You are on page 1of 35

APOSTILA DE CO-GERAO

Notas de aula de Co-gerao do

Curso de Engenharia de Equipamentos

Professor: Newton Paterman Brasil Edio de agosto de 2005

NDICE

I)Introduo
1)Conceituao 2)Histrico 3)Vantagens da co-gerao 3 3 4

II)Plantas
1)Tecnologia 2)Combustveis 5 8

III)Equipamentos e ciclos trmicos


1)Turbina e motor a gs natural 2)Compressor de gs 3)Caldeira de recuperao 4)Gerador de gua gelada 5)Painel de sincronismo e paralelismo 6)Turbinas a vapor 11 13 13 14 17 18

IV)Viabilidade
1)Aplicabilidade do ponto de vista tcnico 2)Exemplos de aplicao 3)A co-gerao e o meio ambiente 4)Anlise econmica 5)Condies favorveis co-gerao 6)Estudo de caso ANEXO 1: ANEXO 2: ANEXO 3: ANEXO 4: Sistemas de potncia a vapor* Sistemas de potncia a gs* Co-gerao com turbina a vapor* Tabela de densidades e poderes calorficos superiores e inferiores do BEN 20 21 24 25 29 29

* trechos de apostilas da NEST/EFEI/FUPAI

I)Introduo
1) Conceituao

Apesar dos enormes investimentos do setor eltrico na infra-estrutura de suprimento, sempre se verificou a busca pela auto-suficincia por alguns consumidores de eletricidade. H indstrias que possuem subprodutos combustveis de baixo valor, ou poluentes, e que aproveitam tudo o que podem ao extrair-lhes a energia. o caso do bagao de cana no setor de acar e lcool, do licor negro no de papel e celulose, do resduo asfltico no de refino de petrleo, etc. A gerao de energia eltrica quando encontrada junto aos centros de carga ou dentro dos prprios, como o caso da auto-produo, conhecida como gerao distribuda, s se tornou competitiva com a concentrao em grandes usinas, na medida em que a tecnologia se desenvolveu no sentido de aumentar a eficincia das mquinas acionadoras dos geradores eltricos (COBAS, 2001). A co-gerao uma soluo de engenharia, aplicvel para determinados usurios de energia, que pode, em condies que mostraremos a seguir, viabilizar economicamente a auto-produo de energia. Melhor definida na lngua inglesa como CHP (combined heat and power), a co-gerao usualmente entendida como a gerao simultnea, e combinada, de energia trmica e energia eltrica ou mecnica, a partir de uma mesma fonte. A vantagem principal, e inicial, o maior aproveitamento da energia contida na fonte, reduzindo consideravelmente os custos de produo da energia nas duas formas citadas. A figura 1 a seguir mostra de forma esquemtica esse entendimento.

COMBUSTVEL

SISTEMA DE

ENERGIA ELETRICA

CO-GERAO
ENERGIA TRMICA

Figura 1 Co-gerao de energia Nesse trabalho nos concentramos na co-gerao a partir do gs natural, mas um estudo mais amplo desse assunto nos mostraria o uso da co-gerao de diversas outras formas. Porm, o conceito permanece o mesmo: minimizar custos aproveitando ao mximo o contedo energtico de uma fonte, seja ela gs, leo, lenha, bagao de cana, resduos combustveis em geral etc.
2) Histrico

A energia eltrica entrou inicialmente no cotidiano das indstrias na forma de autoproduo. A trao animal ou humana foi substituda na era industrial (sculo XIX) pela mquina a vapor dgua, que permitiu o uso simultneo deste fluido energtico para processos de aquecimento e para acionamento mecnico. A energia mecnica j era

obtida de quedas dgua e do vento atravs de moinhos, onde os processos de aquecimento utilizavam outros meios que no o vapor. Como exemplo temos os engenhos de caf, cujos gros eram secados em grandes ptios submetidos ao calor do Sol e depois modos em piles movimentados por alavancas e roldanas ligadas a correias, tudo acionado por grandes rodas dgua, aproveitando o represamento de algum riacho da fazenda. O mesmo ocorre ainda nas salinas em que o vento ajuda o calor do Sol a evaporar a gua, separando fisicamente os sais minerais, ao mesmo tempo em que move os moinhos acionadores das bombas, que movimentam a gua retirada do mar. Voltando mquina a vapor, que fazia papel semelhante ao da roda dgua dos engenhos de caf, a distribuio da energia mecnica, via eixos, roldanas e correias, pode ser substituda pela distribuio de energia eltrica, produzida num gerador central acionado pela mquina a vapor, e levada a motores eltricos por meio de cabos. Da forma descrita podemos perceber que a co-gerao j era um conceito energtico nas empresas antes do advento das companhias de fornecimento de eletricidade. Se utilizarmos turbina ou motor a gs para acionar um gerador eltrico, os gases quentes provenientes da descarga desses equipamentos podem ser utilizados para gerar vapor atravs de uma caldeira de recuperao.
3) Vantagens da co-gerao

A co-gerao apresenta diversos aspectos que atraem as empresas para esta alternativa. A primeira que vem tona quanto reduo de custos operacionais. Em muitas empresas a participao do custo de energia no custo final do produto pode ser muito grande e a possibilidade de aumentar a eficincia no aproveitamento da energia adquirida sempre atraente. Outro ponto de grande importncia est na confiabilidade. Um sistema de cogerao , na prtica, um sistema de auto-produo de energia eltrica, obtida de equipamentos reconhecidamente confiveis e de combustveis cujo fornecimento no est to sujeito aos tipos de interrupes que, em certos lugares, ocorrem no suprimento de energia eltrica. No momento atual em que o setor eltrico sofre os efeitos de um perodo de poucos investimentos na gerao e na transmisso e, portanto, com tendncias de dficit de gerao e problemas de transporte, a co-gerao, como gerao distribuda, se apresenta com grande atratividade tanto para os consumidores quanto para a sociedade em geral. Vrios anos de experincia do autor deste trabalho, em contato com clientes de distribuidoras estaduais de gs canalizado, permitiram observar que algumas empresas, mesmo no obtendo resultados representativos na reduo dos seus custos, e s vezes at os aumentando, recorrem co-gerao a gs natural buscando beneficiar sua imagem junto ao mercado, mostrando-se como uma empresa moderna tecnologicamente e preocupada com conservao de energia e com o meio ambiente. Um consumidor de energia eltrica dificilmente ter escala suficiente para produzir sua prpria energia eltrica a um custo menor do que o da energia oferecida pela empresa concessionria. O preo da aquisio de combustvel fssil adicionado ao custo de capital necessrio para transform-lo em energia til leva a um custo do MWh gerado bem maior do que o que se apresenta na sua conta mensal da distribuidora local, a menos que esse consumidor tenha possibilidades de obter combustvel (ou aproveitamento hdrico) a baixo custo, como o caso do setor sucroalcooleiro, ou do segmento de papel e celulose, entre outros. Hoje a deciso de implantar co-gerao uma deciso de risco. A anlise de viabilidade passou a ser uma anlise de risco, e no uma anlise tcnico-econmica,

como era antes. A possibilidade de um projeto como este dar certo est mais ligada a clculos dos custos da no confiabilidade do suprimento tradicional, e a mecanismos de mitigao (hedges) de riscos associados a preos de combustveis e de energia eltrica. Por outro lado, os modelos de anlise de viabilidade deixam de ser determinsticos e passam a possuir variveis probabilsticas, refletindo as diversas incertezas envolvidas no projeto de co-gerao.

