You are on page 1of 4

ETEC PROFESSOR HORCIO AUGUSTO DA SILVEIRA

Habilitao Profissional: Tcnico de Nvel Mdio de Tcnico em Informtica

Estrutura de Dados

Mtodos de Ordenao e Pesquisa

Professor Bellotti

Leandro Monteiro Ferreira, 21

Mtodos de ORDENAO So basicamente maneiras de se organizar uma lista ou um banco de dados, seja de forma crescente ou decrescente. A ordenao serve principalmente para agilizar pesquisas e diminuir o tempo de processamento que o sistema usaria para efetuar uma busca em uma lista desordenada e confusa.

Ordenao BUBBLE SORT Funciona realizando varias voltas pela matriz/lista, comparando seus valores e trocando-os de ordem, movendo o valor maior para a posio anterior ou posterior, gerando as ordenaes dos tipos decrescentes e crescentes. Esta ordenao lenta e demorada, usando tempo e recursos do sistema, por isso no aconselhada para uso em matrizes ou listas muito extensas.

Ordenao SELECT SORT Funciona selecionando um valor na matriz/lista e comparando com o prximo menor valor diferente do selecionado, e posicionando-o em ordenao crescente ou decrescente de acordo com o comando, assim como o BUBBLE ele tambm executa os processos varias vezes, sempre pegando o menor valor (depois do primeiro menos valor j encontrado) e comparando com os demais valores na matriz/lista. Esta ordenao lenta e demorada, usando tempo e recursos do sistema, por isso no aconselhada para uso em matrizes ou listas muito extensas.

Ordenao SHELL SORT Funciona selecionando duas posies na matriz/lista separados por uma distancia especifica chamada gap e comparando-as com os valores do gap corrente ate que estejam em ordem. O gap ento dividido por dois ate que no haja mais divises inteira possveis, e no fim dos processos a matriz/lista estar ordenada. Esta ordenao mais leve e rpida, usando menos tempo e recursos do sistema, mais aconselhvel para uso em matrizes ou listas muito extensas.

Ordenao QUICK SORT Funciona selecionando um valor mdio na matriz/lista e separando o que menor e o que maior ou igual ao valor mdio para duas matrizes/listas e repete esse mtodo recursivamente at que a no haja mais como dividir as sub-matrizes/listas, no final a matriz/lista principal estar ordenada. Esta ordenao mais leve e rpida, usando menos tempo e recursos do sistema, mais aconselhvel para uso em matrizes ou listas muito extensas.

Mtodos de PESQUISA So basicamente as maneiras de buscar as informaes em matrizes/listas e banco de dados, as duas principais maneiras de se fazer isso so as Busca Sequncial e Binria.

Busca SEQUNCIAL Funciona comparando elementos os valores da matriz/lista um depois do outro at chegar ao resultado desejado ou chegar o fim da matriz/lista. Esta pesquisa lenta e demorada, usando tempo e recursos do sistema, por isso no aconselhada para uso em matrizes/listas muito extensas, mas aconselhada a matrizes/listas que no estejam ordenadas.

Busca BINRIA Funciona dividindo a matriz/lista em duas analisando e comparando o valor, sempre dividindo e analisando as divises anteriores ate, ate que o valor desejado seja encontrado ou ate que chegue o fim da matriz/lista. Esta pesquisa bem mais leve e rpida, usando menos tempo e recursos do sistema, mais aconselhvel para uso em matrizes ou listas muito extensas e j ordenadas.

You might also like