You are on page 1of 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

1 APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO MOTOR: CONCEITOS BSICOS Prof. Dr. Gabriel Humberto Muoz Palafox Nepecc/ UFU. Consideraes gerais: Aprendizagem: centro de toda educao. Qualquer que seja o objetivo sempre estar ocorrendo interao entre professor e aluno. Interao depende da forma como o professor estrutura local ou ambiente de aprendizagem. Da que para o professor torna-se fundamental compreender: Como a pessoa aprende ? Quais os aspectos do comportamento humano que envolvem a aprendizagem ? At que ponto a aprendizagem semelhante para todos os tipos de comportamento, ou muito diferenciada para cada tipo de comportamento?

Para compreender a pessoa em termos de comportamento humano, a perspectiva desenvolvimentista defende, para fins de anlise, a criao de CATEGORIAS DE COMPORTAMENTO (DOMINIOS) para determinar, didaticamente, quais os tipos de aprendizagem podem ocorrer em cada um desses domnios, lembrando que na realidade concreta tudo se relaciona e inseparvel. Domnios: COGNITIVO: semelhante a atividades intelectuais (Guilford, 1959). Caracterstica principal: Capacidade do organismo para fazer uso da informao de que dispe. Exemplos: descoberta ou reconhecimento da informao (cognio); reteno ou armazenamento de informao ( memria); gerao de informaes a partir de certos dados; tomadas de deciso ou julgamentos. Guilford e Bloom, desenvolveram Taxonomias como base para a compreenso e desenvolvimento operacional de objetivos educacionais. Sua organizao envolve um amplo espectro de capacidades que vo alm da memorizao. AFETIVO: Trata dos sentimentos e das emoes manifestadas comportamentalmente. Maior parte deste tipo de comportamentos aprendido (Berkowitz) na forma de comportamento social.

Caracterstica principal:

Krathwhl, Bloom e Masic (1964) elaboraram taxonomias na tentativa de elaborar uma classificao:
E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

2 Exemplos: Receber (prestar ateno). Responder. Valorizar. Organizar ( sistemas de valores) Caracterizao de um valor ou complexo de valores.

Outros : Motivao, interesse, respeito ao prximo, responsabilidade. Observao: Quando adequadamente reconhecidos tais comportamentos, devem ser planejados e trabalhados em sala de aula de forma explicita e permanentemente. MOTOR: Estabelece uma base para identificao do movimento corporal humano. Este domnio tambm denominado Psicomotor, dada a relao racional/mental com a maioria das habilidades motoras. Habilidades motoras simples e fundamentais incluindo atividades esportivas, industriais, militares (tais como pilotar um avio), encontram-se classificadas neste domnio e envolvem componentes dos outros tipos de comportamento. A compreenso dos domnios importante para distinguir as atividades de Educao Fsica em termos de sua especificidade em relao aos mundos em que se desenvolve esta prtica profissional (esporte, lazer, portadores de necessidades especiais e geracional, educao e fitness. IMPORTNCIA DO MOVIMENTO NO DESENVOLVIMENTO HUMANO Somente o desenvolvimento perceptivo-motor correto garantir a criana uma concepo mais ajustada sobre o mundo externo que a rodeia. Dificuldades de aprendizagem simblica (representao do mundo de forma verbal, escrita e teleolgica), refletem uma deficiente integrao das noes espao e tempo que so fundamentais para a organizao do sistema sensrio-motor da criana. Qualquer aprendizagem escolar, quer se trate de leitura, escrita ou de clculo ( lgicomatmatica) , fundamentelmente, um processo de relao perceptivo-motora. A garantia de um pleno desenvolvimento preceptivo motor por parte da criana, oferecer condies para favorecer o amadurecimento e depuramento de suas estruturas cognitivas. PELO COMPORTAMENTO PERCEPTIVO-MOTOR que a criana aprende o MUNDO DO QUAL FAZ PARTE.
E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

3 O desenvolvimento global da criana depende (apoia-se) no comportamento perceptivomotor, o qual exige como condio variadas oportunidades de aplicao: a explorao ldica, o controle motor, a percepo figura-fundo, integrao intersensorial (sentidos), noo de corpo, espao e tempo, etc.

