You are on page 1of 6

|CARACTERSTICAS DA PECURIA (BOVINOCULTURA) E AGRICULTURA EM MEDICILNDIA/PA: UM ESTUDO DIAGNSTICO POR ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTALi

Ronaldo Barros Ripardo Mestrando do Programa de Ps-Graduao em Educao em Cincias e Matemticas UFPA, rea de concentrao em Matemtica. Licenciado Pleno em Letras UFPA e em Matemtica - UEPA. Email: ripardo22@yahoo.com.br RESUMO: Esta pesquisa foi feita por alunos de 6 srie do ensino fundamental da EMEF Rui Barbosa, escola pblica do municpio de Medicilndia/PA. Abordou o tema Caractersticas da bovinocultura em Medicilndia e foi estruturada a partir da aplicao de questionrios a agricultores de 15 propriedades agrcolas das glebas 21, 22 e 23 do municpio. Utilizando-se de conceitos matemticos como razo, proporo, regra de trs simples e conhecimentos de estatstica foram sistematizados os dados coletados. Pde-se concluir, dentre outras coisas, que a agricultura sobressai-se em relao pecuria bovina em termos de lucratividade, alm de ser a responsvel pelo emprego de maior mo-de-obra usada na propriedade. PALAVRAS-CHAVE: pecuria, bovinocultura, agricultura, pastagem, propriedades agrcolas. ABSTRACTS: This research was made by pupils of 6 series of the basic education of the EMEF Rui Barbosa, public school of the city of Medicilndia/PA. It approached the subject Characteristic of the swine wastes in Medicilndia and was structuralized from the application of questionnaires the agriculturists of 15 agricultural properties of soils 21, 22 and 23 of the city. Using itself of mathematical concepts as reason, ratio, simple rule of three and knowledge of statistics the collected data had been systemize. It could be concluded, amongst other things, that agriculture sobressai in relation to the cattle bovine in profitability terms, beyond being the responsible one for the job of bigger used man power in the property. KEY-WORDS: Livestock, Swine wastes, Agriculture, Pastures, Agricultural smalls. INTRODUO Com o intuito de propiciar aos alunos melhor entendimento da realidade em que vivem, a partir dela, foi desenvolvido o projeto de pesquisa "Caractersticas da bovinocultura em Medicilndia". O projeto foi realizado na EMEF Rui Barbosa, municpio de Medicilndia/PA, com alunos da 6 srie do ensino fundamental no ano de 2006, e alguns dos seus objetivos foram: i) estudar os conceitos de razo, proporo, regra de trs simples, algumas noes de estatstica e grficos; ii) conhecer mais sobre as caractersticas do manejo da bovinocultura; iii) buscar informaes sobre a viabilidade econmica da pecuria no municpio a partir de comparaes com a agricultura. Apresentamos neste texto os principais resultados referentes a estes dois ltimos.

MATERIAL E MTODOS O passo inicial para realizao do projeto foi uma discusso realizada em sala de aula com os alunos sobre questes relacionadas ao tema da pesquisa. Em seguida, elaborou-se um questionrio que foi aplicado aos colonos por seis equipes de alunos em quinze propriedades agrcolas, pertencentes a trs glebas. Posteriormente, cada equipe organizou os dados coletados em tabelas e quadros. A partir de ento foram trabalhados os conceitos de razo e proporo para fazer a anlise e sistematizao dos dados. Cada equipe organizou as concluses obtidas em textos e grficos de setores. A culminncia do trabalho se deu com a apresentao de cada equipe sobre os resultados dos subtemas pelo qual ficou responsvel por analisar, socializando todas as informaes com a turma.

