You are on page 1of 26

HISTRIA DA EDUCAO

UNIDADE 4 A IDADE MDIA

CENTRO UNIVERSITRIO DE ARARAS DR. EDMUNDO ULSON - UNAR

2011

CONHECENDO A PROPOSTA DA UNIDADE Nas unidades anteriores estudamos conceitos importantes na formao dos grandes civilizaes clssicas da antiguidade: Grcia e Roma. Nessa fase estudaremos sobre o cenrio histrico que caracterizou o longo perodo denominado Idade Mdia e como se processou a formao do chamado pensamento medieval. Alm disso, identificaremos as marcas prprias das escolas e do ensino nesse perodo. Verificaremos tambm que uma das marcas da fora arbitrria exercida pela Igreja durante a Idade Mdia foi a instalao do Tribunal do Santo Ofcio.

ESTUDANDO E REFLETINDO CONTEXTO HISTRICO Para localizar nosso estudo na cronologia histrica tradicional iniciamos lembrando que a Idade Mdia entendida como o perodo que se inicia com a queda do Imprio Romano em 476 d.C. at a tomada de Constantinopla pelos Turcos (1453). As principais caractersticas do perodo medieval so definidas, historicamente, por dois grandes eixos de estudo: 1) Alta Idade Mdia (sculos V ao X). Esse longo perodo se caracteriza pela desagregao da antiga ordem e a diviso em reinos Brbaros. A transio foi lenta at o sculo X, marcada pela passagem do escravismo (modo de produo da antiguidade greco-romana) para o feudalismo (modo de produo da Idade Mdia). Destacamos como caractersticas desse perodo: Processo de ruralizao (Sociedade essencialmente agrria, auto-suficiente, comrcio muito restrito base de trocas, quase desaparece a circulao de moedas). Sociedade aristocrtica determinada por vnculos de suserania e vassalagem.

Pirmide social: rei (poder enfraquecido pela autonomia dos senhores locais e poder do papa), clero (que possui poder e propriedades rurais) e a alta e pequena nobreza (duques, marqueses, condes...). Condio dos homens determinada pela relao com a terra: proprietrios nobreza e clero (possuem poder e liberdade) e aqueles que no so proprietrios de terras (prestam servios). A religio se estabelece como elemento agregador. H aliana entre Igreja e Estado, sendo que a influncia da Igreja tambm poltica. O legado cultural das civilizaes da Grcia e Roma fica restrito aos mosteiros. Importncia do poder da Igreja em um mundo predominantemente iletrado (nem nobres nem servos sabem ler). Cabia a igreja o controle da educao e tambm de princpios morais, polticos e jurdicos da sociedade medieval. importante lembrar que muitas vezes esse perodo identificado como um tempo de pouca produo artstica e intelectual. Essa forma de analisar a idade Mdia inadequada, pois o pensamento medieval foi produzido por significativas expresses e produo cultural heterognea, por exemplo: Sculo IX fundam-se escola e reformula-se o ensino; Sculo XI reaparecimento das cidades (burguesia comercial); Sculos XII e XIII criao de universidades. Desde o sculo VIII expanso do islamismo difunde cultura rabe (arte, cincia, filosofia)

AS ESCOLAS NA ALTA IDADE MDIA (SCULOS V AO X) As escolas leigas pags: No processo de transio da antiguidade clssica para o perodo medieval provvel que escolas marcadas por caractersticas da pedagogia romana tenham continuado funcionando. Gradualmente a estrutura foi se reconfigurando com a substituio de funcionrios leigos por religiosos (os nicos que sabiam ler e escrever). O monaquismo: Foi um movimento religioso, desenvolvido nos mosteiros. Marcou a cultura medieval. Nesta se destacavam aes como o retiro, marcado pela solido e privaes. Da surge a figura dos ascetas (ascetismo-moral que desvaloriza os aspectos corpreos e sensveis do homem).

Nas escolas monacais (junto aos mosteiros) se aprendia o latim e as humanidades. Os Mosteiros assumem o monoplio da cincia e se tornam os nicos redutos de cultura. Destaque para a figura dos monges copistas que reproduziam obras clssicas e possibilitaram a preservao da cultura gregoromana. O renascimento carolngio: Aps o sculo VIII, os europeus perdem acesso ao mar mediterrneo. Em decorrncia disso, ocorre o declnio do comrcio e incio do processo de feudalizao. Neste novo contexto, j analisado anteriormente, as competncias de Ler e escrever deixam de ser necessidade. Nos sculos VII e IX Carlos Magno reforma a vida eclesistica e o sistema de ensino. Surge a Escola Palatina (funcionava ao lado do palcio), ocorrem a reestruturao das escolas monacais, a fundao de escolas catedrais (funcionam ao lado de igrejas nas cidades) e escolas paroquiais (elementar). O contedo ministrado nestas escolas era baseado no estudo clssico trivium (gramtica, retrico e dialtica) e quadrivium (geometria, aritmtica, astronomia e msica).

AS ESCOLAS NA BAIXA IDADE MDIA (SCULOS XI AO XV) Renascimento das cidades: As cruzadas provocam as navegaes no mar mediterrneo. O desenvolvimento do comrcio modifica cenrio social e econmico: ocorre a reurbanizao e surge uma nova classe social denominada burguesia. No sculo XI ocorre o desenvolvimento do comrcio, as moedas voltam a circular, so criadas feiras e surgem os primeiros banqueiros. Como conseqncia do crescimento das cidades ocorre mudanas em todos os nveis,
As relaes deixam de ser exclusivamente entre nobres e servos e desponta o poder da burguesia. Aps o reflorescimento urbano passam a ser trs os plos de atividades: castelo, mosteiro e cidade. So trs agentes de expresso de poder: nobre, clrigo e burgus.

As escolas seculares: Com o surgimento do comrcio ressurge a necessidade de aprendizagem da escrita e leitura. As escolas monacais e

catedrais no do conta dos interesses da burguesia, que precisa de maiores competncias para lidar com a crescente e complexa atividade comercial.
No sculo XII surgem escolas com professores leigos. O ensino marcado por voltarse para coisas prticas. O latim gradualmente substitudo pela lngua nacional. Ensina-se histria, geografia e cincias naturais. Questionam o ensino religioso (aspecto revolucionrio).

No sculo XIII j despontam diferenas para a prpria burguesia (rico patriciado urbano, pequenos comerciantes e artesos). Surge a necessidade de elementos da erudio para a classe mais elitizada. O trabalho manual colocado como atividade menos nobre, por esta razo j surgem referncias da profissionalizao nas escolas plebias. A formao das gentes de ofcio: O crescimento das cidades e as exigncias geradas por um novo tipo de vida promovem significativa ampliao da produo artesanal. Isso faz com que se produza a educao gremial. Surgem as corporaes de ofcios que determinam e controlam os padres para a crescente diversidade e complexidade de produo. A formao militar: a educao do cavaleiro. No sculo XI com as transformaes na sociedade consolida-se a cavalaria. Fundamentalmente uma instituio da nobreza. Marcada pela realizao da cerimnia da sagrao (pajem escudeiro cavaleiro). Nesta instituio havia grande ateno para a formao espiritual, das virtudes (honra, fidelidade, coragem, f e cortesia), do cdigo de honra e da disciplina moral. As universidades: So resultados da influncia da nova classe burgueses e da busca de ascenso social. No sculo XII a sociedade se torna mais complexa e gera a necessidade de ampliao de estudos (filosofia, teologia, leis e medicina). Surgem mestres independentes. So estabelecidas regras. No sculo X criada a Universidade de Salerno. No sculo XII criada a universidade de Paris. medida que cresce em prestgio a Universidade passa a ter seu controle disputado por reis e Igreja.

No sculo XIV ocorre o incio do processo de decadncia das universidades. Esse processo decorreu de das exageradas vises dogmticas. A formao das mulheres: No era aceita pela sociedade medieval que as mulheres tivessem acesso a educao formal. As mulheres pobres trabalhavam sob a tutela dos maridos. J as mulheres de classes sociais mais favorecidas recebiam uma formao com preceptores no castelo (msica, religio e trabalhos manuais), competncias necessrias apenas para um bom desempenho nas situaes de convvio social. O servo da gleba: Em sociedade rigidamente esttica e hierarquizada havia o entendimento de que aos servos no havia necessidade de ensinar letramento e outras competncias da erudio. Ensinavam apenas elementos que conduzissem obedincia e princpios cristos, canes populares e religiosas. Assim como em outras esferas da sociedade medieval, era muito forte a ao da igreja.

BUSCANDO CONHECIMENTOS Franco Cambi (Histria da Pedagogia. Ed. UNESP, 1999. P. 141/142) chama ateno para a reviso do conceito equivocado que se construiu da Idade Mdia. Vejamos no quadro a seguir como este autor define este perodo:
A imagem tradicional da Idade Mdia, elaborada pelos humanistas e relanadas pelos iluministas, afirmada depois como um topos, girava em torno do princpio dos sculos obscuros, caracterizados por uma profunda regresso da civilizao e pelo retorno a condies de vida de tipo arcaico: uma economia de subsistncia, uma sociedade regulada pela dependncia e pela fidelidade e formas de quase escravido, uma tcnica bloqueada, uma elaborao cultural repetitiva e reduzida, um tipo de relaes internacionais rarefeitas e inseguras, porm marcadas tambm por migraes de povos, por conflitos de etnias, por exploses de pauperismo. Certamente existe nessa imagem algo de verdadeiro, mas existe tambm um lugar comum que no resistiu a reviso historiogrfica, ativada j a partir do romantismo. A Idade Mdia No absolutamente a poca do meio entre dois momentos altos de desenvolvimento da civilizao: o mundo antigo e o mundo moderno. Foi sobretudo a poca da formao da europa crist e da gestao dos pr-requisitos do homem moderno (formao da conscincia individual; do empenho produtivo; da identidade supranacional etc.), como tambm um modelo de sociedade orgnica, marcada por forte esprito comunitrio e uma etapa da evoluo de alguns saberes especializados como a matemtica ou a lgica, assim como uma fase histrica que se coagulou em torno dos valores e princpios da religio, caracterizando de modo particular toda essa longa poca:

conferindo-lhe conotaes de dramaticidade e de tenso, mas tambm aberturas profticas e fragmentos utpicos que nos apresentam uma imagem mais complexa e mais rica da Idade Mdia; e tambm uma identidade mais prxima de ns e de nossa sensibilidade. (...) A idade Mdia o tempo do cristianismo e da Igreja, mas tambm a poca dos povos e dos ideais comuns da Europa: ideais-mito; ideais-tradies; ideais-legendas que construram o arcabouo fundamental (ideolgico e imaginrio) dos povos europeus."

