You are on page 1of 21

Universidade Federal da Grande Dourados UFGD Faculdade de Educao FAED Programa de Ps-Graduao em Educao - PPGEdu

Gesto escolar democrtica: democr discursos de transformao transforma ou conservao? conserva


Simone Vieira de Melo Shimamoto

PARTE III

Jullie Cristhie da Conceio


Dourados MS

Mestranda em Educao FAED/UFGD

CAPTULO III

J os autores

Opo por 06 autores ncoras objetivando subsidiar as anlises e investiga es.

Captulo proposies autores

dos

Lck, Gadotti e Libneo

Saviani Tragtenberg,

Paro, e

que, apesar de defenderem propostas ditas transformadoras, veem na aliana GED/sociedade capitalista neoliberal, uma possibilidade de constituio da gesto democrtica.

discutidos no captulo 2, tm na transformao social um instrumento basilar para tais mudanas, tensionando-se o processo para alm da forma com vias ao resgate do contedo e, assim, superao da lacuna teoria/prtica.

As transformaes acontecem na prtica social, portanto, na forma e no contedo, no conceber e no realizar.

j que pensamos as relaes educao/poltica construdas historicamente nas possibilidades materiais apresentadas junto s complexas relaes humanas estabelecidas.

discusso do processo forma/contedo necessidade radical para a superao do modelo posto considerandose que o contexto vivido pautase no burocratismo, na diviso de classes, na fragmentao, coisificao e mercadorizao humana,

3.1 -O mtodo como stio poltico

2005), Nosella (2005), relendo Gramsci, relembra que, 1980, na dcada de 1980, o compromisso poltico do educador era visto em suas aes absorvidas na/pela militncia em partidos polticos posto; direcionados transformao do modelo posto; o que para o autor, exige uma releitura. releitura.

Pensar a GED numa concepo que no negue a democracia liberal, que no traga a prxis objetiva como divisor de guas induz a pensar em mecanismos no superadores, j que as amarras se mantm concomitantes aos mecanismos individualizantes e fragmentados institudos.

Se a GED carece de descentralizao, transparncia, participao e autonomia, no h como relativizar, pois da forma que proposta em algumas teorias j se manifesta abortada.

Como defender uma proposta educacional que contenha em seu cerne a GED?

imprescindvel superar a viso participacionista, eleitoreira, com vias a uma constituio harmoniosa e naturalizada de sociedade,

donde se defenda a inexistncia de contradies e pontos nodais, empecilhos s aes democratizantes.

Existem duas aes vivenciadas a modulagem de conscincias luz de iluses neoliberais para negar a prtica social, sendo elas: Ou se acredita que a aliana democratizao/neolib eralismo possa dar certo, criando mecanismos superficiais de participao, agindo na linha traada por outrem;

ou as esperanas se dissolvem na imagem da impossibilidade de existncia de um outro modelo, com matrizes radicalmente diferenciadas daquelas a escola se justifica enquanto instncia mediadora quando amplia seus efeitos para alm de suas paredes, tendo um olhar mais aprimorado, com fluxo dei das e vindas dos agentes sociais ali presentes, possibilitando o trabalho de educao das conscincias.

Pressuposto principal:

Questionamento:

Concepes conciliadoras que no propem como pilar indispensvel alterar-se a estrutura social posta;

As diferentes matrizes analisadas trazem:

Concepes transformadoras que, ao longo das reflexes, sempre trazem tona este processo, ou como ponto inicial, ou como objetivo concomitante.

O que temos, portanto, um modelo intitulado GED, sustentado por estudos que, por utilizarem matrizes diversas, propem prticas tambm distintas.

Neste sentido vemos, por um lado, a admisso de uma modelagem gerencial e conciliadora para construo da gesto democrtica e, por outro, uma discusso crtica que nega tal possibilidade defendendo a impossibilidade de implantao da GED se no forem tambm transformadas as estruturas sociopolticas e econmicas nas quais tais instncias se inserem.

A transparncia pilar sustentador e, junto ao processo de descentralizao, tende a descortinar caminhos possveis para a participao e a autonomia, to necessrios ao resgate humano em sua completude.

a prxis enquanto campo em disputa e em construo encontrando, na superao da iluso participacionista um instrumento de transformao.

Neste contexto, a construo de uma prxis escolar democrtica semente que requer outro solo, outro cultivo, outras mos para fertilizar.

Mestranda: Jullie Cristhie da Conceio

You might also like