You are on page 1of 120

ORIENTAES AO ALUNO Caro(a)aluno(a),

Este o curso Agricultura Orgnica, na modalidade a distncia. Preparamos este pequeno roteiro com orientaes que o ajudaro a organizar seus estudos ao longo do curso.

Objetivodocurso
O objetivo deste curso apresentar os principais conceitos da agricultura orgnica, abordando temas como Manejo do Solo e Comercializao, dentre outros. Tambm promove a discusso de novas solues, tecnologias pro meio agrcola e uma viso bsica de pecuria orgnica.

Estruturadocurso
Mdulo I - Introduo ao Organismo Agrcola Mdulo II - Manejo do solo Mdulo III - Manejo de Invasoras e matria orgnica de origem animal Mdulo IV - Implantao de Quebra-Ventos e arborizao de lavouras Mdulo V - Micro-organismos Mdulo VI - Integrao animal Mdulo VII - Proteo das plantas contra as pragas e doenas Mdulo VIII - Certificao e Normatizao Mdulo IX - Comercializao Mdulo X - Instruo normativa n 007, de 29 de maio de 1999 Mdulo XI - Tpicos especiais Mdulo XII - Avaliao final

Cargahorriaededicaodiria
A carga horria do curso de 40 horas. Para que voc tenha um bom aproveitamento, ser necessria a dedicao de 01 hora por dia.

Dicas
Ao estudar, procure: Cumprir o tempo Dedique-se e se esforce para manter a meta de 01 hora por dia. Se voc no conseguir cumpri-la algum dia, cuide para compensar, no dia seguinte, o tempo que faltou; Evitar distraes Procure fazer o curso em momentos de silncio, para que voc no perca sua concentrao; Ler todas as orientaes Antes de fazer as atividades, leia todas as orientaes com ateno; No ficar com dvidas Antes de seguir em frente, procure tirar todas as dvidas com seu tutor. Fazendo isso, voc garantir o seu aprendizado.

Exerccios,AvaliaeseCertificado
Exerccios de Fixao Os exerccios de fixao esto distribudos ao longo de todo o contedo. Eles iro auxili-lo na compreenso terica e prtica do curso. No deixe de realiz-los, pois so um importante instrumento para verificar sua aprendizagem e ajud-lo a compreender o contedo. Consulte o gabarito dos exerccios ao final da apostila. Avaliao de Aprendizagem A avaliao de aprendizagem est disponvel ao final do curso. Voc dever acertar 70% desta avaliao. Caso voc no consiga a pontuao necessria, voc poder repeti-la. Ento, estude todo o contedo, revise-o e faa a avaliao final! Certificado

Ao final do curso, atingido um aproveitamento de 70%, voc receber o certificado de


concluso de curso.

Vale lembrar que o seu papel como aluno o mais importante, pois voc o principal responsvel por sua aprendizagem, uma vez que ter autonomia para explorar seus limites, investigar suas curiosidades e interagir com os colegas e tutores. Bons estudos!

Mdulo I 1.1 Introduo So vrias as denominaes que voc pode dar a um sistema de produo ecologicamente equilibrado, mas adota-se aqui a conceituao de orgnico por se tratar da mais conhecida e utilizada. A falncia do modelo agroqumico1 de produo, baseado no uso intensivo de fertilizantes sintetizados e altamente solveis, aplicao indiscriminada de agrotxicos, com conseqentes desequilbrios ambientais, sociais e sanitrios vem sendo alertada e discutida por vrios autores (Paschoal, 19942), notadamente a partir da dcada de 70, quando se intensifica a preconizada Revoluo Verde. A Organizao Mundial da Sade (OMS), no entanto, preconiza a utilizao do Equipamento de Proteo Individual (EPI) como uma forma segura de proteo dos agricultores. Percebe-se, porm, que a utilizao desse verdadeiro arsenal de guerra (Figura 1) acaba no sendo utilizado por razes bvias de incompatibilidade climtica e o agricultor acaba se contaminando da mesma forma.

Figura 1: Fonte: Agridata (Governo do Estado de Minas Gerais)


Agroqumico - Substncia qumica utilizada na agricultura para fins de adubao e controle de pragas, doenas e mato. 2 Segundo Paschoal (1994), exemplos claros desse modelo esto por toda a parte. reas cultivadas com trigo e soja na regio Sul do pas perdem, por ano, mais de 100 t/ha, dilapidando um recurso que levou centenas de anos para ser formado em apenas um ano agrcola. Segundo a FAO (Folha de So Paulo, 1999), citando a OMS (organizao Mundial da Sade), o uso intensivo de pesticidas na agricultura provoca o envenenamento de cerca de 3 milhes de pessoas por ano.
1

preciso, tomar uma medida real de proteo dos agricultores que, no caso da agricultura orgnica, s se d atravs da erradicao total dos agrotxicos do cenrio agropecurio. Uso seguro somente deixando de utilizar os agrotxicos. Um dos argumentos utilizados pelos que preconizaram e defenderam a Revoluo Verde e, agora, idolatram a manipulao gentica foi o da responsabilidade em acabar com a fome do planeta. Qualquer pessoa de bom senso e um mnimo de discernimento sabe e percebe que ainda estamos longe desse ideal e que a fome no s continua assolando o planeta, como caminha a passos largos, principalmente nos pases pobres do hemisfrio sul. Todo esse processo degradante e destruidor acabou gerando uma reao contrria que se concretizou por meio de movimentos contestadores (Pedini, 1993), grande parte deles originrios do movimento ambientalista e da contracultura dos anos 60 e 70. Neste curso pretendo apresentar as formas como esse movimento alternativo se desencadeou no planeta e no Brasil, com destaque para a agricultura nacional. O relatrio e recomendaes sobre Agricultura Orgnica, preparado pelo Grupo de Estudos do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos da Amrica (USDA, 1984) estabelece alguns valores bsicos e crenas que se denominam tica orgnica, cujos norteadores bsicos so os seguintes: A NATUREZA FUNDAMENTAL - Modelos de energia intensiva de agricultura convencional colocam o homem em conflito com a natureza. As tendncias e prticas atuais mostram tempos futuros difceis. necessria uma preocupao maior com os recursos finitos de nutrientes. A agricultura orgnica baseia-se na reciclagem de nutrientes; O SOLO A FONTE DA VIDA A qualidade e o equilbrio do solo (isto , solo com nveis adequados de matria orgnica, atividade biolgica e bacteriana, elementos, traos e outros nutrientes) so essenciais para o futuro da agricultura em longo prazo. A sade humana e animal esto diretamente ligadas sade do solo. ALIMENTAR O SOLO E NO A PLANTA - Plantas, animais e seres humanos saudveis resultam de um solo equilibrado e biologicamente ativo.

SISTEMAS DIVERSIFICADOS DE PRODUO Uma super especificao (monocultura3) instvel biologicamente e ambientalmente. INDEPENDNCIA A agricultura orgnica contribui para a independncia pessoal e da comunidade, pela reduo da dependncia de energia intensiva em sistemas de produo e distribuio agrcolas. ANTIMATERIALISMO Os recursos finitos e as limitaes da natureza devem ser reconhecidos. Com base nesses princpios, voc deve considerar que os agricultores orgnicos buscam produzir de forma sadia, em harmonia com o meio ambiente e de modo eficiente, para eles e para a sociedade. Fundamental nessa postura, que ela busca no s recuperar atitudes e tcnicas agrcolas desprezadas quase que totalmente pelo modelo agroqumico, mas tambm incorporar inovaes na construo de uma nova forma de produzir com tcnicas atualmente disponveis (no poluentes), como a utilizao de energia solar e elica, biotecnologia4 orientada no exclusivamente para o lucro, mas para a facilitao da produo, respeitados os princpios ecolgicos e ticos. A mudana principal de atitude que se almeja do agricultor se perceber ativo diante da natureza e saber querer manejar as foras produtivas de modo dialtico (conversando com a natureza). Ou seja, observar o desenvolvimento das plantas e animais procurando entender suas necessidades e inter-relaes para poder agir no sentido de equilibrar as foras da natureza. Considerar plantas e animais como entes que se dispem e utilizam uma sensibilidade especfica que lhes permite reagir e interagir como outras espcies em particular e com o meio ambiente em geral.

Monocultura - cultivo de uma nica espcie em rea especfica, por exemplo: canadeacar. 4 Biotecnologia - manipulao gentica para fins de melhoramento de plantas e animais.
3

1.2 Organismo Agrcola Um agricultor orgnico no s porque utiliza intensamente matria orgnica, animal e vegetal, como normalmente se pensa, mas principalmente porque sua produo deve ser conduzida de modo semelhante vida de um organismo5 vivo (um sistema articulado, inter-relacionado e complexo) que tem ritmos e limites naturais, que devem ser respeitados para que haja o equilbrio. Observe o esquema.

Produo
Percebe-se aqui que no organismo agrcola a integrao deve se dar em todos os nveis, criando-se relaes de troca entre componentes internos e externos do sistema. Podemos exemplificar aqui uma correlao interna quando existe um confinamento de gado integrado com a produo de caf, onde o gado recebe como parte de sua alimentao resduos do benefcio da cafeicultura e a lavoura cafeeira nutrida, por sua vez, com a compostagem obtida a partir do esterco de gado misturado com casca de caf beneficiado. Externamente pode-se estruturar um sistema, integrando uma torrefao que recebe o caf beneficiado e produz um resduo que pode ser utilizado na adubao. O importante aqui perceber que a integrao dos sistemas fundamental para a sustentabilidade da produo em que os recursos naturais tm o mesmo peso dos demais componentes, fazendo com que o agricultor baseie sua produo em princpios ecolgicos de manejo.

Organismo - Sistema articulado, inter-relacionado e complexo.

Figura - Lavoura orgnica em rea do cerrado com adubao verde (foto do autor)

Diferenas entre os sistemas Para que se possa diferenciar uma lavoura orgnica de uma lavoura convencional fundamental o aprofundamento de conceitos que superam a noo de produto para a conceituao de sistema de produo, envolvendo componentes ecolgicos, sociais e at mesmo polticos. necessrio que se incorpore a noo de processos produtivos para que se desvincule da maneira cartesiana de se tratar problemas, comumente utilizada nos modelos agroqumicos de produo. Mais importante do que controlar uma praga saber se o manejo nutricional adotado foi o responsvel por seu aparecimento; quais as condies de trabalho dos funcionrios da empresa; defender as relaes comerciais transparentes como base da negociao dos produtos etc. O quadro a seguir apresenta uma sistematizao dessas diferenas.

Diferentes Escolas Diversas so as denominaes dos sistemas de produo agrcola que tem por objetivo produzir alimentos perturbando o menos possvel o equilbrio do meio ambiente. Todos incorporam como princpios bsicos a no utilizao da maior parte dos chamados produtos agroqumicos elaborados industrialmente, sejam os fertilizantes na forma solvel, sejam os agrotxicos, propriamente ditos denominados eufemisticamente6 de defensivos agrcolas e a economia de energia. Diferem, entretanto, entre si em aspectos especficos de alguns itens como a organizao da produo, relaes, solo, planta, animais, homem, filosofia. Ehlers (1996) diferenciou as principais escolas de pensamento, de acordo com suas caractersticas peculiares, incluindo-as no que o autor denominou de movimentos rebeldes. Agricultura Biodinmica Corrente de pensamento ligada Antroposofia7, a agricultura biodinmica tem como base um ciclo de oito conferncias proferidas pelo filsofo austraco Rudolf Steiner (1861-1925), na Fazenda Koberwitz, prxima a Breslau (atual Polnia), em 1924. Nas palestras Steiner salientou a importncia da manuteno da qualidade dos solos para a sanidade das culturas vegetais e solues prticas para seu tratamento, visando reestimular as foras naturais. Esses aditivos ficaram conhecidos como preparados biodinmicos. Alm dos preparados, os agricultores biodinmicos regem suas atividades respeitando um calendrio prprio e o respeito integrao das produes animal e vegetal. No existem registros, at o momento, de lavouras biodinmicas de caf certificadas, mas algumas lavouras orgnicas j iniciaram seus projetos de converso para o sistema biodinmico de produo. Agricultura Orgnica A obra do pesquisador ingls Sir Albert Howard foi o principal ponto de partida para uma das mais difundidas vertentes alternativas, a agricultura orgnica. Entre os anos 1925 e 1930 Howard dirigiu, em Indore, ndia, um instituto de pesquisas de plantas, onde realizou vrios estudos sobre compostagem e adubao orgnica.

Eufemisticamente - de forma branda, mais polida, mascaramento da situao real, abrandamento. 7 Antroposofia - filosofia de vida criada por Rudolf Steiner, pai da Agricultura Biodinmica.
6

10

Em suas obras, alm de ressaltar a importncia da utilizao da matria orgnica nos processos produtivos, Howard mostra que o solo no deve ser entendido apenas como um conjunto de substncias, tendncia proveniente da qumica analtica, pois nele ocorre uma srie de processos vivos e dinmicos essenciais sade das plantas. Nos anos 80, a noo de agricultura orgnica j apresentava um campo conceitual e operacional mais preciso e, em 1984, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) reconheceu sua importncia para a agricultura americana. Cabe ressaltar que a Instruo Normativa n 07 do Ministrio da Agricultura e Abastecimento, de Maio de 1999, define: 1. Do conceito 1.1. Considera-se sistema orgnico de produo agropecuria e industrial, todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e scio-econmicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto-sustentao no tempo e no espao, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energias no renovveis e a eliminao do emprego de agrotxicos e outros insumos artificiais txicos, organismos geneticamente modificadosOGM/transgnicos, ou

radiaes ionizantes em qualquer fase do processo de produo, armazenamento e de consumo, e entre os mesmos, privilegiando a preservao da sade ambiental e humana, assegurando a transparncia em todos os estgios da produo e da transformao,

Foto de lavoura orgnica com composto ao fundo (foto do autor)

11

A grande maioria das propriedades orgnicas so certificadas com base nos princpios da Instruo Normativa e seguem, portanto, suas bases tecnolgicas de produo. Agricultura Biolgica Escola de pensamento que se baseia nos conceitos do poltico suo Hans Peter Mller e do mdico alemo Hans Peter Rush, que ampliou os conceitos de Howard no que concerne aos aspectos econmicos e scios-polticos preocupando-se, por exemplo, com a autonomia dos produtores e com os sistemas de comercializao direta dos produtos. Mas Mller e Rush no consideravam essencial a associao da agricultura com a pecuria, como os biodinmicos, sugerindo que a agricultura deveria fazer uso de vrias fontes de matria orgnica, sejam estas do campo ou das cidades, integrandose as propriedades agrcolas com as demais propriedades e com o conjunto de atividades scio-econmicas regionais. Bastante difundida na Frana, a agricultura biolgica tomou impulso a partir dos trabalhos de Claude Aubert que publicou, em 1974, o livro A Agricultura Biolgica. Paralelamente a Aubert, o bilogo francs Francis Chaboussou lana as bases da teoria da trofobiose8 (CHABOUSSOU, 1980), uma das mais relevantes contribuies cientficas para o movimento orgnico mundial. Para a agricultura orgnica, os princpios biolgicos acabam sendo fundamentais em sistemas de produo de larga escala que dependem da abertura do leque de fontes alternativas de matria orgnica, incluindo os resduos agroindustriais. Agricultura Natural Da mesma forma como o filsofo Rudolf Steiner props a corrente filosfica conhecida por Antroposofia, que tem a agricultura biodinmica como um dos componentes fundamentais, a evoluo do movimento rebelde japons percorreu um caminho similar. Em 1935, o mestre Mokiti Okada criava uma religio que tem como um dos seus alicerces a chamada agricultura natural. O princpio fundamental dessa proposta o de que as atividades agrcolas devem respeitar as leis da natureza. Praticamente na mesma poca, em 1938, Masanobu Fukuoka chegava a concluses muito
Trofhe, do grego, exprime a idia de nutrio. O termo trofobiose j havia sido empregado anteriormente por outros bilogos para designar a relao entre dois seres na qual um deles protege e se alimenta das excees ou detritos de outros (Ehlers, 1996).
8

12

semelhantes de Okada e formulou os princpios da agricultura da natureza. Ambos defenderam a idia de que se deve aproveitar ao mximo os processos que j ocorrem espontaneamente na natureza, sem esforos desnecessrios e desperdcio de energia. Os adeptos da agricultura natural limitam o uso de estercos, por consider-los impuros e adotam prticas como a compostagem de vegetais e a utilizao de microorganismos que auxiliam os processos de decomposio e melhoram a qualidade dos compostos.

Lavoura de caf natural (foto do autor)

Na cafeicultura j existem experincias expressivas que se consideram naturais e baseiam seus sistemas nos princpios de Fukuoka (1995) e na tese do nada fazer, preconizada pelo autor. Os produtores naturais de caf no adotam nenhum tipo de adubao, via solo ou foliar, e no controlam pragas e doenas, apenas manejando as ervas espontneas, quando necessrio. Sistemas Organo-minerais Um ltimo sistema de produo que tem crescido em volume de produo, principalmente de caf, mas no citado por Ehlers (1996) o denominado Organomineral ou SAT (Sem Agrotxicos). Trata-se de um manejo onde o produtor elimina da propriedade toda e qualquer forma de aplicao de agrotxicos, mas continua utilizando por um perodo determinado, fertilizantes sintetizados quimicamente, proibidos pelas normas orgnicas. Apesar de se respaldar num embasamento terico definido e ser adotado por empresas de

13

assessoria, o caf organo-mineral ou SAT no possui um mercado consumidor definido e regulamentado.

Exerccio Marque com C as proposies ligadas a agricultura convencional e com O as ligadas a agricultura orgnica.

Sistema diversificado. Encarar o solo como um substrato fsico e apenas como um suporte para a planta. Lidar com pragas e doenas a base de agrotxicos. Alto capital e energia, pouco trabalho. Reciclagem de nutrientes; uso de rochas modas e matria orgnica para uso na adubao. Pouco capita e energia, mais trabalho.

14

Mdulo 2 - Manejo do Solo 2.1 Manejo do Solo Temos contato com o solo todos os dias, mas voc j parou para pensar do que ele composto? Em primeiro lugar, voc deve ver o solo como um sistema vivo. PRIMAVESI (1987) afirma que O solo funciona como um corpo, com a diferena de que no possui seus rgos alinhados ao longo de uma espinha, e seu sangue no circula em artrias fechadas, mas em poros abertos, e que possui metabolismo e temperatura.

Representao de um solo compactado e um solo vivo (Fonte: Guia Rural Abril, 1986)

O solo, portanto, constitui um sistema no qual alm da parte mineral slida compe-se de ar, gua, microflora e fauna, matria orgnica em decomposio. Este sistema que vai relacionar-se com os sistemas planta e clima para a produo agrcola. Embora a produo agrcola possa induzir a uma viso bastante simples, na realidade um complexo sistema. E este se contrape viso simplificadora que constitui a base da agricultura moderna ou agroqumica.

15

O solo visto por tcnicos e muito mais por agricultores, apenas como um substrato inerte no qual so fixadas as plantas e que pode at ser eliminado, possibilidade ou objetivo este, j concretizado por segmentos de produtores, atravs da hidroponia9. Deve ficar claro desde j que a agricultura orgnica no tem nada a ver com a hidroponia, confuso esta que tem sido bastante comum. A hidroponia elimina de vez o solo do processo de produo e mantm a utilizao de solues qumicas nutritivas e at a eventual utilizao de agrotxicos. COSTA (1993) em relao ao solo afirma que fauna e flora intensa e diversificadas interagem com a frao mineral do solo desempenhando um papel preponderante na ciclagem da matria orgnica e de nutrientes na fisiologia, nutrio e sanidade vegetal e animal e que alguns autores alertam para o fato de o solo chegar a ter 600 milhes de seres vivos por cm3, sendo um equvoco consider-lo como um mero suporte das plantas e analis-lo somente do ponto de vista fsico e qumico. No que concerne ocorrncia de doenas e pragas na produo vegetal e animal, a agricultura orgnica parte do princpio que a sanidade animal e vegetal apresentam uma correlao direta com as condies biolgicas do solo, onde microorganismos isolados ou associados apresentam papel preponderante na nutrio vegetal, na solubilizao e disponibilidade dos nutrientes assimilveis pelas plantas (Costa, 1993). Em sntese, o princpio bsico que sade do solo corresponder a sade das plantas e animais. A diversificao da produo entendida como sistema de plantio mais prximo da natureza com vrias espcies convivendo simultnea e sucessivamente, contribuem para a manuteno do equilbrio biolgico e ecolgico, e constitui princpio bsico da agricultura orgnica. Na agricultura orgnica o manejo do solo embora adote muitas prticas utilizadas na agricultura convencional, apresenta diferena substancial em relao a esta. Tem-se a conscincia de que se trabalha em condies tropicais de solo e clima. Inclui manejos que mantenham a cobertura do solo o maior tempo possvel, de modo a evitar sua exposio luz solar e chuvas fortes que influem intensamente no processo de degradao.
Hidroponia - cultivo que no utiliza solo, ou seja, as plantas so mergulhadas em uma soluo de nutrientes dissolvidos em gua.
9

16

Esta conduta da agricultura orgnica contrape-se cultura no limpo, caractersticas da agricultura qumica/moderna transplantada dos pases de clima temperado. Entende-se que a correo e adubao destinam-se em primeiro lugar introduo de nutrientes que estimulam uma maior atividade biolgica do solo no qual sua flora e fauna que interferem favoravelmente na ciclagem dos elementos qumicos dos complexos solo-planta, inclusive solubilizando elementos que se encontram em forma no disponveis aos vegetais. Considera-se, portanto o efeito fertilizante que ocorre no interior do solo em decorrncia de prticas orgnicas de qualquer tipo. Ademais, dados os efeitos favorveis que a adubao orgnica tem em relao resistncia das plantas doenas e pragas, incorpora em si efeitos de controle natural de pragas e doenas, que podem ser provocadas pelos desequilbrios causados por inseticidas e fungicidas. PRIMAVESI (1987) sintetizou admiravelmente as diferenas entre a agricultura de clima temperado e tropical em termos de princpios ao afirmar: 1) Todas as tcnicas agrcolas em clima tropical devem visar a diminuio da respirao (absoro de oxignio e eliminao de gs carbnico) e ao mesmo tempo torn-la o mais eficiente possvel. 2) As tcnicas no podem ser transferidas. 3) Nenhum lugar do nosso territrio assemelha-se aos lugares onde a tecnologia agrcola convencional foi desenvolvida e portanto, muitas vezes, esta visa o contrrio das nossas necessidades. Cobertura do solo A ttulo de exemplo, refere-se ao revolvimento do solo que no clima temperado visa seu aquecimento e enxugamento aps o inverno; a capina ao lado do combate ao mato visa aumentar a respirao da planta pelo ferimento das razes; a adubao verde no somente para fornecer nitrognio, mas especificamente para incentivar a micro vida muito inativa nesse clima. Segundo Primavesi, as tcnicas de clima temperado tentam neutralizar as condies desfavorveis existentes nessas regies, como solo frio, respirao baixa, micro vida pouco ativa.

17

E no clima tropical, os problemas mais comuns so solos muito quentes e secos no fim da estao seca, uma micro vida ativa demais, uma respirao vegetal muito acelerada e uma estrutura grumosa sem recuperao natural uma vez que no h inverno para recuperar o solo. Em clima tropical, a recuperao do solo ocorre, parcialmente, durante o repouso forado da seca, mas a sua vida biolgica e estrutura fsica no se recuperam, a no ser durante o abandono temporrio para o descanso. Sem ao do homem, todo solo tem suas caractersticas e tende ao equilbrio. O homem atravs de seu manejo pode mant-las, melhor-las ou pior-las. Voc entender neste captulo, de forma resumida, como a matria orgnica e a vida do solo esto relacionadas com sua produtividade. E mostraremos estratgias para manej-lo, mantendo esta produtividade ao longo dos anos. O solo conforme j visto, entendido como um organismo vivo, que como qualquer outro definido por uma combinao de fatores genticos, mais ambiente e interao dos dois. Ou seja, material de origem (diferentes tipos de rochas) sob influncia do clima, organismos, relevo e tempo originaro o solo. Considerando que na agricultura orgnica o agricultor tem que se relacionar com o solo para produzir melhor, preciso que se conheam alguns conceitos mnimos como: sua origem, formao, desenvolvimento, necessidades, exigncias,

composio, estrutura etc. A transformao da rocha em solo chamado de pedognese (Pedo - solo, gnese nascimento, surgimento). E a velocidade com que acontece varia em funo da intensidade dos diferentes fatores (clima, por exemplo), mas estima-se na mdia que 1 cm de solo demora 100 anos para se formar. Enquanto a estimativa de eroso no Brasil de 20 toneladas/ha/ano. medida que o intemperismo (alteraes fsico-qumicas das rochas) avana em profundidade, ocorre gradativamente a formao de camadas horizontais. Cada camada chamada de horizonte. O conjunto de horizontes o somados verticalmente define um perfil de solo. Os horizontes podem diferir entre si nas seguintes propriedades: Constituio (mineral ou orgnica)

18

Textura (gros maiores de maior resistncia ao intemperismo - areia, gros intermedirios e pequenos, argila, silte etc.) Estrutura Porosidade etc.

Para reconhecer seu solo importante que voc olhe para dentro dele, pois l que estaro as razes das plantas que voc ir cultivar. importante que observe a vegetao sobre ele. Plantas podem indicar aspectos qumicos (fertilidade, deficincias nutricionais; acidez, toxidez) aspectos fsicos como compactao etc. So os eco-tipos. Quadro de plantas indicadoras PLANTA CARACTERSTICAS INDICADORAS

Amendoim bravo ou leiteira Desequilbrio entre Nitrognio (N) e micronutrientes, (Euphorbia heterophylla) sobretudo Molibdnio (Mo) e Cobre (Cu). Azedinha (Oxalis oxyptera) Terra argilosa, pH baixo, falta de Clcio (Ca), falta de Molibdnio. Fogo, pobreza em fsforo (P), Clcio, Potssio (K), solos com pouca gua. Solo frtil, no prejudicam as lavouras, protegem o solo e planta alimentcia com elevado teor de protena. Compactao e pouco Clcio.

