You are on page 1of 138

A.

ROSA DA SILVA
Arquitectura | Architecture

Arquitectura | Architecture
2002 - 2011

A01.
O CUBO E A ESCADA
The cube and the stairway
Local / Data 01-1998 Tipo: terico

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

01

Exercicio terico que toma como referncia um quadrado com 12 metros de lado, construir um hexaedro regular. Ordenar o espao interior recorrendo a uma escada. O cubo assente numa das faces estabelece a fronteira -epiderme- entre um espao interior e um espao exterior. O espao interior foi ordenado recorrendo relao geomtrica entre o circulo e o quadrado, mas apoiado contudo num percurso terico: uma entrada, um sistema distributivo, um objectivo. Theoretical exercise, it takes as a reference a square 12 meters side, objective: build a regular hexaedros. Plan and regulate the interior with the use of a stairway. The cube, rising on one of its face, sets the boundary=epiderme between the interior and exterior space. The space was regulated with the use of the geometrical relation between the circle and the square, backed up in a theoretical pathway: an entrance, a distributive system, an objective.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

02

A02.
ABRIGO DE MONTANHA PARA POETA INTROSPECTIVO
Poets mountain shelter
Local / Data Arrbida 04-1998 Tipo: terico

O abrigo situa-se num pequeno planalto virado para o mar, no extremo poente da Serra da Arrbida. O programa destina-se a servir as aces minimas do quotidiano:alimentao, higiene, estadia e repouso. Um muro delimita o abrigo a norte, servindo como espinha dorsal de todo o projecto. Um ncleo formado pela casa de banho, lareira e apoios de cozinha, concentra todas as reas funcionais do abrigo, libertando o espao e gerando espaos sua volta, no extremo poente - o quarto e a zona de entrada -, no extremo este - a sala com frentes a sul e norte, a cozinha e zona de circulao entre o ptio exterior e a entrada ficam a norte.Os materiais utilizados so o adobe, a madeira e a pedra. The shelter is located in a small plateau facing the sea in the east point of Arrbida mountain range. The program fits the basic human daily actions: - eating, hygiene, permanence and repose. The north wall stands as the backbone of the project. The nucleus includes, the bathroom, fireplace and kitchen freeing and generating space around it., In the east end, the room and entrance to the shelter, in the west, the living room facing both south and north views, in the north close to the wall, the kitchen, entrance and the exterior courtyard. The materials: earth, timber and stone.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

03

A03.
OBSERVATRIO DA NATUREZA
Nature center
Local / Data Herdade do Pinheiro 10-1998 Tipo: terico

Pretende-se construir um abrigo\observatrio, com capacidade para acolher 2 a 3 pessoas por curtos perodos de tempo na zona envolvente da Herdade do Pinheiro, na margem norte do esturio do Sado, onde as zonas de sapal e montado se interligam por um canal de irrigao. O canal de irrigao corre a uma cota de 3 metros em relao zona de areia e sapal, o abrigo aproveita este desnvel para se acomodar por debaixo de terra, virado para a zona de observao. A entrada do abrigo faz-se pela margem oposta ao sapal, por uma escada subterrnea que envolve o canal dando acesso ao piso inferior do abrigo, que totalmente subterrneo. No piso inferior, um quarto, uma cozinha e uma sala proporcionam as condies minimas para o abrigo dos investigadores. No piso superior, acessvel por uma escada proveniente do vestbulo da escada subterrnea, encontra-se a zona de

observao, que abrange todo o piso situado ao nvel do solo, uma grande zona envidraada proporciona condies de observao em ambiente protegido aos investigadores. No piso superior uma escada d acesso a um pequeno passadio, que se liga atravs de rampas a uma ponte sobre o canal. O piso inferior recebe luz exterior proveniente de aberturas ao nvel do solo. A soluo enterrada proporciona o mnimo distrbio na paisagem,oferecendo a possibilidade de observao ao nvel do solo, satisfazendo as necessidades de um abrigo. To build a shelter\observatory housing 2 to 3 persons in short periods of time in the surrounding area of Herdade do Pinheiro on the river sado north shore, where the flooding and land areas connect through the Alcacer Irrigation channel. The irrigation channel runs at the

top of a 3 meter slope. The observatory takes advantage of the slope to get underground, facing the observation area.The entrance is on the far side of the channel by an underground stairway leading to the low level floor and all the functional dependencies of the shelter. On the upper level, the observation area takes the whole floor. The undergorund solution gives ground observation facilities and minimum landscape disturbance providingthe basic needs of a shelter.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

04

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

05

A04.
MUSEU PARA TRS OBRAS DE ARTE
Three works of art museum
Local / Data 04-1999 Tipo: terico

Abrigo subterrneo para trs obras de arte,uma escultura de Donald Judd, um quadro de Almada Negreiros e a maquete do projecto. O museu/abrigo tem de contemplar uma entrada ao nivel do solo, uma recepo, um gabinete, instalaes sanitrias e espaos de exposio para as obras de arte. Conceptualmente o abrigo baseia-se num percurso em espiral labirintica, A entrada situa-se ao nivel do solo, por uma escada chega-se a uma zona de recepo, o percurso faz-se no sentido dos ponteiros do relgio, no nivel da recepo a primeira sala abriga o quadro de Almada Negreiros, descendo temos a sala com a escultura de Donald Judd, uma escada devolve-nos ao piso da recepo, um corredor contm no seu eixo de simetria a maquete exposta dando-nos a perspectiva final do espao visitado. As salas de exposio so iluminadas por luz zenital proveniente de pequenos ptios abertos no centro da espiral. Museum for three works, a sculpture by Donald Judd, a painting by almada Negreiros and the scale model of the museum. The underground museum has an entrance at ground level, a reception, sanitary instalations and expositions spaces for the works. Conceptualy the museum runs through a bidimensional spiral starting on the reception, going through the exposition rooms and ending in the entrance at ground level.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

06

A05.
EDFICIO MISTO
Comercial and residential building
Local / Data Setbal 12-1999 Tipo: terico

O projecto de um edifcio comercial e residencial serve de pretexto para a reabilitao de um pequeno troo da ligao pedonal miradouro - Av. Lusa Tody em setbal. Um pdium no miradouro serve de plataforma para acolher um restaurante e uma prgola /miradouro. O restaurante tem uma forma de ferradura, projectando-se na direco do rio, no piso superior, duas grandes janelas priveligiam a vista sobre a cidade. Com incio no pdium do miradouro, uma escadaria atravessa transversalmente toda a zona de interveno, ligando todas as partes da soluo urbana, indo terminar no trio formado pelos dois blocos de habitao. Os blocos de habitao constituem o ncleo do projecto variando as tipologias entre o T1 e o T2 dplex, o acesso ao fogos faz-se por galeria exterior. The residencial and commercial building project gives way and reason to an integrated urban traject rehabilitation connecting the miradouro site to Av. Lusa tody in Setbal. Starting in the miradouro area, a transversal urban stairway connects the intervention area and ends at the atrium formed by the two habitational blocks. .

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

07

A06.
ESCOLA DE MSICA
Music School
Local / Data Setbal 06-2000 Tipo: proposta

O projecto consiste na adaptao do Cine-teatro Luisa TodI em Setbal para uma escola de msica. A rea de implantao inclui o Cine-teatro, a rua lateral em impasse e duas edificaes que lhe so imediatamente confinantes. A rea total de implantao de aproximadamente 2000m2. Conceptualmente, o edificio um grande corpo alongado no sentido da Avenida Todi, constituido por trs ncleos, distintos na forma e materiais e correspondendo cada um deles s grandes zonas chave do projecto; o ncleo cbico contm as infa-estruturas destinadas ao ensino e apoio pedaggico; o ncleo imediatamente adjacente anteriormente ocupado pelo cine-teatro Luisa Todi, contm um auditrio com capacidade para 400 pessoas e outro com capacidade para 70 pessoas; o ncleo triangular em consola liga estes dois espaos atravs de uma rampa interna e abriga na pendente as salas em anfiteatro(auditrio e salas de msica) e os gabinetes de apoio direco e secretariado. O projecto foi desenvolvido em duas fases, a 1fase corresponde ao desenvovimento de um estudo prvio, onde esto resolvidos todos os conceitos de projecto, na sua forma e contedo, bem como na sua resuloo

funcional. A 2 fase, procura aprofundar as propostas apresentadas na 1 fase numa zona especifica do projecto, nomeadamente no que diz respeito organizao e metodologia de projecto, bem como no respeitante s opes relativas ao uso de diferentes materiais e mtodos construtivos. The project takes on the conversion of Setubals mid fifties theatre into a modern music school. The site includes: the existing theatre, the closed side street and two old obsolete buildings. Conceptualy, the building is a big alongated body with trhree key zones, diferenciated in form and material: - the cubic nucleus houses the teaching and pedagogic infrastructures; - the main area, occupied by the old building, contains an auditory for 400 people and a smaller one for 70 people; - the triangular volume connects the two spaces with an internal ramp giving acess to several reharsal rooms. The project was developed in two separated fases, a previous study were, all conceptual and funcional aspects are solved and a second fase with execution drawings, materials and project methodology.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

07

A C

B D

I M

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

08

Nivel

+ 19,5
+18

Nivel

+ 16,5
+15 +14

Nivel

+ 13,5
+12 3,8

Nivel

+ 10,5
+9

+10

Nivel

+ 7,5

2
+ 4,5

+6

Nivel

1
+ 1,5

+3

Nivel

0,00

3,8

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

10

RT

0,13

1,52

0,88
GM PV GCP DL EE

3,22

0,23

2,58

Ve1

DL

Vi3

RB SP AE

RA

1,22

0,94
GM GCP EE DL DL

17,16

PV

PV

Vi4
7,32 7,54 6,58 0,2 1,89

0,33

Pi4
M RA AE

PE

0,2

3,28

0,94

CO

EE EA

EE

CT

BA

3,5

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

11

A07.
COLUNA DE ACESSOS
Access column
Local / Data 10-2000 Tipo: terico

Estudo para coluna de acessos de edifcio habitacional com tipologia esquerdo-direito. Project study for the acess column of a residential building, left-right typologie.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

12

A08.
REVITALIZAO URBANA - BAIRRO SANTOS NICOLAU, SETBAL
Urban revitalization - Santos Nicolau quarter, Setbal
Local / Data Setbal 01-2001 Tipo: proposta

No contexto da expanso de Setbal, a zona oriental constitui um territrio de grande desenvolvimento urbano, onde a rea envolvente ao local em estudo (uma das primeiras zonas de evoluo da cidade) dotada de uma malha urbana reticulada regular e regrada. Este territrio apresenta algumas caracteristicas histricas e uma localizao privilegiada, relativamente ao rio e cidade. Pela sua estruturao viria, este bairro (Santos Nicolau), apresenta no s um traado existente de uma memria viva da sua histria urbana, mas tambm um potencial de desenvolvimento com vista criao de uma cidade complexa, intensa, moderna e coerente. Esta rea perifrica ao ncleo da cidade de Setbal, sofreu uma desvalorizao da sua imagem, com a consequente excluso da Urbe. necessrio revalorizar a sua imagem atravs da arquitectura, o que pode ser conseguido atravs de restruturaes morfolgicas, diversificaes tipolgicas, uma imagem arquitectnica de qualidade, inovao e espaos pblicos. Conseguida a revalorizao, esta rea e o tecido urbano envolvente prximo tornar-se-o num espao emblemtico de Setbal, em confronto com a zona ocidental da cidade. Podemos distinguir na rea de interveno trs grandes zonas, que apresentam caractersticas diferenciadas em termos de relevo, vistas e posicionamento urbano. O topo da barreira cujas caractersticas orogrficas do terreno e as potencialidades de usufruto da paisagem a Sul, Nascente e Poente, vocacionam o sitio para um uso predominantemente habitacional, a prpria barreira, cuja limitao imposta pela classificao de rea protegida age de forma a que se torne o grande plo ecolgico de todo o projecto, e finalmente a

terceira zona, constituda pela frente marginal Estrada da Graa e pontuada de edifcios de carcter industrial, muitos deles devolutos. O objectivo encontrar solues de baixo impacte ambiental que promovam a ligao destas trs plataformas ou nveis. Neste contexto identificam-se os seguintes objectivos gerais: - promover o acesso barreira e zona baixa da Estrada da Graa atravs da diversificao dos meios de acesso; - ponderar solues de ligao rpida entre a zona alta e a zona baixa (elevador);. - ligar os ncleos habitacionais por duas zonas diferenciadas e ligadas por um eixo pedonal, correspondendo estas duas zonas s grandes inflexes na geometria do terreno, destas zonas partem tambm os grandes eixos de ligao com a parte baixa da Estrada da Graa.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

