You are on page 1of 12

Glossrio pedolgico

A crico: condio qumica de um solo extremamente intemperizado, e que possui no horizonte B baixos valores de reteno de ctions RC (menor ou igual a 1,5 e delta pH positivo ou nulo, ou RC menor ou igual a 1,5 e pH KCl maior que 5.0 ). No Brasil esses solos ocorrem predominantemente nas regies de Gois, Minas Gerais (Tringulo Mineiro), Mato Grosso do Sul e nordeste do Estado de So Paulo na superfcie Sul Americana, que das mais antigas do Brasil. No manejo os solos cricos so muito ressecados devido a forte microagregao da argila que responsvel pelo movimento de gua muito rpido no perfil de solo. Na textura de campo apresentam grande evidncia da "sensao areia", no incio desse teste parece que a textura mdia, mas medida que se comprime a massa do solo molhado sente-se que argiloso ou muito argiloso. Abaixo da camada arvel possuem baixo potencial nutricional, pois so baixos os valores da capacidade de troca de ctions e soma de bases (clcio, magnsio, potssio), mas por outro lado no apresentam alta saturao por alumnio (m< 50%). Quando o delta pH positivo abaixo da camada arvel so quase desprovidos de clcio, magnsio, potssio e sdio, e esses solos retm mais nions (sulfato, cloreto, nitrato) do que ctions (clcio, magnsio, potssio e sdio). De acordo com LANDELL do Centro de Cana do IAC, a produtividade mdia de cinco cortes de cana-de-acar varia de 76-80 t ha-1 quando os Latossolos cricos ocorrem na regio de Ribeiro Preto, e abaixo de 68t/ha quando ocorre numa regio bem mais seca como o caso de Goiansia (GO). Plantas de ciclo mais curto do que a cana-de-acar (anuais como milho, soja, etc) podem apresentar altas produtividades nesses solos, desde que seja aplicado mdio a alto nvel de manejo. lico: condio qumica de um solo com muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arvel (horizonte no B, ou no horizonte C se no existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litlicos) devido a alta saturao por alumnio (m) (maior ou igual a 50% e ao mesmo tempo com teor de alumnio variando de 0,3 a 4,0 cmol kg-1).Ocorrem em todos estados do Brasil. No manejo os solos licos possuem muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arvel e necessitam de gessagem para melhorar o ambiente qumico abaixo da camada arvel, onde existe uma alta concentrao de alumnio txico que limita o crescimento das razes em direo ao horizonte B. Como conseqncia da alta saturao por alumnio os valores de clcio, magnsio e potssio (soma de bases) so muito baixos, pois a grande maioria das cargas eltricas da CTC esto ocupadas pelo alumnio e no pelas citadas bases. Tem-se verificado que quando o solo possui CTC da argila menor que 27 cmol kg-1 de solo no horizonte B a gessagem tem sucesso.

Alterao: processo de degradao das rochas por processos fsicos tais como, descompresso causada pela retirada das camadas superiores das rochas, ao de sais, do gelo e das razes nas fraturas, abraso por partculas carregadas pelo vento. Alumnico: condio qumica de um solo com muito baixo potencial nutricional abaixo da camada arvel (geralmente horizonte B) devido a alta saturao por alumnio (m) (maior ou igual a 50% e ao mesmo tempo com teor de alumnio maior que 4,0 cmol kg1 ). Difere do lico por apresentar maior teor de alumnio no horizonte B. Aluviao: processo de transporte pelos rios e riachos de argila, silte, areia, cascalho, e matria orgnica e posterior deposio formando o perfil de solo no dique marginal dos rios e riachos. Na nova nomenclatura da EMBRAPA enquadra-se como Neossolo Flvico. Aluvial: depsito ligado dinmica fluvial. Aluvio: sedimentos clsticos depositados pelos rios na plancie fluvial. Areia: frao granulomtrica de predominantemente pelo quartzo. 0,002 a 2 mm de dimetro constituda