Barba de bode (Aristilla pallens) Beldroega (portulaca oleracea) Cabelo de porco (Carex spp) Capim amargoso ou capim au (Digitaria insularis)

Aparece em lavouras abandonadas ou em pastagens nas manchas midas, onde a gua fica estagnada aps as chuvas. Indica solos de baixa fertilidade. Solos temporariamente encharcados, periodicamente queimados e com deficincia de Fsforo.

Capim caninha ou capim colorado (Andropogon incanis) Capim arroz (Echinochia crusgali) Capim carrapicho (Cenchrus echinatus)

Freqente em arroz irrigado, indica solo rico em elementos txicos, como o Alumnio (reduzidos). Indica solos muito decados, erodidos e compactados. Pastagens pisoteadas. Desaparecem com a recuperao do solo.

19

Capim marmelada ou papu (Brachiaria plantaginea)

Decadncia, tpico de solos constantemente arados, gradeados, com deficncia de Zinco (Zn). Desaparece com o centeio, aveia preta e ervilhaca. Diminui com a permanncia da prpria palhada sobre a superfcie. No prejudica o milho se este levar uma vantagem de 40 cm. Regride com a adubao corretiva de Fsforo e Clcio e restruturao do solo. Tpico de terras abandonadas gastas - indica solos cidos com baixo teor de Clcio, impermevel entre 60 e 120 cm de profundidade Terra de lavoura empobrecida e muito dura, pobre em Clcio

Capim rabo de burro (Andropogon sp)

Capim-amoroso ou carrapicho (Cenchrus ciliatus) Caraguat (Eryggium ciliatum

Humus cido, desaparecem com a calagem (glossrio:

aplicao de calcrio no solo para correo de pH cido e fornecimento de clcio e magnsio) e rotao
de culturas. freqente em solos onde se praticam queimadas.

Carqueja (Bacharis spp)

Pobreza do solo, compactao superficial, Molibdnio (Mo), prefere solos que retm gua estagnada na estao chuvosa. Deficincia em Clcio.

Carrapicho-de-carneiro (Acanthosperum hispidum) Cavalinha (Equisetum s.p.) Chirca (Ruppatorium s.p.)

Indica solo com teor de acidez de mdio a elevado. Indica pastagens mal manejadas. Aparecem em solos ricos em Molibdnio. Indica Boro (B), terra boa.

Dente-de-leo (Taraxum oficialis) Gram seda (Cynodon dactylon)

Solo muito compactado.

20

Guanxuma (Sida spp)

Subsolo compactado ou solo superficial erodido. Em solo frtil fica viosa: solo pobre fica pequena. Fica muito onde se manobram as mquinas aps o plantio de batatinha, estradas, ptios etc.. Solos compactados e solos muito midos. Ocorre freqentemente em reas de lavoura mecanizada e posteriormente exposta ao pisoteio do gado. Solo adensado (40 a 120 cm). Regride com adubao de Potssio (K) e implantao de plantas subsoladas.

Lngua-de-vaca (Rumex s.p.)

Maria-mole (Senecio brasiliensis)

Mio-mio (Bacharis coridifolia) Ocorre em pastagens de solos rasos e firmes. Indica deficincia de Molibdnio. Nabo (Raphanus raphanistrum) Carncia de Boro (B) e Mangans (Mn). Correo com 3 Kg/ha de brax e 5 Kg/ha de mangans. A aveia quebra a dormncia do nabo. Solo com excesso de Nitrognio e deficiente em micronutrientes. beneficiado pela deficincia de cobre. Indica solos de mdia fertilidade. Solos muito remexidos e desequilibrados. Altos teores de alumnio. Reduz com calagem. As queimadas fazem voltar o alumnio ao solo e proporcionam um retorno vigoroso da samambaia. Indica solo cidos e adensados e temporariamente encharcados, sem aerao. Ocorre tambm em solos deficiente em Magnsio (Mg).

Pico branco (Galinsoga parviflora) Pico preto (Bidens pilosa)

Samambaia (pteridium auilinum)

Sap (Imperata exaltata)

Transagem (Plantago maior) Solos com pouco ar, compactados ou adensados, freqentemente midos. Tiririca (Cyperus rotandus) Solo cido, adensado, anaerbico, com carncia de Magnsio (Mg). incompatvel com feijo mido, feijo de porco, mucuna preta e palha de cana-de-acar. Excesso de Nitrognio (matria orgnica). Carncia em cobre.

Urtiga (Urtica urens)

Para enxergarmos dentro do solo, no processo de conhecimento, voc deve abrir trincheiras. Uma trincheira uma cova, que para os nossos objetivos, tem dimenses 1,0 x 0,5 x 0,6 m. A anlise da trincheira (reconhecimento) deve ser incorporada na rotina do agricultor. Primeiro para conhecer o solo que ir trabalhar, e depois,

21

anualmente, para ver se seu manejo est no caminho correto ou no. Neste sentido, um registro dos dados coletados na anlise da trincheira importante. O que devemos observar na trincheira? 1. Observe e anote a profundidade da primeira camada, normalmente mais escura pela presena do hmus. a camada mais frtil, onde se concentra a maior porcentagem das razes, tambm a camada que se perde com a eroso. Quanto menor a profundidade desta camada, maior ser o volume de solo que as hortalias exploraro. A arao no deve ultrapassar esta profundidade! O manejo de solos deve procurar aumentar ou manter esta camada, nunca diminu-la. 2. Pegue uma faca de lmina comprida e enfie de cima para baixo de 5 em 5 cm. Perceba a partir de que profundidade a perfurao tornou-se mais difcil (anote). Nesta profundidade provavelmente existe uma camada compactada que tem menos poros dificultando, portanto, a penetrao de razes e infiltrao da gua. Isto acontece pelo uso intensivo de mquinas pesadas que espelham e pulverizam o solo, fazendo com que partculas se acumulem nesta camada. 3. Verifique como as razes se apresentam no perfil (de preferncia abra a trincheira ao lado de uma planta, mantendo-a em p). Agora voc deve estar perguntando: O limite de solo explorado pelas razes coincide com a camada compactada? O impedimento para crescimento das razes pode ser qumico tambm (presena de alumnio txico, entre outros). Tire amostras de solo destas diferentes camadas para anlise qumica. Pea ao laboratrio alm da anlise de rotina a anlise textural, importante fazer uma anlise fsica tambm mais a coleta tem algumas complicaes. Pea a um agrnomo que colete e interprete estas anlises. 4. Observe a vida do solo ao longo do perfil. Existem muitos tipos diferentes? Como est a sua atividade, intensa ou no? At quantos cm de profundidade? Quanto maior a diversidade melhor. Perceba a cada reconhecimento se seu manejo ao longo dos anos est colaborando para isto. E por ltimo pegue um pedao de solo e aperte-o. difcil de quebrar? Quando quebrado, os pedaos menores parecem arredondados ou retos? Nos solos sem vida, os pedaos menores apresentam ngulos retos, o contrrio acontece nos vivos, onde se percebe inclusive, maior nmero de poros.

22

Como voc pode perceber fizemos uma anlise qumica, fsica e biolgica. Algumas com maior critrio que outras, mas fizemos. isto porque a produtividade do solo depende dessas trs propriedades. E tudo o que fizermos atravs do manejo, causar efeitos positivos ou negativos produtividade destes solos.

A Matria Orgnica Na natureza a adio de matria orgnica ao solo acontece de forma geral por meio das quedas das folhas, rvores, frutos, fezes e mortes de herbvoros ou outros animais. Toda esta deposio de material orgnico que se v dentro de uma mata, forma uma camada espessa de folhas, galhos etc., chamada liteira. Se parasse esta deposio a liteira desapareceria em poucos meses. Isto a visualizao do processo chamado decomposio da matria orgnica. O processo de comea

decomposio

com a matria orgnica mais bruta, sobre o solo e termina com o material de cor escura, no

destacada, no corpo do solo. Mas voc sabe o que matria orgnica bruta? So as folhas, galhos, etc. palhas, frutos

23

E quem so os responsveis pela decomposio? Os microorganismos do solo. Todo este processo do incio ao fim pode ser dividido em fraes, relacionadas s funes que estes organismos desempenham. Existem organismos especializados no fracionamento fsico do material mais bruto em partculas menores. Na interface desses com o solo, organismos chamados coletivamente de complexo mesofauna10, abrem canais, transportam materiais de cima para baixo e de baixo para cima, homogeneizando o solo. At que o processo seja terminado no corpo do solo por outros microorganismos. Perceba que o processo acontece de cima para baixo, do material mais bruto ao mais decomposto, j dentro do solo. Do trabalho de organismos maiores (macro e mesofauna) at organismos microscpicos (fungos, bactrias, actinomicetos entre outros). Propiciando de cima at embaixo, da superfcie at o corpo do solo, diferentes nichos. Criando condies de vida para diferentes grupos de organismos, desempenharem diferentes funes. E so exatamente as condies propcias para desenvolvimento de todas estas funes, que trazem o equilbrio dinmico e a estabilidade ao sistema. Evitando o aparecimento de pragas e doenas do solo. Pensando assim, podemos ver a utilizao de matria orgnica em trs estgios diferentes, objetivando o condicionamento do solo e a nutrio da planta. Vamos conhecer? 1 - A matria orgnica sobre o solo ou cobertura morta. Material mais grosseiro, tipo palha, capim etc. de preferncia fermentado pois assim favorece o trabalho de distribuio sobre o canteiro e diminui a disperso de sementes de mato. Com a funo de restituir ao sistema o processo natural de decomposio de matria orgnica, oferecer proteo aos impactos de gota de chuva ou irrigao sobre as partculas do solo, diminuir a perda de gua por evaporao ajudando a manter o solo mido, reduzir a temperatura mdia e oscilaes bruscas de temperatura ajudando no controle do mato e tambm repelindo insetos transmissores de viroses como vaquinha. 2 - Matria Orgnica no Solo. Matria orgnica de origens diversas, desde que compostada. O composto est num grau de decomposio mais elevada do que a
10

Mesofauna - espcies que habitam a parte viva do solo.

24

cobertura morta e por isso pode ser incorporada superficialmente (nos primeiros 8 cm de profundidade). Com a funo de fornecer energia vida do solo em curto prazo e tambm a curto, mdio e longo prazo, nutri as plantas. Alm de interferir sobre as propriedades do solo, como aumento de CTC, aumento do poder tampo (solo resiste mais s alteraes de PH), complexao de elementos txicos s plantas (alumnio, mangans, ferro entre outros), disponibilizao de nutrientes, principalmente fsforo. Estruturao ou formao de macro e microporos, relacionados com a reteno de gua, drenagem e aerao. 3 - Matria Orgnica para a planta. Caso no tenha sido suficiente, com a funo de complementar a nutrio da planta. Feitos com material orgnico de maior solubilidade tipo tortas, cinzas, biofertilizantes lquidos 11, bokashi, etc. A longo prazo as funes (1 e 2) podem se confundir, basicamente porque tanto uma forma como outra, estaro fornecendo

energia aos microorganismos e promovendo mudanas fsicas, qumicas e biolgicas no solo. Fizemos questo de diferenci-las e firmar a necessidade de utilizao dos dois, pois a cobertura sozinha no promove boa nutrio da planta e o composto sozinho no traz o benefcio de cobertura e

sombreamento do solo. Se voc no tiver a quantia necessria do composto, ou caso queira utilizar esterco fresco, faa-o tendo cuidado de plantar no mnimo 10 a 15 dias depois de t-lo jogado no canteiro. Se caso voc no tiver todo esse tempo, use o composto nos sulcos e covas deixando o esterco no restante da rea. Desta forma a planta no sofrer. Evite a utilizao de esterco de frango puro, sem cobertura morta. Os estercos de frango no estimulam biodinamismo do solo. Outra forma de economizar o composto procurar fazer a nutrio com os biofertilizantes lquidos. Complementando a fraca nutrio oferecida s plantas pela cobertura morta e substituindo o composto quando este estiver em falta. Mas a
11

Biofertilizantes lquidos - fertilizante orgnico lquido.

25

nutrio mais rica e equilibrada, tanto para o solo quanto para a planta resultado da utilizao das trs formas. Planejamento e Manejo da Matria Orgnica Como vimos, devemos aliar dentro da propriedade atividades e manejo que tragam matria orgnica tanto de origem vegetal como animal. Para que este suprimento seja suficiente preciso que haja um dimensionamento correto das atividades produtoras e consumidoras de matria orgnica dentro da propriedade. Isto tambm muito particular para cada caso. E voc repassar esta responsabilidade para o agricultor, destacando simplesmente alguns princpios importantes (captulo de planejamento) a serem considerados no planejamento e mostrando alguns caminhos para o suprimento de matria orgnica dentro da propriedade. Como critrio para escolha das atividades o agricultor, deve procurar integrao e complementaridade entre elas. O subproduto de uma deve ser um recurso disponvel para outra (integrao). Complementares e no competitivas, mas o que isso quer dizer? Que no concorram por mo-de-obra e se possvel tragam renda ao agricultor em diferentes pocas do ano. Para um melhor aproveitamento dos recursos e distribuio de renda ao longo do ano, e se possvel servindo as diferentes funes dentro da propriedade. Por exemplo, o gado pode oferecer leite, carne, esterco, trao e ainda pode ser um tipo de poupana do agricultor, sendo os bezerros os juros. Nem sempre a diversificao pode trazer estabilidade ao sistema, as plantas devem ser bem escolhidas no sentido de no hospedarem pragas e doenas de outras. No comece tudo de uma s vez, a no ser que tenha timos recursos financeiros e humanos. Caso contrrio v trabalhando e dominando bem a atividade, s inicie outra quando a primeira estiver bem estruturada, funcionando com pessoas responsveis (gerentes) independentes de voc. A escolha e dimensionamento das atividades devem priorizar o equilbrio entre as atividades de maior renda e diminuio de custos, riscos, buscando sempre a sustentabilidade.

26

Ento no planejamento de sua propriedade a funo, produo de matria orgnica, pode ser desempenhada por uma ou mais atividades de criao animal e manejo de biomassa vegetal. Matria Orgnica de Origem Vegetal - formas de utilizao No podemos limitar o fornecimento de matria orgnica estritamente criao animal. A produo de biomassa de origem vegetal tem possibilidades ainda inesgotadas por ns. A matria orgnica de origem vegetal poder vir pela adubao verde em consrcio12 e rotao de culturas, delimitao de divisas, cercas-vivas, quebra-ventos, faixas de contorno, beiras de estrada, restos de cultura e capineiras. Podendo atender diferentes fins dentro da propriedade, por exemplo: a alimentao animal, cama de animais, cobertura morta e composto. A utilizao de todas estas formas ir depender principalmente da intensidade do uso da terra. A intensidade de uso maior quanto menor a rea e a a presso pode vir tanto por parte do mercado como da famlia, que depende daquela rea para subsistncia. Sendo a terra utilizada intensivamente, maior ser a dependncia do solo e do agricultor com relao a insumos externos horta. Isto porque na horta no sobra tempo e espao para uma adubao verde, a no ser que esta possa trazer renda. Desta forma pode ser mais vivel no programa de rotao, consrcios de culturas comerciais e adubos verdes. Um consrcio que vem dando muito certo para o vero o plantio de milho, mucuna e abbora. Semeando a mucuna um a dois meses depois do milho, esta leguminosa ir fixar

nitrognio do ar que fertilizar a terra quando for incorporada junto com a palhada do milho. Nesse sistema colhe-se abbora, milho verde ou maduro mo, j que a mecanizao de colheita fica dificultada pela mucuna.

12

Consrcio - unio, conjugao.

27

Outros consrcios como trigo morisco com plantas da famlia das brssicas (couve, brcoli, couve-manteiga, couve-flor entre outras), no vero. E no inverno com a mesma famlia a ervilhaca, aveia preta entre outras. O consrcio o cultivo simultneo, ou seja no tempo e espao, deve ser mais bem estudado pois quase sempre causa competio entre as plantas consorciadas. Principalmente com os adubos verdes de vero que so muito agressivos. Mas depois do perodo de mato competio (perodo em que a planta sente muito a competio alterando sua produo) no h mais necessidade do controle do mato. Sendo ento, este o momento de quebramos a monotonia da monocultura e sentirmos efeitos positivos do mato. Uma forma alternativa o cultivo em faixas, em uma faixa cultiva-se o adubo verde, permanecendo o restante da rea ocupada pelas culturas de interesse econmico. As faixas de adubos verdes podem ser compostas por mais de uma espcie, e se forem anuais ou bianuais, voc pode caminhar com elas dentro da horta. Ou ento, faixas de leguminosas perenes que sero mantidas fixas utilizando-se as podas na alimentao animal, cobertura do solo ou economia de fontes de nitrognio. Como exemplo temos a Horticultura Biointensiva (HBI)
13

do Instituto Internacional de

Reconstruo Rural (IIRR), nas Filipinas. L eles plantam faixas de leguminosas de crescimento rpido a cada 4 a 5 metros, alternadas com faixas de canteiros lado a lado. Estas plantas comeam a ser cortadas com um ano, a 50 cm acima do nvel do solo e 3 a 4 vezes por ano. E o mais interessante que eles utilizam partes das podas para fazerem biofertilizante lquido. Colocam 30 a 50 kg de podas mais um pouco de esterco num saco, que colocado dentro de um tambor de gua de 200 litros. Trs semanas depois j pode ser usado, diluindo uma parte da soluo para quatro de gua e aplicado no solo ao redor das plantas, com a freqncia de 10 em 10 dias. Estas mesmas faixas que podem ainda ocupar beiras de estradas, linhas de contorno, cercas-vivas e quebra-ventos. Mas para cada utilizao procure adotar a espcie de planta mais adequada. Se caso houver mais espao na propriedade podemos lanar mo da adubao verde solteira ou em coquetel (consrcio de adubos verdes), que so altamente capacitadas na regenerao do solo.

Horticultura Biointensiva - horticultura que utilia a defes das prprias plantas para evitar o ataque de doenas e pragas.
13

28

Outro exemplo, segundo Veiga et al. (1982) a crotalria juncea14, produziu em 61,7 ton. de matria verde, 244 kg de nitrognio , 208 kg de potssio , 156 kg de clcio e 37 kg de magnsio. Esta crotalria aos 120 dias de idade tinha 2 metros e meio de altura e razes a uma profundidade mdia de 4 metros. Apenas sua parte area, incorporou uma quantidade equivalente a 1,2 ton. de sulfato de amnia e 350 kg de cloreto de potssio.

2.2 Adubao Verde


Adubao Verde uma prtica que utiliza plantas cultivadas no local ou trazidas de fora, para serem

incorporadas ao solo. Tem por finalidade manter ou restaurar a produtividade do solo.

Caf com adubao verde (Fonte: IAPAR)

A incorporao do mato, cobertura morta, restos de cultura podem ser chamados de adubao verde? Podem, mas o adubo verde (planta) deve ter algumas caractersticas para ser classificado como tal. Tabela: Critrios de seleo de espcies para uso em pouco melhorado

14

Crotolria Juncea - espcie de leguminosa que utilizada na adubao de verdes.

29

Por muito tempo e ainda hoje, muitas pessoas entendem o adubo verde como sinnimo de leguminosas. Esta famlia de forma geral tem grande capacidade de adicionar nitrognio ao solo, mas tambm, por isso, decompem-se rapidamente, tendo assim efeitos fsicos menos prolongados que as gramneas por exemplo (isto est relacionado relao C/N das plantas). Aps ter visto o que adubo verde e sua finalidade, conhea agora quais as espcies mais utilizadas nessa adubao. Tabela: Espcies mais utilizadas na adubao verde e suas principais caractersticas.

30

Estas plantas so utilizadas dentro de um programa de rotao ou consorciao de culturas. Visando obter os seguintes efeitos nas propriedades do solo: Cobertura e proteo do solo; Incremento de matria orgnica; Incremento de nitrognio por meio da fixao biolgica de nitrognio; Mobilizao de fsforo e reciclagem de (Ca, K, Mg, S) de diferentes profundidades do solo; Fornecimento de nctar e plen a inimigos naturais e abelhas ajudando-o a permanecer no agroecossistema. Inclusive em pocas de escassez destes recursos, como no inverno. Colaboram com a diversificao do agroecossistema podendo dificultar inclusive a seleo da cultura hospedeira pela praga, assim como sua permanncia no habitat; Controle de doenas de solo, como nematides15; Crotalria - controla nematide Lab-lab mantm; Arao biolgica, atravs de suas razes, e introduo de microvida em profundidade no solo; Algumas plantas podem ainda servir de alimento para os animais. Podendo se constituir numa fonte rica de protenas. Controle de ervas;

15

Nematides - praga de solo que ataca as razes das plantas.

31

A adubao verde deve entrar num programa de rotao. E para isto o agricultor deve saber quanto da rea ir precisar para atender seus clientes, sejam eles membros da casa ou consumidores de uma feira, (isto iremos aprender no mdulo de planejamento) e qual a rea total da horta. Sobra rea? Se sim, esta poder ser ocupada pelo adubo verde. Mas para seleo das espcies devemos seguir alguns critrios: Pertena a famlias botnicas diferentes; Exigncias nutricionais diferentes; Sistemas radiculares diferentes; Beneficiar a cultura que vir em seguida; Fazer balano da relao C/N - leguminosas x gramneas; Efeitos alelopticos de substncias txicas contidas nos resduos e/ou produzidas durante a decomposio - alternar adubos nos programas de rotao, incorporando 20 a 30 dias antes das culturas; Ter ciclo curto e crescimento rpido; No ser hospedeira alternativa de pragas e doena. Cultivar adubo verde no nada complicado, mas deve-se ter alguns cuidados: Inocular as sementes de leguminosas com estirpes especficas para facilitar o estabelecimento da associao - bactria / planta - e conseqentemente ganhos de fixao biolgica do nitrognio. Se houver necessidade, no caso de solos mais pobres, faa calagem, fosfatagem16. Fazer uma distribuio homognea das sementes no solo sem deixar falhas. Tomando estes cuidados, o resto deve ser simples e barato. O preparo do solo deve ser feito com umidade correta, deixando uma porcentagem aparente maior de torres maiores. Mas como conseguir isso? Com uma movimentao pequena de mquina. O mtodo mais fcil e rpido o da semeadura a lano e incorporao superficial da semente com uma gradagem.

Fosfatagem - aplicao de fosfato (fertilizante fonte de fsforo) para correo de deficincia de fsforo no solo
16

32

A poca correta de incorporao por volta do florescimento, este um momento em que toda a energia fotoassimilada, est voltada para a parte area. Esta incorporao deve ser feita de preferncia deitando e cortando o material ao solo como bem faz o rolo-faca. Tambm pode ser usada a grade. A fixao biolgica do nitrognio acontece em funo de uma associao muito especfica (espcie de plantas com estirpes e bactrias), ou seja, cada adubo verde tem a sua estirpe de bactria especfica. Esta associao chamada de simbiose, pois os dois organismos (planta e bactria) se beneficiam mutuamente. As bactrias tm capacidade de fixar o nitrognio do ar e as plantas de fazerem fotossntese. A ocorrncia de ndulos, pequenas verruguinhas, destacveis com facilidade, de cor rosada, indica atividade da associao simbitica e conseqente fixao de nitrognio. Solos cultivados intensivamente, sem vida ou mesmo solos orgnicos devem receber sementes inoculadas, a fim de trazer maior rapidez ao processo. Pois quando a semente est recm germinada j existe uma populao elevada de rizbio17 especfico. Alguns fatores como: agrotxicos, acidez do solo e disponibilidade de

nitrognio podem inibir a nodulao. Inoculao Simples Como fazer a inoculao18? 100 ml de gua mais 100 g de inoculantes misturados at formar uma pasta homognea. Esta pasta misturada a sementes, que so espalhadas e secadas a sombra. Sementes inoculadas, desta forma devero ser semeadas no mximo at o dia seguinte ao da inoculao. Caso contrrio devero ser reinoculadas. Inoculao com revestimento das sementes O emprego do revestimento nas sementes (Pellet: condensar, envolver) aumenta a sobrevivncia do rizbio protegendo a planta e bactria da acidez do solo e dos fertilizantes. Para este revestimento voc deve usar: goma arbica ou gomas caseiras preparadas com polvilho de araruta, mandioca ou farinha de trigo.

Rizbio - bactria que se aloja nas razes das plantas leguminosas (feijo, soja e jacarand) que tem a capacidade de fixar (retirar) o nitrognio do ar e fornecer planta. 18 Inoculao - forma de colocar o rizbio especfico por planta, junto das sementes antes de semear.
17

33

Veja o material usado na inoculao e revestimento das sementes.

a) Pese 200 g de goma arbica e dilua em gua potvel morna, e complete o volume at 500 ml ou pese 35 gr de polvilho de araruta, de mandioca ou farinha de trigo e dilua em gua potvel; complete o volume de 500ml, aquea e ferva at dissolver; depois de esfriar, guarde em geladeira at o uso. Quantidade de goma, calcrio e micronutrientes de at 5 vezes as constantes desta tabela podem ser usadas para aumentar a quantidade de material a ser aderido. b) Use calcrio mais fino possvel podendo ser misturado em partes iguais aos micronutrientes. No use cal virgem. Deve-se juntar a goma ao inoculante at formar uma pasta, misturar semente e fazer uma boa homogeneizao. E por fim de uma s vez calcrio e/ou micro nutrientes e/ou fosfato de rocha. Pode ser utilizado o Supermagro como fonte de micronutrientes (vide tratamento de sementes de hortcolas). Faz-se estas operaes sobre plstico em rea cimentada ou utiliza-se um tambor de eixo descentralizado. Deste modo, se voc quiser a semente pode ser armazenada durante uma semana em local fresco arejado e sombreado.