13

In the Setubals urban growth context, the oriental area is a big and fast urban development territory and sets as the evolving area to the place in study. This territory has some historical characteristics and benefits from a privileged location, facing the city and the river. This quarter (Santos Nicolau) has a urban design that gives us, some hints to its history but also a growth potential towards a complex, vibrant and modern city. This peripheral Setubal expansion area as seen its image devaluate as the city grows. The project tries to revalorize this image through architecture by morphologic reestruturation, typological diversification, urban quality, innovation and public spaces. We can see in the intervention, 3 main areas with some differentiated characteristics, topographic, views and urban positioning: - the barrier top road and platform with strong orographic characteristics benefiting from rhe south river

views giving it the vocation for the habitational and public uses; - the barrier itself where the topographic barrier gives way to the ideal ecological setting; - the lower part of the barrier, Estrada da Graa, where there are some industrial buildings remainings. The objectiv is to find low ambiental impact solutions to promote the connection of these 3 main areas through its platforms. In this context this are the main objectives: - Implement the acess to the barrier and estrada da Graa place by the means of transport diversification; - connect the hbitacional nucleus through two diferenciated areas connected by a pedonal axle in the main terrain inflexion geometry.; - promote fast transportation through top and bottom barrier.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

14

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

15

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

16

A09.
EDIFCIO DE HABITAO E COMRCIO
Comercial and residential building Pretende-se construir dois edificios de habitao e comrcio em dois lotes que formam uma unica unidade. Os lotes situam-se no topo sul da plataforma do Bairro Santos Nicolau, com vista para a foz do Rio Sado e serra da arrbida. Os projectos foram desenvolvidos tendo em considerao os factores climticos e paisagisticos da envolvente, a orientao do lote este/oeste previlegiava uma procura de espao mais urbano e de menor ligao com a vista que o sitio proporciona. Esta opo pelo carcter urbano revela-se no contraste entre os dois edificios, o edificio Norte mantm uma linguagem formal mais usual e o edificio Sul de carcter tecnolgico marcado acentua a excepo.
Local / Data Setbal 03-2001 Tipo: proposta

The goal is to design two residential and commercial buildings in two parcels as a single unit. The parcels are in the south platform portion of the Santos Nicolau quarter with view to he Arrbida and Sado river. The projects where developed bearing the landscape and climatic factors, the west/east orientation gives way to a more urban aprroach and less with the natural expanding landscape. This otion by the urban caracter is revealed by the contrast with the south and north parts of the building. The south building opens up to the landscape contrasting with the north building closing up to the urban space.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

17

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

18

A10.
CASA NO VALE DOS BARRIS
Barris house
Local / Data Palmela 05-2001 Tipo: proposta

A casa posiciona-se no topo de uma salincia num dos bordos do vale dos barris, com vista sobre a Vila muralhada de Palmela. A construo toma o seu mdulo de uma antiga runa de forma rectangular, existente no local e adopta nos espaos exteriores complementares a geometria do terreno. A arquitectura converte-se assim numa experincia indissocivel do lugar. Tratando-se de um programa de habitao unifamiliar os espaos seguem uma lgica associada aos ritmos da vida diria familiar e dividem-se entre zonas sociais e privadas. O percurso de entrada estabelece a dinmica que se vai revelando em toda a casa comeando nas zonas de trabalho nos nveis interiores, as zonas de encontro nos pisos intermdios e as zonas privadas nos pisos superiores. Estabelecese assim uma lgica de complementaridade que organiza toda a casa segundo o mesmo princpio funcional independentemente das configuraes espaciais.

The house is positioned on the side top of Barris Valley with a view to the Palmela medieval village. The building takes its modulation from the sites old rectangular ruin and takes on the exterior spaces the terrain geometry. The architecture is converted into an experience inseparable from the location. Being a single family house the logic of the spaces is based on the daily life rhythms and divide themselves between private and social areas. The entrance way marks the house spatial dynamics the low level with the work spaces, the social areas in the mid level and the private area on the top level. A logic of complementariness is established thereby which organizes the entire house according to one functional principle, independent of the spatial configurations.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

19

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

20

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

21

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

22

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

23

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

24

A11.
CIBERCAF
Cybercaffe
Local / Data Setbal 12-2001 Tipo: proposta

O programa simples revela a natureza do objecto, implantado no final da frente poente da baia de Setbal. uma zona urbana em desenvolvimento com clara apetncia para este tipo de programa. o final de um percurso com bons acessos e junto a um conjunto de equipamentos capazes de proporcionar a vivncia social plena do sitio. Dois conceitos simples esto presentes, a caixa que alberga o programa e a pele que cobre a caixa, que se desmaterializa de modo a ajustar-se s diversas necessidades do cibercaf: a ligao a terra, os espaos de esplanada, as zonas de servio. Os materiais so o Viroc (paineis de aglomerado de madeira e cimento) no exterior, o freixo no interior e os pavimentos de madeira de bubinga. A estrutura em beto e ao. A soluo escolhida revela por um lado a afirmao intencional de distanciamento do solo urbano e por outro a conquista de espao num meio estranho, a gua, criando uma leitura do objecto, abstractizante ( a caixa) e, por consequncia mais consetnea com a leitura da natureza do lugar: - um ambiente urbano pesado e o espao aberto e leve do Rio Sado. The simple program reveals the nature of the object situated on the west Setbal bay. The area in development needs this type of equipments as a complement to the good pedonal areas and easy city acess as a place of outdoor living. To simple concepts are present, the box with the program and the skin that demateriailizes to adapt as the environment changes. The simple materials follows the concept, Viroc on the outside, wood on the inside supported by a steel structure. The solution reveals on one side the distance from the shore and the other the conquest of the space above the water.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

25

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

26

A12.
GABINETE DE APOIO TCNICO LOCAL
Local municipality architecture center
Local / Data Setbal 04-2002 Tipo: proposta

O edifcio com os ns 2, 4 e 3, situado entre a Rua de Braz Martins e Rua Edmond Bartissol, encontra-se em avanado estado de degradao, carecendo de profundas obras de reabilitao e adaptao, para albergar as futuras instalaes do Gabinete de apoio tcnico local do bairro de S. Sebastio (G.A.T.L.). O edifcio desfruta de uma posio privilegiada no contexto do Largo de S. Domingos. com esta perspectiva, a inteno de preservar a estrutura formal das fachadas, mantendo os vos que fazem parte da geometria do edifcio e removendo ou adaptando vos dissonantes, espera-se conseguir assim, realar os elementos de composio das fachadas. O organograma base define o desenvolvimento do edifcio em dois pisos acima do solo e um em meia

cave. No piso trreo, est localizado o trio de entrada e de acolhimento, de duplo p-direito, com recepo e servios administrativos, bem como a sala polivalente e uma pequena instalao sanitria. No 1 andar fica o gabinete destinado direco com comunicao sala de reunies atravs de um conjunto de painis, que quando abertos, transformam os dois espaos num espao nico. Este conjunto definido pela localizao do corpo das escadas, junto parede Sul. Os pequenos espaos acompanham a escada verticalmente, relacionando-se com esta de modo a definir e a separar claramente os espaos de trabalho dos espaos de apoio ao G.A.T.L.. O 2 piso, acolhe os espaos destinados produo de trabalho do G.A.T.L., a sala de desenho e os dois gabinetes para tcnicos.

Um passadio em vidro no 2piso sobre o 1lano de escadas permite que a luz proveniente de um lanternin se espalhe sobre o poo das escadas. Os espaos esto projectados para tirar o mximo partido da combinao da luz natural e artificial, com diferentes caractersticas de proporo e escala. Alm do lanternin das escadas, uma grande janela de cobertura sobre a sala de desenho e duas mais pequenas sobre os gabinetes dos tcnicos fornecem a necessria luz e ventilao a espaos de trabalho sem comunicao directa ao exterior. Os dois gabinetes do 2 piso beneficiam ainda da luz difusa proveniente dos vos da fachada poente, atravs de um vazio para a sala da direco.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

27

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

28

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

29

A13.
CENTRO MULTIMDIA DO SADO
Sado Multimdia Center
Local / Data Setbal - Largo Jos Afonso 07-2002 Tipo: proposta

Identificando o grande eixo Norte -Sul, como elemento gerador de espao visual e fsico, prope-se a implantao de um nico edifcio, contentor de todas as funes do programa, paralelo a este eixo. Alinhado pelo lado Poente do eixo o edifcio partilha a forma longitudinal das bandas envolventes. Neste cenrio, o Parque divide-se em trs grandes zonas, o Parque a Nascente, o edifcio separado do parque pelo eixo Norte-Sul e a praa gerada pelo edifcio a Poente. a) edifcio - Centro Multimdia do Sado - De forma alongada, estende-se de Norte para Sul em toda a extenso do Parque. - O edifcio distribui-se em trs pisos, sendo um deles estacionamento, e outro abaixo do nvel trreo do Parque. - Constitudo por trs grandes ncleos, correspondendo s grandes opes do programa, a Norte o grande auditrio com capacidade para 350 pessoas, remata o edifcio com o volume da teia. O ncleo central da biblioteca, em dois pisos contm ainda os espaos de foyer e servios para os utentes e um pequeno auditrio com capacidade para 100 pessoas. A sul o edifcio fechado pelo espao do restaurante no piso superior e pelos servios administrativos no piso inferior. - Duas zonas de vazio fazem a transio entre os trs ncleos. A norte entre o piso superior do auditrio e o piso principal da biblioteca esta zona de vazio atravessada por uma passagem area pedonal, que permite a ligao entre o Parque a Nascente e todas as reas a Poente. funo destas zonas de vazio e atravessamento, garantirem a permeabilidade visual do edifcio. - O acesso ao edifcio faz-se a partir do nvel do parque pela passagem pedonal area, ou por um atravessamento inferior paralelo ao eixo NorteSul, com acesso por escadaria ou rampa. - Os materiais a utilizar no revestimento exterior sero o beto branco nas superfcies planas, as caixilharias em madeira, envernizada cor natural e o metal nas guardas, e nas lminas de sombreamento. b) Parque Jos Afonso - Sero acentuadas as caractersticas de espao verde da cidade, em tenso com os espao edificados a Poente. - As espcies arbreas de grande porte existentes sero integradas na proposta paisagstica, que incluem espaos para sentar, uma pequena zona para os mais novos (parque infantil), uma zona plana com piso em madeira tipo "deck" para eventual uso como zona de eventos ou esplanada. - Os dois atravessamentos visuais do edifcio tero o seu reflexo no desenho da proposta paisagstica do Parque, prevendo-se a possibilidade de remate destes eixos com o elemento gua (jogos de gua). - Os pavimentos de vias e acessos, sero conforme determinado no projecto, em gravilha calcria, cubo de vidrao e cubo de granito. c) Praa do edifcio - Fica a poente, ao nvel rebaixado do atravessamento inferior. - O espao mais "duro" e directamente ligado aos espaos do piso inferior do Centro Multimdia, prevendo-se zonas para esplanada de apoio ao bar do edifcio, e um auditrio exterior a Norte. Na frente de rua dos edifcios em banda, a Poente, proposta a instalao de uma seqncia de pilares metlicos dispostos em quadrado, que quando armados com vigas (quando fora de uso, esto embutidas no pavimento) permitem a colocao de panos para sombreamento, criando a possibilidade de realizao de eventos ao ar livre, como feiras do livro, artesanato, etc.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

30

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

31

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

32

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

33

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

34

A14.
CONCURSO EUROPEU DE PROJECTO URBANO - REVALORIZAO DA FRENTE MARITIMA DE FRANCAVILLA AL MARE - ITLIA
Local / Data Itlia 2003 Tipo: concurso

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

35

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

36

A15.
PROPOSTA DE OCUPAO DA PENINSULA DE TROIA Troia masterplan study
Local / Data Troia 07-2002 Tipo: proposta

A cidade deve ser pensada de acordo com um plano, visto a cidade ser uma inveno humana, e como a maioria das invenes humanas prejudica o meio ambiente em que se encontra, o plano deve ser pensado em termos ecolgicos. necessrio criar valores nos habitantes, de afecto com a cidade e com o local onde vivem, s assim ser possvel que a ecologia e os valores de preservao do meio natural/artificial, faam parte da vida quotidiana. Um plano sempre uma pea desenhada, consequncia de uma ideia de projecto. A ideia nossa e do mundo..., ambiguidade, tal a nossa formao. A ideia nossa, mas o nosso pensar e modo de actuar foi disciplinado pela experincia que tivemos do mundo e da carga cultural construda ao longo de geraes. A experincia de desenhar o espao urbano essa tarefa de concentrar o saber acumulado, idealizar conceitos e transmiti-los a terceiros. As escalas e os modos de representar a ideia permitem-nos controlar o grau de complexidade e maturidade da ideia, por vezes deixando algum espao ambiguidade, livre apreciao, ao mundo. No passado as experincias de construo de cidade, tiveram esse aspecto da livre apropriao do espao e das idias, construdas ao longo de referncias de base e apoiadas num saber tradicional. A tradio no esttica, a cadeia ininterrupta das inovaes assimiladas por um grupo ou comunidade e testadas pelo tempo. Existem valores duradouros, na arte da construo e na arquitectura, que so o legado das geraes passadas e que ns podemos reclamar.