LEITURA COMPLEMENTAR
O texto aqui apresentado foi extrado de http://assisbrasil.org/inquisi/oficio.html - Acesso em 02 de maro de 2008.

O TRIBUNAL DO SANTO OFCIO

So Domingos presidindo o Tribunal do Santo Ofcio

Mais do que qualquer outro, o Santo Ofcio tem provocado incontveis anlises. Muitas, partindo de concepes prprias de pocas posteriores, foram excessivamente condicionadas pelo horror que as torturas e suplcios ocasionam nas conscincias atuais. Algumas, s vezes por religio ou patriotismo, procuraram negar ou relativizar os seus excessos, comparando-os com os de outras pocas e credos apontados como ainda mais graves. Poucas tentaram estudar desapaixonadamente os seus procedimentos, servindo-se do conhecimento da poca para explic-los, sem apressar-se em denegrir ou justificar. Integraremos, dentro do possvel, este ltimo grupo, concentrando-nos em estudar o Santo Ofcio enquanto rgo judicial, inserido na complexa malha de controles governamentais que garantiram, por vrios sculos a sobrevivncia do imprio colonial portugus. Antecedentes da Funo Inquisitorial Identificada popularmente com o Santo Ofcio, a inquisio , na verdade, uma funo que a Igreja reivindica como prpria e vem exercitando desde os seus primeiros sculos de existncia. Limitado por suas origens e pela perseguio de que era objeto, o cristianismo comeou com muita simplicidade, mas, na medida em que conseguia consolidar a sua estrutura, foi, gradativamente, elaborando suas prprias regras (do grego "kanon"), que, com o passar do tempo, chegariam constituir um direito particular: o Direito Cannico. Ora, quem estabelece regras se preocupa por seu cumprimento. Os conflitos internos e externos da comunidade eclesistica eram arbitrados pelos bispos, com base no procedimento

acusatrio herdado do direito romano, mas logo ficou aparente que nem sempre havia parte acusadora para colocar um freio aos desvios da f. Ento, as autoridades eclesisticas comearam a investigar de ofcio, inicialmente como procedimento disciplinar restrito ao policiamento do clero. Originou-se, assim, o procedimento inquisitorial que, depois, seria aplicado tambm ao combate s heresias. Mesmo assim, a quase totalidade da investigao resumia-se a perguntar s pessoas presuntivamente informadas ou envolvidas, e tropeava freqentemente com o silncio das testemunhas, temerosas das represlias que suas declaraes poderiam provocar. Surgiu, assim, como uma terceira forma de originar processos judiciais, o estmulo delao, no annima, posto que o autor era conhecido pelos inquisidores e assumia a sua responsabilidade perante Deus e os homens, mas sim mantida no mais absoluto sigilo, para proteger s testemunhas da vingana dos denunciados. Este procedimento, que tencionava acabar com a impunidade dos poderosos, acabaria transformando-se numa escura malha de delaes, a comprometer seriamente a credibilidade do Santo Ofcio. At o sculo XII, os bispos e seus prepostos mantiveram o exerccio exclusivo da inquisio. Desde os primeiros tempos, existiam desvios da f: No sculo II, o gnosticismo e o montanismo. Depois, o maniquesmo, o donatismo, o priscilianismo etc. Mas era uma igreja jovem, ainda sem interesses materiais e imbuda do forte esprito missionrio que conduziria muitos dos seus integrantes ao martrio. Diante das dissidncias, no se pensava em coagir, mas em dialogar e convencer. Os prprios pregadores no tinham ainda a certeza absoluta das suas crenas, e tendncias diversas encontravam-se em conclios e snodos procura de uma verdade aceita por todos. Esse estado de coisas mudou com a converso de Constantino e a projeo do cristianismo como religio oficial do Imprio. Repentinamente deslocada da oposio ao oficialismo, a religio crist se converteria de perseguida em perseguidora; os ltimos tempos de Roma a veriam punir rigorosamente no apenas os pagos, como eram considerados os fiis s antigas religies, mas tambm os herejes, que conheceram a confiscao de bens, os tormentos e at mesmo a morte. Depois da queda do Imprio Romano do Ocidente, a Igreja, nica fora organizada e intelectualmente coesa na anarquizada Europa, consolidaria, concomitantemente, seu domnio espiritual e seu poder temporal, at transformar seus dogmas, ritos e costumes nos nicos universalmente aceitos e respeitveis. No que no existissem outras religies. Judeus e muulmanos estavam fartamente representados na Europa crist. Mas o seu exemplo no era to perigoso porque a populao os via como seres distintos e, em muitos casos, como inimigos. A Igreja preferia considerar que estavam errados e que, mais cedo ou mais tarde, acabariam tomando conscincia disso. Mas o crescimento do dogmatismo, da coero e do poder material da Igreja acabaria provocando reaes inevitveis. Ao completar-se o primeiro milnio, proliferavam as mais diversas formas de rebeldia, desde as que intentavam recuperar a pureza e austeridade da Igreja primitiva at as que, invertendo os valores proclamados e nem sempre respeitados, glorificavam o sexo, o pecado e at mesmo a prpria pessoa do demnio. Paradoxalmente, esses desvios eram mais perigosos quanto mais prximos estivessem dos postulados cristos. A populao, precariamente instruda, os seguia facilmente, e a insatisfao das pessoas de maior cultura, e at dos prprios sacerdotes, acabava engrossando as fileiras das seitas cismticas. A incapacidade das estruturas tradicionais para controlarem a situao ficou evidente no crescimento dos ctaros ou albigenses, herdeiros do antigo maniquesmo romano, que tinha subsistido no Oriente e comeou a voltar Europa a partir do sculo X. No sculo XII, os albigenses tinham suas prprias dioceses, seus bispos, e chegaram at a realizar um conclio,

na Frana, trazendo de Constantinopla seu prprio "papa". A agitao crescia entre a populao. Abundavam os confrontos entre parcialidades religiosas. No poucos herejes foram linchados pela populao e alguns governos cristos assumiram espontaneamente perseguio e passaram a pressionar Santa S para oficializ-la e torn-la universal. As primeiras medidas oficiais foram tomadas pelo papa Lcio III e o imperador Frederico I, que, amparados em recomendaes dos conclios de Latro (1179) e Verona (1184), unificaram a represso s diversas heresias. Intensificou-se a atividade inquisitorial do episcopado e vrias coroas iniciaram atividades militares contra os principais centros de difuso das doutrinas no autorizadas. A fogueira comeou a definir-se como o castigo adequado aos impenitentes, cujo delito, de "lesa-majestade divina", deveria ser considerado como maior e mais horrvel que o de "lesa-majestade humana". Em Verona foi elaborado um regimento especial para os bispos, considerados "inquisidores ordinrios", incumbindo-os de visitar duas vezes pr ano os focos de heresia que se encontrassem dentro das suas dioceses. Tornou-se evidente que os bispos, ocupados com as outras responsabilidades prprias dos seus cargos, no conseguiriam controlar a situao. Por outra parte, os herejes passavam quase livremente de uma diocese outra e os bispos no tinham poder nenhum fora das prprias. Em 1216, o papa Inocncio III encomendou a So Domingos de Gusmo, fundador da ordem dos pregadores - depois conhecidos como "dominicanos" - a presidncia de um tribunal especial, sediado em Toulouse. Baseava-se nas determinaes do Conclio de Verona e de um novo conclio, realizado em Latro em 1215, os quais forneceram o sustento doutrinrio e legal para o estabelecimento da "inquisio delegada", isto , presidida e executada pr magistrados diretamente ligados Santa S. Com a mesma base, foram criados outros tribunais especiais e, trs anos depois, o prprio So Domingos organizou uma confraria chamada "Milcia de Jesus Cristo", cujos membros no faziam vida conventual mas juravam guardar castidade - ou, se casados, fidelidade conjugal - e tomar as armas a servio da Igreja toda vez que fossem convocados. Aps a morte do fundador, passaram a constituir a Ordem militar de So Domingos, reforando o seu carter de milcia armada em defesa da f. A estrutura definitiva do Santo Ofcio foi delineada no conclio de 1229, em Toulouse, e terminou de consolidar-se em 1231, por bula do papa Gregrio IX. Inicialmente, a atividade dos inquisidores delegados - em geral frades dominicanos ou franciscanos - era concorrente com a dos bispos, mas, aos poucos, foi dominando esse espao por tratar-se de uma instncia jurdica especfica, que podia concentrar-se exclusivamente no policiamento da f e agir, em conseqncia, com mais celeridade e eficcia. Mesmo assim, os tribunais continuaram reservando aos ordinrios lugares proeminentes nas visitas e nos julgamentos, como a demonstrar, simbolicamente, que a potestade inquisitorial era ainda uma prerrogativa episcopal. Os primeiros tribunais inquisitoriais, diretamente subordinados ao papa, agiam em forma relativamente autnoma, mas logo ficou evidente a necessidade de se criar uma instncia revisional. Inicialmente essa responsabilidade foi encomendada a uma junta de cardeais, at o papa Urbano IV criar, em 1263, o cargo de Inquisidor Geral, concentrando numa nica pessoa o controle de todos os tribunais. Em 1543, Paulo III resolveu restaurar a junta de cardeais, que subsistiu at o pontificado de Sixto V (1585-1590), que organizou as Congregaes da Cria Romana, incluindo entre elas a do Santo Ofcio, que passou a concentrar todas as funes referentes Inquisio. A Inquisio Espanhola A partir de Toulouse, a Inquisio se estendeu rapidamente pelos reinos da Europa central, especialmente nos atuais territrios da Frana, Itlia e Alemanha. Menor foi a sua influncia na