34

Coquetel de Adubao Verde


O coquetel verde para foi pelo

adubao

desenvolvida Instituto

Biodinmico

em Botucatu - So Paulo. A tcnica

consiste no consrcio de adubos espcie de verdes,

complementares com relao ao hbito de crescimento, explorao de diferentes extratos, profundidade de razes, demanda nutricional etc. So utilizadas 12 espcies, no mnimo. Esto relacionados a seguir as espcies e quantidades recomendadas. Tabela: Discriminao das espcies e sementes indicadas para o coquetel de adubos verdes indispensveis.

35

Tabela: Discriminao das espcies e sementes indicadas para o coquetel de adubos verdes opcionais.

Fonte: Instituto Biodinmico de Desenvolvimento Rural, Botucatu.

Exerccio Marque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas abaixo sobre adubao verde. ( ) um efeito da grande produo de biomassa a mobilizao de nutrientes do solo para a vegetao. ( ( ) A fixao de N no aumenta a disponibilidade de nitrognio. ) A facilidade de formao de sementes ajuda a Propagao nas roas dos

agricultores. ( ) Adubao verde uma prtica que utiliza produtos industriais trazidos de fora,

para serem incorporados ao solo. ( ) A ausncia de rizomas favorece um crescimento controlvel.

36

Mdulo 3 - Manejo de Invasoras e matria orgnica de origem animal. 3.1 Manejo de Invasoras e Matria Orgnica de Origem Animal Voc j ouviu falar em invasoras? Invasoras so plantas que precisam ser controladas, uma vez que competem com as espcies desejveis. No que diz respeito ao controle de invasoras (ou mato), as normas so muito claras e probem todo e qualquer tipo de herbicida. O ideal, portanto, uma convivncia harmnica com as espcies espontneas e um controle apenas nos momentos em que se identifica uma potencial competio com a cultura principal. Ao contrrio da agricultura convencional que encara o mato como um inimigo, na agricultura orgnica a massa vegetal espontnea estimulada, pois contribui para uma ativao da vida no solo, caracterstica importante j discutida anteriormente. Quando um eventual controle se fizer necessrio, o mais adequado uma roagem e evitar ao mximo o revolvimento do solo, como feito na capina ou no controle mecanizado com grades e enxadas rotativas. Outra forma eficiente de controle feita com a utilizao da adubao verde que cobre o solo e evita o descontrole do mato, ajudando, ainda, na ativao biolgica do solo. Matria Orgnica de Origem Animal - Consideraes sobre utilizao e manejo de estercos e a integrao animal-vegetal Para escolha dos animais a serem criados, o agricultor deve ajustar o porte e o nmero de animais aos recursos alimentares disponveis na propriedade. Animais de grande porte, normalmente necessitam de reas maiores. Estes animais promovem, por meio do pastejo em sistema semiconfinado, o corte, o transporte e tratamento da matria orgnica. De reas distantes na propriedade at o local de interesse, trazendo ao agricultor uma economia de mo-de-obra (corte e transporte) e tempo (pelo tratamento - material pobre depois de passar pelo trato digestivo do animal, disponibilizar os nutrientes mais rapidamente para o solo e planta). Animais de pequeno porte, reas menores e normalmente semiconfinados necessitam de maior complementao alimentar e maior mo-de-obra no trato. Mas com a vantagem de consumir em resduos, como restos de verduras e lixo domstico.

37

Os estercos de aves so mais ricos em nutrientes, principalmente, por serem mais secos (5 a 15% de gua) e conterem dejees slidas e lquidas misturadas. Costuma-se dizer que o esterco de galinha vale o dobro dos outros. Mas como uma ressalva, para quem for utiliz-lo diretamente no solo, ele apresenta relao C/N baixa (11/1). Isto ocasiona enorme perda de nitrognio, alm de desfavorecer o biodinamismo da vida no solo. O ideal seria prximo de 30/1, o que seria conseguido caso este material fosse compostado. Estima-se que a metade do valor fertilizante do esterco perdido em 4 dias, se o esterco for deixado numa camada fina sobre o solo. E aproximadamente 50% do nitrognio, fsforo e potssio podem ser perdidos se no

aproveitarmos a urina. Por isso a necessidade das camas, que so palhas, capins

absorventes.
Figura - Exemplo de aproveitamento de esterco em propriedade orgnica. A cama do

confinamento preparada com casca de caf (foto do autor).

Ento mais importante que produzir usar de maneira correta. Evitando perdas e otimizando o uso desses nutrientes. E para conseguir quantidade e qualidade de esterco devemos fazer desde o manejo da alimentao equilibrada dos animais, escolha de camas at um bom manejo destas. Manejo de Esterco Uma forma fcil e eficiente de

aproveitar o esterco bovino pode ser o confinamento noite. Para isto basta ter um local onde os animais possam ficar fechados. Neste local distribuda a cama, que pode ser capins, palhas diversas, casca de

38

cereais, sabugos picados, turfa entre outras. Este material deve ter propriedades absorventes para reter a urina. recomendada a quantidade de 6 a 10 kg de material seco por 1000 kg de peso vivo do animal. Depois de alguns dias o material pode parecer muito mido, neste momento coloca-se mais um pouco com o objetivo de retermos o mximo de urina possvel. Para enriquecer ainda mais, uma vez por semana, voc deve colocar pequenas camadas de cinza, farinha de ossos, p de rocha etc. Desta maneira depois de mais ou menos 15 dias, voc ter um material rico composto por palha, urina, esterco e outros materiais que foram polvilhados. Pronto para ser retirado e servir de matria prima para o composto. As camas so normalmente materiais pobres e quase no contribuem para aumentar o teor dos nutrientes minerais dos estercos, mas ajudam a diminuir perdas, principalmente nitrognio (elevam a relao C/N). A composio do esterco varia com o tipo de alimentao, idade do animal, espcie e raa. E a cama em funo do tipo de material empregado como tal, a quantidade usada a freqncia de retirada e reposio. O mtodo que aproveita de maneira esterco mais das eficiente o o de

aves

galinheiro coberto de piso firme, que oferece uma rea para as aves ciscarem e tomarem sol. Neste piso colocado a cama numa altura de 10 a 15 cm. O tempo de permanncia dessa cama vai depender da relao C/N (veja a tabela composto) do material. Quanto maior a relao maior o tempo de permanncia da cama, com limite de no mximo trs meses. Caso for usar materiais que tenham baixa relao C/N, para no perder muito nitrognio para o ar aconselha-se espalhar um pouco de p de carvo, farinha de osso ou superfosfato simples.

39

Duas caractersticas do esterco que podem ajudar o agricultor a definir o tempo de permanncia da cama ou freqncia de retirada, so distinguir a cama do esterco e o cheiro excessivo de amonaco. O ponto ideal quando o material comea a ficar sem distino e o cheiro ainda no est forte. Este material tambm pode ser matria prima para o composto. Composto orgnico Compostagem nada mais , que a reorganizao de materiais orgnicos e inorgnicos disponveis na propriedade ou regio, transformando materiais crus em composto curado. Mas que materiais so esses? Folhas, mato, resto de verdura e de cozinha, resduos de beneficiamento, esterco, cama de animais etc. Esta decomposio acontece pela ao de microorganismos e pela fauna do solo. A compostagem tem como objetivo adiantar o processo de decomposio que aconteceria no solo, fora do solo. Diminui problemas com relao a patgenos e sementes de mato que poderiam estar sendo transmitidos pela matria orgnica no decomposta. Ao contrrio apresenta uma altssima quantidade de fungos, bactrias entre outros microorganismos benficos. Juntamente com substncias que

apresentam efeitos positivos sobre a resistncia das plantas a pragas e doenas. Contm 10 a 13 vezes mais nutrientes, se a matria-prima for variada, do que os estercos puros, embora esses contenham maior quantidade de macronutrientes. Estimula a vida do solo, isto se for usada no momento em que a temperatura comea a baixar, ou seja, no totalmente decomposta. Para que o processo de compostagem se realize com eficincia, voc deve suprir as necessidades dos microorganismos que so os operrios deste processo. Isto significa uma relao carboidrato protena - relao C/N da mistura de 25 a 30/1. Materiais ricos em protenas (restos de cozinha, esterco, grama recm cortada, cama de animais, sementes entre outros) possuem uma relao C/N baixa, e se combinam bem com materiais ricos em energia - carboidratos (folhas, palhas secas, papel, serragem, normalmente so partes secas, duras e rijas) de relao C/N alta.

40

Tabela: Relao C/N (carbono/nitrognio) de alguns materiais orgnicos

Fonte: Kiehl

Como conseguir esta relao 25 a 30/1? Suponhamos que voc tenha disponvel em sua casa para fazer um composto, restos de comida e grama recm cortada cujas relaes C/N so respectivamente 15/1 e 19/1. Os dois materiais juntos na proporo 1:1, dariam uma relao C/N igual a 17/1 (bastam somente somar 15 + 19 carbonos divididos por dois nitrognios). Para que o composto acontea com eficincia, sem perdas de nutrientes e maior rapidez a relao deveria ser maior (25 a 30/1). E isto s vai acontecer se voc colocar outra matria rica em carbono. Caso contrrio a relao C/N circular entre: 1:0 s grama recm cortada, relao C/N 19:1 1:1 uma parte de cada, relao C/N 17:1 0:1 s resto de comida, relao C/N 15:1 Ento colocamos uma parte de folhas secas de relao C/N igual 40/1 (veja a tabela), naquela mistura de 1:1 (17/1). E obtivemos uma mistura de relao 28,5/1. Ou seja,

41

uma proporo de 1:1:1 em peso. Sendo assim, tem um volume bem maior de folhas secas. A tabela de relao C/N ajuda a nortear as propores, mas praticando que voc descobrir o melhor caminho, mesmo porque as relaes C/N variam e o que est na tabela pode no ser verdade para o seu caso. O correto seria fazer anlise do seu material. Caso no possa, observe a temperatura.. Voc montou a pilha e a temperatura no subiu dentro de 24 horas? Desmanche a pilha e refaa, utilizando um pouco mais de material rico em nitrognio. Vermicompostagem (hmus de minhoca) A prtica de misturar dois ou mais resduos orgnicos diferentes e de deix-los empilhados certo tempo para cur-los chamado de compostagem, e o produto final, composto, como vimos anteriormente. O que Vermicompostagem? Segundo o CECAE - Disque Tecnologia da Universidade de So Paulo - a compostagem de resduos orgnicos com o auxlio de minhocas, cuja finalidade melhorar as caractersticas do produto. A adio de minhocas feita na fase final da compostagem. O produto final da vermicompostagem denominado vermicomposto ou hmus de minhoca. Humus o produto da transformao de matria orgnica por microorganismos; considerado um excelente condicionador do solo devido aos inmeros efeitos que exerce sobre suas propriedades. Veja algumas de suas propriedades: diminui a densidade do solo; aumenta a permeabilidade gua; aumenta a porosidade, aerao e resistncia do solo eroso; contribui para aumentar a quantidade de nutrientes livres no solo, que sero aproveitados pelas plantas. O hmus puro um produto de colorao escura, uniforme, quase inodor, leve e solto. Possui caractersticas fsicas, qumicas e bilogicas diferentes daquelas apresentadas pela matria-prima original.

42

Construo do canteiro (ou minhocrio) O mais utilizado o canteiro de alvenaria. O fundo do canteiro pode ser de terra batida ou coberto com um lenol plstico ou at mesmo revestido com cimento. O terreno deve possuir declividade superior a 2% para facilitar o escoamento de gua. A disposio dos canteiros deve ser transversal direo do declive. recomendada a abertura de orifcios na base dos canteiros de alvenaria, ao longo do seu comprimento, para facilitar a drenagem do excesso de gua do meio de cultura. Inoculao das matrizes

A inoculao deve ser efetuada quando as condies do meio de cultura estiverem propcias, o que ocorrem de 30 a 45 dias aps a montagem do meio; esse prazo necessrio para permitir uma cura parcial do meio de cultura e favorecer o desenvolvimento das minhocas. Quanto maior o nmero de microorganismos no meio de cultura, mais nutritivo ele se torna para as minhocas. A melhor forma de se avaliar a atividade microbiana na vermicultura atravs da temperatura do substrato. Quanto maior a temperatura, maior a quantidade de microrganismo, portanto maior quantidade de protena disponvel para as minhocas. Desde que esta temperatura no ultrapasse 70 graus. Para um melhor rendimento deve-se inocular as matrizes to logo a temperatura regrida dos 35 graus, que o limite de tolerncia superior para as minhocas. A inoculao feita com 3 a 4 Kg de minhocas por metro quadrado de canteiro. interessante que voc observe o canteiro nos primeiros dias aps a inoculao, caso haja fuga ou morte das matrizes, o meio de cultura foi mal elaborado, e no apresenta condies ideais para as mesmas. Separao das minhocas

As minhocas devero ser retiradas entre 50 e 60 dias aps a inoculao, ultrapassado este perodo comea a ocorrer fuga por falta de alimento. So vrias as formas para se retirar as minhocas do canteiros da produo, sendo estas as principais: Catao manual Ultilizao de luz

43

Ultilizao de iscas Separao com peneiras comuns Separao com peneiras rotativas ou vibratrias

A catao manual a forma mais eficiente, porm, a mais trabalhosa e a que envolve mais mo-de-obra. A separao com utilizao de luz se faz colocando uma fina camada do meio sobre uma tela cuja abertura da malha permita a passagem das minhocas; a tela com o meio colocada sobre um tambor contendo esterco, curtido e o conjunto, exposto luz do sol ou luz artificial. A separao com iscas simples e feita colocando sacos vazados (como os de cebolas) com esterco curtido sobre o meio de cultura. A abertura da malha dos sacos deve permitir a passagem das minhocas. A isca promove a migrao das minhocas, fornecendo alimento, j que o composto no fornece mais. Tanto a peneira comum, como a rotativa e a vibratria, dotadas de pequenas malhas, separam bem as minhocas, porm, provocam muitas mortes por ferimento e stress; a peneira comum ou manual a menos prejudicial das trs. Em todos os mtodos aconselhvel que voc faa o peneiramento final do hmus para melhorar sua aparncia granulomtrica, principalmente se o hmus destinado ao comrcio. Dinmica da vermicompostagem:

necessrio que o produtor mantenha um ciclo de curtimento do esterco, j que este substrato deve ser utilizado a cada 20 dias como alimentao em camadas de 15 a 20 cm de altura no canteiro. E tambm quando ocorrer a separao das minhocas do hmus, j preciso um meio de cultura pronto para ser inoculado novamente. muito importante a elaborao de um cronograma, visando sincronizar o curtimento do esterco e as realimentaes, j que o esterco curtido no pode ser estocado, devido a perda de suas propriedades nutritivas para as minhocas. Matria-prima

preciso qualificar e quantificar a matria-prima! Como fonte de matria-prima para a vermicompostagem, temos o meio de cultura, substrato que se monta dentro do

44

minhocrio para abrigar as minhocas e transformar-se em hmus. Os meios de cultura mais comuns so os estercos animais puros. Voc deve lembrar sempre que antes de serem utilizados, devem sofrer uma cura parcial, para a produo de hmus. A forma mais fcil de se obter essa cura por meio de pilhas de esterco. Vamos conhecer as dimenses dessas pilhas... 2 metros de largura 1,5 metro de altura Comprimento variando com a quantidade de esterco utilizada.

interessante a utilizao de uma cobertura vegetal morta, sobre a pilha, para evitar a perda de umidade. A pilha pode ser constituda de esterco puro ou de uma mistura de esterco com capim, bagao de cana, ou outros restos vegetais picados. Recomendando-se a proporo de uma parte de esterco para uma de capim picado, ou duas partes de capim para uma de esterco. A pilha deve apresentar PH entre 6,2 e 7,0 e umidade entre 70 e 80%, como condies biticas ideais, para que as minhocas expressem todo o seu potencial produtivo. O esterco de porco precisa perder o excesso de gua para ser curtido e depois humificado pelas minhocas, pois geralmente muito mido. O esterco de aves, para ser utilizado, precisa ser composto com restos vegetais ou serragens; cuidado para no utilizar serragens muito vermelhas, pois podem ser txicas para as minhocas. Voc pode utilizar como meio de cultura uma mistura de esterco bovino e bagao de cana, nas propores de 1:1, 2:1 ou 3:1, sendo, no entanto 1:1 a proporo de esterco/bagao a que as minhocas melhor respondem (Aquino,1994) . Infra-estrutura (instalaes, equipamentos, maquinrios)

Alm do meio de cultura, voc ir precisar da minhoca propriamente dita como instrumento de produo de hmus. Essas minhocas so chamadas de matrizes. A espcie mais utilizada no Brasil para a vermicompostagem a Eisenia foetida, ou popularmente conhecida como "vermelha da califrnia", que demonstra resultados superiores a outras espcies. Tambm merece um pequeno destaque para a Eudrilus

45

eugeniae (gigante africana , que pode ser criada nas mesmas condies da Eisenia, a qual tomamos como modelo para as informaes de minhocultura nesse momento. Para a aquisio das matrizes, a idoneidade e capacidade tcnica do fornecedor devem ser avaliadas, a fim de que se evitem problemas e contratempos na programao. O comrcio de matrizes, geralmente feito pelos prprios criadores, tem por base de venda o quilo ou litro de minhocas, que so acondicionadas em caixas de madeira ou de papelo bem arejadas. Considerando que o peso mdio das minhocas adultas varia de 0,8 a 1,0 grama, em 1,0 quilo deveremos ter de 1.000 a 1.250 matrizes. importante voc no esquecer que o tempo gasto com o transporte das matrizes do fornecedor aos canteiros onde elas sero criadas, deve ser o menor possvel; com isso evita-se que o stress provoque a morte de um grande nmero de matrizes. Aspectos econmicos

Durante a fase de programao do minhocrio, da construo e preparo dos canteiros, o futuro minhoculturor no deve descuidar de pesquisar no mercado as fontes de fornecimento de matrizes, considerando a quantidade a ser adquirida, preos, poca e condies de entrega. Dentro da minhocultura , alm da comercializao do hmus, uma outra atividade a comercializao de matrizes para outros minhocultores, e o comrcio de minhocas vivas para a pesca esportiva . Voc deve lembrar tambm que a minhoca muito rica em aminocidos essenciais sendo, portanto uma tima fonte de protena para a criao de animais domsticos como aves, rs, peixes, sunos e coelhos. O hmus de minhoca destina-se principalmente ao mercado paisagstico como parques, jardins, e vasos; bem como hortas domsticas. O empresrio produtor de hmus deve procurar mercado para seus produtos, em estabelecimentos, relacionados com as prticas citadas. No conveniente procurar mercado para o hmus de minhoca nos cintures verdes que cercam as cidades, pois o esterco humificado mais caro que o esterco fresco (cr), e, portanto mais recomendado aos agricultores comprarem o esterco e compost-lo na propriedade do que comprar o hmus de minhoca. E como fazer a comercializao do hmus?

46

Pode ser feita a granel ou acondicionando-se o produto em sacos plsticos de capacidades variadas, como 1, 5, 10, 20 ou 60 Kg; o material pode ser previamente peneirado ou no. Pode ser de grande viabilidade para pecuaristas, principalmente para produtores de leite, j que com o gado tratado no cocho fica fcil a coleta de esterco, o que dispensa a compra do mesmo e conseqentemente diminui o custo do produto final . O hmus de minhoca sem dvida o melhor fertilizante orgnico disposio dos produtores, no que diz respeito rpida disponibilizao de nutrientes. Vale lembrar que, no caso da agricultura orgnica certificada fundamental que se conhea a origem da matria-prima, a fim de evitar uma contaminao por resduos de produtos veterinrios, como carrapaticidas e antibiticos. Correo e Nutrio Calagem A calagem a prtica da adio de calcrio ao solo, com os seguintes objetivos: elevar o pH do solo, diminuindo sua acidez; neutralizar o alumnio e o mangans txicos; flocular o solo, contribuindo sua melhor agregao e adicionar clcio e magnsio ao solo, que so importantes nutrientes vegetais.

Segundo Primavesi, como o pH 7,0 o ponto neutro, acreditava-se que todos os solos deveriam ser corrigidos at atingir este ponto. Isto acabou provocando grandes desequilbrios, principalmente nas reas tropicais. Na agricultura orgnica a calagem no s permitida como tambm recomendada, tomando-se, entretanto, alguns cuidados na aplicao do calcrio. A partir da anlise de solo, feita em algum laboratrio idneo de sua regio, possvel calcular a quantidade de calcrio necessria para se elevar o pH at um ponto satisfatrio e tambm neutralizar os elementos txicos. Estes clculos exigem o auxlio de um tcnico ou ento, normalmente, j vem prontos no resultado na anlise de solo, dependendo da cultura que se pretende instalar.

47

De maneira prtica, recomendamos o seguinte: usar sempre que possvel calcrio dolomtico, pois rico em clcio e magnsio; nunca utilizar doses muito altas (maiores do que 2.000 kg/ha), pois isso prejudica muito o equilbrio fsico-qumico e biolgico do solo; uma dosagem largamente utilizada a de 100 a 150 g/m2, incorporados superficialmente ao solo; para que haja um efeito melhor no uso do calcrio, importante que a calagem seja feita com uma antecedncia mnima de 30 dias e com o solo mido.<destacar/> Fosfatagem A fosfatagem ou aplicao de fsforo no solo uma prtica importante, pois alm deste elemento ser indispensvel planta, que o utiliza em diversas atividades fisiolgicas, os solos tropicais so, via de regra, pobres em fsforo. Para entender melhor esta questo, voc deve saber que sem o fsforo no h crescimento vegetal uma vez que ele responsvel pela transferncia de energia na produo de substncias orgnicas da planta (Primavesi). Na agricultura orgnica recomenda-se a utilizao de fontes menos solveis de fsforo, como os fosfato naturais ou os termofosfatos. Fontes mais solveis, como o supertriplo, por exemplo, causam desequilbrios ao solo quando utilizados em grandes quantidades. Como o fsforo tem a caracterstica de se fixar, ou seja, tornar-se indisponvel s plantas, por se agregar a outros compostos do solo, Primavesi sugere algumas prticas para manter o fsforo disponvel no solo. So elas: 1) a manuteno de um pH maior que 5,5 e menor que 7,5; 2) a conservao de uma bioestrutura (estrutura viva) grumosa que permita o arejamento adequado do solo; 3) a incorporao peridica de matria orgnica ao solo.

48

Potssio O potssio, apesar de ser um elemento fundamental ao desenvolvimento das plantas, comercialmente encontrado, em sua quase totalidade na forma de cloreto, o que desequilibra e intoxica plantas e microorganismos do solo. Qual a maneira correta de obt-lo? Por meio da adubao com palhas, cascas e cinzas, tomando o cuidado de no exagerar com as cinzas, pois pode desequilibrar o solo devido ao seu pH elevado. As certificadoras toleram o uso de sulfato de potssio, desde que seja comprovada sua deficincia (mediante anlise de solo) e seja efetuada comunicao prvia ao rgo de inspeo. Micronutrientes Os micronutrientes so elementos qumicos assim chamados porque so utilizados em pequenas quantidades pelas plantas. E eles so importantes para os processos vitais? So sim, pois agem principalmente como catalisadores19, ou seja, responsveis indiretos pela sntese das substncias vegetais. Cada elemento tem uma importncia distinta e no cabe aqui descrever cada um deles. Na agricultura orgnica o uso de micronutrientes permitido. No entanto, por se apresentarem normalmente sob a forma de sais solveis, recomenda-se a quelatizao destes elementos. Trata-se de uma transformao dos elementos que se apresentavam sob a forma de sais em formas menos agressivas ao solo e s plantas.

19

Catalisadores - substncias que aceleram as reaes.

49

Exerccio Relacione a 1 coluna de acordo com a 2. 1 - Calagem 2- Fosfatagem 3- Potssio 4- Micronutrientes (, que o utiliza em diversas atividades fisiolgicas, os solos tropicais, so, via de regra, pobres em fsforo. ( ) Agem principalmente ou seja, como

catalisadores,

responsveis

indiretos pela sntese das substncias vegetais. ( ) a prtica da adio de calcrio ao recomendada, tomando-se,

solo.

entretanto, alguns cuidados na aplicao de calcrio. A partir da anlise de solo, feita em algum laboratrio idneo de sua regio, possvel calcular a quantidade de calcrio necessria para se elevar o pH at um ponto satisfatrio e tambm neutralizar os elementos txicos. ( ) Apesar ao de ser um elemento das

fundamental

desenvolvimento

plantas, comercialmente encontrado, em sua quase totalidade, na forma de cloreto, o que desequilibra e intoxica plantas e microorganismos. O meio correto de us-lo por meio da adubao com palhas, cascas e cinzas, tomando o cuidado de no exagerar com as cinzas, pois pode desequilibrar o solo devido ao seu pH elevado. ( ) uma prtica importante, pois, alm deste elemento ser indispensvel planta,

50

Mdulo 4 - Implantao de Quebra-ventos e arborizao de lavouras Implantao de Quebra-ventos e arborizao de lavouras O caf (arbica) tem como origem gentica a Etipia e em sua condio natural ele uma planta de sub-bosque, ou seja, depende essencialmente da sombra para sobreviver e produzir em equilbrio. de se supor, portanto, que uma produo equilibrada de caf deva ocorrer sob a sombra de uma floresta, no entanto, isso somente acontece tcnica e economicamente vivel em regies prximas linha do Equador, como na Amrica Central ou no sul do Cear, no caso brasileiro. Em outras regies, como Minas Gerais e o Paran, j foi provado que o sombreamento total da lavoura de caf no proporciona uma produo razovel de frutos, ainda que se possa considerar que essa forma seja ecologicamente mais equilibrada.