Uma edificao ou um plano, qualquer que ele seja, transmite os valores fundamentais dos responsveis pela sua concepo e construo. Os edifcios so activos e no interagem com as pessoas apenas no plano fsico, mas tambm no plano psicolgico, por isso a necessidade de estabelecer uma diferena entre o edifcio pblico e privado. A natureza artificial dos objectos o que os torna humanos, dai a necessidade que temos em atribuir simbolismos s nossas edificaes para emular os sentimentos em relao aos objectos da natureza. O plano de expanso e reconverso do complexo da Torralta em Tria, deve ser elaborado em funo desses valores que nos so intrnsecos e nicos em cada individuo. Partindo de uma reestruturao dos usos, o plano deste ncleo urbano vai de encontro aos princpios associados ao colectivo, beneficiando as estruturas que servem um grande nmero de habitantes. No entanto no nos podemos esquecer desta palavra habitantes, habitar a funo de grandeza maior de uma zona urbana, sem eles no existe cidade. A residncia constitui o elemento de base (estruturante) do espao urbano. para eles, habitantes, que desenhamos e que apresentamos as nossas propostas. A metrpole e a cidade so indispensveis humanidade e devem ser locais dignos do nosso esprito, sem elas estamos condenados a ser incivilizados.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

37

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

38

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

39

A16.
RECUPERAO DE FRACO PARA ESCRITRIO House reahbilitation, office conversion
Local / Data Setbal 09-2000 Tipo: reabilitao

O prdio, na Fonte Nova, Setbal, remonta a meados do Sc. Xix, mas contm vestigios de construo anterior. A parcela recuperada situa-se num dos extremos do edificio e manteve a disposio interior inalterada por mais de setenta anos, diversos proprietrios fizeram obras, cujos vestigios se foram acumulando por camadas nas paredes. O projecto de recuperao foi orientado numa lgica de remoo de camadas e recuperao do substrato, o melhor exemplo desta lgica so as paredes de tijolo-face--

vista, submersas em papel de parede, cal, tinta e rebocos, voltaram a surgir de cara lavada. Em termos de disposio anterior, mantiveram-se as divises existentes, mas a cozinha e a casa de banho foram readaptadas aos padres modernos, a casa de banho foi ampliada e o sistema de ventilao, anteriormente inexistente, foi instalado recorrendo extraco forada do ar. Os pavimentos de beto foram cobertos com soalho montado em rguas de pinho. As paredes, devido ao facto de se tratar de uma baixa e implantado em solo lodoso, apresentavam patologias derivadas de acumulao de gua por capilaridade, as que se apresentavam em condies de serem recuperadas foram rebocadas e pintadas, noutras recorreu-se ao uso de paineis de gesso cartonado montado em perfis metlicos. Aproveitaram-se todas as portas(devidamente decapadas e tratadas), os rodaps e algumas guarnies foram feitas no local. Todas as instalaes tcnicas, foram refeitas de raiz, respeitando as normas actuais. O projecto foi quase integralmente feito em obra, tendo-se desenhado e produzido mobilirio especifico para o local.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

40

A zona da antiga lareira na cozinha, remodelada, abriga um balco com fogo embutido

A abertura na sala de trabalho foi feita de modo a permitir uma maior capacidade de articulao do espao.

Quarto

Cozinha

Sala de trabalho

Sala/Atelier

O trabalho realizado nas portas, decapagem,limpeza, t r a t a m e n t o .

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

41

Exemplo da colocao de tubagens de electricidade por detrs dos paineis de gesso.

Nesta imagem, uma das mesas de trabalho desenhadas para o local. Os ps so em perfis de ao galvanizado usado nos placards de sinalizao das autoestradas, e o tampo so duas portas de mogno lado a lado ( 2 , 0 0 m x 1 , 6 0 m ) .

Fases da colocao do soalho.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

42

A17.
ESCADA EM APARTAMENTO DUPLEX Duplex apartment stair
Local / Data Lisboa - Expo 09-2000 Tipo: alterao

Um projecto, duas plataformas, dois pisos, dois sistemas construtivos. Era desejo do cliente reformular o que lhe era proposto pelo construtor no projecto original para a escada de acesso ao segundo piso de um apartamento em duplex, em fase de construo. Props-se uma escada em duas plataformas, a primeira, macia revestida a madeira com estrutura em alvenaria de tijolo, a segunda, leve, em chapa de ao (corten) quinada descolada da parede, com cobertor em prancha de madeira. Ao longo do conjunto, pequenos armrios de madeira cumprem dupla funo, local de arrumao para objectos e guarda-corpos da escada. Durante a fase de projecto foi solicitado ao engenheiro o clculo da espessura da chapa quinada a usar na escada, verificando-se a impractibilidade da flecha optou-se por incluir dois apoios parede(4 e 8 degrau) integrados no espelho do degrau.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

43

A18.
CASA EM FETAIS - SESIMBRA
Single family house - Sesimbra Local / Data Sesimbra 11-2002 Tipo: construo nova

O terreno estreito, de forma trapezoidal e com um ligeiro declive para norte, Confronta a Nordeste com um terreno j edificado resultante de um destaque do terreno original. Neste terreno vizinho encontra-se a servido que permite a passagem para o local do projecto. A Oeste avista-se o mar e as falsias verdes da zona Espichel\Meco. Do estudo prvio resultaram duas verses de base, ambas com intenes comuns: ajustar o pograma ao declive do terreno, mantendo um piso em toda a extenso da casa; -transio clara entre zonas sociais e privadas; -ligao exterior\interior; -defesa da privacidade \interioridade com zonas intermdias de percurso e ligao a zonas de estar exteriores. A indeciso do cliente, nomeadamente em

certos aspectos construtivos (cobertura plana versus cobertura inclinada) manteve as duas verses do projecto em desenvolvimento sem que se tenha chegado a uma deciso clara sobre as questes de ordem tcnica.Na primeira verso, props-se um volume rectangular com os quartos e as zonas privadas da casa, orientado longitudinalmente com o terreno, acompanhando o declive, de modo a que na parte mais baixa fosse interceptado por outro volume rectangular com a cozinha e zona de comer. Na zona sobrante da interseco dos dois volumes, uma sala com duplo p-direito e os acessos ao piso superior. Junto escada de acesso aos quartos uma zona de distribuio interior/ exterior cenografiza o acesso casa. No exterior a circulao livre e faz-se ao redor da casa. A segunda verso, propunha uma diviso mais clara entre espao privado e espao social formalizada em dois volumes separados por um espao de entrada central, distribuidor, entre as zonas sociais e privados e as zonas de estar exteriores. Durante esta fase de projecto e a partir de um programa base, foi-se afinando as solues mediante as necessidades do cliente. Os registos do processo foram feitos em desenho e maquete. Aps vrias reunies, e entrega da proposta, o projecto encontra-se em avaliao pelo cliente.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

44

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

45

A19.
CANIL E APOIO PARA ANIMAIS
Local / Data Setbal 01-2002 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

46

A20.
PAVILHO TEMPORRIO PARA A UNIVERSIDADE MODERNA Moderna University temporary pavillion
Local / Data Setbal 07-2003 Tipo: obra nova

Trata-se de um espao temporrio de carcter institucional desenhado para expr informao relativa aos cursos existentes na Universidade. A existncia de um regulamento da Feira de Santiago e a necessidade de controlar custos ditaram as primeiras condicionantes ao desenho do pavilho. No espao, que faz parte de uma corrente de mdulos idnticos, fornecidos pela organizao da Feira de Santiago, com as dimenses de 6x3metros, decidiu-se que a informao relativa aos 4 cursos deveria ficar no espao central e todo o restante material de exposio nas duas faces laterais interiores do pavilho, apoiadas por uma banqueta mvel e um banco corrido. Decididas as grandes opes de desenho reuniu-se os elementos responsveis pelos diferentes componentes do pavilho, o design grfico, multimdia, carpintaria, etc.

Aps a reunio e a definio da maioria das caracteristicas do pavilho, desenho geral, cores, sistema construtivo, etc, e dado o curto espao de tempo para o executar, partiu-se para a obra, realizada pelos alunos da Moderna com o apoio nas carpintarias do Sr. Manel carpinteiro da E.S.E. De Setbal, onde se decidiram os pormenores finais de execuo. Os materiais utilizados foram, a madeira aglomerada pintada e estruturada com barrote de pinho nas zonas laterais macias, que escondem todo o material de apoio, computadores, monitores e material de merchandising, os paineis de mdf pintados em todo o perimetro interior do pavilho e o policarbonato alveolar como suporte do material grfico em vinil, foi ainda utilizada a folha de aluminio para revestimento da banqueta mvel e o contraplacado envernizado no banco de apoio ao pavilho.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

47

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

48

A21.
BAR-CAF NAS PEDREIRAS, SESIMBRA Cofee house, Pedreiras - Sesimbra
Local / Data Sesimbra 03-2003 - 2004 Tipo: obra nova

O terreno possui duas frentes, uma para a Estrada das Pedreiras e outra para a Rua do Pocinho. O terreno tm uma moradia de piso trreo, implantada junto ao limite Nordeste, com acesso por porto de abrir para a Rua do Pocinho. O terreno tem a configurao de um rectngulo e apresenta uma pendente regular segundo a diagonal no sentido ascendente Sudoeste Nordeste, com uma variao altimtrica de cerca de 6,5m. No sentido Sul - Norte e mais junto Rua do Pocinho a pendente mais acentuada formando uma depresso no terreno que na sua parte mais baixa tm uma linha de gua. Os proprietrios pretendem construir uma edificao nova destinada a caf, no uso que a legislao consagra, com servio de cafetaria e pequenas refeies informais. O programa compreende, uma esplanada interior com capacidade para 20 lugares sentados e 15 lugares em p, uma esplanada exterior com capacidade semelhante, instalaes sanitrias diferenciadas, copa e zona de balco e uma arrecadao, no exterior uma zona de grelhador. Este trabalho surge como oportunidade de projecto sem antecedentes com programa de raiz simples e controlvel. Foi trabalho de estgio a concepo geral do edificio e a coordenao de todo o trabalho at fase de apreciao junto das entidades licenciadoras, bem como, gerir a relao com o cliente e as equipas dos projectos especiais. A concepo arquitectnica do edificio parte das condicionantes dadas, o local, o oramento do cliente, a legislao aplicvel. Aproveitando a boa relao de vistas e exposio solar, optou-se por uma construo que se desenvolve longitudinalmente, acompanhando a Rua do Pocinho. A posio da construo aproveita ainda o desnvel existente posicionando-se de modo a beneficiar o edifcio de uma arrecadao em cave para arrumos do caf. O edifcio a uma distncia de 6 metros do eixo da via (Rua do Pocinho) um volume rectangular que no piso de entrada se divide em trs espaos funcionais que correspondem de um modo geral s grandes opes do programa. No primeiro espao, mais fechado e macio, concentram-se as reas mais funcionais do caf, as instalaes sanitrias (senhoras e homens) com antecmara e as zonas de servio do caf, a copa com zona de lavagem de loia, arcas congeladoras e armrios para a armazenagem de alimentos, espao para preparao de