Arenito: rocha sedimentar clstica composta por elementos granulares da frao areia. Argila: no sentido granulomtrico (tamanho) refere-se a partculas com dimetro menor que 0,002 mm. Tambm a denominao de uma classe de minerais silicatos, por exemplo, caulinita, ilita e montmorilonita, entre outros. Argila de atividade alta (Ta): CTC maior ou igual a 27 cmol kg -1 de argila no horizonte B, sem descontar a contribuio da matria orgnica. Calcula-se dessa maneira T: CTC (cmol kg-1 de solo) x 100/% de argila. Argila de atividade baixa (Tb): CTC menor que 27 cmol kg-1 de argila no horizonte B, sem descontar a contribuio da matria orgnica. Calcula-se dessa maneira T: CTC (cmol kg-1 de solo) x 100/% de argila. Argilito: rocha sedimentar clstica composta predominantemente por gros do tamanho das argilas. Subir B Bacia hidrogrfica: rea que contribui com gua e sedimentos para um rio. Basalto: rocha gnea extrusiva relativamente pobre em slica e rica em compostos de ferro e magnsio. Face ao intemperismo qumico aparecem minerais de argila que fornecem apreciveis quantidades de clcio, magnsio, potssio e sdio para o solo. Banhado: terras inundveis pelos rios. Bauxita: minrio constitudo essencialmente de hidrxido de alumnio (gibbsita, ou boehmita ou disporo).

Biotita: mineral de argila de cor preta/esverdeada, do grupo da mica que contem potssio entre suas unidades estruturais. Brunizm: classe de solo mineral, no hidromrfico, com horizonte A chernozmico e com horizonte B eutrfico e com CTC > 27 cmol kg-1 de argila (Ta) sem desconto para matria orgnica no horizonte B textural ou no B incipiente na nomenclatura de Camargo et al (1987), B textural ou B ntico, ou B incipiente da ordem dos Chernossolos na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano (Soil Taxonomy) correlaciona-se com a ordem dos Mollisols. Bruno no clcico: classe de solo mineral, no hidromrfico, geralmente com horizonte A fraco e com horizonte B avermelhado eutrfico e com CTC > 27 cmol kg-1 de argila (Ta) sem desconto para matria orgnica no horizonte B textural na nomenclatura de Camargo et al (1987), B textural da ordem dos Luvissolos na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano (Soil Taxonomy) correlaciona-se com a ordem dos Alfisols. Subir C Calcificao: processo de formaoo do solo pela concentraoo de carbonato de clcio. Calcita: mineral de composio qumica CaCO3, principal constituinte do calcrio. Camada: material do solo de constituio mineral e orgnica que tiveram na sua origem pouca ou nenhuma influncia dos fatores de formao do solo (clima, material de origem, relevo, organismos e tempo) e dos processos pedogenticos. Capacidade de troca de ctions, CTC : a capacidade da argila adsorver elementos qumicos e troc-los por outros elementos na soluo do solo. Matematicamente refere-se a soma dos elementos de cargas positivas, tais como a soma de bases (SB) + Al + H, (ou seja, clcio, magnsio, potssio, sdio, alumnio e hidrognio). Essas cargas positivas, por sua vez so adsorvidas pelas cargas negativas da argila, portanto a CTC refere-se a quantidade de cargas eltricas negativas. A soma dessas cargas eltricas negativas representada pela capacidade de troca de ctions (CTC), e nela esto ligados eletricamente os elementos de cargas positivas, que compem os principais nutrientes do solo, tais como o clcio, magnsio, potssio, sdio, representados pela soma de bases (SB). Existem ainda outras cargas eltricas negativas ligadas a elementos desfavorveis tais como o alumnio (Al) e o hidrognio (H). O conjunto SB + Al + H reflete a CTC do solo a pH 7. Cascalho: fragmentos de rocha com dimetro de 0,2 a 2,0 cm. Clstico: fragmento desagregado de rocha. Colo: depresso numa linha de cumeada. Colvio: depsito de material transportando ao longo das vertentes sob efeito da gravidade.