II)Plantas
1) Tecnologia

As plantas de co-gerao mais comuns so concebidas com caldeira e turbina a vapor, utilizando o ciclo termodinmico de Rankine. Na figura 2 o combustvel, fonte de toda a energia produzida pela planta, introduzido para queima numa caldeira e o vapor gerado, de alta presso, levado a uma turbina a vapor, de contrapresso ou de condensao com extrao, que aciona o gerador eltrico.

gua de alimentao

Vapor de alta presso

CALDEIRA

Energia eltrica
TURBINA A VAPOR

combustvel

Vapor para processo

condensado

Figura 2 Co-gerao com ciclo de Rankine O vapor que sai da turbina utilizado para atender demanda de energia trmica do consumidor. Uma vantagem dessa concepo a possibilidade de uso de elenco de diferentes combustveis, tais como gs, lenha, carvo, bagao de cana, cascas de arroz, leo combustvel, resduos orgnicos em geral, etc. Os sistemas de potncia a vapor esto mais detalhados no ANEXO 1 desta apostila. Por outro lado, o projeto conceitual que apresenta mais eficincia o da turbina ou motor a gs associados a uma caldeira de recuperao.

Gs natural

Turbina ou Motor a gs

Energia eltrica

Gases quentes->>
gua de alimentao

caldeira de recuperao

Vapor para processo

Figura 3 Co-gerao com turbina ou motor Na figura 3, o combustvel queimado na cmara de combusto de uma turbina ou detonado nos cilindros de um motor a pistes, que acionam o gerador. Os gases de combusto, quentes, rejeitados pelas mquinas (turbina ou motor) so ento conduzidos a um equipamento de recuperao do calor , que utiliza o calor sensvel deste sopro quente para gerar vapor. Por exemplo, uma turbina a gs natural descarrega grande quantidade de ar com cerca de 2% de dixido de carbono, a 500 C ou mais, e esse "sopro quente" pode produzir vapor saturado seco de 10 atm de presso a 180C. Com isso, o aproveitamento da energia contida no gs natural pode chegar a 80%, enquanto que gerando apenas energia eltrica ficaria em torno de 30%. Dependendo das necessidades energticas do cliente, existem diversas configuraes possveis alm das mostradas nas figuras acima. Nas figuras 4, 5 e 6 a seguir mostramos algumas delas.

Compressor de ar

turbina

G
Cmara de combusto <<Gases quentes

Gs natural
caldeira de recuperao

vapor

Energia eltrica
Turbina a vapor G

Vapor para processo

condensado

Figura 4 Co-gerao com ciclo combinado para consumidores com baixo consumo de vapor

Gs natural

Motor a gs

Energia eltrica

gua de arrefecimento do motor

<<Gases quentes

\/\/\/\/\ /\/\/\/\/

Vapor para lavanderia e coco


Sistema de absoro gua gelada para refrigerao ambiental

gua de alimentao da caldeira

caldeira de recuperao

vapor

Figura 5 Configurao possvel para o setor de servios (hotis, hospitais, shopping centers e aeroportos)

turbina Energia eltrica

Gs natural

"sopro" quente

Spray dryer

Figura 6 Configurao tpica de uma planta de cermica branca No capitulo III, mais frente, apresentamos detalhes sobre os equipamentos e subsistemas mais importantes na composio dos sistemas de co-gerao. Esses detalhes nos interessam na medida em que nos ajudam a compreender os aspectos econmicos envolvidos na escolha dos componentes e da configurao na fase de projeto conceitual, bem como fatores operacionais que influenciam os resultados (e possveis benefcios) que o sistema implementado dever apresentar ao longo da sua vida til. No captulo IV, de anlise econmica, essas informaes sero teis.

2)Combustveis utilizados

Conforme j citado, a co-gerao se apresenta como forma de aproveitamento mximo do contedo energtico tanto de combustveis do tipo fssil como dos do tipo biomassa. Os combustveis fsseis mais comuns so: - slidos: carvo, turfa - lquidos: derivados de petrleo tais como gasolina, leo combustvel, leo diesel, querosene - gasosos: gs natural, gs de refinaria, gs de coqueria etc. O carvo pode dar origem a gs por gaseificao. Os combustveis biomassa mais comuns so: - slidos: lenha, bagao de cana, casca de arroz, cavaco de madeira etc. - lquidos: biodiesel, lcool, licor negro (resduo da produo de celulose) etc. - gasosos: resultantes da decomposio de lixo orgnico ou esgoto sanitrio, ou da gaseificao do bagao de cana.

As caldeiras geradoras de vapor para co-gerao podem ser fabricadas para utilizar praticamente qualquer combustvel. Porm as turbinas e os motores a pistes exigem combustveis mais puros e fludos. Nesse caso pode-se utilizar gases, leo diesel, gasolina, querosene de aviao, e, em ltimo caso, o leo combustvel. Atualmente o combustvel que rene as melhores condies comerciais e de qualidade (energtica e ambiental) o gs natural. Se o sculo XIX foi o do carvo e o sculo XX foi o do petrleo, na era industrial, o sculo XXI dever ser o do gs natural. Na tabela 1 abaixo o gs natural comparado com outros combustveis quanto a contedo energtico e nos grficos das figuras 7a , 7b e 7c se pode perceber claramente a superioridade do gs natural quanto aos nveis de emisses de poluentes. No ANEXO 4 mostramos uma tabela com dados energticos de todos os combustveis considerados no Balano Energtico Nacional (BEN).
Tabela 1 Volume Equivalente de GN (m3) m3 de Fonte deslocada

FONTES ENERGTICAS

Volume Equivalente de GN (m3) ton de Fonte Deslocada

leo Cru Lenha Catada Lenha leo Diesel leo Gasolina GLP Nafta Carvo Vegetal lcool Hidratado Metanol
Fonte:www.gasnet.com.br

1002 105 137 974 1087 886 690 845 181 572 459

1160 351 351 1144 1073 1194 1250 1204 723 707 577

Figura 7a - nveis de emisses de dixido de carbono

Fonte:www.gasnet.com.br

Figura 7b nveis de emisses de dixido de enxofre e de xidos de nitrognio Fonte:www.gasnet.com.br

10

Figura 7c nveis de emisses de hidrocarbonetos (no queimados), CO e particulados Fonte:www.gasnet.com.br

III)Equipamentos e ciclos trmicos


1)Turbina e motor a gs Trata-se aqui do que considerado o principal equipamento de um sistema de cogerao. Tanto a turbina (figura 8) quanto o motor a gs (figura 9) tm basicamente a mesma funo: transformar a energia proveniente da combusto em energia mecnica. Esta ser em seguida aproveitada para acionamento de um gerador eltrico, ou de um compressor ou qualquer outra mquina que exija um acionador. Outra semelhana entre os dois acionadores a produo de grande quantidade de energia trmica. No caso da turbina a gs, essa energia trmica se apresenta totalmente em forma de gases de combusto na descarga, gases esses constitudos principalmente de ar e de CO2. No motor a gs, a energia trmica produzida se apresenta nos gases de descarga e na gua de arrefecimento, alm de uma quantidade menor no retorno do leo lubrificante. Numa turbina a gs, de toda a energia disponvel no combustvel obtm-se entre 22 e 35% de energia eltrica nos bornes do gerador acionado, enquanto que num motor a gs a faixa um pouco maior, podendo-se obter at cerca de 40% em energia eltrica em