pequenas refeies e fogo, a zona do balco com zona de frio, mquina de caf e copa suja integrada no balco. A copa comunica com a zona do balco atravs de uma abertura tipo passa-pratos aberta na parede divisria. O segundo espao, esplanada interior, uma zona mais aberta tanto em termos de espao como em termos de luz, com capacidade para cerca de 20 pessoas sentadas distribudas por 5 mesas. A esplanada interior faz a transio entre a zona mais macia das reas de servio com o terceiro espao, a esplanada exterior de uso exclusivo pblico e com acesso nico pelo interior do estabelecimento. A entrada faz-se a partir da Rua do Pocinho, num espao recolhido para o interior do estabelecimento, criando uma zona coberta de proteco ao acesso, esta rea ainda complementada por uma pequena rampa junto fachada do edifcio harmonizando as cotas do terreno com as cotas da soleira, fornecendo uma opo de acesso natural a pessoas com mobilidade reduzida. A arrecadao surge naturalmente dado o declive do terreno e ser utilizada exclusivamente para arrumos do caf. O acesso ao piso inferior feito por escadas no terreno tanto do lado poente como nascente, as escadas a poente reservam a eventual ocupao do espao por automveis, libertando a vista da esplanada. Simultaneamente foram criados 5 lugares para estacionamento em fila no exterior. Os revestimentos exteriores sero o reboco pintado a branco no capeamento da cobertura e o reboco pintado a cor creme clara na fachada, com alguns apontamentos de tijolo face-vista no enquadramento dos vos e na definio de volumes. O trabalho decorreu ao longo dos meses de Maio, Junho e Julho de 2004, tendo a coordenao com as especialidades ocorrido no ms de Dezembro, estando neste momento a decorrer a apreciao do processo por parte dos tcnicos da Camra Municipal de Sesimbra. A responsabilidade atribuida permitiu um contacto mais directo e profundo com as indecises associadas ao acto de projectar enquanto actividade criativa e o cruzamento desta duvida mais potica com as necessidades reais do cliente.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

49

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

50

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

51

A22.
LOTEAMENTO NO POO MOURO, SETBAL Poo Mouro urban plan
Local / Data Setbal 04-2004 Tipo: obra nova

Podemos distinguir no terreno trs condicionantes principais da interveno, a topografia, as relaes de acessibilidade com as vias existentes e o tecido construdo, a relao das reas de cedncia com a proposta. Neste contexto identificam-se assim os seguintes objectivos gerais: - relao clara entre a parte alta e a parte baixa do terreno; - manuteno das relaes de vistas j existentes; - hierarquizao das acessibilidades s zonas habitacionais; - reforo do traado secundrio abrindo-o a possibilidades futuras de ligao com o tecido existente; - abertura a meios de mobilidade complementares dentro da rea de interveno, nomeadamente o uso Pedonal na relao entre percursos transversais e longitudinais; - estruturao das reas de cedncia na relao com os volumes de construo propostos; de referir que toda a zona se encontra bem apetrechada de infra-estruturas pblicas, nomeadamente de redes de guas e esgotos, elctricas e telefones, estando a zona preparada para o acrscimo de habitantes esperado. O acesso franco e faz-se pela estrada Municipal que confronta a Nascente com o terreno. No sendo possvel nem desejvel separar a zona de interveno da sua zona envolvente, a proposta tem em ateno o contexto onde esta se insere. Nesta perspectiva de realar a grande dinmica habitacional das zonas urbanas localizadas a poente e a Norte.. do interesse da proposta no perturbar as relaes de usos estabelecidos, mantendo o estatuto de cariz habitacional da zona, propondo no entanto modelos de habitao no saturados, nomeadamente a habitao em condomnio de edifcios, fugindo massificao existente de moradias unifamiliares e promovendo a ligao destas ao tecido urbano a poente. Com base nas condicionantes identificadas prope-se os seguintes princpios gerais orientadores da proposta: - criao de duas zonas distintas segundo a topografia: a Norte e na parte mais alta do terreno prope-se um conjunto habitacional de 8 edifcios em condomnio com os respectivos apoios, nomeadamente piscina e reas verdes de suporte, com frente para uma banda de 2 lotes para edifcios multifamiliares autnomos, a Sul e na parte mais baixa e plana do terreno a zona de cedncia para equipamento de utilizao colectiva

- acesso zona de interveno na zona de interseco da base do talude com o perfil da estrada municipal - criao de um eixo longitudinal estruturante de cariz pedonal \visual Com base nos princpios gerais enunciados e ao nvel urbano e do espao edificado, prope-se o seguinte: - um acesso transversal que se define como uma via urbana perfeitamente definida com as frentes dos edifcios do condomnio a Norte e a banda de 2 lotes para edifcios a sul da via, formando frentes de rua - revalorizao dos espaos pblicos existentes, nomeadamente a frente que confronta com o arruamento municipal dotando-o de estacionamentos, zonas verdes e espaos para equipamentos de recolha de lixos - criao de um eixo pedonal longitudinal que estrutura a rea de cedncia nas relaes de vizinhana com a proposta, eixo que estrutura o traado da rea de condomnio definindo zonas de abertura visual - as volumetrias propostas seguem a orientao geral da topografia - a Poente o desenho urbano proposto revela uma maior densidade espacial nas volumetrias em continuidade com o tecido existente espraiando-se para Nascente no sentido de uma abertura paisagem - os edifcios assumem as escalas existentes a poente reservando espaos verdes a Nascente na ligao com as escalas menores do edificado a Nascente Na proposta importante desenvolver-se uma zona verde que agregue zonas de estadia e recreio. Esta estrutura verde composta por duas partes, a primeira integrada no plano urbano proposto e a segunda inerente ao prprio local na conservao de alguns cobertos vegetais existentes. Considerando estes dois aspectos prope-se o seguinte: - alinhamento de rvores ao longo do arruamento municipal - alinhamento de rvores em ambos os passeios do arruamento transversal de acesso rea de interveno - cedncia de uma rea verde para utilizao colectiva, a Nascente, junto via de acesso confrontando com a rea de cedncia para equipamento de utilizao colectiva - o Interior da zona em condomnio dever manter parte da estrutura verde existente reforando-a com zonas verdes de proteco e enquadramento, nomeadamente nas vias interiores de acesso e junto ao limite Nascente.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

52

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

53

A23.
EDIFICIO DE HABITAO NA ANTIGA GARAGEM COVAS, SESIMBRA Housing building on the old Covas garage, Sesimbra
Local / Data Sesimbra 10-2004 Tipo: obra nova

O projecto relativo ao edificio de habitao em gaveto na rua 2 de Abril em Sesimbra, visa preencher o lugar ocupado por uma velha garagem rodoviria devoluta, da empresa Covas e Filhos. O trabalho teve inicio com base num parecer do ano 2002 relativo viabilidade, na altura de um edificio de habitao e comrcio, indiferido com referncia volumetria adoptada e lei das crceas que o RGEU estipula num dos seus artigos. O trabalho iniciou-se, partindo dos principios formais adoptados no estudo prvio, desenvolver uma nova soluo para o edificio de modo a cumprir o exigido pelos regulamentos vigentes. Isto obrigou a um estudo cuidadoso da legislao, dado que o edificio se encontra em terreno urbano consolidado e em situao de gaveto, situaes que a legislao considera de excepo. A rua 2 de Abril termina num largo / praceta aberta, formando o gaveto que remata a banda de edificios ascendente. O terreno de forma quadrangular com uma rea aproximada de 1000m2, est inserido numa malha urbana de volumetria heterognea. No sentido de se harmonizar com a envolvente edificada, o edifcio assume diferentes volumetrias, respeitando a progresso em altura das diferentes frentes de rua.

De acordo com a volumetria proposta e rectificada em relaao ao estudo prvio estabeleceu-se um programa predominantemente habitacional, orientado sobretudo para a ocupao sazonal, prevalecendo as tipologias T0, T1 e T2.O estacionamento em cave, com arrecadaes associadas aos fogos. O volume de gaveto funciona como charneira, o elemento de ligao e controlo das diferentes volumetrias. Na frente da rua 2 de abril promoveu-se a progresso em altura dos diferentes niveis recuando-os simultaneamente em relao fachada at altura definida para o volume no gaveto. Na frente virada para o largo-praceta manteve-se sensivelmente a altura do gaveto visto no existir constrangimento em termos de crcea. O volume de gaveto e parte da construo na frente da rua 2 de Abril (Nascente) justificado pelo art.59 do RGEU, que permite num mximo de 15 metros, a mesma crcea adoptada na outra frente. A colaborar com: Arq. Luis Paixo

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

54

A entrada faz-se pelo largo - praceta por uma entrada unica, com distribuio por uma unica coluna de acessos, com galeria exterior de acesso aos fogos nos alados posteriores. Existe uma segunda entrada na frente virada para o largo - praceta que d acesso ao logradouro do edificio e a uma servido de passagem para um outro edificio j existente nas traseiras. Aps o desenho dos fogos e das frentes de rua principais, foi combinada uma reunio com os tcnicos da C.M. De Sesimbra de modo a dar a conhecer a pretenso do cliente no licenciamento do edificio, tendo-se discutido os pontos mais relevantes do ponto de vista da apreciao do projecto, entre estes: as crceas, os afastamentos s estremas, o redesenhar do estacionamento no espao fronteiro ao edificio. de referir que, em termos de estgio, no se previa no inicio a realizao deste trabalho, no entanto enquadrou-se relativamente bem no encadeamento do estgio profissional.Tendo inicio em Novembro de 2004 a primeira abordagem ao trabalho com o estudo da legislao e pareceres do estudo prvio, devido a este facto, e ao inicio tardio do projecto no cronograma de estgio, no foi possivel concluir o processo enquanto pea acabada, no entanto ficaram enunciados todos os principios que definem o projecto. Considero, por isso, importante a sua incluso no relatrio enquanto exercicio de projecto. Ficou perceptivel neste trabalho, o desfasamento das realidades de construo da cidade consolidada com os regulamentos existentes que de um modo geral esto totalmente desenquadrados da realidade da cidade tradicional. A devoluo de espaos cidade passa no s por uma vontade dos proprietrios, mas tambem por uma aco concertada entre as entidades responsveis pelo cumprimento da legislao e os projectistas, envolvendo de certo modo o poder politico no mover de aces conducentes ao fazer cidade.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

55

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

56

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

57

A24.
LOTEAMENTO EM ALMOINHA, SESIMBRA Almoinha urban plan, Sesimbra
Local / Data Sesimbra 10-2004 Tipo: obra nova