Conglomerado: depsito consolidado composto por seixos cimentados. Cor: uma propriedade do solo que considera o matiz (propores das cores vermelha e amarela), valor (propores das cores preta e branca), e croma (propores de vermelho, amarelo, preto e branco, ou pureza da cor). A tabela de cores Mnsell a mais utilizada nas comparaes das cores dos solos. Crista: linha estreita ao longo da qual duas vertentes opostas intersectam-se, sendo um local de maior altitude da paisagem. Croma: componente da cor do solo que indica a pureza da cor e considera as diferentes propores das cores preta e branca para determinado matiz. Na tabela de cor Munsell no indicada no sentido horizontal, variando de 0 a 8, e na anotao da cor refere-se ao denominador. No exemplo: 5 YR 4/3, o croma corresponde ao nmero 3. Subir D Desertificao: processo artificial de degradao da capacidade produtiva pelo mau uso do solo pela ao do homem. Desertizao: processo natural de formao de desertos. Dique marginal: forma sobre a qual ocorre a acumulao de sedimentos aluviais nas margens dos rios. Distrfico: condio qumica do solo abaixo da camada arvel (horizonte no B, ou no horizonte C se no existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litlicos) com baixos valores de soma de bases (SB) e saturao por bases (V). Para PRADO os valores de V oscilam de 30-50% , mas ao mesmo tempo aos valores de bases SB so menores que 1,2 cmol kg-1 de solo. Se o valor V for menor que 30%, a saturao por alumnio (m) deve ser menor que 50% (para eliminar a possibilidade de ser lico) e o valor RC deve ser maior que 1,5 cmol kg-1 (para eliminar a possibilidade de ser crico). No manejo possuem baixo potencial nutricional abaixo da camada arvel, mas a saturao por alumnio no to alta porque inferior a 50% . Dolina: depresso circular de reas onde existe calcrio. Dolomita: mineral de composio qumica CaMg(CO3)2, principal constituinte do calcrio dolomtico. Drenagem interna: movimento de gua pelo fluxo interno nos poros dos horizontes ou camadas do perfil de solo.Conforme essa velocidade, o solo pode ter drenagem excessiva, forte, boa, moderada, m e muito m. Drenagem externa: habilidade do solo permitir a remoo de gua na sua superfcie (enxurrada). Dreno: conduto enterrado no solo para eliminar o excesso de gua.

Dunas: elevaes de formas variadas de areia trazidas pelos ventos. Durip: horizonte mineral cimentado pela slica que pode ocorrer na camada subsuperficial do solo.Sua dureza to destacada que no se desfaz em gua ou cido clordrico. Subir E Edafologia: cincia que estuda a relao do homem no desenvolvimento das plantas nos diferentes solos. Eluvial: perda de material ao longo do perfil do solo. Escarpa: face de maior inclinao nas bordas dos planaltos. Estrutura: arranjamento das partculas do solo consideradas em termos do tipo (granular, subangular, angular, primtica), classe (tamanho) e grau de desenvolvimento (ngulos dos encaixes dos agregados depois de partidos na mo). Eutrfico: condio qumica de um solo com elevado potencial nutricional abaixo da camada arvel (horizonte no B, ou no horizonte C se no existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litlicos).Os valores de soma de bases (SB) so maiores ou iguais a 1,5 cmol kg-1 de solo e os de saturao por bases (V) maiores ou iguais a 50% Esses solos possuem elevadas produtividades, desde que no sejam simultaneamente salinos como pode ocorrer em alguns casos no nordeste do Brasil. Ocorrem em todos estados do Brasil. Encosta: espao entre as partes mais altas e mais baixas da paisagem. Espodossolo: classe de solo mineral, hidromrfico ou no, com horizonte A fraco ou moderado e com horizonte B podzol, na nomenclatura de Camargo et al (1987), B espdico da ordem dos Espodossolos na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano correlaciona-se com a ordem dos Spodosols. Estereocpio: instrumento tico que permite visualizar em 3 dimenses as imagens das fotografias areas. Subir F Famlia: categoria do sistema de classificao de solo que inclui dados necessrios para o manejo agrcola e no agrcola (textura, mineralogia, grau de acidez,profundidade). Fatores de formao do solo: agentes de formao dos solos (clima, material de origem, organismos, relevo e tempo).