11

potncias em que a turbina no alcana 30%. Nesse aspecto se verifica, portanto, uma vocao maior do motor a gs para um perfil de demanda de energia em que prepondera a demanda eltrica. Por outro lado, no h no mercado motores a gs acima de 5 MW, pois, pela sua concepo mecnica, suas dimenses trazem dificuldades fsicas para o projeto. J no caso das turbinas, existem desde pequenas potncias como 600 kW at as grandes, de 300 MW. A turbina leva vantagem do ponto de vista trmico na medida em que quase toda a energia disponibilizada pela queima do gs e no transformada em energia mecnica descarregada nos gases, em maior temperatura do que nos motores a gs, pois uma das principais funes do ar refrigerar o equipamento. Nelas, a temperatura dos gases exaustos fica na faixa de 450 a 900 C, sendo que nos motores ela fica entre 300 e 500C. Por outro lado, os motores disponibilizam energia trmica em boa parte na gua de arrefecimento, que nem sempre pode ser totalmente aproveitada, pois exige permutador de calor em vista da possibilidade de contaminao. Este fator reduz o rendimento, pois ela no se situa numa faixa de temperatura alta (em torno de 100C).

GS

gerao ~ 98%

COMPRESSOR AR

TURBINA

~
GERADOR ELTRICO

CMARA DE COMBUSTO
trmico ~ 70% eltrico ~ 25% (~ 5 MW) perdas ~ 5%

EXAUSTO 450 a 900C Figura 8 Turbina a gs

A turbina costuma apresentar um preo de aquisio maior do que o motor, para a mesma potncia, entretanto, o maior nvel de vibrao no motor, pela sua concepo, pode requerer maiores investimentos na estrutura civil da planta. Em resumo, os dois tm vantagens e desvantagens, e para cada caso estudado deve-se avaliar a convenincia de se optar por um ou por outro.

12

AR

trocador de calor de leo lubrificante Tin ~ 40C

GS

MOTOR

Tout ~ 48C

Trmico ~ 30% Eltrico ~ 40%


Tin ~ 79C
Trocador de calor de gua de arrefecimento

~
GERADOR ELTRICO

gerao ~ 98%

Tin ~ 93C Figura 9

Exausto para caldeira 300 a 500C

Motor a gs

Uma vantagem importante do motor sobre a turbina que os gases de exausto do primeiro contm grande porcentual de dixido de carbono, ao contrrio da turbina, cujo potencial deste gs fica em torno de 2%, devido ao excesso de ar para sua refrigerao. Isso torna o motor atrativo em empresas que utilizam esse gs inerte, como o caso da indstria de refrigerantes. No ANEXO 2, desta apostila, os sistemas de potncia a gs (ou diesel) esto mais detalhados. 2)Compressor de gs A necessidade de um compressor para o gs a ser utilizado no sistema de cogerao depende basicamente de dois fatores: a presso de fornecimento pela distribuidora de gs e o tipo de acionador. As turbinas costumam exigir maior presso para o gs, na faixa de 15 a 20 kg/cm. J os motores funcionam bem com baixas presses do gs, na faixa de 4 a 8 kg/cm. De qualquer forma, esse um aspecto que precisa ser considerado na fase de avaliao econmica do projeto, pois um compressor para o gs pode ter peso razovel no clculo do investimento, frente a outros equipamentos. 3)Caldeira de recuperao o equipamento destinado a aproveitar o calor do exausto, da turbina ou do motor a gs, para gerar vapor (figura 10). Os gases quentes so conduzidos da descarga do

13

acionador para a caldeira por duto e entre os dois equipamentos precisa ser instalada uma vlvula diverter que na realidade um damper e um desvio para uma chamin (de by pass) que permitem controlar a massa de gases destinada caldeira ou, eventualmente, uma operao exclusiva do gerador, sem a caldeira. Os gases quentes atravessam a caldeira, envolvendo as serpentinas de gua que se vaporiza e, neste estado, sobe para o tubulo superior do qual extrado para nova passagem por serpentinas internas, visando torn-lo seco ou at superaquecido, e finalmente sair para utilizao. A caldeira de recuperao se caracteriza por ter a transferncia do calor realizada principalmente atravs de conveco. Entretanto, possvel aumentar a eficincia da gerao de vapor instalando caldeira de recuperao com maaricos para queima adicional, o que introduz um maior nvel de radiao na transferncia do calor. As caldeiras de recuperao sem queima adicional costumam apresentar uma eficincia entre 70 e 80%, e com queima adicional pode passar de 90%. Essa eficincia cai se a caldeira estiver suja, carecendo de uma parada para manuteno, se ela tiver tempo de vida elevado, ou se os gases quentes tiverem uma temperatura insuficiente. A turbina, nesse caso, tem vantagem sobre o motor.

GASES PARA ATMOSFERA

GUA - 25C


Exausto motor ou turbina

~ 80% NOVA ~ 70% USADA

vapor ~ 10 bar

Figura 10 Caldeira de Recuperao de Calor 4)Gerador de gua gelada Os sistemas de refrigerao usualmente encontrados podem ser usados para conforto ambiental (ar condicionado) ou para conservao de alimentos (frigorficos). No primeiro caso, de sistema central, tem-se usado circuitos de gua gelada, que normalmente resfriada a cerca de 5C num sistema de compresso (figura 11). Neste sistema um gs, usualmente o fren, comprimido num compressor acionado por motor eltrico e expandido numa cmara na qual ele retira o calor nessa expanso. No interior

14

dessa cmara esto as serpentinas por onde circula a gua que retorna do circuito aps passar por uma torre de refrigerao (a gua ou a ar). A gua gelada sai do resfriador, e vai para o circuito no qual atravessa as colmias dos radiadores externamente s quais passa o ar da ventilao forada dos ambientes a refrigerar (fan coils). O chiller de absoro (figura 12) tambm utiliza o fenmeno da retirada de calor de um ambiente no qual se provoca a expanso de um fluido. A diferena est no processo, que no chiller de compresso fsico e no de absoro fsico-qumico. A expanso, num dos diversos tipos existentes, seria da gua ao penetrar numa cmara contendo soluo concentrada de um sal, como o brometo de ltio, que apresenta alta afinidade com gua. A absoro pela soluo concentrada da gua que entra, mantm uma baixa presso na cmara, que propicia a expanso e, conseqentemente, a retirada de calor de um fluido aquecido que circule numa serpentina instalada no seu interior. A soluo agora menos concentrada retirada para outro compartimento no qual aquecida (pela fonte de calor que o input de energia) vaporizando a gua e se tornando novamente concentrada, retornando cmara de expanso, a qual receber novamente a gua resultante da condensao do vapor produzido nesse aquecimento. Quando se concebe um sistema de co-gerao para uma instalao de utilidades que inclui fornecimento de refrigerao ambiental, h uma preferncia em optar por uma chiller de absoro, em substituio ao tradicional chiller por compresso, descrito acima. Isso por que, enquanto este ltimo se apresenta como carga eltrica, o outro (de absoro) carga trmica, visto que este equipamento suprido por vapor, gases quentes ou gua quente. Na realidade, o sistema por absoro tem como principal virtude o fato de depender pouco de energia eltrica. Em certos casos, ele independe totalmente, em sistema pequenos, como geladeira domstica (muito usada no interior, onde precria a eletrificao, consumindo GLP ou querosene). Apesar de ter uma eficincia menor do que o convencional por compressor, o sistema de absoro viabiliza o de cogerao na medida em que desloca para a parcela de demanda trmica o que seria uma demanda eltrica, melhorando o balano termoeltrico. O efeito de refrigerao (coeficiente de eficcia) de um sistema por absoro cerca de quatro vezes menor do que o de um sistema por compressor. Cada TR (tonelada de refrigerao) demandada pelo ambiente faz um sistema por compressores exigir cerca de 0,9 kW do acionador. Se for utilizado um sistema de absoro, a demanda equivalente sobe para 3,5 kW. Porm, como o sistema de absoro consome uma energia que seria desperdiada caso no houvesse co-gerao, essa diferena se compensa. Em termos de custo, o chiller de absoro um pouco mais caro do que o de compresso. Entretanto, o sistema de refrigerao ambiental como um todo, tirando o chiller, praticamente o mesmo para os dois tipos. No final, a diferena entre uma alternativa e outra acaba pesando pouco na deciso.