RESULTADOS E DISCUSSO Manejo da pastagem. O tipo de capim predominante nas pastagens o brachiaro. Como mostra o grfico 1, dentre trs tipos de capim apontados nos questionrios, o brachiaro (Brachiaria brizantha) o tipo de capim que plantado com exclusividade em aproximadamente metade das propriedades envolvidas na pesquisa. Em todas elas h a presena deste tipo de capim nas pastagens, e em 41% delas tambm existe capim quicuio (Brachiaria humidicola) e em 8% o colonio. Alm do mais, 83% das propriedades tm mais da metade de suas pastagens ocupada somente com brachiaro.
Grfico 1: Principais tipos de capim das pastagens Grfico 2: Proporo entre o nmero de reses e a rea de pastagem das propriedades

colonio 8% inadequado 40%

brachiaro 51%

quicuio 41%

adequado 60%

Com relao ao ndice de lotao das pastagens, a maioria das propriedades mostraram-se adequadas, ou seja, h pastagem suficiente para a quantidade de gado existente nelas. No restante, a quantidade de pastagem insuficiente para o nmero de reses. Foram utilizados como referncia para o clculo de lotao os ndices fornecidos por Prado et al. (1998), que so: touro: 1UA/ha, vacas: 0,75 UA/ha, novilhas/garrotes: 0,5 UA/ha e bezerros: 0,25 UA/ha.

Sanidade. Dentre as doenas citadas pelos pesquisados, a incidncia maior nos rebanhos a manqueira. Ela afeta o gado de 33% das propriedades e responsvel por 12% das mortes de gado causadas por doenas. A diarria seria responsvel por 5% (grfico 3). De acordo com os dados coletados, a febre aftosa tambm j afetou o rebanho em 8% dos lotes.

Grfico 3: Ocorrncia de alguns tipos de doenas

outras 17%

diarria 17%

manqueira 33%

febre aftosa 8%

brucelos e 25%

Reproduo. Mais da metade dos pesquisados afirmaram que, no geral, a idade do primeiro cio das novilhas em suas propriedades ocorre com aproximadamente 24 meses de idade, sendo que apenas 16% so inferiores a essa data (grfico 4). Temos, portanto, que em aproximadamente 84% das propriedades o primeiro cio das novilhas excede o perodo considerado normal. De acordo com Prado et al. (1998), a idade adequada estaria em torno dos 8 meses, podendo chegar at os 15 meses. A proporo touro:vaca mostrou-se adequada em mais de 80% das propriedades (grfico 5). De acordo com Barbosa et al. (2007) e Prado et al. (1998) esta dever se de no mximo 1:30.
Grfico 4: Idade do primeiro cio das fmeas Grfico 5: Proporo entre o nmero de touros e de vacas existente no rebanho

- de 2 anos 16% + de 2 anos 16%

insuficiente 18%

2 anos 68%

suficiente 82%

A pesquisa mostrou ainda que em todas as propriedades o intervalo de tempo entre o parto e o cio est adequado, ou seja, ocorre at no mximo 60 dias (Prado et al., 1998). Com relao ao tempo de durao do cio somente em 33% das propriedades afirmou-se que, no geral, demora no mximo 28 horas, estando, portanto, dentro do limite esperado (idem). J o intervalo entre os cios mostra-se adequado (ibidem) no rebanho de 78% das propriedades, no excedendo os 24 dias.

Relao entre pecuria e agricultura. De acordo com Nascimento et al. (2007), em


Grfico 6: Percentual de propriedades em que metade ou mais de sua rea destinada agricultura, pecuria ou outras atividades

estudo sobre a criao de gado desenvolvida pela agricultura familiar na regio

Transamaznica, 17,5% dos agricultores dessa regio so especializados na criao de gado.


outras ou no faz uso 50% agricultura 33%

Tal informao vai ao encontro dos dados revelados por esta pesquisa, tambm na regio

pecuria 17%

Transamaznica.

Nas

propriedades

pesquisadas 17% delas destinam metade ou mais de sua rea para a criao de gado
Grfico 7: Fora de trabalho destinada agricultura e/ou pecuria
as duas 5% pecuria 25% agricultura 70%

bovino, enquanto 33% ocupam somente com a agricultura (grfico 6). A agricultura emprega maior parte da mo-de-obra: cerca de 50% das propriedades usam 70% de sua fora de trabalho com a agricultura, enquanto a pecuria absorve 25% (grfico 7). No que diz respeito ao lucro obtido pelas duas atividades em uma mesma quantidade de terra, somente em 8% das

Grfico 8: Quantidade de vezes em que o lucro obtido com a agricultura maior que a pecuria nas propriedades
igual 5 vezes 8% mais 14% 15 vezes mais 21% 10 vezes mais 57%

propriedades o lucro o mesmo. O lucro com a agricultura chega a ser 10 vezes mais do que a pecuria em 57% das propriedades e at 15 vezes mais em 21% (grfico 8). Pecuria e agricultura esto ocupando reas

aproximadamente iguais, mas a agricultura que gera mais emprego e tem um retorno econmico maior aos agricultores.