Feldspato: mineral alumino-silicato que apresenta potssio, sdio e clcio entre seus constituintes. So comuns em rochas gneas e metamrficas. Argilas resultam de sua alterao qumica. Filossilicato: filo (folha) + silicato (mineral com 1 tomo de silcio e 4 tomos de oxignio num arranjamento de um tetraedro), refere-se, portanto, a um arranjamento do tipo de estrutura dos minerais de argila. Filito: rocha metamrfica de granulao fina, quanto ao grau de metamorfismo constitui uma fase intermediria entre xisto e filito. Firme: condio relativamente consistente do solo mido que esboroa-se (desfaz-se) com presso moderada entre o polegar e o indicador. Floculao da argila: precipitao da argila formando agregados. Fotopedologia: interpretao fotogrfica das condies pedolgicas na paisagem. Frivel: condio fofa de solo mido que esboroa-se (desfaz-se) com leve presso entre o polegar e o indicador. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ Subir G Granito: rocha gnea intrusiva cida constituda de quartzo, mica, feldspato e minerais acessrios. Est associada a feies destacadas na paisagem como serras ou reas de maior declividade. uma rocha muito resistente ao intemperismo qumico e como conseqncia apresenta, normalmente, solos pouco desenvolvidos. Glei pouco hmico: classe de solo hidromrfico com horizonte A moderado na classificao de Camargo et al (1987), sub ordem Gleisso Hplico na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano (Soil Taxonomy) correlaciona-se com as sub-ordens Aquox, ou Aquept, ou Aqualf, ou Aquult. Glei hmico: classe de solo hidromrfico com horizonte A proeminente ou a chernozmico na classificao de Camargo et al (1987), sub ordem Gleissolo Melnico na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano (Soil Taxonomy) correlaciona-se com as sub-ordens Aquox, ou Aquept, ou Aqualf, ou Aquult. Gleizao: processo de formao do solo caracterstico das condies de excesso de gua (hidromorfismo). Nessa condies forma-se um horizonte glei tpico dos Gleissolos. Subir H Horizonte: camadas diferenciadas pela cor, textura, estrutura com originadas no processo de intemperizao e pedognese do material de origem (geralmente rocha).

Horizonte A: horizonte superfcial (desde que no erodido) de cor mais escura pela grande influncia da decomposio das razes das plantas, e com grande atividade biolgica. Esse horizonte considerado eluvial porque dele partculas muito finas e substncias em soluo podem se mover em profundidade acumulando-se no horizonte B. Considerado o horizonte diagnstico de superfcie, mas no necessariamente corresponde ao epipedon da classificao de solo americana (Soli Taxonomy) porque epipedon pode abranger alm do horizonte A, a parte superior escura do horizonte B. Horizonte AB: horizonte transicional entre A e B, mas com caractersticas mais parecidas com A do que B. Anteriormente designado de horizonte A3. Horizonte BA: horizonte transicional entre A e B, mas com caractersticas mais parecidas com B do que A. Anteriormente designado de horizonte B1. Horizonte B: o horizonte iluvial por acumular as partculas removidas do horizonte A, e o horizonte de mxima expresso de cor, textura, estrutura e cerosidade (se existir). Corresponde ao horizonte diagnstico de sub superfcie, ou seja o principal horizonte para se classificar o solo. Horizonte BC: horizonte transicional entre os horizontes B e C, com caractersticas bem mais prximas de C do que B. Anteriormente designado de horizonte B3. Horizonte C: material de origem intemperizado a partir do qual os horizontes A e B se desenvolveram. Hematita: xido de ferro (Fe2O3) que compequena quantidade colore o solo de vermelho. Subir I Iluvial: acmulo de minerais de argila, xidos de ferro e alumnio e material orgnico em profundidade, ou seja, a partir do horizonte A para o horizonte B. Intemperismo: processos de alterao das rochas e minerais por meio de reaes qumicas como hidratao, hidrlise, carbonatao e oxidao. J Jarosita: mineral constituinte do horizonte sulfrico. K Ki: o ndice de intemperismo do solo, calculado pela relao SiO 2/Al 2O3 x 1,7. Quanto menor o valor significa que o solo mais intemperizado. Portanto, o ndice ki mede o grau de decomposio da frao argila presente no solo. Por exemplo, na sequncia de intemperismo os valores de ki so mais altos para a montmorilonita (argila do tipo 2:1), mais baixos para a caulinita (argila do tipo 1:1), e bem mais baixos para gibbsita (xidos de alumnio).