Situado na estrada Municipal que liga Santana a Almoinha no concelho de Sesimbra, a zona em que a proposta se insere apresenta diferentes tipos de ocupao, edificios de habitao multifamiliar de 3, 4 e 5 pisos, loteamentos em banda de habitao unifamiliar e os terrenos adjacentes, bastante agredidos pela explorao de antigas pedreiras. O terreno objecto do estudo, de forma rectangular, encontrase, em situao de encosta fragmentada por antiga pedreira, e com uma frente de 60 metros para a estrada Municipal e estabelece a transio entre as reas de edificios de 4 pisos e 2 pisos de frente urbana em que est inserido. Foi pedido ao Atelier do Arqt. Luis Paixo, com base nos indices indicados em P.D.M. e num pedido de informao prvia anterior, o estudo de uma forma de ocupao exclusivamente habitacional para o terreno dada a no aptido comercial da zona.Pretendia-se elaborar um estudo prvio de modo a viabilizar a ocupao no terreno de modo a conciliar os desejos do cliente com as possibilidades presentes nos planos de gesto urbanistica. Considerando que o terreno se encontra na rea de transio entre as zonas de edifcios habitacionais de 4 e 2 pisos, optmos por configurar 1 lote com frente para a estrada Municipal aproveitando a escavao existente no perfil longitudinal. Considermos ainda nesta opo a existncia de 2 nveis de acesso ao lote, um pela frente da estrada Municipal e outro por um arruamento superior que surge da cota de desnvel existente e da continuidade do arruamento que serve os pavilhes industriais. Este arruamento rematado a nascente por um acesso pela estrada Municipal que vem disciplinar acessos dispersos e dar um sentido mais urbano ligao com as propriedades adjacentes. Aproveitando a nova frente criada pelo arruamento superior configurou-se 2 lotes para moradias no sentido de dotar o arruamento de 2 frentes. Pretende-se que o edifcio a implantar no lote 1 tenha 3

acessos independentes s habitaes sendo o piso de garagem, comum, e com acesso pela frente da estrada Municipal. Os 3 acessos independentes, correspondem definio formal de 3 volumes habitacionais de 2 pisos mais 1 piso recuado e seguem no desfasamento de alturas o declive do terreno, sendo a frente da estrada Municipal de 2 pisos e 1 piso no arruamento da cota superior. Os edifcios a implantar nos lotes das moradias seguem o mesmo principio de composio adoptado para a garagem do lote 1 sendo o volume comum, mas neste caso geminado e com acesso independente. Em termos de volumetria estas adoptam os 2 pisos privilegiando a vista sobre a cota mais alta dos edifcios fronteiros. O estacionamento no exterior, enquadra-se nos valores exigidos pelo PDM, constando de: - 5 estacionamentos em fila, na frente da estrada Municipal e 4 no arruamento superior, totalizando 9 estacionamentos pblicos. Relativamente ao estacionamento privado e cumprindo os valores do PDM, temos, 16 estacionamentos na garagem comum do lote 1 e 2 estacionamentos em garagem por moradia, num total de 20 estacionamentos privados. Relativamente aos ndices e parmetros do PDM em vigor, o terreno encontra-se parcialmente em rea habitacional H2 sendo a rea sujeita ao indice (na soma dos 2 terrenos) de 5.200m2. de referir ainda que um dos terrenos j foi alvo de um processo de consulta, do qual se junta cpia anexa. A rea intermdia do rectngulo definido pelos dois terrenos de equipamento (E24) e estabelece-se como rea a ceder C.M. de Sesimbra, a rea mais a Sul sobrante e est definida no plano como espao turstico (T2)

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

58

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

59

A25.
PROJECTO DE EXECUO E GESTO DE OBRA, LOTE 47-QT. DO PER, AZEITO.
Data 2004-2005 Tipo: obra nova

O terreno de forma trapezoidal, apresenta um ligeiro declive Sul-Norte, e pontuado por pinheiros e azinheiras. A moradia, de dois pisos, desenvolve-se longitudinalmente no sentido Nascente-Poente condicionada pela forma do terreno e pelos limites impostos no loteamento. Tendo em conta, as vrias condicionantes: permetro de implantao, declive, orientao solar, coberto vegetal e regulamentos especficos, a soluo organiza-se em dois corpos no sentido longitudinal, ligados por um corpo central com terrao e miradouro os quais se orientam segundo os limites do permetro de implantao. A obra teve inicio em Outubro de 2003 aps lanamento de concurso para construo. Com a obra adjudicada foram combinadas reunies semanais com o cliente ou seu representante (foi contratado um fiscal), o empreiteiro e outros intervenientes na obra. Nas reunies semanais reuniase toda a informao e identificavam-se todos os problemas e necessidades da obra de modo a serem resolvidos atempadamente. Com a fase de toscos surgiram as primeiras dificuldades, nomeadamente, relacionadas com a especificidade estrutural do projecto na resoluo do vo da sala a Sul , com

9 metros livres de pilares e preenchido com caixilharia de correr de trs folhas. Isto significa (havendo caixilhos de correr) que o vo teria de ser resolvido com a flecha mnima. A soluo dos engenheiros passou pela utilizao de uma laje macia em que a uma das seces, nomeadamente a seco sobre o vo, ser aplicada uma srie de cordes de pr-esforo. Com esta soluo, consegue-se uma flecha mxima de 14mm, que ser controlada pela ferragem da caixilharia, atravs de roscas de acerto progressivo. Esta situao envolveu, claro, uma procura de solues ao nvel da caixilharia, que teriam que ser estruturalmente eficazes e ser capaz de correr num vo de 9 metros com 3 folhas de 3 metros cada. A soluo para a caixilharia teria de cumprir ainda outra premissa, a do material. Aps consulta ao mercado e analisadas as vrias opes disponveis decidiuse por um caixilho em madeira macia perfilada fabricado em Palmela, esta deciso teve em conta vrios factores: fabricado na regio, o perfil em madeira macia e a ferragem utilizada permite correr no vo pretendido.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

60

Simultaneamente com a escolha de materiais para a execuo das caixilharias, procurou-se uma definio maior para outros materiais de revestimento para pavimentos, muros de pedra, paredes, tectos, etc. Apesar do cumprimento relativo do projecto de execuo pelo empreiteiro, durante o decurso da obra, o cliente tomou conscincia da espacialidade da casa e sentiu necessidade de intervir, propondo algumas escolhas, nomeadamente em espaos de uso mais intimo e reservado como as instalaes sanitrias e cozinha. Do ponto de vista do atelier no houve reticncias em fazer algumas concesses que se consideravam ajustadas, mas mantendo sempre uma posio critica sobre as escolhas. Esta mediao entre os desejos do cliente e as necessidades da arquitectura foi encarada, sempre, de um modo positivo chegando-se sempre a um acordo sobre as questes. Foram fornecidos obra diversos desenhos de execuo, detalhando aspectos mais delicados da obra como guardas, soleiras e vos, elementos de remate.

Outro dos aspectos da assistncia e acompanhamento de obra foi o de coordenar algumas empreitadas exteriores,como os arranjos exteriores, fornecendo e indicando os aspectos essenciais do projecto. Para alm das questes relativas obra em si, foram produzidas peas desenhadas, para dar seguimento aos processos de licenciamento de algumas alteraes, no se tendo verificado impedimentos da parte das entidades licenciadoras Penso terem ficado registados em obra as ambies do projecto apesar das pequenas alteraes surgidas no decurso da obra, com a satisfao demonstrada pelo cliente penso terem ficado os objectivos alcanados. A obra encontra-se em fase final de acabamentos com a maioria dos problemas resolvidos, estando prevista a entrega ao cliente em Maro de 2005.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

61

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

62

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

63

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

64

A26.
PROJECTO DE EXECUO E GESTO DE OBRA, LOTE 01-MIRADOURO DO CASALO, SESIMBRA.
Local / Data Sesimbra 2003-2004 Tipo: obra nova

A obra no Miradouro de Santana Lote 1, no sitio do Casalo, a primeira de um loteamento com 4 lotes e 6 moradias feito pelo atelier numa fase anterior. A falta de um projecto de execuo e alguns precalos havidos no inicio da obra, obrigaram constituio de diversos projectos de alteraes, que se reflectiram naturalmente no projecto e acompanhamento obra. Dado o interesse em estudar de um modo cuidado os materiais e o modo de os aplicar em obra, visto que o edificio do lote 1 ser o modelo dos 3 edificios das fases posteriores e influenciar o desenho das moradias, decidiu-se, e dada ao facto de a obra estar a decorrer, fornecer os desenhos de pormenor e as solues de revestimento conforme as necessidades e o andamento da obra. Isto exigiu uma coordenao entre o encarregado da obra e a sua equipa e o atelier, no sentido da informao relativa obra ser dada com a devida antecedncia de modo a preparar desenhos e a consequente visita obra. O acompanhamento por parte do atelier, cobriu todos os

aspectos relativos obra, incluindo a promoo comercial do edificio, nomeadamente na assistncia e produo de material grfico de divulgao (ver em anexo)bem como todo o material grfico em uso no edificio, ns de porta, placas de identificao de piso e croquis de patim. A comunicao obra de elemmentos de projecto ocorreu sempre de modo cordial e com grande receptividade da parte do cliente e promotor, disponibilizando sempre todos os meios para resolver os problemas encontrados. Das solues ensaidas ficaram registadas as situaes de revestimento e aplicao de materiais, de modo a melhoralas nas obras dos lotes subsequentes. A obra do edificio est concluida com algumas fraces j entregues ao cliente final.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

65

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

66

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

67

A27.
LAREIRA, PADEIRAS - SETBAL.
Local / Data Setbal 01-2004 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

68

A28.
PISCINA E APOIO EXTERIOR, PADEIRAS - SETBAL.
Local / Data Setbal 01-2004 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

69

A29.
CONJUNTO DE 6 CASAS, MIRADOURO DO CASALO, SESIMBRA 6 Houses, Miradouro do Casalo, Sesimbra
Local / Data: Sesimbra 11 - 2005 Tipo: obra nova

Os projectos relativos aos lotes 5,6,7,8,9 e 10 fazem parte de um loteamento desenvolvido pelo atelier do Arqt. Luis Paixo em anos anteriores. O terreno localiza-se em Santana, nas reas que so agora zonas perifricas de expanso da concha de Sesimbra. uma zona de mdia densidade urbana e de crescente centralidade com uma relativa autonomia em relao s zonas envolventes, integrando no seu nucleo espaos comerciais, espaos de servios, centro de sade e zonas de repouso/lazer. O local, designado por Miradouro do Casalo, apresenta declive acidentado, do seu ponto mais elevado e cotas envolventes desfruta-se de excelente panormica sobre Lisboa, vale do Tejo e Arrbida, sendo a encosta Norte a mais preponderante em termos de vistas. O loteamento organizase na encosta Norte em duas plataformas: - na cota mais elevada as moradias (lotes 5,6,7,8,9 e 10) servidas por um arruamento em impasse com raquete; - e na cota mais baixa, junto estrada Municipal os lotes de edificios (lotes 1, 2, 3, 4). Os edificios, beneficiam ainda de um acesso superior pelo arruamento em impasse, formando uma frente de rua com um piso, criando com as moradias uma vizinhana prxima de caracteristicas habitacionais. Com o licenciamento do loteamento foram entregues os estudos prvios dos edificios e das moradias que o integram. Decorrendo de uma estratgia estabelecida pelo cliente, o primeiro edificio licenciado foi o lote 1, iniciada a obra e aps alguns percalos verificou-se a impossibilidade de manter a cota superior estabelecida nos estudos iniciais, o que obrigou reformulao do loteamento, nomeadamente na alterao da orientao pr-definida para os lotes das moradias de modo a manter a hierarquia de vistas estabelecidas em estudo prvio. Foi atribuido como trabalho de estgio, o desenvolvimento de solues de projecto conducentes ao licenciamento das moradias e alterao do loteamento, bem como a organizao de todo o processo e o contacto com as entidades licenciadoras e cliente. Isto implicou o desenvolvimento formal das moradias tendo por base o conteudo programtico definido em estudo prvio. O trabalho comeou com a alterao do loteamento de modo a acomodar a soluo de volumes encontrada e de garantir a hierarquia de vistas previamente definida em estudo prvio e posteriormente alterada com a construo do primeiro edificio do loteamento. Aps diversas reunies

com os tcnicos da Camra Municipal de Sesimbra no sentido de manter os parmetros definidos no quadro sintese, nomeadamente, lugares de estacionamento e transferncia de reas entre lotes, encontrou-se uma soluo que serviria os interesses de ambas as partes. Aps estas alteraes deu-se inicio aos projectos de arquitectura das moradias, usando como base de trabalho o estudo prvio, as solues formais e materiais adoptadas nos edificios e mais especificamente as solues de revestimento ensaiadas no lote 1, edificio que serviu como tubo de ensaio para as diferentes solues a adoptar e aperfeioar nos edificios subsequentes. As 6 moradias distribuem-se por uma banda ao longo do arruamento em impasse com 4 das moradias em banda continua e 2 moradias isoladas. O programa comum s 6 moradias, distribuindo-se por 3 pisos hierarquizados funcionalmente, sendo o piso inferior em cave semi-enterrada com zona de entrada, garagem e arrumos, no piso 1 as zonas sociais com sala, zona de comer, cozinha e instalao sanitria, no piso 2 temos as zonas privadas da habitao, o quarto de casal com instalao sanitria e dois quartos com instalao sanitria independente. O piso 1 beneficia ainda de um logradouro em relao previlegiada com a sala e zonas sociais e no piso 2 terraos e varandas permitem o contacto directo com o exterior. A entrada na habitao faz-se por um pequeno ptio que d acesso a um volume com escada que permite a entrada pelo piso 1. A caixa de escadas assume-se como elemento notvel no jogo entre o vazio sobre a entrada e o grande vo envidraado que direcciona as vistas para poente. Em termos formais o desenho das moradias tenta harmonizar-se com o discurso adoptado nos edificios da cota mais baixa, integrando as solues testadas e adoptadas aquando da construo do lote 1, nomeadamente na articulao de volumes e consolas e no uso das forras em tijolo conjugadas com panos de reboco branco e superficies de beto vista. Apesar da semelhana do programa entre as moradias foram introduzidas variantes no desenho das empenas expostas e na distribuio espacial dos lotes isolados. Estas variantes destinam-se a conferir alguma dinmica ao jogo espacial das moradias e dos edificios, mantendo a unidade do conjunto. Aps a concluso da arquitectura e de uma forma articulada e faseada foi-se constituindo a equipa responsavel pelos projectos especiais, dada a exigncia da entidade licenciadora na simultaneidade de entrega da arquitectura com os projectos das especialidades.
www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

