You are on page 1of 3

[METABOLISMO INTERMEDIRIO]

1) Justifique por que a gliclise, sendo uma via catablica, uma via exergnica. RESP. Reao exergnica aquela que libera energia. Durante a gliclise, a molcula de glicose destruda enzimaticamente e libera energia sob forma de calor e para a sntese de ATP. 2) Escreva a reao de oxidao de gliceraldedo-3-fosfato, destacando o oxidante e o redutor. RESP. A reao :

O agente oxidante o NAD+, enquanto o agente redutor o gliceraldedo-3-fosfato. 3) Na reao posterior, parte da energia utilizada para produzir ATP. Mostre como isso possvel. RESP. O inorgnico possui baixa energia, por isso, precisa elevar o nvel energtico para reagir com o ADP e originar o ATP. 4) Defina fosforilao ao nvel do substrato. RESP. a sntese de ATP sem a participao da enzima ATP sintase; ocorre no citoplasma. 5) Escreva a reao de formao de acetil-CoA a partir de piruvato. RESP. O cido pirvico reage com a Coenzima A com auxlio do NAD+, que retira dois hidrognios e transforma-se em NADH.H+. O radical acetil reage com a Coenzima A e origina o composto Acetil-Coenzima A. 6) Como a equao qumica, estequiometricamente equilibrada, que representa a oxidao de acetil-CoA no ciclo de Krebs? RESP. A reao : Acetil-CoA + oxaloacetato +3NAD+ + GDP + Pi +FAD oxaloacetato + 2CO2 + FADH2 + 3NADH + 3H+ +GTP 7) Identifique os tipos de reaes que ocorrem no ciclo de Krebs. RESP. Os tipos de reaes so: 1. Condensao; 2. Isomerizao; 3. Descarboxilao Oxidativa; 4. Fosforilao a nvel de substrato; 5. Oxidao; 6. Hidratao; 7. Oxidao 8) Entre os transportadores de eltrons da cadeia respiratria esto NAD+ e os nucleotdeos de flavina (FAD), quais so as diferenas entre estes transportadores de eltrons quanto ao potencial redox? RESP. O NAD gera maior quantidade de ATP na cadeia respiratria que o FAD porque transporta ons H+ com maior potencial energtico. Assim, o NAD gera 2,5 ATP por on H+, enquanto o FAD gera 1,5 ATP por on H+. 9) Por que F1 e Fo so ambos necessrios para a sntese de ATP? Ambos so importantes na sntese do ATP. A poro F0 transporta o prton para o interior da poro F1, que extrai a energia e a transfere para a sntese do ATP. 10) Qual a diferena entre potencial qumico e potencial eltrico de um soluto distribudo dos dois lados de uma membrana? RESP. Os dois potenciais resultam da migrao do prton para o espao interfaces. A presena do on H+ nesse espao origina uma diferena de potencial eltrico e, ao mesmo tempo, do potencial qumico. Essas foras orientam o deslocamento do prton por dentro da enzima ATP sintase, que extrai energia necessria para a sntese do ATP.

METABOLISMO DO GLICOGNIO]
1) A Glicogenlise e a Gliconeognese tm por finalidade suprir a necessidade do organismo em glicose. Qual a principal diferena entre os dois processos? RESP. Gliconeognese a sntese de glicose a partir de substncias que no so carboidratos, como lactato, glicerol, oxaloacetato ou aminocidos, enquanto a glicogenlise a degradao do glicognio nas clulas do fgado ou dos msculos esquelticos em molculas de glicose.