Krasnozem: classe de solo do sistema Australiano que corresponde ao Nitossolo Vermelho do Sistema Brasileiro de Classificao de Solos. Subir L Laterita: material rico em xidos de ferro, pobre em matria orgnica que endurece irreversivelmente em contato com o ar. Latossolo: classe de solos espessos com baixo gradiente textural entre os horizontes A e B, baixa CTC, baixos ou nulos teores de minerais primrios de fcil intemperizao, baixo ndice ki, critrios segundo Camargo et al (1987) e EMBRAPA (1999). Corresponde a ordem dos Oxisols do sistema americano (Soil Taxonomy). Latossolizao: processo de formao do solo que se caracteriza a intensa remoo de slica no processo de intemperismo, termo que substitui a designao laterizao, o mesmo que ferrilitizao. Lessivagem: migrao mecnica de argila do horizonte A para o B textural ou B ntico. Limo: o mesmo que silte. Subir M Matria orgnica: restos vegetais e animais muito decompostos. Matiz: componente da cor do solo que consta no lado superior direito da tabela Munsell e que considera a contribuio do vermelho (red) e do amarelo (yellow). Varia de 10R a 10Y. No matiz 10R a cor vermelha contribui com 100% e a amarela com 0%, no matiz 5YR a cor vermelha contribui com 50% e a amarela com 50%, no matiz 7,5YR a cor vermelha contribui com 37,5% e a amarela contribui com 62,5%, no matiz 10Y a cor vermelha contribui com 0% e a amarela com 100%. No exemplo 5YR 5/3, o matiz corresponde a 5 YR. Mica: mineral de argila do tipo 2:1, ou seja apresentam no seu "esqueleto" duas camadas de tetraedro de silcio e uma camada de octaedro de alumnio. Mineral: material inorgnico com composio qumica e estrutura cristalina definida. So exemplos: quartzo, feldspato. Mineral flsico: mineral claro geralmente pobre em ferro. Mineral mfico: mineral escuro geralmente rico em ferro. Mineralide: material inorgnico com composio qumica definida, mas desprovido de estrutura cristalina. Exemplo gua em estado lquido. Mesotrfico: condio qumica intermediria entre distrfico e eutrfico abaixo da camada arvel (horizonte no B, ou no horizonte C se no existir horizonte B, ou no

horizonte A dos Neossolos Litlicos). Para PRADO os valores de soma de bases (SB) variam de 1,2 a 1,5 cmol kg-1 de solo e, ao mesmo tempo, a saturao por bases (V) varia de 30-50%; ou ainda pode ser mesotrfico quando a saturao por bases ultrapassa 50%, mas a soma de bases menor que 1,5 cmol kg-1 de solo. Morfognese: conjunto de processos que do origem as formas do relevo e do modelado. Pode-se, de uma certa maneira, contrapor morfognese a pedognese, pois em locais onde os processos morfogenticos atuam mais intensamente a gnese dos solos inibida ou retardada como, por exemplo, nas praias e dunas. Mesolico: condio qumica intermediria entre distrfico e lico abaixo da camada arvel (horizonte no B, ou no horizonte C se no existir horizonte B, ou no horizonte A dos Neossolos Litlicos). Para PRADO os valores de saturao por alumnio (m) variam de 15 a 50% e ao mesmo tempo o teor de alumnio maior ou igual a 0,4 cmol kg-1 de solo. Ocorrem em todos estados do Brasil. Muito frivel: condio muito fofa de solo mido que esboroa-se (desfaz-se) com muito leve presso entre o polegar e o indicador. Subir O Ordem: primeiro nvel da hierarquia de classificao do solo. Oxisol: ordem de solos da classificao americana (Soil Taxonomy). xidos: xidos e hidrxidos de ferro, alumnio, mangans e titnio com o mesmo nmero de coordenao. Subir P Padro de drenagem paralelo:as linhas de drenagens (riachos) so quase paralelas. Na prtica so tpicas das reas onde ocorrem, predominantemente, Latossolos e Neossolos Quartzarnicos. Padro de drenagem dendrtico: as linhas de drenagens (riachos) so irregulares. Na prtica so tpicas das reas onde ocorrem, predominantemente, Argissolos, Luvissolos, Cambissolos e Neossolos Litlicos. Pedognese: denominao do conjunto de conjunto de processos que do origem aos solos. Pedon: solo em 3 dimenses suficientes para o estudo dos horizontes ou das camadas. Pedologia: cincia do solo que aborda sua morfologia (cor, textura, estrutura, consistncia, etc) e bsica para um se estabelecer um sistema de classificao. Perfil: conjunto de horizontes e/ou camadas at o material de origem.