Pennsula Ibrica, que vivia uma situao diferenciada, no apenas religiosa mas poltica e militarmente. Desde o ano 711, o atual territrio hispano-portugus estava invadido pelos quot;mouros", berberes islamizados do norte da frica que chegaram a constituir um reino praticamente independente, com capital em Crdoba. A reao dos peninsulares, que, aos poucos, iria consolidando os reinos de Leo, Castela, Arago, Catalunha e Navarra, comeou entrincheirada nas montanhas septentrionais - menos apetecidas pelos conquistadores -, procurando depois recuperar o sul, numa lenta expanso que demoraria vrios sculos. Mas no era, propriamente, uma guerra de reconquista. Difcil se torna considerar invadido um territrio que, mesmo anteriormente, no constitua uma unidade nacional e estava dividido em feudos que, por sua vez, se invadiam entre si. Por outra parte, depois de vrios sculos de ocupao, os muulmanos ibricos podiam considerar-se virtualmente nativos, sedimentados atravs de numerosas geraes. Muitos deles no conheciam outra terra e, aps a queda das suas cidades, acabariam dispersando-se pelos campos e permanecendo neles como agricultores, mais ou menos tolerados pr seus novos senhores. Assim, toda e qualquer ao contra eles dependeria, necessariamente, da unio dos feudos em volta de uma bandeira comum que os diferenciasse claramente dos inimigos, dando guerra um fundamento aceito por todos. Mais do que a raa ou a nacionalidade, esse fundamento foi oferecido pela religio. Isolados da Europa central pelos Pirineus e protegidos de migraes forneas pelo escasso apelo das suas terras, pobres e pouco produtivas, os espanhis eram fervorosamente catlicos. Mesmo quando a heresia se espalhava no resto da Europa, os reinos espanhis conservavam orgulhosamente a sua ortodoxia. Apenas Navarra e Arago, em razo da proximidade com a Frana, chegaram a receber um contingente de herejes suficiente para justificar a instalao de uma inquisio delegada. O prprio So Domingos enviou, ainda no sculo XII, a So Raimundo de Penyafort como comissrio inquisitorial ao reino de Arago. So Raimundo redigiu um manual para inquisidores, que foi aprovado no Conclio de Tarragona, em 1242, e estabeleceu um tribunal em Lrida. Outro manual, de grande influncia nos sculos posteriores, foi elaborado pelo provincial da Ordem de So Domingos, Nicols Eymerich. Ao tribunal de Lrida se agregaram depois os de Zaragoza, Barcelona, Tarragona, Urgel, Gerona, Roselln, Cerdaa e Ilhas Baleares. J o tribunal de Navarra, estabelecido em 1238, teve pouca expresso e chegou at a depender, por algum tempo, da Inquisio aragonesa. Longe dos Pirineus, os outros reinos se consideravam a salvo da heresia francesa. Diante de qualquer fato que colocasse em perigo a pureza da f, os bispos, como inquisidores ordinrios, controlavam rapidamente a situao, contando sempre com o auxlio diligente dos reis e senhores dos respectivos territrios. Havia, portanto, uma caracterstica comum aos moradores de todos os reinos. Fossem eles aragoneses ou navarros, leoneses ou castelhanos, todos eles eram catlicos, ou seja "fiis", e no podiam admitir que dois teros da pennsula permanecessem nas mos dos "infiis". Nesse contexto, a f passou a ser uma bandeira comum e a conquista do territrio muulmano transformou-se numa espcie de guerra santa. Apenas uma impureza existia, em ambos os lados. Mouros e cristos conviviam, nos seus respectivos territrios, com a incmoda vizinhana de um aprecivel nmero de judeus. Expatriados, espalhados pelo mundo, os judeus conviviam com todos os povos, com todas as raas, com todas as religies, mas no renunciavam sua identidade, sua cultura e sua prpria religio.

No faltaram, na Pennsula Ibrica, exemplos de boa convivncia, de tolerncia e at de privilgios dados aos judeus. Muitos deles chegaram a ser respeitados por seus conhecimentos ou a ocupar altos cargos nos diversos reinos. Mas os conflitos eram tambm freqentes. J em 306, durante a dominao romana, o Conclio de Crdoba recomendava medidas segregacionistas contra eles. Uma paz relativa ocorreu aps a queda do imprio, com a adeso dos reis visigodos ao arianismo, mas logo, em 587, Recaredo se converteu ao catolicismo e resolveu imp-lo como religio oficial. semelhana dos mouros, os judeus no podiam ser tidos como "herejes", mas como "infiis". Ou seja, no se considerava que tivessem abandonado a f crist ou violentado s suas normas, mas que ainda no tiveram a sorte de receber "a luz da verdadeira f", sendo, portanto, mais dignos de lstima e de ajuda que de represso. Essa viso de inspirao missionria comeou a mudar quando, revelando-se inteis as tentativas de evangelizao, as populaes "pags" comearam a ser pressionadas ou at compelidas converso. J em 612, o rei Sisebuto obrigava os judeus a escolher entre o cristianismo e o exlio, disjuntiva que se repetiria em diversas oportunidades durante os sculos posteriores. Embora existam casos de converses sinceras, claro que, pressionados dessa maneira, muitos judeus fingiriam aderir ao cristianismo para, na intimidade, continuarem fiis aos seus antigos rituais. Talvez eles mesmos no percebessem que, com essa converso fingida, acabavam de cruzar a tnue linha que separava os "infiis" e "pagos" dos "herejes" e "apstatas". Essa sutil diferena era mais perceptvel s autoridades eclesisticas que populao leiga. Na prtica, tanto entre os cristos quanto entre os muulmanos, as causas principais da segregao dos judeus eram a intolerncia e a competncia pelo poder. Idias universalistas ou ecumnicas eram totalmente estranhas mentalidade da poca. Tudo que fosse diferente era, potencialmente, perigoso. A imaginao popular recheava com fantsticos temores o seu prprio desconhecimento das culturas alheias. Mas nem todas as culturas eram igualmente temidas. Embora rejeitados e desprezados, os ciganos e outras minorias tnicas no eram vistos como um perigo digno de considerao. Na base da rejeio contra os judeus devem ser procuradas outras razes. Uma delas pode ser a intolerncia dos prprios judeus, que defendiam orgulhosamente as suas crenas, aprofundando assim o fosso que os separava das outras culturas. Mas existia uma razo ainda mais forte. Ao contrrio dos ciganos, os judeus eram poderosos. Marginalizados, com freqncia, das atividades comuns aos cristos, acabaram especializando-se nos ofcios que aqueles rejeitavam; principalmente, no exerccio do comrcio. O catlico desprezava o comrcio por consider-lo uma atividade parasitria. No considerava honesto um trabalho que no gerava bens e, apenas, lucrava intermediando o seu fluxo. Mas a economia j ultrapassava os limites do feudo e o mercador, embora desprezado, tornava-se necessrio e conseguia ser bem pago. Assim, os judeus passaram a desfrutar de um poder considervel e tornaram-se alvo da inveja de aldees e cortesos, que no compreendiam como, persistindo no erro e exercendo essa atividade vil, os "infiis" recebiam como prmio o luxo e a prosperidade. Ainda, medida em que o poder econmico lhes abria outras portas, os judeus casavam com moas crists de boa famlia e chegavam a escalar altas posies na burocracia estatal. Esse caminho ficava ainda mais acessvel aps a converso. Funes que ningum ousaria colocar em mos infiis eram facilmente outorgadas a "cristos novos", de cuja fidelidade ningum tinha demasiada certeza. Aos poucos, uma complexa malha de restries foi instituda para limitar o acesso desses conversos a posies de governo e justia, exigindo-se prvia comprovao, pr autoridade, competente, da "limpeza de sangue" dos pretendentes.

Existia, ainda o problema da cincia. Grandes reas do conhecimento eram pesquisadas e praticadas exclusivamente por judeus. Marginalizados os pobres da escolaridade, concentrados os nobres nas funes militares e polticas, limitada a Igreja por barreiras dogmticas, os judeus e cristos novos eram os nicos a investigar e experimentar com certa liberdade e chegavam a dominar profisses to perigosas como a medicina. Imagine-se o receio dos catlicos ao ver-se entregues, nas suas doenas, aos cuidados dos seus inimigos mais temidos. Isso explica, em grande parte, a insistncia das Cortes, que, no poucas vezes, chegaram a forar medidas repressivas que os reis no tinham pensado ainda em tomar. Problemas semelhantes aconteceram nos domnios rabes, onde, admitidos inicialmente com certa liberdade, os judeus acabaram sofrendo sangrentas perseguies. Em plena guerra de reconquista, os reinos cristos receberam multides de judeus que deixavam a Espanha muulmana para no ver-se obrigados a converter-se ao islamismo. Poupada, nos sculos anteriores, da presena dos herejes, Castela no se vira na necessidade de constituir tribunais inquisitoriais. Porm, o fervoroso - e poltico - catolicismo da rainha Isabel de Castela (Isabel I) e, provavelmente, a influncia do seu marido, Fernando de Arago (Fernando V), em cujo reino o Santo Ofcio estava fortemente consolidado, iriam reatualizar essa instncia eclesistica - que, alis, estava em franca decadncia - dirigindo-a contra dois novos inimigos: os "marranos" e os "moriscos", como eram chamados, respectivamente, os judeus e os muulmanos convertidos ao catolicismo. As primeiras requisies Santa S datam do incio do seu reinado. Em 1 de novembro de 1478, Sixto IV autorizou a constituio do tribunal, instalado em Sevilha em 17 de novembro de 1480. Em 1483, o dominicano Frei Toms de Torquemada, que fora um dos principais impulsionadores do projeto, foi nomeado Inquisidor Geral, estendendo-se a sua autoridade aos reinos de Arago, Catalunha e Valncia, com o que, antes mesmo da unificao poltica, passou a ser o primeiro magistrado com jurisdio em toda a Espanha. Fora a extemporaneidade e a diferena de objetivos, a particularidade da Inquisio castelhana que no se tratava, propriamente, de um tribunal delegado da Santa S, e sim de um rgo da Coroa, sobre cujas aes a Igreja de Roma exercia pouco ou nenhum controle. J, desde o comeo, a bula de Sixto IV habilitava Coroa designar os membros do tribunal - dois inquisidores, um assessor e um consultor - mas deixava aos rus o direto de apelar a Roma. As queixas e apelaes foram tantas que o prprio papa escreveu a Fernando e Isabel, reclamando pelas arbitrariedades de que tomara conhecimento, mas as presses eram muito fortes e Sixto IV acabou cedendo. Em 1482 autorizou a nomeao de um Inquisidor Geral e sete inquisidores subordinados, em 1483 colocou em Castela um magistrado para conhecer das apelaes sem que precisassem ser enviadas a Roma e, pouco depois, autorizou a criao do Consejo de la Suprema y General Inquisicin, tribunal mximo e definitivo para todas as apelaes de natureza inquisitorial. O Conselho, popularmente conhecido como "La Suprema", estava composto pelo Inquisidor Geral, cinco conselheiros, dois adjuntos e dois consultores com voto, alm de diversos oficiais e empregados. Tribunais inferiores foram instalados em Sevilha, Crdoba, Jan e Ciudad Real. At o final do sculo, j existiam tribunais em Toledo, Cuenca, Murcia, Valladolid, Santiago, Logroo, Granada, Llerena, Zaragoza, Barcelona, Valncia e nas Baleares, alguns deles prexistentes mas ora incorporados jurisdio do Conselho. Fora da pennsula, foram instalados um tribunal nas Ilhas Canrias, trs na Amrica, no Mxico, Lima e Cartagena de Indias, e dois na Itlia, em Sardenha e Siclia, territrios que ainda respondiam Coroa de Arago. A Inquisio Portuguesa