15

COMPRESSOR

RESFRIADOR T = 12C
H2O DOS FAN COILS

T = 5C

CONDENSADOR
H2O

PARA FAN COILS

TORRE DE RESFRIAMENTO

Figura 11 Sistema de refrigerao ambiental com chiller de compresso

RETORNO 12 C

<
PARA FAN COILS 7 C

fonte quente:

-vapor -gua quente -calor -queima direta

SOLUO DE LiBr DILUDA

SOLUO DE LiBr CONCENTRADA

Figura 12 Chiller de absoro

16

5)Painel de sincronismo e paralelismo A co-gerao de energia uma forma de auto-produo de eletricidade com aproveitamento da energia trmica. Entretanto, no uma boa prtica ficar desconectado totalmente da fonte original, visto que j existe toda uma instalao, da concessionria e do usurio, que no deve ser desprezada. Alm disso, o sistema de co-gerao pode parar, seja por falha eventual seja por parada programada para manuteno. Por isso, preciso prever um back-up, que seria o aproveitamento da instalao existente (figura 13), para receber energia eltrica da concessionria, instalando-se um painel para manter sincronizadas as duas fontes (gerador e barramento de entrada da energia comprada) para substituio eventual ou planejada sem interrupo, alm de um contrato especfico que estabelecesse as tarifas adequadas para a nova situao. Existe um tipo de tarifa, na maioria das concessionrias, que atende a essa forma de contrato que a Tarifa de Emergncia. Por ser esta hoje considerada alta, pode-se tambm negociar a DSR (demanda suplementar reserva, ver cap. IV tpico 4.3) compondo as tarifas normais e de emergncia. Ou seja, se for de interesse da concessionria, pode-se contratar o fornecimento para paralisaes inesperadas pela tarifa de emergncia, e a parada programada pela tarifa normal. Hoje, pela nova regulamentao do setor eltrico, o auto-produtor qualificado como co-gerador pode adquirir a energia no mercado e contratar com a concessionria local apenas o uso do sistema de distribuio, com tarifas reguladas e com um fator de desconto para utilizao em at doze vezes por ano.1 Quanto ao painel de sincronismo, ele pode pesar mais na formao do custo do investimento, se for o sistema concebido com a utilizao de mais de um acionador para aumentar a confiabilidade e, conseqentemente, reduzir o custo da DSR. Ser preciso avaliar se vale pena reduzir o investimento mas aumentar o custo operacional.

res. Aneel 371/1999).

17

LT 69 kV

13,8 kV

Subestao abaixadora PAINEL DE SINCRONISMO/ PARALELISMO

CARGAS ELTRICAS

13,8 kV
MOTOR OU TURBINA A GS GS GERADOR CARGA DE REFRIGERAO

exausto
COMPRESSOR (se for p/turbina)

CALDEIRA DE RECUPERAO

CHILLER DE ABSORO

CALDEIRA CONVENCIONAL (RESERVA)

Vapor s.s.

Figura 13 - Painel de sincronismo e paralelismo num sistema de co-gerao 6)Turbinas a vapor Sua aplicao maior em sistemas de co-gerao bottoming ou em ciclo combinado. O princpio de funcionamento similar ao da turbina a gs, s que o vapor, superaquecido, j entra na turbina com a energia que precisa para acionar os rotores (figura 14). O vapor pode ser retirado ainda com presso e temperatura para ser utilizado no processo, ou no estado chamado "exausto", em que est saturado e pronto para entregar seu calor latente e se tornar lquido (gua) no condensador. Uma importante vantagem da turbina a vapor, quando comparada com a turbina a gs, a sua baixa necessidade de manuteno, pois recebe um fluido em temperatura no muito alta e limpo e, se este for sempre seco e a turbina tiver manutenes preventivas freqentes e manuteno preditiva2, sua vida til pode ser de vrias dcadas.

Manuteno sob condio, ou seja, decidida em funo de inspeo prvia.

18

VAPOR SUPERAQUECIDO

VAPOR PARA PROCESSO

VAPOR PARA PROCESSO

CONDENSADO

(a)

(b)

(c)

figura 14 a- turbina de contrapresso b- turbina de condensao c- turbina de condensao com extrao No ANEXO 3 (Co-gerao com turbinas a vapor) esse tpico est mais detalhado.

19

IV)Viabilidade
1) Aplicabilidade do ponto de vista tcnico

Em princpio, a co-gerao aplicvel a qualquer instalao na qual se necessita das duas formas de energia citadas anteriormente: energia eltrica e energia trmica. A demanda trmica pode ser calor direto (sopro quente), vapor , gua quente, leo quente e refrigerao. Esta ltima pode ser obtida a partir da energia eltrica, e nesse caso se traduz em demanda eltrica. Porm a co-gerao traz de volta o sistema de refrigerao por absoro, que gera gua gelada a partir de uma fonte quente, mais usado em lugares que no dispem de eletricidade. Traz de volta no sentido de que por ser a co-gerao uma alternativa de auto-produo em instalaes nas quais existe grande demanda trmica em relao demanda eltrica, a substituio do sistema de refrigerao com compressores, acionados por motores eltricos, por sistemas de refrigerao por absoro alimentados por vapor, gua quente, sopro quente ou queima direta, favorece o balano termeltrico desejvel para viabilizar economicamente a co-gerao. Para a alternativa de co-gerao encontrar aspectos que a viabilizem tecnicamente conveniente que o cliente tenha demanda de energia trmica (vapor, calor ou frio) pelo menos duas vezes maior do que a equivalente de energia eltrica. Essa relao pode mudar um pouco mas, por exemplo, uma fbrica que consome cerca de 5 MW de energia eltrica e cerca de 15 toneladas por hora de vapor estaria numa posio muito favorvel para adotar co-gerao3. Isso ocorre porque a relao entre energia eltrica e energia trmica geradas via turbina ou motor se mantm aproximadamente constante e elas precisam ser aproveitadas ao mximo para garantir a alta eficincia do sistema. Entretanto o uso de queima suplementar na caldeira ou de chillers eltricos pode ajudar a ajustar a relao de demandas (eltrica e trmica) do cliente relao entre as potncias trmica e eltrica co-geradas. Outro fator que deve ser levado em conta na avaliao tcnica da aplicabilidade de um sistema de co-gerao a temperatura do sopro quente a ser aproveitado. Se a opo for a configurao em que se gera inicialmente energia eltrica por um acionador a combusto, a temperatura dos gases exaustos pode chegar a 450 C, no caso de motores, ou a 550o C no caso das turbinas. Isso limita a aplicao dessa alternativa, que se tornaria inadequada para temperaturas muito acima dessa faixa, como o caso, por exemplo, da indstria de vidro, em que a temperatura do processo est acima de 1000o Celsius. J o setor de cermica branca, que possui secador para a pasta obtida pela mistura dos componentes minerais (argilas, saibro etc.) em base d'gua, tem implementado co-gerao com turbinas a gs natural nos pases de grande tradio e importncia no mercado mundial desse produto, como o caso da Espanha e da Itlia, exatamente porque as temperaturas dos processos de secagem (nos chamados spray dryers ou atomizers), normalmente por queima direta de gs, e o excesso de ar so muito prximos dos encontrados nos gases de descargas das turbinas, permitindo o total aproveitamento destes ao mesmo tempo que gerada toda a energia eltrica demandada pela planta (BARONCINI e CHIARINI, 1995).