Experincia com caf sombreado na Estao Experimental da EPAMIG de Machado, provavelmente da dcada de 40 (foto da Estao)

O que fazer ento nessas regies? O caf a pleno sol em regies tropicais e subtropicais j se mostrou produtivo, mas provavelmente a cultura sofra com os desequilbrios advindos de um manejo que no se assimila com seu ambiente de origem. E qual a conseqncia desse tipo de desequilbrio? Como voc j viu, a proliferao de pragas e doenas do cafeeiro. A alternativa, portanto, a arborizao dessas lavouras.

51

A definio da densidade de populao de rvores que proporcionaro essa arborizao, bem como a escolha da espcie adequada depende ainda de mais pesquisas na rea e no envolvimento de pesquisadores e suas instituies no tema. A Associao Nacional de Caf da Guatemala preparou critrios de determinao da densidade de sombra. So eles:

A definio da espcie, no entanto, deve-se valer da observao do produtor ou de outros produtores de sua regio, no que diz respeito quelas rvores que so amigas ou inimigas do caf. importante voc lembrar que uma rvore amiga numa determinada regio pode ser inimiga em outra e vice-versa. A pesquisa tambm tem apontado para a possibilidade de se aproveitar economicamente do processo de arborizao, com a incluso de espcies comerciais como as palmeiras (para a produo de palmito), abacateiros, macadmia e seringueira.

52

Exerccio A respeito das condies de cultivo, qual das alternativas abaixo corresponde melhor com densidade de sombra abaixo de 40%? a) Alta temperatura no ambiente e no solo e baixa umidade relativa no ambiente e no solo. b) Maior exposio luz solar. c) Condies especiais de posicionamento da lavoura com respeito a trajetria do sol ( face sul ). d) Alta fertilidade natural do solo e baixa temperatura no ambiente e no solo.

53

Mdulo 5 - Microorganismos Microorganismos sempre bom inocular o composto orgnico com microorganismos favorveis. E isto pode ser feito sem haver a necessidade de comprar qualquer inoculante. Mas como fazer isso? simples basta tirar uma poro de solo orgnico. Esta poro ser polvilhada por cima das camadas durante a confeco da pilha. Depois de feita a primeira pilha, as prximas recebero, ao invs da terra, uma poro de composto (inoculante). A confeco da pilha se d em camadas, a fim de facilitar a visualizao das propores. Normalmente trs partes de carbono para uma de nitrognio. Mas se o material j foi separado previamente na proporo certa, no necessrio haver camadas, at melhor, pois assim os componentes ficam mais prximos o que facilita o trabalho dos microorganismos. Quando feita em camadas, voc deve colocar primeiro o material palhoso e sobre ele o rico em nitrognio, se houver necessidade de gua, irrigue. Faa isso at o monte atingir dimenses mximas de 2 metros de largura por 1,5 de altura por comprimento varivel. Importante num composto alm da relao C/N a umidade e o ar, por isso, a pilha no pode ser muito larga.

Exemplo anterior de compostagem com viso do composto pronto (foto do autor)

54

Alguns materiais frescos no precisam de muita gua, Vamos ver um exemplo? A grama recm cortada. Outros secos necessitam, e isso deve ser feito no momento em que se monta a pilha, camada por camada, como foi dito acima. A pilha no deve ficar encharcada, pois os microorganismos necessitam de oxignio. Depois de montada a pilha, voc deve proteg-la da chuva, utilizando palha seca, saco plstico etc. sobre o monte. Se houver condies para faz-lo em local coberto, plano e com gua prxima, melhor! Como dissemos os microorganismos necessitam de oxignio. Caso haja

encharcamento ou demora para revirar a pilha, o processo de digesto pode ser atrasado. Mesmo mantendo a umidade ideal, o oxignio consumido em aproximadamente 3 a 4 dias. E a nica maneira de supri-lo revirando a pilha. O revolvimento do composto deve acontecer com maior freqncia possvel, sempre preocupando em cortar bem o material (o enxado uma ferramenta que se presta a este servio), colocando a parte externa para dentro e a parte de dentro para fora. Outras dicas: Utilizar diversos materiais para um suprimento equilibrado de nutrientes para os microorganismos, como complementos (o composto pode ser enriquecido com cinzas, fosfato natural, p de rochas - basaltos, xistos, cinzas vulcnicas etc.); Triturar o material rico em carboidrato, facilitando o trabalho de confeco da pilha e dos microorganismos. Caso o material seja difcil de passar no triturador ou voc no tenha um, use o faco, faa fendas e deixe-o fermentando previamente; Revolva freqentemente o composto e mantenha a umidade permanente;

Ferramentas necessrias: enxado, faco, garfo e termmetro do solo. Caso no tenha o termmetro, utilize o teste da barra de ferro. Introduza uma barra de ferro no interior da pilha de composto e retire-a depois de um tempo. Se estiver to quente que no seja possvel segur-la com a mo, a temperatura est elevada, necessitando ser molhado. Caso j esteja mido, deve-se revir-lo, mantendo a temperatura por volta de 70. O composto ficar pronto quando a temperatura comear a baixar e ficar prxima ao ambiente, distinguindo-se ainda os componentes, parcialmente decompostos. A utilizao nesse estgio traz grande impulso aos microorganismos do solo.

55

O uso do composto no preparo do solo enquadra-se como um material que promove condicionamento do solo, ou seja, melhoria de suas condies fsico, qumicas e biolgicas, ao mesmo tempo em que nutre as plantas. O composto deve ser incorporado superficialmente (at 8 cm) em rea total do canteiro com a quantidade variando em funo do estado em que se encontra o solo: Solo fraco: - de 1,5% de matria orgnica dose 7 kg/m2 Solo mdio - de 1,5 a 3% de matria orgnica dose 5 kg/m2 Solo bom - mais de 3 % de matria orgnica dose 3 kg/m2

A quantidade pode variar ainda em funo da cultura plantada, regio (clima) e tipo de solo. Vamos ver um exemplo: regies quentes e midas com solos arenosos apresentam uma taxa de mineralizao maior que regies temperadas. O uso de cobertura morta, neste caso, imprescindvel. O gradiente de exigncia das hortalias aumenta de raiz para caule, folha, flor at frutos. Se a quantidade de composto disponvel for escassa, concentre-o em covas ou sulcos, e complemente a nutrio com estercos lquidos. Bokashi O que Bokashi? Bokashi a definio em lngua japonesa de todo composto de origem orgnica. Bokashi fermentado em EM e funo no solo

EM (Effective Microorganisms) um conjunto de microorganismos que vivem no solo naturalmente frtil. No se tratando nem de fertilizante qumico e nem de hormnio. uma suspenso na qual coexistem mais de 10 gneros e 80 espcies de microorganismos eficazes, assim chamados porque agem no solo fazendo com que a sua capacidade natural tenha plena ao. Pode-se dizer que o EM constitudo basicamente por quatro grupos de microorganismos que so: Leveduras; Actinomicetos; Bactrias produtoras de cido lctico; Bactrias fotossintetizantes.

56

Cada grupo desempenha uma funo no solo melhorando a capacidade de produo das plantas, pois confere a elas, maior resistncia aos agentes patgenos existentes no solo e maior disponibilidade de elementos necessrios ao crescimento. Funo do Bokashi no solo

Devido sua composio muito rica em matria orgnica, proporciona ao solo uma srie de vantagens, entre elas, uma melhor estrutura. Como o Bokashi feito pela Associao dos Agricultores do Sculo XXI, em Pilar do Sul, So Paulo, contm EM, podemos dizer que, desde que aplicado de forma correta, recupera o solo depauperado. Os microorganismos contidos no Bokashi transformam a matria orgnica em substncias solveis e utilizveis pela planta. Cuidados sobre a fabricao do Bokashi

O principal cuidado que se deve exercer ao preparar o Bokashi, o seu ponto de umidade. A umidade no preparo importante, pois atravs dela que podemos obter um Bokashi de extrema qualidade ou ento um Bokashi putrefato, no qual a maioria dos nutrientes se perde por meio da m fermentao. O primeiro passo ir molhando aos poucos o material. Depois de tudo uniformemente misturado, coloca-se um pouco na palma da mo, que deve ser fechada com fora e esse composto no deve escorrer entre os dedos e nem deve ser to seco a ponto de no formar um torro. O torro que se forma na mo deve ser facilmente esfarelado quando manipulado. Fermentao do Bokashi

Aps a mistura de todos os componentes do Bokashi e com sua umidade ideal em torno de 50%, o Bokashi deve ser colocado para fermentar, sempre lembrando que a temperatura da fermentao no deve ultrapassar 50C. Cada vez que o composto atingir essa temperatura, deve ser revolvido. O Bokashi deve ser amontoado e coberto com sacos de estopa ou lona de algodo, para iniciar a fermentao como mostra a figura abaixo.

57

Dependendo da temperatura e umidade do local, o Bokashi atinge a temperatura de 50C em torno de 20 a 24 horas. Depois do primeiro revolvimento, o Bokashi continua sua

fermentao, sendo necessrio revolver toda vez que atinge 50C. Em condies ideais, o Bokashi estar pronto em uma semana a dez dias. Mtodos de aplicao do Bokashi

O Bokashi pode ser aplicado em covas, ruas, no p da planta, a lano ou com calcareadeira 20 quando a rea for muito grande. O Bokashi compatvel com prticas convencionais da agricultura. No caso de aplicao manual, deve-se tomar cuidado para que no haja torres muito grandes. A quantidade de Bokashi a ser aplicada no solo varia muito de cultura para cultura e tambm do histrico e anlise do solo. Em um solo em que a quantidade de matria orgnica baixa, a dosagem e a freqncia de aplicao bem diferente de um solo onde a matria orgnica sempre incorporada. Como o Bokashi possibilita a melhora do solo em diversos aspectos, com o decorrer do tempo, pode-se diminuir gradativamente a dosagem de aplicao no solo. Em condies adequadas pode-se armazenar por 06 (seis) meses. Relao dos materiais utilizados no preparo do Bokashi

Calcareadeira - implemento agrcola que esparrama o calcrio no solo na calagemC/N- relao carbono/ nitrognio.
20

58

Exerccio Sobre o Bokashi marque a alternativa errada. a) Bokashi a definio em lngua japonesa de todo composto de origem orgnica. b) O Bokashi, devido sua composio muito rica em matria orgnica, proporciona ao solo uma sria de vantagens, entre eles, uma melhor estrutura. c) Como o Bokashi feito pela Associao dos Agricultores do Sculo XXI, em Pilar do Sul, So Paulo, contm EM, podemos dizer que, desde que aplicado de forma correta, recupera o solo depauperado. d) Os microorganismos contidos no Bokashi transformam a matria orgnica em substncias insolveis e no reutilizveis pela planta.

59

Mdulo 6 - Supermagro Supermagro O biofertilizante (Supermagro) um adubo orgnico lqido, proveniente de um processo de decomposio da matria orgnica (animal ou vegetal) por meio de fermentao anaerbica
21

em meio lquido. O resultado da fermentao um resduo

lquido, utilizado como adubo foliar, defensivo natural, chamado biofertilizante (Supermagro). um resduo slido, utilizado como adubo orgnico. O biofertilizante (Supermagro) utilizado como adubo foliar, complementar a adubao orgnica do solo, fornecendo micronutrientes (os micronutrientes so sais minerais essenciais ao metabolismo, crescimento e produo das plantas, porm exigidos em pequenas quantidades). Ele tambm atua como defensivo natural por ser meio de crescimento de bactrias benficas, principalmente Bacillus subtilis, que inibe o crescimento de fungos e bactrias causadores de doenas nas plantas, alm de aumentar a resistncia contra insetos e caros. Este biofertilizante (Supermagro) composto de esterco, gua, sais minerais (micronutrientes), outros resduos animais, melao e leite. A composio variada e rica para que o biofertilizante (Supermagro) sofra um completo processo de fermentao e seja nutritivo para as plantas. Ingredientes TABELA 1 (ingredientes bsicos)

21

Fermentao anaerbica - fermentao bacteriana sem a presena de oxignio.

60

TABELA 2 (Sais Minerais)

devem ser divididos em duas vezes

TABELA 3 (Complementares)

Preparo: Em um recipiente de 200L (tambor) coloque os 40 litros de esterco, 100 litros de gua, 1 litro de leite e 1 litro de melao, misture bem e deixe fermentar por 3 dias. A cada 5 dias dissolva um dos sais minerais em 2 litros de gua morna, junte com 1 litro de leite, 1 litro de melao (ou 0,5 kg de acar) e um dos ingredientes complementares (Tabela 3) e misture com o esterco em fermentao. Aps adicionar todos os sais minerais, na ordem sugerida (Tabela 2), complete at 180 litros e deixe fermentar: no vero por 30 dias e no inverno por 45 dias. Modo de usar: A diluio recomendada de 2% e a pulverizao mensal. A receita do Supermagro foi desenvolvida no Rio Grande do Sul, pelo Tcnico Agropecurio Delvino Magro e por agrnomos do Centro de Agricultura Ip (CAE) para utilizao em culturas de uva, ma, pssego, tomate, batata e hortalias em geral.

61

6.1 Integrao Animal (A Pecuria Orgnica Possvel)

Como vimos anteriormente, a integrao animal fundamental num organismo agrcola e, em alguns casos, passa a ser preponderante em sistemas orgnicos de produo. Neste material no poderemos tratar o tema com excessiva profundidade, pois para tanto seria necessrio desenvolver um curso especfico sobre produo animal orgnica. Resolvemos, portanto, transcrever um artigo do site Planeta Orgnico que trata da Pecuria Orgnica e apresenta os princpios bsicos que podem ser extrapolados, guardadas as devidas propores, para outros animas como ovinos, sunos e aves. Os modelos de produo animal desenvolvidos na Europa e Amrica do Norte nos ltimos 30 anos se caracterizaram como sistemas intensivos de alta produtividade. Estes modelos tm como base a concentrao de uma alta populao animal por rea ocupada, tanto nas criaes de bovinos, sunos (porcos), aves e outras. Esta intensificao gerou, em um curto prazo, diversos problemas que inviabilizaram tcnica e economicamente os sistemas de produo. Voc deve lembrar do advento do mal da vaca louca na Europa, pois bem, este um exemplo de resultado tcnico. Os resultados econmicos se caracterizam pela reduo das margens de lucro e uma eterna iluso que a escala de produo iria viabilizar estes modelos. A partir da, os animais domsticos passaram a ter as chamadas enfermidades da civilizao, que so males que provm de cruzamentos genticos equivocados, alimentao cada vez mais artificial, atividade reprodutiva com influncia de produtos qumicos e, principalmente, instalaes totalmente inadequadas. Diversas doenas comearam a surgir e, conseqentemente, constatou-se que os modelos produziram mais problemas que resultados. Alm disto, podemos tambm constatar os impactos causados por este modelo de intensificao no meio ambiente: como exemplo, temos a contaminao dos recursos hdricos, que tambm atinge os prprios animais quando estes passam a consumir uma gua de m qualidade. Podemos concluir que os sistemas produzidos nos ltimos anos no consideraram um fator bsico para um desenvolvimento racional das criaes animais: o bem estar dos animais. Atualmente, pesquisas vm comprovando que o fator bem estar animal

62

determinante na viabilidade tcnica e econmica dos sistemas de produo animal. A partir desta premissa bsica que poderemos definir os modelos mais adequados para a nossa realidade, evitando novos equvocos como foi a implantao de sistemas super intensivos. Os princpios gerais da criao de animais em sistemas agroecolgicos so baseados na idia de que as espcies e raas de animais devem ser escolhidas a partir da sua capacidade de adaptao s condies edafo-climticas (de solos e clima) de cada propriedade. O estudo da bioclimatologia animal j define muito bem as limitaes e potencialidades deste potencial de adaptao dos animais ao meio ambiente (solo, clima, etc.). Baseando-se nos princpios desta matria cientfica possvel realizar a escolha adequada da espcie e raa a ser trabalhada. A partir desta escolha fundamental definir o manejo da criao de forma a considerar o comportamento natural do animal que vai ser trabalhado. De acordo com os princpios agroecolgicos o manejo no poder ser dependente de recursos tecnolgicos e de altos investimentos, as tcnicas devem ser naturais e localmente adaptadas. Quanto aos aspectos de manejo sanitrio deve-se recorrer as tcnicas veterinrias alternativas, como a fitoterapia e a homeopatia (j disponveis no mercado). Diretrizes da Associao de Certificao do Instituto Biodinmico (IBD) Segundo as diretrizes da Associao de Certificao "Instituto Biodinmico" ( IBD ) para a criao animal e produtos de origem animal " Em toda a criao, dever considerar-se as necessidades do animal em relao a espao, movimentao, aerao, proteo contra o excesso de luz solar direta, acesso gua e forragem , comportamento prprio da espcie, para evitar o estresse. Para manejo semiconfinado de bovinos, caprinos, ovinos e sunos deve ser garantido um mnimo de 1 m2 de espao para cada 100b Kg de peso vivo. Para aves o espao mnimo garantido deve ser de 5 aves por m2, com acesso a luz solar direta e forragem. " Enfim, as normas de produo animal levam em considerao o bem estar animal em primeiro lugar para posteriormente podermos esperar um resultado produtivo compatvel com a capacidade de produo de cada espcie e cada raa.

63

A partir deste princpio, necessrio a anlise dos impactos da produo animal sobre o meio ambiente. Primeiramente deve-se considerar o impacto sobre a paisagem natural. Tambm necessrio se objetivar o menor impacto possvel ao solo, a flora, a fauna e principalmente aos recursos hdricos (rios, fontes de gua, represas, lagos etc.). Um bom exemplo em relao aos impactos causados pelo modelo de formao de pastagens e seu manejo intensivo: este modelo gerou a curto prazo diversos impactos como processos de desertificao, aparecimentos de eroses, queimadas

indiscriminadas, aparecimento de novas pragas e outros. Todos estes impactos contribuem para concluirmos que o maior prejudicado o ser humano e sua sade, ou seja, alm de todos os malefcios ao meio ambiente que interferem na qualidade de vida humana, o alimento produzido por estes sistemas de pssima qualidade. Existem riscos para a sade humana originados pelo modelo convencional de pecuria? A Revista Brasileira Agropecuria alerta: "Os seres humanos so afetados de

diversas formas pelos sistemas de produo animal, seja na ingesto de gua e alimentos contaminados, no trabalho de aplicao de agrotxicos ou na exposio a ambientes insalubres. Foram constatados resduos de medicamentos veterinrios e agrotxicos no leite de vacas e mulheres, com reflexos em crianas que deles se alimentaram. Cncer e leucemia em humanos tm sido associados ao uso de produtos qumicos em animais". Diante destas comprovaes feitas pela comunidade cientfica, devemos realmente rever os princpios bsicos dos modelos de produo animal e desenvolver novos modelos com pilares sustentveis e que permitam um mnimo de segurana alimentar e sanitria ao ser humano.

64

6.2 - Manejo Nutricional Novos modelos

Os novos modelos de desenvolvimento da pecuria so caracterizados por sistemas com tecnologias "limpas, baseados nos princpios da sustentabilidade da produo. Estes novos modelos devem gerar uma pecuria orgnica que tenha como prioridade o bem estar dos animais. Os sistemas de produo devem objetivar uma produo que, ao mesmo tempo em que no comprometa o equilbrio ecolgico dos agroecossistemas tenha como a meta produzir um alimento de qualidade. O manejo geral da pecuria orgnica deve considerar principalmente o bem estar dos animais, suas necessidades em relao ao ambiente e suas exigncias nutricionais. Devemos entender que para consolidar uma pecuria em sistemas de produo agroecolgicos necessrio que a propriedade esteja certificada e que tenha adotado o manejo holstico (abrangente, integrador) de todos os setores do empreendimento. Os animais devem nascer e serem criados nestas propriedades para que seus produtos (leite, carne, etc.) recebam o selo de orgnicos. A evoluo de um rebanho orgnico deve se dar a partir destes animais que nasceram e se desenvolveram dentro da propriedade com certificao para produtos orgnicos. Atualmente, segundo as normas tcnicas de produo do Instituto Biodinmico (IBD), a aquisio de animais externos propriedade limitada ao mximo de 10 % do total do rebanho. O desenvolvimento do rebanho atravs de transplante de embries ou qualquer outro tipo de manipulao gentica como o uso de animais geneticamente modificados (popularmente chamado de transgnicos) proibido na pecuria orgnica. Manejo Nutricional Quanto ao manejo nutricional na pecuria orgnica, este baseado principalmente no uso de pastagens, alm do uso de forrageiras volumosas. Exemplos de Um exemplo de forrageira volumosa so a cana-de-acar, o capim elefante, silagens,

65

leguminosas, feno e outras opes, desde que produzidas de acordo com as normas agroecolgicas para produo agrcola. O uso de raes e concentrados devem ter um total controle de origem, ou seja, necessrio que a fonte dos ingredientes seja conhecida e provenha de sistemas de produo orgnico. O uso de raes com resduos animais como cama de frango, farinha de peixe, farinha de ossos e outras similares proibido nas normas de produo. Atualmente, de acordo com a Instruo Normativa n0 007, de 17/05/1999, que orienta as normas das certificadoras nacionais, existe uma tolerncia em relao aos ingredientes no comprovados como orgnicos, tais como os gros de milho, soja, trigo, sorgo etc. Voc pode usar at 20 % de toda matria seca dos ingredientes fornecidos aos animais provenientes de fontes no orgnicas. As raes e concentrados no podem conter antibiticos, uria, aditivos, conservantes qumicos, promotores de crescimento, corantes artificiais, resduos de animais e qualquer outra substncia que persistir no ambiente e afetar a cadeia alimentar. Tambm restritivo o uso de fontes sintticas de vitaminas e suplementos. Existem vrias alternativas para substituio das substncias proibidas. Com relao aos aditivos das raes e concentrados, pode-se usar vitaminas de origem natural, ervas, leveduras, melao, sal, algas e acar mascavo (todos provenientes de sistemas agrcolas orgnicos). Cabe ressaltar o imenso potencial de ervas que podem ser utilizados para estes fins, j que a pesquisa est praticamente iniciando trabalhos que iro gerar novas alternativas. Manejo sanitrio O manejo sanitrio para a pecuria orgnica sempre foi o maior dos desafios para a implantao de sistemas agroecolgicos. Hoje a pesquisa j conquistou avanos significativos atravs da homeopatia veterinria, da fitoterapia e da utilizao de microorganismos benficos. De acordo com a veterinria e pesquisadora Sra. Maria do Carmo Arenales, no seu livro, "Produo Orgnica de Carne Bovina", o princpio bsico da homeopatia a utilizao de medicamentos dinamizados que so preparados a partir de substncias

66

animais, vegetais, minerais ou tecidos doentes. Na dinmica dessa preparao, a matria oriunda dessa substncia impregna as molculas do lcool (ou de acar) utilizado, deixando em tais molculas suas impresses energticas, sem alterar sua forma qumica. Segundo Arenales, a proposta da homeopatia na produo de alimentos de origem animal a tentativa de reverter uma realidade na qual "cerca de 3 milhes de toneladas de agrotxicos, anualmente so despejados no planeta, contaminando o solo e a gua, os animais e os vegetais. Conseqentemente, toda a contaminao e os efeitos residuais se voltam contra o ser humano." Para o manejo agroecolgico so permitidos medicamentos de origem natural tais como: preparados minerais, purgantes, vitaminas, plantas medicinais e eletrlitos. No so permitidos antibiticos de nenhuma natureza. As vacinas exigidas legalmente pela fiscalizao sanitria so permitidas e devem ser aplicadas dentro dos prazos determinados por lei. Em resumo, o manejo sanitrio da pecuria orgnica baseia-se em diversas medidas preventivas que tornam os animais mais sadios, diminuindo o risco de contrarem doenas.

Os sistemas agroecolgicos de produo animal apresentam uma tendncia de serem desenvolvidos ao ar livre com ocupao de reas com suas caractersticas naturais. Ele integra os animais s condies naturais do ambiente, tornando os animais adaptados a estas condies naturais. Este modelo j esta sendo bastante difundido. Em diversos pases existe um aumento significativo das reas de pastagens em manejo orgnico. Manejo Agroecolgico das Pastagens O manejo agroecolgico das pastagens uma medida que viabiliza tcnica e economicamente uma propriedade de pecuria em funo de serem modelos de baixo custo com uma otimizao dos potenciais naturais das reas. O precursor deste princpio foi o pesquisador francs Andr Voisin, que definiu um sistema de rodzio dos pastos a fim de que se permita um perodo de pastejo com uma lotao adequada e um perodo de descanso, suficiente para a recomposio vegetal das forrageiras existentes nos pastos.

67

fundamental a diversificao das espcies vegetais dentro das reas de pastagens. Em sistemas de pastejo contnuo ocorre uma seleo negativa das plantas com predominncia de poucas espcies; diminuindo a diversidade de forragens e conseqentemente diminui a qualidade dos pastos. O primeiro passo a ser realizado dentro de uma propriedade que objetiva o incio da pecuria orgnica a certificao da unidade de produo, ou seja, voc deve adotar medidas que enquadrem todo o sistema dentro da agroecologia, pois, a certificao voltada para processos de produo e no apenas para um nico produto agropecurio. Dentro dessa tica, as tcnicas de manejo da criao devem objetivar atender as necessidades fisiolgicas dos animais de forma a permitir que estes satisfaam suas necessidades bsicas de um comportamento natural e racional. O sistema deve proporcionar suficiente liberdade de movimento, ar fresco, luz natural, espao de acomodao e descanso, gua fresca e alimento natural. Os materiais a serem utilizados nas instalaes, no devem ser provenientes de processos que utilizaram produtos qumicos nocivos sade humana ou a sade dos animais. No so permitidos sistemas que os animais no tenham contato com a terra e nem sistemas que mantenham animais de forma individualizada. preciso deixar claro que os sistemas de produo agroecolgicos tambm devem buscar produtividade, equilbrio, estabilidade, resistncia, confiabilidade,

adaptabilidade e uma gesto eficiente. Todas estas premissas so fundamentais para atingir um sistema de produo pecuria verdadeiramente "orgnico". Portanto, o crescimento da pecuria orgnica deve ser baseado numa viso holstica que promova a "maturidade" ambiental e socioeconmica da propriedade, atravs do uso racional dos recursos naturais, da diversificao de espcies e da integrao de atividades dentro da propriedade, fundamentais para o sucesso do empreendimento.

