, pinturas, desenhos, esculturas, peas de teatro, dana,

grafites, computador, televiso, filmes e clipes, entre outros. Portanto, essa abordagem da imagem possibilita dizer que a qualidade intrnseca de sua natureza inicial e simblica vem contemplar o vis relacional da imagem como atividade social. O ponto de vista, que utiliza outros procedimentos para a compreenso da imagem, vem trazer a necessidade de explicitao de um cdigo que pode e deve ser dominado para implementar estratgias de leitura da imagem. Essa no uma questo fcil de conduzir, uma vez que diferentes pesquisadores j travaram polmica sobre o estatuto de dependncia, ou no, lingustica da imagem.
No caso da pintura, a relao totalmente outra, sobretudo porque, de imediato, no a realidade (uma pessoa, objeto ou fato em si que importa ao trabalho do artista) o objeto da arte dos pintores e artistas plsticos, embora muito do que sabemos de outros perodos e personagens histricos tenham nos chegado atravs da pintura (vide Primeira Etapa). (http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod831 25/conteudo/etapa3/007.html)

Ento, depreende-se do texto acima que o que apreendido pela viso da mquina fotogrfica no corresponde perspectiva do olho humano. A viso de espaos representados em perspectiva no inata percepo visual e que deve ser aprendida.
Em muitas cidades do interior do Nordeste brasileiro, voc pode encontrar fotografias pintadas dos seus pais, avs ou bisavs. Identificar, se tiver em mos a fotografia e a fotografia pintada, uma variao enorme da sua percepo em relao a um e a outro tipo de imagem. Principalmente porque, ao ser diferente em forma e, consequentemente, em suporte, tambm agimos diferentemente em relao aos significados que as imagens nos transmitem, retemos e construmos. (http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod831 25/conteudo/etapa3/007.html)

O que se v traduo de um modo de organizao do olhar, que, de tempos em tempos, sofre influncias das revolues tcnicas e cria novas formas de apropriao do visvel, uma lgica sempre precria, porque presa a um conjunto de fatores histricos, sociais, cientficos. Dessa forma, a imagem, por sua prpria natureza, meditica e, portanto, representao.
Lembramos, no entanto, que, assim como a fotografia e a pintura podem ter um grau de mimetismo (dada a semelhana com o modelo e a reflexo sobre o prprio dispositivo da arte, como a cor, a luz e a forma), outros tipos de imagens apresentam outras dimenses que so fundamentais: como a composio de histrias (quadrinhos, tiras humorsticas de jornais) e o poder esquemtico ilustrativo (xilogravura, desenho). (http://www.eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod831 25/conteudo/etapa3/008.html)

A relao entre o fundo e figura se mantm coerente e compreensvel para quem v, posto que assegurada coeso interna figura e sua relao no campo visual mantm contornos invariantes. O que percebido, ento, visto como algo anlogo, semelhante realidade, caracterizando, assim, sua natureza icnica. A percepo visual,

entendida como uma qualidade inata ao homem e descrita com categorias prprias, resulta, por conseguinte, na dimenso cognitiva de compreenso da imagem. A indstria cultural, atravs da apropriao do discurso da comunicao, contamina o discurso pedaggico e faz-se presente por meio da produo de novos materiais a serem consumidos na escola. Concluindo, cada imagem merece um tipo de abordagem pelo educador. Para entrarmos em detalhes em relao aos vrios aspectos levantados e que concernem a imagens em geral, em suas variadas feies, necessitaramos mais espao e tempo. Tratada como ilustrao, a imagem tem a importncia de ajudar na visualizao agradvel da pgina. Se h textos muito longos, ela serve para quebrar o ritmo cansativo da leitura. Alm disso, ela pode sugerir leituras, apoi-las do ponto de vista do enredo, construir formas, personagens, cenrios, enfim, compor, junto com o texto verbal, um horizonte de leitura. interessante observar que mais fcil a realizao desse dilogo imagemtexto em livros de literatura infantil e infanto-juvenil do que nos livros didticos. Em todos os diferentes usos e funes da ilustrao nos livros didticos, percebe-se que o eixo ilustrao texto leitor no se constitui de forma simples, nem caminha na mesma direo. E que o uso de diferentes suportes para a representao imagtica constitui em si uma nova possibilidade metodolgica. Isso vai requerer habilidades com o uso das imagens, criatividade e domnio dos contedos a serem desenvolvidos. Anos atrs um professor do CTUR (Colgio Tcnico da Universidade Rural), no curso de Economia Domstica, Walcyr Dordron (Qumica), dizia constantemente essa frase para as alunas: Poder pode! Mas no deve! Isto , todos podem usar diferentes mdias e imagens, mas quem desconhece o assunto, no deve!

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS ALMEIDA, M.E. B. Prtica pedaggica e formao de professores com projetos: articulao entre conhecimentos, tecnologias e mdias. Boletim do Salto para o Futuro. Srie Pedagogia de Projetos e Integrao de Mdias, TV-ESCOLASEED-MEC, 2003. BERGER, J. (1999). Modos de ver. Rio de Janeiro: Rocco. FREIRE, Paulo. A importncia do ato de ler: em trs artigos que se completam. 38.ed. So Paulo: Cortez, 1999. LEITE, M.; CORRA, J. Mdias e tecnologias educacionais. In: SENAC. Rio de Janeiro: SENAC. Verso 3.0. 2004. PONTE, J. P. As novas tecnologias e a educao. Lisboa: Editora Texto, 1997. PROGRAMA DE FORMAO CONTINUADA MDIAS NA EDUCAO MDULO A IMAGEM NA MDIA IMPRESSA e-ProInfo/2011.

You might also like