CONCLUSES A pesquisa revela que o lucro obtido com a agricultura, em reas de terra do mesmo tamanho, maior do que o obtido com a pecuria. Isso talvez se justifique devido ao cultivo da cacauicultura na regio pesquisada ser intenso. Castellanet et al. (1994), aponta, em diagnstico iniciado em agosto de 1991 no municpio de Altamira, que na poca 42% da renda total dos estabelecimentos agrcolas era proveniente da pecuria e 41% da agricultura.

Advertem os autores que esses percentuais devem ser olhados com certa cautela, haja vista naquele perodo o preo do kg do cacau estar em baixa e, portanto, a pecuria ser responsvel por maio parte da renda. De fato, em 2003/2004, perodo prximo ao que foi desenvolvida esta pesquisa, o preo do kg do cacau custou em mdia R$ 4,96, preo bem acima dos R$ 1,08 do perodo de 1993/1994 (Zugaib et al., s/d). Tal comparao serve para mostrar que a inverso de percentuais, ao se comparar rendas provenientes da pecuria e da agricultura, tem relao estreita com outros fatores, como os ligados ao mercado. Contudo, em Medicilndia, na regio pesquisada, evidencia-se certa tendncia em termos de viabilidade para a atividade agrcola, pois so maiores os lucros e emprega maior quantidade de mo-de-obra. Quanto bovinocultura, os dados mostram que os lucros oriundos desta atividade poderiam ser maiores caso houvesse maior produtividade do gado, uma vez que as fmeas demoram muito para iniciar o ciclo reprodutivo e h alguns percentuais elevados de mortes causados por doenas como a manqueira e a diarria.

LITERATURA CITADA BARBOSA, R. T.; MACHADO, R.; BERGAMASHI, M. A. C. M. Como calcular a proporo touro:vaca para a estao de monta de bovinos de corte. In: Circular Tcnica, 53. So Carlos: EMBRAPA, 2007. CASTELLANET, C.; SIMES, A.; CELESTINO FILHO, P. Diagnstico preliminar da agricultura familiar na transamaznica: indicaes para pesquisa-desenvolvimento. In: SEMINRIO INTERNO APRESENTADO NA EMBRAPA/CPATU, 1994. Disponvel em: <http://www.laet.org.br/diagnosticos/diagnostico_preliminar_agricultura_familiar_transam azonica.pdf>. Acesso em: 20/06/2009. NASCIMENTO, T. S.; POLLA, C.; SILVA, D. W.; HERRERA, J. A. Aspectos scioambientais da agricultura familiar na regio Transamaznica, estado do Par. In: ENCONTRO DA SBSP SOCIEDADE BRASIL DE SISTEMA DE PRODUO, 7., 2007, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2007. Disponvel Acesso em: em:

<http://www.cnpat.embrapa.br/sbsp/anais/Trab_Format_PDF/166.pdf>. 25/07/2009.

PRADO, A.; CARVALHO, S. A.; SILVA, M. M. Bovinos: ficha pedaggica. Altamira: CFR Medicilndia/UFPA/LAET/MPST/ARCAFAR Norte e Nordeste, 1998. ZUGAIB, A. C. C.; SANTOS, A. M.; SANTOS FILHO, L. P. Mercado de cacau. Disponvel em: <http://www.ceplac.gov.br/radar/mercado_cacau.htm>.

RIPARDO, R. B. Caractersticas da pecuria (bovinocultura) e agricultura em Medicilndia: um estudo diagnstico por alunos do ensino fundamental. In: Semana de Integrao das Cincias Agrrias - SICA, 2009, Altamira. IX SICA. Altamira: UFPA, 2009. v. 3.

You might also like