2) Explique por que o estoque de reserva de energia nos seres vivos feita na forma de glicognio, mas no na forma de glicose. RESP. Tanto o glicognio como a glicose so compostos hidrossolveis. O acmulo na forma de glicognio reduz a concentrao do citoplasma, permitindo o armazenamento de maior quantidade de molculas para uso energtico imediato. 3) Qual a finalidade das reservas de glicognio, respectivamente, no fgado e nos msculos dos animais? RESP. Tanto no fgado como no msculo, o glicognio constitui a reserva energtica para uso imediato do organismo. O glicognio heptico utilizado para suprir as necessidades dos demais rgos do corpo, enquanto o glicognio muscular usado para a contrao do prprio msculo. 4) O que acontece com a glicose-6-fosfato no fgado e no msculo? RESP. A glicose-6-fosfato usada, imediatamente, na contrao do msculo; no fgado, a glicose-6-fosfato desfosforilada e liberada na corrente sangunea. 5) O glicognio um polmero de glicose (-D-glico-piranose) altamente ramificado. As molculas de glicose so unidas por ligaes glicosdicas (1-4) e ligao glicosdica (1-6). Qual a diferena entre essas ligaes glicosdicas? RESP. A ligao -1,4 est presente entre os carbonos da cadeia principal do glicognio, enquanto a ligao -1,6 est presente entre os carbonos que formam a ramificao lateral da cadeia. 6) A glicose, na forma de glicose-1-P, liberada da reserva de glicognio pela fosforlise da ligao (1-4) da extremidade no redutora do polmero. Qual a enzima que catalisa esta reao? RESP. A enzima que retira o fosfato por fosforlise a enzima glicosil-transferase ou enzima desramificadora. 7) O glicognio fosforilase degrada a glicognio at restarem 4 resduos antes do ponto de ramificao; depois, a enzima resramificadora transfere 3 ou 4 resduos para outra extremidade da cadeia do glicognio formando uma nova ligao (1-4). O que acontece com o resduo restante que est ligado a cadeia pela ligao (1-6)? RESP. O resduo (molcula de glicose residual) retirado pelo enzima amilo-glicosidase, que a libera da ramificao que estava presa cadeia principal. 8) A integrao metablica requerida para o bom funcionamento do organismo faz com que as interconverses coordenadas da fosforilase e sntese do glicognio no fgado sejam controladas por hormnios como a adrenalina, glucagon e insulina. Qual o papel desses hormnios no metabolismo do glicognio? RESP. Adrenalina e glucagon aumentam a taxa de glicose sangunea, por isso, intensificam a glicogenlise a gliconeognese. A insulina reduz a glicemia e aumenta a ataxa de glicose intracelular, logo, intensifica a gliclise a a glicognese.

[METABOLISMO DOS LIPDIOS]


1) Cite trs funes dos lipdios para os seres vivos. RESP. Os lipdios participam da composio da membrana celular, protegem contra choques mecnicos e podem funcionar como hormnios. 2) Como as clulas podem obter molculas de cidos graxos? RESP. As clulas obtm cidos graxos a partir do triacilglicerol presente na alimentao, das gotculas de gorduras armazenadas na prpria clula e a partir de gorduras sintetizadas no fgado. 3) Qual a importncia da carboxilao (incorporao do CO2) do acetil-CoA que utilizado na sntese dos cidos graxos? RESP. A carboxilao do Acetil CoA conduz sntese do malonil CoA, um importante precursor dos lipdios. 4) Quais os principais precursores da biossntese de cidos graxos? RESP. Acetil CoA e malonil CoA. 5) Sob que forma so estocados os cidos graxos? Onde so estocados? RESP. So estocados sob a forma de triacilglicerol nas clulas do tecido adiposo.

6) Como os cidos graxos da reserva metablica so mobilizados para serem oxidados na matriz mitocondrial? RESP. Os cidos graxos so metabolizados pelas vias da beta-oxidao e originam muitas molculas de Acetil CoA, que so oxidadas na matriz das mitocndrias.

7) Quais so as etapas da beta-oxidao de um cido graxo e como ocorre a regulao destas etapas? RESP. As etapas da beta-oxidao so: a)Desidrogenao; b) Adio de gua dupla ligao formada; c) Oxidao do -hidroxiacil-CoA, a uma cetona; d) Clivagem tioltica atravs da Coenzima A. A regulao da beta-oxidao
feita por duas enzimas: a) quando a relao [NADH]/[NAD+] est alta, a hidroxiacil-CoA desidrogenase inibida; b) alta concentrao de acetil-CoA inibem a tiolase. 8) Na beta-oxidao, a cadeia de cidos graxos degradada aos pares de carbono. Na sntese de cidos graxos, a cadeia cresce tambm aos pares de carbono. No entanto, o precursor na elongao da cadeia, durante a sntese, malonil-CoA. Por que isso ocorre? RESP. O malonil CoA possui trs carbonos, que ao perder um CO2, fica com cadeia curta de dois carbonos, que so incorporados molcula do cido graxo nascente. Se o composto usado fosse o Acetil CoA, o alongamento da cadeia seria lento, de um em um carbono. 9) Explique o que so corpos cetnicos. Cite exemplos. RESP. So compostos orgnicos que podem suprir a clula em energia quando a taxa de glicose diminui conforme ocorre em situaes de jejum prolongado. Exemplos: acetona, beta-hidroxibutirato e acetoacetato. 10) Onde so formados os corpos cetnicos e que funo exercem? RESP. Os corpos cetnicos so formados no fgado e podem substituir a glicose como principal fonte de energia para o metabolismo celular.

You might also like