You are on page 1of 6

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 1 of 6

English

Espanhol

Eng. Reinaldo Cortelli / Engenharia De Aplicao DU-O-LAP Selos Mecnicos Tecnologia de Vedao Selagem Mecnica

Feira da Mecnica 2010 11 15/05 - Anhembi/SP Rio Oil & Gas 2010 12 16/09 - Riocentro/RJ

Vedao o processo usado para impedir a passagem de maneira esttica ou dinmica de lquidos, gases e partculas slidas de um meio para outro. Podemos citar alguns exemplos de vedaes e aplicaes, como: 1. Juntas em partes estticas (ex.: flanges e carcaas). 2. Anis elastomricos em partes estticas e dinmicas de equipamentos (ex.: flanges e anis em selos mecnicos). 3. Retentores em partes dinmicas de mquinas e equipamentos (ex.: labiais para vedar lubrificante em mancais de bombas). 4. Gaxetas: elementos mecnicos utilizados para frear o fluxo total ou parcial. Para a selagem de um eixo rotativo, os mais freqentes fundamentos so encontrados em uma bomba centrfuga como na figura 1. Uma bomba converte a energia de um acionador (um motor eltrico, por exemplo) em energia de velocidade ou energia de presso do produto a ser bombeado. O produto bombeado entra pelo centro do rotor que gira a velocidade relativamente alta, ocupa todo o espao entre as ps e a voluta (corpo da bomba) e centrifugado para o dimetro externo do rotor e ento flui para a descarga da bomba com uma presso superior a da suco. Esta presso de descarga flui para baixo por trs do rotor e se dirige para a caixa de vedao, e embora existam algumas maneiras de aliviar esta presso, como por exemplo a incluso de aletas na parte traseira visando bombear o produto para a descarga ou a execuo de furos de balanceamento equilibrando as presses de descarga e suco, h a necessidade de evitar que o produto saia por este ponto, pois no existe possibilidade de eliminar totalmente a presso completamente. Este o motivo de engaxetar ou selar eficientemente a bomba centrfuga. Em misturadores / agitadores, as caixas de vedao so submetidas s presses destes vasos, e a vedao do eixo deve ser adequada a vedar o produto processado ou vapor do mesmo, no caso de execuo vertical destes equipamentos.

Feira da Mecnica 13 a 17/05 - Anhembi/SP Rio Oil & Gas Expo 15 a 18/09- Riocentro/RJ

O que um selo mecnico? Selos Mecnicos X Gaxetas. Tecnologia de vedao e selagem mecnica

Figura 1

Gaxetas O processo de engaxetamento trata se do mais antigo mtodo de vedar um eixo rotativo ou alternativo, que basicamente consiste da compresso de um material resiliente, macio e lubrificante dentro do espao formado pelo eixo e a caixa de vedao do equipamento. Em uma tpica caixa de gaxetas com anis de seco quadrada, estas encontram se em constante atrito com o eixo, e necessria uma lubrificao lquida para remoo do calor gerado, proveniente do prprio lquido a ser vedado ou de outro lquido de fonte

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 2 of 6

externa, garantindo que haja sempre a permanncia de uma fina pelcula entre as gaxetas e o eixo. Embora o custo do engaxetamento relativamente baixo e de fcil disponibilidade e instalao, encontramos alguns inconvenientes neste tipo de vedao: 1. Necessidade de ajustagens constantes das gaxetas ao desgaste do eixo (ou luva). Com o desgaste das gaxetas e perda da resilincia o vazamento aumenta e h necessidade de maior compresso. 2. Constantes reapertos provocam irregularidades no eixo (ou luva) com eventual necessidade de troca destes componentes. 3. Pode haver gerao de calor indesejvel, considerando o atrito e aumento considervel do consumo de energia. 4. H emisses indesejveis de fludos crticos ao meio ambiente (inflamveis, volteis e agressivos). Com a definio de alguns problemas associados vedao por gaxetas, uma soluo para estas questes ser a substituio de gaxetas para um sistema de selagem mecnica.

Figura 2

Figura 3

Selos Mecnicos Os selos mecnicos foram desenvolvidos para diminuio nos nveis de emisso de produtos em equipamentos rotativos (bombas, compressores, misturadores, ventiladores industriais) de acordo com normas ambientais, e so projetados para operar por muito tempo sem manuteno (alguns casos superior a 25.000h), entretanto so de custo de aquisio superior as gaxetas e em alguns casos pode haver relativa dificuldade na instalao. A figura 2 mostra um selo mecnico simples montado na caixa de vedao de uma bomba centrfuga. Basicamente os selos mecnicos so constitudos em trs partes: 1- Um conjunto de faces de vedao: uma rotativa (anel de vedao) e outra estacionria (sede). 2- Um conjunto de vedaes secundrias como anis elastomricos (`O rings), anis em formato ``v em P.T.F.E, anis em cunha em P.T.F.E, foles elastomricos ou anis de grafite. 3- Estrutura do selo mecnico como sobreposta (ou flange), luva do eixo, colar, anis de compresso, molas, pinos, e parafusos. Podemos notar na figura que a parte rotativa formada pela mola, o anel elastomrico do eixo, e o anel de vedao sobre o eixo. A parte estacionria formada pelo anel de vedao (sede) e anel elastomrico alojados no interior da sobreposta que ser instalada na caixa de vedao da bomba centrfuga. Podemos mostrar nesta figura como evitamos que o produto bombeado escape para a atmosfera em quatro pontos: 1- O ponto x, onde o produto tentando escapar pelo eixo ir encontrar o anel o-ring. 2- Nos pontos y e z, respectivamente no anel o-ring da sede e na junta da sobreposta. 3- O ltimo ponto o ponto w, onde as faces do anel de vedao rotativa e da sede estacionria que so lapidadas e planas mantm se em contato proporcionando uma excelente selagem. Estas faces so lubrificadas por um filme lquido microscpico, e ocorre um pouco de emisso de produto para a atmosfera, porm imperceptvel em muitos casos.