Se o vapor for de 10 bar saturado seco, o consumo de 15 t/h equivale a aproximadamente 11 MWth (megawatts trmicos).

20

2)Exemplos de aplicaes 2.1) No setor industrial 2.1.1)Indstria do petrleo, petroqumica e qumica Esse tipo de industria se caracteriza por processos em que h grande demanda de energia trmica na forma de vapor, para acionamento por turbinas, ou para aquecimento ou ainda para introduo direta no processo, e tambm grande demanda de energia eltrica para acionamento de bombas, compressores, sopradores etc. O que encontramos normalmente nessas plantas a co-gerao aplicada na forma de gerao inicial de vapor de alta presso utilizado para gerar energia eltrica atravs de turbinas a vapor, e o vapor para o processo pode ser ou das turbinas de contrapresso ou de turbinas de condensao com extrao. As figuras 2, 3, 4 e 15 (abaixo) mostram exemplos simplificados de instalaes tpicas desse tipo de aplicao da co-gerao.

CALDEIRA DE ALTA PRESSO

RED

G
TURBINA DE CONTRAPRESSO

G
TURBINA DE CONDENSAO COM EXTRAO

VAPOR SATURADO

Figura 15 2.1.2) Indstria txtil e de alimentos Essas plantas costumam demandar, alm de energia eltrica, energia trmica na forma de vapor e frio. Uma configurao possvel poderia ser a da figura 16.

21

cargas eltricas

combustvel 1

G
TURBINA OU MOTOR A GS

QUEIMA

combustvel 2

CALDEIRA

vapor
ABS

frio

Figura 16 2.1.3) Indstria cermica branca A planta de produo de cermica branca se mostra uma das mais favorveis para utilizao de co-gerao. Isso porque ela demanda uma grande quantidade de calor, normalmente de gs queimado, numa temperatura, para secagem, compatvel com a da exausto de uma turbina a gs ou diesel. A configurao seria simplesmente a das figuras 6 e 17 (abaixo).

22

energia eltrica vendida (co-produo)

cargas eltricas G
TURBINA A GS

concessionria de gs fbrica de cermica


Figura 17 2.2)Setor tercirio 2.2.1) Centros comerciais, shopping-centers e aeroportos

calor

Essas instalaes geralmente demandam muito ar condicionado, alm da energia eltrica. Nem sempre se mostram como favorveis para co-gerao pelo fato de apresentarem demanda trmica de valor prximo demanda eltrica. A configurao seria idntica mostrada acima para indstria txtil, porm o vapor seria utilizado apenas no sistema de refrigerao por absoro. Outra alternativa que tem se mostrado interessante a utilizao de sistemas de absoro a calor direto, que dispensam o uso de caldeiras. Essa alternativa pode reduzir o custo do investimento, pela dispensa da caldeira de recuperao, apesar de ser esse tipo de chiller (absoro) mais caro do que o convencional a vapor.

2.2.2) Hotis e hospitais Essas instalaes costumam demandar, alm da energia eltrica, ar condicionado e gua quente. No sendo muito grandes, vemos uma configurao bastante favorvel utilizao de motor a gs natural , pela vantagem de produzir gua quente no seu sistema de arrefecimento a uma temperatura compatvel com a necessria ao consumo. O desenho seria aproximadamente o da figura 18 ou o mostrado na figura 5.

23

G
MOTOR (GS OU DIESEL)

cargas eletricas

gua quente

QUEIMA

combustvel

CALDEIRA

ABS
figura 18
3) A co-gerao e o meio ambiente

frio

A co-gerao tem sido considerada uma soluo energtica benfica para o meio ambiente, na medida em que: menos combustvel fssil queimado para produzir a mesma quantidade de energia (eltrica + trmica), quando substitui as termeltricas convencionais; se torna economicamente vivel utilizando gs natural, que o combustvel fssil mais limpo (como vimos no captulo II); os sistemas tradicionais existentes no Brasil, envolvendo os setores sucroalcooleiro, papel e celulose, siderrgico, refino etc., aproveitam resduos que impactariam negativamente o meio ambiente se despejados sem serem queimados; particularmente no setor sucroalcooleiro, a utilizao do bagao de cana e resduos da colheita (palhio) significa a queima de combustvel renovvel, cujo dixido de carbono lanado como produto da queima recapturado pelo replantio, evitando o aumento do efeito estufa (LA ROVERE, 2000). Do ponto de vista ambiental h que se comentar que a auto-produo a gs natural, sob a forma de co-gerao, s se apresenta como redutora de emisses quando promove a substituio do uso de energticos mais poluentes. Aplicada ao setor comercial ou ao de servios, que consomem apenas energia eltrica, no consumindo normalmente combustveis mais poluidores como leo, carvo etc., significa introduo de fonte emissora que no existia, no local da instalao. Num pas onde predomina gerao trmica de energia eltrica, que no o caso do Brasil, a co-gerao como a citada acima aumenta um pouco o impacto global pela perda de eficincia com planta menor, mas aumenta a diluio de outros componentes pela gerao distribuda.

24

Estudo de caso realizado pelo autor, sobre projeto de planta no Rio de Janeiro, mostrou que as emisses de monxido de carbono e de NOx de plantas de co-gerao com motores a gs natural de cerca de 5 MW podem chegar s de quase 50 nibus ou caminhes a diesel, dependendo do motor utilizado. Se considerarmos que o centro da cidade do Rio de Janeiro teria um potencial de edifcios comerciais que contemplaria um nmero estimado de plantas como essa na ordem de 40, e se todas as implementassem, isso equivaleria a acrescentar mais 2000 nibus circulando nesse local, do ponto de vista de poluio pelos gases estudados. Uma outra comparao que podemos fazer que essas 40 plantas emitiriam NOx em quantidade equivalente a 10% do que foi emitido por processos industriais e queima de combustveis em fontes estacionrias em Cubato em todo o ano de 1988.4 Algumas medidas mitigadoras poderiam ser tomadas para minimizar os impactos causados pelas emisses das plantas de co-gerao. Uma delas procurar instalar as plantas nas coberturas dos prdios, ou, se isto no for possvel, levar a chamin at l, de modo a facilitar a disperso dos gases. Outra forma, mais onerosa, seria instalar filtros nas chamins para reter pelo menos parte das substncias poluidoras. preciso levar em conta tambm o problema do rudo, que pode ser reduzido pela utilizao de cabines acusticamente isoladas.
4) Anlise econmica 4.1) Objetivo da anlise econmica