68

Exerccio O que Supermagro?

a) um adubo orgnico lquido, proveniente de um processo de decomposio da matria orgnica atravs de fermentao anaerbica em meio lquido. b) um adubo inorgnico lquido, proveniente de um processo de decomposio da matria orgnica atravs de fermentao anaerbica em meio lquido. c) um adubo orgnico lquido, proveniente de um processo de decomposio de material reciclado atravs de fermentao anaerbica em meio lquido. d) um adubo orgnico lquido, proveniente de um processo de decomposio de material reciclado atravs de fermentao anaerbica na exposio ao sol.

69

Mdulo 7 - Proteo das plantas contra as pragas e doenas Na agricultura Orgnica o controle de insetos, caros, fungos, bactrias e viroses feito basicamente por meio de medidas preventivas. So elas: Plantio na poca correta e com variedades adaptadas ao clima e aos solo da regio; Adubao orgnica, atravs de compostos de restos de culturas, materiais vegetais e estercos enriquecidos com fosfatos naturais e micronutrientes; Rotao de culturas e adubao verde; Cobertura morta e plantio direto; Consorciao de culturas e manejo seletivo do mato; Uso de quebra-ventos e cercas-vivas.

Defensivos Naturais (inseticidas e fungicidas) Eventualmente, apenas as tcnicas preventivas no so suficientes para garantir a sade da cultura, principalmente em funo de variaes climticas bruscas e/ou quando o sistema de produo ainda no est totalmente equilibrado. Nestes casos, voc deve lanar mo de produtos naturais (verdadeiramente defensivos por no agredirem o homem ou o ambiente). Os inseticidas naturais podem ser preparados a partir de plantas ou minerais no txicos sade humana ao ambiente. Conhea alguns exemplos: Extrato de Pimenta do Reino

70

Preparo: Pegar 100 g de pimenta-do-reino e juntar a 1 litro de lcool em vidro ou garrafa, com tampa. Deixar em repouso por uma semana; Dissolver 25 g de sabo neutro em 1 litro de gua quente.

Modo de Usar: Na hora de usar, pegar um copo de extrato de pimenta-do-reino, a soluo de sabo, diluir em 10 litros, agitar a mistura e pulverizar. Recomenda-se o uso desta calda, principalmente, para as lagartas, pulges, tripes e cigarrinhas das solanceas (batata-inglesa, jil, berinjela, pimento e tomate), mas tambm para as de flores, hortalias, frutferas, gros e cereais. Para melhorar o efeito de proteo desta calda contra insetos voc pode adicionar o extrato alcolico de alho a calda antes da pulverizao, sendo recomendada, principalmente para a cultura do tomateiro. Triturar 100 g de alho e juntar a 1 litro de lcool em vidro ou garrafa, com tampa. Deixar em repouso por uma semana; Na hora de usar, voc deve pegar um copo de extrato de pimenta-do-reino, 1/2 copo de extrato de alho, a soluo de sabo, diluir em 10 litros, agitar a mistura e pulverizar. Para o caso das duas receitas, antes de us-las deve-se observar se esto ocorrendo inimigos naturais das pragas nas culturas e se estes, sozinhos no esto sendo eficientes no controle. Importante dar carncia de 3 dias entre a pulverizao e a colheita. No pulverizar as caldas nas horas mais quentes do dia (entre 10:00 e 16:00 horas); Na hora de pulverizar usar roupa de proteo (isto vlido para qualquer tipo de produto, natural ou sinttico).

Calda Bordalesa

A calda bordalesa um fungicida que surgiu no sculo passado, na regio de Bourdeaux, na Frana, para o controle de mldio em videiras. A calda bordalesa resulta da mistura de sulfato de cobre com cal virgem, diludos em gua. O seu uso

71

permitido na Agricultura Orgnica por ser o sulfato de cobre um produto pouco txico, e, por melhorar o equilbrio nutricional das plantas. A preparao mais comum da calda bordalesa se d na proporo de 1 parte de cal virgem e 1 parte de sulfato de cobre para 100 partes de gua (Tabela). A quantidade de cada ingrediente vai depender do volume final de calda pretendido. No nosso caso vamos propor as quantidades para encher um pulverizador costal de 20 litros:

O sulfato de cobre se dissolve lentamente na gua. Por isso, deve-se colocar 200 g do produto em um saquinho de pano ralo, num balde com 5 litros de gua. O saquinho deve ficar suspenso, prximo superfcie da gua, para facilitar a dissoluo. Para dissolver mais rapidamente o sulfato de cobre, pode-se utilizar gua morna ou coloclo na gua na noite anterior. A cal virgem deve ser de boa qualidade para reagir totalmente com a gua. As 200 gramas de cal so colocados no fundo de um balde com pouca gua para haver reao rpida. Se no houver aquecimento da mistura em menos de 30 minutos a cal no deve ser usada, pois de m qualidade. Quanto mais rpida a reao, melhor a cal. Depois da cal ter reagido com a gua, formando uma pasta rala, deve-se completar o volume de gua at 5 litros, cuja mistura ter uma aparncia de leite de cal, bem homognea. A mistura das duas solues dever ser feita despejando-se a com sulfato de cobre sobre a de cal; nunca o contrrio. A mistura dever ter um aspecto denso, onde a cal no se decanta. Aps mexer algumas vezes, coar a mistura e despejar no pulverizador, completando o volume at 20 litros. Para evitar queima das folhas das plantas, caso a calda esteja cida, deve-se fazer um teste com um canivete ou faca de ferro, pingando sobre a lmina uma gota da calda. Se aps trs minutos, no local da gota se formar uma mancha avermelhada,

72

sinal de que a calda est cida. Deve-se ento adicionar mais leite de cal, at que a mistura fique neutra. Recomendaes: TOMATE: A calda pode ser aplicada quando a plantinha estiver com 4 folhas. Controla a requeima, a pinta-preta e a septoriose. BATATINHA: Aplicar a partir de 20 dias aps a geminao. Controla a requeima e a pinta-preta. CEBOLA: Contra a mancha prpura e outras manchas das folhas, diluir 3 partes da calda em 1 parte de gua. ALHO: Usar a mesma recomendao para a cebola. Contra a ferrugem usar calda sulfoclcica. BETERRABA: Para mancha da folha (Cercospora beticola) usar 3 partes de calda para 1 de gua. ALFACE E CHICRIA: Para mldio e podrido de esclerotnia, usar 1 parte de calda para 1 parte de gua. COUVE E REPOLHO: Para mldio e alternria em sementeira, diluir 1 parte de calda para 1 parte de gua. ABOBRINHA E PEPINO: Para mldio e outras manchas foliares, diluir 1 parte de calda em 1 parte de gua. As doenas de hortalias geralmente ocorrem em condies de alta umidade do ar. Portanto, quando as condies do ambiente forem favorveis s doenas, faa aplicaes semanais. Caso contrario, pulverizar quinzenalmente ou mensalmente. Outras receitas alternativas especficas para caf Bicho Mineiro 1. Pulverizar uma soluo com 0,75% de Skrill branco concentrado + 0,01% de Molibdato de Sdio + 0,05% de cido brico (70 a 80% de controle); 2. Calda Viosa (trocando Cloreto de Potssio por Sulfato de Potssio e sem Uria): deixa as folhas mais coriceas e desidrata os ovos da mariposa; 3. leo de Nim a 0,5%. Broca leo de Nim a 0,5%;

73

Boveril (Beauveria bassiana); Colheita bem feita. Ferrugem Calda Viosa (idem anterior); 1 kg de folhas de mamoeiro picadas + 1 litro de gua. Bater no liquidificador, filtrar e adicionar 4 litros de gua com sabo (500 gramas de sabo neutro) + 25 litros de gua; Calda Bordalesa a 1%: pulverizar a cada 45 dias no perodo chuvoso; Hidrxido de Cobre: aplicar 3 a 5 vezes por ano (tem menos cobre metlico que a calda bordalesa, por isso polui menos). Cercosporiose ou Olho Pardo Calda Bordalesa a 1% (idem anterior); Hidrxido de Cobre (idem anterior). Phoma Calda Viosa (idem anterior). Seca dos Ponteiros ou Dye Back Hidrxido de Cobre (idem anterior). caro Vermelho 1 litro de enxofre lquido (Microsol) + 100 litros de gua. Pulverizar a cada 30 dias.

74

Mdulo 8 - Certificao e Normatizao Certificao e Normatizao A certificao o processo de reconhecimento da produo, ou seja, necessrio que algum ateste que determinado produtor realmente orgnico. O processo de certificao consiste de vrias etapas, sendo a inspeo a mais importante. Na inspeo, um tcnico (engenheiro agrnomo, tcnico agrcola ou veterinrio, conforme o caso) visita a propriedade e verifica se o produtor pode ou no ser considerado orgnico. A avaliao no poderia ser evidentemente, subjetiva, ou seja, determinado tcnico considera a propriedade orgnica e outro no. por isso que foram criadas as Normas Tcnicas de Produo (standards em ingls). Trata-se de documentos que definem os critrios mnimos que o produtor deve se adequar para ser considerado orgnico. E exatamente baseado nelas que o tcnico faz sua avaliao. Normalmente so ONGs (Organizaes no Governamentais) que efetuam a certificao e cada qual tem suas normas especficas. Os critrios variam de organizao para organizao de acordo com sua caracterstica de formao. Existem os biodinmicos, os naturais, os ecolgicos, os biolgicos, os orgnicos, etc. As variaes so pequenas, mas todas tm em comum a proibio do uso de agrotxicos, adubos qumicos industrializados e prticas consideradas no ecolgicas, como queimada indiscriminada, desproteo de mananciais, entre outras. A seguir veja um quadro demonstrativo dos custos de certificao da AAO Associao de Agricultura e do IBD Instituto Biodinmico:

75

Nesta publicao, adotamos como referencial a Instruo Normativa do Ministrio da Agricultura, apresento no final da apostila. Como forma de facilitar a consulta s normas, apresentamos a seguir um quadro resumo que exprime as principais atividades inerentes produo orgnica certificada, segundo as normas oficiais. Observe que os procedimentos so divididos em recomendados, eventualmente permitidos e proibidos, com o objetivo de diferenciar as prticas segundo entre o que proibido e o ideal, com um intermedirio no otimizado, mas que deve ser modificado com o tempo at alcanar o ideal, sempre acompanhado pela certificadora.

76

Exerccio Assinale V para verdadeiro e F para falso. ( ) No necessrio que algum ateste que determinado produtor realmente

orgnico. ( ) O processo de certificao consiste de vrias etapas, sendo a inspeo a mais

importante. ( ) Na inspeo, um tcnico (engenheiro agrnomo, tcnico agrcola ou veterinrios,

conforme o caso) visita a propriedade e verifica se o produtor pode ou no ser considerado orgnico. ( ) No existe documentos que definam os critrios mnimos que o produtor tem de

se adequar para ser considerado orgnico.

77

Mdulo 9 - Comercializao Comercializao Mercado O presente estudo tem uma perspectiva exploratria, uma vez que a agricultura orgnica, ainda precisa de estudos e pesquisas mercadolgicos, para definir suas caractersticas, pois no se constitui em uma cadeia com contornos perfeitamente definidos. Isto ocorre porque dispomos de poucas informaes, o que dificulta a visualizao e o funcionamento da cadeia de modo claro e coordenado. Existem pontos obscuros a serem delineados com a obteno de estudos mais profundos. No agronegcio orgnico, os elos da cadeia se mostram bastante fragmentados e com poucas possibilidades de se articular, porque esto mais voltados para a produo. Poucos conseguiram desenvolver mecanismos de alianas estratgicas que fortalecesem o movimento at o consumidor final. Tem-se uma presena marcante de ONGs que se esforam sobremaneira para facilitar a comercializao. necessria a unio destas ONGs para que se fortaleam na busca de uma coordenao geral da cadeia que leve a ganhos em todo o segmento. O envolvimento institucional que engloba esses segmentos composto basicamente pela atuao de associaes, organizaes no-governamentais e o estado. As cooperativas ainda esto tmidas, talvez por sua grande dependncia financeira na venda de agroqumicos. As ONGs tm um importante papel de orientar e organizar os diferentes segmentos da cadeia, alm de junto com associaes discutirem e estabelecerem os cdigos, normas e certificao de maneira mais justa e regionalizada. Os melhores resultados deste trabalho esto acontecendo entre certificadoras como AAO, IBD, Sapuca, que atuam em Minas Gerais e que seguem normas internacionais que precisam ser adaptadas para as condies brasileiras. Este assunto deve ser amplamente debatido junto com associaes como a ACOB, Associao de pequenos produtores de Poo Fundo, de Jacu e de Nova Resende, ASPTA, Rede e outros produtores independentes que se organizam para participar de feiras de produtores orgnicos. Todos os envolvidos tm o intuito de divulgar e difundir tcnicas e mtodos de produo de produtos orgnicos e de comercializao.

78

Mais recentemente temos a participao do estado e de entidades financeiras como o Banco do Brasil tambm estimulando este mercado, e especialmente a Delegacia Federal de Agricultura de Minas Gerais (DFA-MG) a partir da formao do Colegiado estadual que visa fortalecer e dar credibilidade oficial a este segmento. Estes produtores independentes e ONGs tm se esforado para organizar e dinamizar este mercado interno e externo, dando credibilidade e dinamismo a este grande filo mercadolgico que se impe como uma fora capaz de revolucionar a agricultura nos pases em desenvolvimento. Em franca expanso a agricultura orgnica est ganhando terreno em todo o mundo. Na Europa e nos Estados Unidos da Amrica (EUA) a rea cultivada sem agrotxicos esta crescendo 30% ao ano e no Brasil, o aumento anual chega a 10%. A agricultura orgnica tem sido tema de amplos debates recentes sobre os rumos da produo e hoje uma realidade nacional e internacional. (Folha de So Paulo, 20/10/98). A agricultura orgnica reaparece como uma alternativa para fazer sua parte em tentar reequilibrar os exageros e os desequilbrios causados pela agricultura qumica que apesar de altas tecnologias e da chamada revoluo verde no resolveu a falta de alimentos no mundo, mas trouxe grandes danos ao nosso ecossistema e a qualidade de vida do consumidor. Hoje a presso por parte de organizaes internacionais e do prprio consumidor, quanto aos aspectos de preservao e sustentabilidade do meio ambiente tem levado os rgos pblicos a adotarem medidas restritivas quanto ao uso dos recursos naturais. Exige-se uma legislao prpria para a adequao de tecnologias tendo em vista a preservao e a qualidade ambiental. A comercializao dos produtos limpos ou orgnicos vem se deslocando de um mercado em que os consumidores se preocupavam sobretudo com a sade, para um mercado onde eles tm em mente questes de carter ambiental e social.

79

O consumidor tem conscincia de que a maior proporo do prmio que ele paga a mais ir: favorecer o meio ambiente, chegar diretamente aos produtores rurais, contribuir para uma maior eqidade scio econmica (Fairtrade).

Pesquisa do Instituto Gallup, publicada no jornal da Agricultura Orgnica, informativo da Associao de Agricultura Orgnica de So Paulo (AAO-SP), ressalta alguns resultados interessantes, sobre o potencial de mercado de produtos orgnicos na capital paulista: Cerca de 72% da populao da capital paulista aceita pagar 20 a 30% a mais por produtos comprovadamente sem agrotxicos, Mais de 70% da populao sabe que consome produtos com agrotxicos e tambm de seu efeito nocivo sade, Mais da metade da populao (52%) j tem conhecimento da existncia de produtos sem agrotxicos, Sua imensa maioria (90%) sente-se insegura e gostaria de dispor de um certificado de garantia da qualidade e procedncia dos produtos. Esses parmetros mostram o imenso potencial para o mercado de produtos sem agrotxicos entre os consumidores brasileiros. No mercado internacional esta realidade ainda mais expressiva. Hoje existem cerca de 24.000 produtores certificados, distribudos na Europa (10.000), nos EUA (10.000) e nos outros pases (4.000). No Brasil estima-se 1.000 produtores certificveis.

80

Alguns dados sobre a pesquisa de mercado em outros pases:

Tabela sobre a incitao na compra de produtos, na Frana.

Potencial de Mercado do Caf Orgnico O caf a segunda maior commodity. Os cafs especiais, entre eles o orgnico, so os nicos produtos que tm um crescimento expressivo em todos os principais consumidores mundiais como o caso de toda a Europa, Amrica do Norte e Japo. Em todos eles e nos principais pases produtores, a cafeicultura orgnica considerada um filo de expressivo valor ambiental, social e econmico.

No existem barreiras para os cafs produzidos sem agrotxicos e que no afetam o meio ambiente. Portanto, melhorar a imagem dos cafs de qualidade no mercado internacional uma tima oportunidade competitiva para o Brasil. H condies de, em um curto perodo de tempo, oferecer quantidades expressivas de cafs de qualidade com garantias de origem e produtos com certificao para as diversas exigncias do consumidor final.

81

O mercado interno tem condies de absorver quantidades expressivas destes cafs diferenciados, pois atualmente o percentual muito pequeno diante de um mercado consumidor de 15 milhes de sacas. Os principais pases consumidores destes cafs diferenciados continuam entre os que mais consomem o caf tradicional como, EUA, Alemanha, Japo, Pases Baixos, Sua, Itlia, Frana, ustria, Espanha, Canad, entre outros. A grande dificuldade de comercializao destes cafs diferenciados pode ser combatida por meio da busca de alianas estratgicas, ou seja, a descoberta de caminhos de vendas diretas, que so difceis e trabalhosos. O produtor precisa ter bons contatos, quantidades e qualidades uniformes de produtos, alm de uma grande confiabilidade e tica profissional para atender com presteza os exigentes compradores. Outra grande dificuldade encontrada o famoso Custo Brasil, que onera nossa capacidade de exportar. Se for reduzido, melhoram-se as condies de concorrncia com outros produtores destes cafs. Metas dos grupos envolvidos no mercado orgnico A agricultura orgnica no uma volta ao passado, como muitos afirmam. Os adeptos da agricultura orgnica tambm no constituem um grupo que repudia a pesquisa tecnolgica, ao contrrio. preciso somar informaes e novas tecnologias que visem uma produo mais limpa e projetos que integrem todo ecossistema. Prova disto o grande passo que j foi dado com a tecnologia do plantio direto; at bem pouco tempo o sistema convencional de plantio era um dogma (algo que se tem como indiscutvel) e hoje, uma realidade, inclusive para o plantio de caf em grandes reas. Principais metas: Conseguir apoio dos rgos de pesquisa, universidades e entidades para serem desenvolvidos projetos amplos e seguros que dem suporte e segurana ao produtor, trabalhador rural e consumidor. Isto sem reduzir produtividade e qualidade e que tenham custo de produo acessvel e renda digna ao produtor. Buscar o comrcio justo para que o pequeno produtor tenha seus ganhos assegurados, mesmo com pequena produo. tarefa dos grupos de

82

pesquisa, das associaes e do prprio governo criar estratgias que encontrem solues mercadolgicas e estimulem os grupos de pequenos produtores a ter mais acesso a comercializao de caf orgnico. O aprimoramento da certificao e sua adequao s regies tropicais com suas peculiaridades em relao quelas de clima frio, de suma importncia para sua aplicabilidade. O consumidor final e o produtor devem ter a tranqilidade de saber de onde vem e com que garantias ele recebe aquele produto em sua mesa. No somente garantias de qualidade, mas sociais, da forma de produo e de proteo ao meio ambiente. Fortalecer as associaes, tanto de pequenos produtores como do produto caf. Isto fortalece o setor, aumenta o poder de comercializao e de marketing. Como exemplo, um ano aps a fundao da Associao de Cafeicultura Orgnica do Brasil (ACOB), houve resultados promissores em termos polticos e comerciais, mesmo com um pequeno nmero de associados. a filantropia com fins sociais e ecolgicos deve ser uma meta importante dos grupos envolvidos com o caf orgnico, buscando resgatar desastres que

prejudicam pessoas e o meio ambiente em qualquer parte do nosso planeta. No Brasil, tanto a produo quanto o consumo destes cafs so muito pequenos, mas h um crescimento expressivo. No caso especfico do caf orgnico, os produtores ligados a ACOB, tm uma produo que representa pouco mais de 0,2% da produo brasileira, conforme estimativas de 2000. Este crescimento, no entanto, de mais de 100% ao ano, desde 1992. Do ano de 19 98 para 2000, passamos de 22 mil sacas para 60 mil sacas e, de 6 produtores em 97 para mais de 50 em 2000. Concluso Nunca se falou tanto sobre caf orgnico, ser que apenas um assunto da moda? No, o caf orgnico no um modismo que passar, como dizem muitos agourentos e pessimistas, mas sim um novo produto que veio para ficar, e que ganha mercado a passos largos. Existem muitas pessoas srias envolvidas e no somente ecologistas radicais.

83

O mercado consumidor se fortalece em todo o mundo, principalmente nos pases desenvolvidos, o que uma forma de transferncia de riquezas os pases menos desenvolvidos, uma vez que o caf orgnico e especial ganha prmio na sua comercializao. Por ser um produto nobre, no s por suas qualidades, mas tambm por sua preocupao com o meio ambiente, com o trabalhador rural e com a remunerao justa do produtor, o caf orgnico tambm estimula consumidores preocupados com questes importantes para o bem estar social e ecolgico. Exerccio Sobre o caf orgnico, assinale a alternativa incorreta. a) A grande dificuldade de comercializao destes cafs diferenciados a necessidade de alianas estratgicas, ou seja, encontrar os caminhos de vendas diretas, que so difceis e trabalhosos. O produtor precisa ter bons contatos, quantidades e qualidade uniformes e ainda grande confiabilidade e tica profissional para atender com presteza as exigncias dos compradores. b) Para o Brasil uma tima oportunidade competitiva de melhorar sua imagem de cafs de qualidade no mercado internacional, oferecendo um produto saudvel, que preserva o meio ambiente e de qualidade. c) Os principais pases consumidores destes cafs diferenciados continuam entre os que mais consomem o caf tradicional como, EUA, Alemanha, Japo, Pases Baixos, Sua, Itlia, Frana, ustria, Espanha, Canad, entre outros. d) H condies, porm no em um estado curto de tempo de, oferecer quantidades expressivas de cafs de qualidade com garantias de origem e produtos com certificao para as diversas, exigncias do consumidor final. Gabarito: d) Chegamos ao final do curso. Esperamos que vocs tenham entendido todo o contedo. Caso ainda exista alguma dvida, retornem ao curso com bastante ateno. No deixem de ler o anexo e os tpicos especiais, que ampliaro seus conhecimentos sobre o tema.

84

Mdulo 10 - Anexo
Anexo: INSTRUO NORMATIVA N 007, DE 29 DE MAIO DE 1999

Dispe sobre normas para a produo de produtos orgnicos vegetais e animais.

O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA E DO ABASTECIMENTO, no uso da atribuio que lhe confere o Art.87, Pargrafo nico, inciso II, da Constituio e,considerando a crescente demanda de produtos obtidos por sistemas ecolgico, biolgico, biodinmico e agroecolgico, e a exigncia de mercado para os produtos naturais; e considerando o significativo aporte de sugestes nacionais e internacionais, decorrentes de consulta pblica sobre a matria com base na Portaria MA n. 505, de 16 de outubro de 1998, resolve: Art.1 Estabelecer as normas de produo, tipificao, processamento, envase, distribuio, identificao e de certificao da qualidade para os produtos orgnicos de origem vegetal e animal, em conformidade aos anexos presente Instruo Normativa. Art. 2 Esta Instruo Normativa entra em vigor na data de sua publicao. FRANCISCO SRGIO TURRA NORMAS DISCIPLINADORAS PARA A PRODUO, TIPIFICAO, PROCESSAMENTO, ENVASE, DISTRIBUIO, IDENTIFICAO E CERTIFICAO DA QUALIDADE DE PRODUTOS ORGNICOS, SEJAM DE ORIGEM ANIMAL OU VEGETAL 1. Do conceito 1.1. Considera-se sistema orgnico de produo agropecuria e industrial, todo aquele em que se adotam tecnologias que otimizem o uso de recursos naturais e scio-econmicos, respeitando a integridade cultural e tendo por objetivo a auto-sustentao no tempo e no espao, a maximizao dos benefcios sociais, a minimizao da dependncia de energias no renovveis e a eliminao do emprego de agrotxicos e outros insumos artificiais txicos, organismos geneticamente modificadosOGM/transgnicos, ou radiaes ionizantes em qualquer fase do processo de produo, armazenamento e de consumo, e entre os mesmos, privilegiando a preservao da sade ambiental e humana, assegurando a transparncia em todos os estgios da produo e da transformao, visando: a) a oferta de produtos saudveis e de elevado valor nutricional, isentos de qualquer tipo de contaminantes que ponham em risco a sade do consumidor, do agricultor e do meio ambiente; b) a preservao e a ampliao da biodiversidade dos ecossistemas, natural ou transformado, em que se insere o sistema produtivo; c) a conservao das condies fsicas, qumicas e biolgicas do solo, da gua e do ar; e d) o fomento da integrao efetiva entre agricultor e consumidor final de produtos orgnicos, e o incentivo regionalizao da produo de produtos orgnicos para os mercados locais. 1.2. Considera-se produto da agricultura orgnica, seja in natura ou processado, todo aquele obtido em sistema orgnico de produo agropecuria e industrial. O conceito de sistema orgnico de produo agropecuria e industrial abrange os denominados ecolgico, biodinmico, natural, sustentvel, regenerativo, biolgico, agroecolgico e permacultura. Para efeito desta Instruo considera-se produtor orgnico, tanto o produtor de matrias-primas como o processador das mesmas. 2. Das Normas de produo orgnica Considera-se unidade de produo, a propriedade rural que esteja sob sistema orgnico de produo. Quando a propriedade inteira no for convertida para a produo orgnica, a certificadora dever assegurar-se de que a produo convencional est devidamente separada e passvel de inspeo.