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 3 of 6

Este selo muito bsico e limitado para muitas aplicaes, e adiante em carter resumido comentaremos a respeito de tipos e projetos existentes no fundamento dos selos mecnicos, materiais construtivos, sistemas auxiliares e seleo do selo mecnico. Tipos De Selos Mecnicos

Figura 4

1- Selos simples: montados internamente nas caixas de vedaes so os mais encontrados no mercado e de preos mais acessveis. Em aplicaes envolvendo produtos corrosivos, os selos simples podem ser projetados para montagem externa promovendo diminuio nos custos de metalurgia pela baixa exposio dos seus componentes. 2.1 - Selos duplos: so utilizados quando as taxas de emisses do selo simples no so adequadas. Aplicaes envolvendo lquidos txicos e danosos ao meio ambiente, abrasivos em suspenso que desgastam as faces de vedao e corrosivos que exigiriam metalurgia custosa na estrutura de um selo simples. So disponveis em verso pressurizada e no pressurizada, e podem possuir sistemas de monitoramento para segurana operacional. 2.2 - Selo duplo pressurizado: injeta-se um lquido barreira compatvel com o produto a ser vedado dentro da caixa de vedao entre o selo primrio e o selo secundrio, a uma presso superior a existente neste produto. Ver figura 3. 2.3 - Selo duplo no pressurizado: o selo primrio normalmente opera como um selo simples efetuando todo o trabalho de vedao. H um fluido barreira dentro da caixa de vedao entre o selo primrio e o selo secundrio a presso usualmente atmosfrica ou mais baixa.Com falha do selo primrio, o selo secundrio exerce a funo de vedar o produto at que o selo possa ser reparado. 2.4 - Selo duplo barreira de gs: utiliza se um gs inerte barreira ao invs de lquido, e tipicamente tem a mesma performance de um convencional selo duplo no pressurizado, com a possibilidade de eliminao de alguns sistemas de monitoramento. Ver figura 4. 2.5 - Selos cartucho: so selos pr-montados de fbrica e todos os seus componentes so montados num conjunto nico sobre a luva, ajustada a uma sobreposta no necessitando de nenhum ajuste internamente, evitando os erros de montagem na bomba e promovendo ganho de tempo em manutenes. Existem a aproximadamente 60 anos, e atualmente so padronizados em aplicaes em bombas nas normas internacionais DIN, ANSI, ISO e API.

Figura 5

Figura 6

Projeto dos Selos Mecnicos 1 - Balanceamento: uma freqente modificao imposta a um selo mecnico motivada pela presso de vedao e a velocidade perifrica. Se um selo interno submetido a altas presses e velocidades, alteraes no projeto devem ser efetuadas visando no permitir que esta presso atue no anel de vedao em direo a atmosfera, contribuindo para diminuio das foras de fechamento e conseqentemente o calor gerado. efetuado um degrau no eixo / luva do eixo para criar uma maior rea do anel de vedao exposta a presso de abertura. Ver figuras 5 e 6 respectivamente selo no balanceado e balanceado. No projeto do selo mecnico devem ser considerados os limites presso velocidade. O tamanho do eixo e do selo mecnico, a velocidade perifrica, os materiais das faces e as caractersticas do produto as ser vedado so fatores importantes na determinao dos limites de presso de um selo mecnico para uma aplicao especfica.

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 4 of 6

A DU-O-LAP utiliza fea finite element analysis para verificao do comportamento dos componentes submetidos a altas presses e altas velocidades, determinando as deflexes e emisses de fludo para a atmosfera. Ver figura 7.