Ao contrrio da Espanha, em que soberanos ultracatlicos faziam absoluta questo da uniformidade religiosa como um meio de unificao poltica, Portugal foi, geralmente, bastante tolerante com os moradores que praticavam outra religies. Mouros e judeus tinham suas comunidades - "mourarias" e "judiarias" - conservando livremente costumes e religio, em troca, apenas, de uma certa sobrecarga impositiva. Os judeus chegaram a conservar o seu prprio sistema judicial, representado pr "arrabis", que julgavam com base no direito talmdico e estavam subordinados a um magistrado principal, com o ttulo de "arrabi-mor". Essa tolerncia oficial derivava das diferentes circunstncias que rodearam a expanso de Portugal. Isolados no oeste da pennsula, sem grandes conflitos internos e com uma fronteira moura relativamente estvel, os monarcas portugueses eram catlicos, mas no fanaticamente. Antes, embarcados na grande aventura mercantilista que foi a epopia dos descobrimentos, dependiam, em boa medida, do apoio econmico e do investimento espontneo dos comerciantes judeus. Muito mais do que na Espanha, a rejeio aos judeus partia do povo, mais ou menos estimulado pelos representantes da Igreja. Assim como acontecera em Arago e Navarra, Portugal conhecera, em sculos anteriores, tentativas de estabelecimento da inquisio delegada, que, pr no haver muito a fazer, languideceram e acabaram desaparecendo. Assim aconteceu, principalmente, em 1376, quando o papa Gregorio IX, visando controlar o crescimento do judasmo, chegou a nomear um inquisidor especial. No entanto, as Cortes insistiam permanentemente no assunto e a inquisio episcopal era bastante ativa. A Coroa oscilava. Ora protegia os mouros e judeus, proibindo constrang-los ao batismo e perturbar suas festas religiosas, ora os exclua das funes pblicas e mandava que ficassem isolados nas suas comunidades. Em verdade, procurava, com preocupaes muito mais polticas que religiosas, contornar os conflitos e esfriar os nimos, evitando tomar determinaes drsticas. O estabelecimento da Inquisio espanhola viria a alterar esse precrio equilbrio. Clero e povo viam como uma afronta e uma debilidade dos seus reis que seu pas no contasse ainda com um rgo de cuja posse seus vizinhos tanto se orgulhavam. Por outra parte, numerosos "marranos", foragidos da Espanha, refugiavam-se em Portugal, tornando a situao ainda mais explosiva. Em 1487, D. Joo II obteve autorizao do Papa para punir, por intermdio de juzes especiais, os "cristos novos" vindos da Espanha que se julgasse terem faltado aos deveres que o batismo lhes impusera. Vrios deles pereceram no fogo. A situao piorou quando Isabel e Fernando, donos j de Granada, consideraram chegado o momento do ajuste final com o inimigo interno. Em 1492, os judeus espanhis foram intimados a converter-se ou abandonar o pas. Muitos deles rumaram para Portugal onde, apesar da falta de nmeros confiveis, fcil imaginar que a populao dessa religio tenha dobrado. D. Joo II optou por aceit-los apenas temporariamente, dando-lhes um prazo de oito meses para procurarem novo asilo. Mas a soluo no era to simples. Muitos dos exilados eram pobres e, mesmo que no o fossem, os espanhis no lhes deixavam carregar suas riquezas. A Coroa deveria, necessariamente, oferecer o transporte, e no havia navios suficientes. Apesar das intenes do rei, muitos dos refugiados permaneceram. Morto D. Joo II, o problema ficou para seu filho. semelhana de seus predecessores, D. Manuel no via muita vantagem em lutar contra os judeus mas, s presses do clero e do povo, juntaram-se as da Coroa espanhola, que o jovem prncipe ambicionava. O casamento com a infanta Isabel, primognita dos Reis Catlicos, lhe colocaria em boa posio, mas a condio estabelecida era a expulso dos judeus.

Diversas interpretaes foram levantadas sobre a extenso da medida. D. Manuel optou pela mais rigorosa: todos os judeus que no aceitassem o batismo seriam expulsos no prazo de dez meses. Parece estranho encontrar nele uma atitude to drstica e, simultaneamente, to pouco prtica. Mal poderia a Coroa obrigar a sair e dar conduo a todos os judeus se nem mesmo com os vindos da Espanha tinha conseguido faz-lo. Talvez, fechando todas as opes, D. Manuel esperasse uma converso generalizada, que resolvesse de vez o problema, mas os judeus eram ciosos da sua f e, cientes da escassa firmeza das presses da Coroa. Poucos foram os que aceitaram a coao. Frustrado e encurralado pelas presses, D. Manuel optou por batizar coercitivamente os menores de vinte anos e, pouco depois, at mesmo os adultos que optassem por permanecer. Assim, entre 1496 e 1498 todos os "infiis" conhecidos foram transformados, pela fora, em "novos cristos". No escapava inteligncia de D. Manuel a artificialidade dessa medida. Assim, em 1497 declarou inimputveis por vinte anos os "cristos novos" que violassem as regras da sua nova f. Esperava-se, com isso, dar um tempo prudencial para que os conversos se habituassem sua nova vida. Mas os judeus eram fiis s suas crenas, e os cristos persistiam na intolerncia. Se a Coroa se omitia, o prprio povo se bastava para fazer justia. Durante os anos seguintes, vrias massacres de judeus aconteceram em Lisboa, vora e outras cidades portuguesas. Para piorar ainda a situao, os que no aceitaram o batismo e alguns que, tendo-o aceito, receavam represlias por sua falsa converso, optaram por abandonar o pas levando, em muitos casos, riquezas escondidas, o que, lesando economia nacional, obrigou a Coroa a proibir, sob qualquer conceito, a sada de judeus. No se haviam completado ainda os vinte anos de tolerncia, quando D. Manuel, em 1515, resolveu requerer de Roma o estabelecimento de um tribunal inquisitorial. Tomava como pretexto os judaizantes que entravam clandestinamente da Espanha e que, portanto, no estavam protegidos pela mencionada lei, mas nem ele nem o Papa tinham muita certeza do acertado da medida. As queixas contra a Inquisio espanhola eram freqentes e havia fundados temores de que a portuguesa se formasse nos mesmos moldes. Por volta de 1525, D. Joo III insistiu no requerimento, reiterando-o, com mais convico, em 1531. Observara, aparentemente, as vantagens que o controle desse rgo dava Coroa espanhola e queria reproduzir o modelo em Portugal. A negociao que se seguiu uma escura malha em que no faltam intrigas palacianas, presses e acusaes de corrupo. A Espanha, velha interessada no assunto, entrou na disputa, apoiando as pretenses portuguesas. A Santa S no aceitava que a reincidncia dos que foram forados a converter-se fosse julgada como apostasia, e foi preciso uma invaso de herejes luteranos - que, na verdade, no parece ter existido com a virulncia que lhe foi atribuda - junto a rumores, mais ou menos fundados, da iminncia de um cisma semelhante ao liderado, na Inglaterra, por Henrique VIII, para que, mais uma vez, Roma cedesse s presses polticas e econmicas e autorizasse o estabelecimento da nova Inquisio. A nova Inquisio demorou em adquirir uma estrutura estvel. A Santa S resistia a entregar o controle do rgo, e D. Joo no aceitava menos do que o poder absoluto sobre suas decises. Frei Diogo da Silva, confessor do rei, nomeado Inquisidor Geral em dezembro de 1531, foi destitudo dez meses depois, sem ter assumido o seu posto. Em 1533 o Papa anulou as decises, proferidas, provavelmente, pelos bispos a ele subordinados. Em 1536 foi estabelecido um tribunal de quatro membros, soluo que j era, no fundo, uma concesso s presses hispano-portuguesas, mas no satisfez o rei, autorizado a nomear apenas um dos magistrados, sendo os restantes providos pelo Papa. A controvrsia se prolongou pr mais de dez anos. Em 1539, desrespeitando as instrues de Roma, D. Joo investiu seu irmo, o Cardeal D. Henrique, no cargo de Inquisidor Geral. Ao tentar reagir, o nncio papal foi expulso. Em 1542, o novo nncio foi impedido de entrar em Portugal, enquanto aumentavam as ameaas de cisma, arriscando envolver tambm Coroa espanhola que, com Portugal,