A anlise econmica busca avaliar se um determinado usurio de energia (ou um grupo de usurios) apresenta condies tcnicas e econmicas para adotar a co-gerao como seu sistema de produo de utilidades. Em outras palavras, qualquer que seja a motivao que o empresrio tenha ao buscar a co-gerao, a anlise verificar se a reduo que se pode obter nos custos de aquisio da energia suficiente para garantir um retorno adequado para o investimento a ser realizado.
4.2) Origem da vantagem do ponto de vista econmico

A principal vantagem econmica da co-gerao est na possibilidade de uma empresa com grande demanda de energia trmica, consumindo combustveis, atender sua demanda de energia eltrica com um sistema que lhe d auto-suficincia. Outra forma de ver a vantagem est em conseguir um custo de auto-produo de energia eltrica menor do que o obtido atravs da compra concessionria mediante a reduo do custo com combustvel para atender sua demanda de energia trmica. Como exemplo, uma empresa que compra gs (para queimar em caldeiras) e eletricidade, poder deixar de comprar esta ltima e apenas aumentar sua demanda de gs em cerca de 30%. No entanto, isso no significa que haver reduo de custos, pois depende das tarifas de energia eltrica e de gs. Alm disso, mesmo havendo reduo de custos operacionais, preciso avaliar se ela seria suficiente para suportar os custos do capital. Finalmente, e a que est a dificuldade da deciso, preciso encarar os benefcios como valores presentes de um fluxo de caixa ao longo de 15 ou 20 anos de vida til da planta de co-gerao, pois, em funo das variaes dos parmetros econmicos que contm incertezas, tais como tarifas, taxa de cmbio, tributos etc., possvel que em alguns perodos de tempo a planta d lucro e em outros, prejuzo.
4

CETESB, Relatrio de Qualidade do ar na Regio Metropolitana de So Paulo e em Cubato, SP, 1988

25

4.3) Vocao para co-gerao

Instalaes industriais, comerciais ou de servios podem, em certas condies, ter vocao para uma soluo econmica via co-gerao. Assim, plantas petroqumicas, fbricas de celulose ou papel, de tecidos, de cervejas e outros produtos alimentcios etc. so vocacionados para co-gerao, ou seja, tm uma relao de demandas trmica e eltrica que favorece muito essa alternativa. Grandes hotis e hospitais, alm de grandes centros comerciais como shopping centers costumam apresentar vocao pelo fato de necessitarem de vapor, gua quente e refrigerao ambiental, alm de, claro, energia eltrica. Nos pases frios muito utilizada a co-gerao distrital , uma planta que gera energia eltrica, vapor e, em alguns casos, gua gelada, para uma grupo de consumidores restritos a uma pequena rea, que podem ser residncias, indstrias ou estabelecimentos comerciais. Do conceito tcnico de co-gerao devemos destacar alguns aspectos que nos ajudam a ter uma idia de em quais instalaes de utilidades a alternativa pode vir a se viabilizar economicamente. O equipamento acionador do gerador mantm uma relao quase constante entre energia mecnica produzida no eixo e energia trmica disponibilizada nos gases da descarga. Com base em dados de fabricantes5 essa relao de cerca de 1:2 no caso de turbina a gs e cerca de 1,6:1 no caso de motor a gs. Isso significa que uma planta com demanda trmica com valor que seja o dobro da demanda eltrica (na mesma unidade de engenharia) tende a ter vocao para co-gerao com turbina. Se a demanda eltrica for apenas um pouco maior do que a trmica, e dependendo do seu valor, possvel que motores a gs atendam e a co-gerao se viabilize. Alm disso as duas precisam apresentar alguma coincidncia no tempo, para no haver excedente no aproveitado. Como j citado, o uso de queima suplementar na caldeira ou de chillers eltricos pode ajudar a ajustar essa relao de demandas. Outro problema que um turbo-gerador tem seu rendimento reduzido se operar a uma carga menor do que a nominal. Isso significa que, quanto mais estveis forem as demandas de energia (trmica e eltrica) da planta, melhor para a co-gerao. Uma alternativa possvel para o problema de oscilao das demandas produzir energia eltrica constante (em base) no sistema de co-gerao e suprir a parte varivel por compra da concessionria. A abordagem acima tem um carter basicamente tcnico, apesar de impactar economicamente o resultado. No entanto, mesmo que tecnicamente a instalao atenda aos requisitos mostrados, nada disso ter efeito se as tarifas no forem favorveis. Assim, quanto mais o empresrio estiver pagando pela energia eltrica, mais vivel se torna a co-gerao. Por isso um ponto que precisa ser analisado numa primeira abordagem o tipo de contrato que o cliente tem com a concessionria de energia. Quanto maior for a tenso de suprimento mais barata a energia. Por exemplo, em uma determinada concessionria um cliente A4 (recebendo em, digamos, 13,8 kV) pode estar pagando cerca de R$ 200 /MWh na compra de energia. Um outro cliente A2 (recebendo em 138 kV) pode ter um custo de R$ 100/MWh. Evidentemente que o primeiro tem muito mais chances de ter a co-gerao viabilizada do que o segundo. Outro aspecto o custo de operao e manuteno que uma planta de co-gerao requer. Indo ao extremo de um cliente como um shopping center, no qual o nico consumo (sem auto-produo) de energia eltrica (para suas demandas eltrica e trmica de ar condicionado) a implementao de uma planta de co-gerao introduzir um
5

Solar Turbines, Waukesha, Caterpillar etc.

26

custo adicional de operao e manuteno (e possivelmente de administrao) que antes ele no possua6. Finalmente existe a DSR: Demanda Suplementar Reserva (ou back-up). Ao implantar a auto-produo, o cliente precisa ter uma fonte alternativa de energia eltrica para eventuais paralisaes da sua mquina ou para as paradas de manuteno que podem ser de cinco a quinze dias por ano, dependendo do nvel de interveno. As concessionrias tm em suas tabelas as chamadas tarifas de emergncia, nas quais a demanda contratada tem baixo custo, porm, quando h consumo a tarifa altssima (duas a trs vezes maior do que a tarifa normal). Esse foi um ponto de grande discusso no mercado de energia, entre consumidores e fornecedores, pois em alguns casos a DSR podia definir a viabilidade de um projeto. Hoje, com a regulamentao7, j pode-se reduzir esse custo. Com base nela o co-gerador fica livre para comprar a energia de quem ele quiser, alm de conseguir uma reduo dos custos de uso do sistema de distribuio caso utilize o back up at doze vezes no ano. Evidentemente que esse no um componente de peso, pois o preo do gs afeta muito mais o custo da energia. Entretanto no podemos esperar que todos os atores do mercado baixem seus preos para viabilizar a co-gerao. Se fosse assim os bancos teriam que baixar suas taxas de juros, os fabricantes de equipamentos teriam que fazer o mesmo com seus preos e assim por diante. Para isso existe a regulamentao que, associada s regras de mercado, procura contemplar de forma equilibrada os interesses dos diversos agentes envolvidos nele.
4.4) Avaliao da viabilidade econmica de um projeto de co-gerao