70

2.40

.20

2.60

.20

2.60

.20

1.10

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

71

202

.22

3.25

2.86

9 A: 69.30

3.70

2.90

7.57 3.25 4.64 2.00 .30 3.10 .30 .90 1.00 1.70 1.00 .20 3.00 4.55

7 A: 8.90

.30

2.95 1.15

.30

1.00

.30

.90

.20 1.25

2.00

.20

.30

3.00

.20

10 9 8 7

11 12 10 11

2.25

5 4 3 2 1

2.25

12 13 14 15

LOTE 07

6.45 195,85 7.65

.15

1.10

3 A: 2.80 1.85
1.50

.15

.30

9.20

5.40

4.75

.20

5.25

.30

4.15

2.25

.30

.15 2.85

8 A: 10.70 5 A: 36.50
15 14

.30

13

1.20

.35

2.30

1.90

1.00

12 .20 11 10

2.17

.60

3.10

2.30

2 6 7

4.44

.71

156

2.75

1.00

3.20

.93

3.10

7.15

6 A: 14.00

4.90

.10

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

LOTE 05

72

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

73

2.40

.20

2.60

.20

2.60

.30

1.00

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

74

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

75

A30.
PLANO PARA A HERDADE DA MARATECA E GUAS DE MOURA, Palmela Urban and touristic development plan for the Marateca and guas de Moura propertys.
Local / Data: Marateca 05 - 2006 Tipo: plano

Os proprietrios das suas herdades, de guas de Mura e Marateca aps muitos anos de explorao agro-pecuria e de diversas cedncias de terrenos para a ampliao do perimetro urbano de guas de Moura pretendem viabilizar aquilo que o PDM de Palmela pretende para a zona, ocupao turistica. Na elaborao da estratgia props-se a transferncia de rea que o PDM prev, para outra localizao mais consistentes com a ordenao do territrio e viabilizao da proposta. Pretende-se uma rea mais prxima dos acessos virios e de menor impacto ao nivel ambiental, mais distante da Ribeira da Marateca e com um registo de abate de rvores mais reduzido. Nesta nova rea, mais prxima de outras reas turisticas do plano, algumas delas j viabilizadas, elaborou-se um plano estratgico de ocupao, consignando a ocupao turistica, mas tambm um pequeno ncleo residencial com oferta de comrcio e servios no sentido de criar alguma centralidade. Neste plano foram definidos e propostos os tipos e indices de ocupao previstos. O plano encontra-se em apreciao nos servios da C.M. de Palmela. Em co-autoria com Arqt. Luis Paixo

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

76

A31.
ARRANJOS EXTERIORES EM CASA UNIFAMILIAR, Almoinha - Sesimbra Single family house exterior spaces
Local / Data Sesimbra 08-2005 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

77

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

78

A32.
KYUDOJO - SEDE E LOCAL DE PRTICA DA ASSOCIAO PORTUGUESA DE KYUDO, FALHA - SESIMBRA.
Local / Data: Sesimbra 12 - 2005 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

79

A33.
AMPLIAO E RENOVAO DO CAF RESTAURAO, Vila Viosa Caf Restaurao renovation, Vila Viosa
Local / Data: Vila Viosa 02 - 2006 Tipo: Reabilitao, ampliao

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

80

A34.
PROJECTO DE EXECUO DE INTERIORES DO CLUBE DA PRAIA, Parede-Estoril Interior detail plan, Clube da Praia, Parede-Estoril
Local / Data: Parede, Estoril 03 - 2006 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

81

A35.
DISCOTECA GOTA DAGUA, Sesimbra Interior Design, Gota dagua disco-lounge,Sesimbra
Local / Data: Sesimbra 05 - 2006 Tipo: remodelao

O proprietrio pretendia a remodelao interior da Discoteca Gota Dagua, partindo do espao existente e com um programa contido e semelhante ao anterior. O espao, j conhecido em Sesimbra como local nocturno, iria sofrer mais uma metamorfose numa readequao do espao ao tempo. O desafio, seria caracterizar o espao dando-lhe uma nova identidade e juventude. A interveno partiu de trs ou quatro conceitos light, isto procurar solues sem construo dura, dado o espao de tempo relativamente curto para a obra, aproximadamente 3 semanas. A soluo passou pelo revestimento de superficies com aplicao de pintura nas superficies horizintais, e pastilha cermica vermelha nos eixos verticais (pilares, etc). Adicionalmente, foram criadas duas novas superficies dialogantes, face a face, sobre as paredes existentes com recurso a vazados executados em chapa de viroc, num lado um rasgo para pousar os copos, no outro um banco que apoia a zona de lounge. O balco e zona de lounge foram totalmente renovados com recurso aos principios que nortearam o recobrimento das superficies, o contraste, a luz, a simplicidade. No final fez-se o projecto grfico e integraram-se todos os acessrios, escolhidos de acordo com as caracteristicas do espao.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

82

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

83

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

84

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

85

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

86

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

87

A36.
RENOVAO E REABILITAO URBANA - AV. DA LIBERDADE/ LG. 5 DE OUTUBRO, Sesimbra Urban reahabilitation - Shared space, Av. da Liberdade - Lg. 5 de Outubro, Sesimbra Local / Data: Sesimbra
Tipo: reabilitao urbana 09 - 2006

Nos anos 50, aps o fim da segunda guerra mundial, aliviados pela paz recente e movidos por uma esperana cega no futuro os poderes pblicos e a populao em geral apoiados pelos teorizadores do movimento moderno deram inicio a um conjunto de aces urbanisticos com vista modernizao dos centros histricos. Na poca os velhos cascos urbanos no tinham argumentos suficientes para vencer o preconceito: o passado como lugar das ms decises; as que provocaram a dor a misria e a morte precisava de ser varrido da memria colectiva. Tudo o que da vinha no tinha importncia: era o Imprio do erro. Sesimbra no escapou a este optimismo pueril e se nalgumas cidades portuguesas tais aces se revelaram como solues adequadas para resolver alguns problemas urbanos noutros casos como em Sesimbra a soluo ficou a meio caminho. Com efeito a dimenso e o numero dos sinais do desventramento levado a cabo no casco velho quando do prolongamento da Avenida da Liberdade so hoje visiveis como se tivessem acontecido ontem. O que era importante na altura era chegar marginal, o resto logo se veria. So visiveis ainda hoje as vrias empenas cegas: prdio, Pinto Leo, prdios junto ao Largo de Bombaldes com frestas ou vos fora de qualquer mtrica e as fachadas de logradouro

que passaram a ser fachadas Rua. O tempo passa e as feridas urbanas tornam-se banais, habituamo-nos, passam para dentro de ns com essa atmosfera de desleixo civico fazendo-nos descer os padres de exigncias e consequentemente a autoridade sobre aquilo que de todos ns. Assim se passaram mais 50 anos sem que tenha havido solues para resolver este problema. Progressivamente e por estas razes este local to importante e central em Sesimbra foi invadido pelo automobilista de carro ou camionete de carga conforme ilustram as fotografias que acompanham este processo. Saudamos pois a CMS pela deciso tomada, de querer dar um sentido a este espao. Pelo que se exps e porque os velhos cascos das Vilas, felizmente, j so consideradas de valor monumental, conforme a carta europeia de monumentos e stios, tem vindo a ganhar fora a leitura do que existiu edificado naquele local em trocas de impresses informais ora com colegas de profisso ora com algumas pessoas que conheciam aquela rea naquele tempo. Essa visualizao imaginada que de certo modo ainda real vem dar sentido ao volume e crceas dos edificios existentes daquela poca e introduz uma segunda leitura urbana rica em significado e mudanas de escala.
www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

88

PARTIDO URBANISTICO Deste modo propomos devolver essa leitura populao recolocando o desenho e perimetros dos edificios e as designaes das ruas praas e travessas com traos grossos de lajeta de pedra da regio sobre uma superficie sem irregularidades monocolor em calada de vidrao da regio. Esta escrita sobre uma superficie contnua e sem ressaltos cruzada por uma linha longitudinal que provem do lancil do lado nascente da Avenida da Liberdade e que estrutura e organiza a colocao do estacionamento na linha de arvores, iluminao pblica e drenagem pluvial. O plano continuo de vidrao apenas interrompido pelas diferentes texturas produzidas pela dimenso e orientao das pedras: s quais correspondem o cubo de 10x10cm para a circulao automvel e a calada miuda meia esquadria para pees. Completam a interveno, uma reformulao dos degraus de acesso ao Largo Bombaldes e do espao de entrada do mercado municipal.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

89

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

90

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

91

A37.
REMODELAO DE APARTAMENTO - SETBAL.
Apartment improvement - Setbal Projecto \ 2006 Obra 01 \ 2009

O programa requeria a manuteno das funes bsicas da habitao como os espaos para preparao de refeies, de estar, de trabalho, para dormir, partindo do espao configurado pelas paredes exteriores e estrutura do edifcio. Tudo era possvel. A interveno apoiou-se no conceito geral de que o espao seria dividido em duas grandes reas, o espao social, e o espao privado, a separar os dois uma parede-armrio multi-funcional contendo os arrumos e o acesso s zonas privadas dos quartos. Decidiu-se tambm que os espaos com funes muito especficas, cozinha e instalaes sanitrias, seriam participantes dentro de um espao aberto, surgindo na habitao como contentores com autonomia formal e material. Para amplificar esta noo de espao aberto baixou-se os tectos com alturas diferenciadas definindo zonas de estar e de passagem, permitindo relaes visuais de continuidade. A cor tambm tm o seu papel, destacando elementos singulares do desenho, os tubos de ventilao da instalao sanitria e o separador de correio da entrada, foram pintados de azul claro, contrastando com a pastilha cermica escura e a madeira da parede-armrio. A entrada foi pintada por Ana Morgado na tcnica de fresco. O espao privado inclui dois quartos ligados por um pequeno corredor com uma instalao sanitria aberta entre os dois, separando-se o banho em volume independente, seguindo os princpios gerais estabelecidos. A varanda exterior permite tambm a circulao cruzada entre o espao social e privado da casa e resume a interveno com a utilizao da madeira como elemento de ligao. Foram desenhados e construdos com a casa alguns dispositivos de iluminao, mobilirio interior e exterior. Com a interveno pretendeu-se criar um espao interior facilmente assimilvel desde o momento da entrada, com um detalhe consistente, possvel de ser executado num espao temporal dilatado e nem sempre com os meios e tcnicas mais eficientes e que estivesse o mais perto possvel da primeira premissa: um espao onde podemos realmente habitar.