passaria a constituir uma nova Igreja, peninsular, independente de Roma. Encurralado, o Papa acabou confirmando a nomeao de D. Henrique e em 1547, aps uma terceira ameaa de separao, autorizou a instalao definitiva do tribunal portugus. Estrutura dos Tribunais Com os antecedentes acima apontados fcil deduzir que a Inquisio portuguesa nasceu nos moldes da espanhola. Baseava-se aquela nos manuais de Raimundo de Penyafort e Nicols Eymerich, complementados pelas "Ordenanzas o Instrucciones para los Tribunales" de autoria de Frei Toms de Torquemada, aprovadas pelas Cortes de Tarazona e por uma Junta Magna, celebrada em Sevilha em 24 de outubro de 1484. A essas fontes iniciais cabe acrescentar outras disposies, publicadas em 1498 e 1500, e um novo regimento, considerado o definitivo, promulgado em 1561. Em Portugal, o primeiro regimento do Santo Ofcio deve-se ao Cardeal D. Henrique - depois rei em substituio de D. Sebastio - e foi publicado em 1552. Outros regimentos foram elaborados, em 1613 e 1640, pelos bispos Pedro de Castilho e Francisco de Castro. O quarto e ltimo regimento foi publicado em 1774, j no perodo da decadncia dessa instituio. Por ser o que mais tempo permaneceu em vigor e caracterizar o perodo mais estvel da Inquisio portuguesa, o regimento de Francisco de Castro torna-se referncia necessria para o estudo da estrutura e procedimentos que iniciamos a seguir. Cada tribunal - chegou a haver quatro, sediados em Lisboa, vora, Coimbra e Goa - contava com "tres Inquisidores, quatro Deputados com ordenado, e sem elle os mais que nos parecer, um Promotor, quatro Notarios, dous Procuradores dos presos, e os Revedores que forem necessarios, um Meirinho, um Alcaide, e quatro Guardas no carcere secreto, um Porteiro, tres Solicitadores, um Dispenseiro, tres homens do meirinho, dous Medicos, um Cirurgio, e um Barbeiro, um Capello, um Alcaide, e um Guarda no carcere da penitencia". O tribunal de Goa, instalado em 1561 a instncias de So Francisco Xavier, funcionou inicialmente com uma estrutura hbrida, constituda pelo arcebispo e dois inquisidores adjuntos, adequando-se, depois, estrutura geral instituda pelo regimento. Por cima desses tribunais, existia o Supremo Conselho da Sancta e Geral Inquisio e, finalmente, o Inquisidor Geral do Reino de Portugal. A eles se deveria dar conta de tudo que fosse deliberado pelas diversas Cortes e no poucas questes dependiam do seu parecer para serem resolvidas. No houve, como na Espanha, tribunais espalhados por todas as provncias e -excetuando Goa - tambm no houve cortes instaladas nos domnios coloniais. No seu lugar, deveria haver "em cada um dos Logares maritimos um Visitador das Naus de estrangeiros, com Escrivo de seu cargo, um Guarda, e um Interprete; e em cada uma das Cidades, Villas, e Logares mais notaveis, um Commissario com seu Escrivo, e os Familiares que forem necessarios". Muito alm das "visitas" (1591 e 1618, no Brasil; 1626, em Angola), que eram misses conjunturais, sem presena permanente, esses funcionrios subalternos personificavam o poder inquisitorial nos domnios ultramarinos. Dentre esses cargos, merecem especial considerao os "cruce signatum" ou "familiares do Santo Ofcio". Funcionrios leigos, sem remunerao e sem funo especfica na estrutura jurdico-administrativa do rgo, eram grandes colaboradores, dos quais se exigia serem "pessoas de bom proceder, e de confiana, e capacidade conhecida", devendo possuir "fazenda, de que posso viver abastadamente, e as qualidades, que conforme ao Regimento do Santo Ofcio se requerem em seus Officiaes". Constituam uma sorte de milcia informal, que podia ser convocada individual ou coletivamente pelos inquisidores, visitadores ou comissrios para desenvolver atividades de vigilncia, investigao ou priso de suspeitos.

Embora no percebessem salrios, podiam receber uma ajuda de custo de "quinhentos reis por dia", em compensao "pelo tempo que gastarem nas diligencias do Santo Officio", podendo levar, como ajuda, "hum homem de p, ao qual se pagar conforme o uso da terra". Fora essas funes, remuneradas diretamente pelo Santo Ofcio, um familiar podia ser incumbido de acompanhar "algum judeu de signal", verificando "que traga sempre chapo amarello, e no se communique em segredo com a gente de nao, e s falle com aquellas pessoas, com que tiver negocio, e tanto que for noite se recolha a sua casa", servio pelo qual os inquisidores "lhe assignaro o sallario que parecer, que o mesmo judeu lhe pagar". Os familiares tinham hbito prprio mas, ao contrrio dos religiosos, s estavam autorizados a vesti-lo em ocasies especiais; notadamente quando fossem prender alguma pessoa ou quando estivessem participando de um auto-de-f. Para essas solenidades, que lhes proporcionavam a mxima figurao, eram convocados todos os familiares e, se no fossem suficientes, chamavam-se outras pessoas "de limpeza conhecida, e de bons procedimentos, e as mais authorisadas que se acharem" incumbindo-as de acompanharem os penitenciados ao cadafalso. Grande nmero de brasileiros pleiteou esses cargos. Fora o interesse pecunirio provavelmente insignificante para homens que, por imposio regimental, deviam possuir "fazenda, de que posso viver abastadamente" -, era importante a confirmao da sua limpeza de sangue e dos seus bons antecedentes, confirmao essa capaz de abrir, aos seus possuidores, as portas da alta aristocracia e da burocracia estatal, alm de garantir, por antecipao, que eles prprios no se tornassem suspeitos dos delitos perseguidos pela inquisio. Visita Boa parte dos procedimentos inquisitoriais comeava pela chamada "visita", procedimento de inspeo herdado da antiga inquisio episcopal. Para realiz-la era designado "um dos Inquisidores, ou Deputados, de que se deva fiar negocio de tamanha importancia, pessoa de conhecidas letras, e de tanta authoridade, que com ella possa acrescentar a estimao de seu cargo". A visita devia ser iniciada por uma "procisso solemne, com as maiores demonstraes de respeito e authoridade, que fr possvel", acompanhada pelas "Justias, e Officiaes da Camara" e o "Senhor da terra, ou Alcaide-mr", indicando-se, para maior brilho, que "nesse dia no haja outra procisso, nem pregao". continuao, haveria "Missa com toda a solemnidade, com Diacono, e Subdiacono" e "Sermo da F" aps o qual seria publicado o "Edito da graa", declarando "por quanto tempo a graa se concede, o qual o Visitador assignar, conforme a grandeza do logar; mas nunca passar de trinta dias" e a "Proviso de Sua Magestade, pela qual se ha por bem de remetter os bens aos que dentro do dito tempo confessarem suas culpas". A solenidade conclua com a leitura do "Edital da F" ou "Monitrio Geral", em que se instava "a todas e quaesquer pessoas ecclesiasticas , seculares, e regulares, de qualquer grau, estado, preeminencia, ordem, e condio, que sejam, isentas, e no isentas, em virtude da santa obediencia, e sob pena de excommunho maior, ipso facto incurrenda" a denunciar, no prazo de trinta dias, quaisquer indcios de judasmo, islamismo, luteranismo, calvinismo, apostasia, bigamia, sodomia, astrologia, adivinhao etc. Esse edital no estava restrito s visitas. Ele devia ser publicado de ofcio, todo primeiro domingo de Quaresma, em todos os conventos e parquias, e dessa publicao derivavam boa parte das causas processadas pelo Santo Ofcio.

Aps a publicao do edital, comeava a averiguao dos fatos. Estimulava-se a apresentao voluntria, considerada como atenuante e indcio de que o culpado tinha vontade de redimir-se. Culpas leves, "como so blasfemias hereticaes, proposies temerarias, malsoantes e escandalosas, affirmar que a fornicao simples no peccado, bigamia, supersties, e sortilegios, renegar no exterior em terra de mouros com medo dos tormentos", podiam ser despachadas de imediato, com o bispo da diocese, fazendo os apresentados "abjurao de leve" e impondo-se-lhes "penitencias espirituaes, sem alguma pena publica, ou qualquer outra, por que se possa vir em conhecimento da culpa". J a denuncia dessas mesmas culpas, sem apresentao espontnea do acusado, a presuno ou delao de faltas maiores que as espontaneamente confessadas ou a constatao - ainda que por apresentao espontnea de culpas graves, como judasmo ou heresia, motivavam a apurao detalhada dos fatos e a remisso do processo ao Conselho Supremo. Embora a figura do visitador estivesse rodeada das mximas demonstraes de autoridade, no lhe estava permitido julgar por si as faltas maiores ou fazer prises, "ainda que para o fazer ache bastante prova". Havendo receio de que alguns acusados fugissem enquanto o processo era remetido ao Conselho, o visitador deveria providenciar "que as Justias Seculares, ou Ecclesiasticas, da terra, [...] sem se intender que por ordem sua, retenham na cada as ditas pessoas". Exceo explcita, no regimento, diferencia as atribuies dos Visitadores de Ultramar, entre os que se contam, evidentemente, os que visitaram o Brasil nos sculos XVI e XVII. Podiam, "porque nas visitas dos logares ultramarinos, fica sendo o recurso ao Conselho mais difficultoso, e grande o prejuizo, que se poder seguir da dillao da resposta", julgar e reconciliar - tambm em conjunto com o bispo da diocese - tambm os acusados de culpas graves, desde que fizessem "inteira e verdadeira confisso". Ainda, nos casos de "negativos" (rus que no admitiram a sua culpabilidade) e "confitentes diminutos" (aqueles que confessaram apenas parte do que se lhes imputava), os processos deveriam ser encaminhados para seu julgamento pelos tribunais. Instruo Fossem denunciados durante as visitas, publicaes de ofcio ou, simplesmente, descobertos em qualquer poca e lugar, os suspeitos deviam passar por um longo processo, que o regimento detalha pormenorizadamente. Na primeira sesso, chamada "de genealogia", o preso era perguntado "por seu nome, por sua idade, qualidade de sangue, que officio tinha, de que vivia, donde natural, e morador, quem foram seus pais, e avs, de ambas as partes, que tios teve, assim paternos, como maternos, e que irmos, o estado que uns e outros tiveram, se so casados, e com quem, que filhos, ou netos tem vivos, ou defunctos, e de que idade so, se christo baptizado, e chrismado, onde, e por quem o foi, e quem foram seus padrinhos; e se depois que chegou aos annos de descrio ia s Igrejas, se ouvia Missa, e se confessava, e commungava, e fazia as mais obras de christo", aps o qual era mandado ajoelhar e rezar diversas oraes. Era perguntado, ainda, "se sabe lr, e escrever, se estudou alguma sciencia e onde; se tem algumas Ordens, se sahio fra do Reino, e por que partes andou, e nelle em que terras esteve, com que pessoas tratava, e communicava, e se foi outra vez preso, ou penitenciado pelo Santo Officio, ou se teve alguns parentes que o fossem". Finalmente, perguntava-se "se sabe, ou suspeita, a causa por que foi preso" e, respondendo o acusado negativamente, era feita a primeira admoestao para que confessasse suas culpas "na qual lhe no ser declarada a qualidade das culpas por que foi preso, e somente lhe ser dito que est preso por culpas, cujo conhecimento pertence ao Santo Officio". Esta reserva