Se uma empresa apresenta uma relao entre energia eltrica e energia trmica demandadas, tecnicamente favorvel implementao de um sistema de co-gerao, h grandes chances de a viabilidade econmica ocorrer. Porm, diversos outros fatores tm de estar presentes para que o benefcio econmico, representado por um ganho obtido na reduo de custos, venha a ser suficiente para propiciar retorno, em prazo compatvel, ao investimento a ser realizado. Dentre os vrios fatores podemos destacar: o custo total que ser evitado (custo de energia eltrica comprada e custo de combustveis na atual configurao); o custo do capital a ser aplicado ao investimento das novas instalaes, incluindose a tanto o capital prprio como o de terceiros (costuma ficar na faixa de 800 a 1200 US$/kW instalado); a tarifa do gs os custos de operao e manuteno que os novos equipamentos iro exigir (na faixa de 3 a 8 US$/MWh gerado) e o custo associado ao contrato de back-up de energia eltrica para cobrir paradas, programadas ou no, dos geradores.
Por outro lado, no correto fazer uma avaliao esttica dos resultados econmicos de uma planta em funo de parmetros que no so fixos ao longo do tempo, visto que todo investimento pressupe uma vida til em que o resultado final o resultado lquido de toda esta vida til. H de se fazer portanto uma anlise mais refinada na qual devero entrar projees de valores para parmetros tais como tarifas de energia eltrica, preos de combustveis, taxas de cmbio, taxas de inflao etc., de preferncia acompanhadas de quantificao das incertezas, associadas a esses inputs de modelos financeiros de fluxo de caixa descontado. No tpico 9, adiante, apresentamos um exerccio no qual essa metodologia utilizada.

6 7

Isso sugere mais um ponto positivo para a co-gerao: pode propiciar aumento do nvel de emprego. ver resoluo 371 de 1999, da Aneel.

27

4.5) Valores envolvidos na co-gerao

Em primeiro lugar a auto-produo de energia eltrica implica em investimentos que no so pequenos. Como ordem de grandeza, uma fbrica que demanda 5000 kW em mdia, e pode aproveitar todo o calor produzido por uma mquina de combusto, ter que investir de 5 a 8 milhes de dlares para conquistar sua independncia. Portanto ter que reduzir seus custos operacionais anuais em cerca de 1,5 a 2 milhes de dlares para ter retorno em 5 anos (considerando os custos financeiros do mercado atual). Esses nmeros so estimados, e s servem para se ter uma idia dos valores envolvidos. Entretanto, temos que analisar criteriosamente, pois diversos fatores influenciam a viabilidade de um projeto de co-gerao, de modo que no podemos generalizar. Um mesmo projeto pode ser vivel num lugar e no ser em outro, se mudarmos de cidade, de Estado, de regio ou de pas. E pode ser vivel num lugar num dado momento e no o ser mais em outro.

28

5) Condies favorveis co-gerao

Nesse tpico nos referimos a condies mais abrangentes de vocao de uma instalao para co-gerao. Alm dos aspectos tcnicos abordados no tpico 4.3, temos que considerar os seguintes: - tarifas praticadas, ou negociveis, de energia eltrica: quanto maiores mais favorveis co-gerao; - preo do combustvel consumido atualmente: idem; - preo do combustvel a ser utilizado no sistema de co-gerao: quanto menor melhor - custo de back-up (ou demanda suplementar reserva) de energia eltrica: idem; - disponibilidade de utilidades (gua tratada e gua de refrigerao); - existncia de espao para instalao dos equipamentos adicionais. A implantao de um sistema de co-gerao significa necessariamente uma mudana substancial do perfil do consumidor considerado. Ele pode deixar de ser um comprador de energia eltrica para ser um vendedor desta e passar a consumir um combustvel como gs natural ou leo. Nesse contexto fica evidente que os preos dos citados insumos, associados s demandas na nova situao, comparada com a existente ou de referncia, impactam diretamente os clculos de viabilidade econmica do investimento.
6) Estudo de caso

Uma empresa que possui uma planta industrial cuja central de utilidades precisa fornecer energia eltrica comprada da concessionria local atendendo a uma curva diria de demanda, tpica para todos os dias do ano, conforme mostrada na figura 19 a seguir:
% da demanda contratada 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 01 02 03 04 05

06

07

08

09

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Horas de um dia tpico

Figura 19 Curva diria tpica de carga eltrica A central possui uma caldeira a leo combustvel tipo 1B, para produzir vapor de processo para a planta, vapor esse de presso 10 bar saturado seco, conforme curva de demanda, tambm tpica para todos os dias do ano, mostrada na figura 20 a seguir:

29

% da carga de vapor mxima 100 90 80 70 60 50 40 30 20 10 01 02 03 04 05 06

07

08

09

10 11 12 13 14 15 Horas de um dia tpico

16

17

18

19

20

21

22

23

24

Figura 20 Curva diria tpica de demanda de vapor Os valores mdios horrios correspondentes a essas curvas de demanda diria esto na tabela 2 a seguir: Tabela 2 Valores das demandas de vapor e de energia eltrica
Horas do dia % vapor mx. % EE mx. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24

88 86 84 81 83 83 86 90 89 90 94 95 98 100 97 93 90 88 91 92 91 90 89 93 88 91 89 90 89 89 87 89 88 88 91 89 88 89 90 92 90 65 64 63 90 92 92 89

Atualmente essa empresa est sujeita s seguintes condies: energia eltrica: tarifa A4, horo-sazonal azul concessionria Eletropaulo (dez 2001) tarifas de demanda: R$22,43/kW.ms na ponta e R$7,48/kW.ms fora da ponta; tarifas de consumo: R$147,02/MWh na ponta seca, R$136,05/MWh na ponta mida, R$69,90/MWh fora da ponta seca e R$61,78/MWh fora da ponta mida) tarifa de gs natural: R$ 0,3987/m3 (referncia tabela progressiva da Pbgs-2001) preo do leo combustvel 1B, da BR, a R$ 0,4529 por kg (out/2001) Uma soluo possvel de co-gerao mostrada na figura 21:

30

Gs natural

TURBINA

Energia eltrica

Gases de exausto
CALDEIRA DE RECUPERAO (HRSG)

leo comb. 1B
CALDEIRA CONVENCIONAL

Vapor 10 bar s.s.

Figura 21 Projeto conceitual de co-gerao O gs natural o combustvel da turbina que aciona o gerador, atendendo demanda eltrica da fbrica, em paridade, e cujos gases quentes da descarga produzem o vapor co-gerado atravs de uma caldeira de recuperao. Para atender demanda de vapor utilizada a caldeira a leo combustvel que j existe na fbrica. Desenvolvemos um programa em Excel especfico para estudar esse tipo de projeto, cujos dados de entrada so mostrados na tabela 3 a seguir: Tabela 3 Dados de entrada no modelo de avaliao
DEMANDA ELTRICA MXIMA 3,00 DEMANDA VAPOR MXIMA Fator de vapor(10 bar s.s.) Fator de disp. da planta coger. PCI comb. Convencional custo unitrio de O&M 10,00 0,743 95% 9704540 kcal/m 20 R$/MWh MW t/h MWh/t rend. elt. turbina Eficincia HRSG
3

30% 80%

preo comb. Conv. 458,79 preo gs natural 0,3987

R$/m (out 2001) R$/m(Pbgs 6/2001)

rend. trm. turbina 65% Efic. cald. Conven. 85% (OC 1B, 1013 kg/m )

O programa simula, a cada hora do dia, a operao da planta conforme projeto conceitual, representado por equaes de balano de energia. Os dados de performance da turbina e da caldeira de recuperao foram obtidos em programa fornecido pelo fabricante (Solar) e aplicado ao modelo de equipamento escolhido (Centauro 40). Os rendimentos e eficincias dos equipamentos foram corrigidos com base em frmulas polinomiais levantadas a partir de simulaes com o prprio programa do fabricante. No primeiro ano de operao, em que o preo da energia eltrica que o cliente compraria da concessionria seria de R$ 119,29/MWh, o programa informa que o benefcio operacional dirio da planta ser de R$ 1.691,28 e o benefcio anual, tendo sido descontado o custo do back-up ser de R$ 324.228,85. O consumo de gs natural ser de 22.090,43 m3/dia, e 15,42 t/dia de leo combustvel na caldeira complementar.