TERMOS CHAVE APRENDIZAGEM MOTORA: Mudana interna no domnio motor do indivduo, deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da prtica. No contexto educativo se promove no conjunto de atividades GLOBAIS da criana. No contexto esportivo-competitivo estuda e aprimora a aquisio de DESENPENHOPERFORMACE tcnico de habilidades motoras isoladas. Habilidades motoras uma vez aprendidas podem ser influenciadas por fatores psicolgicos, fisiolgicos ou ambientais (Magill). DESENVOLVIMENTO MOTOR: Campo de investigao que estuda o comportamento motor ( habilidades padres, generalizaes motoras e capacidades fsicas) em populaes normais ou no em diferentes faixas etrias. Estuda as teorias que fundamentam o sentido/significado do movimento humano no processo de desenvolvimento e aprendizagem humana. Estabelece princpios bsicos para fundamentar a ao pedaggica. HABILIDADE COMO ATO OU TAREFA: Aes ou tarefas motoras (que requerem movimento) e devem ser apreendidas para serem executadas corretamente (lanar, arremessar, etc.). HABILIDADE COMO INDICADOR DE QUALIDADE DE DESENPENHO: Expresso relacionada com o executante. Define o grau de competncia subjetiva ou objetivamente determinada pelo nvel de PRODUTIVIDADE em torno de um desempenho esperado que gira em torno de 70-80%. A regularidade dos ndices esperados, fator importante para determinar se efetivamente o indivduo ou no habilidoso em determinado ao motora.

E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

4 CAPACIDADE: Fleishman (1972): qualidade geral do indivduo relacionada com a execuo de uma variedade de habilidades ou tarefas. Capacidade e um trazo geral ou qualidade de um indivduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, tais como FORA, VELOCIDADE, TEMPO DE REAO, FLEXIBILIDADE, EQUILIBRIO, etc. CAPACIDADES MOTORAS GLOBAIS: Qualidades caracterizadas por envolver a grande musculatura do corpo como base principal do movimento. Preciso no o mais importante embora coordenao seja essencial ao movimento (ex. Habilidades motoras fundamentais: correr, lanar, saltar, etc. CAPACIDADES MOTORAS FIANIS: Qualidades caracterizadas por envolver e controlar musculatura pequena do corpo a fim de garantir execuo bem sucedida e elevada em termos de PRECISO. Habilidades motoras finais requerem geralmente o envolvimento da coordenao culo-manual. Ex. Escrever, tocar piano, trabalhar em relgios, etc. PADRO DE MOVIMENTO: Grupo amplo ou sries de atos motores desempenhados com graus menores de habilidade que so dirigidos a alguma meta externa. Ex. Arremesso com a mo acima da cabea. Para Gallahue o padro de movimento envolve elementos bsicos de uma certa habilidade motora. ( correr, arremessar, lanar). Ao motora completa com utilizao da musculatura grande do corpo. Movimentos que constituem a estrutura bsica de certas habilidades motoras especificas. Componentes bsicos do movimento que podem ser generalizados para as necessidades especificas de uma habilidade motora em particular. Ex. chutar a gol, em queda livre, em movimento ou no cho, uma bola redonda, oval, pequena, grande, etc.

PADRO MOTOR = MOTOR PATTERN: Eqivale a PADRO MOVIEMNTO. Depende das capacidades motoras globais. Ao motora de menor preciso e maior disponibilidade na sua adaptao a vrias situaes. Movimento global que confere versatilidade ao indivduo. Ex. Lanar (no handebol, no basquete, o dardo, etc.) Se preocupa mais com o comportamento global do indivduo

E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

5 AQUISIO MOTORA (NOO) = MOTOR SKILL ( DISTREZA MOTORA) Eqivale a habilidade motora fina. Ao motora de grande preciso e controle que visa resultado (objetivo) especifico ( enfiar bola num cesto, escrever, etc.). GENERALIZAO MOTORA: Conjunto ou combinao de padres de movimento que permitem uma VERSATILIDADE de adaptao situao problema. Mecanismo de integrao e INCORPORAO (assimilao de esquemas motores Piaget-) para realizao de movimentos mais globais e complexos.