seria mantida durante todo o processo, ignorando o prisioneiro no apenas o nome dos acusadores como tambm os delitos pelos quais era interrogado, o que o tornava ainda mais indefeso e o motivava, potencialmente, a confessar culpas desconhecidas dos prprios inquisidores. Na segunda sesso, chamada "in genere", e realizada um ms depois da priso, o preso era "perguntado em geral por suas culpas, e pela crena e ceremonias da lei, ou seita de que estiver delato, para que, achando-se culpado em alguma delas, o confesse, e trate do que convem salvao de sua alma; e nesta sesso se multiplicaro as perguntas, segundo a qualidade das culpas e ceremonias da lei, ou seita de que est indiciado". Depois era feita a segunda admoestao, reiterando-lhe a necessidade de confessar as suas culpas. Dentro "do mais breve tempo possvel", era feita a terceira sesso, chamada "in specie", onde o preso era perguntado especificamente sobre os depoimentos das testemunhas de acusao e "havendo nelles alguma circumstancia particular, pela qual se possa vir em conhecimento da testemunha, neste caso se calar a tal circumstancia". Feita a terceira admoestao, e persistindo o acusado em negar sua culpa, encomendava-se ao Promotor a preparao do libelo acusatrio. Caso o acusado optasse por confessar imediatamente, podiam ser obviadas as sesses "in genere" e "in specie", optando-se por realizar a chamada "sesso de crena", na qual o ru, j confesso, era perguntado "pelo tempo em que se apartou da nossa Santa F, e se passou crena dos erros, que tiver confessado; por quem lhos ensinou, e ceremonias, que fez [...] e em que Deus cria no tempo de seus erros, que oraes rezava, a quem as offerecia [...] se cria no Mysterio da Santissima Trindade, e em Christo Nosso Senhor, e se o tinha por verdadeiro Deus, e Messias prometido na Lei dos Judeus, ou se esperava ainda por elle, como os judeus esperam; se cria nos Sacramentos da Santa Madre Igreja, e os tinha por bons, e necessarios para salvao da alma, e se lhe fez alguma irreverencia, principalmente ao da Eucharistia; se tomava os Sacramentos, e fazia as mais obras de christo, e com que teno as fazia; se confessava os erros que tem declarado, a seus confessores, e se os tinha por taes; se sabia que ter crena na lei de Moyses, ou seguir os erros que tem confessado, era contra o que tem, cr e ensina a Santa Madre Igreja de Roma, e contra o uso comum dos catholicos christos; at que tempo lhe durou a crena de seus erros e que o moveu a apartar-se delles, e em que cr de presente". Das declaraes do acusado nessa sesso dependia a satisfao dos inquisidores ou a realizao de uma nova admoestao para que confessasse suas culpas por inteiro. A negativa por parte do ru motivaria a realizao de uma "sesso in specie de diminuies", durante a qual seria perguntado sobre as acusaes recebidas que no tivessem sido satisfatoriamente explicadas pelas declaraes anteriores. Tormento Mantendo-se o ru negativo ou diminuto durante as sesses "de genealogia", "in genere" e "in specie", podia ser submetido a tormento, que devia ser resolvido "em mesa", no bastando a deciso do inquisidor encarregado do caso. Nos primeiros tempos, parecem ter sido utilizados os mesmos tormentos aplicados pela Inquisio castelhana - herdeira, alis, dos procedimentos da justia civil -. Era comum, entre outros, a colocao dos ps do condenado sobre um braseiro, previamente retalhados e untados com banha, mas, de fato, o tipo de tormento ficava liberado inventividade de juzes e algozes. O regimento de 1640 determina, pela primeira vez, o tipo de tormento a ser aplicado e, embora hoje nos parea demasiadamente cruel, a indicao especfica parece ter sido feita para evitar a aplicao indiscriminada de outros, ainda mais destrutivos.

Os tormentos autorizados no regimento so dois: o da pol, consistente em suspender o ru pelos pulsos amarrados atrs do corpo e deix-lo cair violentamente, para interromper sua queda pouco antes de chegar ao cho, e o do potro, aparelho que estirava os membros do interrogado por meio de cordas. Embora, na sua verso mais conhecida, esse equipamento consista num leito de varetas sobre o qual a vtima era presa e estirada pelos pulsos e tornozelos, o regimento parece fazer referncia a um tormento mais antigo, consistente em coloc-la montada num cavalete de bordas aguadas, amarrando-lhe pesos nos tornozelos. Isso explicaria a ressalva regimental que probe sua aplicao nas mulheres "pelo muito que se deve attentar pela sua honestidade". O potro era considerado um tormento mais leve, indicando-se o seu uso nos homens que "por fraqueza, ou indisposio" no pudessem suportar o de pol. Tambm se aconselhava utilizar o potro se houvesse necessidade de "dar trato esperto" dentro dos quinze dias anteriores ao auto-de-f "por no irem os presos a elle, mostrando os signaes do tormento". No caso das mulheres, a impossibilidade de suportar o nico tormento permitido para elas deveria ser informada ao Conselho, para ele resolver o que achasse mais justo. Nem sempre a Igreja admitiu a tortura. "Ecclesia abhorret sanguine" (A Igreja abomina o sangue) era princpio longamente aceito no Direito cristo. Questionava-se, por outra parte, a confiabilidade da confisso obtida sob tormento. No ano 866, o papa Nicolau I questionava: "Se o paciente se confessa culpado sem o ser, sobre quem recair o pecado?". Porm, em 1252, j em pleno auge da luta contra os herejes, Inocncio IV no resistiu as presses e publicou a bula "Ad Extirpanda", autorizando, embora com limitaes, a aplicao da tortura. Desprestigiadas, por supersticiosas, as provas por ordlia, a Justia comum aplicava j habitualmente a tortura como um meio para obter a confisso do ru, ento considerada a prova por excelncia. Se esses mtodos eram aceitos para ladres e assassinos - ponderava o papa - com mais razo poderiam ser aplicados aos "herejes, assassinos das almas e ladres da f de Cristo e os sacramentos de Deus". Essa permisso foi reiterada por Alexandre IV e Clemente IV, em 1259 e 1265. Ainda assim, a tortura era um recurso a ser utilizado por magistrados comuns, aos quais os rus deveriam ser encaminhados para serem interrogados, o que no demorou a revelar-se prejudicial para o sigilo das investigaes. Em conseqncia, os inquisidores foram autorizados a prescrever o tormento sem interveno de outras autoridades - exceto os bispos, que deveriam ser convidados a participar da deciso - e aplic-lo, geralmente com ajuda de irmos leigos da ordem dominicana, em salas especialmente preparadas nos crceres do Santo Ofcio. Diversas limitaes foram publicadas em pocas diversas. A tortura no poderia causar efuso de sangue, e nem causar ferimentos duradouros ou a morte do ru. A esse efeito, a sua aplicao deveria ser acompanhada por um mdico, que verificasse a resistncia do paciente e mandasse interromper o tormento sempre que houvesse perigo de ocasionar danos graves ou irreversveis. Cada sesso no poderia passar de uma hora e no poderia ser repetida, exceto em circunstncias especiais, como a apario de novos indcios incriminatrios. A confisso obtida sob tortura deveria ser ratificada aps um prazo mnimo de vinte e quatro horas, para se ter certeza de que o ru no se acusara falsamente na desesperao por acabar com o tormento. No era raro, no entanto, que esses limites fossem ultrapassados. Rus morriam no tormento e o prprio regimento institucionalizava essa possibilidade. Antes de comear, a vtima devia ser formalmente advertida de que se "morrer, quebrar algum membro, ou perder algum sentido, a culpa ser sua, pois voluntariamente se expe quele perigo que pde evitar, confessando suas culpas, e no ser dos Ministros do Santo Ofcio, que, fazendo justia, segundo os merecimentos de sua causa, o julgam a tormento". Os prprios inquisidores podiam absolverse, uns aos outros, dos pecados derivados do excesso no cumprimento das suas atribuies.