Petroplintita:material endurecido irreversivelmente a partir da plintita. Permeabilidade: facilidade com que slidos (razes), lquidos e gases passam no espao poroso do solo. Pirita: mineral constitudo de sulfeto de ferro (FeS2). Plancie fluvial: rea prxima aos rios e riachos com pequena declividade. Planossolo: Classe de solo hidromrfico com mudana textural abrupta na classificao de Camargo et al (1987). Sub ordem dos Planossolos Hidromrficos na nova nomenclatura da EMBRAPA (1999). No sistema americano (Soil Taxonomy) correlaciona-se com a sub ordem dos Aqualf ou Aqult. Podzolizao: processo de formao do solo com duplo sentido: migrao mecnica de argila do horizonte A para o horizonte B (B textural), ou migrao qumica do horizonte A para o horizonte B (B espdico). Porosidade: volume de poros do solo ou da rocha ocupados pelo ar e pela gua e no por partculas slidas.Inclui macropos e microporos que aps a drenagem natural da gua da chuva ou da irrigao so ocupados, respectivamente, pelo ar e pela gua. Subir Q Quartzito: rocha resultante do metamorfismo do arenito. Quartzo: o mineral mais abundante na Terra. Nos solos geralmente concentra-se na frao areia. ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVXZ Subir R Rochas cidas: rochas gneas com alto teor de slica (> 65% de SiO2). Rochas bsicas: rochas gneas que apresentam baixo teor de slica (52-45% de SiO2). Rochas intermedirias: rochas gneas com intermedirio teor de slica (52% a 65% de SiO2). Rochas sedimentares: rochas originadas pelo transporte pela gua ou gelo e posteriormente depositadas. Rochas ultrabsicas: rochas gneas que apresentam muito baixo teor de slica (< 45% de SiO2) . Relao slica/alumina: ver ki

Relao silte /argila: serve para discriminar Latossolos e Cambissolos, entre outras caractersticas. Rendzina: classe de solo na classificao de Camargo et al (1987).Ordem dos Chernossolos na nova nomenclatura da Embrapa (1999), correlaciona-se com a ordem dos Mollisols do sistema americano (Soil Taxonomy). Subir S SIG: sigla para "Sistema de Informaes Geogrficas". Trata-se de programas de computador que tem por objetivo gerir e analisar informaes espaciais ou noespacias (que estejam ligadas a entidades espaciais), visando a tomada de deciso. Silte: frao granulomtrica maior que da argila, mas menor que da areia. (dimetro de 0,05 a 0,0002mm na escala Americana , ou 0,002 a o,0002mm na escala de Internacional ou de Atterberg). Salinizao: processo de formao do solo caracterizado pela alta concentrao de sais, caractersticos de regies secas. O Solonchak foi formado nessas condies. Solo: volume da paisagem que suporta as plantas. Solo Intermedirio: solo que possui algumas de suas caractersticas (morfolgicas ou qumicas ou mineralgicas) que se afastam dos dois solos tpicos quanto a classificao no primeiro nvel categrico (ordem). Na hierarquia do Sistema Brasileiro de Classificao de Solos pertence ao quarto nvel categrico (sub grupo). Exemplo Nitossolo Vermelho eutrfico latosslico, Latossolo Vermelho-Amarelo argisslico. No primeiro exemplo a menor nitidez de cerosidade, o menor desenvolvimento de estrutura e a menor friabilidade do B horizonte que ocorre logo abaixo de um horizonte B ntico tpico permite adjetiv-lo de latosslico. No segundo exemplo o gradiente textural ligeiramente maior do que o permitido para Latossolo permite adjetivar de argisslico, desde que mantenham-se as caractersticas morfolgicas de Latossolo. Solo tpico: solo com caractersticas morfolgicas, qumicas e mineralgicas que atendem tipicamente as exigncias dos critrios de classificao no primeiro nvel categrico (ordem). Exemplo: Nitossolo Vermelho eutrfico tpico, Latossolo VermelhoAmarelo tpico. Na hierarquia do Sistema Brasileiro de classificao de Solos corresponde ao quarto nvel categrico (sub grupo). Solonizao: lavagem do excesso de sais provocando a disperso da argila. O Planossolo Sdico na nova nomenclatura da EMBRAPA (anteriormente Solonetz Solodizado) foi formado nessas condies. Slum: conjunto dos horizontes A e B do solo. Soma de bases, SB: soma de clcio, magnsio, potssio, e sdio na CTC do solo.

Subir T Textura: propores de argila, silte e areia. Terrao fluvial: plancie que margeia os rios e riachos. Trado: equipamento utilizado para coleta de amostras de solo. Subir V Valor: componente da cor do solo que considera a contribuio de preto e branco. indicado na tabela de cor Munsell no sentido vertical, variando de 0 (preto absoluto) a 10 (branco absoluto). Na anotao da cor refere-se ao numerador. No exemplo 5 YR 4/3, o valor corresponde ao nmero 4, ou seja a cor preta contribui com 60% e a cor branca contribui com 40%.O valor considera a intensidade da cor. Vertente: forma em trs dimenses da paisagem

Encontrado em: http://www.pedologiafacil.com.br/glossario.php

You might also like