You are on page 1of 3

P ROVA I NSTITUCIONAL 2 S EMESTRE 2008

DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO - 1 CHAMADA


QUESTO 01_____________________________________ Para que uma sentena estrangeira produza seus efeitos em territrio brasileiro, a mesma necessita passar por processo de homologao. Sobre o processo de homologao de sentena estrangeira CORRETO afirmar que: a) Ser executado pelo Superior Tribunal de Justia aps homologao pelo Supremo Tribunal Federal. b) Aps a sentena ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal ser esta executada pela justia federal como ttulo extrajudicial; c) Aps a sentena ser homologada pelo Supremo Tribunal Federal ser esta executada pela justia federal como ttulo judicial; d) Aps a sentena ser homologada pelo Superior Tribunal de Justia dever a mesma ser executada pela justia federal como ttulo judicial; e) Ser passado perante o Supremo Tribunal Federal e a sentena executada pela justia estadual como ttulo judicial. Marque a alternativa CORRETA a) apenas os itens I e IV so verdadeiros. b) apenas os itens I e II so verdadeiros. c) apenas os itens I, II e III so verdadeiros. d) todos os itens so verdadeiros. e) todos os itens so falsos.

QUESTO 04_____________________________________ Marque a alternativa CORRETA. As Clusulas de Arbitragem e Jurisdio nos contratos comerciais internacionais: a) constituem-se em uma forma de previso para resolues dos conflitos, buscando limitar a responsabilidade das partes pela inadimplncia ou defeituosa execuo do contrato. b) so estabelecidas para dirimir controvrsias entre pessoas de direito pblico, com procedimentos prprios, sem fora executria perante tribunais estatais. c) autorizam as partes a reverem as bases do contrato, possibilitando assim a continuao da relao contratual, apenas naquelas situaes em que estas se sintam prejudicadas, por sofrerem onerosidade excessiva em virtude da ocorrncia de fatores imprevisveis que alteram, de forma acentuada, a equivalncia anterior das partes. d) so clusulas dispensveis, vez que a competncia para tutelar a relao jurdica estabelecida entres os sujeitos internacionais envolvidos no negcio empresarial j est prevista na lei internacional. e) traz s partes contratantes do comrcio internacional uma maior amplitude de opes, possibilitando que estas possam eleger qual a forma de resoluo e qual o rgo julgador que dever resolver os conflitos que essa relao comercial possa gerar.

QUESTO 02_____________________________________ Marque a alternativa CORRETA. A ao intentada perante tribunal estrangeiro: a) induz litispendncia; b) no induz litispendncia e nem obsta o conhecimento de causas que lhe so conexas; c) ser processada e julgada no foro do domiclio do ru; d) ser processada e julgada de acordo com o estado e a capacidade das partes; e) induz litispendncia e conexo. QUESTO 03_____________________________________ Considerando que o direito internacional privado regulamenta as relaes do Estado com cidados pertencentes a outros Estados, dando solues aos conflitos de leis no espao ou aos de jurisdio, julgue os itens abaixo: I O juiz brasileiro, em determinados casos, pode aplicar lei estrangeira aqui no Brasil. II O direito internacional privado no se presta a disciplinar as relaes supra-nacionais. III O direito internacional privado somente assegura direitos do estrangeiro no Brasil desde que os referidos direitos sejam correspondentes queles fixados pela lei brasileira. IV O direito internacional privado, alm de disciplinar as relaes supra-nacionais, tambm disciplina os conflitos pessoais.

QUESTO 05_____________________________________ Marque a alternativa CORRETA. Joana celebrou um testamento na Itlia, segundo a lei italiana, buscando deliberar sobre a diviso de seus bens. Vindo de Consulado do Brasil em Roma e devidamente traduzido para o vernculo, o testamento ter eficcia no Brasil para execuo, desde que: a) Seja homologado pelo Supremo Tribunal Federal; b) Seja ratificado pelo Congresso Nacional; c) No ofenda a soberania, a ordem pblica e os bons costumes nacionais; d) Seja amparado por protocolos junto ao Ministrio das Relaes Exteriores. e) Seja homologado pelo Superior Tribunal de Justia.