Fora os interrogatrios que procuravam a confisso dos suspeitos, casos em que o tormento era aplicado "in caput proprium", existia a tortura "in caput alienum". Estava restrita ao ru convicto que estivesse "indiciado com muitos cumplices do mesmo delicto" e com processo pronto e julgado, prestes a ser "relaxado Justia Secular". Perseguia a obteno, atravs desse ltimo interrogatrio, de informaes conduzentes identificao e captura de "outras pessoas, que commetteram o crime por que foi accusado", situao da qual o prprio ru deveria ser advertido antes de comear. O regimento indica que "se no votar neste tormento, seno em casos muito graves, e de que se possa esperar grande fructo" e estabelece que "quando nelles se votar, antes da execuo, enviaro o processo ao Conselho". Julgamento Concludas as diversas sesses do interrogatrio e sendo o ru ainda negativo ou confitente diminuto, o promotor era autorizado a preparar o libelo acusatrio, reunindo todas as informaes apuradas, prestadas pelas testemunhas e pelo prprio ru, e pedindo a sua condenao pelos delitos que lhe fossem provados. Reunido o tribunal em mesa, o ru era conduzido sesso e advertido de que, "para alcanar mais misericordia", lhe seria conveniente confessar as suas culpas antes da leitura. continuao, o promotor procedia leitura formal do libelo, devendo o ru assistir em p. Depois, era-lhe tomado juramento e a leitura era repetida, artigo por artigo, ordenando-se-lhe "que separadamente v respondendo a elles". Perguntado ao ru se desejava apresentar defesa, eram-lhe nomeados os "Advogados, que costumam procurar pelos presos, para que faa procurao a todos, e a cada um in solidum". No lhe era permitido trazer seus prprios advogados, mas podia rejeitar algum dos que lhe eram oferecidos, declarando as causas, que deveriam constar no processo. Sendo o ru alfabetizado, recebia, no ato, um traslado do libelo, para melhor preparar a sua defesa. Podia, tambm, "pedir papel para fazer suas lembranas", em cujo caso lhe seriam fornecidas tinta, pena e tantas folhas de papel como fossem requeridas, que deveriam ser rubricadas no ato da entrega e conferidas rigorosamente na devoluo, mesmo que acabassem ficando em branco. J no caso dos analfabetos, devia ser "declarada com muita miudeza, a substancia do libelo", e dado traslado do mesmo ao procurador designado. Formada a defesa do ru, era juntada ao processo e vista em mesa. O acusado podia apresentar testemunhas - at quatro por cada artigo da sua defesa -, as que seriam convocadas para depor ou, se morassem longe, interrogadas por prepostos nos seus locais de residncia. Alegando o acusado que era cristo velho, podia tambm ser feita diligncia de ofcio, nos seus lugares de origem e/ou moradia e nos de seus pais e avs. Acontecia, ento, uma nova rodada de acusao e defesa, que consistia em dar conhecimento pormenorizado ao ru de todas as declaraes das testemunhas de acusao, omitindo, porm, "os nomes dellas e o dia, mez, e anno em que testemunharam" e "no declarando o logar, onde o delito se commetteu, mas dizendo que foi em certa parte". Todos os depoimentos deviam ser notificados, inclusive aqueles que redundassem nos mesmos fatos, "para que, vendo o ro a muita prova, que h de suas culpas, possa tornar sobre si e confessal-as". A essa publicao respondia o ru, por seu procurador, com a apresentao de "contraditas", podendo propor at seis testemunhas para a comprovao de cada artigo, trs das quais seriam efetivamente interrogadas, a critrio dos inquisidores. Essas testemunhas deviam ser, de preferncia, "christos velhos, e que no sejam seus parentes dentro do quarto grau, nem seus familiares, ou pessoas infames, e que fossem presas pelo Santo Officio, nem ausentes em logares to remotos, que no possam ser perguntadas sem grande dilao".

Chegando os processos ao ponto de poderem ser conclusos, o procurador enviava a lista ao Conselho, solicitando autorizao para entrarem em despacho geral. Os julgamentos no podiam ser realizados por menos de cinco membros, incluindo entre eles os inquisidores, os deputados e o bispo ou seu representante. Um dos inquisidores assumia o papel de relator, incumbindo-se de ler por extenso todo o auto e todas as declaraes e provas colhidas, dando, em cada caso, seu parecer sobre a validade dos indcios. Os demais julgadores recebiam cadernos para tomarem nota do que ouviam e fundamentarem posteriormente seu voto. continuao, o preso era conduzido sesso e, posto de joelhos, era informado do julgamento iminente e encorajado a dizer o que achasse necessrio para o bem da sua causa. Restando algumas dvidas, os julgadores podiam interrog-lo, mandando depois recolh-lo novamente sua cela. Depois, o relator sintetizava o processo, interpretando a informao recolhida e fundamentando seu voto, no que era seguido, rigorosamente, pelos deputados, em ordem inversa de antiguidade, pelos inquisidores, na mesma ordem, e finalmente pelo bispo, caso estivesse presente em pessoa. Caso contrrio, o seu representante deveria votar depois dos deputados, mas antes dos inquisidores. O Santo Ofcio podia condenar em diversas penas espirituais, entre as quais a "irregularidade", que destitua os religiosos das ordens recebidas, e a "excomunho", que significava expulsar os castigados da comunidade dos fiis. Tambm podia aplicar penas temporais, como aoites, recluso, degredo e confisco de bens, chegando, nos casos extremos, a "relaxar" os rus convictos " Justia Secular", eufemismo encontrado para justificar as condenaes morte. Novamente, "Ecclesia abhorret sanguine". Por isso, as Ordenaes determinavam: "O conhecimento do crime da heresia pertence principalmente aos Juizes Ecclesiasticos. E porque elles no podem fazer as execues nos condenados no dito crime, por serem de sangue, quando condenarem alguns hereges, os devem remetter a Ns com as sentenas, que contra elles derem, para os nossos Desembargadores as verem; aos quaes mandamos que as cumpro, punindo os hereges condenados, como per Direito devem". Mas o objetivo principal no era a vingana institucionalizada, seno a consolidao da f atravs da reconciliao dos culpados com as normas da comunidade eclesistica. Assim, existiam punies menores, geralmente acompanhadas da exposio pblica em hbitos penitenciais e da obrigao de abjurar dos seus erros. Depois, os penitenciados passavam por um processo de reeducao, s vezes no crcere da penitncia, s vezes em conventos ou mosteiros, para garantir que os erros fossem efetivamente abandonados. A morte era reservada aos negativos convictos e, aceitando abjurar no ltimo instante, lhes era concedida a graa de serem estrangulados antes de acender a fogueira que deveria consumir seus corpos. Essa gradao de penalidades, baseada, a critrio da poca, em consideraes piedosas, transformava, paradoxalmente, os queimados vivos em mrtires, condio que no poucas vezes foi invocada pelos judeus, que bem conheciam a histria do cristianismo e o orgulho com que lembrava seus prprios mrtires. O Auto-de-F Sem dvida nenhuma, de todos os procedimentos da Inquisio, os que mais ressaam e mais fundo calavam nos setores populares eram as suas solenidades pblicas, de estudada teatralidade. J mencionamos a peridica leitura do "Edital da F" e as "visitas", precedidas de anncios, cominando excomunho maior a quem faltasse e proibindo a realizao de outras solenidades que concorressem com elas. Caracterizavam-se por grandes procisses, seguidas de ofcios religiosos, durante os quais eram louvadas a Igreja e a prpria Inquisio, anatematizando os herejes, apstatas e todos aqueles que se desviassem dos dogmas estabelecidos, e intimando o povo a denunci-los para providenciar a sua reconciliao ou punio. Conseqncia e complemento necessrio dessas advertncias era o ato

complementar, em que os denunciados sofressem publicamente as conseqncias das suas aes. O auto-de-f era preparado minuciosamente. Um grande palanque era levantado, em praa pblica, prximo da residncia do rei ou governador e ligado a ela por um passadio reservado, que permitisse o acesso das autoridades sem interferncia do povo. Inquisio, clero e autoridades civis e militares tinham lugares rigorosamente determinados no palanque, rodeando um altar aonde seriam realizados os ritos principais. A parte frontal, entre as autoridades e o povo, era destinada aos condenados, que vestiam hbitos penitenciais, conforme as penas s quais foram sentenciados. Os condenados fogueira tinham pintada a sua prpria imagem entre as chamas, para cuja elaborao os pintores designados podiam observ-los secretamente no crcere. Os que abjuraram, para no serem queimados em vida, usavam tambm "hbitos affogados", porm com as chamas voltadas para baixo. Com bastante antecedncia, o tribunal escolhia trs sacerdotes e trs desembargadores e remetia-lhes os nomes ao Inquisidor Geral para que indicasse qual deles deveria pregar na solenidade e qual receberia os relaxados como representante da Justia secular. Caso houvesse religiosos condenados, deveria tambm ser escolhido um bispo para fazer a degradao. Independente desses protagonistas principais, todas as autoridades se faziam presentes, para que o brilho da solenidade no fosse empanado. O auto comeava com uma solene procisso, em que penitenciados e relaxados eram conduzidos desde o crcere da penitncia at o cadafalso. Uns e outros eram separados por um crucifixo, acompanhado pelo capelo do crcere e seis familiares carregando tochas. Familiares acompanhavam tambm cada um dos condenados, recomendando-se expressamente que "as mulheres, principalmente moas, vo com homens velhos, e que com nenhum penitenciado v pessoa de que possa haver escandalo". Presos doentes podiam ser carregados em cadeiras e aqueles que manifestassem um comportamento mais agressivo podiam ser amordaados. Integravam tambm o cortejo carregadores de livros proibidos, esttuas de rus foragidos e ossos de defuntos a serem relaxados post mortem. Numa arca, conduzida "com muita distinco", iam "o Regimento do Santo Officio, um dos cadernos dos Inquisidores, o livro em que est a frma de absolvio dos reconciliados, tinteiros e papel, para escrever no Auto, sendo necessario". Especial cuidado era posto nas decises, previamente revisadas pelos inquisidores, em mesa, "para que no acontea dizer-se nellas alguma cousa que no convenha, ou no conste nos autos; e muito menos as que podem causar escandalo, ou mover a riso os ouvintes". S quando todos estavam j no palanque, deveriam sair "os Inquisidores e mais Ministros do Santo Officio a cavallo, levando diante o Meirinho, com vara alada", cuja chegada ao local da solenidade era o sinal para iniciar o sermo e, logo aps, a leitura do "Edicto da F" e das sentenas dos reconciliados. Depois, o Inquisidor mais antigo tomava "sobrepelliz, estola, e capa roxa" e, acompanhado pelos clrigos da freguesia e o capelo do crcere da penitncia, realizava o ritual da absolvio. Retornando o inquisidor ao seu lugar, era a vez dos relaxados que, aps a leitura das suas sentenas, eram passados pelo meirinho aos juzes seculares. As sentenas, assinadas pelos inquisidores e seladas com as armas do Santo Ofcio, eram depositadas em mos do Corregedor do Crime da Corte ou do desembargador que houvesse sido escolhido para receb-las. As sentenas no eram, necessariamente, executadas de imediato. Antes, para separar bem as respectivas responsabilidades, preferia-se preparar as fogueiras em outros locais, s vezes fora das cidades, o que no impedia que o povo acompanhasse entusiasticamente.