85

2.1. Da converso Para que um produto receba a denominao de orgnico, dever ser proveniente de um sistema onde tenham sido aplicadas as bases estabelecidas na presente Instruo, por um perodo varivel de acordo com a utilizao anterior da unidade de produo e a situao ecolgica atual, mediante as anlises e a avaliao das respectivas instituies certificadoras ( Anexo I). 2.2. Das mquinas e dos equipamentos: As mquinas e os equipamentos usados na unidade de produo no podem conter resduos contaminantes, dando-se prioridade ao uso exclusivo produo orgnica. 2.3. Sobre os produtos de origem vegetal e os recursos naturais (plantas, solos e gua): Tanto a fertilidade como a atividade biolgica do solo e a qualidade das guas, devero ser mantidas e incrementadas mediante, entre outras, as seguintes condutas: proteo ambiental; manuteno e preservao de nascentes e mananciais hdricos; respeito e proteo biodiversidade; sucesso animal-vegetal; rotao e/ou associao de culturas; cultivo mnimo; sustentabilidade e incremento da matria orgnica no solo; manejo da matria orgnica; utilizao de quebra-ventos; sistemas agroflorestais; e manejo ecolgico das pastagens. 2.3.1.O manejo de pragas, doenas e de plantas invasoras dever se realizar mediante a adoo de uma ou vrias condutas, de acordo com os Anexos II e III, desta Instruo, que possibilitem: a) incremento da biodiversidade no sistema produtivo; b) seleo de espcies, variedades e cultivares resistentes; c) emprego de cobertura vegetal, viva ou morta, no solo; d) meios mecnicos de controle; e) rotao de culturas; f) alelopatia; g) controle biolgico (excetuando-se OGM/transgnicos); h) integrao animal-vegetal; e i) outras medidas mencionadas nos Anexos II e III, da presente Instruo . 2.3.1.1. vedado o uso de agrotxico sinttico, seja para combate ou preveno, inclusive, na armazenagem. 2.3.1.2. A utilizao de medida no orgnica para garantir a produo ou a armazenagem, desqualifica o produto para efeito de certificao, de acordo com o subitem 2.1, da presente Instruo. 2.3.2 As sementes e as mudas devero ser oriundas de sistemas orgnicos. 2.3.2.1. No existindo no mercado sementes oriundas de sistemas orgnicos adequadas a determinada situao ecolgica especfica, o produtor poder lanar mo de produtos existentes no mercado, desde que avaliadas pela instituio certificadora, excluindo-se todos os organismos geneticamente modificados(OGM/transgnicos). 2.3.2.2. Para culturas perenes, no havendo disponibilidade de mudas orgnicas, estas podero ser oriundas de sistemas convencionais, desde que avaliadas pela instituio certificadora, excluindo-se todos os organismos geneticamente modificados/transgnicos e de cultura de tecido vegetal, quando as tcnicas empregadas conduzam a modificaes genticas ou induzam variantes soma-clonais. 2.3.3. Os produtos oriundos de atividades extrativistas s sero certificados como orgnicos, caso o processo de extrao no comprometa o ecossistema e a sustentabilidade do recurso explorado. 2.4. Produtos de origem animal

86

Os produtos orgnicos de origem animal devem provir de unidades de produo, prioritariamente auto-suficientes quanto gerao de alimentos para os animais em processo integrado com a produo vegetal, conforme o Anexo IV, da presente Instruo. Para a efetivao da sustentabilidade, esses sistemas devem obedecer os seguintes requisitos: respeitar o bem-estar animal; manter um nvel higinico em todo o processo criatrio, compatvel com as normas de sade pblica vigentes; adotar tcnicas sanitrias preventivas sem o emprego de produtos proibidos; contemplar uma alimentao nutritiva, sadia e farta, incluindo-se a gua, sem a presena de aditivos qumicos e/ou estimulantes, conforme o Anexo IV, da presente Instruo; dispor de instalaes higinicas, funcionais e confortveis; praticar um manejo capaz de maximizar uma produo de alta qualidade biolgica e econmica; e g)utilizar raas, cruzamentos e o melhoramento gentico (no OGM/transgnicos), compatveis tanto com as condies ambientais e como estmulo biodiversidade. 2.4.1. Entende-se por bem estar animal, permanecer o mesmo livre de dor, de sofrimento, angstia e viver em um ambiente em que possa expressar proximidade com o comportamento de seu habitat original: movimentao, territoriedade, vadiagem, descanso e ritual reprodutivo. 2.4.2. Os insumos permitidos e proibidos na alimentao animal esto especificados no Anexo IV, da presente Instruo. 2.4.3. O transporte, pr-abate e o abate dos animais devem seguir princpios humanitrios e de bem estar animal, assegurando a qualidade sanitria da carcaa. 2.4.4. Excepcionalmente, para garantir a sade ou quando houver risco de vida de animais, na inexistncia de substituto permitido, poder-se-o usar medicamentos convencionais. 2.4.4.1. obrigatrio comunicar certificadora o uso desses medicamentos, bem como registrar a sua administrao que deve respeitar o que estabelece o subitem 2.4.4., desta Instruo. O perodo de carncia estipulado pela bula do produto a ser cumprido, dever ser multiplicado pelo fator trs, podendo ainda ser ampliado de acordo com a instituio certificadora. 2.4.4.2. So permitidas todas as vacinas previstas por Lei. 2.4.5 . Preferencialmente, a aquisio dos animais deve ser feita em criaes orgnicas. 2.4.5.1.No caso de aquisio de animais de propriedades convencionais, estes devem prioritariamente ser incorporados unidade produtora orgnica, com a idade mnima em que possam ser recriados sem a presena materna. 2.4.5.2.Os animais adquiridos em criaes convencionais devem passar por quarentena tradicional, ou outra a ser definida pela certificadora. 3. Do processamento Processamento o conjunto de tcnicas de transformao, conservao e envase de produtos de origem animal e/ou vegetal. 3.1. Somente ser permitido o uso de aditivos, coadjuvantes de fabricao e outros produtos de efeito brando (no OGM/transgnicos), conforme mencionado Anexo V da presente Instruo, e quando autorizados e mencionados nos rtulos das embalagens. 3.2. As mquinas e os equipamentos utilizados no processamento dos produtos orgnicos devero estar comprovadamente limpos de resduos contaminantes, conforme estabelece os termos desta Instruo e seus anexos. 3.3. Em todos os casos, a higiene no processamento dos produtos orgnicos ser fator decisivo para o reconhecimento de sua qualidade. Para efeito de certificao, as unidades de processamento devem cumprir, tambm, as exigncias contidas nesta Instruo e nas legislaes vigentes especficas. 3.3.1. A higienizao das instalaes e dos equipamentos dever ser feita com produtos biodegradveis, e caso esses produtos no estejam disponveis no mercado, dever ser consultada a certificadora. 3.4. Para o envase de produtos orgnicos, devero ser priorizadas embalagens produzidas com materiais comprovadamente biodegradveis e/ou reciclveis. 3.5. Poder ser certificado como produto processado orgnico, aquele cujo componente principal seja de origem orgnica.

87

3.5.1.Os aditivos e os coadjuvantes de fabricao de origem no orgnica, sero permitidos em percentuais a serem definidos pelas certificadoras e pelo rgo Colegiado Nacional, conforme estabelece o Anexo V, da presente Instruo. 3.5.2. obrigatrio explicitar no rtulo do produto, os tipos e as quantidades de aditivos, os coadjuvantes de fabricao e outros produtos de origem no orgnica nele contidos, sempre de acordo com o subitem 3.1, da presente Instruo. 3.5.3. Os ingredientes de origem no orgnica sero permitidos em percentuais definidos no Anexo VII, da presente Instruo. 4. Da armazenagem e do transporte Os produtos orgnicos devem ser identificados e mantidos em local separado dos demais de origem desconhecida, de modo a evitar possveis contaminaes, seguindo o que prescreve o Anexo VI, da presente Instruo. 4.1. A higiene e as condies do ambiente de armazenagem e do transporte ser fator necessrio para a certificao de sua qualidade orgnica. 4.2. Todos os produtos orgnicos devem estar devidamente acondicionados. 5. Da identificao Alm de atender as normas vigentes quanto s informaes que devem constar nas embalagens, os produtos certificados devero conter um selo de qualidade registrado no rgo Colegiado Nacional, especfico para cada certificadora, atendendo s condies previstas no Anexo VII da presente Instruo, alm das contidas abaixo: a) ser mencionado no rtulo a denominao "produto orgnico"; e b) o nome e o nmero de registro da certificadora junto ao rgo Colegiado Nacional. No caso de produto a granel, o mesmo ser acompanhado do certificado de qualidade orgnica. 6. Do controle da qualidade orgnica A certificao e o controle da qualidade orgnica sero realizados por instituies certificadoras credenciadas nacionalmente pelo rgo Colegiado Nacional, devendo cada instituio certificadora manter o registro atualizado dos produtores e dos produtos que ficam sob suas responsabilidades. 7. Da responsabilidade Os produtores certificados assumem a responsabilidade pela qualidade orgnica de seus produtos e devem permitir o acesso da certificadora a todas as instalaes, atividades e informaes relativas ao seu processo produtivo. 7.1. instituio certificadora cabe a responsabilidade pelo controle da qualidade orgnica dos produtos certificados, permitindo o acesso do rgo Colegiado Estadual ou do Distrito Federal a todos os atos, procedimentos e informaes pertinentes ao processo de certificao. 8. Dos rgos colegiados 8.1.O rgo Colegiado Nacional ser composto paritariamente por 5 (cinco) membros do Poder Pblico, titular e suplente e 5 (cinco) membros de Organizaes No-Governamentais, titular e suplente, que tenham reconhecida atuao junto sociedade no mbito da agricultura orgnica, de forma a respeitar a paridade de um representante por regio geogrfica, chegando a um total de at 10(dez) membros. 8.1.1. A escolha dos membros das organizaes governamentais, ser de responsabilidade exclusiva do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. 8.1.2. A escolha dos membros das organizaes no-governamentais obedecer sistemtica prpria dessas organizaes. 8.2. Os rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal sero compostos paritariamente por 5 (cinco) membros do Poder Pblico, titular e suplente e 5 (cinco) membros de Organizaes No-Governamentais, titular e suplente, que tenham reconhecida atuao junto sociedade no mbito da agricultura orgnica, chegando a um total de at 10(dez) membros. . A escolha dos membros das organizaes governamentais, nas Unidades Federativas, ser de responsabilidade exclusiva das Delegacias Federais de Agricultura.

88

8.2.1.1. A escolha dos membros das organizaes no-governamentais obedecer sistemtica prpria dessas organizaes. a) . Cabe ao rgo Colegiado Nacional fiscalizar as atividades dos rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal, de acordo com as normas vigentes. 8.4.Cabe aos rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal, fiscalizar as atividades das certificadoras locais. As que no cumprirem a legislao em vigor sero passveis de sanes, de acordo com as normas vigentes. 8.5.Ao rgo Colegiado Nacional compete o deferimento e o indeferimento dos pedidos de registro das entidades certificadoras encaminhados pelos rgos colegiados, citados no subitem acima 8.6. Aos rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal compete a fiscalizao e o controle, bem como o encaminhamento dos pedidos de registro das entidades certificadoras para o rgo Colegiado Nacional. 8.6.1. Na inexistncia de rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal, o rgo Colegiado Nacional cumprir estas atribuies. 9. Das entidades certificadoras 9.1.Os produtos de origem vegetal ou animal, processados ou in natura, para serem reconhecidos como orgnicos devem ser certificados por pessoa jurdica, sem fins lucrativos, com sede no territrio nacional, credenciada no rgo Colegiado Nacional, e que tenha seus documentos sociais registrados em rgo competente da esfera pblica. 9.2.As instituies certificadoras adotaro o processo de certificao mais adequado s caractersticas da regio em que atuam, desde que observadas as exigncias legais que trata da produo orgnica no pas e das emanadas pelo rgo Colegiado Nacional. 9.2.1.A importao de produtos orgnicos certificados em seu pas de origem, est condicionada s exigncias sanitrias, fitossanitrias e de inspeo animal e vegetal, de conformidade com as leis vigentes no Brasil, complementada com prvia anlise e autorizao de uma certificadora credenciada no rgo Colegiado Nacional. 9.3. As instituies certificadoras para serem credenciadas devem satisfazer os seguintes requisitos: requerer o credenciamento atravs dos rgos Colegiados Estaduais e do Distrito Federal; anexar cpias dos documentos requeridos, devidamente registrados em cartrio; descrever detalhadamente seu processo de certificao com o respectivo regulamento de funcionamento, demonstrando suas etapas, inclusive, os mecanismos de auto-regulao tica; apresentar as suas Normas Tcnicas para aprovao do rgo Colegiado Nacional; descrever as sanes que podero ser impostas, em caso de descumprimento de suas Normas; e f)comprovar a capacidade prpria ou de alguma contratada para realizar as anlises, se necessrias, no processo de certificao. 9.4.As instituies certificadoras devem dispor na sua estrutura interna, dos seguintes membros: Comisso Tcnica: corpo de tcnicos responsveis pela avaliao da eficcia e qualidade da produo; Conselho de Certificao: responsvel pela anlise e aprovao dos pareceres emitidos pela Comisso Tcnica; e Conselho de Recursos: que decide sobre apelaes de produtores e outros interessados. 9.4.1. Aos integrantes de quaisquer das estruturas mencionadas nas alneas a, b e c do subitem 9.4, vedada a participao em mais de uma das alneas, tanto como pessoa fsica ou jurdica. 9.4.2. So obrigaes das certificadoras: a) manter atualizadas todas as informaes relativas certificao; b) realizar quantas visitas forem necessrias, com o mnimo de uma por ano, para manter atualizadas as informaes sobre seus produtores certificados; c) promover a capacitao e assumir a responsabilidade pelo desempenho dos integrantes da comisso tcnica;

89

d) no caso de destinao para o comrcio exterior no comercializar produtos e insumos, nem prestar servios de consultorias, assistncia tcnica e elaborao de projetos; e) no caso de destinao para comrcio interno no comercializar produtos e insumos; f) manter a confiabilidade das informaes quando solicitadas pelo produtor orgnico; e g) cumprir as demais determinaes estabelecidas pelos Colegiados Nacional, Estaduais e do Distrito Federal. 10. Das disposies gerais Os demais atos necessrios para a completa operacionalizao da presente Instruo Normativa sero estabelecidos pela Secretaria de Defesa Agropecuria, do Ministrio da Agricultura e do Abastecimento. ANEXO I DO PERODO DE CONVERSO 1. Produo vegetal de culturas anuais: para a unidade de produo em converso dever ser obedecido um perodo mnimo de 12 meses de manejo orgnico, para que o ciclo da produo subsequente seja considerada como orgnica. 2. Produo vegetal de culturas perenes: para a unidade de produo em converso dever ser obedecido um perodo mnimo de 18 meses de manejo orgnico, para que a colheita subsequente seja certificada. 3. Produo vegetal de pastagem perene: para a unidade de produo em converso dever ser obedecido um perodo mnimo de 12 meses de manejo orgnico ou de pousio. Observao: Os perodos de converso acima mencionados podero ser ampliados pela certificadora em funo do uso anterior e da situao ecolgica da unidade de produo, desde que seja julgada a convenincia. ANEXO II ADUBOS E CONDICIONADORES DE SOLOS PERMITIDOS 1. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. Da prpria unidade de produo (desde que livres de contaminantes): Composto orgnico; Vermicomposto; Restos orgnicos; Esterco: slido ou lquido; Restos de cultura; Adubao verde; Biofertilizantes; Fezes humanas, somente quando compostadas na unidade de produo e no empregadas no cultivo de olercolas; 9. Microorganismos benficos ou enzimas, desde que no sejam OGM/transgnicos; e 10. Outros resduos orgnicos. 2. Obtidos fora da unidade de produo Somente se autorizados pela certificadora: Vermicomposto; Esterco composto ou esterco lquido; Biomassa vegetal; Resduos industriais, chifres, sangue, p de osso, plo e penas, tortas, vinhaa e semelhantes, como complementos da adubao; Algas e derivados, e outros produtos de origem marinha; Peixes e derivados; P de serra, cascas e derivados, sem contaminao por conservantes; Microorganismos, aminocidos e enzimas, desde que no sejam OGM/transgnicos; Cinzas e carves vegetais; P de rocha; Biofertilizantes;

90

Argilas ou ainda vermiculita; Compostagem urbana, quando oriunda de coleta seletiva e comprovadamente livre de substncias txicas. a) Somente se constatado a necessidade atravs de anlise, e livres de substncias txicas: Termofosfatos; Adubos potssicos sulfato de potssio, sulfato duplo de potssio e magnsio, este de origem mineral natural; Micronutrientes; Sulfato de magnsio; cido brico, quando no usado diretamente nas plantas e solo; Carbonato, como fonte de micronutrientes; e Guano. ANEXO III PRODUO VEGETAL 1. Meios contra doenas fngicas: Enxofre simples e suas preparaes, a critrio da certificadora; P de pedra; Um tero de sulfato de alumnio e dois teros de argila (caulim ou bentonita) em soluo 1%; Sais de cobre, na fruticultura; Prpolis; Cal hidratado, somente como fungicida; Iodo; Extratos de plantas ; Extratos de compostos e plantas; Vermicomposto; Calda bordaleza e calda sulfoclcica, a critrio da certificadora; e Homeopatia. 2. Meios contra pragas: Preparados virticos, fngicos e bacteriolgicos, que sejam OGM/transgnicos (s com permisso especfica da certificadora); Extratos de insetos; Extratos de plantas; Emulses oleosas (sem inseticidas qumico-sintticos); Sabo de origem natural; P de caf; Gelatina; P de rocha; lcool etlico; Terras diatomceas, cras naturais, prpolis e leos essenciais, a critrio da certificadora; Como solventes: lcool, acetona, leos vegetais e minerais; Como emulsionante: lecitina de soja, no transgnica; Homeopatia. 3.Meios de captura, meios de proteo e outras medidas biolgicas: 1. Controle biolgico; 2. Feromnios, desde que utilizados em armadilhas; 3. Armadilhas de insetos com inseticidas permitidos no item 2, Do Anexo III; 4. Armadilhas anti-coagulantes para roedores; 5. Meios repelentes mecnicos (armadilhas e outros similares); 6. Repelentes naturais ( materiais repelentes e expulsantes); 7. Mtodos vegetativos, quebra-vento, plantas companheiras e repelentes;

91

8. Preparados que estimulem a resistncia das plantas e que inibam certas pragas e doenas, tais como: plantas medicinais, prpolis, calcrio e extratos de algas, bentonita, p de pedra e similares; 9. Cloreto de clcio; 10. Leite e derivados; e 11. Extratos de produtos de origem animal. 4.Manejo de plantas invasoras: a) Sementes e mudas, isentas de plantas invasoras; b) Tcnicas mecnicas; c) Alelopatia; d) Cobertura morta e viva; e) Cobertura inerte, que no cause contaminao e poluio, a critrio da instituio certificadora; f) Solarizao; g) Controle biolgico como manejo de plantas invasoras. ANEXO IV PRODUO ANIMAL 1.Conduta desejadas: Maximizao da captao e uso de energia solar; Auto-suficincia alimentar orgnico; Diminuir a dependncia de recursos externos no processo produtivo; Associao de espcies vegetais e animais; Criao a campo; Abrigos naturais com rvores; Quebra-ventos; Conservao das forragens com silagem ou fenao (desde que de origem orgnica); Mineralizao com sal marinho; Suplementos vitamnicos: leo de fgado de peixe e levedura; Aditivos permitidos: algas calcinadas, plantas medicinais, plantas aromticas, soro de leite, e carvo vegetal; Suplementao com recursos alimentares, provenientes de unidade de produo orgnica; Aditivos para arraoamento: leveduras e misturas de ervas e algas; Aditivos para silagem: acar mascavo, cereais e seus farelos, soro de laticnio e sais minerais; Homeopatia, fitoterapia e acupuntura. 2.Tcnicas permitidas sob o controle da certificadora Uso de equipamentos de preparo de solo que no impliquem na alterao de sua estrutura, na formao de pastagens e cultivo de forragens, gros, razes e tubrculos; Aquisio de alimentos no certificados orgnicos, equivalente a at 20% e 15% do total da matria seca de alimentos para animais monogstricos e para animais ruminantes, respectivamente; Aditivos, leos essenciais, suplementos vitamnicos e sais minerais; Suplementos de aminocidos; Amochamento e castrao; e Inseminao artificial. 3. Tcnicas proibidas Uso de agrotxicos nas pastagens e culturas de alimentos para os animais; Restries especificadas nos Anexos II e III, quanto produo vegetal; Uso do fogo no manejo de pastagens; Confinamentos que contrariam o item 2.4 e suas subdivises desta Instruo, e demais tcnicas que restrinjam o bem estar animal; Uso de aditivos estimulantes sintticos na alimentao, na engorda e na reproduo; Descorna e outras mutilaes;

92

Presena e manejo de animais geneticamente modificados; Promotores de crescimento sintticos; Uria; Restos de abatedouros na alimentao ; Qualquer tipo de esterco para ruminantes ou para monogstricos da mesma espcie; Aminocidos sintticos ; e Transferncia de embries. 4.Insumos que podem ser adquiridos fora da unidade de produo, segundo a espcie animal e sob orientao da assistncia tcnica e controle da certificadora: Silagem, feno, palha, razes, tubrculos, bulbos e restos de culturas orgnicas; Cereais e outros gros e seus derivados; Resduos industriais sem contaminantes; Melao; Leite e seus derivados; Gorduras animais e vegetais; e Farinha de osso calcinada ou auto-clavada, e farinha de peixe. 5.Higiene e desinfeco cumprir o programa de vacinaes obrigatrias; Adotar programas sanitrios com bases profiltica e preventiva; Realizar limpeza e desinfeces com agentes comprovadamente biodegradveis, sabo, sais minerais solveis, permanganato de potssio ou hipoclorito de sdio, em soluo 1:1000, cal, soda custica, cidos minerais simples (ntrico e fosfrico), oxidantes minerais em enxgues mltiplos, creolina, vassoura de fogo e gua. ANEXO V ADITIVOS PARA PROCESSAMENTO E OUTROS PRODUTOS QUE PODEM SER USADOS NA PRODUO ORGNICA Nome: Condies especiais:

gua potvel Cloridato de clcio Carbonato de clcio Hidrxido de clcio Sulfato de clcio Carbonato de potssio Dixido de carbono Nitrognio Etanol cido de tanino Albumina branca de ovo Casena leos vegetais Gel de dixido de silicone ou soluo Coloidal Carbono ativo Talco Betonina; Caolinita; Perlita; Cra de abelha; Cra de carnaba; Microorganismos e enzimas OGM/transgnicos)

Agente de coagulao Antiumectante Agente de coagulao Agente de coagulao Secagem de uvas

Solvente Auxlio de filtragem

(no

93

ANEXO VI Da armazenagem e do transporte: Os produtos orgnicos devem ser mantidos separados de produtos no orgnicos. Todos os produtos devero ser adequadamente identificados durante todo o processo de armazenagem e transporte; rgo Colegiado Nacional dever estabelecer padres para a preveno e controle de poluentes e contaminantes; Produtos orgnicos e no orgnicos no podero ser armazenados ou transportados juntos, exceto, quando claramente identificados, embalados e fisicamente separados; A certificadora dever regular as formas e os padres permitidos para a descontaminao, limpeza e desinfeco de todas as mquinas e equipamentos, onde os produtos orgnicos so mantidos, manuseados ou processados; As condies ideais do local de armazenagem e do transporte de produtos, so fatores necessrios para a certificao de sua qualidade orgnica. ANEXO VII Da rotulagem: A pessoa fsica ou jurdica legalmente responsvel pela produo ou processamento do produto dever ser claramente identificada no rtulo, objetivando: Produtos de um s ingrediente podero ser rotulados como produto orgnico, desde que certificado; Produtos compostos de mais de um ingrediente, incluindo aditivos, onde nem todos os ingredientes sejam de origem certificada orgnica, devero ser rotulados da seguinte forma: Onde um mnimo de 95% dos ingredientes for de origem orgnica certificada, esses podero ser rotulados como produto orgnico; Onde um mnimo de 70% dos ingredientes for de origem orgnica certificada, esses podero ser rotulados como produto com ingredientes orgnicos, desde que estejam especificadas as propores dos ingredientes orgnicos e no orgnicos; e Onde os ingredientes comporem menos que 70% de origem orgnica certificada, esses produtos no podero ser rotulados orgnicos. gua e sal adicionados, no podero ser includos no clculo do percentual de ingredientes orgnicos; Todas as matrias-primas devero estar listadas no rtulo do produto em ordem de peso percentual, de forma a ficar claro quais os materiais de origem certificada orgnica e quais os que no o so; e Todos os aditivos devero estar listados com o seu nome completo. Quando o percentual de ervas e condimentos for inferior a 2%, esses podero ser listados como temperos".

