You are on page 1of 1

Questes de direito comercial Nota: Subsidiaria responsabilidade que o scio responde somente aps o esgotamento do patrimnio da empresa.

. Solidaria responsvel da divida toda inclusive na cota de outro scio

1-

A finalidade de lucro essencial para caracterizar juridicamente uma atividade como comercial? Sim, pois e a principal caracterstica da atividade comercial, se no visar este objetivo seria. uma associao , ONG, estas sem fins lucrativos

2-

Diferencie scio de empresa e empresrio individual. Individual realiza as atividades comerciais de forma individual, e com responsablicidade ilimitada Socio realiza atividade comercial em grupo com fins lucrativos, com responsabilidade ilimitada hora limitada 3Quais os requisitos para o exerccio da atividade empresarial e quem no pode exerc-la?

13. Existe conseqncia jurdica se ocorrer a omisso da expresso Limitada (ou Ltda.) no nome da sociedade limitada? Sim, os credores vo ter entendimento que os scios respondero de forma ilimitada. 14. Qual o mnimo de pessoas para se formar a sociedade limitada? No mnimo duas pessoas 15- Como se opera a cesso de quota de sociedade limitada a scio ou a terceiro? Por direito de preferncia aos scios residuais, sobre os terceiros. Scio falecido p/ os herdeiros se houver clausula no contrato 16- Diferencie assemblia e reunio de scios da sociedade Anonima? Assemblia , mais que dez scios Reunio menos que dez scios (diretoria /Conselho fiscal/conselho deliberativo) 17. Como se divide o capital da sociedade annima, qual a responsabilidade do scio e qual sua natureza? Capital e fracionado entre acionistas atravs de aes com responsabilidade limitada conforme aquisio da ao no mercado, natureza responsabilidade solidaria. 18. Que sociedade annima aberta e sociedade annima fechada? Aberta que permite aquisio de aes na bolsa de valores Fechada permite aquisio somente particular diretamente na empresa. 19. Pode a sociedade annima ser composta por um nico scio? No, deve ser por 2 ou mais socios 20-. De que espcie podem ser as aes?

4Pode o incapaz exercer atividade de empresa? Depende, se de forma absoluta, ser representado no exercendo atividade Se for de forma relativa ser assistido, pode exercer a atividade. 5- O que preposto do empresrio? E aquele que representa a empresa, negocial ou processual, atravs de carta de preposio, e exercer atividade de forma indireta 6- O que distingue a sociedade simples da sociedade empresria? Simples =finalidade da atividade e intelectual ( ex. Medico ; Advogado) Empresaria finalidade da atividade sempre com fins lucrativos 7- Que espcies de sociedade so consideradas legalmente como empresrias e como simples, independentemente da forma como explorem seu objeto social? Cooperativa /Simples sociedade civil Comandita, LTDA, Annima, em conta de participao, sociedade empresaria 8- Com relao aos atos que podem praticar que diferena existe entre o sujeito de direito personalizado e o despersonalizado? Personalizado criao da empresa duas ou mais pessoas p/ exerccio da atividade empresarial Despersonalizado Lei autoriza que a titularidade da empresa se faa nos scios diretamente no patrimnio pessoal. 9. Indique trs conseqncias que emergem da aquisio de personalidade pela sociedade empresarial. Titularidade Negocial; Processual; Responde c/ patrimnio da empresa junto aos credores 10. O que desconsiderao da personalidade jurdica ? Despersonalizado Lei autoriza que a titularidade da empresa se faa nos scios diretamente no patrimnio pessoal. 11-. O que responsabilidade limitada e ilimitada dos scios? Limitada Onde o scio responde sobre o capital da empresa pela sua cota Ilimitada Onde o scio responde sobre o capital da empresa alem da sua cota 12-. Como se regula a responsabilidade do scio detentor de quota de sociedade limitada? Ele responde ate o limite da cota.

Ordinrias o scio administra a empresa e participa de assemblias Preferenciais garantem aos scios preferncia na rentabilidade e nos lucros (no tem direito a voto)

You might also like