A Inquisio Pombalina A partir de 1640, os procedimentos do Santo Ofcio permaneceram constantes por mais de um sculo. Depois do convulsionado perodo da Restaurao, em que o prprio D. Francisco de Castro chegou a liderar conspiraes contra a Coroa, as relaes entre ambos os poderes voltaram normalidade e os monarcas posteriores mantiveram boas relaes com o Santo Ofcio. Ainda, durante o reinado de D. Joo V, os tribunais inquisitoriais tiveram destacada atuao. Mas os tempos mudaram e, embora Espanha e Portugal ainda resistissem s novas idias, a Inquisio tornava-se dia a dia mais anacrnica. Alm dos escritos de Antnio Vieira, que a enfrentara no auge do seu poderio e chegara a conhecer seus crceres, obras de Bayle, Voltaire, Montesquieu e outros autores estrangeiros circulavam clandestinamente, a pesar dos esforos por controlar a sua entrada em Portugal. Foi essa situao que deu pretexto primeira interveno explcita da Coroa nos negcios do Santo Ofcio. semelhana da espanhola, a Inquisio portuguesa era um importante instrumento poltico a servio da Coroa mas, oficialmente, continuava vinculada a Roma e no poucas entrara em conflito com os seus interesses. Fervoroso seguidor das doutrinas absolutistas, o Marqus de Pombal no podia permitir essa independncia e j obtivera, antes mesmo de qualquer ao oficial, a nomeao do seu irmo, D. Paulo de Carvalho, Arcebispo de vora, como Inquisidor Geral do Reino de Portugal. J em 5 de abril de 1768, alegando que a Inquisio no conseguia mais controlar o fluxo de livros proibidos, conseguiu a criao da Real Mesa Censria, rgo estatal destinado a centralizar as operaes de censura. A Mesa comeou controlando, preferencialmente, as obras que atacavam prpria Inquisio. Num edital de censura, declarava explicitamente, no haver "entre todos os estabelecimentos humanos estabelecimento algum, que tanto possa contribuir e tenha effectivamente contribuido para defender, e conservar illibado, em toda a sua pureza, o sagrado depsito da F e da Moral, que Christo nosso Redemptor confiou sua Igreja". Mas, de fato, estava usurpando para a Coroa, uma funo que at ento fora atribuio exclusiva do Santo Ofcio. Um ano depois, em 20 de maio de 1769, um novo alvar declarava o Conselho Geral do Santo Ofcio "Tribunal Regio", esclarecendo: "Regio por sua fundao e Regio por sua mesma natureza" Essa medida colocava o rgo, oficialmente, em dependncia exclusiva da Coroa. Esse conjunto de manobras, tendente a obter o absoluto controle, se consolidou em 1 de setembro de 1774, com a publicao do novo Regimento para a Direco do Conselho Geral do Santo Ofcio e Governo das Inquisies, decretado em nome do Inquisidor Geral e Regedor das Justias, Cardeal da Cunha, que assumira em 1770 o cargo vago pela morte de Paulo de Carvalho. O regimento, de clara inspirao pombalina, probe o segredo das testemunhas, os tormentos, as sentenas de morte baseadas no depoimento de uma s testemunha e os autos-de-f realizados em pblico, estabelecendo, porm, excees em que tormentos ou mesmo autos pblicos podiam ser executados em heresiarcas, dogmatistas, sigilistas e outros desvios considerados particularmente perigosos. Os Autos da F poderiam continuar, mas seriam realizados em locais fechados, sem o aparato que at esse momento os caracterizara. Em verdade, muitas das novas disposies no faziam seno reconhecer a obsolescncia de normas que, de fato, estavam j ficando fora de uso. A ltima execuo pblica tinha acontecido em Lisboa em 1761, com a queima - depois de garroteado - do jesuta Gabriel Malagrida, ato de carter mais poltico que religioso. Mesmo as ressalvas que foram mantidas, teriam poucas ocasies de serem colocadas em prtica.

que Pombal - talvez involuntariamente - atacara s bases dessa instituio desde um outro ngulo. O anacronismo da Inquisio no era j apenas jurdico mas, tambm, - e principalmente - social, poltico e econmico. Muitas geraes haviam passado desde a reconquista e a expulso dos judeus. Nem os conversos fora nem os seus filhos ou netos eram mais vivos. Os atuais "cristos novos" no eram mais novos. Apesar da permanente segregao, muitos acabaram integrando-se ao ritmo da sociedade catlica e os que ainda se mantinham fiis sua cultura no eram mais vistos como um perigo para a nao. Por outra parte, Pombal e seus seguidores admiravam o grau de desenvolvimento alcanado por outros pases com base no comrcio, no ignorando que grande parte desse comrcio estava alicerado no capital e no trabalho dos judeus expulsos de Espanha e Portugal. Ex-diplomata em Viena e Londres, Carvalho via na arcaica aristocracia portuguesa o grande empecilho para o desenvolvimento do pas, que ele sonhava dinmico, baseado na produo e no comrcio. Assim, proibiu a reconstruo dos palcios e manses danificados no terremoto de Lisboa, em 1755, forando o traado de uma cidade de planta rigorosamente geomtrica, onde todos os prdios de uso particular deveriam ser do mesmo padro e sem indicao exterior de ttulo nobilirio, classe ou condio social. No local do antigo palcio real, mandou erguer as secretarias de Estado, cedendo, com evidente inteno simblica, o andar trreo para estabelecimentos comerciais. Esse propsito igualitrio no apenas levou extino das misses, decretao da liberdade dos ndios e criao de governos temporais nos territrios habitados por eles, como propiciou explicitamente a miscigenao, declarando-se que os casados com ndias "sero preferidos para aquelles lugares, e occupaes, que couberem na graduao das suas pessoas", dando a mesma preferncia s portuguesas casadas com ndios e "quando succeda, que os filhos, e descendentes destes matrimonios tenho algum requerimento perante Mim, Me faro saber esta qualidade, para em razo della mais particularmente os attender". A mesma lei proibia, sob pena de desterro da comarca, tratar a esses matrimnios ou seus descendentes "com o nome de Caboucolos, ou outro semelhante, que possa ser injurioso". Contra os "judaizantes", a Inquisio continuava agindo sem interferncias. Sem contar a execuo de Malagrida, houve autos pblicos em 1756, 57, 59 e 60. At dezembro de 1768 continuaram acontecendo autos particulares. A mcula de "cristo novo" atingia ainda grande parte da populao, inclusive membros das famlias mais nobres que se viam foradas a entrar na Justia - nem sempre com bons resultados - para eximir-se da infmia e dos tributos a que os descendentes de judeus eram condenados. Apesar de estar acima de qualquer suspeita era familiar do Santo Ofcio, o que valia, de fato, como um atestado de "cristo velho" -, Pombal arvorou-se em defensor das famlias prejudicadas e, para acabar de vez com essa discriminao, mandou, em 2 de maio de 1768, destruir todas as cpias dos ris de fintas pelos quais esses impostos eram controlados, o que equivalia a eliminar, de vez, toda prova legal de pureza ou impureza de sangue. Mas no era apenas a prova legal que estabelecia a diferena. As prprias famlias nobres faziam questo de conservar, como um braso, a sua limpeza de origem. Esse "puritanismo" no iria desaparecer facilmente com a simples destruio dos documentos, e Pombal resolveu atacar o problema pela raiz. Em 5 de outubro, cinco meses depois da lei das fintas, um novo alvar mandou expurgar os livros de genealogia e casar os filhos dos puritanos com membros das famlias rejeitadas. Quem se negasse, se expunha a perder ttulos, foros, propriedades ou proventos quaisquer que tivessem sido recebidos da Coroa ou das Ordens militares que dela dependiam. Assim preparado o terreno, em 25 de maio de 1773 foi sancionada a lei definitiva, proscrevendo "a odiosa distinco entre Christos Novos e Christos Velhos". Ia precedida por outra, de 4 de fevereiro, abolindo "a odiosa differena entre o Reino do Algarve, e o de

Portugal" e, especificamente sobre os cristos novos, por deliberaes do Conselho de Estado, do Desembargo do Pao, da Mesa da Conscincia e do prprio Conselho Geral do Santo Ofcio, que, claramente influenciados pelas idias do ministro, se manifestaram contrrios distino, considerando que "cristo novo" era, apenas, o converso recente. Morto D. Jos I, em 1777, e destitudo o Marqus de todos os seus cargos, diversas foras polticas submetidas por ele tentaram recuperar as suas antigas posies, mas o dano era grande demais. O Santo Ofcio manteve suas prerrogativas, mas tinha pouco o que fazer. As ltimas dcadas do sculo lhe viram languidecer, sem um valor estratgico para a Coroa e atacado pelos mais diversos setores, influenciados pelas doutrinas iluministas e pelos movimentos revolucionrios e independentistas. Quando, em 31 de maro de 1821, as Cortes Gerais, Extraordinrias e Constituintes da Nao Portuguesa decretaram a sua extino, era j uma estrutura anacrnica e desprovida de sentido.
Memria da Justia Brasileira - Volume 2, do Lic. Carlos Alberto Carrillo.

REFERNCIAS Imagens: Abertura da Unidade 4: Disponvel em: <http://cafehistoria.ning.com/group/historiaemusica/forum/topics/historia-damusica-ocidental> Acesso em: 02 de maio de 2011.

You might also like