GENERALIZAES MOTORAS
EQUILIBRAO E CONTROLE POSTURAL: Relacionada com a vigilncia e suporte do corpo face a fora da gravidade em diferentes situaes de movimento ou equilbrio esttico, (deitado, sentado, de p). LOCOMOO: Conjunto de habilidades motoras atravs das quais se estabelece contato entre si e os objetos e entre si e o prprio espao. (reptar, quadrupedia, correr, saltitar, marchar, saltar, trepar). CONTATO: Manipulao visando informao dos objetos atravs dos sentidos: a) abordagem (apanhar); b) preenso (manipular); c) libertao dos objetos (largar). Permite a descoberta de atributos e qualidades dos objetos (forma, relaes, de figurafundo), dentre outros). RECEPO E PROPULSO (devoluo): Atividades que visam assimilar o movimento dos objetos (agarrar, puxar, empurrar, lanar e bater). Ligado a percepo egocntrica dos objetos (ponto de partida e ponto de chegada). Recepo refere-se a atividades de observao quando objetos se movimenta para o sujeito. Propulso, atividades de observao quando os objetos so movimentados a partir de si prprio. CAPACIDADES MOTORAS BSICAS: Alicerce da eficcia dos processos psquicos superiores: POSTURA:
E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

6 Ponto de referncia do universo individual. Do controle postural depende toda orientao no mundo e qualquer outro movimento. ATITUDE: Sinnimo de Postura. Suporte de todos os movimentos humanos. Garantida pela ao dos msculos anti-graviticos. LATERALIDADE: CMB que traduz a percepo integrada dos 2 lados do corpo. Elemento fundamental de relao-orientao com o mundo exterior. Noes espaciais com cima-embaixo, anterior e posterior, dependem da noo de lateralidade. DIRECIONALIDADE: Capacidade para transferir a lateralidade para as noes de esquerda-direita dos objetos no espao. Depende principalmente do controle visual. IMAGEM CORPORAL: Noo de corpo, conhecimento e utilizao em situaes de explorao e orientao espao-tempo. IDADE PR-ESCOLAR APRENDIZAGEM MOTORA E DESENVOLVIMENTO MOTOR. De Meinel , Kurt. Motricidade II e Didtica do Moviemnto Humano: GENERALIZAES: Aumento rpido e qualitativo do rendimento. Aumento de disponibilidade varivel das formas de movimento. Aumento da capacidade de aplicao em diferentes tarefas e situaes.

HABILIDADES MOTORAS BSICAS: Andar, puxar, empurrar, carregar, andar ou correr combinado, quicar lanar para cima e pegar ( antecipao) saltitar subir trepar equilibrar saltar, etc. Aperfeioamento: 4 a 7 anos combinao de movimentos. Progresso: Aumento de normas sociais (ligado a entrada na escola).

E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA FACULDADE DE EDUCAO FSICA FAEFI NCLEO DE ESTUDOS EM PLANEJAMENTO E METODOLOGIAS DO ENSINO DA CULTURA CORPORAL NEPECC

7 Formao esportiva (5 a 7 anos):Tcnicas bsicas de natao saltos aquticos elementares, patinao, futebol, ginstica. Habilidades motoras: (ligadas a coordenao neuro-motora): Diferenas considerveis de 3 p/ 5 anos; Aumento na velocidade de movimento com aprimoramento qualitativo da mecnica de movimento; Melhora no equilbrio esttico e dinmico segurana Melhora da fora e da flexibilidade (crianas treinadas); Conduo do movimento mais rpido, vigoroso e maiores na proporo espacial; Ritmo e acoplamento a elasticidade movimento aprimoramento (condies de ensino dirigido). melhora quando constante

ATENO: Necessidade de desenvolvimento ligado a natureza das atividades e aplicao de normas morais nas e entre as crianas: 4 a 6 anos maior para brincadeiras demoradas pacincia quando surgem dificuldades jogo cooperativo incio perseverana concentrao para acompanhamento de tarefas.

ELEMENTOS DIDTICOS: a) Liberdade de movimento. b) Maior numero de experincias voltadas para a criana (ateno) e entre as crianas ( socializao). c) Condies necessrias de trabalho favorveis de infra estrutura, local e materiais didticos. d) Brincadeira coletiva. e) Estimulo de formas bsicas de movimento com combinao ( 4 a 6 ). f) Instruo motora na criana: noes de elaborao de Contrato Social (combinaes) e designao dos exerccios (infantis). g) Correes de movimento restringidas procura de confiana torna-se fundamental.

- Voltar -

E-mail Institucional: gabmpalafox@ufu.br

You might also like