94

Mdulo 11 - Tpicos especiais 11.1 Os consumidores e os alimentos transgnicos Sezifredo Paulo Alves Paz Consultor Tcnico do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor Secretrio Executivo do Frum Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor Voc sabe qual uma das maiores preocupaes dos consumidores em todo o mundo? Pense um pouco, tenho certeza de que voc consegue responder... Quem falou a finalidade dos alimentos acertou!!! E no Brasil, no diferente e o IDEC tem demonstrado que existe uma situao inaceitvel com relao a esse problema. Temos nveis altos de contaminao qumica e microbiolgica, de fraudes e de informao deficiente na rotulagem dos produtos que consumimos. Como se isso no bastasse, uma preocupao adicional vem se somar a essa situao:<destacar> os alimentos geneticamente modificados. Da mesma forma que outras tecnologias que, at h pouco tempo, buscavam substituir os mtodos convencionais de produo e industrializao de alimentos, a engenharia gentica se apresenta nesta dcada como o futuro do sistema agroalimentar. Primeiro, devemos reconhecer que muitos avanos na qualidade e oferta de alimentos seriam possveis pelo uso da engenharia gentica sem colocar em risco a sade dos consumidores e ameaar o meio ambiente. Entretanto, esta tecnologia envolve um potencial de criar riscos nicos que exige, na nossa viso, um slido processo regulatrio (incluindo testes pr e ps-comercializao e estudos de impacto ambiental), complementando-se com um controle governamental eficiente na produo, industrializao e comercializao, alm de uma rotulagem plena desses produtos. Essas medidas so imprescindveis porque existem diversos perigos sade humana e ao meio ambiente em relao a esses produtos que no podem ser negligenciados, podendo haver graves conseqncias, muitas irreversveis, se forem feitas anlises de risco superficiais, como as que, at o momento, vm sendo empreendidas no Brasil e em outros pases. Diferentemente de outros produtos, na maioria dos casos, os

95

organismos transgnicos, uma vez liberados no meio ambiente, no podem mais ser recolhidos. baseada na precria avaliao dos riscos desses produtos para a sua autorizao, executada atravs do questionvel conceito da equivalncia substancial, hoje definido como metodologia pseudo-cientfica e inadequada para o fim que se prope,(1) que entidades de consumidores, de ambientalistas, de cientistas, de mdicos, entre outros, em vrios pases, passam a exigir uma moratria nas liberaes comerciais, uma regulamentao apropriada e mais pesquisas sobre a segurana para a sade humana e meio ambiente. A propsito, nos Estados Unidos, pas de origem do modelo de "desregulamentao" dos alimentos transgnicos, que desencadeou processos idnticos em vrios pases que esto sob forte influncia poltica e econmica americana, comea, a partir deste ano, a despertar entre agricultores, consumidores, ambientalistas e sociedade geral uma srie de questionamentos sobre a segurana e os benefcios dessa tecnologia. A Administrao de Drogas e Alimentos - FDA e a Agncia de Proteo Ambiental - EPA esto enfrentando aes judiciais que questionam os seus procedimentos nas autorizaes realizadas, sendo que no caso da FDA, aps serem reveladas cerca de quarenta mil pginas de documentos e memorandos tcnicos e administrativos, constata-se que a agncia pode no ter cumprido as formalidades legais necessrias e que, tampouco, houve o propalado consenso cientfico interno quanto segurana dos alimentos transgnicos. (2) Mas e do popnto de vista dos consumidores, existe preocupao quanto aos riscos sanitrios? Sim a certeza de que esses produtos no forem adequadamente controlados podero ocorrer episdios dramticos como o que envolveu um suplemento alimentar base de triptofano, produzido pela empresa japonesa Showa Denko, obtido por engenharia gentica, que causou 37 mortes e milhares de casos de invalidez nos Estados Unidos, por causa da Sndrome de Eosinofilia Milgica.(3) Dentre elas, podemos destacar o aumento ou potencializao dos efeitos de substncias txicas naturalmente presentes nas plantas manipuladas geneticamente, como adverte o Dr. Michael Hansen, bilogo da Consumers Union, exemplificando o perigo do aumento das solaninas, cumarinas e outros alcalides presentes em vrios

96

alimentos em quantidades abaixo da dose de risco aos consumidores (4). Por outro lado, outras substncias podem ter a sua quantidade diminuda, como foi demonstrado com os fitoestrgenos genistina e daidzina presentes na soja, que protegem as mulheres contra o cncer de seio, que diminuram em 12 e 14 % nas variedades transgnicas, resistentes a glifosato, conforme pesquisa realizada nos Estados Unidos e divulgada em julho deste ano pelo Journal of Medicinal Food. (5) Do mesmo modo, o aumento das alergias alimentares, uma afeco bastante freqente e subestimada pelas autoridades sanitrias e pelas empresas, mas que acomete at 8% das populao, pode ocorrer devido ingesto de novas protenas ou novos compostos que se formam nos alimentos geneticamente modificados. Voc tem que saber que essa possibilidade no to remota assim, como foi demonstrado no caso da soja da Pioneer que recebeu um gene da castanha-do-par, e constatou-se que pessoas alrgicas a esse produto tambm o eram para a soja. Em maro de 1999, pesquisadores do Instituto de Nutrio de York, Reino Unido, revelaram um aumento de 50% nos casos de alergia soja em 1998, afirmando que esses resultados poderiam ser devidos a introduo da soja geneticamente modificada na alimentao. (6) Outra preocupao refere-se a possibilidade de se aumentar a resistncia bacteriana a antibiticos, pelo uso de genes marcadores, que conferem esta caracterstica na construo dos alimentos geneticamente modificados, e que podem ser transferidos a bactrias que infectam o ser humano e os animais. Em maio passado, a Associao Mdica Britnica, divulgou a sua posio, inclusive pedindo a moratria nas autorizaes de alimentos transgnicos, apontando o uso desses genes marcadores como uma sria ameaa sade pblica, apelando para a proibio imediata desse procedimento (7). relevante do ponto de vista da sade do consumidor o aumento de resduos de determinados agrotxicos nos alimentos e nas guas de abastecimento, devido ao uso em muito maior quantidade dessas substncias em plantas resistentes s mesmas. No tivesse ocorrido o pedido para a liberao da soja Roundup Ready, resistente a glifosato, o Ministrio da Sade no seria solicitado a aumentar 100 vezes o limite desse veneno nos produtos base de soja, conforme a Portaria 764, de 24 de setembro de 1998, ou seja, de 0,2 partes por milho para 20 partes por milho. Isto

97

est relacionado diretamente liberao da soja transgnica, resistente ao glifosato, sendo uma conseqncia negativa para os consumidores. Aps a contestao ao referido aumento, pelo IDEC e outras entidades, outra portaria foi publicada, estipulando em 2 ppm o limite de glifosato na soja, ainda dez vezes mais. (8) E do ponto de vista ambiental, existe alguma preocupao? Teme-se que os alimentos transgnicos provoquem a perda da diversidade gentica na agricultura, pois as empresas multinacionais produtoras de transgnicos necessitam de mercados imensos, em escala global, para recuperar os investimentos na produo de cada variedade. Isto faz com que umas poucas variedades transgnicas tendam a substituir tanto as variedades melhoradas por processos convencionais como as variedades selecionadas pelos prprios agricultores, chamadas locais ou tradicionais. Milhares de variedades tradicionais de milho, feijo, arroz, etc, podero desaparecer com a expanso das culturas geneticamente modificadas. (9) Os transgnicos podem tambm causar eroso gentica, diminuindo as possibilidades de adaptao futura das plantas cultivadas s variaes climticas e diversidade dos ecossistemas. Est demonstrada por pesquisas de universidades americanas a possibilidade de transferncia espontnea dos genes introduzidos em uma variedade cultivada para plantas silvestres da mesma famlia (10). Voc vai entender melhor atravs do exemplo a seguir: Os genes introduzidos em espcies cultivadas para torn-las resistentes herbicidas podem transferir-se espontaneamente para plantas silvestres com risco de torn-las super ervas daninhas de difcil controle. J est comprovado que as plantas-inseticidas, geneticamente modificadas com o gene do Bacillus thurigiensis, podem matar outros insetos alm dos previstos, conforme revelou a pesquisa da Universidade Cornell, divulgada no ms de maio desse ano, em que o plen do milho Bt matou larvas de borboletas monarcas. (11). Em outro estudo, tambm divulgado em agosto ltimo, pesquisadores da Universidade do Arizona demonstraram que lagartas-alvo podem se tornar resistentes s plantas-Bt e que podem levar mais tempo para a maturao que as no resistentes, o que poderia aumentar ainda mais a populao resistente, tirando a eficcia dos refgios. (12)

98

Alm disso, a toxina Bt pode ser incorporada no solo junto com resduos de culturas e afetar invertebrados e/ou microorganismos que tm importante funo na reciclagem de nutrientes para uso das plantas. (13) Tambm, o uso macio do herbicida glifosato nos campos cultivados com soja "Roundup Ready" pode afetar a capacidade de multiplicao no solo das bactrias fixadoras de nitrognio e permitem a fertilizao natural desta leguminosa, alm de outros efeitos danosos sobre os seres vivos. (14) Existe um outro aspecto relevante em relao a esta questo? Existe sim, o impacto que essa tecnologia poder ter sobre os agricultores, sobretudo, os que praticam a denominada agricultura familiar ou de subsistncia. O propsito das empresas multinacionais do setor, que antes atuavam somente na rea de agrotxicos, de dominar o mercado de sementes uma ameaa produo de alimentos nos pases menos desenvolvidos, como o Brasil. E o que na verdade essas multinacionais vem buscando? Impor uma dependncia total dos agricultores aos seus pacotes tecnolgicos, atravs de contratos com normas para o uso das suas sementes e insumos, assim como a venda de sementes com o gene "Terminator" ou "Verminator" que impedem a germinao dos gros produzidos e eliminam o aproveitamento dos mesmos para plantio. O impacto desse oligoplio global sobre os pequenos produtores e que so a metade dos agricultores do planeta, ser enorme, podendo afetar gravemente a segurana alimentar de muitos pases. Para os agricultores orgnicos americanos a introduo dos alimentos transgnicos trouxe problemas. Atravs de suas associaes e outras entidades, esto com uma ao judicial contra a EPA-Agncia Ambiental Americana, visando cancelar o registro de sementes Bt, pois esto temendo que, com o plantio dessas em grandes reas, ocorra um aumento sem precedentes da resistncia toxina em spray (inseticida natural) que os orgnicos utilizam em pequena escala. (15). Ateno! Mesmo os produtores que utilizam agricultura intensiva nos pases que j liberaram os transgnicos, esto encontrando dificuldades. Nos Estados Unidos, um estudo financiado pela Organizao da Indstria de Biotecnologia mostrou que os agricultores que plantaram milho Bt em 1998 levaram um prejuzo de 28 milhes de dlares, pois pagaram mais pelas sementes e o preo da safra despencou, havendo ainda uma invaso de insetos menor que a prevista. (16). Da mesma forma, produtores de outras culturas transgnicas comeam a manifestar insatisfao com as

99

empresas que lhes induziram a optar pelos transgnicos e no avisaram que os mercados europeu e japons poderiam recusar seus produtos. E no que diz respeito ao aumento de produtividade, no caso da soja geneticamente modificada, os agricultores esto tendo o benefcio prometido? No, pelo menos dois estudos realizados por universidades americanas demonstram que variedades transgnicas esto com produtividade menor que os convencionais.(18) Por outro lado, enquanto avana a tentativa de liberar os transgnicos no mercado mundial, cresce a resistncia a eles por parte dos consumidores, que esto surpresos e justificadamente preocupados, manifestando sua posio contrria aos mesmos, exigindo o direito de escolha mediante informao clara no rtulo dos produtos que contiverem ingredientes geneticamente modificados. Diversas pesquisas de opinio levadas a efeito em muitos pases demonstram que os consumidores querem que os alimentos transgnicos sejam rotulados: nos Estados Unidos, 93%; na Austrlia, 99%; no Canad, 94%; na Blgica, 74%; na Grcia, 81%; na Espanha, 69%; na Frana, 78%; na Irlanda, 61%; na Itlia, 67%; no Reino Unido, 82%; na Holanda, 79%; e, em Portugal, 62%. (19) Registre-se que a informao no rtulo dos produtos transgnicos, sobre a sua origem, sem substituir as anlises de risco apropriadas, alm de um direito do consumidor, expresso no Cdigo de Defesa do Consumidor, no caso do Brasil, um importante instrumento de rastreabilidade de algum evento relacionado a esses produtos ao longo da cadeia produtiva e de consumo. Dessa forma, pressionadas pela posio dos consumidores, diversas empresas da Europa, do Japo, dos Estados Unidos e at do Brasil tm informado que no utilizaro ingredientes geneticamente modificados em seus produtos e nem os comercializaro ou, em alguns casos, que buscaro matria-prima no-transgnica para oferecerem uma opo aos seus clientes. o caso das redes de supermercados europeus Tesco e Carrefour (tambm no Brasil) e Makro (no Brasil), das indstrias europias Nestl e Unilever, as cervejarias japonesas Kirin e Sapporo e a americana Gerber, uma das subsidirias da Novartis. (20) Tambm os governos nacionais vm sendo pressionados a adotarem regulamentos para a rotulagem, como ocorre com o prprio Brasil, mas tambm a Unio Europia, o

100

Japo, a Coria, a Austrlia e a Nova Zelndia (21), assim como ganha cada vez mais espao nos fruns internacionais a questo da segurana e rotulagem dos transgnicos, como ocorreu na recente reunio (janeiro 2000) do Protocolo de Biossegurana, em Montreal no Canad, onde os representantes de mais de 130 pases colocaram regras para os alimentos transgnicos. E o que ficou definido nessa reunio? Existe alguma regra? Vamos conferir agora... A adoo do Princpio da Precauo, com o estabelecimento de um procedimento de acordo prvio para a importao de OGMs, sendo que esse acordo pode ser recusado por motivo de incerteza cientfica. "A ausncia de certeza cientfica devida insuficincia de informaes e conhecimentos cientficos pertinentes (...) no impede (um pas) de tomar uma deciso a respeito da importao, para evitar ou reduzir ao mnimo os efeitos desfavorveis potenciais". Alm disso, novas informaes cientficas permitem que um pas cancele uma autorizao de importao j concedida. O protocolo menciona ainda a possibilidade de um pas "levar em conta (na deciso) incidncias socioeconmicas do impacto" dos OGMs. E sobre a rotulagem o que ficou definido sobre esse assunto? A negociao quase fracassou, mas ficou definido que "a documentao de acompanhamento" dos OGMs deve "identificar claramente como tais os organismos vivos modificados destinados a utilizao" na alimentao. Embora, haja duvidas sobre como sero identificados os transgnicos, foi dado um prazo de dois anos aps a entrada em vigor do protocolo para definir precisamente as exigncias a esse respeito. (22) Por isso tudo, e especialmente por causa da rejeio dos consumidores aos produtos transgnicos, pairam muitas dvidas sobre a viabilidade econmica dessa tecnologia, expressa recentemente pelo maior banco europeu, o Deustch Bank, que enviou relatrio a milhares de investidores, que compem sua clientela, recomendando para no investirem nas aes de empresas de engenharia gentica.. (23) A situao no Brasil E o Brasil? Como fica a situao dele em relao aos alimentos geneticamente modificados?

101

O IDEC passou a acompanhar a introduo dos alimentos geneticamente modificados no Brasil a partir de 1996, primeiramente junto Comisso Tcnica Nacional de Biossegurana - CTNBio e no Comit Brasileiro do Codex Alimentarius - CCAB, como integrante desses dois rgos. Desde o incio, a entidade externou a sua preocupao, principalmente porque a CTNBio conduziu de forma inadequada a questo e, claramente, passou a apoiar os interesses meramente comerciais das empresas de biotecnologia. Percebendo o desvirtuamento da Comisso e sem perspectivas de ver atendidas as suas reivindicaes para a elaborao dos regulamentos de segurana alimentar e de rotulagem, o IDEC decidiu solicitar a sada da mesma, passando a ter a necessria independncia para questionar a atuao do referido rgo. Confira abaixo todas as datas que marcaram a situao dos alimentos geneticamente modificados no Brasil. A partir de junho de 1998, quando j havia centenas de experimentos de campo com plantas transgnicas sendo realizados no Brasil, a maioria para obter variedades resistentes a herbicidas ou plantas-inseticidas, a CTNBio acelerou o processo de liberao das plantas transgnicas e sem elaborar os referidos regulamentos e recebeu o pedido de "desregulamentao" do plantio, industrializao e consumo da soja Roundup Ready da Monsanto, dispensando, inclusive, o Estudo de Impacto Ambiental. No ms seguinte, foi feita uma contestao CTNBio contra a liberao, assinada pelo IDEC e outras entidades que elencaram diversos aspectos de risco sade humana e ao meio-ambiente que no haviam sido adequadamente avaliados. No entanto, a CTNBio nem sequer respondeu a contestao e sinalizou pela imprensa que pretendia liberar o produto na reunio de setembro. Sem outra opo, o IDEC recorreu Justia, conseguindo uma liminar judicial numa ao cautelar no dia 16 de setembro (vspera da reunio da CTNBio), que impediu a liberao. Mesmo com a liminar, a CTNBio emitiu o parecer favorvel liberao, no dia 24 de setembro, e encaminhou o processo aos ministrios da Agricultura, Sade e Meio Ambiente para prosseguir com o processo de liberao, enquanto buscava cassar a

102

liminar. importante registrar o voto contrrio da representante da defesa do consumidor na Comisso, a diretora do Procon Par. Nesta mesma poca, o IDEC tambm questionou o aumento do limite de resduos de glifosato na soja, como voc viu anteriormente. No por acaso, a portaria que aumentava 100 vezes o limite era do dia 24 de setembro, data do parecer da CTNBio, acima referido. Aps o parecer conclusivo favorvel, mas que no liberava a soja RR devido liminar, o IDEC e as entidades de consumidores passaram a desenvolver um trabalho junto s autoridades e opinio pblica, explicitando a sua posio e exigindo as providncias necessrias, enviando correspondncias aos ministros da Sade, Meio Ambiente e Agricultura e Comisso de Defesa do Consumidor, Meio Ambiente e Minorias da Cmara Federal de Deputados, obtendo a realizao de uma audincia pblica em novembro, requerida por deputados comprometidos com o assunto. No dia 25 de novembro de 1998, foi realizada a primeira audincia pblica no Pas, na Cmara dos Deputados, onde houve uma presena significativa de interessados dos diversos setores. O IDEC exps a posio das entidades de consumidores e entregou, juntamente com outras associaes de consumidores, um abaixo-assinado com milhares de assinaturas colhidas em diversos estados. Em que pese o esforo dos que apoiavam a liberao da soja da Monsanto, foram apontadas e severamente questionadas as diversas falhas no processo de liberao, riscos sade e ao meio ambiente e os desdobramentos para o mercado interno e externo de alimentos. Depois dessa primeira audincia pblica do pas, existiu um resultado concreto? Obteve-se um requerimento assinado por representantes de todos os partidos que solicitaram aos ministrios da Sade e da Agricultura que a soja transgnica atendesse legislao vigente, assim como, para que fosse instituda a obrigatoriedade da rotulagem dos transgnicos. Houve uma excelente repercusso na mdia e, pode-se dizer que, o debate sobre os transgnicos comeou, finalmente, a chegar na opinio pblica. Em seguida, dia 26 de novembro, o IDEC apresentou ao CONMETRO - Conselho Nacional de Normalizao Metrologia e Qualidade Industrial, rgo mximo da poltica de normalizao e regulamentao tcnica do pas, do qual a entidade participa, os

103

questionamentos sobre as atividades da CTNBio, especialmente o descumprimento do procedimento da Consulta Pblica na elaborao de suas instrues normativas (regulamentos), a no elaborao dos regulamentos de rotulagem e de segurana para os alimentos transgnicos, assim como, a posio adotada pelo Brasil no Codex Alimentarius, em 1998, contrariando o Cdigo de Defesa do Consumidor. Foi definido que o CONMETRO solicitaria CTNBio que institusse a Consulta Pblica na aprovao de suas normas e que haveria um aprofundamento maior pelos seus conselheiros sobre os outros aspectos abordados. Neste perodo, tambm houve apoio de diversas entidades de consumidores, de defesa do meio ambiente e de agricultura da Europa (Tierra Ciudadana-Frana, Genetic Resources Action Internationalby- Barcelona/Espanha), dos Estados Unidos (International Forum on Food & Agriculture Minneapolis and PANNA Pesticide Action Network North American), do Japo (Consumers Union of Japan) e da Austrlia (Australian Consumers Association) que enviaram mensagens e informaes ao IDEC em relao questo dos transgnicos no Brasil. No dia 27 de novembro, o despacho de um Juiz Federal de Braslia derrubou parte da liminar do IDEC que impedia a liberao da soja transgnica, mas manteve a necessidade do produto ser adequadamente rotulado e conseqentemente segregado, o que foi considerado um fato positivo. No entanto, a empresa Monsanto j no poderia colocar as suas sementes venda, pois o perodo de plantio j havia se esgotado. Em janeiro de 1999, o IDEC recebeu um importante apoio para outra reivindicao feita na ao, a realizao prvia de Estudo de Impacto Ambiental para a liberao da soja. Nesse momento, o IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis, rgo pblico vinculado ao Ministrio do Meio Ambiente, integrou-se ao processo judicial como parte ativa, ou seja, do lado do IDEC e contra a CTNBio, o que determinar, com grande probabilidade, que a deciso final nos seja favorvel. Antes da entrada do IBAMA, o Greenpeace j havia solicitado parta integrar a lide. Deve-se registrar que nessa ao de um lado esto o IDEC, o Greenpeace e o IBAMA e de outro o governo federal brasileiro (a CTNBio) e a Monsanto.

104

Em maro de 1999, os rgos pblicos de defesa do consumidor (DPDC/MJ e Procons estaduais), em uma reunio nacional, discutiram o assunto e aprovaram uma moo pela regulamentao dos transgnicos, inclusive pela obrigatoriedade da rotulagem e fizeram o pedido de um prazo de carncia para novas medidas autorizatrias. A partir da, foi intensificada a participao das entidades, especialmente do IDEC, em seminrios, audincias pblicas, que ocorreram em dezenas de cidades, e na imprensa, assim como a presso junto ao Governo. Junto ao Comit do Codex Alimentarius do Brasil as entidades trabalharam para reverter a posio brasileira sobre a rotulagem e conseguiram que, em abril de 1999, numa reunio em Otawa - Canad, a delegao brasileira expressasse posio favorvel ao direito do consumidor informao e escolha e, portanto, uma rotulagem apropriada, revertendo o apoio dado em 1998 proposta americana, que, praticamente, no rotulava os produtos. As atividades continuaram durante maio e junho de 1999, com o questionamento s indstrias de alimentos e supermercados sobre como se posicionam nesta questo, por meio de duas aes: (a) cartas, enviadas pelo IDEC s grandes indstrias de alimentos e grandes redes de supermercados e (b) um folder distribudo em vrios eventos, estimulando o consumidor a participar do movimento. No V ENEDEC - Encontro Nacional das Entidades Civis de Defesa do Consumidor, em 17 de junho, houve um excelente debate e uma manifestao das entidades de consumidores em Curitiba, envolvendo diversas organizaes e Procons que l estavam. importante registrar as vrias matrias na revista CONSUMIDOR S.A, que manteve o associado do IDEC e/ou leitor da revista sempre atualizado dos fatos. Em junho de 1999, uma nova vitria: O juiz Antnio Souza Prudente, da 6 Vara da Seo Judiciria do Distrito Federal expediu outra liminar na ao do IDEC, determinando a proibio do plantio e comercializao da soja geneticamente modificada Roundup Ready. Solicitou, ainda, entre outras medidas, que a Monsanto e a Monsoy apresentem o Estudo Prvio de Impacto Ambiental. Essa liminar foi confirmada em nova deciso, em agosto, determinando, na forma de sentena, que a empresa e o Governo Federal cumpram a proibio.

105

Em julho de 1999, novas manifestaes pblicas foram realizadas em onze cidades brasileiras pelas entidades de consumidores, que reivindicaram a rotulagem dos transgnicos, distribuindo panfletos em supermercados e outros locais de grande movimento da populao. Infelizmente, mesmo com todas as manifestaes da sociedade e da justia, o governo continuou do lado das empresas. Nos dias 28 e 29 de setembro de 1999, foi realizado um seminrio sobre alimentos transgnicos na cidade do Rio de Janeiro, que teve uma peculiaridade interessante, pois foi um evento promovido pela comisso reguladora (CTNBio), com o patrocnio pasmem! - das grandes empresas de biotecnologia. O IDEC e o Greenpeace enviaram, nessa mesma data, representao ao Ministrio Pblico Federal, pedindo a abertura de um inqurito por improbidade administrativa da CTNBio, o que foi feito. Dia 16 de outubro, no ltimo Dia Mundial da Alimentao novas campanhas pblicas ocorreram em 11 estados do pas, promovidas por 21 organizaes de defesa do consumidor, sindicatos, entidades de profissionais, organizaes ambientalistas, ongs educativas e outras entidades. Dentre as reivindicaes, somou-se o pedido aos ministrios competentes para que ocorresse a fiscalizao sobre os produtos importados, matria prima e industrializados, dos Estados Unidos, Argentina e Canad. O trabalho de acompanhamento dos comits do Codex Alimentarius continuou nos ltimos meses de 1999, quando reuniu-se no Rio de Janeiro o Drafting Group sobre Rotulagem de Alimentos Obtidos por Biotecnologia que tratou do detalhamento das duas propostas (uma americana e outra europia) sobre a rotulagem desses produtos. Nesse caso o IDEC, ao ser consultado pelo Comit do Codex Alimentarius do Brasil CCAB, enviou as sugestes e reiterou a sua posio contrria s mesmas, pois ambas no atendem as necessidades de uma informao plena aos consumidores. No dia 2 de novembro de 1999, o Ministrio da Justia divulgou para Consulta Pblica, at o final de fevereiro de 2000, a proposta de regulamento tcnico de rotulagem de alimentos e ingredientes transgnicos, que causou grande frustrao nas entidades de consumidores, pois reproduz as imperfeies das propostas do Codex Alimentarius e, em muitos aspectos, contraria o Cdigo de Defesa do Consumidor. O IDEC fez a sua contestao e reiterou a campanha pela rotulagem plena publicando

106

em Consumidor S.A e na sua home-page um texto de carta a ser enviada ao Departamento de Proteo e Defesa do Consumidor/Ministrio da Justia. Ainda em relao ao Codex Alimentarius, o IDEC questionou, em dezembro de 1999, o fato da coordenao do Grupo de Trabalho do CCAB ser feita pela EMBRAPA, que procura influenciar ao mximo para que a regulamentao da rotulagem dos transgnicos seja aquela defendida pelas empresas de biotecnologia. O argumento do IDEC que a dirigente da EMBRAPA que coordena o referido GT tem um impedimento tico, uma vez que a empresa tem contratos com empresas de biotecnologia, como a Monsanto. Em 11 de novembro de 1999, o IDEC fez uma contestao liberao do Milho Guardian, da empresa Monsanto, que contm gene de Bacillus turigiensis. Foram relacionados na contestao diversos aspectos que justificam a no liberao do produto, dentre os quais diversos trabalhos sobre o efeito malfico ao meio ambiente, a insuficiente e superficial avaliao de risco sade humana e o desrespeito ao Cdigo de Defesa do Consumidor, entre outros. Em 8 de dezembro de 1999, o Ministrio Pblico solicitou que o Juiz Antnio Prudente tomasse providncias em relao ao notrio plantio irregular de soja transgnica no Pas, especialmente no Rio Grande do Sul. Em 23 de dezembro o Juiz determinou que a Polcia Federal e a Secretaria de Defesa Agropecuria do Ministrio da Agricultura fiscalizassem e punissem com rigor os responsveis. Dia 15 de maro, noo ltimo Dia Mundial do Consumidor, a Consumers International CI, em conjunto com as suas filiadas, definiu que o tema ser os alimentos transgnicos. A CI enviou uma jornalista em agosto ao IDEC para colher subsdios do seu trabalho para compor um "kit" informativo e de como organizar uma campanha, que foi distribudo a mais de 200 entidades de consumidores. Finalizando, as entidades civis de defesa do consumidor brasileiras esto atentas e a continuam defendendo uma moratria, que suspenda qualquer outra liberao, at que tenham sido elaborados os referidos regulamentos e haja uma definio clara das atribuies e procedimentos dos rgos federais relacionados ao controle dos alimentos transgnicos no Brasil.