Figura 7

2 - Selos de mola nica ou molas mltiplas: Nos selos de mola nica existem limitaes e indicado em aplicaes menos severas como em baixas velocidades. No obstante algumas poucas desvantagens, os selos de molas mltiplas so preferidos e mais indicados, pois promovem baixas distores e melhor distribuio da presso das faces. 3.1 - Selos deslizantes e no deslizantes: conhecidos respectivamente como selos pusher e no pusher. 3.2 - Selos deslizantes: utilizam molas simples ou mltiplas para manter os contatos das faces. As vedaes secundrias so em anis elastomricos, anis v em P.T.F.E. ou anis encapsulados (P.T.F.E.). So relativamente de baixo custo e comercialmente disponveis em vrios tamanhos, e aplicveis em altas presses e em diversas configuraes de projetos. 3.3 - Selos no deslizantes: as vedaes secundrias so estticas e so utilizados foles metlicos, foles elastomricos, foles em P.T.F.E. ou grafite. 3.3.1 - Os selos de fole metlico so de alto custo pela metalurgia superior e so utilizados em altas e baixas temperaturas. 3.3.2 - Selos de fole de elastmero: so de baixo custo, usam uma mola para energizar as faces de vedao e so indicados em aplicaes mais simples. Devido suas limitaes. 3.3.3 - Fole P.T.F.E.: so de baixo custo e indicados em aplicaes qumicas agressivas. 4 - Anel de vedao flexvel ou sede estacionria flexvel: o projeto do selo mecnico permite esta variao, visando atenuar problemas de bloqueamento em aplicaes com slidos em suspenso. Materiais Construtivos Na especificao de um selo mecnico, deve haver especial ateno na escolha dos materiais construtivos, onde so verificadas todas as propriedades fsicas e qumicas para cada aplicao de produto a ser vedado. A temperatura e a corroso qumica so dois fatores vitais, alm de serem consideradas as propriedades lubrificantes do produto bombeado ou misturado, com o objetivo de levar o selo mecnico a uma vida operacional satisfatria. H dcadas so especificada uma grande variedade de materiais, e as normalizaes restringem os mesmos, buscando maior padronizao e uniformidade nas especificaes. Descrevemos abaixo os mais usuais: 1 - Faces de vedao: carvo premium, carbureto de tungstnio, carbureto de silcio, cermica, ni-resist e bronze. 2 - Vedaes secundrias: borracha nitrlica, neoprene, P.T.F.E., etileno propileno, grafite, fluorelastmero e perfluorelastmero. 3 - Parte estrutural: AISI 304, AISI 316, Alloy 20, Hastelloy b, Hastelloy c e am-350. Sistemas Auxiliares As condies operacionais encontradas em diversas aplicaes podem estar no limite dos selos mecnicos, como presena de altas concentraes de abrasivos, temperaturas baixas ou altas e produtos danosos ao meio ambiente que devem atender aos requisitos de emisso segundo normas vigentes. Visando aumentar a vida til do selo mecnico de forma econmica e atender os limites de emisso para a atmosfera, devem ser analisados as condies operacionais na ocasio da especificao e escolher o melhor tipo de selo mecnico, planos auxiliares e alguns sistemas auxiliares descritos:

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 5 of 6

1. Separadores de abrasivos. 2. Buchas de fundo da caixa de vedao (para injeo de produto). 3. Trocadores de calor. 4. Protetores de mancais. 5. Tanques (pressurizados ou no) com instrumentao completa para monitoramento de selos mecnicos duplos.

Figura 8

Figura 9

Figura 10

Seleo do Selo Mecnico A seleo do selo mecnico apropriado para uma aplicao especfica em muitos casos no feita somente pelo fabricante, mas com o envolvimento do fabricante do equipamento, pelas projetistas e os usurios. Com isto, haver maior conhecimento dos diversos fatores envolvidos, e a garantia que o selo mecnico especificado representar a melhor alternativa atendendo aos requisitos ao mximo, durante o tempo mais longo possvel, exigindo o mnimo de manuteno. Devido a diferenas de projeto, peas, padronizao de materiais no cliente, custos envolvidos no fornecimento e eventuais necessidade de atender a normalizao de selos mecnicos, a escolha final algumas vezes influenciada pela preferncia pessoal e experincia do usurio em determinada aplicao. Durante a seleo preciso obter os dados mnimos: 1. Projeto do equipamento a ser vedado: tipo de equipamento e as dimenses completas do eixo (ou luva) e da sua caixa de vedao. 2. As presses e a temperatura na caixa de selagem. 3. Caractersticas fsicoqumicas do produto bombeado ou misturado, tais como: corrosividade, temperatura, densidade, presso de vapor, ponto de ebulio, ponto de solidificao, viscosidade, abrasividade, concentrao e PH. 4. Custos, limitaes de espaos e disponibilidade de controles ambientais. Concluso A seleo de um selo mecnico depende de vrios fatores e, sobretudo da experincia e conhecimento de quem o est especificando, e deve ser discutido em detalhes na ocasio da compra de um equipamento que possua um eixo rotativo e deve ser vedado. preciso contar com um fabricante de selo mecnico que realmente responda pela especificao efetuada e para proporcionar o suporte necessrio a correo de possveis erros, evitando surpresas desagradveis na m escolha do tipo, materiais, planos e sistemas de selagem.

| voltar |

Matriz: Rua Fbio da Silva Prado,521 V. Flrida - S.B.Campo - S.P. - CEP: 09661-000 Fone: 0055 (11) 4173-5200 / 4178-3655 / 4178-3921 - Fax: 0055 (11)4178-2101 Filial: Paranagu (PR) - 0055 (41)3425-1558

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

Servios - Manuteno de unio rotativa

Page 6 of 6

http://www.du-o-lap.com.br/tecnologia_ved.htm

20/7/2010

You might also like