The location is Setbal, a medium sized Portuguese city facing the Atlantic. The client wanted to re-design a traditional apartment to meet a custom style. The apartment is relatively small, so the focus was in storage space, after some research on boat interiors construction we decide to incorporate some of the principles in the design. The space is divided between two main areas, the social space and the private space, separating the two, a longitudinal multi-functional wood wall serves as storage space and access to the house private space. We also decide that if the different functional spaces of the house, kitchen and bathrooms, were to feel less like a discrete space and more like a 'free floating container' the space would seem more loft like. We wanted to create the illusion of space, so the walls of this container-like spaces dont quite touch the ceiling. To amplify this, we lowered some ceilings at different heights to enable spatial relations in the open space created. Color plays a role, elements that stand-out, the bathroom ventilation pipes and the mail separator in the entrance where painted with light blue, contrasting with the dark wood wall, the entrance were painted by Portuguese artist Ana Morgado in the fresco technique. The private spaces include two bedrooms connected with a small hallway, the open bathroom fitted with black and white graphics stands in the middle. Some furniture and lighting were custom made for the apartment following the principles developed for the entire design. Lastly, there is the exterior veranda, which resumes the maritime tonus of the design with the wood deck and chrome boat fittings. We wanted to create an interior space that could be easily assimilated from the moment you enter with a renewed sense of space, with a consistent style and detail and as close as possible to the first premise: a place where one can inhabit.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

92

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

93

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

94

A38.
RENOVAO E AMPLIAO DO CAMPO DE FRIAS DA EDP, Palmela EDP Summer Camp, Palmela
08 \ 2007

A EDP no seu programa de equipamentos pretendeu adequar e ampliar o seu Campo de Frias em Palmela com a adequao aos parametros regulamentares actuais. Aps a anlise das condies do campo e da verificao da adequao regulamentar props-se a organizao do Campo de Frias por grandes zonas funcionais e programticas: a zona de camaratas e dormidas, a zona ldica e de divertimentos e a rea de piscina e parque infantil. De modo a cumprir estes objectivos, algumas actividades foram relocalizadas e propostos novos equipamentos e edificios. Para alm da proposta conceptual de organizao do Campo pretende-se promover a acessibilidade a pessoas com mobilidade condicionada dotando os espaos com as caracteristicas regulamentares e promovendo um plano de acessibilidade para todo o Campo.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

95

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

96

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

97

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

98

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

99

A39.
CASA EM ODEMIRA Odemira House
Local / Data: Odemira 05 - 2007 Tipo: reabilitao rural

Os proprietrios pretendem adaptar a construo existente s condies minimas de habitabilidade e conforto. Deste modo prope-se dois novos volumes, a poente o volume correspondente a uma instalao sanitria com sanita, bid, lava-mos e cabine de duche independente e a norte um novo volume de construo correspondente a uma zona tcnica e rea de arrumos dos espaos exteriores. No interior da habitao com a demolio de paredes divisrias criam-se trs espaos com carcter distinto, um apoio de cozinha ligado a uma sala comum, um quarto e um espao de arrumos. O acesso principal passa a ser feito por um vo aberto na parede poente da sala comum, convertendo-se a porta existente em vo de iluminao e acesso exterior ao quarto. Aproveitando a boa relao de vistas e exposio solar sul-poente optou-se por fazer o acesso casa pelo alado poente numa sequencia de entrada que termina num espao com pavimento em madeira tipo deck, sobranceiro a uma piscina com sistema de filtrao biolgico. A piscina aproveita a plataforma que se estende na frente do alado poente. Criou-se outro espao de estar exterior mais reservado a poente de modo a articular os acessos aos espaos exteriores junto ao volume construido da zona tcnica. O espaos a sul e poente so protegidos por prgolas em madeira. O principio arquitectnico adoptado para os espaos novos foi de continuidade com o existente, sobressaindo o volume do duche interior na fachada a poente como elemento de composio. Os materiais e cores a utilizar tero um caracter neutro deixando as sombras trabalhar os volumes, as paredes sero caiadas ou pintadas a tinta de gua branca mate, consoante se trate de interveno nos elementos existentes ou elementos novos. A caixilharia ser em madeira cor natural envernizada e as portadas exteriores em madeira lacada a esmalte na cor de vinho. Os pavimentos exteriores sero em massames afagados de argamassas bastardas com pigmento ocre.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

100

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

101

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

102

A40.
RENOVAO E REABILITAO URBANA - LARGO DOS AOUGUES, Alcer do sal Urban reahabilitation - Largo do aougues, Alcer do sal
Data: 10 \ 2008

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

103

A41.
ESTUDO DE TIPOLOGIAS DE HABITAO UNIFAMILIAR Single family houses study. Data:
04 \ 2008

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

104

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

105

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

106

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

107

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

108

A42.
PROJECTO DE EXECUO DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL DE TAVIRA Tavira social center building project
Local / Data: Tavira 10 - 2008 Tipo: obra nova

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

109

A43.
LOJA / ATELIER DE PINTURA Store / Painting Studio
Local / Data: Lisboa_Rua de S. Maral 04 - 2009 Tipo: Reabilitao_Remodelao

O projecto recupera uma loja que em tempos albergou uma casa de esmaltagem e cromagem no centro histrico de Lisboa. Descontaminou-se o local e removeram-se antigas divisrias de madeira, com a aco revelou-se a estrutura em perfis de ao apoiados nas paredes perimetrais. O espao interior de ngulos fortes foi simplificado com recurso a separadores que ao mesmo tempo regraram o espao e criaram espaos de arrumos e servio. Com o espao desenharam-se as divisrias e o mobilirio de apoio ao atelier de pintura.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

110

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

111

A44.
CASA EM QUELFES, ALGARVE CONCURSO ARQUITECTAR 2009 Quelfes House, Algarve | 2009 Arquitectar Competition
Local / Data: Quelfes 06 - 2009 Tipo: Concurso

TERRENO E ENVOLVENTE O lote de terreno situa-se na Freguesia de Quelfes, Concelho de Olho, junto Ribeira de Quatrim, com vista sobre os espaos lagunares da Ria Formosa e Ilhas Barreira. Tm a forma aproximada de um quadrado de 2 hectares com topografia acidentada com declive de Norte para Sul. De matriz rstica, tpica da regio, com pr-existncias que denunciam a organizao cuidada, fruto de tradies antigas, exemplo de sustentabilidade, poo ao centro, socalcos de regadio na zona mais baixa junto ribeira e zona de sequeiro na extrema sul junto ao terreno vizinho onde ferramentas e recursos eram partilhveis em prol do bem comum. Todos os acessos situam-se na zona alta do terreno de onde se avista toda a propriedade. SOLUES PROPOSTAS Aproveitando a boa relao de vistas e exposio Norte-Sul, optou-se por uma construo que se desenvolve longitudinalmente ao longo da linha limtrofe Noroeste do lote, aproveitando o desnvel para a construo de dois pisos. Princpios gerais A construo um grande volume rectangular que assenta no solo, sensivelmente a meio do declive, este volume vai-se tornando mais poroso e permevel com recurso a aberturas e grelhagens, que se vo tornando mais frequentes no sentido longitudinal. Esta desmaterializao acentuada pelos passadios/mirantes em metal que se prolongam para l do volume da habitao.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

112

Articulao do programa No piso superior, fazem-se todos os acessos, a garagem a norte com espaos de arrumos e zonas tcnicas, na mesma cota faz-se a entrada pedonal com hall transversal que d acesso aos quartos e ao piso inferior. No piso inferior, o programa mais aberto com as salas de estar e jantar a cotas diferenciadas, a cozinha em planta livre, com ilha central. O escritrio fica num volume separado configurando um ptio junto s zonas sociais do piso inferior. Uso de sistemas activos e passivos de energias renovveis No topo norte da construo inseriu-se uma cobertura em prisma triangular de apoio bateria de painis solares trmicos, orientado no quadrante sul, este volume, opo formal que estabelece um dilogo de complementaridade com os outros elementos construtivos, aparece como elemento icnico da construo. Sobre a sala de jantar estabelece-se um vazado, um p-direito duplo que, com a parede sul adjacente, so fechados com um vidro simples de grande espessura. Sobre este L, formado pela cobertura e parede, e suspensa sobre um par de carris, corre uma parede com isolamento trmico. Esta parede deslizante permite cobrir o vidro sobre o vazado, consoante as necessidades ao nivel trmico da habitao. Numa situao de inverno durante o dia, a parede desliza e permite a entrada de luz pela parede e cobertura de vidro permitindo capitalizar a massa trmica dos elementos construtivos, durante a noite a parede desliza para a posio fechada mantendo o calor no interior. No vero, a parede fica fechada durante o dia, noite pode ser aberta e refrescar a casa. Aderido a este sistema de parede isolante deslizante est um sistema de grelhagens que funciona no mesmo plano, abrindo ou fechando o ptio do quarto de casal.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

113

A45.
CONCURSO PARA O DESENHO DO ESPAO EXPOSITIVO DA TRIENAL DE LISBOA DE 2010 2010 Lisbon Architecture trienal exhibition competition Local / Data
Lisboa 09-2010 Tipo: concurso

O conceito cenogrfico que se prope procura responder ao programa tendo como referncia os espaos interiores pr-existentes da rea de interveno no Museu da Electricidade. Na rea de interveno, distingue-se claramente dois espaos, a rea de pavimento junto entrada do edifcio e o espao mais reservado delimitado por uma divisria leve e com entrada a eixo. Prope-se um grande eixo longitudinal em forma de parede construda, re-alterando a lgica de espaos no interior do Museu, criando 3 espaos legveis perfeitamente definidos, o espao expositivo dedicado ao Concurso Internacional, no espao interior da rea delimitada pr-existente, o espao expositivo do Concurso Universidades no lado oposto do eixo, e o espao de entrada e acolhimento. A proposta mantm os percursos de servio existentes dentro do Museu da Electricidade. The exhibition concept proposed, strives to answer the program using the pre-existent interior spaces in the Museum of Electricity in Lisbon. In the exhibition area, two spaces are clearly identified, the floor area near the main entrance, and the more reserved one, delimited by a discreet divider with a centered entrance. A long longitudinal wall is proposed as an axis, re-altering the previous logic of the spaces in the interior of the Museum, creating 3 clearly defined spaces: the exhibition space for the International Competition (exhibition area 01), on the pre-existent delimited interior area; the College Competition exhibition space (exhibition area 02) on the

opposite side of the axis; the entrance and welcome desk. This proposal maintains the internal staff pathways. The backbone axis-wall constructed in wood is the unifying device of the two exhibitions, working as a parasite structure that takes over the space and transforms it, contrasting with the grey metallic structure in the interior of the Museum. It is a freestanding structure built upon the gaps in the crossing wood profiles of equal dimension, boosting the transparency and shadow effects. Both exhibitions are connected to the longitudinal axis by white lacquered wood profiles and the exhibition spaces are arranged sequentially. In the International Competition area, the projects are exposed in both sides of OSB wood panels and have the respective model in a plinth. The same logic is applied to the College Competition, but with two works per unit. The prefaces to the exhibitions are in the beginning of the paths, displayed in a alveolar polycarbonate panel with a logical gradation of transparencies while one approaches the exhibition. The introduction to both exhibitions is to be placed in the entrance area using the pre-existing large whiteboard panel that is near to the exhibiting area. A low counter with the same wood structure is to be placed near the entrance allowing the disposal of exhibition merchandise and other promotional materials regarding the Triennial

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

114

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

115

A46.
O RECANTO DOS NENUCOS, EDIFICIO DE MULTI-VALNCIAS PARA A 1/2 IDADE
Local / Data Qt do Conde 10-2010 Tipo:edificio novo

De uma forma genrica foi adoptado, de acordo com as regras estabelecidas pela Segurana Social Portuguesa, um programa adequado para Jardim de Infncia e Centro de Actividades de Tempos Livres, considerando-se uma mdia por sala de 2m2 por criana ou ocupante. Na primeira abordagem ao programa entendeu-se que seria vantajoso que o programa central de Jardim de Infncia e ATL coexistisse com outras valncias que gerassem alguma dinmica na vida diria do Centro de Actividades. Esta noo relaciona-se um pouco com as pesquisas em educao publicadas em anos recentes no sentido de garantir um espao de aprendizagem informal do tipo learning street, neste caso com as devidas adaptaes s idades de aprendizagem pr-escolar. Assim, decidiu-se que o espao a criar deveria ter um conjunto de atributos que seriam: - espaos atractivos de modo a proporcionarem bem-estar e garantirem as condies essenciais para um bom trabalho educativo, estimulando e favorecendo a adaptao dos utilizadores; - espaos flexveis, capazes de se adaptarem no tempo evoluo das matrias pedaggicas e permitirem alteraes de uso mediante alteraes de baixo impacto econmico;