107

Referncias: Brunner, E, Mayer, S., Millstone, E., Beyond Substancial Equivalence, Nature, october, 1999. Executive Summary of Legal Action on Genetically Enginereed Foods, Alliance for Biotegrity and Center International for Technology Assessment , Docket 98-1300 (CKK), Washington DC, May 27, 1998 . Fagan, J., Tryptophan Summary, PSAGEF, Genetically Enginereed Food - Safety Problems, November, 1997. Hansen, M., Health and Safety Concerns of Genetically Enginereed Foods, Consumers International Conference, Oud Poelgest, the Nederlands, 16-17 november, 1995. Lapp, M., Independent non-profit group discovers differences in Roundup Ready soyabeans, Journal of Medicinal Food (vol. 1), n4, 1999. Laboratrio de Nutrio de York, Las Alergias a la Soja Aumentaron en un 50% en el Reino Unido en el Ao Pasado, mensagem eletrnica da rede Elizabeth Bravo, Quito Equador, maro de 1999 British Medical Association, Board of Science and Education, The Impact of Genetic Modification on Agriculture, Food and Health - An Interin Statement, London, UK, May, 1999. Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, carta de 27 de novembro de 1998 ao Secretrio de Vigilncia Sanitria do Ministrio da Sade, So Paulo SP. Actionaid Brasil e outros, Por um Brasil livre de transgnicos, pginas 4-9, 1999 Estudo alerta para superervas daninhas, Folha de So Paulo, pgina 1- 15, 7 de agosto de 1998. GM pollen can kill butterflies, by Alex Kirby, BBC News, www.

bbc.co.uk/hi/english/sci/tech, May, 20, 1999. Estudo questiona eficcia de transgnicos, Folha de So Paulo, pgina 1-19, 5 de agosto de 1999. 13- Ge crops with Bacillus thurigiensis genes suspected to harm soil ecology, Genetically Engeninereed Food - Safety Problems, in home page www.psrast. rg/btsoilecol. 14- Cox, C., Herbicide fact sheet Glifosate (Roundup, Journal of Pesticide Reform, pgs 3-16, vol 18, n 3, Eugene, Oregon, EUA, 1998

108

15- Seeds of change, Consumers Reports, september, 1999, pginas 41 a 46, Yonkers, NY, USA. 16- Semente modificada causa prejuzo nos EUA, Gazeta Mercantil, pgina B-19, 15 de julho de 1999. 17- University of Arkansas, Division of Agriculture, Cooperative Extension Service, relatrio sobre o rendimento fsico da soja RR, 1998. 18- Oplinger, E., Performance of Gmo's in Northern US, University of WinscosinMadison, Departament of Agronomy, slides 1-12, 1998. 19- European Comission Directorate Generale XII, Pesquisa de opinio in Ao Civil Pblica 98.27682-0, 6 Vara Civil da Justia Federal, 1998. 20 - Cervejarias japonesas e banco da Alemanha rejeitam transgnicos, Folha de So Paulo, pgina 5-2, So Paulo,14.9.1999. 21- World Food Law, Agrafood, Londres, Inglaterra, novembro, 1999. 22- Europa e Pases do Sul impem regulamentao dos transgnicos - Le Monde , 31 de janeiro de 2000 23- Deustch Bank sugere venda de aes de empresas que produzem transgnicos, O Estado de So Paulo, 27.8.1999.

109

11.2 - O que a Agricultura Biodinmica Bernardo Thomas Sixel Rudolf Steiner (1861 1925), fundador da Antroposofia, colocou, durante o Congresso de Pentecostes, em 1924, a pedra fundamental do bero do Movimento Biodinmico, em forma de um ciclo de 8 palestras para agricultores. Esse congresso teve lugar no castelo Koberwitz perto de Wroclaw/Breslau, que hoje abriga a prefeitura de Kobierzyce, Polnia. O impulso da Agricultura Biodinmica, sendo uno com a Antroposofia, tem como conseqncia natural renovao do manejo agrcola, a sanao do meio ambiente e a produo de alimentos realmente condignos ao ser humano. Esse impulso quer devolver agricultura sua fora original criadora e fomentadora cultural e social, fora que ela perdeu no caminho industrializao direcionada monocultura e criao em massa de animais fora do seu ambiente natural. A Agricultura Biodinmica quer ajudar aqueles que lidam no campo a vencer a unilateralidade materialista na concepo da natureza, para que eles possam, cada um por si mesmo, achar uma relao espiritual tica com o solo, com as plantas e os animais e com os coirmos humanos. A Biodinmica quer lembrar todos os homens que: "A Agricultura o fundamento de toda cultura, ela tem algo haver com todos". O seu ponto cental o ser Humano que conclui a criao a partir de suas intenes espirituais baseadas numa verdadeira cognio da natureza. Esse quer transformar sua fazenda ou stio em um organismo em si concluso e o

mximo diversificado; um organismo do qual a partir de si mesmo for capaz de produzir uma renovao. O stio natural deve ser elevado a uma "espcie de individualidade agrcola". O fundamento para tal a integrao de todos os elementos ambientais agrcolas como culturas do campo e da horta, pastos, fruticulturas e outras culturas permanentes, florestas, sebes e capes arbustivos, mananciais hdricas e vrzeas etc. Caso o organismo agrcola se ordene em volta desses elementos nasce uma

110

fertilidade permanente e a sade do solo, das plantas, dos animais e dos seres humanos. A partida e a continuidade desse desenvolvimento ascendente da totalidade do organismo empresa assegurado pelo manejo biodinmico dos tratos culturais agrcolas e do uso de preparados apresentados pela primeira vez por Rudolf Steiner durante o Congresso de Pentecostes. Mas o que seriam esses preparados? So de preparados que incrementam e dinamizam a capacidade intrnseca da planta a ser produtora de nutrientes, seja por mobilizao qumica, transmutao ou

transubstanciao do mineral morto ou por harmonizao e adequao na reciclagem das sobras da biomassa produzida. Preparados que simultaneamente apiam a planta a ser transmissor, receptor e acumulador do intercmbio da Terra com o Cosmo. Adubar na biodinmica significa, portanto aviventar ou vivificar o solo e no fornecer nutrientes para as plantas. A nica preocupao que devemos ter o que fazer para que isso acontea. Nesse caso possvel abster-se de tudo que hoje em dia parece ser imprescindvel. Na Agricultura Biodinmica no se usam adubos nitrogenados minerais, pesticidas sintticos, herbicidas e hormnios de crescimento etc. A concepo do melhoramento biodinmico dos cultivares ou das raas esta em irrestrita oposio a tecnologia transigncia. A rao para os animais produzida no prprio stio ou fazenda e a quantidade dos animais mantidos esta em relao com a capacidade natural da rea ocupada. O agricultor biodinmico est empenhado a fazer somente aquilo pelo qual ele mesmo pode responsabilizar-se. a saber, o que serve ao desenvolvimento duradouro da "individualidade agrcola". Isto inclui o cultivo e a seleo das suas prprias sementes como tambm a adaptao e a seleo prpria de raas de animais. Alm disso, significa uma orientao renovada na pesquisa, consultoria e formao profissional. O agricultor biodinmico aprende, dentro do processo de trabalho, ele a ser mesmo um pesquisador, aprende a participar e transmitir sua experincia a outros e formar dentro do seu estabelecimento um local de formao profissionalizante para geraes vindouras.

111

Uma renovao desta natureza desperta o interesse das pessoas que vivem nas cidades. Elas ligam-se com esta ou aquela fazenda ou stio, apiam e ajudam como podem, tornando-se fieis fregueses. Elas colaboram na formao de mercados regionais tornando-se como associados solidrios mtuos. H iniciativas novas de importncia fundamental em toda parte para que a agricultura possa enfrentar com sua autonomia regional a globalizao do mercado mundial. Agricultura no somente profisso para ganhar dinheiro, mas principalmente encargo de vida, vocao. Em mais de 50 pases da Terra a Agricultura Biodinmica praticada ao servio do cultivo do meio ambiente e alimentao saudvel do ser humano. No mundo inteiro os produtos biodinmicos so uniformemente comercializados sob a marca "DEMTER". A marca DEMTER garante uma cultura agrcola baseada em medidas novas nos campos culturais espirituais, polticos legais, econmicos e ecolgicos. Para o desenvolvimento da agricultura e da cultura em geral no Brasil ser de maior significao, achar personalidades suficientes que tenham a coragem e a fora de iniciativa de se colocar ao servio desta renovao da agricultura.

112

11.2 - Permacultura Instituto de Permacultura da Bahia A Permacultura - "Permanent Agriculture" em ingls - nasceu na cabea de Bill Mollison, ex-professor universitrio australiano, h vinte anos. Refugiado das loucuras da sociedade de consumo, Mollison percebeu que nem os cantos remotos do interior australiano onde morava seria poupado do colapso planetrio iminente - a flora e a fauna estavam diminuindo sensivelmente... "Resolvi", falou Morrison na sua passagem pelo Brasil em junho de 1992, "que , se voltasse para o mundo, voltaria com uma coisa muito positiva. Foi assim que nasceu a idia de criar sistemas de florestas produtivas para substituir as monoculturas de trigo e soja, responsveis pelo desmatamento mundial. Observando e imitando as formas de florestas naturais do lugar, revelou-se possvel a criao de sistemas altamente produtivos, estveis e recuperadores da ecologia local. Depois de dez anos implantando, com grande sucesso, tais sistemas em todos os continentes, Mollison e seus colaboradores perceberam que no adianta concentrar-se em sistemas naturais sem considerar os outros sistemas to vitais para a sobrevivncia humana: sistemas monetrios, urbanos (arquitetura e reciclagem e lixo e guas), sociais e de crenas. A " Permanent Culture". Hoje a permacultura conta com mais de 10.000 praticantes em todos os continentes e mais de 220 professores trabalhando em tempo integral. A permacultura chegou no Brasil atravs do primeiro curso dado por Bill Mollison, em Porto Alegre, com ajuda de Marsha Hanzi. Hoje na Bahia existe uma equipe de profissionais - agrnomos, engenheiros, arquitetos, etc. - que esto se aprofundando nestas idias e que j fundaram o primeiro sistema LETS de troca de servios da Amrica Latina. Esta equipe fundou em setembro de 1992, o Instituto de Permacultura da Bahia, que se empenha em oferecer estas tcnicas ao maior pblico possvel. Cogita-se, alm de cursos , formar condomnios ecolgicos auto-sustentados na regio de Salvador. Baseada na tica de "Cuidar da Terra, cuidar dos homens e compartilhar os excedentes" (quer sejam dinheiro, tempo ou informao), a permacultura ousa acreditar na possibilidade da abundncia para toda a humanidade atravs do uso

113

intensivo de todos os espaos, atravs da reciclagem de todos os produtos (acabando assim coma a poluio) e atravs da cooperao entre os homens para resolver os grandes e perigosos problemas que hoje assolam o planeta. Princpios da Permacultura 1. Quanto mais se aproxima da natureza, menos se trabalha. Pois bem, quando criamos sistemas auto-sustentados, no precisamos trabalhar para alimentar e proteger os elementos do sistema. Uma floresta produtiva, uma vez estabelecida, exige muito pouco cuidado para se manter, Comparados com as monoculturas, sistemas altamente artificiais que nunca ocorrero na natureza, sistemas permaculturais que se aproximam da natureza no precisam de adubo, irrigao nem defensivos. Produzem sculos a fio e melhoram cada vez mais o solo, recuperando tambm o regime das guas da regio. Podemos incorporar animais nestes sistemas se criarmos condies de vida parecidas com aquelas do habitat natural do animal. Vou explicar melhor pegando o exemplo da galinha, percebemos que a natureza da galinha de pastar e de ciscar, de comer uma grande variedade de verduras, gros (pode ser sementes de capins) e insetos. Elas vivem em bandos e sempre dormem no mesmo lugar, no alto. So relativamente resistentes ao frio, mas temem o calor, exigindo sombra. Sofrem predaes de gavies e raposas, precisando de uma boa proteo. Analisando estas necessidades do animal, podemos muito bem criar uma floresta forrageira para galinhas, incorporando rvores frutferas (amora, goiaba, acerola, etc.), com verduras rasteiras e gros (milhetos, capins, etc.), criando um pasto equilibrado onde a galinha se alimenta e se protege. O nico trabalho que sobra para o homem nestas condies de coletar os ovos e vigiar o estado do pasto e dos animais. Uma vez estabelecido, este sistema dura muitos anos com o mnimo de investimento, dando lucro maior do que as granjas industrializadas que exigem altos investimentos em insumos e medicamentos. E, obviamente, a qualidade dos produtos ser muito maior. 2. Substituir altos investimentos e trabalho por planejamento e criatividade. ou "Se o sistema est lhe dando muito trabalho, voc ainda no pensou o suficiente" Scott Pittman

114

O homem est longe de aproveitar plenamente os seus dons criativos. No planejamento de uma propriedade, reflexo e observao podem mostrar solues engenhosas para os problemas, evitando gastos e trabalho. Voc pode aproveitar ao mximo a fora da gravidade; Mas no consigo imaginar como? Ento, preste ateno! Para a distribuio da gua, colocando reas de captao no alto da propriedade em vez de coloc-las, como muitos fazem nas baixa, e depois depender de bombas, voc pode observar que os animais de modo geral depositam mais esterco de noite do que de dia. O gado pode pastar nas reas ricas das baixadas durante o dia e dormir em estbulos no alto da propriedade, retransportando assim os nutriente para o alto da propriedade, de onde, com a ajuda da fora da gravidade, a distribuio se torna mais fcil. O que voc precisa de ter coragem de criar solues totalmente diferentes dos vizinhos. E perceber que nenhum sistema perfeito: sempre tem espao para mais um elemento, para mais uma funo, muitas vezes simplesmente conectando dois elementos j existentes. O limite do sistema a nossa criatividade! 3. O problema a soluo Outra parte que podemos enfatizar nesse assunto que os problemas apontam situaes especiais que podem ter uma funo nica. Se uma rea rida, voc pode se especializar em plantas da famlia dos cactos, como o Figo da ndia ou a cochonilha (Um inseto que produz uma tinta valiosa e que se desenvolve nos cactos Opuntia) . Se uma encosta pedregosa, ela pode oferecer condies especiais para certas plantas que no de adaptariam em outra reas mais frteis da propriedade. Se as lavouras sofrem ataques de caracis, sinal que esta regio se presta para a criao destes. Quer dizer ento que todo problema aponta para uma oportunidade. questo de enfoque! 4. A diversificao garante a estabilidade A estabilidade de uma propriedade ou de uma comunidade depende da disponibilidade de uma gama de produtos espalhados ao longo do ano. Isto protege contra desastres climticos, porque no caso de qualquer emergncia (seca, tempestade), alguns dos produtos vo escapar, devido a uma resistncia maior, ou devido ao fato de crescer em pocas diferentes. Deve-se sempre cogitar culturas de emergncia, garantidas de dar alguma produo mesmo sob condies adversas. Os povos antigos fazem policulturas por este motivo. Policulturas que incorporam rvores

115

no sistema so as mais estveis do todas. Uma floresta produtiva dificilmente se abate com a seca ou com o granizo. 5. A estabilidade vem quando se fecham os ciclos Quando uma parte do sistema sustenta outra, evita-se a necessidade de procurar insumos fora da propriedade, fortalecendo assim todo o sistema. Da mesma maneira, uma comunidade inteira ganha estabilidade quando os produtos circulam localmente, evitando assim perdas por desperdcio ou sangria para uma metrpole central. Considerando, por exemplo, que um tero dos produtos agrcolas no Brasil se perdem antes de chegar mesa do consumidor, podemos ver a importncia do consumo local, que assegura que o que se produz no se perde no processo de transporte e distribuio. Da mesma maneira, se numa comunidade o mesmo dinheiro troca de mos muitas vezes, isto tem o mesmo efeito deter uma quantidade muito maior de dinheiro disponvel. Se este dinheiro vai embora para o centro urbano, a comunidade local se empobrece. Um dos maiores perigos para a estabilidade de uma propriedade rural ou de uma comunidade a poluio. A vida no se mantm onde no h gua limpa, por exemplo. Visto que a poluio provm de produtos ainda no utilizados, podemos vla como uma fonte de renda em potencial (quando se trata de esgotos, ou mesmo de sub-produtos industriais. Os agrotxicos. obviamente nunca oferecem um potencial para reciclagem, e deveriam ser banidos da face do planeta). 6. Precisamos responsabilizar-nos pelos nossos netos Tivemos o privilgio de poder ainda desfrutar de florestas, de beber gua limpa , de contemplar paisagens belas. Os nossos netos tambm tm este direito, e cabe a ns a responsabilidade de assegurar que estes direitos sejam respeitados. Isto pode sugerir muitas frentes de ao: conservao de reas naturais ainda pouco modificadas pelo homem; desenvolvimento de uma forma de agricultura no devastadora; proteo das guas, especialmente do lenol fretico. (Um rio pode-se limpar em poucos anos. Um lenol fretico, uma vez poludo, dificilmente se limpa de novo). Em termos prticos, uma floresta desmatada leva entre doze a vinte anos para se recompor, e leva entre sessenta e duzentos anos para chegar a um estgio parecido ao original. Se colhermos somente as rvores no final do seus ciclos e plantarmos culturas adaptadas a estas condies de mata, podemos manter a cobertura vegetal e mesmo assim ter

116

uma boa renda. Cada tipo de rvore tem as suas utilidades. Hoje, nos desmatamentos, a grande massa de madeira (com exceo das rvores mais conhecidas como o mogno) desperdiada. Um agricultor pode muito bem plantar uma parte de sua propriedade com madeiras nobres, criando assim um patrimnio inabalvel. No importa se estas madeiras comearem a dar uma colheita daqui a vinte ou trinta anos: o agricultor, nesta poca, j vai estar velo e as rvores podem garantir sua velhice, uma forma de aposentadoria particular. E como se pode colher as madeiras gradativamente, replantando ao mesmo tempo que colhe, ele cria um patrimnio para muitas geraes futuras. 7. Os problemas so basicamente domsticos e podem ser resolvidos no nvel domstico No h solues em grande escala para problemas locais. No h solues tecnolgicas para problemas que so basicamente sociais. Cada vez que uma famlia consegue se auto-sustentar, produzindo os seus prprios alimentos e reciclando os seus dejetos, esta deixa de participar da agricultura devastadora e deixa de poluir. Cada propriedade, mesmo bem pequena, pode captar gua e produzir alimentos. As possibilidades so infinitas: podemos usar toda parede e at telhados das construes para produzir alimentos. Podemos captar gua numa variedade de maneiras e reciclar toda gua que utilizamos, fazendo-a render muito mais. Se voc tomar como exemplo a perigosa falta de gua potvel: poucas pessoas se do conta de que a descarga domstica gasta 40% de toda a gua consumida. Isto representa 100 litros de gua por pessoa por dia! Pode-se imaginar a gravidade desta situao numa cidade de milhares ou milhes de pessoas. Podemos dar descarga com a gua servida das pias ou do chuveiro, evitando assim este desperdcio desastroso para toda a humanidade. Em reas mais suburbanas ou rurais, podemos desenvolver privadas secas, das quais existem muitos modelos eficazes hoje. Lembrando que os esgotos so tambm grandes fatores de poluio de lagos, de rios e do mar, vemos a importncia do tratamento domstico dos efluentes atravs de filtros ou de sistemas com plantas. Uma aldeia (ou bairro) de 300 pessoas tem a capacidade humana de preencher todas as necessidades das pessoas do lugar. Mesmo numa situao urbana, pode-se aproveitar os espaos baldios para produzir alimentos e pequenos animais. Cada vez

117

que isto ocorre, economiza-se petrleo e espaos naturais que hoje esto sendo desmatados para produzir alimentos em grande escala. Plantaes pequenas e intensivas so muito mais produtivas em qualquer lugar do mundo. O pavor de falta de terras agrcolas um mito: toda terra pode ser agrcola! O que se chama "agrcola" hoje so aquelas onde pode-se entrar com mquinas pesadas, comprovadamente destruidoras da estrutura do solo. De fato, as terras mais "agrcolas", em termos de produo, so aquelas frente porta da cozinha! claro que o grande problema o fato da agricultura se industrializar e ser vista como produtora de dinheiro. Isto levanta grandes problemas ticos, j que se destri para ganhar a curto termo. Isto vai acabar de fato somente quando houver ou uma presso pblica em massa ou quando tais sistemas no forem mais viveis economicamente. H sinais de que os dois processo esto acontecendo. O aumento de custos em petrleo e agrotxicos faz com que a agricultura intensiva e orgnica hoje se torne muito mais lucrativa. Se os problemas so basicamente domsticos e podem ser resolvidos a nvel domstico, isto implica que ns podemos resolver os nossos problemas, no precisando de algum engenheiro ou outro especialista, ou o governo, etc. para dar as solues. O poder da ao volta para as mo do indivduo, da famlia, ou da comunidade local. 8. Todo sistema deve produzir mais energia do que consome Quando falamos em "energia", em que podemos pensar? Em calorias claro! Mas vrios levantamentos tm mostrado que a agricultura industrializada , em muitos casos, deficitria energeticamente: para cada caloria de alimento produzida, gastamse duas a oito (ou mais!) calorias na forma de petrleo ( transporte, insumos, mquinas agrcolas, etc.). Qualquer sistema deficitrio, que seja em termos monetrios ou energticos, fadado a falir, cedo ou tarde. Os sistemas

permaculturais se tornam produtores energticos de vrias maneiras: a) Produo intensiva em relao ao trabalho. Sistemas permanentes exigem poucas ou nenhuma mquina e pouco ou nenhum insumo, consumindo menos calorias do que produzem; b) Produo para consumo local. Evitam-se assim gastos em transporte; c) Utilizao das energias do lugar ( gravidade, transporte animal, etc.); d) Reciclagem dos dejetos. Os fertilizantes industrializados so produzidos a partir do petrleo e exigem muitos gastos em transporte. Quando os insumos so produzidos localmente, evitam-se tos

118

estes gastos; e) Utilizando energias alternativas captadas no lugar: cozinhado com foges solares e a lenha, biogs, painis solares, etc. 9. Visa-se cooperao em vez de competio, integrao em vez de fragmentao O esprito de cooperao a grande chave para a recuperao da qualidade de vida no planeta. Se voc observar em termos sociais, a cooperao nos leva a ver todo estranho como amigo em potencial, enquanto a competio nos ensina a ver todo estranho com adversrio em potencial. Esta mudana de atitude traz mudanas de comportamento fundamentais. Vou explicar melhor: Na cooperao, a energia gasta de uma maneira mais construtiva, somando a energia de uns com os outros, em vez de se anularem mutuamente, como o caso da competio. Na agricultura, esta mudana de atitude tambm transforma o comportamento. Se uma praga ataca a lavoura, um agricultor que se baseia em cooperao com a natureza procurar compreender o porqu deste ataque. A planta est enfraquecida? O inseto est com fome por falta de um posto natural? Chega-se at a plantar alimentos para o inseto considerado 'praga', reconhecendo que este, como todo ser natural, merece viver. Este convvio pacfico com a natureza faz com que o agricultor no precise mais declarar guerra qumica na sua propriedade, produzindo assim alimentos de qualidade e limpos, sem comprometer a qualidade da gua nem do solo.

A cooperao nos leva a ver tudo como sendo interligado. No : "eu contra voc", mas "eu junto com voc". No : eu contra a praga, mas eu trabalhando em conjunto com a natureza, dentro de um contexto. Desaparece o sentido da fragmentao, de ver um mundo como formado de peas separadas, passando a ver o mundo como um todo integrado, onde mudanas em um elemento dentro do sistema (agrcola ou social), modifica a situao de muitos outros elementos que esto interligados comeste. Isto o que transforma o sistema todo.

119

Gabarito Mdulo 1 O, C, C, C, O, O. Mdulo 2 V,F,V,F,V Mdulo 3 2-4-13 Mdulo 4 d Mdulo 5 d Mdulo 6 a Mdulo 8 F, V, V, F Mdulo 9 d

120

You might also like