QUESTO 06____________________________________ Leia com ateno a situao apresentada e marque a resposta CORRETA: Maria Antnia de nacionalidade portuguesa, ao falecer, na cidade de Paris, Frana, onde residiu seus ltimos dez anos de vida, deixou bens a inventariar localizados na cidade de So Paulo, Brasil. Com base nestes fatos pergunta-se: Onde dever, de modo juridicamente correto segundo a lei brasileira, ser aberto o inventrio dos bens de Maria Antnia, sabendo que a mesma deixou apenas um herdeiro de nacionalidade francesa? a) Em Portugal, seu pas de origem; b) Em Paris/Frana, onde faleceu; c) Em So Paulo/Brasil, onde esto situados os bens a inventariar; d) Pode o herdeiro optar tanto por So Paulo/Brasil quanto por Paris/Frana; e) Pode o herdeiro optar tanto por Portugal, pas de origem de Maria Antnia, quanto por Paris/Frana.

b) da autonomia da vontade; c) de Hardship; d) de garantia; e) penal.

QUESTO 09_____________________________________

Princpios de ordem pblica so estruturantes do direito privado. Esses princpios, no caso brasileiro, esto estampados na Constituio Federal e so utilizados no DIPRI. Com base nesta afirmao julgue os itens abaixo e marque a assertiva CORRETA: I Direito estrangeiro que fere a ordem pblica pode at ser vlido, mas ineficaz no Brasil. II A fraude lei implica em ineficcia do ato. III No havendo um instituto similar no ordenamento jurdico brasileiro, afasta-se a aplicao do direito estrangeiro e aplica-se o direito nacional. Marque a alternativa CORRETA a) apenas o item I verdadeiro. b) apenas os itens II e III so verdadeiros. c) apenas o item IV falso. d) todos os itens so verdadeiros. e) todos os itens so falsos.

QUESTO 07_____________________________________ Leia com ateno a situao apresentada e, de acordo com a legislao brasileira, julgue os itens descritos adiante: I A norma sobre capacidade a mesma que a de direito de famlia e nome, qual seja, a lei do domiclio. II A sucesso regulada pela lei do domiclio do de cujus. III A norma sobre penhor ser a Lei do Domiclio do proprietrio da coisa apenhada. IV A norma sobre bens mveis e imveis ser a Lei do Domiclio do proprietrio. Marque a alternativa CORRETA a) apenas os itens I e II so verdadeiros. b) apenas os itens I e IV so verdadeiros. c) todos os itens so verdadeiros d) apenas o item IV falso. e) todos os itens so falsos. QUESTO 08____________________________________ Marque a resposta CORRETA. Quando num negcio jurdico internacional restam estabelecidas clusulas que autorizam as partes a reverem as bases do contrato, possibilitando assim a continuao da relao contratual, sobretudo em situaes em que estas se sintam prejudicadas, sofrendo onerosidade excessiva em virtude da ocorrncia de fatores imprevisveis que alteram, de forma acentuada, a equivalncia anterior das partes, diz que neste contrato est expressa uma clusula: a) de fora maior;

Questo 10_____________________________________ Leia com ateno a situao apresentada e marque a resposta CORRETA: Mary Stuart, cidad inglesa, residente e domiciliada na cidade de So Paulo, Brasil, sentindo-se lesada e ameaada em seus direitos da personalidade, para exigir que cessem a ameaa e a leso dever faz-lo segundo a lei: a) inglesa; b) brasileira, observando-se as peculiaridades da lei onde nascera; c) inglesa, observando-se as peculiaridades da lei brasileira; d) brasileira; e) brasileira, desde que a leso no envolva reclamao de indenizao por danos sofridos, por serem esses extrapatrimoniais.

* FIM DA PROVA DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO *

You might also like