- espaos multifuncionais, capazes de possibilitar uma utilizao variada e com abertura comunidade e vizinhana de proximidade. - espaos para todos, com eliminao de barreiras arquitectnicas e permitir a utilizao do estabelecimento por crianas e jovens com dificuldades de locomoo. Neste sentido o programa foi complementado com salas ATL, e salas de estudo de diferentes disciplinas nucleares, incluindo biblioteca e sala do conto. A estas valncias e no sentido de diversificar a oferta de servios, o Centro de Actividades de Tempos Livres ser dotado de uma sala de actividades com abertura ao pblico geral com ligao a um caf com internet (netcaf) e ainda, uma papelaria e uma lavandaria.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

116

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

117

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

118

A47.
CONCURSO A HOUSE IN LUANDA A house un Luanda competition
Local / Data: Luanda 03 - 2010 Tipo: Concurso

2-2

The project is non site-specific, but is expected that the site is relatively flat or moderately sloped. The site plan follows the simple principles of the building, a partition divides the small semi-public access patio from the private patio. It is proposed a set of evergreen trees and shrubs to act as dividers between lots. A flexible plan allows the home to adapt to the changing needs of the family. The four rooms configuration can be adapted to the social circumstances of its inhabitants. The room on the ground floor provides easy access to family members with mobility problems or to a living room, it can also be adapted as a room for a home business.The first floor partition walls can be re-arranged, as they have no structural function. The basic nucleus can be expanded, and a 2nd bathroom can be arranged on the first floor. The compact plan allows for increased density, increased water infiltration, maximized open-space and minimized material usage. The semi-public patios are designed for close contact with neighbors and should provide a space for interaction with the street. Urban indicators: Lot area: 250m2 Built area: 99,50m2 Lot usage ratio: 0,2

Combination of several House/Lot units creates the conditions for the existence of a community. In the street level the parallel disposition of the units provides wind corridors through the permeable dividers of the patios helping with cooling and air renovation.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

119

Evergreen trees / winbreak-privacy

Local shrubs / Privacy

Private Patio / Backyard

Private Patio

Entrance

Semi-public Patio

Rain water collection

Local shrubs / Privacy

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

120

NORTH ELEVATION

Scale 1:50

SOUTH ELEVATION

Scale 1:50

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

121

Corrugated sheet metal

Roof sub-frame

Structural wood and beams

Exterior/ Interior wall frame

Cement block thermal wall

Exterior wall cladding and apertures

Concrete foundation and floor

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

122

The home is designed to provide a good basis for sustainable systems to be put in place without much economical effort. The roof provides collecting surface to harvest rainwater into storage tanks. This rainwater is used with the natural pull of the gravity into the kitchen and bathroom. The roof also allows, in a future stage, the installation of photovoltaic panels. The natural ventilation through a passive scheme is intended to provide a more stable interior environment. Manual shutters and grills control the amount of air removal.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

123

The reality of inaccessibly or unavailable affordable housing are an everyday shackle bound to communities in several countries throughout Africa, particularly Angola. A design solution of an affordable house for a single family required a responsive solution that could provide the minimum conditions where notions of refuge and comfort could co/exist. The proposed design was strongly informed by the economical conditions imposed by the brief. The simple form of the building is the pragmatic response to that. The building occupies the foremost part of the lot, providing a street face when grouped, a small entrance patio mediates the street level with the interior spaces. Privacy is achieved with screening elements that separate the semi-public patio from the private patio that can be used for the daily activities of the inhabitants. The materials used are of common use in the region and can be easily found and transformed according to the design, cement blocks, scrapboards cut in to stripes, local wood and corrugated metal sheet in the roof. The main structure is fixed, but the interior sub-frames allow for different arrangements of interior spaces as the family evolves. The simple design is topped by a sloped roof informed by the lands most precious resource- clean water. The concept is to harvest water as an essential part of the daily living, stored in circular tank, should provide the inhabitants with the basic component for life to exist. If local labour, local materials and recycled materials is used the total cost of each unit it is estimate to be in the 20.000-25.000 EUR range.

ROOF
Locally available roofing material

Corrugated sheet metal

Installation in place Local labor / autoconstruction

WALL
Scrapboards with diferent sizes

Local labour - cut in to stripes and painted

Striped exterior wall

FLOOR

Sand + cement + Local labour/ auto-construction

The palette of materials explore the tactile culture and craftsmanship of local labor. The materials that articulate the strutcture and surfaces are manufactured in place or from local recycling sources. Materials are simple and consist of concrete floor slab, wood columns and beams to support the first floor and roof. Interior and exterior walls are constructed with a conventional wood frame. The surface of the exterior wall (ground floor) are clad with stripped wood salvaged (recycled) from any type of scrapboard. The wall in the east elevation is constructed with cement blocks, providing thermal mass to the building.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

124

CONCURSO PARA A ESCOLA SECUNDRIA DA QUINTA DO PER


Quinta do Per Secondary School Competition Local / Data Qt do Per 06-2010 Tipo:concurso

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

125

A49.
REABILITAO NA AJUDA 1 PRMIO - ARQUITECTAR 2010, ARQUITECTO REVELAO

Building renewal, Arquitectar 2010 competition - 1st Prize


Local / Data Lisboa 02-2011 Tipo: concurso

O projecto recupera um edifcio de habitao da cidade consolidada. Mantm-se a volumetria, a interveno procura a soluo dentro dos limites existentes. A fachada principal e a empena traseira definem o espao entre paredes, paredes portantes e de grande espessura que se soltam e desmaterializam a fachada lateral que se torna dupla. Este espao, assim criado, passa a conter as circulaes verticais, agora chegadas extrema, libertando a restante rea para a habitao. Este espao de transio interior-exterior torna-se simultaneamente espao de chegada, espao de passagem e de estar, mediando a relao da habitao com a cidade. Com o projecto prope-se a melhoria da eficincia energtica do edifcio, recorrendo sempre que possvel a solues passivas, sombreando os espaos ou melhorando a qualidade de isolamento trmico da envolvente exterior, propondo-se ainda um sistema de recolha de guas pluviais de modo a reduzir os custos associados ao consumo de gua tratada. A arquitectura proposta pretende, assim, manter a memria da forma, desmaterializando a pr-existncia, apontando caminhos e mostrando-se subtilmente cidade, deixando adivinhar que para l daquela fachada existe muito mais do que os olhos podem ver.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

126

Comentrio do jri: O projecto de uma casa permanente em rea urbana consolidada apresenta uma reabilitao de um pequeno prdio, que inteligentemente explora o potencial de uma empena cega de carcter urbano. Com uma formalizao apelativa mas sbria, este projecto habitacional confere uma concepo espacial contempornea pr-existncia, resolvendo de forma consistente o programa interior e propondo uma nova rea exterior interiorizada de uso comum, aberta e iluminada, embora protegida, atravs de um brise soleil, do espao urbano. Este projecto apresenta-se como estratgia consistente e generalizvel para a reabilitao urbana. O edifcio reabilitado constitudo por duas fraces autnomas com classe de Eficincia Energtica A, ambas apresentam solues construtivas eficientes que contribuem para uma inrcia trmica forte conferindo s fraces uma forte capacidade de armazenamento de calor. Para colmatar as necessidades de aquecimento, arrefecimento e preparao de guas quentes sanitrias, foi proposta para cada fraco autnoma, a instalao de uma bomba de calor e de uma caldeira de acumulao a gs como apoio aos painis solares trmicos instalados, tendo existido a preocupao de seleccionar equipamentos de elevada eficincia. No foram propostas medidas de melhoria de desempenho energtico e de qualidade do ar interior.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

127

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

128

A50.
CONCURSO CHANGING THE FACE 2011 - RESCUING PUSHINSKY CINEMA Changing the face 2011 competition - Rescuing an aging icon of Moscow
Local / Data: Moscovo 02 - 2011 Tipo: Concurso

2-2

The Pushkinsky Cinema Hall and the Pushkin Square are enveloped in a context of historical heritage. The proximity and the significance of the surroundings, the historical buildings, the prominent position in the urban context and the iconic character of the Pushkinsky Hall, constitutes the background that the proposal had to deal with. Our proposal tries to explore, from a point of vantage, this exposure and context. Our emulated curtain is a plane superimposed on the Pushkinsky faade, a plane that creates a homogeneous continuity between the faade planes of the square and at the same time maintains the iconic character of the building, re-creating in the public space the symbolic relations between the spectator and the stage. The curtain acts as a new frontier, generating a renovated perception of Puskin Square, it is also a mechanism of theatrical allegory. The square represents the big public foyer and the curtain the point from where the cinema fictional world begins. The proposed plane, The Curtain, is divided in three horizontal sections, each section is composed by a series of fixed and rotating panels adding a dynamic effect to the setup. When the panels are closed, the faade can be a stage for multimedia and other light effects. These effects combined with the rotating Corian panels can be used in the premieres to create a dramatic puzzle effect. The panels can be individually rotated, providing endless faade

combinations These panels are to be made with Dupont Corian and mounted on a steel auto-supporting structure. The existing volumes and surfaces are clearly revealed with the removal of annexes, add-ons and other outside materials in the faade. The project uses DuPont Corian on the fixed and rotating panels and Alesta powder coatings on the steel structure. This dichotomy is more apparent when the building is approached from the side streets and gradually The Curtain is revealed to the people passing by. The simple intervention and choice of materials contrasts with the historically charged surroundings, changing the face of Pushkinsky Cinema Hall.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

129

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

130

A51.
REABILITAO DE APARTAMENTO EM EDIFICIO POMBALINO Historic city apartment renewall
Local / Data: Principe Real, Lisboa 02 - 2011 Tipo: Reabilitao

2-2

A proposta de interveno baseia-se em dois princpios genricos recuperao do existente quando possvel e utilizao de tcnicas, materiais e sistemas compatveis com o existente, procura-se deste modo, com a reutilizao intensiva de materiais existentes, devolver alguma sustentabilidade ao que podemos chamar de um 2 ciclo de vida da habitao. Pretende-se com este projecto devolver as condies de habitabilidade ao fogo, actualizando o desempenho tanto a nvel espacial, acstico e de conforto como estrutural. A interveno tm como pea estruturante uma divisria em armrio, com acesso bilateral, que percorre toda a habitao desde a zona da entrada, pretende-se assim reespacializar as divises fechando os quartos de uma forma funcional dando algum sentido de praticalidade aos elementos novos a inserir. No espao da antiga cozinha colocada uma divisria em alvenaria seca, conformando uma instalao sanitria colmatando assim uma lacuna no programa da habitao. A cozinha re-aproveita o espao da fuga existente concentrando-se as funes num balco em L. Junto a este balco abre-se uma janela que outrora existira no mesmo espao. A partir deste ponto tm-se acesso a uma pequena varanda em consola onde se concentram reas tcnicas da habitao, o espao do frigoprifico, a mquina de lavar roupa e o esquentador.

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

131

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

132

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

133

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

134

A52.
CONCURSO PARA O PAVILHO DE INFORMAES DOS JOGOS OLIMPICOS DE 2012 - LONDRES
London Olympics 2012 information pavilion competition Local / Data Trafalgar Square, Londres 07-2011 Tipo:concurso internacional

The open space of Trafalgar Square is the starting point of our proposal, being a no-construction urban space we see this opportunity to imagine how would a building could sit confortably in the squre.We propose a pavilion with a house shape inside a fence placed in the middle of Trafalgar Square. The program is distributed in 2 floors, the ground floor incorporates the information area, the souvenir space and the caf, on the 2nd floor theres an interior esplanade and technical areas under the sloped roof (water services). The exterior fence is self-supporting and made with recycled wood profiles, the pavilion wood structure is clad with cork tiles painted white. The perimeter of the wood fence extends to support two wide screen displays. As a result the little pavilion with its enviromentally conscious materials becames a plataform on wich to repose, watch the games and look out over the surroundings.

SITE PLAN. The pavilion sits in the middle of Trafalgar Square dividing the space, generating new urban pathways and spatial relations. The entrances in the pavilion are designed to deal with this change of scale and perception of the square. Theres one acess from the square level itself and other from the National Gallery walkway. 1st Floor Ground Floor PLANS. 5 5 4 2 1 1. Information area 2. Souvenir shop 3. Caf 4. Facilities 5. Storage / technical spaces 6. Administration 7 6 7 7. Esplanade 8. Screen

Access and circulation: Access from square level the

Access from the National Gallery level

Wood profiles

Wood structure

Water tank

White painted Cork panels

TRANSVERSAL SECTION

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

135

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

136

www.arqrosadasilva.com /2010 arqrosadasilva@gmail.com

137

You might also like