31

O programa de anlise ento calcula o benefcio obtido com a implementao do projeto a cada ano do perodo de 20 anos de sua vida econmica, e configura um fluxo de caixa com parmetros financeiros estabelecidos pelo analista conforme tabela 4 a seguir: Tabela 4 Dados para formao do fluxo de caixa descontado
Investimento estimado: R$ 8.400.000,00 10% 20 15% Ano do Investimento: Parcelas (anos): Incio do Fluxo de Caixa: Percentual Financiado: Ano do Financiamento: Retirada: 2.002 20 2.003 70% 2.000 100% 0% 0% 0% 4 1 SAC 17% 9% 25% 0,65% 3% 0,38% Ano V 2.002 2.003 2.004 2.005 depreciao anual mdia Vida Econmica do Projeto (anos) TMA-taxa mnima de atratividade (anual)

Amortizao:

Tributos

Parcelas : Carncia (anos): Sistema de Amortizao Taxa de Juros : CSSLL IR PIS COFINS CPMF

ao ano

O custo evitado, que constitui o equivalente receita da planta, tem um componente forte no preo da energia eltrica que seria paga pelo cliente caso mantivesse seu contrato com a concessionria, sem co-gerao. Com o programa foram feitas anlises para dois cenrios: o primeiro, sem reajuste no preo real da energia eltrica, e o mesmo para os demais preos; o segundo, com reajustes apenas no preo real da energia eltrica nos primeiros anos do fluxo de caixa, com aumentos graduais at o oitavo ano, redues nos trs anos seguintes e estabilizao at o vigsimo ano. A figura 22 a seguir ilustra esse segundo cenrio, e a tabela na parte de baixo mostra os preos mdios da energia que geraram o grfico:

32

Preo da Energia Eltrica no mercado (R$/MWh)


300 270 240 210 180 150 120 90 60 30 Anos R$/ MWh 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 20

119 131

151 178 205 227 243 251

240 236 233 233 233 233

233 233 233

Figura 22 Projeo de preos da energia eltrica Os resultados econmicos principais Valor Presente Lquido e Taxa Interna de Retorno obtidos do fluxo de caixa descontado, para os cenrios com e sem reajuste dos preos de energia eltrica (fora a inflao) so mostrados a seguir: - Cenrio sem reajuste no preo da energia eltrica :
VPL R$ TIR VPL R$ TIR (5,862,805) -4.60% (5,101,272) No avaliada sem financiamento com financiamento INVIVEL (VPL < 0)

- Cenrio com reajuste no preo da energia eltrica (apenas):


VPL R$ TIR VPL R$ TIR 253,728 15.46% 1,015,261 17.20% sem financiamento com financiamento VIVEL (VPL > 0)

Observa-se claramente que esse projeto de co-gerao se torna vivel se houver uma recuperao dos preos de energia eltrica. Em seguida submetemos o modelo a uma anlise de riscos, associando aos valores projetados dos preos da energia eltrica uma distribuio de probabilidades triangular conforme figura 23 e tabela 5 a seguir:

33

min.

mais provvel

mx.

reajuste anual

Figura 23 Funo triangular de distribuio de probabilidades Tabela 5 Parmetros de distribuies de probabilidades adotadas para cada fluxo de caixa
(anos) reajuste anual % mximo Mais provvel mnimo 1 10 4 2 2 15 10 7 3 18 15 9 4 20 18 10 5 20 15 10 6 15 11 8 7 11 7 6 8 7 3 2 9 3 -4 10 0 -2 11 1 -1 -5 12 2 0 -2 13 2 0 -2 14 2 0 -2 15 2 0 -2 16 2 0 -2 17 2 0 -2 18 2 0 -2 19 2 0 -2 20 2 0 -2

-10 -8

Aps 2500 iteraes encontramos a distribuio de freqncia acumulada para a Taxa Interna de Retorno8 mostrada na figura 24 seguir:
Frequncia Acumulada da TIR
100% 90% 80% 70% 60%

50% 40% 30% 20% 10% 0%


12 , 0% 12 ,3 % 12 ,6 % 12 ,9 % 13 ,3 % 13 ,6 % 13 ,9 % 14 ,2 % 14 ,5 % 14 ,8 % 15 ,2 % 15 ,5 % 15 ,8 % 16 ,1 % 16 ,4 % 16 ,7 % 17 ,0 % 17 ,4 % 17 ,7 % 18 ,0 % 18 ,3 % 18 ,6 % 18 ,9 %

TIR
Figura 24 Distribuio de probabilidade acumulada para a TIR Podemos observar que a probabilidade de a TIR ser menor do que 15%, que foi a taxa mnima de atratividade estabelecida para o capital prprio, de 16,5%. Ou seja, esta a probabilidade de o VPL (valor presente lquido) ser negativo, o que indicaria a inviabilidade econmica do projeto. Da mesma forma, portanto, a probabilidade e o
8

Contamos com o apoio do consultor Marcos Huber Mendes, da empresa Decision Support Ltda., na aplicao do programa @Risk, da Palisade.

34

projeto ser vivel seria de 83,5%, para as distribuies de probabilidades adotadas para os preos de energia eltrica ao longo da vida econmica do projeto. Podemos tirar uma concluso importante desse estudo de caso: mesmo com certo grau de incerteza, uma recuperao dos preos de energia eltrica nos prximos anos9 tornaria viveis muitos projetos de co-gerao atualmente engavetados por no se mostrarem atrativos com os parmetros econmicos de hoje.

Referncias:

BARONCINI, G., CHIARINI, V., Technologies and Production Experiences with Seven Cogeneration Plants on Atomizer, International Ceramics Journal, pp 9-13, Itlia, agosto 1995. BRASIL, N. P. : Impactos do Setor Eltrico e da Indstria de Gs Natural na Co-gerao no Brasil, tese de mestrado, COPPE/UFRJ, Rio de Janiero, fevereiro de CETESB, Relatrio de Qualidade do ar na Regio Metropolitana de So Paulo e em Cubato, So Paulo, 1988 COBAS, V. M.,Gerao Distribuda, FUPAI, Co-gerao e Gerao Distribuda, cap.10, Itajub, MG, 2001 LA ROVERE, E. L., Poltica Ambiental e Planejamento Energtico, PPE/COPPE/UFRJ, ago 2000 MME, Ministrio das Minas e Energia, Balano Energtico Nacional de 2000, 2001

Supondo constantes os demais parmetros econmicos como preo do gs natural, taxa de cmbio etc.

35

You might also like